Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por General Patton » 8/8/2014 4:26

artista_ Escreveu:Bruno, diz-me uma coisa, tu já aprendeste realmente alguma coisa com o que eu e outros te têm dito?!

O comentário do Iurp tem a ver com isso, realmente é preciso alguém com muita paciência (e eu às vezes tenho-a) para estar constatemente aqui a tentar que as pessoas tenham ferramentas básicas mínimas que, pelo menos, as impeçam de um dia perder tudo, ou quase tudo, na bolsa. Mas tu deves saber que se há pessoa que ultimamente é o exemplo acabado de que a minha paciência não tem qualquer sentido, é inútil, tu és certamente essa pessoa!

Mudaste alguma coisa desde que temos tens trocado opiniões comigo, inclusivé por mp? Acho que não, mas surpreende-me, corrige-me se estiver errado!

Ainda para mais estamos a viver um momento único, um momento em que deviamos estar todos em estado de choque (eu estou) e ser ainda mais cuidadosos. O exemplo do BES não te meteu nenhum medo? Não te passou pela cabeça, mesmo que só como mera hipótese teórica, do que seria se o que aconteceu com o BES tivesse acontecido com o BCP? Como reagirias às perdas brutais que terias? Mas, aparentemente isto tudo não mudou nada... mesmo não sendo comigo, é um bocado assustador ver alguém que está condenado, se não for no BCP será noutro qualquer, um dia...

Ainda para mais, tu até tiveste uma hipótese que muitos não têm, pudeste vender com alguns ganhos quando o título há pouco subiu até à casa dos 13 cêntimos. Nessa altura não te passou sequer pela cabeça vender umas poucas?! Nada? Nem 5 ou 10% do que tens?! Nem quando elas começaram a cair?! Como te digo, até assusta, e não é comigo!

Hoje já nem te desejo boa sorte.. já nem essa mereces! :mrgreen:

Artista,

Desculpa-me mas vou ter de partilhar a minha opinião contigo sobre as tuas opiniões.

Sem dúvida alguma que o grande mérito das tuas partilhas está no simples facto de pores a reflexão dos outros em dia. Mas, tal como o disseram aqui antes, tu pareces muitas vezes não pôr a tua própria em dia. Repetes demasiadas vezes o mesmo e muitas vezes tens revelações até mesmo contraditórias. Muitas ainda és o primeiro a vir apanhar as canas da festa quando na verdade, desde que te acompanho, os teus comentários muito raramente se consubstanciam em algo de concreto. Já na vitória és muito rápido a assumi-la. Apontas primeiro para todos os lados e nenhum ao mesmo tempo muitas vezes. Olha, já vi aqui comentários teus onde dizes que não baseias as tuas opiniões em nenhum elemento de AF, no entanto, és dos que aqui mais tenta uma abordagem de questões de AF (na qual mostras não ser em nada dotado, com toda a sinceridade). Depois, dizes que és analista técnico. De AT, comentários teus raramente se vêem! E, diga-se, não sou apreciador da qualidade. De AT, quase ia jurar que também já te vi renunciá-la aqui no fórum. Quando falhas uma tentativa muito abstracta de previsão, vens imediatamente justificar com um género de "é o que eu digo sempre. São os mercados que mandam. O que eu sei é que nada sei. E esse é maior conhecimento do mercado. Temos de saber ler cada situação, cada momento..." É cá uma filosofia...! Qualquer coisa de verdadeiramente impressionante porque não sei como é que não te cansas desse papel...!! O grande mérito está, de facto, mais na psicologia do jogo! Substância técnica ou fundamental... desculpa, mas nickles! Mas não estou contra ti... Nem podia estar pois eu também não escrevo nada de jeito. Partilhar direcções de preços não é nada, de facto. A questão é, pois, tão somente esta: acho que o estatuto que alguns te reconhecem é, com sinceridade, muito injusto para o trabalho que outros, por aqui, com muita mais audácia e conhecimento revelado têm feito. É certo que também és dos mais presentes. Mas admiro muito mais um Lusitanian Trader, um Raposo Tavares, um, repetindo, Artista Romeno e vários outros de quem também aprecio os seus comentários sem agora recordar nomes, do que os teus posts. Os meus, claro, são como os teus... Não podem ter qualidade pelas razões que apontei. Mas acho injusta e perigosa mesmo o reconhecimento de uma qualidade que os teus posts para mim não têm. Só não o disse há dias porque acreditei que provavelmente ainda irias mudar, mas a história repete-se e repete-se e repete-se e tu nada... O meu propósito serve essencialmente para que tu reflictas sobre isso. Nuns dias a acção está esticada, noutros se subiu é porque havia fundamentos e o mercado lhes deu razão... e tantas vezes reclamas imediatamente os louvores (por teres dito o quê concretamente?)... Desculpa, mas como é que se pode dar valor à tua estratégia de que tanto falas em abstracto quando em concreto... zero! Nem sinais! Isso é já estratégia também?! :) Às vezes, pelo papel que fazes - meritório no sentido que apontei já - chego a pensar se não estás aqui com uma função de estimulador para os que lêem a Maria. O mercado também precisa de quem faça essa função... Se está na altura dos pequenos saírem para os grandes entrarem, tu pareces estimular as vendas... Outras vezes o contrário... É engraçado! Ficou esta última reflexão em tom de confissão ao ouvido... para só tu ouvires!

