Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por crg » 29/11/2011 23:32

vset Escreveu:ter depósitos nesta fase não é fácil

mas parece que não é do interesse de nenhum país, o EUR acabar ou Portugal sair do euro

:?

Segundo julgo saber, qualquer banco permite abrir uma conta noutra moeda que não o euro (por exemplo dólares, francos suíços, etc).

Portanto, se o euro acabar ou Portugal sair do euro, uma conta noutra moeda será mantida na referida moeda, acautelando o respectivo valor, desde que a tal moeda não desvalorize.

Assim, esta seria uma forma prática e fácil de fazer face ao problema que se coloca, em lugar de por exemplo abrir conta no estrangeiro.

Peço que alguém confirme se estou a pensar bem ou não.

Obrigado.

Abraços.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Um curioso... » 22/11/2011 19:53

Uma das hipóteses (?) que tenha pensado para permitir uma saída "ordenada" do euro, poderia passar pela manutenção dos activos (depósitos, acções, obrigações, etc) em euros, que seriam considerados como depósitos em moeda estrangeira. Também os passivos (dívida aos bancos) seriam mantidos em euros. O dinheiro na posse das pessoas seria considerado moeda estrangeira e poderia ser ou não convertido em escudos. O escudo seria a moeda circulante e iria naturalmente sofrer uma enorme desvalorização.
Os vencimentos e pensões pasariam a ser pagos em escudos e iriam sofrer um enorme desgaste provocado pela desvalorização cambial.
A dívida pública na posse dos particulares seria paga em escudos na data do vencimento e ao valor a que estivesse cotado o euro no momento do vencimento do cupão. A tranferência de capitais para o estrangeiro teria que ser limitada e teria que obedecer a novas regras.
A dívida ao estrangeiro iria forçosamente (?) sofrer um perdão parcial e um diferimento temporal.

Mas claro isto não passa dum cenário, mas é uma possibilidade. Seria terrível nos primeiros anos, mas poderia aumentar a competitividade no longo prazo e terminar de vez com o enorme equívoco que foi a criação duma união monetária sem haver uma união política e sem ter em conta as enormes diferenças de desenvolvimento dos Estados membros.

Registado: 29/11/2007 14:04

Re: E porque não ter o dinheiro investido em acções?

por Cardeal » 22/11/2011 18:45

AutoMech Escreveu:
Cardeal Escreveu:Mesmo considerando as vicissitudes e riscos inerentes, as acções tem um valor intrínseco que independe do fenómeno da desvalorização da moeda. Não será assim?

Se tiveres o azar de meter o dinheiro nos sectores errados. Nem as obrigações são seguras, quanto mais as acções.

A sua resposta só mostra que eu não soube explicar bem o meu ponto de vista!
E o meu "Não será assim?", era mesmo a expressão de uma dúvida.

Reformulando:
Que aconteceria com o valor de um objecto, neste caso uma carteira de acções, na hipótese da saída do euro?

Repare, se tudo aumentar de preço com a inflação aventada, parece-me lógico considerar que os valores em carteira não iriam constituir a excepção.

Coloquei a questão, apenas sob esse aspecto.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 2:26

Re: E porque não ter o dinheiro investido em acções?

por Automech » 21/11/2011 23:36

Cardeal Escreveu:Mesmo considerando as vicissitudes e riscos inerentes, as acções tem um valor intrínseco que independe do fenómeno da desvalorização da moeda. Não será assim?

Se tiveres o azar de meter o dinheiro nos sectores errados. Nem as obrigações são seguras, quanto mais as acções.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

E porque não ter o dinheiro investido em acções?

por Cardeal » 21/11/2011 23:30

Mesmo considerando as vicissitudes e riscos inerentes, as acções tem um valor intrínseco que independe do fenómeno da desvalorização da moeda. Não será assim?

Registado: 29/11/2007 2:26

por Automech » 21/11/2011 22:15

Vset, tu queres uma corretora que seja segura e ao mesmo tempo remunere os capitais, como se fossem depósitos a prazo ? Se encontrares diz qq coisa :wink:

Para mim a IB é das opções melhores que há pelas razões que o Virtua e o Mapaman já apontaram. É impossível ter tudo ao mesmo tempo.

por mapaman » 21/11/2011 21:57

vset Escreveu:
AutoMech Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
vset Escreveu::)

alguma broker tem taxa para dinheiro parado?

