Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 2/3/2021 21:39

trend=friend Escreveu:
maturidade Escreveu:Investidores institucionais podem comprar ações da EDPR com desconto de 9,2% no aumento de capital

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... de-capital

Abraços

Not bad, resta saber o nível de procura mas ninguém avançaria se não estivesse asseguradíssimo

Boas.
se corrigir para essses valores ainda sou capaz de dar um tirinho, e ficar com elas para médio prazo.
é das únicas que considero investir cá no TUGA.
o resto que tenho em carteira queria era sair, mas as perdas são enormes.
melhores dias virão.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por trend=friend » 2/3/2021 21:31

maturidade Escreveu:Investidores institucionais podem comprar ações da EDPR com desconto de 9,2% no aumento de capital

Abraços

Not bad, resta saber o nível de procura mas ninguém avançaria se não estivesse asseguradíssimo
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por maturidade » 2/3/2021 21:20

Investidores institucionais podem comprar ações da EDPR com desconto de 9,2% no aumento de capital

Abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por PIKAS » 2/3/2021 21:09

NirSup Escreveu:
PIKAS Escreveu:E só falta a colocação aos institucionais ser feita aí pelos 14 ou 15€, tanto que até são as ordens deles que vão fazer o preço.

Mas esse não é uma preço demasiado alto? Para quem afirmava, AQUI, do alto dos seus galões que a EDPR não valia mais de 10, 11 euros por ação, esse preço é absurdamente alto.
Eu alguma vez disse isso? Deves estar enganado, muito enganado.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por NirSup » 2/3/2021 21:02

PIKAS Escreveu:E só falta a colocação aos institucionais ser feita aí pelos 14 ou 15€, tanto que até são as ordens deles que vão fazer o preço.

Mas esse não é uma preço demasiado alto? Para quem afirmava, AQUI, do alto dos seus galões que a EDPR não valia mais de 10, 11 euros por ação, esse preço é absurdamente alto.
Morro de curiosidade por saber a que preço ou a que valor o dito SMART MONEY está disposto a comprar a EDPR. A sério que estou com muita curiosidade por saber.
E como se costuma dizer: ri melhor quem se ri no fim.
Só espero ser eu o último a rir. Mas nunca se sabe.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por trend=friend » 2/3/2021 20:55

Goya777 Escreveu:Há que aproveitar a bolha justificada ou não para aumentar capital. Timing é perfeito do ponto de vista fa empresa

Sem dúvida. Basta ver o que a Tesla fez nos últimos meses.

Ainda assim, o Nirsup levanta pontos interessantes quanto ao tratamento diferenciado de acionistas (ainda que não me pareça ter mérito em litigância, viola-se talvez uma “obrigação natural” de paridade...) e quanto às quedas recentes...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Goya777 » 2/3/2021 20:33

Há que aproveitar a bolha justificada ou não para aumentar capital. Timing é perfeito do ponto de vista fa empresa

Registado: 17/7/2014 22:33

por PIKAS » 2/3/2021 20:25

Isto é a confirmação do que se calculava.
Se alguém vê algo de positivo nisto para um pequeno investidor diga-me o quê porque eu não vejo e duvido que haja. E só falta a colocação aos institucionais ser feita aí pelos 14 ou 15€, tanto que até são as ordens deles que vão fazer o preço.
E também não percebo é para quê tanta pressa. A empresa está com dificuldades de tesouraria? Há investimentos significativos à espera para este mês de março?
Mas, com este lamentável precedente e desconfiando destes senhores, vamos lá ver se isto não fica por aqui. Cito:
O plano que pede financiamento
Nos próximos quatro anos, a EDP pretende investir 24 mil milhões de euros. Destes, 21 mil milhões vão ser usados para a expansão da empresa, e 95% desta expansão vai centrar-se em energias renováveis, informou a elétrica, na apresentação do plano estratégico 2021-2025.
Ora pelo que se lê, nos próximos 4 anos, a EDP vai investir 24 mil milhões. É muita massa e com a EDP a distribuir ano após ano chorudos dividendos duvido que tenha parte significativa desta massa em caixa ou sequer mobilizável. A EDP R também não deve ter assim tanto.
Como é que se irão financiar?
Vão aos bancos, fazer dívida que terão que remunerar. E não será que estarão a contar fazer outro ou outros AC na EDP R para institucionais? tem 4 anos pela frente para o fazer. Não perdem nada, quem perde são os accionistas.
Isto é uma desilusão.
Cumprimentos,

por Opcard » 2/3/2021 19:52

Eu penso exactamente o contrário , com pequenos acionistas seria um processo longo com riscos e péssimo para a cotação .

