Bancos e Juros - Euribor
Crómio Escreveu:Camisa,
Volto a colocar o post que te deixei na página passada, não sei se o viste.
Abraço
obrigado pela info Crómio; agradeço também ao Cereal Killer pela resposta!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Camisa Roxa Escreveu:CerealKiler Escreveu:prestação antecipada ou postecipada ? só vais ter diferenças em janeiro (renda antecipada)
vencimento da 1ª renda: no dia da celebração do presente contrato; rendas antecipadas portanto?
mesmo assim porque é que só em Janeiro vamos ter baixa da taxa de juro?
já foi parcialmente respondido.
Em Dezembro a taxa a aplicar é a de Novembro.
A taxa de Dezembro só se saberá no fim do mês e é aplicado no mês seguinte.
- Registado: 1/4/2008 17:29
Boas!
Tenho a taxa do meu emprestimo indexada à taxa do BCE e demora 2 meses até ser reflectida na totalidade, seja a subir ou a descer, por exemplo, a ultima descida da taxa do BCE, ocorrida no principio de Dezembro, só vai ser reflectida na totalidade na prestação de Fevereiro, está conforme a lei.
Um abraço
Alexandre Santos
Tenho a taxa do meu emprestimo indexada à taxa do BCE e demora 2 meses até ser reflectida na totalidade, seja a subir ou a descer, por exemplo, a ultima descida da taxa do BCE, ocorrida no principio de Dezembro, só vai ser reflectida na totalidade na prestação de Fevereiro, está conforme a lei.
Um abraço
Alexandre Santos
O BCE até pode baixar os Juros, mas infelizmente os nossos bancos não alteram as nossas taxas correctamente.
Se a taxa subisse, era logo que eles enviavam a carta a malta a mencionar que a partir da data XX Pto tem nova taxa, mas como é para baixar, tá queto.
Ainda por cima o banco de Portugal" sr Vitor constâncio" faz muito bem o seu trabalho de fiscalizador, nem.
Nós deveriamos era de ter os nossas creditos dependentes sim do BCE, ai sim andavamos com as taxas actualizadas correctamente.
Vejam bem as taxas indexadas e dependentes do BCE, se não era um espetaculo.
Se a taxa subisse, era logo que eles enviavam a carta a malta a mencionar que a partir da data XX Pto tem nova taxa, mas como é para baixar, tá queto.
Ainda por cima o banco de Portugal" sr Vitor constâncio" faz muito bem o seu trabalho de fiscalizador, nem.
Nós deveriamos era de ter os nossas creditos dependentes sim do BCE, ai sim andavamos com as taxas actualizadas correctamente.
Vejam bem as taxas indexadas e dependentes do BCE, se não era um espetaculo.
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás:
a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Na próxima semana
UBS prevê corte de 50 pontos base na taxa de juro do BCE
O UBS acredita que o Banco Central Europeu (BCE) vai voltar a efectuar um corte na taxa de juro, na reunião da próxima semana. A redução deverá ser de 50 pontos base, o que colocará o preço do dinheiro na Zona Euro nos 2%. O UBS prevê que a taxa possa descer até 1% no segundo trimestre.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
O UBS acredita que o Banco Central Europeu (BCE) vai voltar a efectuar um corte na taxa de juro, na reunião da próxima semana. A redução deverá ser de 50 pontos base, o que colocará o preço do dinheiro na Zona Euro nos 2%. O UBS prevê que a taxa possa descer até 1% no segundo trimestre.
Anteriormente o banco de investimento suíço apontava para uma manutenção da taxa directora nos actuais 2,5%. A revisão tem por base os dados da inflação revelados ontem. A taxa recuou para 1,6%, ficando abaixo do limite de 2% definido pelo BCE.
A concretizar-se, será o quarto corte de juros por parte da autoridade monetária presidida por Jean-Claude Trichet, desde Outubro. Na altura os juros estavam nos 4,25%, isto depois do BCE ter elevado a taxa, pela última vez, em 25 pontos base no mês de Julho.
