Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por NunoFilipe » 20/10/2008 16:35

Estive agora a olhar para a tabela da DGEG com os preços desde 2004, e para comparar os preços de venda de 2006 com os de agora há que acrescentar €0,025/l, que é o aumento do ISP de 2006 para 2008.
Em contrapartida há a diminuição de 1% do IVA.

Registado: 18/6/2007 8:14

por Elias » 20/10/2008 16:25

Merceeiro Escreveu:Mais barata? quanto está a Gasolina?

tenho preços de agosto de 2006 a cerca de 1,368.

petróleo chegou a 77$ em julho 2006

Agosto 2006: 1,388 na Galp Viseu

Hoje: 1,359 na GALP

Registado: 5/11/2002 12:21

por NunoFilipe » 20/10/2008 16:22

Merceeiro Escreveu:Mais barata? quanto está a Gasolina?

Foi um máximo ou um mínimo? Ou seja, o petróleo teve uma descida até atingir este valor e depois tornou a subir, ou teve uma subida até este valor e depois desceu? E quando em Julho de 2006?

Registado: 18/6/2007 8:14

Re: Marco

por nunofaustino » 20/10/2008 15:52

tarzan tchetcheno Escreveu:Qual é então a tua estimativa para o célebre imposto/taxa Robin??

Ou será que com tantos números supostamente acertados não fazes a mínima ideia de quanto a GALP ganhou com os stock's este ano.

Estás a dizer que o estado deverá também ressarcir a Galp pelo facto de ter perdido $$ com a diminuição do preço do petróleo nos últimos meses, certo?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Merceeiro » 20/10/2008 15:22

Mais barata? quanto está a Gasolina?

A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Elias » 20/10/2008 15:19

Merceeiro, há dois anos atrás (Verão de 2006), com o petróleo nos 70 USD, a gasolina estava mais cara.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Merceeiro » 20/10/2008 15:18

Mais achas para a fogueira, eheheh :mrgreen:

Petróleo à volta de 70$ - 53€

Combustíveis deverão descer mais 10 a 12 cents no futuro próximo.

Esperemos...
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por MarcoAntonio » 19/10/2008 15:34

Não é possível mover mensagens de uns tópicos para os outros, apenas "partir" o tópico em dois. Mas colocar os posts dentro de outro tópico já existente não dá...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por R_Martins » 19/10/2008 11:29

sinatras Escreveu:Obrigado, caro mcarvalho
Confesso que não fiz a transferência para o outro tópico, porque de facto não sei como isso se opera. Movimento-me/domino muito mal este sistema, apenas conseguindo entrar e comunicar normalmente por texto.
Também, por falta de preparação em AT, não tenho normalmente muita necessidade de intervir, sendo por isso um membro pouco activo nessa vertente deste fórum, que no entanto vou acompanhando com muita regularidade.
Reitero o meu obrigado pela sua colaboração.

Pedi aos administradores que corrigem-se, este desejo seu que aliás é justo pela qualidade do Tópico.
Eu não sei transferir os mesmos...
Cumprimentos
Rmartins
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por sinatras » 18/10/2008 23:08

Obrigado, caro mcarvalho
Confesso que não fiz a transferência para o outro tópico, porque de facto não sei como isso se opera. Movimento-me/domino muito mal este sistema, apenas conseguindo entrar e comunicar normalmente por texto.
Também, por falta de preparação em AT, não tenho normalmente muita necessidade de intervir, sendo por isso um membro pouco activo nessa vertente deste fórum, que no entanto vou acompanhando com muita regularidade.
Reitero o meu obrigado pela sua colaboração.

Registado: 15/12/2007 20:23

caro amigo Sinatras

por mcarvalho » 18/10/2008 22:44

segui a sua sugestão e já coloquei no outro tópico

assim como o amigo poderia ter feito

um abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por sinatras » 18/10/2008 20:03

