Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maromatics » 10/11/2007 19:18

Phil...

A minha avó dizia que quando o mercado não desce...sobe.

:mrgreen:

Mas a experiência mostra que as subidas, e sobretudo as quedas não são lineares.

Mostra também que habitualmente, quando não estamos em bear market, shortar é bastante mais arriscado do que entrar longo, porque a normal direcção do mercado é para cima.

E ainda não estamos num bear market, não houve nem está a haver nenhum crash, e para já estamos apenas a corrigir.

Se estás à vontade como day trader, então para ti nada disto é novidade, e por isso não precisas de conselhos.

Eu é que, quando escrevo aqui, tento deixar uma mensagem para todos, incluindo aqueles que estão a começar ou já são iniciados, e por isso muitas vezes digo coisas que para os mais experientes são "la palice".

Faço-o por uma razão simples: tive pena que, quando eu comecei, ninguém me tivesse mostrado certas coisas, e que tivesse tido que pagar com a carteira pelas explicações.

Acredito que tenho o dever de partilhar o meu conhecimento, e também acredito que ao fazê-lo colho opiniões de outras pessoas que podem mostrar as minhas falhas e ajudar-me a evoluir.

É disso que gosto no caldeirão: do enorme valor que é criado para todos os níveis de experiência de trading.

Abr.,

Registado: 25/1/2007 18:53

por philokokus » 10/11/2007 19:07

Boas

caro maromatics...

eu sou novato e não entendo muito ou nada disto por isso se nao for pedir muito esclareça-me o seguinte: se vejo um indice a descer, mais concretamente o SP500I onde costumo fazer day-trade, e se as previsões sao de descida "shorto" o indice.
Exemplo: segunda ou terça vejo que vem por ai abaixo, vendo por exemplo nos 1430 e compro nos 1410.
Funciona de igual modo quando vejo que sobe, compro nos 1410 e vendo nos 1430, por exemplo.

O risco esta tanto em entrar longo como curto ou não?

Obrigado
José Pereira

Registado: 29/8/2007 15:53

por maromatics » 10/11/2007 18:59

Olá,

Os trades curtos quando utilizados para especulação são sempre trades de alto risco, de curto prazo, e que pressupõem assumir uma postura que é oposta ao normal movimento do mercado.

São pois trades arriscados.

Porém, como é sempre o caso, a um maior risco pode corresponder uma maior remuneração...ou uma maior perda.

Para quem não está habituado a "day trading", shortar é habitualmente uma má ideia, a não ser que o trader consiga determinar bem os pontos de entrada e saída.

Além disso, quem trada curto, tipicamente fá-lo com pequenas percentagens da carteira.

Sendo assim, a minha opinião é a seguinte:

- Se querem experimentar, façam-no primeiro no papel com trades "dummy", e verão que não é tão fácil quanto parece, mesmo num mercado como ele está.

- Quando se sentirem confortáveis, e já souberem identificar os momentos de entrada e saída com base na AT, então experimentem com tostões.

Por isso, diria que shortar é uma boa ideia, mas para os mais batidos e experientes (ou seja, que já perderam umas massas valtentes no passado e aprenderam com isso). Para quem está ainda numa curva de aprendizagem, pode não ser o mais adequado.

Claro que isto depende da aversão ao risco de cada um...

Para quem quiser mesmo, ficam alguns trades curtos:

1- Comprar TW PUT. Aconselho TW com strike o mais longe possível da actual cotação, para reduzir o risco uma vez que vamos ter volatildade. Só aconselho este trade a quem possa perder 50% ou mais do investimento em minutos sem morrer de ataque cardíaco.

2- Vender futuros. Muito, mas mesmo muito perigoso, mas potencialmente muito rentável.

3- Comprar ETFs curtos. Para quem procura este trade, o QID (ultrashort NDX) e o SKF (Ultrashort financial sector) são duas hipoteses alavancadas sem custos. Atenção que estes ETF são em USD, pelo que poderão ter que hedjar o cross EUR / USD shortanto EUR para não perderem no cambial.

Boa gestão de risco.

por philokokus » 10/11/2007 18:43

Boa tarde

se as previsões sao de queda, para se ganhar com quedas é entrar short, certo? Porque não ganhar com as quedas?

Abraço
José Pereira

por life as it is » 10/11/2007 18:05

philokokus Escreveu:Boa tarde

será então uma boa altura para entrar short?

Bom FdS.

È uma boa altura para estar quietinho e parado como um rato.
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

por philokokus » 10/11/2007 18:01

Boa tarde

será então uma boa altura para entrar short?

