Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 8/7/2008 1:16

Caro Empirico, o valor contabilistico dos capitais próprios por acção que estão apresentados no quadro são relativos às demonstrações individuais ou consolidadas? É que se for pelas contas consolidadas pelas minhas contas não batem com esses valores, por explo. Altri tenho um valor de 1,17 de VC.

As boas empresas raramente chegam a ter um PER de 10 e elas são uma minoria. A Brisa por exemplo, a meu ver pelo seu histórico o PER mais baixo foi de 14.

Registado: 29/11/2007 11:19

Empirico

por Rasputine1973 » 8/7/2008 0:36

Viva

Parabéns ao empirico pela sistematização da sua forma de investir.

Apenas uma nota: este método, pelo que percebi, utiliza sempre o PER 10 como referência para definição dos preços de compra, independentemente do negócio.

Quanto a mim, isto vai originar enviesamentos (EDP e BRISA, por exemplo, dificilmente satisfarão as condições de entrada).

Está prevista alguma forma de correcção destes desvios?

Um abraço
KISS: Keep It Short and Simple

Registado: 14/2/2003 13:07

por Virgilio67 » 8/7/2008 0:14

empirico1 Escreveu:Relativamente há pergunta:

- Se Obama ganhar as eleições Americanas acham que o Bear Market continuará?

Pessoalmente, acredito que a vitória de Obama vai significar a aproximação dos americanos com os Árabes e todos aqueles que retaliam os americanos.

Deve-se ampliar a cooperação entre os povos e consequentemente uma nova dinâmica económica.

Para os profetas do mal, não se esqueçam que milhões de pessoas só agora começam a ter algum poder de compra e que estão no inicío do consumo, isto acontece na Ásia, no Pacifico, na África e mesmo no Japão.

Esta queda bolsista não se deveu pelos fundamentais económicos, mas sim por uma crise de crédito que retira a liquidez aos mercados e que provoca pressão vendedora. É consequência desta crise o agravamento dos fundamentais, mas empresas e as pessoas rápidamente se vão ajustar e havendo liquidez na economia o processo de crescimento económico vai continuar!

Enquanto isto não acontece, procuro investir de forma selectiva em empresas com bons fundamentais e com uma dívida controlada. Por esta razão destaquei Sonae Indústria, BANIF e SONAE SGPS em detrimento da Teixeira Duarte, já que a divida é elevada e se a regulação do mercado demorar mais que o previsto pode provocar sérios problemas na gestão da empresa.

Acredito que com a eleição de Obama as coisas possam serenar muito. Só espero que tenha razão em relação ao resto pois parece-me muito optimista. Como disse antes, espero que tenha razão e que o mercado recupere.

Quero também dizer que sigo este tópico com a maior atenção, sendo um dos meus preferidos. Espero que continue.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por empirico1 » 8/7/2008 0:14

Cali Escreveu:Este post não tem sumo. Pretende apenas revelar-vos o segredo por detrás de um avatar que já tinha anos. Pela primeira vez perdi a vergonha, e posso finalmente mostrar o que sempre esteve oculto pelo meu sobretudo! Sou livre, ohohohoh! :lol:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 5/6/2008 22:23

por Cali » 8/7/2008 0:11

Este post não tem sumo. Pretende apenas revelar-vos o segredo por detrás de um avatar que já tinha anos. Pela primeira vez perdi a vergonha, e posso finalmente mostrar o que sempre esteve oculto pelo meu sobretudo! Sou livre, ohohohoh! :lol:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por empirico1 » 8/7/2008 0:08

Virgilio67 Escreveu:
empirico1 Escreveu:Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).

O sublinhado a Verde na zona de Potencial, significa as minhas 3 acções preferidas para a minha Carteira de Longo Prazo.

artista Escreveu:Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar! :)

Já agora gostaria que comentasses o valor de compra da Galp, tão longe do seu Per10. Não seria admissível que na Galp se pudesse entrar com um per menos favorável tendo em conta que a empresa deverá crescer bastante com as explorações de petróleo no Brasil?!

Um abraço

artista

Empírico, para além da Portucel, também o BPI, antes a 2.73€ e o Banif a 2.10€ tinham valores diferentes de entrada. Pelo menos nestes detectei diferença. Há alguma justificação?
Já agora, segundo estes valores, o BPI vale menos do que o Banif?

