Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 3/10/2013 10:19

VIX

Um carro só pode ser visto como um investimento se for do prisma do fabricante ou do mecânico pois será para levar sempre peças e alguém vai ter que as montar.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por VIXIUM » 3/10/2013 9:19

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Isto de esperar é uma coisa que pelo menos não custa nada...senão dinheiro.

Como dizes num post acima, VG, por citação, o rebalanceamento é uma forma de estar no longo prazo. A questão é esta: será que vender agora os acionistas, enquanto em cima, e comprar fundos de obrigações emergentes, claramente em baixa, pode vir a ser interessante? Os emergentes têm vários problemas mas grande volatilidade. E nem sempre estão correlacionados com as yields americanas. O meu ASEAN que já esteve a -20% e agora está em -17% já teria rendido 3%. Mas para isso é preciso timing, entrada numa baixa ainda maior e procurar alguns proveitos mas no curto prazo. É claro que tudo isto são racionais perversos na medida em que não são longo prazo. Mas não estou a ver maneira de chegar positivo ao final do ano sem intervir. Só a esperar não vou lá. E se chegar com uns -5% ponderados parece-me que me poderei dar por satisfeito...

Comentários?

Fiquem bem.
VIXIUM

A única satisfação se chegares ao fim do ano com -5% só pode ser o facto de não teres de pagar o jantar ao VG :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Calma que o ano ainda não acabou... com isto do shutdown ainda vamos acabar positivos :-$ Viva os "republicanos das bananas" como um senador democratas os denominou!!

A resposta a uma questão de um jornalista a um republicano sobre o pk de defenderem o que defendem foi: "pk temos razão". Bem diz a minha mãe que diz que politicos incompetentes não são só em Portugal :-k

VG malandro...sempre à espera do jantar!! :mrgreen: Mas não será o shutdown a mudar as coisas. Lembro-me de que isto aconteceu no tempo do Clinton e nessa altura o mercado de ações não se mostrou muito diferente. Como é óbvio...sempre preferível pagar o jantar. Neste momento a perda dava para comprar um carrito! Se tiver que pagar só um jantar...até posso ir de carro novo. :mrgreen: (não vou porque acho o carro o pior investimento da história dos hipotéticos investimentos).

Fiquem bem.

VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:32

MarcoAntonio Escreveu:Virtua, pode-se sempre colocar um post agora replicando o conteúdo actual do primeiro post e depois deixar um link directo na nova versão (no início ou no fim) apontando para esse post.

Assim quem quiser consultar posteriormente esta versão continuará a poder a qualquer momento fazê-lo, bastando clicar no link (e nem precisa de sair do tópico).

:wink:

Boa ideia mas acho que não é completamente necessário. Ainda vou pensar nisso :-k Mas gostei da ideia :!:

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:30

Manushe Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Haverá convites para o pessoal? :mrgreen:

Rick, pelo sim pelo não, reserva já um lugar, que foi o que eu fiz! :mrgreen:

Já está reservado há imenso tempo mas tu não apareces, dizes que és muito ocupada :-"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:29

Rick Lusitano Escreveu:
Manushe Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Aviso que este fim de semana a primeira página vai alterar completamente. Irão aparecer aí uns 20 fundos. Não se preocupem pk embora apareçam muitos fundos vai até ficar mais simples distinguir entre eles e o que cada um representa. Vários fundos vão até ser "repetidos", sendo que vou tentar apresentar pelo menos 2 fundos por cada activo/sector. Alguns fundos que provavelmente não estão a fazer nada (principalmente na secção de menções honrosas) podem desaparecer. Se alguém por algumas razão quiser ficar com a primeira página como ela está que a guarde/imprima.
O objectivo do tópico continuará a ser em focar-nos no baixo risco.

