BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Uma visão das próximas semanas:
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Ou então poderá estar a fazer um movimento correctivo de alta num contexto descendente.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Na minha opinião está a fazer uma retração, é uma optima oportunidade para abrir longos assim que mostrar sinais de força
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
De acordo com esta série (CMVM), a exposição de curtos no bcp tem vindo a aumentar (~4%, posições>0.5%):
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... P%20%20%0A
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... P%20%20%0A
E palpite para segunda de manhã...
- Registado: 11/4/2011 23:04
Pedro1974 Escreveu:Obrigado pelo conselho.
Ainda não consegui esquecer que em Fev/Março de 2013 tinha 600.000 açoes BCP com preço médio de 0.105 euro, e estive até Novembro de 2013 praticamente sempre a perder. Quando em Novembro elas chegaram a 0.11 euro vendi tudo e depois é o que se sabe......foram por ai acima até cerca de 0.20 no final do ano......fiquei fulo!!!!!!!!!!!!
Acontece a muitos...a mim também noutras ações. Chama-se estar certo antes do tempo.
- Registado: 24/6/2014 14:27
Feiticeir@ Escreveu:investpouco Escreveu:oh artista, entao nao é uma estrategia a do tcoutinho???
esperar para entrar sempre mais baixo do que saiu, ainda para mais numa altura de alta vulnerabilidade??? com a cotacao a 0,13 prestes a entrarem os rookies com a venda das suas novas accoes????
muito bem tcoutinho, essa espera já te valeu a queda dos 0,13 aos 0,123 portanto já valeu a pena e pode bater os 0,11 segunda-feira. nao sigas as opinioes ainda que fundamentadas de alguns porque as estrategias de uns são piores que as de outros.
olha o caso do artista que saiu tambem a 0,12 e podia ter ido aos 0,133.....muitas vezes as estrategias de alguns nao sao as melhores, mas cada um sabe de si....
Das duas uma, ou és outro nick do investipouco, ou és outro que anda iludido como ele... qiamdo vier o próximo bear market, vão juntar-se às dezenas, centenas ou até milhares que desaparecem sem deixar rasto, porque será?!... Ou então vão fazer parte do pequeno grupo dos que aqui aparecem a dizer que aquilo que lhes valeu foi o que aprenderam no forum!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Na minha modesta opinião o preço alvo é de 0.14 a médio prazo. Depois de uma entrada estrondosa da Blackrock no BCP a 0.14, anunciaram que detinha 5% do capital e que depois do AC iriam reduzir para 1.9% .
Será que o fundo vai vender as ações ao desbarato? O mais provável é o pequeno investidor vender para realizar lucro no imediato, mas, ninguém as tem a 0.065.Julgo que a grande maioria dos investidores exerceu os direitos e foi ao rateio para baixar o preço medio!
A entrada do fundo não passou despercebida a ninguém.......E eu acredito que teve fundamento!
Bons Negócios para todos.
Será que o fundo vai vender as ações ao desbarato? O mais provável é o pequeno investidor vender para realizar lucro no imediato, mas, ninguém as tem a 0.065.Julgo que a grande maioria dos investidores exerceu os direitos e foi ao rateio para baixar o preço medio!
A entrada do fundo não passou despercebida a ninguém.......E eu acredito que teve fundamento!
Bons Negócios para todos.
- Registado: 18/6/2014 16:49
Charts Escreveu:pacheco1979 Escreveu:provavelmente ele queria dizer que vão pagar dividendos relativos a 2015 (ou seja em 2016) e isso sim, faz parte do plano estratégico....
É evidente então se a AG já aconteceu como se deliberava essa proposta? Mas eu exprimi-me ambiguamente (anunciar distribuição de dividendos em 2015).
Eu não falei em quota, falei que se o BCP perdeu quota de mercado para todos os bancos, nesta altura e em grau mais acentuado o BES vai perder negócio aqui, em Angola e Moçambique.
O BCP está a duplicar o seu negócio em Angola anualmente, também por ser pequeno e ser uma das maiores apostas...
Quem quer enterrar o BCP já teve tempo para o fazer, agora enterrem o BES.