Virgilio,

Houve um erro de células que já está corrigido no 2º quadro.

Mais uma vez as minhas desculpas pelo sucedido.

por Virgilio67 » 8/7/2008 0:06

Peço desculpa, mas estavamos a escrever ao mesmo tempo e não tinha visto o quadro corrigido.
Virgilio67

por empirico1 » 8/7/2008 0:05

artista Escreveu:Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar! :)

Já agora gostaria que comentasses o valor de compra da Galp, tão longe do seu Per10. Não seria admissível que na Galp se pudesse entrar com um per menos favorável tendo em conta que a empresa deverá crescer bastante com as explorações de petróleo no Brasil?!

Um abraço

artista

Artista,

Obrigado pelo reparo já que efectivamente o quadro antrior tinha alguns erros.

Quanto a Galp:

O PER 10 é um indicativo, não me baseio para o valor de compra em exclusivo pelo PER daí o afastamento da zona de compra. Para a minha Carteira de Longo Prazo sou mais conservador, nunca assumo compras com a cotação a valer mais que 2,5x o valor Contabilistico, independentemente do seu potencial de crescimento.

por Virgilio67 » 8/7/2008 0:04

empirico1 Escreveu:Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).

O sublinhado a Verde na zona de Potencial, significa as minhas 3 acções preferidas para a minha Carteira de Longo Prazo.

Um abraço

artista

Empírico, para além da Portucel, também o BPI, antes a 2.73€ e o Banif a 2.10€ tinham valores diferentes de entrada. Pelo menos nestes detectei diferença. Há alguma justificação?
Já agora, segundo estes valores, o BPI vale menos do que o Banif?
Virgilio67

por EuroVerde » 8/7/2008 0:03

empirico1 Escreveu:
ArturRendeiro Escreveu:nunca mais ng fala neste topico???

Aqui neste tópico não há pressas :wink:

É intrinseco ao investidor de longo prazo ser calmo e ter olho cirurgico, as oportunidades não costumam fugir rapidamente.

É muito bom ter pessoas da sabedoria do Empirico no caldeirão e tenho que confessar que este tópico é o meu preferido com o qual estou a aprender imenso.
Até este pormenor de "não haver pressas" no tópico se revela curioso! :wink:

por empirico1 » 8/7/2008 0:01

O quadro atrás tinha as cotações erradas e alguns erros no valor de compra que já foram corrigidos.

As minhas desculpas.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (475.93 KiB) Visualizado 4539 vezes

por artista_ » 7/7/2008 23:51

Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar! :)

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por empirico1 » 7/7/2008 23:42

ArturRendeiro Escreveu:nunca mais ng fala neste topico???

Aqui neste tópico não há pressas :wink:

É intrinseco ao investidor de longo prazo ser calmo e ter olho cirurgico, as oportunidades não costumam fugir rapidamente.

por empirico1 » 7/7/2008 23:33

Relativamente há pergunta:

- Se Obama ganhar as eleições Americanas acham que o Bear Market continuará?

Pessoalmente, acredito que a vitória de Obama vai significar a aproximação dos americanos com os Árabes e todos aqueles que retaliam os americanos.

Deve-se ampliar a cooperação entre os povos e consequentemente uma nova dinâmica económica.

Para os profetas do mal, não se esqueçam que milhões de pessoas só agora começam a ter algum poder de compra e que estão no inicío do consumo, isto acontece na Ásia, no Pacifico, na África e mesmo no Japão.

Esta queda bolsista não se deveu pelos fundamentais económicos, mas sim por uma crise de crédito que retira a liquidez aos mercados e que provoca pressão vendedora. É consequência desta crise o agravamento dos fundamentais, mas empresas e as pessoas rápidamente se vão ajustar e havendo liquidez na economia o processo de crescimento económico vai continuar!

Enquanto isto não acontece, procuro investir de forma selectiva em empresas com bons fundamentais e com uma dívida controlada. Por esta razão destaquei Sonae Indústria, BANIF e SONAE SGPS em detrimento da Teixeira Duarte, já que a divida é elevada e se a regulação do mercado demorar mais que o previsto pode provocar sérios problemas na gestão da empresa.

por empirico1 » 7/7/2008 23:15

Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).

Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (475.93 KiB) Visualizado 3944 vezes

por ArturRendeiro » 7/7/2008 17:27

nunca mais ng fala neste topico???

