Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Volume

por lalbino » 31/7/2007 7:26

SONAE SGPS
profundidade de mercado
08h.33m

Melhores Compradores
quantidade preço (EUR)
689.779 2,15
826.859 2,14
1.114.854 2,13
1.014.306 2,12
639.361 2,11
Melhores Vendedores
preço (EUR) quantidade
2,16 399.500
2,17 875.348
2,18 1.743.686
2,19 1.422.751
2,20 1.980.464
Últimos Negócios
quantidade preço (EUR)
1732 2,15
280000 2,16
1000 2,16
3209 2,15
14640 2,15

Registado: 25/4/2007 13:59

por Marcof » 30/7/2007 22:25

Orca Escreveu:Agora, para dar maior força, não se esqueçam também de fazer as compras exclusivamente nos centros comerciais, supermecados e hipers da Sonae. :lol: :lol: :lol:

Aqui em Braga eu fazia sempre as compras no Carrefour, a concorrência (Feira Nova) deixa muito a desejar por estas bandas. Agora é com todo o gosto que passarei a ir ao Continente :lol:

Abraço

Marco

Registado: 29/5/2007 19:16

por Orca » 30/7/2007 22:17

Agora, para dar maior força, não se esqueçam também de fazer as compras exclusivamente nos centros comerciais, supermecados e hipers da Sonae. :lol: :lol: :lol:

Registado: 29/5/2006 23:51

Re: Não sei se vai abrir..

por AgeOfDawn » 30/7/2007 22:09

mcarvalho Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR14465.pdf

Abriu ;)
O que custa é o primeiro milhão....

Registado: 24/10/2006 13:08

Não sei se vai abrir..

por mcarvalho » 30/7/2007 22:05

Registado: 17/2/2004 1:38

sonae sgps

por Clinico » 30/7/2007 21:38

Bem visto Marco e Age. O comentário á sonae postado pelo Mcarvalho é bastante interessante. Penso que ainda vai haver novidades, primeiro porque alguem deve estar a estudar negócios impensáveis, depois porque ainda não esgotaram a massa para investir.
Enfim, veremos amanha. Pela Bloomberg, os futuros estão positivos. A ver se se mantem como tal...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: sonae sgps

por AgeOfDawn » 30/7/2007 21:23

Marcof Escreveu:
Clinico Escreveu:Bem Ilustres, apesar das habituais "bocas" do BCP, que há muito caem por terra, o facto é que a resistencia dos 2,15 está cada vez mais poderosa e ainda não foi quebrada. Apesar de tudo, subiu 2 tics e com bom volume. Para mim, está para breve, a não ser que os mercados voltem a dar ares da sua (des)graça. Felizmente ainda é segunda feira e ainda temos mais 4 tentativas até ao fim de semana... :lol:

Infelizmente, o total da minha conta de investimentos levou uma bonita tareia (vulgo porr*da) com a queda dos fundos que tenho (emergentes-europa, BRIC, India). Amanha melhora... :mrgreen:

Abraços
Clinico

Caro companheiro de luta, vê as coisas pelo lado positivo, uma forte resistência pode tornar-se num forte suporte no futuro :wink: Assim o seja para breve.

Abraço

Marco

Hoje os mercados portaram-se bem. Se os próximos dados que irão sair nos states e na Europa não borrarem muito a pintura, pode ser que isto anime. E se isto animar, acho que vai ser dificil segurar a Sonae.... não que eu queira :-P

Re: sonae sgps

por Marcof » 30/7/2007 21:20

Clinico Escreveu:Bem Ilustres, apesar das habituais "bocas" do BCP, que há muito caem por terra, o facto é que a resistencia dos 2,15 está cada vez mais poderosa e ainda não foi quebrada. Apesar de tudo, subiu 2 tics e com bom volume. Para mim, está para breve, a não ser que os mercados voltem a dar ares da sua (des)graça. Felizmente ainda é segunda feira e ainda temos mais 4 tentativas até ao fim de semana... :lol:

Infelizmente, o total da minha conta de investimentos levou uma bonita tareia (vulgo porr*da) com a queda dos fundos que tenho (emergentes-europa, BRIC, India). Amanha melhora... :mrgreen:

Abraços
Clinico

Caro companheiro de luta, vê as coisas pelo lado positivo, uma forte resistência pode tornar-se num forte suporte no futuro :wink: Assim o seja para breve.