Já agora ainda, costumas ir aos jantares? Já foste a algum?
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por jccgold » 8/8/2014 3:55

artista_ Escreveu:Se achas isso não seria melhor abrires uma posição curta amanhã? Eu para mim estou mais a apostar nos 0,0546 como fundo, mas também estou em dúvida se chegará lá?! :roll:

Por curiosidade a tua aposta pra cotação do BES era qual? Só pra saber se essa dica é fiável

Registado: 11/11/2011 3:58

por General Patton » 8/8/2014 3:43

Iurp Escreveu:
Iurp Escreveu:

Artista,

Admiro a tua paciência. Ainda não percebeste que a bolsa também é feita de determinado tipo de "investidores"!

E ainda bem que existem users neste forum como o artista que ajuda a malta menos experiente como eu , a tentar que eles não cometam muitos erros e a ensinar e disto que é feito um bom forum , claro que depois existe sempre os outros ...

Este discurso do Artista já o vejo por aqui há mais de 5 anos. Por isso, a minha observação. E gabo-lhe o papel que tem desempenhado na ajuda. Melhor do que as sua palavras, para quem se está a iniciar, é fazer uma leitura atenta dos diversos tópicos deste fórum. Uma autêntica BÍBLIA.[/quote]

Inteiramente de acordo!
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...

por General Patton » 8/8/2014 3:34

brunoktm Escreveu:
Amigo aprender já aprendi alguma coisa , o que me falta é a disciplina para por em pratica essa mesma aprendizagem
Devia ter vendido ali na altura que esteve a 0,12 e pouco pois ai estava a ganhar um bocadinho de nada e podia ter ficado com alguma liquidez , para vir apanhar o barco mais abaixo , com o erro que cometi estou a ver o barco afundar-se comigo lá dentro , ainda não tive coragem de sair pois custa-me assumir estes prejuízos que tu sabes mais ou menos quanto ronda,
Claro que com o que aconteceu no BES muda a minha maneira de pensar ,pois até a pouco tempo nunca tinha visto uma acção a ir a falência e com isto penso que não vou deixar ir ao ponto que me deixei chegar com a posição do bpi a uns anos atrás ... apesar de já não faltar muito para estar no mesmo patamar de prejuízos ...

Permita-me que lhe diga isto, depois de ter analisado o BCP novamente. Não é um conselho de investimento. É apenas o relato do que eu faria e a minha singela opinião. Aviso-o de que falhei nos suportes anteriores! ;) Todavia, sei que no que lhe direi agora não falharei. Anote bem. O BCP vai subir a partir dos próximos dias. Bateu hoje provavelmente no mínimo que, digo sem pudor nenhum, era o expectável. Agora sobe! Aquele mínimo dificilmente repetirá! Pode baixar um pouco, mas é enquanto os pequenos assustados libertarão. Muitos libertaram já, outros ainda libertarão. A queda de hoje foi com praticamente toda a certeza libertação de pequenos e médios mal informados. A subida foi praticamente com toda a certeza essencialmente encerramento de posições curtas! (dentro de 4 dias saberemos...) Uns e outros ainda não devem ter concluído tudo pois os 800 milhões de volume de hoje são apenas 1,46% do capital. Ora, em posições curtas estavam 2,10%... A amplitude técnica do movimento deve-lhes ter ficado muito próxima do expectável em AT (0.064/0.066). E devem er libertado por isso mesmo. É de admitir que venha no próximo dia a repetir movimento, mas sem a mesma amplitude, sem a mesma força e sem novo mínimo. Contudo, esperaria muito mais uma subida agora e para a frente.