Desde então, o BCE tem vindo a reduzir a taxa directora, a acompanhar o movimento dos vários bancos centrais mundiais, dado o recuo da inflação e o risco de deflação. Lucas Papademos, vice-presidente do BCE, afirmou, recentemente, que o banco não permitirá que a taxa caia “significativamente” abaixo dos 2%.
Assim, perspectivam-se novos cortes, incluindo um já na próxima semana, no dia 15 de Janeiro. O UBS acredita mesmo que o BCE deverá continuar a efectuar cortes na taxa directora, sendo que esta poderá chegar aos 1% no segundo trimestre deste ano.
UBS prevê corte de 50 pontos base na taxa de juro do BCE
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Anteriormente o banco de investimento suíço apontava para uma manutenção da taxa directora nos actuais 2,5%. A revisão tem por base os dados da inflação revelados ontem. A taxa recuou para 1,6%, ficando abaixo do limite de 2% definido pelo BCE.
A concretizar-se, será o quarto corte de juros por parte da autoridade monetária presidida por Jean-Claude Trichet, desde Outubro. Na altura os juros estavam nos 4,25%, isto depois do BCE ter elevado a taxa, pela última vez, em 25 pontos base no mês de Julho.
Desde então, o BCE tem vindo a reduzir a taxa directora, a acompanhar o movimento dos vários bancos centrais mundiais, dado o recuo da inflação e o risco de deflação. Lucas Papademos, vice-presidente do BCE, afirmou, recentemente, que o banco não permitirá que a taxa caia “significativamente” abaixo dos 2%.
Assim, perspectivam-se novos cortes, incluindo um já na próxima semana, no dia 15 de Janeiro. O UBS acredita mesmo que o BCE deverá continuar a efectuar cortes na taxa directora, sendo que esta poderá chegar aos 1% no segundo trimestre deste ano.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Camisa Roxa Escreveu:CerealKiler Escreveu:prestação antecipada ou postecipada ? só vais ter diferenças em janeiro (renda antecipada)
vencimento da 1ª renda: no dia da celebração do presente contrato; rendas antecipadas portanto?
a renda de Dezembro é paga tendo por base o cálculo de Novembro.
Só no fim do mês de Dezembro é que têm a média de Dezembro para aplicar em Janeiro...
Euribor a três meses cai para mínimo de Abril de 2006
As taxas euribor voltaram hoje a cair, pela 61ª sessão consecutiva. A Euribor a três meses desceu para o nível mais baixo desde Abril de 2006.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
As taxas euribor voltaram hoje a cair, pela 61ª sessão consecutiva. A Euribor a três meses desceu para o nível mais baixo desde Abril de 2006.
A euribor a três meses desceu hoje para 2,762%, o nível mais baixo desde 11 de Abril de 2006, de acordo com os dados da Federação Europeia de Bancos.
As taxas euribor mantêm assim a tendência de queda, pela 61ª sessão consecutiva, com o mercado a antecipar novas descidas dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE). Actualmente, a taxa de referência do BCE situa-se em 2,5%.
O indexante da seis meses, o mais utilizado nos créditos à habitação em Portugal, caiu para 2,845% enquanto a taxa a 12 meses desceu para 2,924%.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
A euribor a três meses desceu hoje para 2,762%, o nível mais baixo desde 11 de Abril de 2006, de acordo com os dados da Federação Europeia de Bancos.
As taxas euribor mantêm assim a tendência de queda, pela 61ª sessão consecutiva, com o mercado a antecipar novas descidas dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE). Actualmente, a taxa de referência do BCE situa-se em 2,5%.
O indexante da seis meses, o mais utilizado nos créditos à habitação em Portugal, caiu para 2,845% enquanto a taxa a 12 meses desceu para 2,924%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
mesmo com a euribor de novembro 4,295+0,35 = 4,645 e não 4,745%.
existe uma diferença de 0,100%, sei que não é muito mas não é correcto.
porque,
cálculo da média da Euribor. Com o diploma sobre os arredondamentos, o Decreto-Lei 240/2006, o Governo quis uniformizar a forma como se faz esta operação. No artigo 3.º desse diploma estipula-se que o indexante utilizado, neste caso a Euribor, deve "resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem dos juros".
