Investidor de longo prazo
Caro Empirico, o valor contabilistico dos capitais próprios por acção que estão apresentados no quadro são relativos às demonstrações individuais ou consolidadas? É que se for pelas contas consolidadas pelas minhas contas não batem com esses valores, por explo. Altri tenho um valor de 1,17 de VC.
As boas empresas raramente chegam a ter um PER de 10 e elas são uma minoria. A Brisa por exemplo, a meu ver pelo seu histórico o PER mais baixo foi de 14.
As boas empresas raramente chegam a ter um PER de 10 e elas são uma minoria. A Brisa por exemplo, a meu ver pelo seu histórico o PER mais baixo foi de 14.
Empirico
Viva
Parabéns ao empirico pela sistematização da sua forma de investir.
Apenas uma nota: este método, pelo que percebi, utiliza sempre o PER 10 como referência para definição dos preços de compra, independentemente do negócio.
Quanto a mim, isto vai originar enviesamentos (EDP e BRISA, por exemplo, dificilmente satisfarão as condições de entrada).
Está prevista alguma forma de correcção destes desvios?
Um abraço
Parabéns ao empirico pela sistematização da sua forma de investir.
Apenas uma nota: este método, pelo que percebi, utiliza sempre o PER 10 como referência para definição dos preços de compra, independentemente do negócio.
Quanto a mim, isto vai originar enviesamentos (EDP e BRISA, por exemplo, dificilmente satisfarão as condições de entrada).
Está prevista alguma forma de correcção destes desvios?
Um abraço
KISS: Keep It Short and Simple
- Registado: 14/2/2003 13:07
empirico1 Escreveu:Relativamente há pergunta:
- Se Obama ganhar as eleições Americanas acham que o Bear Market continuará?
Pessoalmente, acredito que a vitória de Obama vai significar a aproximação dos americanos com os Árabes e todos aqueles que retaliam os americanos.
Deve-se ampliar a cooperação entre os povos e consequentemente uma nova dinâmica económica.
Para os profetas do mal, não se esqueçam que milhões de pessoas só agora começam a ter algum poder de compra e que estão no inicío do consumo, isto acontece na Ásia, no Pacifico, na África e mesmo no Japão.
Esta queda bolsista não se deveu pelos fundamentais económicos, mas sim por uma crise de crédito que retira a liquidez aos mercados e que provoca pressão vendedora. É consequência desta crise o agravamento dos fundamentais, mas empresas e as pessoas rápidamente se vão ajustar e havendo liquidez na economia o processo de crescimento económico vai continuar!
Enquanto isto não acontece, procuro investir de forma selectiva em empresas com bons fundamentais e com uma dívida controlada. Por esta razão destaquei Sonae Indústria, BANIF e SONAE SGPS em detrimento da Teixeira Duarte, já que a divida é elevada e se a regulação do mercado demorar mais que o previsto pode provocar sérios problemas na gestão da empresa.
Acredito que com a eleição de Obama as coisas possam serenar muito. Só espero que tenha razão em relação ao resto pois parece-me muito optimista. Como disse antes, espero que tenha razão e que o mercado recupere.
Quero também dizer que sigo este tópico com a maior atenção, sendo um dos meus preferidos. Espero que continue.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67
Virgilio67
Cali Escreveu:Este post não tem sumo. Pretende apenas revelar-vos o segredo por detrás de um avatar que já tinha anos. Pela primeira vez perdi a vergonha, e posso finalmente mostrar o que sempre esteve oculto pelo meu sobretudo! Sou livre, ohohohoh!

- Registado: 5/6/2008 22:23
Este post não tem sumo. Pretende apenas revelar-vos o segredo por detrás de um avatar que já tinha anos. Pela primeira vez perdi a vergonha, e posso finalmente mostrar o que sempre esteve oculto pelo meu sobretudo! Sou livre, ohohohoh! 

