Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deputadas do PS propõem eliminar quatro feriados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 1/11/2011 19:09

altrio Escreveu:Malta, Chipre e Eslovénia não têm população que chegue para mudar significativamente a média de horas.

Bom, mas tu fizeste uma média pesada para o resto?

A finlândia tem 5 milhões, a alemanha tem 80 milhões. Se a tua questão é essa, então deverias fazer uma média pesada...

Mas, then again, nem vale a pena usar a tabela da OCDE pelas razões que já apontei um par de vezes, aqueles números não são esclarecedores pois misturam part-time com full-time.

altrio Escreveu:Uma análise estatística nunca te pode indicar uma relação causal, apenas uma correlação.

Altrio, eu estou a perguntar-te qual é que achas que é a relação causal. Que o teu gráfico não diz nada sobre o que é que causa o quê, já eu sei. Daí ter feito a pergunta...

Mas, esquece esse gráfico, esses números incluem part-time e full-time (eu sei que é a quarta vez que estou a dizê-lo) portanto não são nada esclarecedores. A percentagem de população que está empregada em part-time interfere também por exemplo com a taxa de emprego, portanto, teriamos de começar a olha para e a considerar outros dados. Se dois mercados de trabalho são muito diferentes em relação à incidência de part-time então não são directamente comparáveis em termos de horas anuais de trabalho por trabalhador (uma vez que no outro caso, uma parte daquele part-time traduz-se potencialmente em individuos que trabalham zero horas mas não entraram para a média nesse caso porque são desempregados).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por altrio » 1/11/2011 18:59

MarcoAntonio Escreveu:Malta, Chipre e Eslovénia.

Malta, Chipre e Eslovénia não têm população que chegue para mudar significativamente a média de horas.

MarcoAntonio Escreveu:A pertinência da correlação está na relação causa

Uma análise estatística nunca te pode indicar uma relação causal, apenas uma correlação. Muitas vezes não há sequer uma relação causal e é um terceiro factor que influencia as duas variáveis que estás a analisar.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por MarcoAntonio » 1/11/2011 18:35

altrio Escreveu:
Isso não quer dizer que tenham em conta o total de horas trabalhadas, ou seja, essa média não tem em conta os valores 0 nas semanas em que não se trabalha.

Sobre isto eu já referi que é a tabela da OCDE que é problemática pois inclui part-time (os números estão discriminados no Eurostat e, por exemplo, a Alemanha tem uma percentagem muito mais alta de part-time que Portugal e com uma média semanal mais baixa, isso não acontece porém no full-time e é esse factor que está a puxar a média muito mais para baixo na Alemanha do que em Portugal).

Por inspecção dos números, parece-me claro que as semanas de não trabalho estão descontadas (pelo menos as férias não estão ali). Mas esse factor não justificaria nunca as diferenças da primeira tabela (na alemanha tem-se mais uns 2 dias de férias do que em Portugal, no ano inteiro isso justificaria umas 16 ou 24 horas de diferença e não 300 horas).

E isto sem contar que na Alemanha em média ocorrem 4 ou 5 feriados ao meio da semana ao passo que em Portugal ocorrem 10 ou 11, o que mais do que anula a diferença provocada pelas férias...

Portanto, tendo em conta que a tabela da OCDE que coloquei inicialmente inclui no mesmo número o part-time e o full-time, eu nem aconselharia a olhar para ela sequer e tomá-la como referência (no link que entretanto coloquei do eurostat, estão lá os valores discriminados por full-time e part-time e respectiva percentagem de part-time no total do emprego).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 1/11/2011 17:50

altrio Escreveu:Quais são os três países que faltam?

Malta, Chipre e Eslovénia.

Altrio Escreveu:Eu não referi nenhuma relação causal, apenas uma correlação.

Nem eu disse que tu referiste. Eu perguntei qual era.

A pertinência da correlação está na relação causal: se a relação for a oposta da que eu sugeri a nossa "solução" é então muito simples, acrescentamos aí mais uns 10 ou 20 feriados ao calendário e passamos a produzir de caraças!
Imagem

Administrador Fórum

por altrio » 1/11/2011 9:28

MarcoAntonio Escreveu:Zona Euro não dá para calcular que faltam lá pelo menos três países

Quais são os três países que faltam? Em relação à França podes usar os dados de 2009, que são muito parecidos com os 2010 (ou usar em todos os países os dados de 2009). Portanto podes fazer o cálculo e dá 1580 horas anuais médias na Zona Euro.

MarcoAntonio Escreveu:a tabela que retirei do eurostat é um valor semanal mas trata-se de uma média anual.

