Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por albarrã » 29/10/2014 20:00

albarrã Escreveu:Voltando ao tema das posições curtas, a meu ver, hoje em dia não faz sentido interpreta-las e quantifica-las como no passado.
Se no passado representavam uma aposta clara na queda de determinada cotada ou índice e por conseguinte um sentimento bear fazia então todo o sentido interpreta-las e quantifica-las como tal, hoje, não vejo as coisas da mesma maneira, ou seja, em momentos em que não se sabe muito bem o que o mercado vai fazer (se é que algum dia se sabe), grande parte das posições curtas funcionam mais como uma proteção de posições longas abertas.
Diria que funcionam um pouco como um STOP para proteger eventuais perdas.

São uma espécie de sentimento NIM
Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por albarrã » 29/10/2014 19:50

Voltando ao tema das posições curtas, a meu ver, hoje em dia não faz sentido interpreta-las e quantifica-las como no passado.
Se no passado representavam uma aposta clara na queda de determinada cotada ou índice e por conseguinte um sentimento bear fazia então todo o sentido interpreta-las e quantifica-las como tal, hoje, não vejo as coisas da mesma maneira, ou seja, em momentos em que não se sabe muito bem o que o mercado vai fazer (se é que algum dia se sabe), grande parte das posições curtas funcionam mais como uma proteção de posições longas abertas.
Diria que funcionam um pouco como um STOP para proteger eventuais perdas.
Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por Joca601 » 29/10/2014 19:40

Storgoff Escreveu:Joca,
suponho que estas a fazer alguma confusão.

Se o BCP arranjar 750M€ seja lá porque via for, reembolsa os restantes CoCos ao estado e a sua posição de capital mantém-se como esta, não precisa de mais outros 750M€.

Os CoCos que lá estão actualmente contaram para as contas do BCE como capital core como não podia deixar de ser.

Storgoff,

Os cocos são para todos os efeitos obrigações contingentes convertíveis, ou seja, constituem obrigações convertíveis em acções. Conforme o acordo com o estado, em caso de não pagamento dos cocos ao estado dentro do prazo, os cocos podem ser convertidos em acções de 0,04 valor nominal. isto quer dizer que os cocos concorrem para efeitos de capital e apuramento de rácios. Neste momento o capital do bcp é igual a capital social + os cocos 750 milhões de euros, se o banco devolver os 750 milhões ao estado no imediato ou mesmo dentro do prazo, significa baixar capital e implica baixar significtivamente e automaticamente os racios exigidos pelo BCE.

Hipoteses: E, ou o BCP vende activos(estratégicos) de montante significativo e mantém rácios ou tem resultados significativos(os tais 1500 milhões minimo) ou faz um AC de 750 milhões. (isto só para resolver a questão dos cocos)

Registado: 7/1/2012 13:03

por HaRt » 29/10/2014 19:29

pacheco1979 Escreveu:
romeucosta Escreveu:Hoje saiu a notícia do fim do programa de estímulos do Banco Central Americano...
Do meu ponto de vista, é mais uma razão bear que acaba este mês... Os mercados estão a reagir mal, neste momento, mas continuo a achar que isto é mais uma boa notícia para os touros e não me surpreenderia que amanhã tivéssemos outra vez tudo verde e (espero eu) o BCP também...

É mais um "e quando o programa de estímulos acabar o mercado ainda vai cair mais" que chega ao fim...

Concordo... também considero uma boa noticia. A única correcção é que acho que os mercados estão a reagir bem.

abraço

No momento que escrevi ainda estava tudo a cair desalmadamente :-)
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por pacheco1979 » 29/10/2014 19:24

romeucosta Escreveu:Hoje saiu a notícia do fim do programa de estímulos do Banco Central Americano...
Do meu ponto de vista, é mais uma razão bear que acaba este mês... Os mercados estão a reagir mal, neste momento, mas continuo a achar que isto é mais uma boa notícia para os touros e não me surpreenderia que amanhã tivéssemos outra vez tudo verde e (espero eu) o BCP também...