Meus caros
Queria reportar-me à mensagem ( nº2258 ) acima do mcarvalho, começando por referir que, parece-me, ficaria melhor colocada no tópico GALP-Novo tópico, pois neste, em que há muito tempo se discute o comportamento da Galp no que concerne à correcção ou não dos preços dos combustíveis face à evolução do preço do petróleo, não quero sequer opinar, pois claramente já todo o mundo percebeu ( vá lá saber-se porquê ) quem a todo o custo pretende criticar o procedimento da empresa e quem, não com menos clareza e forte obstinação, se impôs uma missão de defesa desse mesmo procedimento... De um ponto de vista pessoal e tanto quanto possível neutro, o mais que poderia acrescentar é que entendo que ambas as partes terão motivos mais ou menos válidos para essa posição de contra argumentação mas, num balanço final, uma das partes terá mais razão que a outra; e por aqui me fico, evitando mais polémica, que já basta, segundo o meu ponto de vista e salvo melhor opinião.
Concretamente sobre o que interessa (aquela mensagem do mcarvalho), eu felicitá-lo-ia por finalmente haver alguém que tem diria coragem para publicitar algo de menos positivo que aparece e que, quanto a mim, focaliza o problema da Galp numa das suas componentes essenciais - os custos associados à exploração nos campos do Brasil e que sucessivamente foram responsáveis pelo disparar das cotações -, ficando naturalmente outras componentes associadas a esta, como sejam por exemplo a do seu financiamento e a postura dos grandes accionistas ( estarão a sair ? serão apenas os fundos por precaução ? )face à possível necessidade de avançar com mais dinheiro por eventual aumento de capital...
Sem pretender reivindicar qualquer mérito, por favor leiam o meu post de 28.Set/pag 65/GALP-Novo tópico, onde de facto já levantava a questão nos termos precedentes, ou seja, o saber-se quanto iria de facto sobejar do valor inicial desses poços como acréscimo final na cotação de cada uma das acções no mercado e de outras que porventura possam ainda aparecer futuramente... É que, pela notícia agora trazida a lume, parece que os custos de exploração implícitos não são nada brincadeira, ao apontar para cerca de 70Usd/barril... É obra !
Devo dizer que não tenho acções da Galp, já tive, já ganhei, já perdi, com saldo final negativo.
Bom fim de semana a todos...

Registado: 15/12/2007 20:23

ah grande Tarzan

por mcarvalho » 18/10/2008 11:38

Queda do petróleo ameaça exploração da Galp no Brasil
A tua Jane deve ter uma paciencia... muito mais que a do Marco :) :) :)

abraço

mcarvalho

17/10/2008

A forte correcção dos preços do petróleo nos mercados internacionais pode ameaçar a viabilidade comercial das explorações da Galp Energia no Brasil. Os investimentos necessários para retirar a matéria-prima das águas ultra-profundas da Bacia de Santos, onde foi o descoberto o “Tupi”, exigem, segundo as estimativas do Goldman Sachs, que a cotação do petróleo esteja, no mínimo, a 70 dólares.

A perspectiva de uma quebra acentuada da procura, em resultado do abrandamento, ou mesmo recessão da economia, a nível global, provocado pela crise financeira, tem vindo a pressionar os preços da matéria-prima.

Os 70 dólares são o mínimo exigido para que seja viável a exploração de petróleo no Brasil. “A exploração nas águas ultra-profundas do Brasil apresenta um custo marginal de 70 dólares. Estes cálculos assumem a actual estrutura de custos”, refere o Goldman Sachs numa nota de investimento recente. Mesmo com uma redução dos custos em 40%, será necessário que o petróleo se mantenha acima dos 60 dólares.

Registado: 17/2/2004 1:38

por MarcoAntonio » 18/10/2008 4:40

A transparência não é uma coisa em que se acredita: ou é ou não é...

Neste caso é transparente: os preços acompanham a matéria-prima e o mercado (dos combustíveis) em geral.

Uma correlação superior a 0.98 entre a matéria prima e o produto final é do mais transparente que se pode imaginar.

Agora, se as pessoas gostariam que fosse de outra forma: por exemplo preços fixados pelo estado ou a galp ser nacionalizada ou a galp ter os lucros controlados por uma reguladora ou outra coisa qualquer desse género já é outra discussão.

Isso já não tem nada que ver com transparência: são já opiniões de carácter social, político ou económico-empresarial.