Isso não quer dizer que tenham em conta o total de horas trabalhadas, ou seja, essa média não tem em conta os valores 0 nas semanas em que não se trabalha.

MarcoAntonio Escreveu:Qual é exactamente a relação causal, portanto?

Eu não referi nenhuma relação causal, apenas uma correlação. Por outro lado, tu pareces queres dizer que Portugal escapa a esta correlação dizendo que se produz pouco e trabalha-se pouco.

MarcoAntonio Escreveu:Mas percebo que os portugueses prefiram manter os feriados intactos e as tão apreciadas pontes...

Pois, isso é natural. Mas não é o sentido da minha mensagem e esta questão não me afecta pessoalmente.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

por Josytoc » 1/11/2011 3:28

A meu ver não acho que seja um problema estrutural de fundo a questão dos feriados.

Concordo que se deviam juntar aos fins de semana para evitar as pontes.

Também já houve alguns passos importantes na questão do absentismo.

Dou muito mais relevância à falta de produtividade das horas efectivamente trabalhadas e quanto a isso acho que é mais uma questão de organização e métodos, esse é o problema que tenho encontrado nas empresas.

Registado: 15/9/2011 3:42

por MarcoAntonio » 1/11/2011 3:06

Já agora, a tabela que retirei do eurostat é um valor semanal mas trata-se de uma média anual.

[tps00070] - Hours worked per week of part-time employment - Annual average

Short Description: The average number of hours corresponds to the number of hours the person normally works. This covers all hours including extra hours, either paid or unpaid, which the person normally works. It excludes the travel time between the home and the place of work as well as the main meal breaks (normally taken at midday). The distinction between full-time and part-time work is made on the basis of a spontaneous answer given by the respondent.

A da OCDE creio que é baseada nos mesmos números [uma vez que o eurostat é citado como fonte] mas inclui part-time (está na descrição que inclui) e daí o valor mais baixo provavelmente.

Isto são portanto valores que dizem respeito ao ano todo, apresentados sobre a forma de uma média semanal. O que a tabela mostra é que em Portugal trabalha-se menos horas do que na média da zona euro e do que na média da união europeia.

A isto some-se a tabela que já coloquei n vezes que mostra como é que a distribuição e quantidade de feriados compara com a generalidade dos nossos países vizinhos europeus.

Imagem

Mas percebo que os portugueses prefiram manter os feriados intactos e as tão apreciadas pontes...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 1/11/2011 2:56

altrio Escreveu:Parece-me que estás a distorcer os dados.

Eu coloquei dados de duas fontes diferentes, que podem seguir critérios diferentes.

altrio Escreveu:Com a tabela que mostraste primeiro é fácil verificar que o número médio de horas de trabalho anual na Zona Euro é 1580 portanto em Portugal trabalha-se 8% mais de horas em cada ano.

Da Zona Euro não dá para calcular que faltam lá pelo menos três países (e que a tabela do Eurostat sugere que sejam os três, países onde se trabalha mais horas que Portugal).

altrio Escreveu:Como é fácil ver, quanto mais horas se trabalha anualmente menos se produz.

Não será antes quanto menos se produz mais se precisa de trabalhar para compensar (ou por outra, os que têm capacidade para produzir mais podem dar-se mais facilmente ao luxo de trabalhar menos horas)?

Qual é exactamente a relação causal, portanto?
Imagem

Administrador Fórum

por altrio » 1/11/2011 2:43

MarcoAntonio Escreveu:Portanto, os portugueses trabalham em média menos do que na OCDE, menos que na União Europeia e menos que na Zona Euro.

Parece-me que estás a distorcer os dados. Primeiro mostras uma tabela com as horas anuais de trabalho e depois mistura-la com uma tabela com horas semanais, quando não há uma relação directa entre elas (basta ver o caso da Alemanha que tem muitas horas semanais e poucas anuais).

Com a tabela que mostraste primeiro é fácil verificar que o número médio de horas de trabalho anual na Zona Euro é 1580 portanto em Portugal trabalha-se 8% mais de horas em cada ano.

Como curiosidade, deixo aqui um gráfico que relaciona o número de horas trabalhadas anualmente (retiradas da tua tabela) com o PIB per capita.

Como é fácil ver, quanto mais horas se trabalha anualmente menos se produz.
Anexos
Horas.png
Horas.png (8.1 KiB) Visualizado 4168 vezes

por _urbanista_ » 1/11/2011 1:47

Bruto da Costa considera que meia-hora a mais não terá efeitos

O investigador considera que a meia-hora não aumentará a produtividade das empresas e da economia. Para Alfredo Bruto da Costa, o problema está na impreparação dos patrões.
O tema esteve em discussão, esta segunda-feira, na concertação social, mas não houve acordo. Contudo, para Alfredo Bruto da Costa esta medida não terá efeitos nem do lado do emprego, nem da produtividade.