Páginas atrás foi publicado aqui por outro forumeiro o melhor post que eu aqui vi por aqui. É certo que não acompanho o fórum desde sempre. Mas aquele sem palavras disse praticamente tudo para os analistas técnicos. Na posição dele, nunca teria feito isso. Mas já que ele o fez, então é de lhe dar os parabéns. Pois para ali chegar, com quase toda certeza, se não foi remetido por ninguém para lá, teve muito que percorrer e foi rigoroso. Ele sabia que era expectável e altamente provável. Há aqui sem dúvida muitos posts de grande qualidade. Claro que enquanto analista técnico, dou preferência aos de AF de muitos, sobretudo os do Romeno. De AT confesso que raramente vejo qualidade. Mas ainda há alguns. E certamente muitos mais sabem muito mais do que o que na verdade divulgam. Mas eu também não a publicaria... Já expliquei o porquê. Sou determinantemente contra a revelação de fundamentos de AT. Já partilhar a direcção de preços... é outra coisa.
Eu, se estivesse na sua posição, perante o que se lê actualmente da AT (com todas as ressalvas que lhe fiz antes), faria preço médio. Construiria carteira. E tenho a certeza de que não me arrependeria.

Boa sorte para os seus investimentos.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por Artista Romeno » 8/8/2014 1:15

iMMgrafik Escreveu:Boas,

Meus senhores, neste momento so 1coisa pode acalmar o mercado português e leva-lo a inverter...

Carlos Costa nao porque se ele diz que os bancos estão bem, capitalizados e sólidos... ninguém acredita porque pensamos no BES.
Passos Coelho nao porque se ele diz que os bancos estão bem, capitalizados e sólidos... ninguém acredita porque pensamos no BES.
CEO de 1banco nao porque se ele diz que os bancos estão bem, capitalizados e sólidos... ninguém acredita porque pensamos no BES.

Portanto resta-nos uma hipótese que eu acho ate genial.
Exactamente os que tiraram a limpo a condicao real do BES: os auditores.

Quando eles disserem daqui a 2 ou 3 semanas que as contas do BCP, BPI e BANIF (este ultimo não ponho as maos no fogo) estão bem, entao sim regressa a confiança aos mercados, e sera dado o passo para a inversao de tendência ;)

Bons investimentos.

Ora ca esta.... em x de perguntar o que devia.... porque motivo o ac nao foi maior compensando uma lei de dta fraca? Ou porque motivo nuno amado na sequencia tambem da 1a questao deu o beneplacito a um martelanco das imparidades...? Isso nao.... FE NOS PROFISSIONAIS COMO ELES SE APRESENTAM E QUE E :mrgreen:
Os auditores nao foram alias os do bcp que auditaram as contas do bes e do besa nao assinando as deste ultimo, com a rubrica de nenhum partner.... mas com as 4 iniciais kpmg.... so acredita em auditores quem e toto....bankia cam.catalunya caixa gowex enron bes .... quer mais....va ao besa como dizia cr7 recentemente.....os auditores sao uns proformas e toda a gente o sabe....pagos pelo auditado a independencia fica po papa noel....
Dito isto, desejo que bcp se aguente e muito importante neste momento turbulento, ao contrario do que pensam nao tenho nada contra o banco.....
Agora se formos a esperar sentados pelo auditor :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por mjosefico » 7/8/2014 23:43

É desta que dá um stroke ao artista :mrgreen:
artista, há quem tome atenção ao que dizes, acredita 8-)

Registado: 5/8/2014 12:59

por aefepenas » 7/8/2014 23:39

Boa noite

Peço desculpa se alguma coisa sair mal pois é a primeira vez que me aventuro a colocar um gráfico no forum.
Só queria dizer que no gráfico semanal se o fecho for próximo destes valores, estamos no fundo do canal descendente que pode ser considerado uma bullish flag. Será que também se pode observar uma Cup and Handle num time frame de dois anos e meio? Os peritos nestas coisas que respondam.
A próxima semana vai se decisiva.
Perante tanto pessimismo esta é uma visão mais positiva do BCP. Tomara estar certo.