É mais um "e quando o programa de estímulos acabar o mercado ainda vai cair mais" que chega ao fim...

Concordo... também considero uma boa noticia. A única correcção é que acho que os mercados estão a reagir bem.

abraço

Registado: 17/8/2013 23:25

por Bernie Madoff » 29/10/2014 19:14

Storgoff Escreveu:Neste momento, se alguns investidores até poderiam pensar que os 400 M€ eram apenas uma reserva de salvaguarda agora ficou claro que a reserva foi-se e já não esta disponível para reembolsar mais CoCos, no entanto ainda faltam 750 M€ de CoCos por pagar, e diz o Amado que até 2016 estão pagos.
Como?
Acho praticamente impossível que o BCP gere resultados liquidos para fazer face a esse compromisso com o estado e o mais natural é que daqui por uns tempos venha aí mais um AC.

Convenhamos que 750ME não são propriamente uns trocados e com um balanço significativamente minguado de activos geradores de receita é cada vez mais dificil gerar resultados que se vejam.
Para já o que se vai vendo é o oposto, são prejuízos.

Concordo com tudo excepto nos pontos acima:

penso que estás a subvalorizar as poupanças que vão resultar do abate dos Coco’s sem contar com a recuperação que o próprio banco teve de 2013 para 2014.
O banco está, hoje, com capacidade de gerar resultados superiores a 2M€ diários e portanto os 750M€ eram uma etapa perfeitamente alcançável no processo de reestruturação do banco. E quanto mais rápido os pagarem, maior o impacto nos resultados.
O problema é agora incógnita do BES.

E os 400M€ não se foram, serviram para fazer o matching das imparidades a 31/12 com o BCE e que foram a resultados este trimestre. E mesmo assim, os resultados foram apenas de -90m€, mas não quer dizer que sejam realmente imparidades incobráveis, serão critérios contabilísticos que também podem alterar com a melhoria da situação do banco e do país.

Também não concordo com a ideia que os testes não servem para nada. Eu não tenho fé na UE, mas também não acho que agora com a surpervisão do BCE, os bancos andem a brincar às marteladas. Os bancos de brincar (BES) vão sucumbir perante aqueles que conseguem ser sérios e transparentes, coisa que o BCP anda a preparar-se desde 2010 depois de anos 'supervisão À portuguesa'.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por HaRt » 29/10/2014 19:14

Hoje saiu a notícia do fim do programa de estímulos do Banco Central Americano...

por Storgoff » 29/10/2014 19:06

Ulisses Pereira Escreveu:
Ulisses, se nao faz sentido, entao eu acho que faz menos sentido esses graficos, porque tal como tu indicaste, o dinheiro se perdeu e, se o banco valesse com uma cotaçao a 0,32.....16 ou 17bilioes, entao nos teus graficos e de todos os que estão ajustados com os aumentos de capital, nos pontos acima de 1 euro, o banco valeria 54 bilioes???

Imagina que uma empresa vale 10 mil milhões (sim, não te esqueças que mil milhões não é um bilião) e desvaloriza-se 30%, passando a valer 7 mil milhões. Faz um aumento de capital de 4 mil milhões. Passa a valer 11 mil milhões. Achas que os accionistas perderam ou ganharam dinheiro?

Os gráficos que coloco mostram a verdadeira evolução das cotações do BCP e da desvalorização para a carteira dos accionistas.

Abraço,
Ulisses

Os graficos corrigidos aos ACs apenas representam a realidade do destaque do direito. Ponto!!!
Tudo o que tem a ver com efeito de diluição pelo aumento do nº de acções ou as entradas de dinheiro do AC não se reflete de forma linear ou proporcional nesses ajustes.

