Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 25/5/2008 18:12

jony,

não quero ser advogado de ninguém mas se o suporte que o Lutav referiu é irrealista, que argumentos deste tu?

Aqui fica a minha visão.
Para já o suporte (fraco) do 1.00€ ainda não foi quebrado. A seguir, só vejo mesmo a zona dos 0.66 - 0.74€ como suporte relevante e temos que vir a 2005 para o encontrar.

As coisas não estão fáceis por estes lados...

Abraço
Jibóia
Anexos
SONAE,SGPS.png
SONAE,SGPS.png (15.36 KiB) Visualizado 6808 vezes

Registado: 21/3/2006 10:46

por artista_ » 25/5/2008 18:00

viandante Escreveu:Sou adepto de todas as análises , mas por favor nao tentem condicionar a escolha livre de cada um pela sua cabeça.

viadante, alguém condiciona o que quer que seja?! Cada um é livre de fazer o que muito bem entende, quantas vezes se disse aqui que ninguém deve investir baseado na opinião de terceiros e que cada um deve desenvolver a sua própria forma de investir?! Mas alguém aqui obriga a comprar ou a vender??

Da mesma forma cada um é livre de colocar aqui a sua opinião, de preferência bem fundamentada... é assim que todos aprendemos, pela troca de idéias e opiniões, quanto mais diferentes mais se aprende!!!

viandante Escreveu:É muito facil dizer "nao entrem que isto vai sempre descer" , o mais dificil é tomar decisoes de entrada nestes tempos.

Entre outros, o objectivo principal é ganhar dinheiro, por isso não vejo porquê criticar quem não entra "nestes tempos", além do que, mais uma vez, cada um é livre de fazer o que muito bem entende... e se é "difícil tomar decisões de entrada nestes tempos" porquê tomar essa decisão??

A AT não diz nunca que vai cair ou subir, apenas diz se a tendência é de alta, baixa ou lateral (simplificando as coisas) e sabemos que as probabilidades de cair são sempre maiores quando esta é de baixa, da mesma forma que as probabilidades de subir são maiores quando ela é de alta...

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jony_cash » 25/5/2008 17:47

Olá

Eu também acho que poderá cair mais um pouco mas dai a falar já de 0,70€ e companhia bem parece-me um pouco irrealista e sem fundamentos nenhuns. Mas e digo mas se chegar a esses valores eu compro uma palete delas :wink: :mrgreen:

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por lutav » 25/5/2008 17:21

atencao, que neste momento, o suporte mais proximo, é mesmo os 70 cents... e vejam bem, quantos anos nao tem... :roll:

ja estive dentro, ja sai, e agora... nao entro tao cedo...

PS - stops!

Registado: 22/9/2006 22:36

por viandante » 25/5/2008 16:31

obg , boa sorte para o teu 0,70.

ps: ninguem espezinhou opinioes de AT de ng, apenas interroguei o porquê de uma certa corrente actual que se lê muito por aqui.

Registado: 23/5/2008 2:00

por marijon2 » 25/5/2008 16:21

Viandante

Não é carissímo, quando muito é carissíma...

Claro que cada um é livre de fazer o que quiser, o que pretendo dizer é que as opiniões e a AT de quem sabe mais do que nós devem ser ponderadas e não espezinhadas...

Boa sorte para o teu 1,30; oxalá não seja 0,70 daqui a uns tempos:(

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por viandante » 25/5/2008 16:13

carissimo, isso quer dizer oq?

Que os forenses so deverão comprar SON quando estiver a 0,33? E se daqui a duas semanas estiver a 1,30?

Sou adepto de todas as análises , mas por favor nao tentem condicionar a escolha livre de cada um pela sua cabeça. É muito facil dizer "nao entrem que isto vai sempre descer" , o mais dificil é tomar decisoes de entrada nestes tempos.

por marijon2 » 25/5/2008 16:09

Viandante

Não queres perceber que quem segue a AT e está a dar opiniões neste tópico está apenas a tentar que o pessoal não se entale?

Eu posso falar porque entrei e mal a 1,10. Se não fosse o Ulisses e os seguidores da fabulosa AT estava a perder 10%; assim só perdi 3%!!! e fiquei com os dividendos

E não se trata só de uns defenderem a AT e outros não, mas sim dos profundos conhecimentos do mercado e da ajuda que tentam dar aos mais ignorantes (onde eu até me incluo).

Não sei há quanto tempo investes no mercado, mas eu já comprei SON a 0,33 euros...

Oiçam quem vos pretende ajudar :)

Bjs

Obrigada aos ATs convictos

Registado: 14/2/2007 22:16

por viandante » 25/5/2008 16:06

realmente justificar a situação do título actualmente com pouca gente no shoping x ou no continente y , é mesmo a forma mais consistente de desaconselhar a entrada neste título...

por feliztrader » 25/5/2008 16:00

Agora que li alguns posts, também tive a sensação que existe menos gente nos shoppings.