Cumprimentos

BCP - 07-08-2014.jpg
BCP - Gráfico semanal

Registado: 26/6/2014 21:07

por e-finance » 7/8/2014 23:17

artista_ Escreveu:Parece que essas auditorias afinal têm todas a ver com a situação do BES, não há nada que indique que possam ser a outros bancos, antes pelo contrário! Menos mal! :)

:?
Governador revela mais auditorias forenses além do BES

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=158236
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por iMMgrafik » 7/8/2014 23:06

Boas,

Meus senhores, neste momento so 1coisa pode acalmar o mercado português e leva-lo a inverter...

Carlos Costa nao porque se ele diz que os bancos estão bem, capitalizados e sólidos... ninguém acredita porque pensamos no BES.
Passos Coelho nao porque se ele diz que os bancos estão bem, capitalizados e sólidos... ninguém acredita porque pensamos no BES.
CEO de 1banco nao porque se ele diz que os bancos estão bem, capitalizados e sólidos... ninguém acredita porque pensamos no BES.

Portanto resta-nos uma hipótese que eu acho ate genial.
Exactamente os que tiraram a limpo a condicao real do BES: os auditores.

Quando eles disserem daqui a 2 ou 3 semanas que as contas do BCP, BPI e BANIF (este ultimo não ponho as maos no fogo) estão bem, entao sim regressa a confiança aos mercados, e sera dado o passo para a inversao de tendência ;)

Bons investimentos.

Registado: 10/9/2010 16:36

por ad » 7/8/2014 22:52

...e ja agora, quem faz auditoria aos auditores????

Registado: 5/7/2007 20:48

por HJOR » 7/8/2014 22:47

Acabei de ouvir de um deputado que está a falar na TVI24 que hoje no parlamento o Sr. Carlos Costa disse que a "supervisão só funciona se o supervisionado for idóneo".

Pergunto... então para que serve a supervisão se são todos idóneos?
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por mmrmm » 7/8/2014 22:45

AT2014 Escreveu:
Deve ser uma auditoria para auditar o que andou a fazer a KPMG todos estes anos (e que até agora tem passado nos pingos da chuva. Inacreditável!!!), outra para auditar o que andou a fazer o BDP e finalmente outra para saber o que andou a fazer a CMVM. :lol: :lol: :lol:

Ontem o Tiago Caiado Guerreiro colocou bem a questão nos Negócios da Semana do José Gomes Ferreira: como é possível esperar independência por parte dos auditores externos quando são os auditados a pagar a factura? A única hipótese segundo ele é tornar o serviço independente e pago pela CMVM. Percebendo pouco sobre o assunto parece-me o mais acertado. Se alguém discorda gostaria imenso de conhecer os seus argumentos.

cmps,

Registado: 27/2/2014 20:36

por touromagro » 7/8/2014 22:37

artista_ Escreveu:Estão aqui a dizer nas notícias que Carlos Costa anunciou que há mais três auditorias a três instituições, não especificando quais!

Casa roubada trancas na porta?! :shock:

Hummm palpita-me que amanhã isto vai voltar a doer!

Se calhar se os bancos fossem vasculhados talvez fosse boa ideia e talvez limpassem um pouco a nuvem negra que neles para, ja viram que quer bcp bpi e banif entregaram mais de 2,5 MM de cocos.no ha poucas semanas? .e que vao conseguir mais 1 MM para o novo banco! A banca esta mais capitalizada que se pensa?

Registado: 6/8/2014 17:35

por artista_ » 7/8/2014 22:27

Parece que essas auditorias afinal têm todas a ver com a situação do BES, não há nada que indique que possam ser a outros bancos, antes pelo contrário! Menos mal! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AT2014 » 7/8/2014 22:10

artista_ Escreveu:Estão aqui a dizer nas notícias que Carlos Costa anunciou que há mais três auditorias a três instituições, não especificando quais!

Deve ser uma auditoria para auditar o que andou a fazer a KPMG todos estes anos (e que até agora tem passado nos pingos da chuva. Inacreditável!!!), outra para auditar o que andou a fazer o BDP e finalmente outra para saber o que andou a fazer a CMVM. :lol: :lol: :lol:

Fico a aguardar pelos resultados mas assumo que isto vai apenas resultar em mais uns milhões a serem "empochados" pelas outras big four do mercado e no final saiem uns pareceres muito bonitos a dizer que a culpa foi do Ricardo Salgado e ninguém podia ter feito melhor face à legislação existente.