Bom FdS.
José Pereira

por etcetras » 10/11/2007 16:32

1. Correcção: movimento/tendência que contraria a tendência primária/principal corrigindo apenas parte desse movimento (valores normais/recorrentes são correcções de cerca de 1/3 ou metade do movimento ascendente mas em tendências prolongadas assiste-se a correcções muito menos significativas)

2. Bear Market: quando a tendência primária (a tendência de longo-prazo) passa a ser de baixa; trata-se de um movimento descendente de longo-prazo (periodos habituais para um bear market como 2 ou 3 anos mas pode naturalmente assumir outros períodos ainda mais prolongados);

3. Crash: queda violenta e rápida; existem alguns critérios como queda de 8-10% em apenas uma sessão para um índice ou ainda queda da ordem dos 20% num período muito curto (poucas sessões).

Registado: 3/4/2007 14:21

por Carlosmgm » 10/11/2007 14:46

Bom dia a todos,

Maromatics....apenas uma palavra...EXCELLENTE...o teu trabalho. Continua e não paras por favor. Já são poucos os "da velha guarda" que se mantêm no activo diário (em termos de análises/comentários), por isso, não pares e não fujas.

Abraço e Bom fim de semana. Vou aproveitar o sol.
Carlos Moreira.

Registado: 15/2/2006 22:41

por artista_ » 10/11/2007 14:27

maromatics Escreveu:
Gostaria de deixar três comentários adicionais:

A) Para quem continua a companhar e a escrever neste tóptico: obrigado pela contribuição e pelo entusiasmo.

Também gostaria de te agradecer pela criação do tópico e por toda a informação que aqui partilhaste! Para já parece que conseguiste antecipar-te à própria AT, embora ainda não tenhamos entrado propriamente em bear market (e talvez nem venhamos a entrar?!) as fragilidades dos mercados são evidentes e têm tudo a ver com o que aqui tens colocado...

maromatics Escreveu:B) Para quem anda a comprar as facas que estão a cair: não procurem fundos já. Um fundo é um processo e não um evento. Não se deixem levar por "mini-rallies" de curto praxo que duram um ou dois dias e que são "loser baits" (iscos para perdedores). Esperem até haver uma consolidação para entrarem. Por agora, não há um único sinal de consolidação, bem pelo contrário.

Embora haja casos muito diferentes, de título para título, no geral concordo, tentar entrar com os mercados frageis é perigoso... acho que apenas se aconselham entradas a longo prazo em títulos que estejam bastante baratos, e acho que não há nenhum que esteja nestas circunstâncias, parece-me que no geral as acções não estão caras mas também não as há nitidamente baratas!!!

maromatics Escreveu: C) Para quem é novo nisto: saiam e esperem com calma.

Penso sobretudo que todos precisam de fazer aquilo que tens referido aqui "uma boa gestão do risco"... mas fazê-la nem sempre é fácil, mesmo para os mais experientes!

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por maromatics » 10/11/2007 12:09

Olá,

Bem, prever datas não consigo, mas parece evidente que o caminho é para sul.

Nâo valerá a pena grande AT porque já outros a fizeram neste tópico e no fórum melhor do que eu. Direi apenas que:

1. O Papel comercial continua a derreter a pique (segue gráfico), sendo que esta é para mim uma das verdadeiras razões para o equity se partir todo;

2. Em breve começarão margin calls também no ouro, que vai tocar nos 850 e depois provavelmente corrige;

3. Na próxima semana a 6ª fª é options expiration day, e vão ser fechadas a maioria das calls que estão abertas, muitas das quais não se voltarão a abrir, ou abrirão sim, mas PUTS.

4. DJIA: a quebra dos 12.800 quebra a LTA de 2003, e a quebra dos 12.500 sinalizam entrada em brar market;

5. Próximos níveis para o SPX: 1430 (provavelmente já na 2ª fª). Se for quebrado, só sobra o 1.410, abaixo do qual temos um primeiro indicador primário de bear market.

Gostaria de deixar três comentários adicionais:

A) Para quem continua a companhar e a escrever neste tóptico: obrigado pela contribuição e pelo entusiasmo.

B) Para quem anda a comprar as facas que estão a cair: não procurem fundos já. Um fundo é um processo e não um evento. Não se deixem levar por "mini-rallies" de curto praxo que duram um ou dois dias e que são "loser baits" (iscos para perdedores). Esperem até haver uma consolidação para entrarem. Por agora, não há um único sinal de consolidação, bem pelo contrário.