Dai que os niveis de preço passados mesmo nos gráficos ajustados deixam de ter muito do seu significado esopecialmente em ACs onde se aumenta de forma brutal o nº de acções.
A comparação dos CAPs faz sentido porque é essa a medida do retorno esperado pelos acionistas em função dos resultados ( PER) e como é obvio mesmo nos gráficos ajustados para chegar aos niveis de preço máximo seria preciso PERs astronómicos em completa contradição com a rendibilidadae dos activos do banco

Registado: 21/5/2009 18:43

por Ulisses Pereira » 29/10/2014 18:56

doke, era bem mais interessante que em vez de criticar os outros deixasses uma opinião construtiva sobre a acção.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por doke » 29/10/2014 18:53

Boa Tarde,

Quando o BCP Sobe todos os ilustres (ou quase todos, estão calados) devem estar fora e possivelmente...e bem, ou não !!!...O "Futuro"... é que sabe.

Quando o BCP desce ,vem o Carmo a Trindade, S.jose os 3 Reis Magos...todos a terem "Carradas" de acerto e razão.

Enquanto, for esta a forma do andamento da carruagem, vou estar Off como tantos outros companheiros...cuja opinião era tida em elevada consideração.

" Até amanhã camaradas..."

Registado: 15/8/2014 22:00

por Storgoff » 29/10/2014 18:17

Joca,
suponho que estas a fazer alguma confusão.

Se o BCP arranjar 750M€ seja lá porque via for, reembolsa os restantes CoCos ao estado e a sua posição de capital mantém-se como esta, não precisa de mais outros 750M€.

Os CoCos que lá estão actualmente contaram para as contas do BCE como capital core como não podia deixar de ser.

por Joca601 » 29/10/2014 17:33

Storgoff ,

Muito bem, subscrevo o teu post, mas ainda acrescento mais uma coisinha, a devolução dos 750 milhões de euros sem AC, implica resultados de 1500 milhões durantes os dois próximos anos, ou seja, é preciso pagar os 750 milhões de cocos e ao mesmo tempo garantir igual montante em capital para manter os rácios.

No caso do banco querer manter os activos estratégicos, nao vejo alternativa a novo AC no próximo ano.

por Storgoff » 29/10/2014 16:58

Os testes de stress no caso do BCP só vieram confirmar de forma categórica a minha tese sobre o ultimo AC do BCP.

Em Junho passado, afirmei que a urgência do BCP em fazer aquele AC nada tinha a ver com a necessidade de reembolsar CoCos mas antes a insuficiências de capital que era urgente suprir para não chumbar seriamente nos testes mesmo considerando a situação do balanço no momento actual.

A situação do balanço do BCP a 31 de dezemro de 2013 , so foi conhecida em Fevereiro de 2014 altura em que o BdP passou a ter elementos para começar a trabalhar e testar até que ponto o banco iria manifestar insuficiências de capital nos testes. O mesmo trabalho começou a ser feito no BES. Alias é a partir dessa data que o BdP começou a pressionar o BES tendo daí resultado alterações na estrutura do grupo GES e o AC. Nessa altura os jornais também disseram que o BCP teria um AC na calha.
Claramente que tudo isto era resultado do trabalho de fundo que o BdP estava a fazer no terreno.

É bom lembrar que estes seriam os 1ºs testes de stress a sério ao contrário da fantochada de testes que já tinham sido levados a cabo pela EBA aos bancos europeus em plena crise das dívidas soberanas. Destes testes resultava os bancos integrarem ou não a união bancária e a supervisão do BCE e portanto testes de faz de conta teriam consequências graves para o BCE.
Enfim, era obrigatório que o BdP fizesse um trabalho de fundo para garantir que os principais bancos portugueses teriam condições para integrarem a união bancária.

È claro que o BCP vendo se obrigado a fazer um AC, algo que vinha negando nos sucessivas apresentações de resultados alegando que os CoCos se pagariam com os resultados orgânicos do banco, teve de embrulhar o anuncio deste AC de forma mais ou menos apetecível para os investidores.

É aqui que surge a mensagem de que o AC era para antecipar o pagamento de CoCos quando na prática a urgencia era outra. De De facto se a mensagem fosse a de que afinal precisavam dinheiro para tapar mais buracos de capital o mercado provavelmente teria reagido muito mal.
Assim fizeram uma fuga para a frente em contradição absoluta com o que o Nuno Amada vinha afirmando, lançam se para um AC astronómico martelando à exaustão no tema do reembolso dos CoCos e sobre a repentina descoberta da factura de juros que os mesmos implicavam...
No final resultou que dos 2250 milhoes do AC, 400 milhoes subrepticiamente ficaram de parte e não foram para pagar CoCos. Afinal eram para tapar o buraco.

Neste momento, se alguns investidores até poderiam pensar que os 400 M€ eram apenas uma reserva de salvaguarda agora ficou claro que a reserva foi-se e já não esta disponível para reembolsar mais CoCos, no entanto ainda faltam 750 M€ de CoCos por pagar, e diz o Amado que até 2016 estão pagos.
Como?
Acho praticamente impossível que o BCP gere resultados liquidos para fazer face a esse compromisso com o estado e o mais natural é que daqui por uns tempos venha aí mais um AC.

Convenhamos que 750ME não são propriamente uns trocados e com um balanço significativamente minguado de activos geradores de receita é cada vez mais dificil gerar resultados que se vejam.
Para já o que se vai vendo é o oposto, são prejuízos.

E não se agarrem muito à questão dos DTAs.
Se a adesão à conversão dos DTAs em crédito fiscal é bom para o BCP garantir melhores rácios de capital, de acordo com as regras de Basel III, esta adesão é má para os accionistas do banco porque se criou uma situação de iminente diluição das posições dos actuais accionistas. Não se esqueçam que o estado concedeu um crédito fiscal ao BCP em troca de direitos de conversão emitidos pelo BCP a favor do estado.

por General Patton » 29/10/2014 16:46

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... corte.html

Ver o lado negativo e o positivo de uma notícia deste género... Não me interpretem mal.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por General Patton » 29/10/2014 16:22

Redução da Wace para o 2.º nível mais alto. Redução feita na segunda-feira. Será que isto ajuda de alguma forma a compreender o volume e a volatilidade do dia? Face à percentagem destas movimentações, a "luz" que daqui irradia ilumina essencialmente as leituras de muito curto e de curto prazo. Enquanto estiverem, no entanto, tão activos, convém ter em atenção estes movimentos. Eles fazem parte da "oferta e da procura" do título e conhecê-los é também uma pequeníssima achega para que se possa construir uma visão mais limpa sobre a AT...
Anexos
Shorts.png
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por rollingsnowball » 29/10/2014 16:20

rsacramento Escreveu:o número de posições é uma coisa, o montante de cada uma delas é outra bem diferente

O preço de uma cotada com mais posições curtas do que longas é infinito

um exemplo muito simples:
a cotada XYZ tem 10 acções: o sr A tem 8 acções, o sr B shorta 1 e o sr C shorta outra acção: tens 2 posições curtas e apenas uma longa :wink:

lol... Eu estava obviamente a falar de mais posições curtas em quantidade absoluta não em número de posições. De qualquer modo esse exemplo está errado :) Se a cotada XYZ tem 10 acções e o Sr A só tem 8 acções alguém tem que ter as outras duas :)

De qualquer modo o que eu disse era que:
a cotada XYZ tem 10 acções: o sr A tem 10 acções, o sr B shorta 10 e o sr C shorta outra acção: tens o caus porque o sr A pode pedir quanto bem lhe apetecer pelas suas 10 acções e mesmo assim vai sempre haver alguém a ficar a arder
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Ulisses Pereira » 29/10/2014 12:48

charts, bom post sobre as posições curtas. Concordo plenamente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Charts » 29/10/2014 12:44

Existem indicadores mais importantes de AT e Fundamental, podemos também analisar em posições de médio prazo se existem entradas em sentido contrário.
Mas na bolsa existem sempre posições contrárias e no curto prazo podem acertar ambos mas no médio só um dos lados têm razão. Interessa menos do que a estrutura acionista, se entraram ou saíram posições relevantes.

Voltando ao título, a banca europeia que apresentou resultados não está ajudar como podem verificar o índice do sector Stoxx 600 banks mesmo assim o BCP está a resiliente, vamos ver o fecho semanal que coincide com o mensal - se fechasse acima dos 0.1€ seria importante até fim do ano.

Muito importante serão os resultados de stress ao novo banco, nessa altura é que convém ver os 'curtos'.
Editado pela última vez por Charts em 29/10/2014 14:10, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:30

por Optimiza » 29/10/2014 12:32

Mini consolidação em posição de força relativa. Acima da MM20 e a lutar pela MM50. A MM200 e a uptrend pós .10€ (resistência para norte), mantêm-se como targets posicionais. .094€ primeiro suporte / .09€ suporte primário/trailing stop loss (defendendo posição de partida .0879).
rumo aos 10cents  II.gif
rumo aos 10cents II.gif (20.55 KiB) Visualizado 7088 vezes

p.s. sobre posições curtas, as mesmas podem ter um efeito galvanizador da cotação quando: a) Acção tem uma uptrend baseada em fundamentais num Mercado em ascensão, b) quando a posição curta é superior a 3% gerando volume, c) quando essas posições são obrigadas por regulador a fecho imediato, d) quando a sua raison d'étre desaparece (notícia, dados macro, rating). No caso BCP, tendo uma percentagem mediana de shorts (futuros, cfd, certificates, options, MC's e warrants), o efeito não será determinante! Exemplos de casos actuais onde condiciona decisivamente o desempenho do título: Mankinnd, Twitter, Dryships, Herbalife, Mollycorp, Forest Oil, Vivus, OI Adrs, Gerdau.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por ricardmag » 29/10/2014 12:22

Charts Escreveu:Mas a comunicação é em tempo real dos fechos de posições curtas? Podem estar fechadas e a comunicação diferida

Não é em tempo real, eu é que peguei no histórico e fiz o gráfico.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Charts » 29/10/2014 12:12

Mas a comunicação é em tempo real dos fechos de posições curtas? Podem estar fechadas e a comunicação diferida.

Isso das posições curtas 'comunicadas' não tem uma importância capital como lhe querem analisar, se houver uma subida reiterada identificando uma tendência ou aumento anormal ainda pode ser mais uma 'ferramenta', mas para decidir ponto entrada/saída, posição temporal do investimento não lhe dou relevância - não estou a dizer que estão errados.

Hoje há pouco volume, existem menos vendedores dispostos abaixo dos máximos, mas não existe força compradora os privados estão receosos e a aguardar. Vêm dados importantes hoje e amanhã, mas a Espanha está a melhorar e isso pode contagiar positivamente Portugal.

Só faltava o BCE, poderão estes 'conflitos' nos orçamentos ajudar na premência de estimular a economia europeia. Fluxos de fundos e estímulos a nível mundial parecem a estar concertados, primeiro Japão, depois os US e UK, agora será a Europa e depois Ásia e América Sul.

Registado: 29/11/2007 10:30

por ricardmag » 29/10/2014 11:38

:arrow: Histórico de posições curtas
.
Anexos
BCP-historico-short.png
BCP-historico-short.png (23.08 KiB) Visualizado 7321 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por HaRt » 29/10/2014 10:59

No dia 27 a Marshall Wace LLP fechou 0,6% da sua posição short...

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... 224S%5F%0A

por Joca601 » 29/10/2014 10:00

paul_invest Escreveu:Nao sei o que os curtos querem mas esta noticia amanha devera pesar mais haver vamos

http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 04783.html

Não esquecer que ainda faltam outras agências de rating darem o seu veredito... na minha opinião o bcp tem consciência da importância de contrariar as agências de rating, uma descida de rating nesta altura pós BES era o descalabro na cotação. O BCP está atento e tenta arranjar argumentos à medida.

por paul_invest » 29/10/2014 1:43

Nao sei o que os curtos querem mas esta noticia amanha devera pesar mais haver vamos

http://economico.sapo.pt/noticias/divid ... 04783.html

Registado: 15/5/2014 15:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, IX Hispana, marco1424 e 165 visitantes