EUR Acima de 7,500 0.209%
acima de 75,000 0.459%

http://individuals.interactivebrokers.com/en/p.php?f=interest

Dependendo dos montantes pode nem dar para pagar o fee mensal de 10$ (penso) se não se atingir um X de comissões.

é muito mau não pela fee mas pelos juros ridiculos

Não há nenhum país decente com taxas de 2-3% ?

Cps

É muito mau uma corretora pagar pelo dinheiro parado,pagar pelo emprestimo de acções para shortar e ainda ter as melhores comissões do mundo?

Comparada com o roubo que é cobrado em Portugal isto é o paraiso.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por vset » 21/11/2011 20:24

AutoMech Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:

acima de 75,000 0.459%

Dependendo dos montantes pode nem dar para pagar o fee mensal de 10$ (penso) se não se atingir um X de comissões.

é muito mau não pela fee mas pelos juros ridiculos

Não há nenhum país decente com taxas de 2-3% ?

Cps

Registado: 11/1/2004 13:37

por Automech » 21/11/2011 3:22

VirtuaGod Escreveu:

acima de 75,000 0.459%

por VirtuaGod » 21/11/2011 0:02

vset Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:

acima de 75,000 0.459%

VG,
que fartura
:lol:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Não se pode ter tudo :cry:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 21/11/2011 0:02

vset Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:

acima de 75,000 0.459%

VG,
que fartura

Que fartura?? No meu é 0% aceitava essa taxa de bom grado
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por vset » 20/11/2011 23:51

VirtuaGod Escreveu:

acima de 75,000 0.459%

VG,
que fartura

por VirtuaGod » 20/11/2011 23:37

acima de 75,000 0.459%

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por trillion » 20/11/2011 23:08

Eles supostamente cobrem até 100.000€, até aumentaram o limite de 25.000€ para 100.000€, mas agora como o FGD vai acabar a validade no último dia deste ano, devem aumentar pra 1 trillion :lol: ou então deixa de existir

Registado: 22/10/2011 1:34

por vset » 20/11/2011 22:48

:)

Editado pela última vez por vset em 20/11/2011 23:20, num total de 1 vez.

por jeso » 20/11/2011 22:47

trillion Escreveu:Para mim o FGD português não vale nada, caso isto vá tudo a falencia onde vão buscar os 100.000€ para me pagarem?

Mas então não é 1 Trillion????????????
:-k

Registado: 24/6/2006 12:52

por trillion » 20/11/2011 22:06

Por acaso é uma das dúvidas que tenho. Se a banca falir e consequentemente Portugal, os depósitos no DB estão assegurados pelo equivalente ao Fundo de Garantia de Depósitos Alemão?

Para mim o FGD português não vale nada, caso isto vá tudo a falencia onde vão buscar os 100.000€ para me pagarem?

Registado: 22/10/2011 1:34

por Elias » 20/11/2011 21:47

Pata-Hari Escreveu:Elias, não precisas de esclarecimentos, é mesmo como está escrito: se os depósitos no DB não passam a escudos, os empréstimos também não. Ficaram sempre na moeda da Alemanha. Essa é óbvia.

Bem mas também já vi escrito em vários sítios que os depósitos no DB passam a escudos sim senhora.

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: Regresso ao Escudo

por Pickbull » 20/11/2011 21:37

Parabolic Escreveu:Você compra comida dando barras de ouro em troca é?

Eu acho que sim.

Quem será o louco que não aceitará uma libra de ouro por uma saca de batatas?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Pickbull » 20/11/2011 21:34

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:[size=18]mas antes da segurança de que, perante uma saída de Portugal do Euro, os depósitos não sejam automaticamente convertidos em “novos escudos” com as mais que previsíveis consequências ao nível da desvalorização da nova moeda face ao euro.

Discuti isso com uma amiga que trabalha no DB e ela disse-me que essa extrapolação que o "i" fez não é verdadeira.

O que mudou foi que os depósitos passaram a estar seguros pelo seguro de depositantes Alemão, não há NADA que se refira a uma possível saida de PT do euro e que os depósitos não são convertídos em "novos escudos"!!