YES!!! \:D/

Com esta preview mal posso esperar a estreia!!! :D

Haverá convites para o pessoal? :mrgreen:

Por acaso até vai haver :-$

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:27

Rick Lusitano Escreveu:Sei que as vezes, a minha opinião não é coincidente com a do VG, mas parece-me a mim, que isso é bom

Claro, senão pouco havia para nos acrescentarmos e aprendermos. Tens tb feito algumas boas análises e vou dar destaque ao post do "O que aconteceu quando a Yield das treasuries a 10 anos subiu 1 ponto percentual?" que acho que passou ao lado da maioria das pessoas.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/10/2013 21:36, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:24

file 112 Escreveu:VG, pedia que fosses mais resiliente/flexível quanto aos fundos de mais alto risco que os que tu defendes, pois a escolha é pessoal, atendendo ao perfil do nível de risco de cada um, mas a discussão deve ser o mais alargada possível, de modo a se poderem conhecerem todos os antídotos possíveis contra as situações críticas.

Embora o update de fim de semana responda a algumas questões já por mim abordados como uma melhoria de questões envolvendo timming a citação que fiz é realmente o maior foco da evolução do tópico, que mesmo continuando a centra-se no baixo risco vou introduzir muitos fundos que podem ser interessantes num periodo de níveis de taxa de juro históricamente baixos e que vão de acordo com um aumento de risco da carteira.

"Not taking enough risk is a risk itself"

P.S. Em relação ao uso de fundos em USD baixarem o DP acontece no curto prazo sim. No longo idealmente vai ser "igual ao litro".
Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/10/2013 21:40, num total de 2 vezes.

por Manushe » 2/10/2013 21:22

Rick Lusitano Escreveu:Haverá convites para o pessoal? :mrgreen:

Rick, pelo sim pelo não, reserva já um lugar, que foi o que eu fiz! :mrgreen:
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:16

Amiais Escreveu:Sugeres ter somente um fundo global e não ter locais?

Sim.

Amiais Escreveu:Um fundo local não será mais especializado (ie obtém melhor retorno) que um global?

Nem por isso. Até pk vais ter muita dificuladade em fazer uma alocação global como deve ser. Normalmente o "diversificado" do português financeiramente já evoluido inclui por exemplo 5 ou 10% de acções portuguesas por exemplo. Em que mundo Portugal tem a capitalisação bolsista de 5 ou 10% do mundo? Vai para um global que só vais bem (caso o objectivo seja acções globais claro). E este fim de semana já vais ter entre 2 a 3 fundos acções globais para analisares :wink:

Amiais Escreveu:Por outro lado um global poderá conforme os mercados do local X baixam alocarem mais capital noutro mercado que esteja mais positivo, certo?

Esquece isso. Fundos que alteram muito a composição pode dar barraco e devem ser usados apenas com pouco peso na carteira (não mais que 5%). Olha o carmignac que investiu nos emergentes e depois anda a render menos que os outros todos equivalentes. No fundo estes fundos "mistos" ou que alteram a locação não passam de pequnas apostas. O ideal são fundos que inventam pouco e se é para estar alocados mundialmente que estejam e não inventem muito!

por VirtuaGod » 2/10/2013 21:10

luissm Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Isto de esperar é uma coisa que pelo menos não custa nada...senão dinheiro.

Como dizes num post acima, VG, por citação, o rebalanceamento é uma forma de estar no longo prazo. A questão é esta: será que vender agora os acionistas, enquanto em cima, e comprar fundos de obrigações emergentes, claramente em baixa, pode vir a ser interessante? Os emergentes têm vários problemas mas grande volatilidade. E nem sempre estão correlacionados com as yields americanas. O meu ASEAN que já esteve a -20% e agora está em -17% já teria rendido 3%. Mas para isso é preciso timing, entrada numa baixa ainda maior e procurar alguns proveitos mas no curto prazo. É claro que tudo isto são racionais perversos na medida em que não são longo prazo. Mas não estou a ver maneira de chegar positivo ao final do ano sem intervir. Só a esperar não vou lá. E se chegar com uns -5% ponderados parece-me que me poderei dar por satisfeito...

Comentários?