Desta forma entendo que deve ser a euribor de Dezembro.
No Contrato, no item 4 menciona precisamente o que esta escrito anteriormente, é a media aritmética do mes anterior.
amanha apresentar enviar novo email para o gestor conta, tem de ficar registado.
Em seguida vou aguardar pela resposta da CGD, para depois apresentar queixa no banco de portugal ou esquecer o assunto pelo facto de ter sido corrigido.
existe uma diferença de 0,100%, sei que não é muito mas não é correcto.
porque,
cálculo da média da Euribor. Com o diploma sobre os arredondamentos, o Decreto-Lei 240/2006, o Governo quis uniformizar a forma como se faz esta operação. No artigo 3.º desse diploma estipula-se que o indexante utilizado, neste caso a Euribor, deve "resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem dos juros".
Desta forma entendo que deve ser a euribor de Dezembro.
No Contrato, no item 4 menciona precisamente o que esta escrito anteriormente, é a media aritmética do mes anterior.

amanha apresentar enviar novo email para o gestor conta, tem de ficar registado.
Em seguida vou aguardar pela resposta da CGD, para depois apresentar queixa no banco de portugal ou esquecer o assunto pelo facto de ter sido corrigido.
Para esclarecer esta situação das revisões de taxas aqui têm um excerto retirado de outro forum
www.pedropais.com)
....
Imagine que a sua taxa foi revista em Novembro e que se aplica a partir da prestação de Dezembro. O que vai acontecer é que a taxa a aplicar não será nem a de Novembro nem a de Dezembro, mas sim a de Outubro. Isto porque a taxa foi revista em Novembro, tendo em conta a média da Euribor no mês anterior (Outubro) e é apenas em Dezembro que irá pagar a prestação da dívida respeitante a Novembro.
Espero que ajude.

....
Imagine que a sua taxa foi revista em Novembro e que se aplica a partir da prestação de Dezembro. O que vai acontecer é que a taxa a aplicar não será nem a de Novembro nem a de Dezembro, mas sim a de Outubro. Isto porque a taxa foi revista em Novembro, tendo em conta a média da Euribor no mês anterior (Outubro) e é apenas em Dezembro que irá pagar a prestação da dívida respeitante a Novembro.
Espero que ajude.
- Registado: 28/1/2006 17:07
O majomo deve ter acertado na resposta. Passo a citar o que ele escreveu no outro tópico:
caladunum
Se este mes pagou menos e o contracto data do mes 6, a taxa terá sido revista no mês 12. Pois a prestação que pagamos corresponde ao mes anterior ou seja em Janeiro paga-se a prestação de Dezembro. Assim a taxa terá (digo eu) sido revista em Dezembro, com referencia a Novembro (4,29% +spred)
A média do último mês, penso que não.
Penso eu, porque eu fiz as contas e a média dá-me dos 3 últimos meses.
Tenho um contrato de 3 meses. Vai baixar a minha prestação dia 25 de jan.
Out.Nov.Dez.2008 - 490.16€ Taxa de 5.465%-0.5%spred
Jan.Fev.Mar.2009 - 447.93€ Taxa de 4.738%-0.5%spred
Penso eu, porque eu fiz as contas e a média dá-me dos 3 últimos meses.
Tenho um contrato de 3 meses. Vai baixar a minha prestação dia 25 de jan.
Out.Nov.Dez.2008 - 490.16€ Taxa de 5.465%-0.5%spred
Jan.Fev.Mar.2009 - 447.93€ Taxa de 4.738%-0.5%spred
- Registado: 12/10/2007 18:33
estranho, eu estou na página da euribor e a média de dezembro dá-me 3.24 e a de novembro dá-me 4.30. Parece que eles estarão a usar a média de novembro (mas se calhar há uma razão contratual, o contrato pode dizer que a taxa é fixada X dias antes (8 dias antes do periodo de contagem de juros), à média do mês anterior. Tens que perguntar ou reler o contrato.