Tb foi isso que disseram a um amigo meu num balcão de Coimbra.
No entanto continuo a estranhar essa notícia do "i".
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Pata-Hari » 20/11/2011 20:36

Elias, não precisas de esclarecimentos, é mesmo como está escrito: se os depósitos no DB não passam a escudos, os empréstimos também não. Ficaram sempre na moeda da Alemanha. Essa é óbvia.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Regresso ao Escudo

por Parabolic » 20/11/2011 19:55

bonsinvestimentos Escreveu:Este tópico é pertinente e várias pessoas me têm contactado com perguntas semelhantes às colocadas aqui.

Acredito que o cenário de regresso ao escudo apresenta elevada probabilidade nos próximos 24 meses.

Primeiro passo como protecção e inclusive bom investimento, é comprar ouro e prata físicos (moedas e barras) e guardar em casa. No mínimo as quantidades equivalentes às necessidades de dinheiro de 3 meses.

O bull market nos metais preciosos ainda tem muito espaço para cima, segundo a minha análise as próximas semanas serão um bom período para realizar as compras de ouro e prata, que poderão nos próximos 18 meses valorizar 50% a 100%, com o Ouro acima dos $2400 e a Prata acima dos $60.

Os factores que os têm feito subir nos últimos anos mantêm-se e têm inclusivamente sido reforçados.

Basta observar a história:
TODAS as moedas de papel faliram.
O Ouro é dinheiro há 5.000 anos.

Lançámos recentemente a GoldDirect.pt para tornar o mercado de metais preciosos mais transparente em Portugal e nos próximos meses apresentaremos mais soluções de investimento nesta àrea.

É tomar acção agora ou ficar à espera do regresso ao escudo e perca imediata de pelo menos 30 a 50% do poder de compra

Bons Investimentos.

Não percebi muito bem se você recomenda metais preciosos porque acredita que eles vão subir ou porque abriu uma casa de investimento que vai oferecer isso aos seus clientes... :roll:

Só dois comentários: num cenário de impressão por parte do BCE, um cenário que cada vez ganha mais forma, o Euro vai tender a desvalorizar e arrastar os metais preciosos consigo na queda (valorizando o Dólar). Por outro lado, diz que o ideal era ter barras de ouro em casa correspondentes a 3 meses de despesas. Você compra comida dando barras de ouro em troca é? Onde isso é refugio? :)

Registado: 21/3/2009 16:16

Regresso ao Escudo

por bonsinvestimentos » 20/11/2011 19:36

Este tópico é pertinente e várias pessoas me têm contactado com perguntas semelhantes às colocadas aqui.

Acredito que o cenário de regresso ao escudo apresenta elevada probabilidade nos próximos 24 meses.

Primeiro passo como protecção e inclusive bom investimento, é comprar ouro e prata físicos (moedas e barras) e guardar em casa. No mínimo as quantidades equivalentes às necessidades de dinheiro de 3 meses.

O bull market nos metais preciosos ainda tem muito espaço para cima, segundo a minha análise as próximas semanas serão um bom período para realizar as compras de ouro e prata, que poderão nos próximos 18 meses valorizar 50% a 100%, com o Ouro acima dos $2400 e a Prata acima dos $60.

Os factores que os têm feito subir nos últimos anos mantêm-se e têm inclusivamente sido reforçados.

Basta observar a história:
TODAS as moedas de papel faliram.
O Ouro é dinheiro há 5.000 anos.

Lançámos recentemente a GoldDirect.pt para tornar o mercado de metais preciosos mais transparente em Portugal e nos próximos meses apresentaremos mais soluções de investimento nesta àrea.

É tomar acção agora ou ficar à espera do regresso ao escudo e perca imediata de pelo menos 30 a 50% do poder de compra

Bons Investimentos.

Registado: 12/9/2008 11:46

por vset » 19/11/2011 17:11

ter depósitos nesta fase não é fácil

mas parece que não é do interesse de nenhum país, o EUR acabar ou Portugal sair do euro

:?

por VirtuaGod » 19/11/2011 14:06

SpecialX Escreveu:O Barclays também está a funcionar como o Deutsh Bank relativamente à segurança dos depósitos ?

cps

ya. Mas o seguro só vai até 50.000 libras e não até 100.000 euros

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, GalegoPT, Google [Bot], jprgodinho, nbms2012, OCTAMA, PacoNasssa, peterteam2, Pmart 1 e 272 visitantes