A compra da cadeia Carrefour pode até disfarçar os resultados em baixa, mas para os proximos tempos, se os combustíveis continuarem a ascensão ... :oops:

Registado: 29/11/2007 4:14

por viandante » 25/5/2008 15:30

Acho que os censores assumem uma grande responsabilidade ao suprimirem textos. Alguns foristas estão bem identificados e a censura efectuada pode ter até consequências legais.

Às vezes interrogo-me o porquê de uma tendência pseudo catedrática bearish nomeadamente em relação a este título.

por RCF69 » 25/5/2008 10:51

Bom dia!
realmente não sei o que se passa com a Sonae Sgps, uma coisa é certa, ontem fiquei preplexo ao ir ao continente de Coimbra. À anos que lá vou ao sabado á tarde ás compras, ontem estava as moscas, coisa que nunca vi.
Hoje li num titulo de um jornal que os portugueses estão a ir para supermercados mais baratos (liedl???).
Não tenho sonae sgps, mas gostaria de ter.
Estive para entrar a 1,12 com 99,9 de certeza que ela ia arrancar, no entanto caiu.
Cada vez penso mais num post que o Ulisses aqui colocou á uns dias, em que mostrou a descida vertiginosa que a acção teve e a também subida a pique.
Apesar de não estar no titulo, espero que ela suba raridamente, sabendo que não vai ser assim tao facilmente. Afirmo sem me basear em nenhum facto, apenal tenho esse felling.
Um abraço RCF

Registado: 3/4/2008 12:27

Fundo

por rufa » 25/5/2008 10:40

E eu com vontade de entrar :idea: Nahhh :idea:
Anexos
SONAE,SGPS.png
SONAE,SGPS.png (22.66 KiB) Visualizado 7252 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

por Mr X » 25/5/2008 10:31

Olá, bom dia.

Há uns dias, decidi participar no Caldeirão, que é o Fórum do Jornal de Negócios. Não é um Fórum qualquer.

Exprimi uma série de ideias simples, educadamente. Parece que tais ideias contrariam a corrente ideológica dominante no Fórum, mas mesmo assim são ideias.

Não sou catedrático da área, sou até meio analfabeto, e acredito que a maioria dos foristas também o será. E que vem aqui para aprender.

Pensei que o Fórum era um espaço democrático, aberto a todas as ideias. Pelos vistos não é.

Apagaram-me alguns textos e não percebo porquê.

Acho que os censores assumem uma grande responsabilidade ao suprimirem textos. Alguns foristas estão bem identificados e a censura efectuada pode ter até consequências legais.

Dito isto, porque não me interessa participar num Fórum anti-democrático ( já sei que alguns vão pensar “Ainda bem, não fazes cá nenhuma falta!") despeço-me.

Muitas felicidades a todos.

Mr Z

Registado: 21/4/2008 18:06

por luislb10 » 24/5/2008 8:31

23 May 2008 16:26 - Sonae Sierra prevê crescimentos Grécia, Espanha e Roménia 2008
Sonae Sierra prevê crescimentos Grécia, Espanha e Roménia 2008

LISBOA, 23 Mai (Reuters) - A Sonae Sierra, detida em 50 pct pela Sonae , prevê em 2008 crescimentos mais fortes na Grécia, Espanha e Roménia e mais limitados em Portugal, Itália e Alemanha, afirma Álvaro Portela, Chief Executive Officer da Sonae Sierra.

Adianta, no relatório e contas de 2007, que tem como objectivo melhorar o Open Market Value das propriedades pelas quais são responsáveis para 10.000 milhões de euros (ME) em 2012 contra os 6.000 ME no final de 2007.

"Alcançar tal objectivo irá reforçar a nossa posição como gestores de activos, tornando possível o aumento da nossa participação nesta actividade", revela o CEO.

Considera que "no início de 2008, os acontecimentos no sector de investimento sugerem que o ambiente para os empréstimos poderá ficar algo dificultado ao longo do ano".

"No entanto, esperamos que a confiança dos consumidores proporcione um crescimento limitado em Portugal, na Itália e na Alemanha, um crescimento mais robusto na Grécia e um forte crescimento da Roménia", afirma.

A construtora e gestora de centros comerciais realça ainda que este ano trará um maior número de oportunidades de aquisições de centros comerciais do que as disponíveis em 2007, "altura em que o mercado se encontrava quente e os preços das propriedades estavam elevados".

No mesmo documento, o Chief Financial Officer (CFO), José Edmundo Figueiredo, revela que em 2008 o foco da equipa financeira será obter os fundos necessários para suportar a estratégia de crescimento.