Fiquem bem.
VIXIUM

A única satisfação se chegares ao fim do ano com -5% só pode ser o facto de não teres de pagar o jantar ao VG :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Calma que o ano ainda não acabou... com isto do shutdown ainda vamos acabar positivos :-$ Viva os "republicanos das bananas" como um senador democratas os denominou!!

A resposta a uma questão de um jornalista a um republicano sobre o pk de defenderem o que defendem foi: "pk temos razão". Bem diz a minha mãe que diz que politicos incompetentes não são só em Portugal :-k

por Midas » 2/10/2013 20:46

Afinal o shutdown pode vir a ser bom... :-k

MC.gif
MC.gif (16.25 KiB) Visualizado 9074 vezes

Fonte: http://seekingalpha.com/currents/post/1311242
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 2/10/2013 20:41

Manushe Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Aviso que este fim de semana a primeira página vai alterar completamente. Irão aparecer aí uns 20 fundos. Não se preocupem pk embora apareçam muitos fundos vai até ficar mais simples distinguir entre eles e o que cada um representa. Vários fundos vão até ser "repetidos", sendo que vou tentar apresentar pelo menos 2 fundos por cada activo/sector. Alguns fundos que provavelmente não estão a fazer nada (principalmente na secção de menções honrosas) podem desaparecer. Se alguém por algumas razão quiser ficar com a primeira página como ela está que a guarde/imprima.

Haverá convites para o pessoal? :mrgreen:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por MarcoAntonio » 2/10/2013 20:41

Virtua, pode-se sempre colocar um post agora replicando o conteúdo actual do primeiro post e depois deixar um link directo na nova versão (no início ou no fim) apontando para esse post.

Assim quem quiser consultar posteriormente esta versão continuará a poder a qualquer momento fazê-lo, bastando clicar no link (e nem precisa de sair do tópico).

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Midas » 2/10/2013 20:39

@file 112
Parabéns por conseguires ler o tópico todo de seguida, 200 e tal páginas, foi 1 curso intensivo. Deu para veres a evolução desta temática. Gostei do “todo o terreno”. :mrgreen:
Eu acredito que os fundos de investimentos, que devido a sua natureza abrangente, tanto pelas características de cada uma das classes de activos (obrigações, acções, liquidez, etc), como pela geografia, deverá se ter uma abordagem, também ampla. As classes não deverão ser vistas isoladamente, pois elas são interdependentes. Por isso também, não "falo" apenas de fundos de baixo risco, ou de fundos de obrigações. Mostro dados de vários activos, para dar a informação e depois cada um, tem a liberdade de pensamento e de tomar as suas decisões. Sei que as vezes, a minha opinião não é coincidente com a do VG, mas parece-me a mim, que isso é bom, pois é sempre bom haver um debate salutar de opiniões, um contraditório, em que obriga os interlocutores e outros participantes a pensar em vez de se acomodar a um pensamento individual que poderá não estar correcto, totalmente ou parcialmente. O tópico foi (e continua) a ser um bom ponto de partida para mim, nos investimentos nos fundos e não só. Ajuda a entender a natureza dos mercados, dos activos, construção e gestão de carteiras. O tópico apesar de ser sobre fundos de investimento de baixo risco, mas não me impede de ter uma carteira que tenha fundos de baixo risco, risco moderado, risco elevado. No tópico fala maioritariamente em investimento de buy n' hold, (longo prazo e gestão passiva), eu tenho 1a carteira de buy n' hold em EUR que é a principal, 1a outra em USD e mais arriscada, e recentemente comecei uma mini-carteira de gestão activa de curto prazo. Pode se usar os conhecimentos do tópico e adaptar as nossas necessidades. Tanto eu, como outros participantes, tem estratégias diferentes, uns tem 10-20% em acções, outros tem mais, outros tem menos, há que tenha uma % mais elevada em fundos de mercado monetário.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Manushe » 2/10/2013 20:35

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por Outlier » 2/10/2013 18:47

Boas,

Finalmente acabei de ler todas as páginas deste tópico!!! Mais uma vez parabéns ao seu criador, VG, e também ao Rick que é uma espécie tipo “todo o terreno” aqui no fórum, dada a amplitude de matérias que contribui para este tópico (reduzindo assim a volatilidade da incerteza com a dispersão de conhecimentos), para além de que nota-se que tem um bom feitio, pois nunca chamou, implicitamente, burro a ninguém ou fez, subliminarmente, piadas de mau gosto contra quem possa apresentar conhecimentos específicos condicionados, e tem uma grande humildade e paciência para esclarecer certas questões que até um burro entende. Atenção aos especialistas: um médico especialista só é bom se também for um bom clínico geral e se souber ouvir os doentes e os seus pares.
VG, algures numa página deste tópico, referiu que a sua carteira de fundos tinha cerca de 15% de ações em moeda USD e que a restante moeda era em EUR, dado que, segundo umas contas que fez, a utilização da moeda USD lhe fazia aumentar o rácio de sharpe e assim os retornos. Assim, gostaria que desenvolve-se mais esse assunto. Como é sabido, para se aumentar o rácio de sharpe é porque se diminui o desvio padrão/volatilidade ou se aumenta o excesso de retorno da carteira em relação ao retorno sem risco (tipo depósito a prazo), ou verificando-se ambas as situações. Isto está a fazer-me uma certa confusão dado que em termos médios o EUR tem-se valorizado continuamente em relação ao USD, desde a sua criação. A variância (desvio padrão ao quadrado) numa distribuição normal de Gauss, assenta na teoria dos mínimos desvios quadrados de uma série de valores esperados em relação à sua média (os desvios têm o expoente ^2 para tornar os desvios negativos, abaixo da média, em valores positivos). Assim, dado o facto da correlação da moeda de EUR/USD ter sido positiva, em termos médios de um período relativamente alargado, esse facto não pode contribuir para diminuição do desvio padrão/volatilidade. No meu entender, atendendo ao factor desvio padrão, tal só será possível no curto prazo, pois só no curto prazo é que há oscilações visíveis do câmbio acima e abaixo da média, no longo prazo isso não será possível.
É sabido que os retornos de uma carteira não seguem uma distribuição normal (simétrica) da curva de Gauss, porque a pendente da subida da curva não é igual ou similar à pendente da descida, a amplitude da curva quer na vertical quer na horizontal são diferentes, para além de que os chamados valores atípicos (outliers) dos retornos da carteira, no curto prazo, têm aqui uma grande importância, ao contrário de uma distribuição normal em que podem ser negligenciáveis. Pode-se dizer que a curva financeira dos retornos é tanto mais “normalizada” (próximo da curva de Gauss) quanto o período tender para o infinito/muito longo prazo.
O rácio de sharpe tem 2 problemas principais: Um, como o desvio padrão está no denominador do quociente, se o mesmo estiver próximo de zero, o rácio tornasse excessivamente elevado que não se traduz na realidade (num quociente qualquer, quando o denominador é zero, o resultado do mesmo é infinito); o outro paradoxo é quando se comparam duas carteiras negativas, o rácio de sharpe será menos negativo no fundo com maior volatilidade/desvio padrão , apontando-o assim como o mais eficiente, quando na realidade é ao contrário (ex. -1/4 é maior que -1/2). Não é por acaso que os especialistas da Morningstar adotam o rácio de sharpe de 3 anos e não de um período inferior (por ex. 1 ano), pois só desse modo garantem um nível aceitável de confiança estatística, pois o aumento do período de tempo amortece as oscilações bruscas do curto prazo e os valores atípicos (outliers).
Quanto à cobertura (hedge) ou não da moeda, os especialistas dizem que para períodos longos (superiores a 5 anos) não é recomendável escolher fundos com hedge da moeda, uma vez que os respetivos retornos seriam inferiores, pois a despesa excessiva da segurança do hedge vai provocar a descida dos retornos.
VG, pedia que fosses mais resiliente/flexível quanto aos fundos de mais alto risco que os que tu defendes, pois a escolha é pessoal, atendendo ao perfil do nível de risco de cada um, mas a discussão deve ser o mais alargada possível, de modo a se poderem conhecerem todos os antídotos possíveis contra as situações críticas. Penso que há pessoas que participam neste fórum que têm receio de apresentar, para discussão, eventuais bons fundos de ações que não sejam só defensivos, com o “medo” de um forista qualquer dar logo um raspanete qualquer, e todos nós já não temos idade de levar raspanetes. Porque é que te apresente esta solicitação? A resposta é simples: Porque este é para mim o melhor fórum português sobre fundos de investimento, porque acho que és uma pessoa inteligente e vais acabar por reconhecer que tal discussão alargada da temática só vai enriquecer o tópico que criaste.
Na meteorologia, para se prever o tempo futuro é preciso também estudar as condições atmosféricas que ocorreram no passado, mas os que acertam mais nas previsões futuras próximas são aqueles que têm em seu poder os computadores mais potentes do mundo onde são introduzidos sistematicamente uma pipa de dados de variáveis atmosféricas medidas, observadas e estimadas, e, a partir daí, estabelecer cenários de tendência de migração de massas de ar que vão causar mau ou bom tempo numa determinada zona geográfica. Os meteorologistas também não conseguem prever, com um nível elevado de probabilidade, o tempo daqui a 15 dias, mas conseguem acertar, ou quase, no timing de curto prazo (1-7dias).
Os técnicos financeiros também têm que adotar estratégias de timing, pois para mim a filosofia é market to market (real) e não aquela filosofia de “só perco quando vendo” (o futuro é hoje incerto), porque se eu não tiver uma almofada de liquidez monetária ou de bens imóveis vendáveis no momentum capaz de me socorrer disso para realizar uma despesa relativamente grande imprevista, então terei de efetuar o resgate parcial ou total de um fundo, e se a cotação da UP estiver em mínimos históricos, como é que eu me safo? É um problema complicado que não se resolve com teorias mas com práticas de arranjar cash no imediato. Defendo a gestão de uma carteira de ativos de um modo ativo e semi-passivo, conforme os ciclos económicos, e nunca em modo totalmente passivo. Assim, devemos ter em conta estratégias de momentum, isto é, estratégias que escolham ativos com base na sua eficiência recente, tendo por base a expetativa de que bons retornos passados próximos irão provavelmente resultar em boas performances futuras de muito curto prazo. São estratégias pontuais de resposta às expectáveis subidas tendencialmente bruscas do mercado. Estas estratégias são arriscadas e só deverão ser adotadas pelos gestores com grande conhecimento do mercado e/ou quando possuem informação privilegiada (inside information). Ter em conta que as estratégias de market timing (geração de retornos através da previsão de movimentos ou tendências futuras do mercado) e de market neutral (utilizam posições curtas bem como posições longas) obtêm mais retornos que as estratégias de long-only market neutral, isto é, aquelas que utilizam apenas posições longas; em contrapartida estas estratégias quanto mais retornos têm também incorrem num maior nível de risco.

Um abraço,

File 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por Midas » 2/10/2013 18:43

A Morningstar Espanha lançou um concurso de carteiras para empresas de assessoria financeira Espanholas, começou em 01/Outubro/2013. Deixo o link para quem quiser ver as carteiras a concurso, um dos fundos mais usados é o M&G Optimal Income A-H Grs Acc Hdg Eur (GB00B1VMCY93):

Mornigstar España Escreveu: Portfolio Management
Concurso EAFIs en Morningstar: Empezamos el concurso
Descubra las carteras que van a participar en nuestro concurso de carteras entre EAFIs

http://www.morningstar.es/es/news/112375/concurso-eafis-en-morningstar-empezamos-el-concurso.aspx

Mornigstar España Escreveu:EAFI es una empresa de asesoramiento financiero sometido al control y regulación de la Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV). Es una figura relativamente nueva en nuestro país (la primera EAFI se constituyó en el año 2009), pero que va creciendo día a día con nuevas incorporaciones (a fecha de hoy hay cerca de 120 EAFIs registradas).

Morningstar es un firme defensor del asesoramiento profesional e independiente y, por lo tanto, cree fervientemente en esta nueva figura en el panorama del asesoramiento en materia de inversiones.

Fonte: http://www.morningstar.es/es/news/112141/concurso-eafis-en-morningstar.aspx
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por zaq1 » 2/10/2013 17:38

FT

PIMCO total return fund had USD 5.4bln outflow in September, lowering fund assets to USD 250bln according to Morningstar.

:oh:

Registado: 2/10/2012 12:22

por zaq1 » 2/10/2013 16:15

... Mas não estou a ver maneira de chegar positivo ao final do ano sem intervir. Só a esperar não vou lá. E se chegar com uns -5% ponderados parece-me que me poderei dar por satisfeito...

VIXIUM

E vão dois... :-k

Registado: 2/10/2012 12:22

por LUISSM3 » 2/10/2013 15:46

Comentários?

Fiquem bem.
VIXIUM

Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Amiais » 2/10/2013 8:18

VirtuaGod Escreveu:
Amiais Escreveu:Uma dúvida na construção de uma carteira diversificada geograficamente.

Se colocamos no portfólio fundos, sejam de acções ou de obrigações, da "Europa" e dos "US" como podemos apanhar o resto do mundo? Meter mais algo global não estaremos a duplicar? Se adicionar um fundo emergentes, fica a faltar países como Japão, Canadá ou Austrália :roll:

Costuma haver algo sempre mais local.

Mas pk não colocas algo logo mais global como LU0267387339?

Obrigado pela tua resposta mas não percebi :wall: se calhar ainda estou a dormir ;-)
Sugeres ter somente um fundo global e não ter locais?
Um fundo local não será mais especializado (ie obtém melhor retorno) que um global?
Por outro lado um global poderá conforme os mercados do local X baixam alocarem mais capital noutro mercado que esteja mais positivo, certo?
:-s Continuo confuso

Registado: 17/11/2011 18:37

por VirtuaGod » 2/10/2013 3:00

Aviso que este fim de semana a primeira página vai alterar completamente. Irão aparecer aí uns 20 fundos. Não se preocupem pk embora apareçam muitos fundos vai até ficar mais simples distinguir entre eles e o que cada um representa. Vários fundos vão até ser "repetidos", sendo que vou tentar apresentar pelo menos 2 fundos por cada activo/sector. Alguns fundos que provavelmente não estão a fazer nada (principalmente na secção de menções honrosas) podem desaparecer. Se alguém por algumas razão quiser ficar com a primeira página como ela está que a guarde/imprima.

por VirtuaGod » 2/10/2013 2:37

Comentários?

Fiquem bem.
VIXIUM

A tentação de mexer, a tentação de mexer...

Mas o que dizes faz sentido, e não querendo responder sem pensar mas tb não deixar o teu pensamento sem resposta/abandonado digo que estou a reflectir. :roll: ( e estou mas às duas da manhã custa um pouco pensar :( )

por VirtuaGod » 2/10/2013 2:33

Amiais Escreveu:Uma dúvida na construção de uma carteira diversificada geograficamente.

Se colocamos no portfólio fundos, sejam de acções ou de obrigações, da "Europa" e dos "US" como podemos apanhar o resto do mundo? Meter mais algo global não estaremos a duplicar? Se adicionar um fundo emergentes, fica a faltar países como Japão, Canadá ou Austrália :roll:

Costuma haver algo sempre mais local.

Mas pk não colocas algo logo mais global como LU0267387339?

por Amiais » 1/10/2013 21:11

Uma dúvida na construção de uma carteira diversificada geograficamente.

Registado: 17/11/2011 18:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62 e 72 visitantes