Abraço

Marco

in jornal de negocios

por mcarvalho » 30/7/2007 20:50

OPINIÃO Publicado 30 Julho 2007 13:59
Pedro Santos Guerreiro
O ‘hat-trick’ de Jordão
psg@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

A compra dos hipermercados Carrefour pela Modelo Continente é um negócio grande e é um grande negócio. A Sonae cresce de supetão e engorda a sua vaca leiteira. E a distribuição “portuguesa” mostra definitivamente que vence no seu território os gigantes internacionais. Mas será esta operação positiva para os clientes? E para os fornecedores?
A Carrefour é quem manda na distribuição mundial, excepto Estados Unidos, imperando na América Latina e em toda a Europa. Toda? Não. Um país habitado pelas irredutíveis Sonae Distribuição e Jerónimo Martins resiste ainda e sempre ao invasor. As duas companhias estão fortes e em expansão. Esse reconhecimento é devido pelos accionistas a Belmiro de Azevedo e a Soares dos Santos: são sobreviventes da, e na, globalização.

É curioso lembrar que a Sonae introduziu os hipermercados em Portugal apoiada pela Promodés, que detinha a marca “Continent”, que aqui se aportuguesou. A Carrefour comprou depois a Promodés, tornando-se accionista indesejado na Sonae, que acabou por pagar caro pela saída dos franceses, a quem depois venderia negócios no Brasil e a quem compra agora os hipers em Portugal. A marca “Continent” acabou na Europa e ficou em Portugal; os Carrefour lideram na Europa e saem de cá.

Mas há mais nesta operação do que um resgate do passado. Há uma afirmação do presente -- esta é a primeira grande aquisição de Paulo Azevedo (que deixou todo o palco para Nuno Jordão). E, quanto ao futuro, parece claro que a distribuição vai continuar a gerar dividendos para investimentos do grupo.

A compra da rede Carrefour traz sobretudo mais dimensão, quota de mercado e de escala, que num mercado em maturidade seria difícil alcançar organicamente. A Sonae agiganta-se e propulsiona o seu motor da distribuição. Essa é a razão deste negócio: crescimento da “cash cow”, da vaca leiteira do grupo.

Mas vale a pena analisar o impacto da aquisição em três públicos: empregados, clientes e fornecedores.

Não haverá saldos líquidos de despedimentos, diz a Sonae, porque o contingente não chega sequer para a expansão do Modelo Continente, diz Nuno Jordão. A promessa é portanto credível, mas é também evidente que há uma duplicação de estruturas comerciais, centrais de compras, tecnologias de informação, área financeira, etc.. Se não houver despedimentos, haverá certamente quem tenha de mudar de vida e aprender novos ofícios no grupo.

Mas a grande questão, que ocupará nomeadamente a Autoridade da Concorrência, é que efeitos isto terá nos preços, não só nos de venda mas também nos de compra.

O argumento central da Sonae é de que, ficando mais forte, consegue negociar melhor com os fornecedores, repassando esse benefício para os consumidores (é provável, aliás, que sejam os fornecedores os primeiros a protestar, através de uma CIP ou de uma Centromarca). É improvável portanto que esta concentração permita aumentos dos preços de venda finais. A Carrefour era tida como uma “terrorista” de preços, ao contrário da Sonae, que foca muito a agressividade em produtos em campanha. Mas a guerra no “discount” garante preços descendentes, contra uma produção que, ela sim, está muito concentrada.

Mas o resultado final é de que este mercado está a mudar, a mudar muito e a mudar muito depressa. Há cada vez mais operadores e vai haver um “boom” de novos espaços, como explica Nuno Jordão na entrevista de hoje ao Jornal de Negócios.

Um exemplo: Gaia. Tem um Carrefour quase em frente a um Continente, passando resvés por um Jumbo. E aí vai abrir o Ikea.