Aqui ninguem enterra ninguem... repõem-se a verdade dos factos... não fui educado consigo, fui impulsivo fui sim senhor.. tens razão para te sentir tocado por isso tens.... O bes em angola em depositos é fraco só era forte em em credito palha... o bcp fara o caminho que tiver que fazer independentemente do bes.. irá captar depositos em Portugal concerteza... mas não vai ser esse o grande driver de existirem dividendos após 2017... será a capacidade de fazer lucros na polonia moçambique e Portugal fundamentalmente dado que o bcp nem detem a totalidade do millenium angola ... pode ajudar mas nao vai ser o grande driver
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Podem me apontar falta de chá... incomprensão perante menor conhecimento tudo isso... e como pessoa inteligente tenho que aceitar as criticas caso as façam
Quanto aos dividendos preto no branco tirado do prospeto pagina 219
e além da imagem está bem claro que "Por outro lado, está igualmente previsto o princípio de aplicação dos resultados gerados em cada exercício ao desinvestimento público. Assim, e de acordo com as condições estabelecidas para a recapitalização, enquanto o Estado detiver estes instrumentos ou ações especiais:
(c) O Banco não distribuirá dividendos às ações ordinárias;
(d) Quaisquer lucros que estivessem disponíveis para ser distribuídos aos acionistas como dividendos apenas serão utilizados para pagar a remuneração dos instrumentos de Capital Core Tier 1, a remuneração relativa a ações especiais detidas pelo Estado ou a recompra de quaisquer instrumentos de Capital Core Tier 1 ou ações especiais detidos pelo Estado.
Estas restrições são aplicáveis a quaisquer outras distribuições aos acionistas, incluindo a recompra de ações e distribuições de ativos. Durante o período de investimento público, caso existam montantes distribuíveis, qualquer pagamento de dividendos requererá aprovação prévia do Ministro de Estado e das Finanças de Portugal. " pagina 218
Quanto aos dividendos preto no branco tirado do prospeto pagina 219
e além da imagem está bem claro que "Por outro lado, está igualmente previsto o princípio de aplicação dos resultados gerados em cada exercício ao desinvestimento público. Assim, e de acordo com as condições estabelecidas para a recapitalização, enquanto o Estado detiver estes instrumentos ou ações especiais:
(c) O Banco não distribuirá dividendos às ações ordinárias;
(d) Quaisquer lucros que estivessem disponíveis para ser distribuídos aos acionistas como dividendos apenas serão utilizados para pagar a remuneração dos instrumentos de Capital Core Tier 1, a remuneração relativa a ações especiais detidas pelo Estado ou a recompra de quaisquer instrumentos de Capital Core Tier 1 ou ações especiais detidos pelo Estado.
Estas restrições são aplicáveis a quaisquer outras distribuições aos acionistas, incluindo a recompra de ações e distribuições de ativos. Durante o período de investimento público, caso existam montantes distribuíveis, qualquer pagamento de dividendos requererá aprovação prévia do Ministro de Estado e das Finanças de Portugal. " pagina 218

- Anexos
-
- 2015... não 2017!
- BPI.png (189.67 KiB) Visualizado 6981 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
pacheco1979 Escreveu:provavelmente ele queria dizer que vão pagar dividendos relativos a 2015 (ou seja em 2016) e isso sim, faz parte do plano estratégico....
É evidente então se a AG já aconteceu como se deliberava essa proposta? Mas eu exprimi-me ambiguamente (anunciar distribuição de dividendos em 2015).
Eu não falei em quota, falei que se o BCP perdeu quota de mercado para todos os bancos, nesta altura e em grau mais acentuado o BES vai perder negócio aqui, em Angola e Moçambique.
O BCP está a duplicar o seu negócio em Angola anualmente, também por ser pequeno e ser uma das maiores apostas...
Quem quer enterrar o BCP já teve tempo para o fazer, agora enterrem o BES.
- Registado: 29/11/2007 10:30
pacheco1979 Escreveu:provavelmente ele queria dizer que vão pagar dividendos relativos a 2015 (ou seja em 2016) e isso sim, faz parte do plano estratégico....
Claro que faz.... Learn it the Hard way

Dentro de três anos o BCP conta destinar 50% dos lucros para remunerar os accionistas.
"Com a presente operação de aumento de capital, o Banco pretende reunir condições para antecipar o retorno a uma situação de normalidade que passará pela distribuição de dividendos", refere o prospecto do aumento de capital do BCP. Com o recurso a apoios estatais em 2012, o banco ficou impedido de distribuir dividendos aos investidores privados.
O cenário do BCP para 2017, ano a partir do qual prevê regressar à normalidade, é de um rácio CET1 de 10% e de um retorno dos capitais próprios de 15%."
http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-c ... 96474.html
A forma como diversos tópicos, especialmente os do BCP e BES mas não só, têm evoluído, leva-nos a ter de apertar o cerco e sermos mais activos na moderação com posts removidos, tópicos bloqueados e eventualmente algumas contas banidas também.