Registado: 4/12/2007 0:23

por EuroVerde » 3/7/2008 23:12

empirico1 Escreveu:Já agora uma pergunta aos frequentadores do tópico.

Se Obama ganhar as eleições Americanas acham que o Bear Market continuará?

Um investidor de longo prazo, deve pensar para além das empresas que analisa no contexto politico, económico e social para gerir os seus fluxos de liquidez, daí a pergunta que coloco.

Quase tenho 99% de certezas que Mr. Obama será o próximo presidente Americano.
Se bem que até Novembro ainda falta 4 meses e até lá ainda pode ocorrer imensa coisa no panorama internacional.

Mesmo na eminência de uma guerra com o Irão, este pode sentir-se pressionado demais e bloquear de vez o estreito de Ormutz por onde passam 40% de todo o petróleo do Médio Oriente rumo ao resto do mundo. Pode acontecer nem que seja por um pequeno periodo de tempo. E aí, creio que as bolsas possam mesmo descontar bastante. Por outro lado, temos nós da história que, a maior parte da subida do petróleo em 73/74 deu-se entre Outubro de 1973 com o início do embargo, até Março de 1974 com o seu final. Podemos constatar que a queda de 50% do S&P500 em 73/74 já se tinha iniciado levemente antes mesmo do embargo petrolífero, mas só viria a acelerar definitivamente após o final deste, muito provavelmente com a chegada efectiva das consequências económicas e recessão.
O mesmo poderá acontecer em maior escala porque actualmente temos ainda uma crise financeira por resolver e não é o Obama que a resolve. :idea:

por empirico1 » 3/7/2008 21:19

Já agora uma pergunta aos frequentadores do tópico.

Se Obama ganhar as eleições Americanas acham que o Bear Market continuará?

Um investidor de longo prazo, deve pensar para além das empresas que analisa no contexto politico, económico e social para gerir os seus fluxos de liquidez, daí a pergunta que coloco.

por empirico1 » 3/7/2008 21:15

A minha avaliação são 7,35€ , a zona de compra é que são os 4,04€ :)

Se visualizares o gráfico de longo prazo desde 2000 é notório que o pior ano foi o de 2003 e que correspondeu ao VC mais baixo da empresa. Nesse ano o VC da SONI era de 1,83€ e mesmo assim o P/VC andou na zona de 1,20.

Neste momento, imcompreensivelmente,o P/VC está a 0,54.Historicamente a acção nunca teve um P/VC abaixo de 1. Sou de opinião que isto é um enorme erro dos accionistas e o que está a acontecer só se deve a alguma irracionalidade por um lado e ao falta de liquidez no mercado.

Os investidores que guardaram a liquidez, como são uma grande minoria(o dinheiro está muito caro), agora exigem prémios elevados e aguardam por liquidações totais. Algumas cotadas, caso da SONI que já está de borla, estão a sofrer devido a este fenómeno.

Repara que pelas contas conhecidas se a SONI fecha-se hoje vende-se todos os seus bens e pagasse todas as suas dividas cada investidor tinha direito a 3,97€ mais 119% que o valor da cotação actual!

por EuroVerde » 3/7/2008 20:42

Caro empirico1
Nas empresas ciclicas o Valor Contabilistico tende a degradar-se em alturas dificeis.
Relativamente à Soane Indústria não acha que isso pode acontecer e baixar bastante mais no próximo ano?
A empresa está a encerrar fábricas para remodelação de máquinas e porque a procura do produto final não está a ser suficiente para manter todas as fábricas em funcionamento, como consequência da crise imobiliária.
Até onde poderá cair o preço da Sonae Industria?
Não estará a sua avaliação dos 4 euros um pouco optimista? :roll:

abraço

por artista_ » 3/7/2008 20:30

empirico1 Escreveu:Mal me seja possivel deixo aqui a minha analise fundamental ao BCP e REN.

No tópico da Ren falei em te pedir uma analise aos fundamentais da Ren, não sei se viste?! não tive tempo de vir aqui fazer-te o pedido, de qualquer forma parece que já está para sair! :wink:

empirico1 Escreveu:Como encontro o "Valor Justo" para a venda?

Se eu procuro negócios, para além de outros factores de avaliação, com P/VC abaixo de 1,2 uma boa estratégia é vender a posição no P/VC de 2,5.

Exemplo:

Avaliando a Teixeira Duarte que actualmente têm um P/VC para os resultados estimados de 2008 de 0,57 colocando o valor de venda para um P/VC de 2,50, significa que devo fechar a posição quando a cotação chegar aos 3,51€.

Este elevado prémio, que muitos investidores podem ficar admirados, deve-se ao facto de um P/VC de 0,57 na minha opinião deve-se ao facto do o mercado questionar a viabilidade da empresa. P/VC abaixo de 0,80 normalmente ou os investidores ficaram em pânico e não estão a ser minimamente racionais ou acreditam na falência da empresa.

Não achas que aqui a AT pode também ter uma papel importante?!

Em relação à TDU, eu sinceramente custa-me a acreditar que volte acima dos 3 euros, pelo menos nos próximos anos, mas é apenas um feeling, olhando para o gráfico custa-me a imagiar uma subida depois de uma queda tão violenta...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por empirico1 » 3/7/2008 19:49

Mal me seja possivel deixo aqui a minha analise fundamental ao BCP e REN.

QUANDO VENDER UMA ACÇÃO?

Para eu vender uma acção tenho que concluir que a acção que eu tenho já não cumpre os critérios de inclusão do meu portfólio, devido a subida da cotação ou deterioração na gestão da empresa (existem acções que apesar de as suas cotações terem valores abaixo do valor de compra quando avaliadas como baratas, posteriormente a deterioração do desempenho agrava-se e tornam-se caras).

Outro factor que me pode levar a vender é encontrar uma acção com maior potencial de rentabilidade independentemente da acção que eu tenha em Carteira tenha ou não, atingido o Valor justo.

Como encontro o "Valor Justo" para a venda?

Se eu procuro negócios, para além de outros factores de avaliação, com P/VC abaixo de 1,2 uma boa estratégia é vender a posição no P/VC de 2,5.

Exemplo:

Avaliando a Teixeira Duarte que actualmente têm um P/VC para os resultados estimados de 2008 de 0,57 colocando o valor de venda para um P/VC de 2,50, significa que devo fechar a posição quando a cotação chegar aos 3,51€.

Este elevado prémio, que muitos investidores podem ficar admirados, deve-se ao facto de um P/VC de 0,57 na minha opinião deve-se ao facto do o mercado questionar a viabilidade da empresa. P/VC abaixo de 0,80 normalmente ou os investidores ficaram em pânico e não estão a ser minimamente racionais ou acreditam na falência da empresa.

por CerealKiler » 3/7/2008 12:32

Caro Empirico1, quando tiver oportunidade gostaria de ter as suas contas relativas ao BCP, após aumento de capital.

Obrigado.

Registado: 1/4/2008 17:29

por StockGalaxy » 3/7/2008 8:39

EuroVerde Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
cmcf_CALD Escreveu:empirico1,
como é que vez a JMT a nivel fundamental?Abraço.

Se reparares bem o empirico1 já falou logo nos primeiros comentários sobre a JM. Que se encontra cara.

pois por isso é que subiu + de 10% :mrgreen:

Pedro
A JM está cara!
Ela subiu 10% num dia porque como sabes no dia anterior tinha descido quase outro tanto.
São oscilações do mercado diárias e com risco.
Aqui neste tópico fala-se de fundamentais e de investimento a Longo Prazo e não de movimentos diários.
A meu ver a JM tem bons fundamentais mas para isso pagas um elevado preço se a quiseres ter em carteira, o que é um risco.

Abraço

EuroVerde,

Se a JM está cara quel é o real valor da empresa?
Porque é que está cara?

Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por EuroVerde » 2/7/2008 23:12

Pedro Miguel Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
cmcf_CALD Escreveu:empirico1,
como é que vez a JMT a nivel fundamental?Abraço.

Se reparares bem o empirico1 já falou logo nos primeiros comentários sobre a JM. Que se encontra cara.

pois por isso é que subiu + de 10% :mrgreen:

Pedro
A JM está cara!
Ela subiu 10% num dia porque como sabes no dia anterior tinha descido quase outro tanto.
São oscilações do mercado diárias e com risco.
Aqui neste tópico fala-se de fundamentais e de investimento a Longo Prazo e não de movimentos diários.
A meu ver a JM tem bons fundamentais mas para isso pagas um elevado preço se a quiseres ter em carteira, o que é um risco.

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 355 visitantes