Em declarações à TSF, o antigo presidente do CES considerou que a questão é mais séria e envolve os gestores.

«O nível da qualificação dos empresários portugueses é em certos aspectos abaixo do nível de qualificação dos trabalhadores, que sabemos que é muito baixo comparado com os outros países europeus», sublinhou.

O investigador vai mais longe nas críticas aos empresários: «Toda a crise mundial é um falhanço generalizado dos empresários e dos gestores porque todo o poder de decisão estava neles», defendeu.

Alfredo Bruto da Costa alertou ainda para o facto de nem todas as formas de crescimento económico gerarem emprego, mas frisou que em Portugal essa questão nem se coloca porque o país ainda não está a discutir crescimento.
«Nós nem sequer temos uma política de crescimento, portanto estamos, por enquanto, completamente dependentes de políticas de equilíbrio orçamental e financeiro de natureza recessiva, como está à vista», disse.

Por isso, Alfredo Bruto da Costa entende que a acção política deve ser expressamente dirigida para aumentar o emprego.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=2093582

O nosso problema é o referido em cima.
O nosso problema não são os trabalhadores, embora haja de tudo. Conheço várias empresas portuguesas e estrangeiras altamente competitivas, o problema são as mal geridas que nos estragam a média.
Por exemplo, a fabrica da Continental em Portugal é considerada a melhor empresa do grupo.

"Em 2010, a Continental Mabor vendeu mais de 15 milhões de pneus, sendo que 98% foram exportados para um conjunto de 30 países, entre os quais a Alemanha, Espanha, Bélgica e Áustria a liderarem a lista. Desta forma, a empresa de Lousado é actualmente a 4ª maior exportadora portuguesa.
Para além do aumento do volume de produção, a empresa mantém uma aposta constante na melhoria do seu sistema de gestão ambiental.
No entanto, o grupo Continental não vive só de pneus em Portugal. Este possui cinco empresas em território nacional (quatro de vertente industrial e uma comercial), empregando um total de 2148 pessoas e uma facturação superior a 802 milhões de euros.
O maior contributo advém logicamente da Continental Mabor que garante 1533 empregos (cerca de 71,4% do efectivo de 2148 pessoas do grupo alemão em Portugal) e facturou 597,24 milhões de euros em 2010"

O nosso problema é não termos um tecido empresarial sólido e competitivo, e o que nos vai valendo são alguns exemplos como este...

Registado: 29/6/2009 12:38

por MarcoAntonio » 31/10/2011 17:43

Nos dados deste survey a nível europeu encontramos isto também onde estamos ligeiramente abaixo da média quer da União Europeia quer da Zona Euro (ver tabela anexa).

No texto que antecede essa tabela, diz explicitamente o seguinte:

Working time is the time associated with productive activities, whether paid or unpaid.

Portanto, os portugueses trabalham em média menos do que na OCDE, menos que na União Europeia e menos que na Zona Euro.
Anexos
workinghourseu.PNG
workinghourseu.PNG (41.17 KiB) Visualizado 4255 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: Jornalismo de trazer por "casa" e vão de escad

por poseidon635 » 31/10/2011 17:39

Boa tarde Marco António,

Apenas tive em consideração a noticia acima colocada pelo Elias do Negócios, em que é referido"...num País que regista o segundo maior número anual de horas de trabalho na Zona Euro."

Não sei em que fonte se baseou a jornalista... :)
MarcoAntonio Escreveu:
poseidon635 Escreveu:
E, surpresa das surpresas, afinal somos do país que mais horas passam no trabalho!!! :)

Estes números vêm de onde?

Eu já tinha colocado isto antes no Forum. Penso que aqui mesmo neste tópico mas aqui fica de novo a página onde podem consultar as estimativas segundo a OCDE para o número de horas anuais de trabalho:

http://stats.oecd.org/Index.aspx?DataSetCode=ANHRS

Portugal está com um valor abaixo da média da OCDE, com 1714 horas contra 1749 horas de média.

Na lista de 31 países com dados para 2010, há 14 com mais horas anuais do que Portugal.