A evolução dos preços dos combustíveis, essa é transparente embora algumas pessoas não consigam entender (isto de meter cambios e lags, ter que andar a apontar valores e fazer contas é "muito complicado") e outras não queiram entender de todo...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por carrancho » 18/10/2008 4:02

tarzan tchetcheno Escreveu:
Não fazes a mínima ideia, concerteza, e logo os teus gráficos nada nos demonstram sobre a postura da Galp e das outras ao contrário do que defendes, uma vez que dizes que há transparência. Pois eu acredito que não há... opiniões contrárias e penso que argumentos legítimos (os meus) deveriam fazer-te tentar procurar a resposta de se de facto certas subidas e certas descidas surrealistas nos preços dos combustíveis não terão sido ''cozinhadas''.

Ou seja... tu acreditas, pensas ou defendes uma coisa, não a consegues provar, quantificar, argumentar... mas achas que é o Marco que tem de ir procurar respostas?

Marco, eu acredito em Ovnis... faz favor de me provar que existem!

Oh Tarzan... santa paciência o Marco tem tido por aqui!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 18/10/2008 1:37

tarzan tchetcheno Escreveu:As pessoas podem achar que estás comprometido com alguma coisa. (É natural que pensem assim).

Sim, é natural. O que não abona lá muito a favor dessas pessoas...

tarzan tchetcheno Escreveu:Mas no último post já se te notam mudanças.

Admite lá que tu até nem leste praticamente nada do que eu tenho escrito neste tópico...

tarzan tchetcheno Escreveu:Já não discutes a legitimidade do preço. No fundo já aceitas que a transparência não é tão grande assim como os gráficos pareciam demonstrar (não têm que ser samaritanos ou santa casa).

Esta é para a risota...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/10/2008 1:32

tarzan tchetcheno Escreveu:Mas percebes que quem lê a tua opinião pode perfeitamente depreender que o que tu defendes é que eles sobem e descem o preço de forma correcta.

E sobem. O que conta aqui é a lógica do mercado, mais nenhuma. A GALP é uma empresa privada, não é uma instituição de utilidade pública...

tarzan tchetcheno Escreveu:Acontece que há quem ache que eles mexem na ''margem'' coisa que tu aceitas como sendo a regra de ouro do mercado ser livre e que possa ser desculpável enquanto outros podem sentir isso como uma ida ao bolso.

Eles mexem naturalmente na margem. Enquanto refinadora este ano a GALP até já teve fases em que teve prejuízo e noutras teve (mais) lucro.

Agora, o que as pessoas alegam é que a GALP opera segundo uma "cabala" qualquer e que quando é para subir, sobe muito e depressa e quando é para descer, desce pouco e tarde. Isso é falso...

tarzan tchetcheno Escreveu:Tú neste caso nem sequer aceitas que possa haver uma ideologia / moralidade implícita a uma economia em que o monopolista (recem saído da esfera do estado e portanto do serviço público) se comporta como um sugador de recursos que se considera impune e se permite ''manipular'' numeros que nem sequer estão divulgados.

Mas tu estás a discutir capitalismo, comunismo, lógica empresarial, nacionalização-privatização da GALP ou estás a alegar que a GALP não segue correctamente o mercado onde está inserida?

tarzan tchetcheno Escreveu:O facto de a tua análise (legítima) apenas versar sobre a oscilação do crude vs preço dos combustíveis é redutora da discussão e de vários dos argumentos que ao longo do tempo variadíssimas pessoas foram tendo.

A minha análise não versa apenas sobre os factores que referiste mas também: comparação da evolução dos impostos sobre os combustíveis em Portugal e na Europa; comparação da evolução do preço dos combustíveis em Portugal e na Europa.

Eu não comparei apenas com a matéria-prima. Fiz comparações bem mais generalizadas...

Em termos de mercado não há praticamente nada a apontar: os preços seguem de forma correcta a matéria-prima (com algumas divergências que funcionam para ambos os lados) e em relação aos outros países europeus temos os combustíveis muito ligeiramente mais caros, uma diferença que eventualmente se deve a maiores custos de transportes e que se tem mantido relativamente estável ao longo do tempo.

É essa a análise que tenho feita e não tem nada de redutora: é suficiente para dizer que os boicotes que foram promovidos e mais de 90% dos artigos e protestos que apareceram na imprensa acentavam em análises e pressupostos falsos.

O resto, já não faz parte da discussão que estou a ter...

Digo apenas que a actuação da GALP compreendo-a no ambito de uma empresa da sua dimensão que compete cá e lá fora com outras empresas do mesmo sector.

tarzan tchetcheno Escreveu:A Galp não tem que ser boa samaritana, é um facto, mas nós também podemos exigir que se investigue a fundo a situação dos preços dos combustíveis (...)