C) Para quem é novo nisto: saiam e esperem com calma.

Bom fim-de-semana e moa gestão de risco.
Anexos
abx_9_nov.png
abx_9_nov.png (0 Bytes) Visualizado 3332 vezes

por artista_ » 10/11/2007 1:35

life as it is Escreveu:Bem, eu sei que não se deve fazer isto aqui no fórum do Caldeirão, mas, não resisto e vou lançar uma ideia e uma data de pura especulação. Para deitar fogo aos ânimos. LOL
A próxima Terça-feira dia 13 de Novembro é o dia do juízo final. Não acredito num crash de proporções inimagináveis ou gigantesca, mas, acredito que vai haver uma correção fortíssima. Possivelmente começará mesmo na segunda, continuará na terça e prolongar-se-á até quarta-feira. È o que eu penso.

Ou então acontece um crash ao contrário :mrgreen: :mrgreen:

Enfim as fragilidades dos mercados americanos são evidentes, sobretudo desde que o S&P quebrou os 1490 pontos, mas daí a pensar que se pode adivinhar um crash :roll: :roll:

Não sei se lá fora se fala tanto em crash como cá mas se sim é porque ele realmente não deverá acontecer... o mais certo é aparecer uma notícia qualquer de mais injecções no mercado e vai tudo por ai acima... depois cai outra vez mas na "tua" terça até podemos ter uma das maiores subidas dos últimos tempos!! digo eu, e o mais certo é estar enganado :) eu e tu :wink:

Bom fim de semana

PS: E não bebas mais disso que te faz mal :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por life as it is » 10/11/2007 1:19

Eu, particularmente falando, na segunda-feira vou comprar 2 packs de cerveja Superbock e uns aperitivos para ir petiscando e assistir à película que se vai desenrolar. Até já tenho um nome e tudo. Vai-se chamar "The black tuesday of world globalization."
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

por life as it is » 10/11/2007 0:56

È òbvio que os ìndices irem caindo 2% num dia mais X no outro, não é um crash bolsista.
No mês de Agosto, em que os índices caíram durante vários dias seguidos e depois parou, chamaram-lhe mini-crash. Porque um verdadeiro crash, implica uma queda vertiginosa num único dia. Não há compradores e as accões caem como pedregulhos numa falésia.

"Nessa Quinta-feira, mais de 10 milhões de acções ficaram sem comprador e os preços cairam de minuto a minuto para valores muito abaixo dos que se verificavam na véspera, levando à ruina milhares de accionistas. O endividamento de muitos destes accionistas agora falidos acabou por propagar a crise para a banca, levando numerosos bancos à falência. Sem suporte financeiro e sem possibilidades de recorrer ao crédito bancário, muitas empresas acabam também por falir atirando para o desemprego milhões de trabalhadores."

por IX Hispana » 10/11/2007 0:45

etcetras Escreveu:Boas.

O que consideram crash???

É o SeP cair mais de 10% :?: :?: :?:

O que consideram correcção???

É o SeP cair 4% até chegar aos 20??????

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Exacto, o que é um crash?

Um índice importante como o NASDAQ caiu mais de 7% nos últimos 3 dias, será já um crash? Ou precisa de passar os dois dígitos?

Registado: 21/2/2007 18:27

por etcetras » 10/11/2007 0:32

Boas.

O que consideram crash???

É o SeP cair mais de 10% :?: :?: :?:

O que consideram correcção???

É o SeP cair 4% até chegar aos 20??????

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por life as it is » 10/11/2007 0:30

E mais. Se eu estiver certo na minha previsão, cada um dos caldeireiros presentes neste fórum depositará a quantia de 5 euros na minha conta.
Afinal de contas, não é todos os dias que alguém adivinha a data de um crash bolsista. :clap: LOL LOL
Na quarta-feira coloco aqui o NIB para onde todos poderão transferir a quantia.

Um abraço a todos!

por iurp » 10/11/2007 0:16

Se os 1435 do SPX não aguentarem vamos ter vida muito difícil. Poderá ser a antecipação de resultados desastrosos no quarto trimestre... principalmente no sector financeiro. Começo a ver o rally de fim de ano comprometido.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por life as it is » 10/11/2007 0:06

Já agora, mais 2 noticias "boas" p/ ajudar à festa:

1-) JPMorgan Warns That $40.6 Billion Leveraged Loans It Owns Face Markdowns.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

2-) Wachovia Says Subprime Losses, Reserves Are $1.7 Billion So Far in Quarter.