Deixo-te a página da euribor para poderes também calcular: http://www.euribor.org/html/download/euribor_2008B.xls
Deixo-te a página da euribor para poderes também calcular: http://www.euribor.org/html/download/euribor_2008B.xls
obrigado, pelo eclarecimento.
eu tb tinha essa ideia, no entanto agora que cheguei a casa estive a ler o meu contrato com o Banco CGD, para tirar essa duvidas.
é que os filh d p da CGD estão a aplicar uma euribor de 4,395% que eu não sei de que Mês é?
sei sim que actualmente a euribor de dezembro é 3,365%.
Já reclamei com o meu gestor de conta, mas amanha vai levar com o contrato e para lhe tirar as duvidas.
é sempre a roubar o zé povinho.
muito obrigado pelo esclarecimento,
eu tb tinha essa ideia, no entanto agora que cheguei a casa estive a ler o meu contrato com o Banco CGD, para tirar essa duvidas.
é que os filh d p da CGD estão a aplicar uma euribor de 4,395% que eu não sei de que Mês é?
sei sim que actualmente a euribor de dezembro é 3,365%.
Já reclamei com o meu gestor de conta, mas amanha vai levar com o contrato e para lhe tirar as duvidas.
é sempre a roubar o zé povinho.
muito obrigado pelo esclarecimento,
é a média do mês que antecede a nova contagem de juros, a média de dezembro, nesse caso. Agora imagina que tinhas assinado a 30 de junho. A média que contaria seria igualmente a de dezembro, coisa que ainda te prejudicaria mais (dado o cenário actual de queda das taxas). Como assinaste a 6, a diferença não é enorme.
Euribor
Antes mais boa Tarde!
Tenho uma duvida que é um pouco pertinente.
Alguém me pode ajudar
O meu Credito Habitanção é indexado a euribor a 6M, e o contrato foi celebrado dia 6-6-2005, quer isto dizer que hoje foi revisto com a taxa indexante ao mes anterior.
A minha questão é como é que eles actualizam esta taxa, é media do mes de dezembro ou é a media desde o dia 6 nov até 6 dez.
obrigado pelas ajuda.
Tenho uma duvida que é um pouco pertinente.
Alguém me pode ajudar

O meu Credito Habitanção é indexado a euribor a 6M, e o contrato foi celebrado dia 6-6-2005, quer isto dizer que hoje foi revisto com a taxa indexante ao mes anterior.
A minha questão é como é que eles actualizam esta taxa, é media do mes de dezembro ou é a media desde o dia 6 nov até 6 dez.
obrigado pelas ajuda.
Camisa,
Abraço
-----------------------------
Olá Camisa,
Não sei se já esclareceste tudo mas depois de ter andado a estudar bem a coisa, e de ter hoje constatado que um amigo meu está com a mesma situação aqui vai:
Se a prestação de Dezembro foi alterada (e subiu) então é porque foi resvista em Novembro com o valor médio de Outubro, que é o valor mais elevado que poderias ter apanhado 5,11%.
Para compensar, irás ser revisto em Fevereiro, com a média de Janeiro e terás a tua prestação alterada para os valores correspondentes a este mês, ou seja vais ter uma queda brutal na tua prestação, onde pagarás quase metade de juros, passas dos 5,11% para menos de 3%.
Pensei que as taxas fossem todas revistas em Dezembro, mas pelos vistos varia de contrato para contrato, a minha foi revista em Dezembro, com valores de Novembro (4,29% [6 meses]) e desceu.
Abraço
Abraço
-----------------------------
Camisa Roxa Escreveu:Boas pessoal, será que alguém me pode esclarecer se a seguinte situação estará correcta?
A taxa do meu empréstimo está indexada à taxa Euribor a 3 meses, tendo sido revista agora dia 25 de Dezembro
Pensei que a prestação iria baixar, contudo subiu e bem, isto estará correcto?
Ainda não averiguei a forma de cálculo mas antes de ir ao banco gostaria só de saber o vosso feedback...