Obviamente estou de acordo, tanto mais que tenho feito uma análise continua neste tópico.

tarzan tchetcheno Escreveu:(...) e se se descobrir que a GALP e as outras fizeram jogo com os stock's para optimizar os seus lucros fazendo aumentos artificiais (...)

Aqui é engraçado como transformas (uma hipotética) boa gestão em ladroagem. Se a GALP conseguiu bons preços médios, das duas uma: ou teve sorte ou teve boa gestão nas compras...

Se teve boa gestão, recolherá os frutos na forma de lucros maiores (margens melhores) que permitirão que a empresa evolua no sector onde está inserida, crescendo, comprando participações em poços, abrindo mais postos, entrando mais no mercado internacional (como Espanha), etc, etc...

Mas é de admitir que em média as compras ficam... na média. Umas vezes compram melhor, outras vezes compram pior. Estamos a falar do mercado do petróleo altamente volátil e imprevisível, só mesmo quem não perceber nada disto da bolsa é que acha que "é fácil" fazer boas compras e "bom jogo de stocks".

Tá bem, tá...

Só se tiverem lá um "bruxo" que adivinha o que vai acontecer ao petróleo nas horas/dias seguintes.

Obviamente isto (dos stocks) já não interessa para nada. O que interessa analisar é como o preço compara com o mercado em geral e com a matéria-prima...
Imagem

Administrador Fórum

Marco

por tarzan tchetcheno » 18/10/2008 1:03

Mas percebes que quem lê a tua opinião pode perfeitamente depreender que o que tu defendes é que eles sobem e descem o preço de forma correcta.

Acontece que há quem ache que eles mexem na ''margem'' coisa que tu aceitas como sendo a regra de ouro do mercado ser livre e que possa ser desculpável enquanto outros podem sentir isso como uma ida ao bolso.

Tú neste caso nem sequer aceitas que possa haver uma ideologia / moralidade implícita a uma economia em que o monopolista (recem saído da esfera do estado e portanto do serviço público) se comporta como um sugador de recursos que se considera impune e se permite ''manipular'' numeros que nem sequer estão divulgados.

O facto de a tua análise (legítima) apenas versar sobre a oscilação do crude vs preço dos combustíveis é redutora da discussão e de vários dos argumentos que ao longo do tempo variadíssimas pessoas foram tendo.

A minha formação (de pouca qualidade concerteza) na área da Fiscalidade não me permite deixar passar ao lado destas discussões, nem a constitucionalide, nem a justeza de certas leis/medidas que lesam o já de si indefeso contribuinte.

Na GALP o que me irrita é sem dúvida o estado ter criado esta liberalização que veio permitir (desconfiam os conversadores de café) que a margem fosse mexida descaradamente.

Tu afirmas que não, ou pura e simplesmente não queres analisar isso e ignoras o que é uma empresa de um sector que fornece um bem de 1ª necessidade e que tem uma posição de monopólio poder ainda por cima mexer livremente no preço desse bem.

A Galp não tem que ser boa samaritana, é um facto, mas nós também podemos exigir que se investigue a fundo a situação dos preços dos combustíveis e se se descobrir que a GALP e as outras fizeram jogo com os stock's para optimizar os seus lucros fazendo aumentos artificiais (não comprando o valor exacto que faria aumentar o preço naquela proporção) possa ser agora 'castigada'. Com a taxa robin e com algo mais ser fôr caso disso.

Quanto é que afinal vai a GALP pagar de taxa/robin???

Não fazes a mínima ideia, concerteza, e logo os teus gráficos nada nos demonstram sobre a postura da Galp e das outras ao contrário do que defendes, uma vez que dizes que há transparência. Pois eu acredito que não há... opiniões contrárias e penso que argumentos legítimos (os meus) deveriam fazer-te tentar procurar a resposta de se de facto certas subidas e certas descidas surrealistas nos preços dos combustíveis não terão sido ''cozinhadas''.

Se achas que deves defender o princípio do eu só discuto isto. O resto não me interessa para nada. Discuto isto e tudo o resto será misturar alhos com bugalhos.

As pessoas podem achar que estás comprometido com alguma coisa. (É natural que pensem assim).