Registado: 13/6/2008 10:22

por MarcoAntonio » 31/10/2011 17:38

Já agora, para Portugal e outros países da União Europeia, nessa lista, a fonte dos dados é o European Union Labour Force Survey (EU LFS):

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal ... rodata/lfs
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 31/10/2011 17:34

Average annual hours actually worked per worker

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por alexandre7ias » 31/10/2011 17:33

MarcoAntonio Escreveu:
poseidon635 Escreveu:
E, surpresa das surpresas, afinal somos do país que mais horas passam no trabalho!!! :)

Eu já tinha colocado isto antes no Forum. Penso que aqui mesmo neste tópico mas aqui fica de novo a página onde podem consultar as estimativas segundo a OCDE para o número de horas anuais de trabalho:

Portugal está com um valor abaixo da média da OCDE, com 1714 horas contra 1749 horas de média.

Na lista de 31 países com dados para 2010, há 14 com mais horas anuais do que Portugal.

Mas estas a falar de horas pagas? É que eu conheço muito boa gente que fica minutos, horas etc a mais no trabalho mas no fim não são pagas.

Era bom saber isso. Era bom também saber se nesses países o pessoal trabalha de borla como aqui o fazem.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por MarcoAntonio » 31/10/2011 17:25

poseidon635 Escreveu:

Imagem

Administrador Fórum

por jeso » 31/10/2011 16:08

AutoMech Escreveu:
Os portugueses são trabalhadores. Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que os portugueses passam em média 8 horas e 47 minutos no local de trabalho.

Para muitos esse deve ser o horário de trabalho semanal.
:cry:

Registado: 24/6/2006 12:52

Jornalismo de trazer por "casa" e vão de escada...

por poseidon635 » 31/10/2011 15:52

Já na semana passada "previa" que o tema preferido dos jornais diários deste país, em feriados e pontes, é a extinção dos feriados!! :)

Muitos jornalistas têm mesmo de "encher" chouriços nestes dias, caso contrário não têm ideias para escrever algo de novo!!!

Será que alguns "pobres de espírito" apenas vivem para o trabalho e para ganhar mais uns cobres ao fim do mês??? Não têm família ou como ocupar tempos livres senão vir dizer mal das férias e feriados??
O objectivo vida de muitas destas pessoas é "apenas" ganhar mais e mais dinheiro?

Muitos dos que advogam a eliminação de feriados e dias de férias, não devem é trabalhar o suficiente para precisarem das mesmas, caso contrário aproveitavam todas as oportunidades para descansar ou fazer outra coisa que não trabalhar!!![\b]

Ainda não entenderam que, quanto mais "espremem" o trabalhador com eliminação da alguns benefícios que ainda têm, mais o deprimem e consequentemente, há mais quebra da "famosa" produtividade e rendimento??? :evil:

Elias Escreveu:Pontes como a de hoje em vias de extinção
31 Outubro 2011 | 00:01
Catarina Almeida Pereira - catarinapereira@negocios.pt

Com o dia de Todos-os-Santos à terça-feira, é provável que a ponte tenha começado no sábado e só termine amanhã. Todos os anos são diferentes, mas em 2012 o calendário muda de forma estrutural. A redução de feriados e pontes é uma das questões que hoje serão debatidas em concertação social.

Pare e olhe à sua volta. Se há lugar para estacionar no centro da cidade, se a empresa está vazia e se não consegue apanhar ninguém ao telefone é provável que subscreva o diagnóstico do Governo. O que não significa que concorde com a solução: menos feriados, menos pontes como a de hoje e mais duas horas e meia hora de trabalho por semana - pelo mesmo salário - num País que regista o segundo maior número anual de horas de trabalho na Zona Euro.
[b]

Registado: 13/6/2008 10:22

por sevenairam » 31/10/2011 11:42

Li uma noticia interessante acerca destas questões dos feriados e da meia-hora "extra" que os trabalhadores terão que efectuar.
A capacidade produtiva do país está na casa dos 74% ( existe capacidade para produzir 100 mas só se produz 74). Aumentando as horas de trabalho a capacidade produtiva irá manter-se nos 74% certamente, mas em termos unitários a produção será maior. Ora bem, caso ( como tudo indica) entrarmos em recessão e o mundo começar a crescer menos ( como tudo indica), o que se irá verificar é que será preciso produzir menos, o que invariavelmente levará a despedimentos.
Não sou conta estas medidas, o que me parece é que vamos entrar numa espiral recessiva de tal ordem que até tenho medo do futuro.

Registado: 28/7/2011 13:58

por Automech » 31/10/2011 8:51

Os portugueses são trabalhadores. Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que os portugueses passam em média 8 horas e 47 minutos no local de trabalho.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por _urbanista_ » 31/10/2011 5:33

OCDE: Portugal é o país europeu onde mais se trabalha
Um estudo da OCDE revela que Portugal é o país europeu onde mais se trabalha. Em média, os portugueses trabalham quase nove horas por dia.
15:29 Quarta feira, 13 de abril de 2011

Nestas horas totais de trabalho diário inclui-se o trabalho remunerado e não remunerado. Por trabalho não remunerado conta-se o tempo passado a cozinhar, fazer compras, a limpar a casa e a prestar cuidados.