Todos ficam a ganhar estou a gostar do poder de decisão da nova equipa da EDP .

Registado: 14/3/2009 0:19

por forza algarve » 2/3/2021 19:50

Então quem já tem ações vai ver uma diluição... Uma grande injustiça.. Absurdo

Registado: 25/2/2019 17:26

por Diacono » 2/3/2021 19:46

NirSup Escreveu:
RuiGerente Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/edpr-avanca-ja-com-aumento-de-capital-de-15-mil-milhoes-de-euros-so-para-investidores-institucionais--?utm_campaign=Notificacao&utm_medium=email&utm_source=PushChrome

Não me parece que esta solução seja justa e equitativa. E quanto a mim é discriminatória em relação aos pequenos acionistas sem que seja apresentada qualquer justificação. O direito de preferência na subscrição das novas ações aos acionistas, sempre que há um aumento de capital, é a tradição para não dizer a norma na Bolsa portuguesa? Por que razão alteraram este status quo?
Ou muito me engano ou isto ainda vai parar aos tribunais.
E gostava de acrescentar outra coisa: a cotação da EDPR teve a correção que teve para viabilizar o aumento de capital junto dos investidores institucionais. Provem-me o contrário!
E mesmo que o aumento de capital seja feito a um valor superior à cotação atual (para poderem argumentar que os pequenos acionistas em nada ficam prejudicados com a preferência dada aos investidores institucionais) tudo isto revela que houve um acordo prévio entre as EDPR e os institucionais.
Escrevi lá mais para trás: um dia iremos saber a razão desta correção. A razão está à vista.
E as autoridades e o regulador não fazem nada?
By Nirvana

A questão é: Que autoridades e regulador????

Andam ausentes há imensos anos...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por NirSup » 2/3/2021 19:38

RuiGerente Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/edpr-avanca-ja-com-aumento-de-capital-de-15-mil-milhoes-de-euros-so-para-investidores-institucionais--?utm_campaign=Notificacao&utm_medium=email&utm_source=PushChrome

Não me parece que esta solução seja justa e equitativa. E quanto a mim é discriminatória em relação aos pequenos acionistas sem que seja apresentada qualquer justificação. O direito de preferência na subscrição das novas ações dado aos acionistas, sempre que há um aumento de capital, é a tradição para não dizer a norma na Bolsa portuguesa? Por que razão alteraram este status quo?
Ou muito me engano ou isto ainda vai parar aos tribunais.
E gostava de acrescentar outra coisa: a cotação da EDPR teve a correção que teve para viabilizar o aumento de capital junto dos investidores institucionais. Provem-me o contrário!
E mesmo que o aumento de capital seja feito a um valor superior à cotação atual (para poderem argumentar que os pequenos acionistas em nada ficam prejudicados com a preferência dada aos investidores institucionais) tudo isto revela que houve um acordo prévio entre as EDPR e os institucionais.
Escrevi lá mais para trás: um dia iremos saber a razão desta correção. A razão está à vista.
E as autoridades e o regulador não fazem nada?
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

por Opcard » 2/3/2021 19:14

Uma indicação útil será o preço que os investidores institucionais pagarão um valor próximo dos 20 euros é o meu palpite o que será neutro em termos de cotação .

Registado: 14/3/2009 0:19

por rsacramento » 2/3/2021 18:47

assim sendo naturalmente que por uns tempos a AT está inviabilizada

Registado: 29/11/2007 12:50

por Penaforte » 2/3/2021 12:59

fjcbolsa Escreveu::-k

:wink:

Registado: 20/10/2014 14:55

por fjcbolsa » 2/3/2021 12:51

:-k
Anexos
EDPR.png

Registado: 24/11/2010 10:03

por ParaCima » 26/2/2021 15:18

Boas rapaziada,

não acredito que a edp venda as acções para depois ir ao aumento de capital, não faz sentido nenhum a nível fiscal.

A EDP tem 720.191.372 acções da EDPR, caso não subscreve o aumento de capital e considerando que no final ficaria com 70% da EDPR, então a edpr teria de emitir 156.536.655 acções. considerando que o valor do aumento de capital seria de 1,5 B, estamos a falar de um valor de 9.58 por acção. por fim, teremos um crescimento de 18% no número de acções...

nirvana mais nao consigo
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por PIKAS » 26/2/2021 15:00

msimas Escreveu:Eu equacionei isso que explicas, mas pus de parte por achar tal hipótese extremamente injusta e desrespeitosa para com os acionistas minoritários. Faz algum sentido o investidor comum ver a sua posição diluída sem ter a oportunidade de acompanhar o AC?
Estou totalmente de acordo contigo, claro que é muito injusto.
Tenho lido avidamente tudo o que tem sido escrito, falado e publicado sobre isto e não chego a nenhuma outra conclusão. Pode ser que seja diferente, que a intenção até seja outra, mas o que concluo é o que afirmei. Só não li a data e o valor, de resto é isto que tenho lido.
Que ninguém esteja à espera da CMVM. Não se mexem para nada e muito menos para fazer valer direitos de minoritários.
Quanto a mim, se a intenção for o que parece, só há que mandatar um gabinete de advogados para, formalmente, questionarem a empresa. E, depois, se for necessário, agir judicialmente para impedir esse atropelo.
Cumprimentos,

por msimas » 26/2/2021 14:41

PIKAS Escreveu:
msimas Escreveu:Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar
Partes do pressuposto, errado, que a EDP vai vender parte da posição que tem na EDP R.
Não, não vão. Vão emitir novas acções num valor que encaixe num range de 1.5 a 2 MM€ para colocar junto de institucionais. Com isso vão diluir posições, inclusivé a da EDP que ficará a representar cerca de 70% do capital.
Se este AC tiver alguma coisa de bom é que o dinheiro que os institucionais pagarão será destinado a investimento e não a pagar os buracos como por aí se tem visto e muito.
Pelo menos é o que dizem:
"Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros", lê-se na apresentação do plano estratégico para 2021 -2025,
Cumprimentos,

Eu equacionei isso que explicas, mas pus de parte por achar tal hipótese extremamente injusta e desrespeitosa para com os acionistas minoritários. Faz algum sentido o investidor comum ver a sua posição diluída sem ter a oportunidade de acompanhar o AC?

Registado: 15/1/2021 16:10

por NirSup » 26/2/2021 14:29

Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros", lê-se na apresentação do plano estratégico para 2021 -2025,

Admito que possa ser assim. Mas quem garante ou em que medida ficam garantidos os direitos e os interesses dos acionistas minoritários? Já que haverá diluição da sua posição no capital da EDPR.
Será que a CMVM tem alguma palavra a dizer sobre isto?
By Nirvana

por Goya777 » 26/2/2021 14:21

Exacto Pikas

Registado: 17/7/2014 22:33

por PIKAS » 26/2/2021 14:20

msimas Escreveu:Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar
Partes do pressuposto, errado, que a EDP vai vender parte da posição que tem na EDP R.
Não, não vão. Vão emitir novas acções num valor que encaixe num range de 1.5 a 2 MM€ para colocar junto de institucionais. Com isso vão diluir posições, inclusivé a da EDP que ficará a representar cerca de 70% do capital.
Se este AC tiver alguma coisa de bom é que o dinheiro que os institucionais pagarão será destinado a investimento e não a pagar os buracos como por aí se tem visto e muito.
Pelo menos é o que dizem:
"Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros", lê-se na apresentação do plano estratégico para 2021 -2025,
Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 26/2/2021 14:21, num total de 1 vez.

por msimas » 26/2/2021 14:07

Pata-Hari Escreveu:msimas, estou a sentir-me muito burra mas não percebi as tuas contas. Ajuda-me a entender.

5640533 Escreveu:Também não.

“A EDP Renováveis é uma parte core do nosso negócio independentemente de ser cotada ou não. O facto de ser uma das poucas renováveis ‘pure play’ cotadas com escala é um fator positivo, portanto queremos aumento a liquidez das ações e acreditamos que a EDPR pode ser um potencial veículo de financiamento, com a EDP a manter sempre pelo menos 70% de controlo”, frisou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO das duas empresas, na apresentação aos analistas, salientando que o aumento de capital poderá ficar entre 1,5 mil milhões de euros e 2 mil milhões.

Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar. Depois enumerei vários casos, mas claro que podem ser outros valores, mas pelo menos dá para ter uma ideia.

Registado: 15/1/2021 16:10

por Penaforte » 26/2/2021 13:57

Entrada range 17,3-1,8, inversão com target nos 21,2-22 CP.
Anexos
edpr.png
Editado pela última vez por Penaforte em 26/2/2021 14:08, num total de 1 vez.

Registado: 20/10/2014 14:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cali010201, fatura.pt, latbal, m-m, Nuno V, PMP69, rg7803 e 160 visitantes