Olá Camisa,
Não sei se já esclareceste tudo mas depois de ter andado a estudar bem a coisa, e de ter hoje constatado que um amigo meu está com a mesma situação aqui vai:
Se a prestação de Dezembro foi alterada (e subiu) então é porque foi resvista em Novembro com o valor médio de Outubro, que é o valor mais elevado que poderias ter apanhado 5,11%.
Para compensar, irás ser revisto em Fevereiro, com a média de Janeiro e terás a tua prestação alterada para os valores correspondentes a este mês, ou seja vais ter uma queda brutal na tua prestação, onde pagarás quase metade de juros, passas dos 5,11% para menos de 3%.
Pensei que as taxas fossem todas revistas em Dezembro, mas pelos vistos varia de contrato para contrato, a minha foi revista em Dezembro, com valores de Novembro (4,29% [6 meses]) e desceu.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
CerealKiler Escreveu:prestação antecipada ou postecipada ? só vais ter diferenças em janeiro (renda antecipada)

... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Camisa Roxa Escreveu:boas pessoal, temos aqui uma locação financeira de um imóvel com as seguintes condições:
- o indexante aplicável ao presente contrato corresponde à média aritmética simples das cotações diárias da Euribor 1m base 365 do mês anterior ao período da contagem dos juros
Entretanto, pelo menos até à renda mensal que venceu dia 15/12/08 a amortização de capital tem sempre diminuído e os juros sempre aumentado.
Não teria de haver já uma diminuição dos juros face à queda da Euribor?
prestação antecipada ou postecipada ? só vais ter diferenças em janeiro (renda antecipada)
boas pessoal, temos aqui uma locação financeira de um imóvel com as seguintes condições:
- o indexante aplicável ao presente contrato corresponde à média aritmética simples das cotações diárias da Euribor 1m base 365 do mês anterior ao período da contagem dos juros
Entretanto, pelo menos até à renda mensal que venceu dia 15/12/08 a amortização de capital tem sempre diminuído e os juros sempre aumentado.

Pastel Escreveu:Moinomutante Escreveu:Boa noite a todos, tenho uma duvida e espero que todos vós me ajudem a esclarecer e a decidir...
Tenho neste momento uma habitação com credito, e tenho a prestação mensal em 720€ arredondando, faltam-me 30 anos de contrato, e estou a pensar em trocar de casa, pq pelo que pago pela mesma alem de ser muito(em relação a casa que é)estou com o valor mais alto, euribor 6 meses(vai ser revisto em abril ou maio), devo 105.000€, e como tenho uns vizinhos de cima horriveis, e tenho uma bebe de 20 meses, problemas com barulhos que já nao se aguenta, e nao os consigo fazer parar, decidi tentar vender a casa ou permuta, mesmo sabendo que vou perder dinheiro, a minha duvida é se algum de vós tem uma minima noção do quanto pode aumentar as taxas de juros daqui para a frente, se vão continuar a descer, se vai começar a subir, enfim, tou com 1 certo receio de isto voltar a subir muito, e depois ficar com uma prestação mto elevada, não sei até que valores me devo endividar, é que nesta casa, já não da, enfim, opiniões precisam-seTenho 1 orçamento mensal a volta dos 2000€, só tenho 1 encargo de 150€ de carro por mais 4 anos!
Abraço a todos
Obrigada
A expectativa é que ainda desçam mais um bocado e que assim se mantenham por algum tempo. Julgo que é consensual (embora a palavra consensual tenha o valor que tem hoje em dia)
Mas se vais contratar agora um novo crédito habitação, espreita sempre nas simulações o cenário +2% para ter uma ideia do cenário alto
Por mera indicação, 105.000€ a 30 anos com a taxa actual e um spread de 0,6% sobre uma eur a 3m dá 495€ de prestação mais seguros
Para ser sincero não compreendo os 720€ referidos com base nos pressupostos fornecidos
Desde já o meu obrigado a ambos, quanto ao valor da prestação por engano meu, não meti os dados correctos, o emprestimo é em 35 anos e de 115.000€ e neste momento faltam-me os tais 30 anos e 105.800€, assim é que está correcto, e o meu spread é de 0.8 e a minha taxa e a mais alta(não sei de cor agora), pq foi revisto em outubro acho, o valor exacto da prestação é de 691.36€ mais seguro 24.82€, ou seja 716,18€, eu ja vi simulações com o aumento de 1 ou 2% da taxa de juro e vai para perto dos 1000 ou 1100 euros as casas que tenho estado a ver, ou seja, dentro do meu rendimento disponivel os tais 2000, parece-me vendo o pior cenario, de a taxa de juro aumentar dentro de 1 ano 2%, talvez seja um encargo demasiado elevado...