"O pressuposto de que a compressão das 'yields' nos mercados maduros será muito limitada, terá impactos significativos na gestão financeira e operacional", afirma o CFO.

"Em face deste cenário, iremos aumentar o foco na optimização operacional, particularmente ao nível dos custos.

"O objectivo será controlar simultaneamente os custos operacionais e financeiros com o objectivo de capturar o máximo valor para a empresa", acrescenta.

No primeiro trimestre de 2008, a Sonae Sierra reportou um crescimento dos lucros de 20 pct para 22,9 ME.

Os proveitos directos dos investimentos cresceram 26 pct para 79,8 ME e a margem operacional líquida subiu 31 pct para 47,6 ME.

(Por Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves)

Registado: 15/2/2008 10:52

Re: Opiniao!

por artista_ » 23/5/2008 19:05

diogomiguel84 Escreveu:Comprei em Janeiro este titulo a 1,33€ pensando q ja tava apetecivel, tenho-me mantido a ela pois acredito q ela ira recuperar para valores acima dos quais eu comprei, claro q agora perco e bastante, na vossa optica investidora, vendo e recompro ou mantenho-me "nela"? Gostava de saber a vossa opiniao. Obrigado

Olá Diogo, só tu podes responder a essas perguntas... ninguém sabe se vai cair mais ou não, se vai cair muito ou pouco!

Resumidamente haverá duas ferramentas "principais" de apoio ao investidor, a Analise Técnica (AT) e a Análise Fundamental (AF), os que usam somente a AT dificilmente entrarão num título que apresenta uma clara tendência de queda de há meio ano para cá, como é o caso da Sonae... os que usam a AF devem estudar bem a empresa e se acharem que está muito barata devem entrar e esperar que o mercado lhes dê razão, não se devem preocupar com as quedas desde que os fundamentais da empresa não se detriorem, e podem até aproveitar as quedas para reforçar... Há outra hipótese muito usada, que é usar as duas, a AF para escolher as empresas baratas e a AT para identificar o ponto ideal de entrada...

Esta explicação foi muito resumida e simplificada, é apenas uma achega, deves descobrir a tua própria forma de estar no mercado, uma que te sintas confortável, não é fácil, demora tempo mas uma coisa te garanto, sem uma estratégia minimamente bem definida dificilmente terás sucesso na bolsa....

Já agora, eu uso quase exclusivamente a AT porque penso que a AF de uma empresa obriga a conhecer muito bem a empresa, o que nem sempre é fácil e não me sinto sequer com capacidades para o fazer bem feito... não tenho uma opinião muito bem formada sobre os fundamentais da Sonae!

Boa sorte

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por patacas » 23/5/2008 18:39

Nestes casos ponho só mais valias "absurdas" e trabalho sempre com preços médios...até agora não me tenho dado mal...faço isto apenas com penny stocks

Registado: 3/4/2008 11:50

por Cubriclas » 23/5/2008 18:37

patacas Escreveu:Comecei hoje a construir posição na son. Entrei a 1.02 com as mais mais-valias da BCON (30%).Estou preparado para reforçar com stop a 0.80.

Patacas, acho essa estratégia talvez "não a melhor". Porquê entrar a 1.02 se no subconsciente consegues ver a sonae a .80? Não seria mais fácil saber aguardar, esperar ela descer mais pois o trend é negativo e quando o subconsciente disser "não parece crivel que passe daqui" então entrar seja a 0.80 ou a 0.90?
No fundo pretendo dizer que entrar com receio simplesmente seria melhor não entrar. Entrar com os pés bem assentes e convicto talvez seja melhor IMHO.
Abraço! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por viandante » 23/5/2008 18:32

Podia dizer-te mil e uma coisas e justifica-las de outras tantas maneiras, contudo, e dentro de uma prespectiva muito pessoal, deverias mantê-las e reforçar nos proximos dias, em função do desenrolar dos acontecimentos. Julgo que 2ª feira será um dia que ajudar-nos-á a perceber onde ela quer ir.

por patacas » 23/5/2008 18:31

Comecei hoje a construir posição na son. Entrei a 1.02 com as mais mais-valias da BCON (30%).Estou preparado para reforçar com stop a 0.80.

Registado: 3/4/2008 11:50

Opiniao!

por diogomiguel84 » 23/5/2008 18:22

Comprei em Janeiro este titulo a 1,33€ pensando q ja tava apetecivel, tenho-me mantido a ela pois acredito q ela ira recuperar para valores acima dos quais eu comprei, claro q agora perco e bastante, na vossa optica investidora, vendo e recompro ou mantenho-me "nela"? Gostava de saber a vossa opiniao. Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:55

por MarcoAntonio » 23/5/2008 18:14

viandante Escreveu:Mas entao para quem quer saber mesmo porque^? Entao isso diz-se " é pa isso ninguem sabe , o que interessa é a AT"~

E ficamos todos contentes.