No entanto, estes números não são equivalentes ao nível de produtividade. A OCDE aponta a produtividade como um dos aspectos que o país tem de melhorar.

Só os mexicanos (9,9 horas por dia) e os japoneses (9 horas diárias) ultrapassam os portugueses nas horas de trabalho. Os belgas com (7,1 horas por dia) ocupam o último lugar da lista dos trabalhadores.

http://aeiou.expresso.pt/ocde-portugal- ... ha=f643500

Portugueses trabalham mais do que alemães e finlandeses

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=19482

O nosso problema não são os feriados nem as pontes, são os nossos politicos que para alem de serem uns mentirosos nos estragam a média mas mesmo assim aínda trabalhamos acima da média :mrgreen:

Estas medidas são boas para favoreçer as empresas de vão de escada, comercio, restauração, bem como a meia hora por dia de trabalho à borla. Isto é bom para mandar mais alguns milhares para o desemprego.
Isto tem impacto zero nas empresas que acrescentam valor aos produtos e ao país,Às que realmente interessam, estas empresas vivem num mundo À parte, daí o seu sucesso. Isto são mesmo medidas à medida dos nossos politicos. O governo muda e a filosofia continua, mão de obra barata e intensiva...eles esmeram-se para nos tornar na china da europa...

Registado: 29/6/2009 12:38

por Elias » 31/10/2011 3:10

Pontes como a de hoje em vias de extinção
31 Outubro 2011 | 00:01
Catarina Almeida Pereira - catarinapereira@negocios.pt

Com o dia de Todos-os-Santos à terça-feira, é provável que a ponte tenha começado no sábado e só termine amanhã. Todos os anos são diferentes, mas em 2012 o calendário muda de forma estrutural. A redução de feriados e pontes é uma das questões que hoje serão debatidas em concertação social.

Pare e olhe à sua volta. Se há lugar para estacionar no centro da cidade, se a empresa está vazia e se não consegue apanhar ninguém ao telefone é provável que subscreva o diagnóstico do Governo. O que não significa que concorde com a solução: menos feriados, menos pontes como a de hoje e mais duas horas e meia hora de trabalho por semana - pelo mesmo salário - num País que regista o segundo maior número anual de horas de trabalho na Zona Euro.

Registado: 5/11/2002 12:21

Almeida Santos

por Josytoc » 27/10/2011 2:05

Segundo me lembro esse senhor de nome Almeida Santos que agora ao que pareçe é chairman do P.S. um dia em declarações na Tv disse que achava que o parlamento devia fechar tambem à 6ª feira. Segundo advogou, uns deputados moram longe, precisam de sair mais cedo etc.. Tais declarações foram efectuadas quando entrevistado uns dias após ter havido falta de quorum para uma votação na A.R..

Conclusão: Para a resolução do problema estrutural da má qualidade do nossos politicos, diminuição da despesa e muitas outras alarvidades conexas só falta que a A.R, feche também ás terças, quartas e quintas feiras.

Já não falta tudo, aceitam-se ideias. :mrgreen:

Registado: 15/9/2011 3:42

Re: Para onde caminhamos

por Elias » 26/10/2011 16:54

poseidon635 Escreveu:Se os deputados e outros que tais trabalhassem pelo menos 5 dias por semana já era bom!!! :)

Na realidade os deputados trabalham 4 dias por semana e não 5.

Em toda esta discussão dos feriados e da produtividade é bom recordar um aspecto que ninguém menciona: os senhores deputados não trabalham à segunda-feira, nesse dia não há actividades parlamentares, ou seja, todos os senhores deputados têm fins-de-semana de três dias todas as semanas.

Teoricamente a segunda-feira é o dia de contacto com os eleitores, na prática parece-me que essas iniciativas são pontuais e discretas, pois raramente se ouve falar delas. E como a palavra dos deputados faz fé, ninguém é obrigado a comprovar nada.

Se não acreditam nisto, vejam esta notícia.

Em suma, já que se fala de reduzir as pontes e os feriados, que tal legislar no sentido de os deputados passarem a ter 5 dias de trabalho efectivo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por mfsr1980 » 26/10/2011 16:38

Eu proponho eliminar 40 deputados!

Registado: 3/5/2007 13:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], LMMV, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 144 visitantes