Mas no último post já se te notam mudanças. Já não discutes a legitimidade do preço. No fundo já aceitas que a transparência não é tão grande assim como os gráficos pareciam demonstrar (não têm que ser samaritanos ou santa casa).

Registado: 19/3/2008 20:29

por Conquistador » 18/10/2008 0:32

No meu último post "in fine", onde se lê limitam-se, deve ler-se limitem-se.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por Conquistador » 18/10/2008 0:28

E exactamente onde é que os meus números e gráficos estão manipulados?

Continuas sem dizer nada. Para ti isto dos combustíveis deve ser uma questão de "fé". Não é preciso olhar para os números, basta acreditar que eles estão mal... só porque sim. Porque eles são uns gatunos, blá blá blá e quem diz o contrário é porque tem interesses, blá blá blá...

Se estão mal, diz onde estão mal. Demonstra!

ó marco, este tópico é cristalino, todas as exposições que apresentas são claras, acompanhadas de gráficos, sustentadas e fundamentadas.
será que não é possivel apresentares a tua visão sem comentares os engulhos que vão surgindo pelo caminho?
para quem acompanha o tópico é mais útil do que ser sistemáticamente confrontado com meras opiniões (que valem o que valem tal como a minha), que perturbam a leitura e análise de quem realmente estuda o assunto.
Acabe-se com essa história dos ladrões, aldrabões, vigaristas, etc...
TODOS, COM RARAS EXCEPÇÕES, QUE VÊEM A ESTE POST, LIMITAM-SE A CONTRADIZER OS FACTOS QUE O MARCO DEMONSTRA, ELABORANDO ARGUMENTOS DESAJUSTADOS E DESARTICULADOS..,Para quem lê habitualmente o post, chega a ser irritante...
Se nada têm a acrescentar, como eu, limitam-se a ler...
Cumprimentos

Registado: 3/7/2008 11:58

por MarcoAntonio » 18/10/2008 0:24

tarzan tchetcheno Escreveu:Qual é então a tua estimativa para o célebre imposto/taxa Robin??

Ou será que com tantos números supostamente acertados não fazes a mínima ideia de quanto a GALP ganhou com os stock's este ano.

Tarzan, está-se a falar de alhos e tu vens falar de bugalhos.

tarzan tchetcheno Escreveu:è que pelo facto de o petromax subir em euros 1 eur ou descer nós comuns conversadores de café (qual café a malta é mesmo de conversa é de tasca) tu não fazes a mínima ideia se a galp nessa variação aumentou ou não os stocks.gina que na semana em que o petromax andou a 140 dls a GALP não comprou nada. Nesse caso porquê aumentar o preço???

A GALP é uma empresa privada que compete com outras empresas no mercado nacional e no mercado internacional. Confundes a GALP com a Santa Casa de Mesericórdia...

A GALP não tem que "dar nada a ninguém". E é absurdo (num forum de bolsa) tu quereres transportar a discussão para esses termos...

A questão aqui é que as pessoas alegam que a evolução dos preços não tem sido correcta, que não tem correspondido às oscilações da matéria-prima. É essa a alegação que fazem e é essa alegação que eu demonstro que é falsa.

tarzan tchetcheno Escreveu:Uma informação truncada não vale nada.

Mas qual informação truncada?

Está-se a falar de batatas e tu queres falar de cebolas...

Eu não vou discutir quais são os lucros da GALP, se são grandes ou pequenos, se a estratégia de preço é a melhor, se "devia" vender mais barato (praticar margens mais baixas) ou whatever...

Eu só discuto se seguem o mercado ou se pelo contrário, como alegam as pessoas quando é para subir sobem o dobro e sobem logo e quando é para descer, demoram a descer e descem pouco. É isso que eu estou a discutir e a demonstrar que é falso. É nessa base que se realizaram boicotes e eu demonstro que é falso.

tarzan tchetcheno Escreveu:E a tua informação é apenas metade da informação logo se não conseguires provar que a galp compra todos os dias a mesma quantidade de crude a tua informação nada nos dirá sobre se está a roubar ou ´não.

Eu não tenho que provar isso coisíssima nenhuma. Nem sequer foi essa alegação que fizeram para organizar protestos e boicotes...