Neste mercado acelerado, vai haver vencedores e perdedores. Por estes dias, vence a Sonae. O negócio da Carrefour é de ponta-de-lança. À Jordão

Registado: 17/2/2004 1:38

sonae sgps

por Clinico » 30/7/2007 20:20

Bem Ilustres, apesar das habituais "bocas" do BCP, que há muito caem por terra, o facto é que a resistencia dos 2,15 está cada vez mais poderosa e ainda não foi quebrada. Apesar de tudo, subiu 2 tics e com bom volume. Para mim, está para breve, a não ser que os mercados voltem a dar ares da sua (des)graça. Felizmente ainda é segunda feira e ainda temos mais 4 tentativas até ao fim de semana... :lol:

Abraços
Clinico

Re: Carrefour

por AgeOfDawn » 30/7/2007 19:37

Marcof Escreveu:
lfvc1 Escreveu:Não tenho acções do BCP nem sequer sou empregado do banco mas a análise que o Millenium fez ao negócio estava correcta tendo em vista as informações disponíveis na altura (sexta feira). É bom ver alguém que questiona as coisas e não vai atrás da manada.

Um EV/Sales de 1.25 era demasiadamente alto. Eu só não vendi as minhas Sonaes aproveitando o optimismo do mercado, pois achei que Paulo de Azevedo não é estúpido e iria avaliar correctamente o negócio. Principalmente depois de já ter negociado anteriormente com o Carrefour.

Estou contente por não ter vendido, pois a explicação acaba de sair. Afinal o EV/Sales implícito é de 0.65. O preço restante tem a ver principalmente com a compra do imobiliário afecto aos supermercados. Acho até que com base nesta informação a Sonae fez um negócio muito bom. Alguns dos supermercados Carrefor estão muito bem localizados têm um pequeno centro comercial à volta. Não a difícil imaginar a Sonae a rentabilizar ao máximo esses espaços e até a aumentá-los de tamanho.

Parabéns Paulo: continua assim que vais bem !

Viva!

Só há um pequeno pormenor nisto tudo e no qual reside a minha critica, se não tem informação completa não difunde nenhuma análise, simplesmente esperava que tivesse todos os dados.

É que agora a explicação de que afinal o EV/Sales implícito é de 0.65 não vai aparecer na primeira página do Jornal de Negócios, depois disto tudo o que ficou é que a Sonae adquiriu o Carrefour a um multiplo elevado. :wink:

Ao mercado deviam dar-se informações com dados devidamente sustentados e não fazer avaliações com pouca ou nenhuma informação que só trazem ruido e influenciam as decisões de muitos dos investidores.

Talvez a manada tenha razão :wink:

Abraço

Marco

Subscrevo por inteiro a tua opinião, Marcof :)

Contar meia verdade e deixar a ideia errada é tão criticável quanto análises optimistas. Ambas podem induzir os investidores em erro.

De resto não se falou unicamente à análise que o BCP fez a este negócio. O PT do BCP para a SONAE em 2007 é de 1.93€.

Em relação à analise que o BCP fe

por Nyk » 30/7/2007 18:09

O GRAFICO DO DIA...
Anexos
SONAE30.JPG
SONAE30.JPG (0 Bytes) Visualizado 3709 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Carrefour

por Marcof » 30/7/2007 17:34

lfvc1 Escreveu:Não tenho acções do BCP nem sequer sou empregado do banco mas a análise que o Millenium fez ao negócio estava correcta tendo em vista as informações disponíveis na altura (sexta feira). É bom ver alguém que questiona as coisas e não vai atrás da manada.

Um EV/Sales de 1.25 era demasiadamente alto. Eu só não vendi as minhas Sonaes aproveitando o optimismo do mercado, pois achei que Paulo de Azevedo não é estúpido e iria avaliar correctamente o negócio. Principalmente depois de já ter negociado anteriormente com o Carrefour.