Todos guardam o tachinho e seguimos para o próximo resgate que, ou muito me engano, ou será o Banif e é capaz de ser para este ano. Mas estou só a especular baseado em pensamentos lógicos que um qualquer accionista e um qualquer depositante teriam ao saber que se um banco falir perdem o investimento (em 2014) e parte dos depósitos acima de 100k (em 2015) :-k :-k :-k

Registado: 4/2/2014 2:39

por O Alquimista » 7/8/2014 22:10

Ao Governo, BP e CMVM.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por artista_ » 7/8/2014 21:57

Estão aqui a dizer nas notícias que Carlos Costa anunciou que há mais três auditorias a três instituições, não especificando quais!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 7/8/2014 21:35

brunoktm Escreveu:Amigo aprender já aprendi alguma coisa , o que me falta é a disciplina para por em pratica essa mesma aprendizagem

Não aprendeste nada, só em teoria e isso não conta. Quando alguém nem um passo consegue dar, pequeno que seja, não serve de nada!

brunoktm Escreveu:Devia ter vendido ali na altura que esteve a 0,12 e pouco pois ai estava a ganhar um bocadinho de nada e podia ter ficado com alguma liquidez , para vir apanhar o barco mais abaixo ,

Apenas achas que cometeste um erro porque as cotações cairam, na realidade se tivesse subido achavas que estaria tudo bem! As coisas não funcionam assim. Tem de haver algo (a estratégia) que defina quando vendes e compras, independentemente daquilo que acontece no futuro, porque ninguém aqui adivinha o futuro! Mas, no teu caso, já nem falo em estratégia porque tu estás tão longe que nem vale a pena. Mas valia a pena começar pelo menos por alguns princípios básicos, desde logo aqueles dois que muito tenho referido nos últimos tempos, meter em aplicações de risco apenas parte do nosso capital, e não meter o capital disponível para estas aplicações todo no mesmo investimento!

Essa ideia de que podias ter vendido ali porque até estavas a ganhar, dá a entender que não podes vender a perder... liberta-te disso o mais rapidamente possível!

brunoktm Escreveu:...com o erro que cometi estou a ver o barco afundar-se comigo lá dentro , ainda não tive coragem de sair pois custa-me assumir estes prejuízos que tu sabes mais ou menos quanto ronda,
Claro que com o que aconteceu no BES muda a minha maneira de pensar ,pois até a pouco tempo nunca tinha visto uma acção a ir a falência e com isto penso que não vou deixar ir ao ponto que me deixei chegar com a posição do bpi a uns anos atrás ... apesar de já não faltar muito para estar no mesmo patamar de prejuízos ...

Vais deixar vais, não tenho a mínima dúvida. Mudaste a maneira de pensar, não a de agir. Na segunda o BCP até negociou acima dos 11 cêntimos... eu até compreendo que não se venda quando um título está a subir, mas ter a carne toda no assador, mesmo toda, no mesmo assador, ver o título a cair e não fazer nada! :shock: Lembro-me de trocarmos umas mp's onde te dizia exatamente isto... no dia em que o BCP tinha batido nos 13.30 e corrigiu o resto do dia! Fizeste alguma coisa?! Claro que não! :roll:

EDIT: Eu até sei qual é o teu problema, e nem é preciso tu dizeres-mo, porque é o mesmo de todos os outros que andam por aqui, e é o mesmo que eu tinha nos primeiros anos. O problema é que metem na cabeça que o BCP vai estar a 20/30 cêntimos ou mais daqui a algum tempo, aconteça o que acontecer, independentemente dos movimentos que vier a fazer até lá, mas meteram na cabeça que vai lá. Então já estão a "contar com o ovo no cú da galinha", para vocês isso é garantido portanto quanto mais lá colocarem mais ganham. Diz-me lá, até já fizeste as contas ao dinheiro que vais ganhar, já sabes com quanto ficas no final e tudo, não é? Vou dar-te uma notícia, isso não é verdade, pode vir a ser, mas os riscos de não ser são elevados o suficiente para não valer a pena sequer pensar nisso.