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

por Pollito » 10/11/2007 0:05

life as it is Escreveu:
Mercurio Escreveu:
life as it is Escreveu:Bem, eu sei que não se deve fazer isto aqui no fórum do Caldeirão, mas, não resisto e vou lançar uma ideia e uma data de pura especulação. Para deitar fogo aos ânimos. LOL
A próxima Terça-feira dia 13 de Novembro é o dia do juízo final. Não acredito num crash de proporções inimagináveis ou gigantesca, mas, acredito que vai haver uma correção fortíssima. Possivelmente começará mesmo na segunda, continuará na terça e prolongar-se-á até quarta-feira. È o que eu penso.

Porquê?

Simples. A força para conseguir segurar o mercado acabou. A corda foi esticada, esticada, esticada...e já só resta um fio. O SPx em 2 dias quebrou 2 barreiras importantítissimas. Primeiro os 1490 e logo de seguida os 1466. Empresas como a Apple e o Google perderam entre ontem e hoje cerca de 12%. A PBR - Petróleo Brasileiro - que ontem anunciou a descoberta de uma jazida de petróleo gigantesca e que a fez subir a pique (cerca de 25%), hoje já caiu 7,72% e no after hours está já a cair mais 2,85%. Isto significa apenas uma coisa: os grandes investidores estão todos a sair de cena com as mais-valias asseguradas e a fugir com o saco do dinheiro. São eles que seguram o mercado. Que o fazem subir ou descer.
Mas, eu espero estar errado. Sinceramente.

Ahhhh afinal não foi um sonho eheheh
É uma teoria perfeitamente válida.Eu não me arrisco a dizer o que se vai passar para a semana porque assumo que não faço a mais pequena idéia!Mantenho-me neutro há algum tempo até verificar força na tendência seja para cima ou para baixo mas que se note bem.A minha teoria aproxima-se mais do facto de haver 'necessidade' de manter os mercados (estadunidenses) a níveis relativamente estáveis até às presidenciais a todo o custo mas isso não implica que não haja correcções e ainda bem se as houver.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por life as it is » 9/11/2007 23:55

lemor Escreveu:life as it is,

Não é por causa do teu post, mas por que há tantos que defendem a ideia que um Crash (tipo uma queda > 10 %) é a melhor solução para essa crise ?

Cumps.

lemor,

De uma forma simples e rápida, havendo uma queda de 10% ou 15% permitiria restabelecer o bom senso e a trazer um pouco mais de humildade ao mercado.

por life as it is » 9/11/2007 23:45

etcetras Escreveu:
Bem, eu sei que não se deve fazer isto aqui no fórum do Caldeirão, mas, não resisto e vou lançar uma ideia e uma data de pura especulação. Para deitar fogo aos ânimos. LOL

Porquê? Porquê terça e não quarta? é o 13???

LOL LOL
É apenas uma previsão. Mas como disse, a probabilidade de começar na segunda tb é muito elevada. Estamos no ponto de ruptura máximo. Já não há volta a dar-lhe.

por Pollito » 9/11/2007 23:43

foi algum sonho que tiveste? os sonhos muitas vezes exprimem desejos ou medos eheheheh
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por life as it is » 9/11/2007 23:41

Mercurio Escreveu:

Porquê?

Simples. A força para conseguir segurar o mercado acabou. A corda foi esticada, esticada, esticada...e já só resta um fio. O SPx em 2 dias quebrou 2 barreiras importantítissimas. Primeiro os 1490 e logo de seguida os 1466. Empresas como a Apple e o Google perderam entre ontem e hoje cerca de 12%. A PBR - Petróleo Brasileiro - que ontem anunciou a descoberta de uma jazida de petróleo gigantesca e que a fez subir a pique (cerca de 25%), hoje já caiu 7,72% e no after hours está já a cair mais 2,85%. Isto significa apenas uma coisa: os grandes investidores estão todos a sair de cena com as mais-valias asseguradas e a fugir com o saco do dinheiro. São eles que seguram o mercado. Que o fazem subir ou descer.
Mas, eu espero estar errado. Sinceramente.

por etcetras » 9/11/2007 23:33

Bem, eu sei que não se deve fazer isto aqui no fórum do Caldeirão, mas, não resisto e vou lançar uma ideia e uma data de pura especulação. Para deitar fogo aos ânimos. LOL

Porquê? Porquê terça e não quarta? é o 13???

por IX Hispana » 9/11/2007 23:16

Porquê?

Registado: 21/2/2007 18:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Carrancho_, OCTAMA, Phil2014, VALHALLA e 143 visitantes