------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Virgilio67 Escreveu:empirico1 Escreveu:Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).
O sublinhado a Verde na zona de Potencial, significa as minhas 3 acções preferidas para a minha Carteira de Longo Prazo.artista Escreveu:Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar!![]()
Já agora gostaria que comentasses o valor de compra da Galp, tão longe do seu Per10. Não seria admissível que na Galp se pudesse entrar com um per menos favorável tendo em conta que a empresa deverá crescer bastante com as explorações de petróleo no Brasil?!
Um abraço
artista
Empírico, para além da Portucel, também o BPI, antes a 2.73€ e o Banif a 2.10€ tinham valores diferentes de entrada. Pelo menos nestes detectei diferença. Há alguma justificação?
Já agora, segundo estes valores, o BPI vale menos do que o Banif?
Virgilio,
Houve um erro de células que já está corrigido no 2º quadro.
Mais uma vez as minhas desculpas pelo sucedido.
artista Escreveu:Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar!![]()
Já agora gostaria que comentasses o valor de compra da Galp, tão longe do seu Per10. Não seria admissível que na Galp se pudesse entrar com um per menos favorável tendo em conta que a empresa deverá crescer bastante com as explorações de petróleo no Brasil?!
Um abraço
artista
Artista,
Obrigado pelo reparo já que efectivamente o quadro antrior tinha alguns erros.
Quanto a Galp:
O PER 10 é um indicativo, não me baseio para o valor de compra em exclusivo pelo PER daí o afastamento da zona de compra. Para a minha Carteira de Longo Prazo sou mais conservador, nunca assumo compras com a cotação a valer mais que 2,5x o valor Contabilistico, independentemente do seu potencial de crescimento.
empirico1 Escreveu:Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).
O sublinhado a Verde na zona de Potencial, significa as minhas 3 acções preferidas para a minha Carteira de Longo Prazo.
artista Escreveu:Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar!![]()
Um abraço
artista
Empírico, para além da Portucel, também o BPI, antes a 2.73€ e o Banif a 2.10€ tinham valores diferentes de entrada. Pelo menos nestes detectei diferença. Há alguma justificação?
Já agora, segundo estes valores, o BPI vale menos do que o Banif?
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67
Virgilio67
empirico1 Escreveu:ArturRendeiro Escreveu:nunca mais ng fala neste topico???
Aqui neste tópico não há pressas![]()
É intrinseco ao investidor de longo prazo ser calmo e ter olho cirurgico, as oportunidades não costumam fugir rapidamente.
É muito bom ter pessoas da sabedoria do Empirico no caldeirão e tenho que confessar que este tópico é o meu preferido com o qual estou a aprender imenso.
Até este pormenor de "não haver pressas" no tópico se revela curioso!

Olá Empirico, fui eu que vi mal ou tinhas definido 1,26€ o valor de entrada na Portucel?! Fiquei com essa idéia mas estou com preguiça de ir procurar!
Um abraço
artista

Um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Relativamente há pergunta:
Pessoalmente, acredito que a vitória de Obama vai significar a aproximação dos americanos com os Árabes e todos aqueles que retaliam os americanos.
Deve-se ampliar a cooperação entre os povos e consequentemente uma nova dinâmica económica.
Para os profetas do mal, não se esqueçam que milhões de pessoas só agora começam a ter algum poder de compra e que estão no inicío do consumo, isto acontece na Ásia, no Pacifico, na África e mesmo no Japão.
Esta queda bolsista não se deveu pelos fundamentais económicos, mas sim por uma crise de crédito que retira a liquidez aos mercados e que provoca pressão vendedora. É consequência desta crise o agravamento dos fundamentais, mas empresas e as pessoas rápidamente se vão ajustar e havendo liquidez na economia o processo de crescimento económico vai continuar!
Enquanto isto não acontece, procuro investir de forma selectiva em empresas com bons fundamentais e com uma dívida controlada. Por esta razão destaquei Sonae Indústria, BANIF e SONAE SGPS em detrimento da Teixeira Duarte, já que a divida é elevada e se a regulação do mercado demorar mais que o previsto pode provocar sérios problemas na gestão da empresa.
Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).
O sublinhado a Verde na zona de Potencial, significa as minhas 3 acções preferidas para a minha Carteira de Longo Prazo.
- Anexos
-
- VALOR PSI20.bmp (475.93 KiB) Visualizado 3944 vezes
empirico1 Escreveu:Já agora uma pergunta aos frequentadores do tópico.
Se Obama ganhar as eleições Americanas acham que o Bear Market continuará?
Um investidor de longo prazo, deve pensar para além das empresas que analisa no contexto politico, económico e social para gerir os seus fluxos de liquidez, daí a pergunta que coloco.
Quase tenho 99% de certezas que Mr. Obama será o próximo presidente Americano.
Se bem que até Novembro ainda falta 4 meses e até lá ainda pode ocorrer imensa coisa no panorama internacional.
Mesmo na eminência de uma guerra com o Irão, este pode sentir-se pressionado demais e bloquear de vez o estreito de Ormutz por onde passam 40% de todo o petróleo do Médio Oriente rumo ao resto do mundo. Pode acontecer nem que seja por um pequeno periodo de tempo. E aí, creio que as bolsas possam mesmo descontar bastante. Por outro lado, temos nós da história que, a maior parte da subida do petróleo em 73/74 deu-se entre Outubro de 1973 com o início do embargo, até Março de 1974 com o seu final. Podemos constatar que a queda de 50% do S&P500 em 73/74 já se tinha iniciado levemente antes mesmo do embargo petrolífero, mas só viria a acelerar definitivamente após o final deste, muito provavelmente com a chegada efectiva das consequências económicas e recessão.
O mesmo poderá acontecer em maior escala porque actualmente temos ainda uma crise financeira por resolver e não é o Obama que a resolve.