E há outra coisa muito importante, não há nada que pague, mas mesmo nada, dormir bem e andar descansado em todo o lado, nas fases em que as bolsas caem a torto e a direito!

por malvoisin » 7/8/2014 21:16

os volumes de transacção dos 2 ultimos dias foram altissimos, sendo que hj a tal doji long legged (nao conhecia o termo) pode significar que o volume de ontem, e principalmente o de hj, tenham sido essencialmente resultado do "BES-panic" que entretanto, espera-se, possa ter acalmado 1pouco. este cenário poderá anteceder uma eventual subida amanha ou 2ªf (ate por causa dos indicadores parecerem estar ja demasiado esticados para baixo - macd, rsi, elder ray , etc, e tb estar ja mt abaixo da media movel 30-diario - é a q eu tenho ligada nst momento).

seja como for, nesta altura nao conseguiria dormir decentemente se tivesse acçoes do bcp, dada a volatilidade altissima que tem apresentado, ja me bastou o que perdi nos ultimos dias. agora, parece-me obvio que 1eventual ida la abaixo é/pode ser uma oportunidade demasiado boa para deixar escapar, e por isso vou estar atento a partir das 8h.

outra coisa que me parece: por 1 lado, nesta altura no bcp, os stops poderao evitar a ruina, e portanto para quem quiser aguentar acçoes durante a noite, ou acorda antes das 8h, ou terá que usá-los necessariamente (nao fiz isso de 3ª para 4ªf pq pensei que o panico, a haver, seria na 2ªf, e nao pus stops. resultado:dei-me mal).

mas por outro lado, é horrivel ver um stop accionado apos 1 perda de 5% por ex., e dps ver que a acçao subiu, logo a seguir, 10%, e nao se ter aproveitado nem 1bocadinho da subida.
sendo assim, estou de fora, mas atento amanhã desde as 8h.

1 curiosidade: o bpi fez hj precisamente a mesma figura doji que o bcp. a meteorologia na banca está "variável".

Registado: 6/3/2014 19:07

por iMMgrafik » 7/8/2014 21:01

AT2014 Escreveu:
iMMgrafik Escreveu:
iMMgrafik Escreveu:Boas,

Apos ter vendido a minha posicao no BCP ha 2 semanas, entrei hoje a 0,084 (com 1/3 do investimento previsto).

Tem sido uma semana bastante atribulada para a banca. :|
Mas penso que Agosto sera o ponto baixo deste ano (alias espero que o bottom a longo prazo, proximos 2/3 anos, seja atingido entre Agosto e Outubro de 2014).
Porque? Porque em Setembro o ECB vai finalmente fazer entrar 400 bilioes de Euros para os bancos europeus emprestarem a economia (por isso digo, Agosto-Outubro sera o bottom, e depois sim, comeca um brutal e verdadeiro Bull Market).

No caso do BCP, o 50 e 200 EMA seminal cruzaram na primeira semana de Julho, e e' normal um retracemente durante 1-3 meses.

Bons investimentos.

Boas,

Acrescento que hoje devera fechar em Doji (long legged doji).
Mais um sinal que o reversal a curto prazo esta' iminente.

Plano e' reforco de mais 1/3 se chegar a 0,073 e 0,061; ou acima dos 0,10.
Em ultimo caso, fecho da posicao abaixo dos 0,545.

Bons investimentos.

Amigo IMMgraffiK,

Vamos lá a ver: De 0,084 a 0,0545 vão 36% de distância. Não acha que é um stop algo longo ? Voltamos àquela conversa do Bes....

Não é melhor colocar um stop um pouco mais curto (por exemplo uns 0,079) de modo a ver como páram as modas ? É que se cair muito mais vale sair e depois entrar muito mais abaixo. Se subir então transforma esse stop num trail stop e protege os ganhos.Pense lá melhor nisso :wink: :wink:

É que uma entrada deve ser estar assente numa possibilidade de ganho várias vezes acima do potencial de perda possivel. Aqui o meu amigo estima que pode perder até 36%.

Então qual é o seu potencial de ganho para uma perda dessa ? Supondo que subiria até 0,11 (uma fartura nos dias que correm) o meu amigo ganharia 32%. Ou seja, por cada euro que mete no assador tem uma probabilidade de ganhar 0,32 cêntimos e de perder 0,36 cêntimos. Que lógica é que isso tem ? Deveria ser, por exemplo uma perda de 1/3 ou 1/5 ou 1/10 e não 1,125/1.

E já agora, as entradas devem estar perto de suportes fortes de modo a se colocar um stop abaixo desses suportes. Que suportes é que vê para as entradas que indica ? Eu não vejo nada de interessante nesses números que refere.

Abraço e bons negócios

Boas AT2014,

Eu aprecio os seus posts, tal como de mais 4 ou 5 participantes no forum. PFF continue!

Nunca sao 36% porque faco o averaging down. Muitos não concordam, mas eu faco-o ha anos (faco ambos: averaging up and down) e dou-me bem com a técnica. Claro que tem de ser feito com stops, ser metódico, analisar os gráficos e claro, saber reconhecer quando se esta errado e sair do plano ;)
Entro sempre dentro de uma accao a 3 tempos (1/3 do valor final) ou seja nunca deixo passar os -15/-20% (-15%>-7,5% etc...) sem reforçar. Depende muito da AT na altura. E claro tenho stops mentais bem definidos e rigorosos.

No BES fiz o average down dos .66 ate chegar aos .47, e sai aos .48. Nessa altura sai pelas duvidas que existiam em relação as contas do banco e a pessoa do R.Salgado. As noticias de irregularidades nas contas começaram em Junho, e vendi nessa altura a minha posição longa (quando surgem estas noticias de "irregularidades" nas holdings, BES e afins... sell first ask questions later!), portanto a minha entrada era apenas a procurar um ressalto de 15/20% resultado das descidas bruscas. Apenas tinha aplicado cerca de 4mil euros portanto os riscos estavam controlados.

Enfim, para mim uso a técnica que uso nos casinos: bolso esquerdo e bolso direito, no esquerdo esta o dinheiro que sei que vou gastar nessa noite, e no direito vai os lucros dessa noite (e nunca toco nesse direito seja muito ou pouco). Aqui faco o mesmo, aplico o que sei que posso perder, mas não toco nos lucros que fiz nos últimos 11 anos nas varias bolsas (os do USA e Canada são os meus mercados principais, o PSI20 é uma 3a escolha que apenas costumo ver semanalmente no seu fecho, embora em certos períodos como agora vejo todos dias).

Apenas uma ressalva porque enganei-me a escrever os meus targets no BCP:
Entrei a 0,084 com 1/3.
Plano e' reforco de mais 1/3 se chegar a 0,073 e 0,061; ou acima dos 0,10.
Em ultimo caso, fecho da posicao abaixo dos 0,059.
***Nota que os 0,065 a 0,07 são o suporte dos antigos 0,12.***

Abraco e bons investimentos.

Registado: 10/9/2010 16:36

por touromagro » 7/8/2014 20:24

Diria que o psi esta nas maos do bcp.... O resto esta a reboque ate a jm.,,
Tenho confianca nos milhoes a chegarem diariamente do banco que valeria 4,9 MM

Registado: 6/8/2014 17:35

por david.cerdeira » 7/8/2014 20:14

Hoje o mariozinho mandado de frankfurt disse que o risco sistemico tinha sido contido. Uma coisa e o nosso Carlitos outra coisa e o super mario... isto e, se o tipo falhar nao ha regulador que acerte no alvo. Nao vai falir mais nenhum banco nos proximos tempos em Portugal dos pequeninos... se cair o que vai dizer o mario aos outros bancos europeus, que era miope e depois apresenta um atestado medico?

Como fazemos?

Eu subescrevo que disse o brunoktm, estou entaladinho como ele e cometi os mesmos erros, mas como ja aqui escrevi ficarei com estas perdas no LP e tentarei compensa-las daqui a 10 anos com a recuperacao do PSIxxxxxxxxxxxx em movimento secundario... omG: Vou sonhar para outro lado.

Se isto racha agora racha para todos, nao ha pato que se safe, seja na casa da dona inercia como no jacinto que so recebe a pensao para pagar os medicamentos no inicio do mes.

Por tudo isto acho muito dificil que isto rebente definitivamente, mas claro na bolsa o 0 (ou os 12cent do BES... grrr) e o limite para baixo....

All the best,
DC
[DavidC]
Disclaimer: Sou um noob nisto. Não tenciono em qualquer momento influenciar ninguém.

Registado: 21/6/2013 11:46

por brunoktm » 7/8/2014 20:07

artista_ Escreveu:
brunoktm Escreveu:
Iurp Escreveu:E ainda bem que existem users neste forum como o artista que ajuda a malta menos experiente como eu , a tentar que eles não cometam muitos erros e a ensinar e disto que é feito um bom forum , claro que depois existe sempre os outros ...

Bruno, diz-me uma coisa, tu já aprendeste realmente alguma coisa com o que eu e outros te têm dito?!

O comentário do Iurp tem a ver com isso, realmente é preciso alguém com muita paciência (e eu às vezes tenho-a) para estar constatemente aqui a tentar que as pessoas tenham ferramentas básicas mínimas que, pelo menos, as impeçam de um dia perder tudo, ou quase tudo, na bolsa. Mas tu deves saber que se há pessoa que ultimamente é o exemplo acabado de que a minha paciência não tem qualquer sentido, é inútil, tu és certamente essa pessoa!

Mudaste alguma coisa desde que temos tens trocado opiniões comigo, inclusivé por mp? Acho que não, mas surpreende-me, corrige-me se estiver errado!

Ainda para mais estamos a viver um momento único, um momento em que deviamos estar todos em estado de choque (eu estou) e ser ainda mais cuidadosos. O exemplo do BES não te meteu nenhum medo? Não te passou pela cabeça, mesmo que só como mera hipótese teórica, do que seria se o que aconteceu com o BES tivesse acontecido com o BCP? Como reagirias às perdas brutais que terias? Mas, aparentemente isto tudo não mudou nada... mesmo não sendo comigo, é um bocado assustador ver alguém que está condenado, se não for no BCP será noutro qualquer, um dia...

Ainda para mais, tu até tiveste uma hipótese que muitos não têm, pudeste vender com alguns ganhos quando o título há pouco subiu até à casa dos 13 cêntimos. Nessa altura não te passou sequer pela cabeça vender umas poucas?! Nada? Nem 5 ou 10% do que tens?! Nem quando elas começaram a cair?! Como te digo, até assusta, e não é comigo!

Hoje já nem te desejo boa sorte.. já nem essa mereces! :mrgreen:

Amigo aprender já aprendi alguma coisa , o que me falta é a disciplina para por em pratica essa mesma aprendizagem
Devia ter vendido ali na altura que esteve a 0,12 e pouco pois ai estava a ganhar um bocadinho de nada e podia ter ficado com alguma liquidez , para vir apanhar o barco mais abaixo , com o erro que cometi estou a ver o barco afundar-se comigo lá dentro , ainda não tive coragem de sair pois custa-me assumir estes prejuízos que tu sabes mais ou menos quanto ronda,
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por Artista Romeno » 7/8/2014 19:49

Th3Fri3nd Escreveu:acho k isto de proibir o short selling pode piorar a situaçao...talvez seja possivel para uns sairem ja amanha da sua posiçao longa antes de dia 8 que pode cair mais um pouco pa ra ajudar à situação em que está a cotaçao do bcp...nao tenho açoes de bcp nem do falido bes nem açoes dos indices nacionais. Acho k estas açoes de tostões são mt arriscadas...tenho açoes de bancos chineses e brasileiros entre outras e são bancos de futuro e sugiro para quem percebe do assunto k faça uma analise a estes bancos para as pessoas poderem conhecer o que sao bons bancos! deixo aki os links dos mesmos. espero poder contribuir com açoes e bancos de valor para que possam aproveitar de bons ganhos num futuro de medio/longo prazo tipo Warren Buffet :) abraço

http://financials.morningstar.com/ratio ... ture=en-US

http://financials.morningstar.com/ratios/r.html?t=BBD

http://financials.morningstar.com/ratios/r.html?t=ITUB

http://financials.morningstar.com/ratios/r.html?t=BACHY

Ps- nao se ponham já a comprar à maluca pk ainda quero aproveitar para comprar mais algumas pk estão baratas :)

Itau gosto ja tinha dito isso noutro lado.... chineses cautela... o mercado chines do imobiliario pode tar hot....isto e uma analise superficial....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por katolo » 7/8/2014 19:42

artista_ Escreveu:
katolo Escreveu:Eu vejo um suporte por volta dos 6 cêntimos.

Arriscava uma entrada longa nesse valor. Será que chega lá?

Se achas isso não seria melhor abrires uma posição curta amanhã? Eu para mim estou mais a apostar nos 0,0546 como fundo, mas também estou em dúvida se chegará lá?! :roll:

Nem curtos nem longos nesta fase! A volatidade é bom para os day traders. Para mim não que não consigo acompanhar constantemente...

Simplesmente pedi a opinião da malta...

Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1, PXYC e 187 visitantes