Os desenvolvimentos em torno de diversas cotadas bem como a chegada de muitos participantes novos que ainda não conhecem bem as regras da casa para isso tem contribuido com toda a certeza. Por isso, reitero aqui em forma sumária o que é e o que se pretende neste espaço:
O Caldeirão de Bolsa é um Forum moderado. É um espaço onde se pretende que se discutam os mercados financeiros bem como outros temas de interesse geral para a comunidade. As discussões pretendem-se com conteúdo mas também num ambiente agradável, descontraído e onde prevaleça o respeito e a cordialidade para com os outros participantes. Existem por isso limites para o que se escreve e para como se tratam os outros participantes.
Se os participantes se auto-moderarem e tiverem em mente estas linhas gerais que orientam este espaço, evitam ter de nos ver tomar medidas desagradáveis.
Recordo ainda que qualquer questão relativa à moderação deve ser tratada por via privada (mp ou e-mail).
Os desenvolvimentos em torno de diversas cotadas bem como a chegada de muitos participantes novos que ainda não conhecem bem as regras da casa para isso tem contribuido com toda a certeza. Por isso, reitero aqui em forma sumária o que é e o que se pretende neste espaço:
O Caldeirão de Bolsa é um Forum moderado. É um espaço onde se pretende que se discutam os mercados financeiros bem como outros temas de interesse geral para a comunidade. As discussões pretendem-se com conteúdo mas também num ambiente agradável, descontraído e onde prevaleça o respeito e a cordialidade para com os outros participantes. Existem por isso limites para o que se escreve e para como se tratam os outros participantes.
Se os participantes se auto-moderarem e tiverem em mente estas linhas gerais que orientam este espaço, evitam ter de nos ver tomar medidas desagradáveis.
Recordo ainda que qualquer questão relativa à moderação deve ser tratada por via privada (mp ou e-mail).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
provavelmente ele queria dizer que vão pagar dividendos relativos a 2015 (ou seja em 2016) e isso sim, faz parte do plano estratégico....
- Registado: 17/8/2013 23:25
pata-hari Escreveu:E agora podemos voltar ao tema, correcto?
Artista, não havia necessidade, pois achas...?
nao havia nao senhor.....

Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
É a minha primeira intervenção no forum após dois anos de leituras atentas. Tenho BCP adquiridas a 0.225 em duas instituiçoes bancarias e fui ao aumento de capital, pelas minhas contas baixo o preço médio para 0.127. Acontece que numa das instituiçoes bancarias pedi ações de rateio, pedi 20.000 acçoes mas o meu espanto é que verifico que dessas 20.000 me foram atribuidas 6.209 açoes.........porque sera?????![]()
Cumprimentos,
Pedro
Viva,
Complementando o que ja foi dito, quando o numero de acções pedidas era superior ao numero de direitos, o rateio foi calculado sobre os direitos que tinha e não sobre o numero de acçoes pedidas
Cumprimentos!
- Registado: 8/7/2014 15:25
E agora podemos voltar ao tema, correcto?
Artista Romeno Escreveu:"O BES vai perder muito negócio para o BCP, principalmente em Angola e Portugal."
Mais asneirada o BCP em angola é pequeno...... o bfa( bpi) bpc bic edit BAI esses sim são os maiores percebes tanto disto como eu de tricot
Vens ao forum brincar aos smiles, fazer ofensas e piadas.
Considera-te ignorado...
"O BES vai perder muito negócio para o BCP, principalmente em Angola e Portugal."
Mais asneirada o BCP em angola é pequeno...... o bfa( bpi) bpc bic edit BAI esses sim são os maiores percebes tanto disto como eu de tricot

Charts Escreveu:perseu Escreveu:Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
É a minha primeira intervenção no forum após dois anos de leituras atentas. Tenho BCP adquiridas a 0.225 em duas instituiçoes bancarias e fui ao aumento de capital, pelas minhas contas baixo o preço médio para 0.127. Acontece que numa das instituiçoes bancarias pedi ações de rateio, pedi 20.000 acçoes mas o meu espanto é que verifico que dessas 20.000 me foram atribuidas 6.209 açoes.........porque sera?????![]()
Cumprimentos,
Pedro
Boa tarde Pedro, basicamente tiveste sorte na distribuição de sobras, o facto de o rateio oficial estabelecer 1 rácio de 1 por cada 22 pedidas e tu tiveste 1 por cada 3 pedidas.
Aproveita esta borla de quase 100% sobre a cotação actual - de 0,065 para 0,125, para gizares uma estratégia de permanência ou de saída em função da evolução da cotação. O teu valor médio no BCP é dos mais elevados que conheço entre os novos accionistas, o que exige que sejas prudente e atento!