Já agora uma pergunta aos frequentadores do tópico.
Um investidor de longo prazo, deve pensar para além das empresas que analisa no contexto politico, económico e social para gerir os seus fluxos de liquidez, daí a pergunta que coloco.
A minha avaliação são 7,35€ , a zona de compra é que são os 4,04€
Se visualizares o gráfico de longo prazo desde 2000 é notório que o pior ano foi o de 2003 e que correspondeu ao VC mais baixo da empresa. Nesse ano o VC da SONI era de 1,83€ e mesmo assim o P/VC andou na zona de 1,20.
Neste momento, imcompreensivelmente,o P/VC está a 0,54.Historicamente a acção nunca teve um P/VC abaixo de 1. Sou de opinião que isto é um enorme erro dos accionistas e o que está a acontecer só se deve a alguma irracionalidade por um lado e ao falta de liquidez no mercado.
Os investidores que guardaram a liquidez, como são uma grande minoria(o dinheiro está muito caro), agora exigem prémios elevados e aguardam por liquidações totais. Algumas cotadas, caso da SONI que já está de borla, estão a sofrer devido a este fenómeno.
Repara que pelas contas conhecidas se a SONI fecha-se hoje vende-se todos os seus bens e pagasse todas as suas dividas cada investidor tinha direito a 3,97€ mais 119% que o valor da cotação actual!

Se visualizares o gráfico de longo prazo desde 2000 é notório que o pior ano foi o de 2003 e que correspondeu ao VC mais baixo da empresa. Nesse ano o VC da SONI era de 1,83€ e mesmo assim o P/VC andou na zona de 1,20.
Neste momento, imcompreensivelmente,o P/VC está a 0,54.Historicamente a acção nunca teve um P/VC abaixo de 1. Sou de opinião que isto é um enorme erro dos accionistas e o que está a acontecer só se deve a alguma irracionalidade por um lado e ao falta de liquidez no mercado.
Os investidores que guardaram a liquidez, como são uma grande minoria(o dinheiro está muito caro), agora exigem prémios elevados e aguardam por liquidações totais. Algumas cotadas, caso da SONI que já está de borla, estão a sofrer devido a este fenómeno.
Repara que pelas contas conhecidas se a SONI fecha-se hoje vende-se todos os seus bens e pagasse todas as suas dividas cada investidor tinha direito a 3,97€ mais 119% que o valor da cotação actual!
Caro empirico1
Nas empresas ciclicas o Valor Contabilistico tende a degradar-se em alturas dificeis.
Relativamente à Soane Indústria não acha que isso pode acontecer e baixar bastante mais no próximo ano?
A empresa está a encerrar fábricas para remodelação de máquinas e porque a procura do produto final não está a ser suficiente para manter todas as fábricas em funcionamento, como consequência da crise imobiliária.
Até onde poderá cair o preço da Sonae Industria?
Não estará a sua avaliação dos 4 euros um pouco optimista?
abraço
Nas empresas ciclicas o Valor Contabilistico tende a degradar-se em alturas dificeis.
Relativamente à Soane Indústria não acha que isso pode acontecer e baixar bastante mais no próximo ano?
A empresa está a encerrar fábricas para remodelação de máquinas e porque a procura do produto final não está a ser suficiente para manter todas as fábricas em funcionamento, como consequência da crise imobiliária.
Até onde poderá cair o preço da Sonae Industria?
Não estará a sua avaliação dos 4 euros um pouco optimista?

abraço
empirico1 Escreveu:Mal me seja possivel deixo aqui a minha analise fundamental ao BCP e REN.
No tópico da Ren falei em te pedir uma analise aos fundamentais da Ren, não sei se viste?! não tive tempo de vir aqui fazer-te o pedido, de qualquer forma parece que já está para sair!