BN

Também não posso deixar de responder a esta parte porque estás a confundir duas coisas diferentes.

O que vês neste forum muitas pessoas defenderem é que é escusado procurar explicações "ad-hoc" para os movimentos (os movimentos que já ocorreram). Porque é que caiu hoje ou ontem, etc.

Agora, perspectivas para o futuro, qualquer tipo de argumento é aceite, desde que devidamente fundamentado: perspectivas económicas, fundamentais, técnicas.

Porque o que interessa é o Futuro.

Ninguém negoceia o passado e quanto a explicações, são sempre escolhidas "ad-hoc". Saem 3 notícias e a acção caiu, escolhe-se a notícia (e dá-se-lhe a interpretação) adequada ao que aconteceu. Sim, porque até a mesma notícia pode ser interpretada de duas formas diferentes.

E as mesmas notícias podem resultar em respostas diferentes por parte do mercado.

Portanto, esse exercício, qual puzzle de colocar as justificações "certas" nos movimentos, é um exercício inconsequente e inútil. Porque o investidor fica a olhar para o passado em vez de olhar para o futuro, porque o investidor fica a olhar para o que o mercado já sabe em vez de olhar para as perspectivas futuras do mercado. E muitas vezes porque o investidor fica a olhar para o ruído e a dar importância a coisas que não têm importancia nenhuma...

Hoje uma notícia supostamente faz a cotação descer 3 centimos e amanhã outra faz subir outros tantos. So what?

Como não prevemos notícias e muito menos a reacção do mercado a notícias que ainda nem saíram, o que vai ocorrer é que amanhã estarás a discutir a notícia que fez subir 3 centimos. E no dia seguinte estarás a discutir outra, já completamente esquecido das anteriores.

Já reparaste como se fala de cosias quase num ritmo diário para explicar movimentos imediatos que passados dois ou três dias sistematicamente já ninguém se lembra deles e já está a falar de outras coisas que entretanto saíram?

Portanto, é disto que falamos e dá-nos algum crédito quando fazemos essa crítica porque se notares essa crítica parte por norma de quem já tem uns tempitos disto e já viu isto vezes sem conta.

Agora, não me verás criticar quem usa outras ferramentas de análise como suporte ao investimento para além da AT. Isso é outra matéria e tu estás a misturar as duas coisas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por - GOE - » 23/5/2008 18:08

MarcoAntonio no seu gráfico é possível ver um gap entre os 0,90€ e os 0,955€ realizado a 27 Dec 2005..

Tendo em conta a tendência descendente da sonae não poderá este GAP funcionar como uma espécie de íman ? ...

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por iurp » 23/5/2008 17:55

MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica a actualização dos gráficos e do meu comentário à Sonae SGPS.

A sessão de hoje parece ter confirmado a possibilidade de suporte no 1 euro a que tinha feito referência no meu comentário anterior.

Contudo, a tendência é claramente de queda e quem apostar numa correcção terá de ter a consciência que está a apostar contra a tendência e os riscos envolvidos. Este tema já tem sido intensamente discutido em vários tópicos e não posso deixar de o abordar aqui também: o grande problema na "estratégia do caça-fundos" é que o presente é que parece sempre "que é"!

Mas quem caça-fundos, não caça só os fundos "que são". Também apanha (e muitos) "que não são".

Para quem entender que o toque num suporte é razão suficiente para comprar nem é preciso recuar muito no caso da SON: basta ver o último suporte nos 1.14 euros ou ainda, mais crítico, o toque no suporte de longo-prazo em Janeiro com a cotação nos 1.60 euros...

Em termos técnicos o que vejo é isto: uma tendência descendente e uma possibilidade de suporte no 1 euro (que saiu reforçada depois da vela de hoje ao estilo de um martelo/hammer).

Penso que a distribuição ainda vai no adro e mais uma vez estão a querer dar a sensação de um suporte nesta zona, tal como fizeram a 1,20, a 1,14, a 1,10 no sewntido de aparecerem compradores que andam à procura de fundos.Também maquelas zonas punham 2,3 milhões na compra para dar a sensação que dali não saía.

Com o spin off da capital, retirados os 0,19 de cada acção, penso que poderá vir testar os mínimos que da altura da opa à PT. Então teríamos 1,08 menos 0,19. Talvez os 0,90 sejam um eventual valor a ter em conta.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por MarcoAntonio » 23/5/2008 17:52

Gráfico interessante, ljbk.

Já agora para servir de termo de comparação, o mesmo período num gráfico normal (escala temporal linear) e com velas diárias.
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (13.43 KiB) Visualizado 5711 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/5/2008 17:57, num total de 2 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, PAULOJOAO e 183 visitantes