Estou contente por não ter vendido, pois a explicação acaba de sair. Afinal o EV/Sales implícito é de 0.65. O preço restante tem a ver principalmente com a compra do imobiliário afecto aos supermercados. Acho até que com base nesta informação a Sonae fez um negócio muito bom. Alguns dos supermercados Carrefor estão muito bem localizados têm um pequeno centro comercial à volta. Não a difícil imaginar a Sonae a rentabilizar ao máximo esses espaços e até a aumentá-los de tamanho.

Viva!

Só há um pequeno pormenor nisto tudo e no qual reside a minha critica, se não tem informação completa não difunde nenhuma análise, simplesmente esperava que tivesse todos os dados.

É que agora a explicação de que afinal o EV/Sales implícito é de 0.65 não vai aparecer na primeira página do Jornal de Negócios, depois disto tudo o que ficou é que a Sonae adquiriu o Carrefour a um multiplo elevado. :wink:

Ao mercado deviam dar-se informações com dados devidamente sustentados e não fazer avaliações com pouca ou nenhuma informação que só trazem ruido e influenciam as decisões de muitos dos investidores.

Talvez a manada tenha razão :wink:

Abraço

Marco

Carrefour

por lfvc1 » 30/7/2007 17:21

Não tenho acções do BCP nem sequer sou empregado do banco mas a análise que o Millenium fez ao negócio estava correcta tendo em vista as informações disponíveis na altura (sexta feira). É bom ver alguém que questiona as coisas e não vai atrás da manada.

Registado: 16/7/2006 17:40

Carrefour

por lfvc1 » 30/7/2007 17:19

Não tenho acções do BCP nem sequer sou empregado do banco mas a análise que o Millenium fez ao negócio estava correcta tendo em vista as informações disponíveis na altura. È bom ver alguém que questiona as coisas e não vai atrás da manada.

Um EV/Sales de 1.25 era demasiadamente alto. Eu só não vendi as minhas Sonaes aproveitando o optimismo do mercado pois achei que Paulo de Azevedo não é estúpido e iria avaliar correctamente o negócio. Principalmente depois de já ter negociado anteriormente com o Carrefour.

Estou contente por não ter vendido pois a explicação acaba de sair. Afinal o EV/Sales implícito é de 0.65. O preço restante tem a ver principalmente com a compra do imobiliário afecto aos supermercados. Acho até que com base nesta informação a Sonae fez um negócio muito bom. Alguns dos supermercados Carrefor têm um pequeno centro comercial à volta. Não a difícil imaginar a Sonae a rentabilizar ao máximo esses espaços e até a aumentá-los de tamanho.

Registado: 16/7/2006 17:40

por AgeOfDawn » 30/7/2007 14:02

Pollito Escreveu:Não só do BCP. As recomendações elaboradas por pessoas cuja parte variável do seu ordenado é paga com base na rentabilidade dos investimentos efectuados pela instituição é duvidosa.
Ponham-se no lugar deles, querem facturar porque lhes vai aumentar o ordenado mas têm de mostrar isenção nas recomendações...
Como ao longo da vida verifico que infelizmente 90% das pessoas se vende rapidamente (e aos amigos e familiares!) ao melhor preço, não me admira que estes se comportem de maneira igual!
Também não me fio muito nas recomendações das casas de investimento.

Sim, temos que desconfiar sempre. Evidentemente temos tendencia a desconfiar mais qdo não nos agrada, mas mesmo qdo nos é favorável, temos que olhar com cuidado, pois podemos iludirmo-nos. Mas se olharmos friamente para a atitude do BCP perante a SONAE, nota-se que há algo ali que não é normal...

por Pollito » 30/7/2007 13:45

Não só do BCP. As recomendações elaboradas por pessoas cuja parte variável do seu ordenado é paga com base na rentabilidade dos investimentos efectuados pela instituição é duvidosa.
Ponham-se no lugar deles, querem facturar porque lhes vai aumentar o ordenado mas têm de mostrar isenção nas recomendações...
Como ao longo da vida verifico que infelizmente 90% das pessoas se vende rapidamente (e aos amigos e familiares!) ao melhor preço, não me admira que estes se comportem de maneira igual!
Também não me fio muito nas recomendações das casas de investimento.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por AgeOfDawn » 30/7/2007 13:20

Acredita! Penso o mesmo! E quando é para elogiar sobem o PT para valores abaixo da cotação actual... cada qual segue as recomendações que quiser... mas para mim BCP não conta, ponto final.

por Marcof » 30/7/2007 13:14

Desculpem lá o desabafo mas estas coisas tirasm-me do sério :twisted:

Abraço

Marco

por Marcof » 30/7/2007 13:12

O Millenium já nos habituou a este tipo de análises sobre a Sonae, sempre tendenciosas, ainda por cima com análises pouco sustentadas e calculos duvidosos!

Primeiro dizem que foi adquirido a um multiplo elevado mas no fim lá vão dizendo que aguardam mais informação. Se não têm informação para sustentar as análise que a aguardem até a ter. Já se tem tornado hábito esta conduta por parte do millenium no que diz respeito a Sonae, e o curioso é que é sempre quando a Sonae está em alta.

Abraço

Marco

por Nyk » 30/7/2007 10:26

Aquisição do Carrefour foi efectuada -a um múltiplo elevado-

30/07/2007

O Millennium BCP investimento considera que a aquisição dos hipermercados Carrefour por parte da Sonae Distribuição foi efectuada "a um múltiplo elevado", tendo em conta os negócios recentes do sector da distribuição.

O acordo avalia os activos adquiridos a um Entreprise Value (EV) de 662 milhões de euros, o que significa um múltiplo de EV/Vendas de 2006 (530 milhões de euros) de 1,25 vezes, um valor acima do que o sector tem vindo a avaliar os operadores de retalho", refere o analista Luís Colaço, do Millennium bcp investimento.

O múltiplo implícito no negócio é também superior ao que o banco de investimento avalia a Sonae Distribuição (0,87vezes o EV/Vendas).

"Parece-nos que a aquisição foi efectuada a um múltiplo elevado, tendo em conta os negócios recentes do sector, embora aguardemos mais informação disponibilizada pela empresa para avaliarmos o valor gerado pelas sinergias e o valor atribuído às licenças para avaliarmos o impacto do negócio", refere Luís Colaço.

A mesma fonte adianta que para além do valor de vendas registado em 2006, o montante pago inclui o valor das licenças e das sinergias geradas pelo negócio. "Contudo, consideramos um cenário em que o valor pago pelas licenças é zero, o que significa que o valor de 201 milhões de euros pagos seriam atribuídos somente às sinergias, e outro, em que atribuímos algum valor às licenças, um valor a rondar os 260 milhões de euros", refere.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

sonae sgps

por Clinico » 30/7/2007 7:41

Bom Dia e bom começo de semana, que para alguns será a semana de início de férias.
A sonae começou bem, o que não admira pois paira no ar um sentimento muito positivo em relação a ela.
- Para esta hora, o volume é bom, e a subida tambem. Vamos ver onde pára e que fazem os mercados lá para as Américas. Cá pela Europa tudo bem.
- As sonaes continuam em foco com entrevistas várias, o que mantem a chama acesa. Boa táctica do Paulo, dado que durante um tempo nem se ouvia falar delas.
- Talvez seja a que tenha resistido melhor a esta correcção á excepção da escorregadela na 5º feira, prontamente compensada na 6º. Como tal, não tem que recuperar como as outras, tem que continuar a subida.
Esperemos que esta seja a semana em que quebra os 2,20. Já faltou mais...
Abraços
Clinico

por Ruffios » 29/7/2007 23:04

AgeOfDawn Escreveu:
enologo Escreveu:Sendo as lojas "Mini-Preço" pertença do Grupo Carrefour Portugal, a Sonae também as adquiriu??

Sim :-)

Não

Registado: 5/10/2006 18:25

por vitor79 » 29/7/2007 23:03

Não, as lojas mini preço ficaram de fora deste negocio.

O Carrefour lá saberá as suas razões.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por AgeOfDawn » 29/7/2007 22:41

enologo Escreveu:Sendo as lojas "Mini-Preço" pertença do Grupo Carrefour Portugal, a Sonae também as adquiriu??

Sim :-)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 269 visitantes