empirico1 Escreveu:Como encontro o "Valor Justo" para a venda?
Se eu procuro negócios, para além de outros factores de avaliação, com P/VC abaixo de 1,2 uma boa estratégia é vender a posição no P/VC de 2,5.
Exemplo:
Avaliando a Teixeira Duarte que actualmente têm um P/VC para os resultados estimados de 2008 de 0,57 colocando o valor de venda para um P/VC de 2,50, significa que devo fechar a posição quando a cotação chegar aos 3,51€.
Este elevado prémio, que muitos investidores podem ficar admirados, deve-se ao facto de um P/VC de 0,57 na minha opinião deve-se ao facto do o mercado questionar a viabilidade da empresa. P/VC abaixo de 0,80 normalmente ou os investidores ficaram em pânico e não estão a ser minimamente racionais ou acreditam na falência da empresa.
Não achas que aqui a AT pode também ter uma papel importante?!
Em relação à TDU, eu sinceramente custa-me a acreditar que volte acima dos 3 euros, pelo menos nos próximos anos, mas é apenas um feeling, olhando para o gráfico custa-me a imagiar uma subida depois de uma queda tão violenta...
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Mal me seja possivel deixo aqui a minha analise fundamental ao BCP e REN.
QUANDO VENDER UMA ACÇÃO?
Para eu vender uma acção tenho que concluir que a acção que eu tenho já não cumpre os critérios de inclusão do meu portfólio, devido a subida da cotação ou deterioração na gestão da empresa (existem acções que apesar de as suas cotações terem valores abaixo do valor de compra quando avaliadas como baratas, posteriormente a deterioração do desempenho agrava-se e tornam-se caras).
Outro factor que me pode levar a vender é encontrar uma acção com maior potencial de rentabilidade independentemente da acção que eu tenha em Carteira tenha ou não, atingido o Valor justo.
Como encontro o "Valor Justo" para a venda?
Se eu procuro negócios, para além de outros factores de avaliação, com P/VC abaixo de 1,2 uma boa estratégia é vender a posição no P/VC de 2,5.
Exemplo:
Avaliando a Teixeira Duarte que actualmente têm um P/VC para os resultados estimados de 2008 de 0,57 colocando o valor de venda para um P/VC de 2,50, significa que devo fechar a posição quando a cotação chegar aos 3,51€.
Este elevado prémio, que muitos investidores podem ficar admirados, deve-se ao facto de um P/VC de 0,57 na minha opinião deve-se ao facto do o mercado questionar a viabilidade da empresa. P/VC abaixo de 0,80 normalmente ou os investidores ficaram em pânico e não estão a ser minimamente racionais ou acreditam na falência da empresa.
QUANDO VENDER UMA ACÇÃO?
Para eu vender uma acção tenho que concluir que a acção que eu tenho já não cumpre os critérios de inclusão do meu portfólio, devido a subida da cotação ou deterioração na gestão da empresa (existem acções que apesar de as suas cotações terem valores abaixo do valor de compra quando avaliadas como baratas, posteriormente a deterioração do desempenho agrava-se e tornam-se caras).
Outro factor que me pode levar a vender é encontrar uma acção com maior potencial de rentabilidade independentemente da acção que eu tenha em Carteira tenha ou não, atingido o Valor justo.
Como encontro o "Valor Justo" para a venda?
Exemplo:
EuroVerde Escreveu:Pedro Miguel Escreveu:EuroVerde Escreveu:cmcf_CALD Escreveu:empirico1,
como é que vez a JMT a nivel fundamental?Abraço.
Se reparares bem o empirico1 já falou logo nos primeiros comentários sobre a JM. Que se encontra cara.
pois por isso é que subiu + de 10%
Pedro
A JM está cara!
Ela subiu 10% num dia porque como sabes no dia anterior tinha descido quase outro tanto.
São oscilações do mercado diárias e com risco.
Aqui neste tópico fala-se de fundamentais e de investimento a Longo Prazo e não de movimentos diários.
A meu ver a JM tem bons fundamentais mas para isso pagas um elevado preço se a quiseres ter em carteira, o que é um risco.
Abraço
EuroVerde,
Se a JM está cara quel é o real valor da empresa?
Porque é que está cara?
Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Pedro Miguel Escreveu:EuroVerde Escreveu:cmcf_CALD Escreveu:empirico1,
como é que vez a JMT a nivel fundamental?Abraço.
Se reparares bem o empirico1 já falou logo nos primeiros comentários sobre a JM. Que se encontra cara.
pois por isso é que subiu + de 10%
Pedro
A JM está cara!
Ela subiu 10% num dia porque como sabes no dia anterior tinha descido quase outro tanto.
São oscilações do mercado diárias e com risco.
Aqui neste tópico fala-se de fundamentais e de investimento a Longo Prazo e não de movimentos diários.
A meu ver a JM tem bons fundamentais mas para isso pagas um elevado preço se a quiseres ter em carteira, o que é um risco.
Abraço