Aí reside as minhas maiores duvidas e receios.
Mais uma vez obrigada a ambos pela opinião!
Abraços
- Registado: 2/12/2008 18:20
Moinomutante Escreveu:Boa noite a todos, tenho uma duvida e espero que todos vós me ajudem a esclarecer e a decidir...
Tenho neste momento uma habitação com credito, e tenho a prestação mensal em 720€ arredondando, faltam-me 30 anos de contrato, e estou a pensar em trocar de casa, pq pelo que pago pela mesma alem de ser muito(em relação a casa que é)estou com o valor mais alto, euribor 6 meses(vai ser revisto em abril ou maio), devo 105.000€, e como tenho uns vizinhos de cima horriveis, e tenho uma bebe de 20 meses, problemas com barulhos que já nao se aguenta, e nao os consigo fazer parar, decidi tentar vender a casa ou permuta, mesmo sabendo que vou perder dinheiro, a minha duvida é se algum de vós tem uma minima noção do quanto pode aumentar as taxas de juros daqui para a frente, se vão continuar a descer, se vai começar a subir, enfim, tou com 1 certo receio de isto voltar a subir muito, e depois ficar com uma prestação mto elevada, não sei até que valores me devo endividar, é que nesta casa, já não da, enfim, opiniões precisam-seTenho 1 orçamento mensal a volta dos 2000€, só tenho 1 encargo de 150€ de carro por mais 4 anos!
Abraço a todos
Obrigada
A expectativa é que ainda desçam mais um bocado e que assim se mantenham por algum tempo. Julgo que é consensual (embora a palavra consensual tenha o valor que tem hoje em dia

Mas se vais contratar agora um novo crédito habitação, espreita sempre nas simulações o cenário +2% para ter uma ideia do cenário alto
Por mera indicação, 105.000€ a 30 anos com a taxa actual e um spread de 0,6% sobre uma eur a 3m dá 495€ de prestação mais seguros
Para ser sincero não compreendo os 720€ referidos com base nos pressupostos fornecidos
- Registado: 29/11/2007 11:30
Moinomutante Escreveu:Boa noite a todos, tenho uma duvida e espero que todos vós me ajudem a esclarecer e a decidir...
Abraço a todos
Obrigada
a "bola de cristal" ainda não está implementada como ferramenta de decisão.
Quanto às taxas de juros, quanto mais tempo durar esta recessão/crise/depressão mais tempo estarão em queda/valores baixos.
Se o rendimento é estável e o pensamento é mudar de casa, aconselho uma situação intermédia que pode negociar com os bancos que é um produto apropriado para essa situação. o "troca de casa" permite ter dois empréstimos mas com uma prestação mais baixa calculado sobre médias entre valor dos empréstimos e valor de avaliação dos imóveis,´... na prática vai pagar juros para manter os dois imóveis até à venda do imóvel indesejado. Esta situação pode estar contratada pelo menos por 3 anos (não sei se com a crise já alongaram este prazo).
Aconselho a consultar o BCP, Santander, UCI, pelo menos estes sei que têm esse produto "troca de casa".
Euribor a três meses apenas 29 pontos acima da taxa de juro do BCE(06-01-2009 - 10:34)
As Euribor voltaram a recuar. Completaram a 60ª sessão consecutiva de quedas, levando a taxa interbancária a três meses a aproximar-se do patamar dos 2,75%. Está agora apenas a 29 pontos base acima da taxa de juro de referência definida pelo Banco Central Europeu (BCE).