Claro que agora que está demonstrado que é falso, terá que se inventar outras alegações. Mas essa "guerra" já não é minha nem tem nada que ver com o esclarecimento que aqui fiz.

Eu sempre disse que não discutia os lucros da GALP, apenas discutia se os preços estavam a encarecer artificialmente ou não, se eles seguiam a matéria prima e o mercado em geral ou não.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/10/2008 0:34, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Marco

por tarzan tchetcheno » 18/10/2008 0:15

Qual é então a tua estimativa para o célebre imposto/taxa Robin??

è que pelo facto de o petromax subir em euros 1 eur ou descer nós comuns conversadores de café (qual café a malta é mesmo de conversa é de tasca) tu não fazes a mínima ideia se a galp nessa variação aumentou ou não os stocks.gina que na semana em que o petromax andou a 140 dls a GALP não comprou nada. Nesse caso porquê aumentar o preço???

Uma informação truncada não vale nada. E a tua informação é apenas metade da informação logo se não conseguires provar que a galp compra todos os dias a mesma quantidade de crude a tua informação nada nos dirá sobre se está a roubar ou ´não.

Será que és o único que não percebe isso???

Registado: 19/3/2008 20:29

por MarcoAntonio » 17/10/2008 23:21

jfr2006 Escreveu:Números e gráficos podem ser manipulados. :roll:

E exactamente onde é que os meus números e gráficos estão manipulados?

Continuas sem dizer nada. Para ti isto dos combustíveis deve ser uma questão de "fé". Não é preciso olhar para os números, basta acreditar que eles estão mal... só porque sim. Porque eles são uns gatunos, blá blá blá e quem diz o contrário é porque tem interesses, blá blá blá...

Se estão mal, diz onde estão mal. Demonstra!
Imagem

Administrador Fórum

por jfr2006 » 17/10/2008 23:15

MarcoAntonio Escreveu:A "malta" ali do café não diria melhor...

JFR, números não discutes tu. Mandas assim umas bocas mas números, está quieto!

Números e gráficos podem ser manipulados :roll:

Aliás, posts mais fraquinhos que os teus é um bocado difícil imaginar.

E posts mais tendenciosos que os teus é difícil de imaginar...

Aliás, só os defende quem tem interesses neles :roll:

Registado: 16/4/2008 14:13

por pedrom » 17/10/2008 19:20

Ed Escreveu:Acompanho este tópico desde há muito e em geral concordo com a análise do Marco Antonio. É perfeitamente visivel nos gráficos o lag entre as oscilações do preço da materia prima e dos produtos refinados, seja nas subidas seja nas descidas.

A mim o que me mete mais confusão (nem sei se isto deveria ser escrito neste topico se no das gaffes da TV) é ouvir e ler em toda a comunicação social dizerem que o petroleo "desceu" ou "subiu" sem sequer fazerem referencia à oscilação do cambio EUR/USD. É que muitas vezes dizem que desceu de um dia para o outro mas como o Euro também desvalorizou face ao dólar o valor em euros é precisamente o mesmo.

A quem interessa este tipo de "desinformação" camuflada? Ou será apenas incompetencia jornalistica para "incendiar" mais a opnião publica contra a Galp desviando a atenção sobre o verdadeiro motivo que encarece os combustiveis? OS IMPOSTOS.

É que por cada 6 centimos de combustivel, 1 é de IVA, que incidiu sobre o valor base + ISP.

Acho que os jornalistas deveriam começar a noticiar sempre os valores do Crude em EUROS. Mesmo no Jornal de negocios, as noticias são sempre em dollars, e embora se pudesse supor que os leitores deste jornal seriam pessoas economicamente informadas (ao contrario de mim, que acompanho este forum regularmente à anos mas poucas mensagens escrevo) ao ler este topico e ao ver alguns dos posts aqui colocados, tenho serias duvidas que o sejam.
Assim em jeito de conclusão das noticias os jornalistas deveriam sempre referir os valores em EUR com a respectiva analise da variação em função desta moeda que é a que nos interessa a nós.

PS- Parabéns Marco pelas análises e pela paciencia perante algumas opiniões de quem aparenta apenas querer criar "flames" neste tópico.

Já há muito tempo que tinha reparado nisso e até já era para ter comentado o facto tratarem o pitrol por dolar e o gasoil por euro em tudo quanto é noticia!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 139 visitantes