Cumps, perseu
Então o banco vem já diluído desde os 1.3€ e ele é dos que tem acções a preço mais elevado...
Os 'novos' acionistas valem quanto do banco? Está com bom preço para nos próximos 2 anos ter ganhos de 3 digitos...
O banco está numa fase de crescimento de inversão da tendência, então o banco com estes problemas subiu 500% não pode pagando libertando-se da dívida e apostando em Angola, Moçambique, Polónia e Roménia voltar aos lucros.
Começam a pensar distribuir dividendos em 2015.
O BES vai perder muito negócio para o BCP, principalmente em Angola e Portugal.
DIVIDENDOS EM 2015 HELLO

Charts Escreveu:perseu Escreveu:Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
Cumprimentos,
Pedro
Boa tarde Pedro, basicamente tiveste sorte na distribuição de sobras, o facto de o rateio oficial estabelecer 1 rácio de 1 por cada 22 pedidas e tu tiveste 1 por cada 3 pedidas.
Aproveita esta borla de quase 100% sobre a cotação actual - de 0,065 para 0,125, para gizares uma estratégia de permanência ou de saída em função da evolução da cotação. O teu valor médio no BCP é dos mais elevados que conheço entre os novos accionistas, o que exige que sejas prudente e atento!
Cumps, perseu
Então o banco vem já diluído desde os 1.3€ e ele é dos que tem acções a preço mais elevado...
Os 'novos' acionistas valem quanto do banco? Está com bom preço para nos próximos 2 anos ter ganhos de 3 digitos...
O banco está numa fase de crescimento de inversão da tendência, então o banco com estes problemas subiu 500% não pode pagando libertando-se da dívida e apostando em Angola, Moçambique, Polónia e Roménia voltar aos lucros.
Para ter ganhos de 3 dígitos precisava de duas coisas atingidas - capitalização bolsista de 13 biliões (dos actuais 6.5 biliões) e um PER de 12 ou dito de outra forma, 1 bilião de resultado líquido. Não me parece realista, até porque ao contrário dos 7 maiores bancos espanhóis, o BCP ainda não teve um trimestre de resultados líquidos positivos.
Depois, a qualidade do crédito em carteira e bem pior do que a do BPI (e tem uma capitalização que já e o triplo daquele), e as margens bancárias em Portugal são muito baixas face a 97/07
Nota - agora os 3 dígitos de valorização sobre as 6209 Accoes atribuídas no rateio, obtidas a 0,065 esses conseguiu hoje contabilisticamente (e na segunda-feira, no pior cenário ganha ainda 85% o que continua a ser mto bom). São 405.000.000 de ações que foram rateadas a esse valor.
Cumps, perseu
Editado pela última vez por Optimiza em 25/7/2014 17:15, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Pedro1974 Escreveu:BM Escreveu:Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
Cumprimentos,
Pedro
Boa tarde,
O factor de atribuição foi de 3,57%, salvo erro, por isso, deverá ter tido direito a aproximadamente 174.000 acções via exercício dos seus direitos, certo? Daí a atribuição dessa quantidade no rateio.
Correcto.....
Então tudo normal, não se tratou de uma questão de sorte ou engano.
Teve direito, no rateio, a 3,57% das acções que lhe calharam pelo exercício dos direitos que tinha em carteira.
BM
- Registado: 29/11/2007 2:17
perseu Escreveu:Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
Cumprimentos,
Pedro
Cumps, perseu
BM Escreveu:Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
Cumprimentos,
Pedro
Boa tarde,
O factor de atribuição foi de 3,57%, salvo erro, por isso, deverá ter tido direito a aproximadamente 174.000 acções via exercício dos seus direitos, certo? Daí a atribuição dessa quantidade no rateio.
Correcto.....
- Registado: 25/10/2013 16:12
investpouco Escreveu:oh artista, entao nao é uma estrategia a do tcoutinho???
esperar para entrar sempre mais baixo do que saiu, ainda para mais numa altura de alta vulnerabilidade??? com a cotacao a 0,13 prestes a entrarem os rookies com a venda das suas novas accoes????
muito bem tcoutinho, essa espera já te valeu a queda dos 0,13 aos 0,123 portanto já valeu a pena e pode bater os 0,11 segunda-feira. nao sigas as opinioes ainda que fundamentadas de alguns porque as estrategias de uns são piores que as de outros.
olha o caso do artista que saiu tambem a 0,12 e podia ter ido aos 0,133.....muitas vezes as estrategias de alguns nao sao as melhores, mas cada um sabe de si....

- Registado: 4/7/2014 20:56
Quem está ligado: