Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPI - Tópico Geral

por mario s carvaho » 22/5/2014 15:05

Caros amigos da AT

qual a vossa opinião sobre este titulo?

obrigado e um abraço

mcarvalho

Registado: 28/4/2014 15:32

por VHVR » 21/5/2014 13:53

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:34, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por VHVR » 21/5/2014 12:23

.

por Artista Romeno » 21/5/2014 2:48

2ª parte
ativos por impostos... tratado acima
Credito em risco: tem subida marginal no período com taxas de credito em risco de 5,2% e imparidade de 3,8% é o melhor banco em Portugal neste item e apresenta boa cobertura.. o custo do risco ( imparidades / crédito está em 0,64% um nivel que considero próximo do são no longo prazo pode cair para 0,40 ou 0,50 em 2016, logo menos 25m a 50m ano em 2016 face aos 165 anualizados em 2014 baseado no Q1... a cobertura de credito vencido a mais de 90 dias no caso 3,7% é superior a 100% sendo 3,8% do total.. os writte offs foram marginais no período entre 31 dezembro e 31 março vamos contar que no longo prazo o BPI tira daqui uns 25 m after tax adicionais anualmente em média optimisticamente face a 2014
Próximo ponto: Atividade domestica (para analisar devidamente o bpi tem que se separar as aguas)
A rentabilidade digamos operacional sem provisões da atividade bancária é o calcanhar de aquiles do BPI porque mesmo estando melhor que a concorrência, sem os ganhos e perdas em operações financeiras há um problema a rentabilidade recorrente após imparidades era negativa, e mesmo antes das imparidades também seria negativo mas um banco como o bpi pode gerar em mercados assumindo também mais alguns rwa entre 50 a 90m ano na operação doméstica logo vejo como possível que num cenario positivo o lucro da atividade nacional passe dos -40 m sem trading e com estas imparidades para cerca de 25 a 30m euros positivos... MAS FALTA O MAIS IMPORTANTE MELHORAR!!!!!!!!
A MARGEM FINANCEIRA: isto em 2009 e 2010 em média era mais 50m por trimestre seja pelo delevereging seja pelas taxas baixas é quase impossivel que isto volte ao antigo... mas vá que isto possa subir de 63m num trimestre para 95M/ trimestre ( o bcp aqui passou de 60m para 90m em pt este ano já mostrando bom trabalho aqui mas é um banco maior logo não é assim tao mau o número..... temos aki + 30m*4 =120 milhoes antes de imposto tudo somado, o bpi em Portugal com os astros alinhados pode ganhar ao ano 110m a 120m, mas isso nao vai ser já amanha tem que fazer um repricing da carteira de credito e dos depósitos ainda importante... neste ambiente de taxas baixas....
OPERAÇÕES INTERNACIONAIS:
Este ano deve andar nos 90m-100m lucro mas atenção no trimestre os ganhos de trading subiram 50% de 18m para 28m isto pode não ser sustentável em termos de aumento, a margem financeira subiu 13% o custos cairam 2% portanto foi perfeito( mas haverá que expandir a rede... para crescer mais no entanto isto será compensado por mais proveitos e dará mais lucro nao tenho grandes duvidas.. tudo isto dá um rai de 53m indo 6m para impostos e 24,5m para minoritários no caso sera maioritariamente angola.... OS depósitos subiram 10% o que me parece bom mas o credito caiu 1% isto não pode ser :!: :idea: :!: :-k o bpi está a perder quota para nao ficar numa posição de capital pior daí que eu diga que O BPI PARA CRESCER EM AFRICA TEM TUDO A GANHAR EM NO PRAZO DE 1 2 ANOS AUMENTAR CAPITAL..SENÃO PARTE DA OPORTUNIDADE PASSA LHE AO LADO... um aumento no bpi angola como o bpi não tem 100% melhoraria os rácios de capital do bpi... mas mesmo assim é curto a meu ver este banco tem que acelerar no crédito 6000M de depósitos para apenas 1000M DE CREDITO, é insane que oportunidade que se está a deixar passar!!! o bfa tem 2700m títulos em balanço.... poderia haver alteração de mix aqui
BOTTOM LINE o bpi pode ganhar em africa mais de 120-140m em 3-4 anos * a fiscalidade e as imparidades tem sido amigas mas isso ja nao domino bem, há variaveis que não se controla! sem trading cresceu no Q1 +13% antes de impostos e minoritários... vejo aqui muito potencial do lado do credito para ser explorado.... mas isso traz rwa..... dai que não tenha excluído e bem um AC...
Mantenho a minha avaliação de 1,5 ptbv para o bpi.. que dá 2 euros, ( ATENÇÃO: ao ambiente geral da banca em PT e ao facto de poder surgir do nada um dito AC...ou em alternativa uma NÃO devolução de COCOS....mas se o bpi caísse mais eu entrava se aparecesse a 1,40 por exemplo a 1,5 e tal fica ao criterio e propensao de risco de cada um) O BBVA está a cotar a 1,6 são bancos diferentes( não encontro nenhum banco na iberia com o perfil internacional do BPI logo fui buscar este apesar de ser mais de 15 x maior =; ) mas fui buscar ambos por um motivo tem operações internacionais mt rentáveis no exterior que pesam mt na conta de resultados BBVA é o México onde é líder de mercado sendo que esta operação vale mais de 1/3 do resultado operacional do grupo! fora o resto da latam..., no entanto o bpi não pode cotar a 1,6 ou 1,7 como o bbva poderá ainda subir um pouco mais porque o espectro de um AC mais que não seja para crescer não está afastado o bbva ao invés tem 9,9% basel III fully loaded... logo o espetro da diluição não se coloca pelo que parece neste caso....p.s num eventual AC o valor pode cair, o valor dado é numa perspetiva de médio prazo....
BOTTOM line posição de capital visando basileia III ainda FRACA... potencial de geração conservadoramente em 3-4 anos de 220-260m lucro, o que daria uma ROTE de cerca de 12 a 13% para um core capital de 2000m ao ano se Portugal sair do buraco, fazendo repricing e crescendo em angola os créditos atenção que as imparidades também vão crescer em angola nesse cenario... tem dado bem neste mercado, mas um banco que não dá credito é uma casa de depósitos :wall: os dirigentes do BPI devem resolver as questões de capital de uma x por todas a dar a filial angolana o potencial do lado do credito que ela pede e merece....

disclaimer :!: :!: : já detive uma posição no BBVA... não detenho presentemente posições em bancos nacionais, estou longo no santander mas vou sair muito brevemente... os resultados projetados partem de pressupostos explicados ao longo do texto... este disclaimer é complementar ao standard a letras azuis e deve ser lido em conjunto excepto a parte de que no BPI nao possuo outra informação que não a publica do banco na minha analise a este banco mais catalão e angolano que nacional por isso....

P.S : a razao que me levou a escolher o ISP foi o rácio core tier 1 basel 3 fl ser de mais de 12% olhando num cenário já de ligeira melhoria de resultados e de estabilização de npl, e olho não só para o ganho da cotação mas para os dividendos prometidos pelo board... poderá correr bem poderá correr mal como tudo na vida... achei que este banco estava a desconto... no caso com base em informação de investimento classificada que possuía :!: ao invés do bpi que nao possuo :shame: , nao baseando nunca as minhas decisões em qualquer documento mas na análise crítica do mesmo :!: e das contas e perspetivas das empresas em causa...

Bona nit i bona inversió, Refrany portuguès val tard que mai :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VHVR » 21/5/2014 0:39

.

por Artista Romeno » 21/5/2014 0:31

Primeiro ponto : capital ( depois veremos a parte de balanço e operacional):

Considerando o reembolso de 420 M.€ de CoCo (e antes de considerar o impacto positivo de
operações de optimização capital previstas), os rácios core tier 1 proforma em 31 Março de 2014
seriam de:
ƒ rácio core Tier I CRD IV / CRR fully implemented de 7.4%, o que corresponderia a um excesso de
capital de 69 M.€ relativamente ao rácio mínimo de 7%. ( 9,7% com cocos, a meu ver um nível de 9,5% é desejavel e o banco tem que também ter capital que lhe permita ir dando credito especialmente em angola de modo a ganhar mais dinheiro...)
ƒ rácio core Tier I de acordo com as regras da CRD IV / CRR para 2014 de 11.1%, o que
corresponderia a um excesso de capital de 567 M.€ relativamente ao valor de referência do BCE
de 8%.
Daqui penso que o BPI aguenta o stress test.... mas tem 400m de lucros para fazer até 2019 de modo a não aumentar capital.... parece-me possível gerar internamente os recursos próprios adicionais que devem ser descontados de qualquer avaliação... no que concerne a impostos 30% dos 460m seriam 150m com estes 150m o banco ficaria mais confortável nos stress tests +75 pb de capital sendo que uma parte deste valor creio que possa vir a ser usada nos próximos anos para poupar imposto..... daqui assumo que faltam 400m de capital em 2019 ao bpi( sem ac ou impostos) mas que em principio passa sem aumentos de capital ou a ocorrer é uma coisa pequena 150 a 300m( +75 a 150 pb).... nunca como no BES ( que até dizia ter 8% basel 3 fl mas apenas 9,8% pahsed in vs 11,1% mas tem o triplo dos ativos ponderados pelo risco a partir dos quais se calculam as necessidades de capital, sendo que por outro lado o bes está numa situação mt nublosa e o bpi parece me bem logo a geração de proveitos sera distinta no cp..... Mas quero deixar claro um ponto com um rácio Basel 3 fl ( para os testes de stress é o phased in onde o bpi tem uma folga de 310pb) não estou em condições DE EXCLUIR agora ou mais tarde um AC de pequena dimensão no banco seja porque o mesmo pode querer crescer e assumir mas a.p.risco ou porque a economia nacional estagne a geração de resultados não seja tao rápida assim..... mas parece me que dos nacionais em capital é o que está melhor... no entanto excluir é uma palavra forte demais para um banco que só tem 7,4% basel 3 fl e que está em mercados a crescer... apesar de serem 11,1 phased in teria até 2019 mas isso ia limitar muito o crescimento... penso que até 2015 o BPI nao perdia nada em fazer um AC nos montantes que falei acima para acelarar o crescimento em angola por exemplo..... na proxima mensagem para nao ficar mt denso falarei de outros temas como rentabilidade em PT e Africa e perspetivas, após um ac de 300m que daria 9% basel 3 fl daí a um 1 ou 2 anos veria o bpi a pagar dividendos em cash...
Nota o nivel basel 3 fl do bpi é 7,4%, devendo ser contando com os buffer pelo menos 9,5% os rwa atuais do bpi andam nos 21mm do the math....os rwa devem crescer pois era bom sinal o banco tinha dado mais credito....
P.S isso do bbva Portugal nao vou comentar um rumor....assim sem mais nada de factual
Editado pela última vez por Artista Romeno em 21/5/2014 3:31, num total de 4 vezes.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por VHVR » 21/5/2014 0:11

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:35, num total de 1 vez.

por Artista Romeno » 21/5/2014 0:04

VHVR Escreveu:Para já, o Fernando deve estar a pensar em pagar os CoCo´s e nos testes de stress… BBVA só depois, digo eu…
eu disse que era até ao fim do dia, mas fim do dia no caso de BPI deve ler-se 2h da manha em Barcelona 1h em Portugal loool ! :!: :roll: a sede efetiva do banco é na avenida diagonal em barcelona do lado direito a caminho do mar duas torres escuras a seguir ao camp nou :idea: ... por isso são 1h na hora BPI... dito assim lá pras 2h da manha na hora BPI vou dizer algo....

por VHVR » 20/5/2014 23:57

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:35, num total de 1 vez.

por WofG » 20/5/2014 14:27

De dentro do BBVA dizem-me que o BPI é um dos bancos com mais hipotese de adquirir o negócio deste em Portugal (a info vale o que vale).

A minha questão é, sendo o BPI um dos bancos melhores estruturados e em condições de devolver os cocos sem AC, esta aquisição não obrigaria a um AC?

Quais as vantagens para o BPI nesta aquisição, além das óbvias relacionados com a % de mercado? Melhorar rácios de capital?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Artista Romeno » 20/5/2014 14:19

VHVR Escreveu:Amigo Artista Romeno,

A sua opinião, se faz favor.

Abraço,

Agora estou ocupado, ao contrario do que parece nao tou sempre livre... até ao fim do dia de hoje digo algo... ja entrei no intesa se fiz bem ou mal veremos

por VHVR » 20/5/2014 13:28

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:36, num total de 1 vez.

por mario s carvaho » 20/5/2014 8:15

Há aumentos de capital , mas também aquisições :wink:

CNMV suspende negociación acciones Liberbank

20/05/2014

MADRID, 20 may (Reuters) - La CNMV suspendió la negociación de las acciones de Liberbank LBK.MC tras noticias de que podría haber un inversor extranjero que podría hacerse con una participación significativa de la entidad financiera.

Según el diario Cinco Días, un grupo mexicano podría llegar a controlar hasta el 8 por ciento del capital de Liberbank.

(Información de Robert Hetz, editado por Emma Pinedo)

((robert.hetz@thomsonreuters.com)(+34 91 585 2196)(Reuters Messaging: robert.hetz.thomsonreuters.com@reuters.net))

por mario s carvaho » 20/5/2014 7:45

Bom dia

Muito Obrigado a ambos e bons negocios

Grande abraço

mcarvalho

por VHVR » 20/5/2014 1:29

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:37, num total de 1 vez.

por Artista Romeno » 20/5/2014 0:59

mcarvalho++ Escreveu:Muito bem Caro HVHR

Já agora ... que pensa do título.. depois de analisar esses dados todos?

Até a Pata entrou!

abraço

Em Portugal é o melhor banco tb tá com o PTBV mais alto..... dado o tangible book ser de 1,37 por acção mas é o que apresenta os melhores ROTE recorrente... posição de capital 9,2% Basell III fl só tem 450m de activos fiscais que vai usar uma parte de certo a dar lucros e tem uma sólida operação angolana... num cenário com sol radiante arriscava os 2 euros..... um price to tangible book value de 1,5 aproximado... o problema é ver a performance da economia nacional e sem cocos fica 9,2% basel 3 fl senao até podia valer um ptbv de 1,7 a 1,8..... estou a assumir que se livra dos cocos.... há oportunidades melhores na europa para quem tenha paciencia a meu ver mas nao irei excluir esta da minha lista de analise....Bottom line....oportunidade a observar 1,6 euros para um ptbv de 1,37 para um banco com tanto peso internacional nao me parece nada caro

por mario s carvaho » 20/5/2014 0:18

Muito bem Caro HVHR

Já agora ... que pensa do título.. depois de analisar esses dados todos?

Até a Pata entrou!

abraço

por VHVR » 19/5/2014 22:44

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:37, num total de 1 vez.

por VHVR » 19/5/2014 19:32

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:38, num total de 1 vez.

por VHVR » 19/5/2014 19:09

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:38, num total de 1 vez.

por VHVR » 19/5/2014 16:51

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:42, num total de 1 vez.

por negociosbolsa81 » 18/5/2014 21:19

Realmente como já afirmaram atrás, este tópico e banco é sempre muito pouco falado.... :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por negociosbolsa81 » 17/5/2014 20:19

Obrigado rsacramento :lol:

Também estou mesmo a pensar trocar a pulga :-"

The question of 1 million dollars: Qual a melhor entrada :?: :-k
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por epinay » 17/5/2014 20:02

VHVR Escreveu:Antes da "tempestade" dos AC's, circulava a informação que, o BCP seria o título preferido dos fundos nacionais.
Durante esta semana, aparentemente, houve um "deitar fora" geral das acções da Banca, e não só, em carteira.
Assumindo que, os gestores, dos ditos fundos, ficaram com a "pulga atrás da orelha" em relação ao possível AC do BCP. E, perante a necessidade de refazer a carteira, a questão é:

Irão eles voltar a apostar no BCP, ignorando a "pulga", ou acharão o BPI mais "atraente", nestes tempos de clima instável para os lados da Banca?

Eu troquei a "pulga" pelo Bpi para poder dormir descansado, de qualquer maneira acredito que o bcp a longo prazo possa subir bem mais

Registado: 15/2/2012 12:50

por rsacramento » 17/5/2014 20:01

negociosbolsa81 Escreveu:Alguma alma caridosa poderia colocar aí um gráfico atualizado faz favor ? :D

levas 2
Anexos
bpi.png
bpi zoom.png

Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Maverick StockMan e 229 visitantes