Segundo os dados da Federação Bancária Europeia (EBF), a Euribor a três meses desceu, hoje, 2,5 pontos base para se fixar nos 2,797%. O diferencial face à taxa directora, de 2,5%, é agora de 29,7 pontos base. Chegou a ser de mais de 160 pontos, aquando do recorde fixado em Outubro.
A taxa interbancária a três meses atingiu o nível mais elevado de sempre no 5,393%, em meados de Outubro. Desde então, a tendência tem sido sempre descendente, com as Euribor a reflectirem as descidas de juros efectuadas pelo BCE e o recuperar da liquidez e da confiança no sector financeiro.
Todas as maturidades têm vindo a reflectir os cortes do BCE e a perspectiva de novas reduções de juros durante este ano. A Euribor a seis meses caiu, hoje, para 2,882%, enquanto a taxa a 12 meses está agora nos 2,959%, depois de ontem ter quebrado em baixa a fasquia dos 3%.
Hoje foi revelado que a inflação na Zona Euro caiu para o nível mais baixo em mais de dois anos, em Dezembro. A taxa ficou-se nos 1,6%, ficando abaixo do limite máximo definido pelo BCE de 2%, pela primeira vez desde Agosto de 2007.
Este dado vem dar maior margem de manobra ao BCE. A autoridade monetária da Zona Euro pode voltar a cortar a taxa de juro, num período marcado pela recessão da economia. Os economistas acreditam que a taxa directora poderá cair já este mês, na reunião da próxima semana.
Fonte: BiG
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Boa noite a todos, tenho uma duvida e espero que todos vós me ajudem a esclarecer e a decidir...
Tenho neste momento uma habitação com credito, e tenho a prestação mensal em 720€ arredondando, faltam-me 30 anos de contrato, e estou a pensar em trocar de casa, pq pelo que pago pela mesma alem de ser muito(em relação a casa que é)estou com o valor mais alto, euribor 6 meses(vai ser revisto em abril ou maio), devo 105.000€, e como tenho uns vizinhos de cima horriveis, e tenho uma bebe de 20 meses, problemas com barulhos que já nao se aguenta, e nao os consigo fazer parar, decidi tentar vender a casa ou permuta, mesmo sabendo que vou perder dinheiro, a minha duvida é se algum de vós tem uma minima noção do quanto pode aumentar as taxas de juros daqui para a frente, se vão continuar a descer, se vai começar a subir, enfim, tou com 1 certo receio de isto voltar a subir muito, e depois ficar com uma prestação mto elevada, não sei até que valores me devo endividar, é que nesta casa, já não da, enfim, opiniões precisam-se
Tenho 1 orçamento mensal a volta dos 2000€, só tenho 1 encargo de 150€ de carro por mais 4 anos!
Abraço a todos
Obrigada
Tenho neste momento uma habitação com credito, e tenho a prestação mensal em 720€ arredondando, faltam-me 30 anos de contrato, e estou a pensar em trocar de casa, pq pelo que pago pela mesma alem de ser muito(em relação a casa que é)estou com o valor mais alto, euribor 6 meses(vai ser revisto em abril ou maio), devo 105.000€, e como tenho uns vizinhos de cima horriveis, e tenho uma bebe de 20 meses, problemas com barulhos que já nao se aguenta, e nao os consigo fazer parar, decidi tentar vender a casa ou permuta, mesmo sabendo que vou perder dinheiro, a minha duvida é se algum de vós tem uma minima noção do quanto pode aumentar as taxas de juros daqui para a frente, se vão continuar a descer, se vai começar a subir, enfim, tou com 1 certo receio de isto voltar a subir muito, e depois ficar com uma prestação mto elevada, não sei até que valores me devo endividar, é que nesta casa, já não da, enfim, opiniões precisam-se

Abraço a todos
Obrigada
- Registado: 2/12/2008 18:20
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Investbem, niceboy, PAULOJOAO, Pmart 1 e 169 visitantes