GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
jfr2006 Escreveu:Mais uma vez os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal gozam com o povo ao descerem valores irrisórios, como 4 cêntimos ao preço do gasóleo![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E ainda vem gozar mais na cara do povo ao dizer que o preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro![]()
Não haja duvida,que estamos entregues à bicharada nesta amostra de país
Olha que os combustives são para meter nas viaturas e não para beber!!!!
Uma altura quando era novo e estava a roubar gasolina da motorizada (casal 5) do meu pai (sabe-se lá porquê, mas estava de castigo e estava proibido andar nela

Sempre pensei que a culpa deste incidente fosse da galp, mas na realidade o meu pai tinha ido abastecer à repsol!!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
jfr2006 Escreveu:Mais uma vez os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal gozam com o povo ao descerem valores irrisórios, como 4 cêntimos ao preço do gasóleo![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E ainda vem gozar mais na cara do povo ao dizer que o preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro![]()
jfr em tua opinião qual devia ser o preço de venda?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Eu também fiquei bem mais informado depois de acompanhar este tópico. Bem haja Marco Antonio.
Mas fica sempre bem barafustar com as petrolíferas... LOL
Acho que muita desta malta é dos que andou a comprar tudo e mais alguma coisa a crédito e como agora não tem tido dinheiro para nada, é preciso encontrar um culpado.
Eu por mim gostava muito de ter transportes públicos rápidos e eficientes.
Ainda vamos ter petróleo a 10$. Será que a previsivel vitória do Obama não terá nada a ver com isto?
Mas fica sempre bem barafustar com as petrolíferas... LOL

Acho que muita desta malta é dos que andou a comprar tudo e mais alguma coisa a crédito e como agora não tem tido dinheiro para nada, é preciso encontrar um culpado.
Eu por mim gostava muito de ter transportes públicos rápidos e eficientes.
Ainda vamos ter petróleo a 10$. Será que a previsivel vitória do Obama não terá nada a ver com isto?
A mercearia de valores não faz fiado
- Registado: 29/11/2007 10:29
EALM Escreveu:Eu já postei no passado neste tópico. Confesso que estava e ainda estou um pouco céptico em relação às petrolíferas, pois senti no passado que havia uma certa "detecção de pico" nas subidas e nas descidas por vezes demoravam um pouco mais, questão de dias, a alterar o preço.
Nas últimas semanas - não sei se por estar mais antento ou se por toda a Sociedade as estar a vigiar - já me pareceu que começaram a ter um comportamento a nível de TIMING mais criterioso. Sempre achei que era pelo facto de por vezes demorarem mais 24H ou 48H a mexer na decida que estavam a ganhar mais algum. Mas mesmo isso parece já não estar a acontecer.
Agora, a razão que me leva a voltar a postar neste tópico e realmente dar-lhe o mérito de focar o problema onde ele realmente está: os IMPOSTOS!!
Para mim já não tenho dúvidas, que mesmo que as Petrolíferas puxem para cima durante 24h ou 48h o preço em alguns cêntimos, o preço médio em Portugal é muito mais alto do que em Espanha devido aos impostos. Isto não é segredo para ninguém, mas parece que às vezes o povo anda iludido.
Abraço
E, pelo menos para mim, ainda há a questão do valor que pago em impostos para financiar os veículos a gasóleo...
- Registado: 30/11/2007 21:12
Eu já postei no passado neste tópico. Confesso que estava e ainda estou um pouco céptico em relação às petrolíferas, pois senti no passado que havia uma certa "detecção de pico" nas subidas e nas descidas por vezes demoravam um pouco mais, questão de dias, a alterar o preço.
Nas últimas semanas - não sei se por estar mais antento ou se por toda a Sociedade as estar a vigiar - já me pareceu que começaram a ter um comportamento a nível de TIMING mais criterioso. Sempre achei que era pelo facto de por vezes demorarem mais 24H ou 48H a mexer na decida que estavam a ganhar mais algum. Mas mesmo isso parece já não estar a acontecer.
Agora, a razão que me leva a voltar a postar neste tópico e realmente dar-lhe o mérito de focar o problema onde ele realmente está: os IMPOSTOS!!
Para mim já não tenho dúvidas, que mesmo que as Petrolíferas puxem para cima durante 24h ou 48h o preço em alguns cêntimos, o preço médio em Portugal é muito mais alto do que em Espanha devido aos impostos. Isto não é segredo para ninguém, mas parece que às vezes o povo anda iludido.
Abraço
Abraço
- Registado: 1/5/2008 2:21
Marco, não percebo porque ainda continuam a dar "corda" ao jfr2006... desde o inicio que deu logo para perceber que só introduz ruído no tópico ...
Obrigado pelos esclarecimentos que tens feito em relação à "evolução" dos preços dos combustíveis.
Obrigado pelos esclarecimentos que tens feito em relação à "evolução" dos preços dos combustíveis.
Editado pela última vez por ClyssaN em 22/10/2008 9:54, num total de 1 vez.
- Registado: 19/4/2007 12:54
JFR, à tua nulidade de posts, eu respondo com factos e comparações relevantes.
Comparação (antes de impostos) de preços dos combustíveis entre 2006 e 2008 a preços semelhantes do petróleo:
- Valor médio semana passada - 75.7 USD; 56.40 EUR - gasolina 0.50 eur/litro ; gasóleo 0.62 eur/litro
- Valor médio de Junho 2006 - 71.0 USD; 56.1 EUR - gasolina 0.55 eur/litro ; gasóleo 0.54 eur/litro
-----------------------------------
Comparação de preços entre Portugal e Espanha a preços GALP de hoje:
- 1.048 na Gasolina em Espanha corresponde a 1.309 em Portugal (ora o preço passa agora para 1.299 em Portugal, menos 1 centimo);
- 1.056 no Gasoleo em Espanha corresponde a 1.167 em Portugal (ora o preço passa agora para 1.179 em Portugal, mais um centimo);
Resumindo e concluindo: os preços hoje em Portugal nos combustíveis são perfeitamente comparáveis aos preços praticados em 2006; os preços hoje em Portugal são perfeitamente comparáveis aos praticados hoje em Espanha pelas mesmas petrolíferas.
A unica diferença é a evolução dos impostos e a diferente evolução do gasóleo (que encareceu) e da gasolina (que embarateceu). Ambos os aspectos não são da responsabilidade das petrolíferas.
Eu serei mais directo e, perante toda a informação aqui disponibilizada, mais do que um problema cultural, direi que é mesmo um problema de inteligência.
Comparação (antes de impostos) de preços dos combustíveis entre 2006 e 2008 a preços semelhantes do petróleo:
- Valor médio semana passada - 75.7 USD; 56.40 EUR - gasolina 0.50 eur/litro ; gasóleo 0.62 eur/litro
- Valor médio de Junho 2006 - 71.0 USD; 56.1 EUR - gasolina 0.55 eur/litro ; gasóleo 0.54 eur/litro
Comparação de preços entre Portugal e Espanha a preços GALP de hoje:
- 1.048 na Gasolina em Espanha corresponde a 1.309 em Portugal (ora o preço passa agora para 1.299 em Portugal, menos 1 centimo);
- 1.056 no Gasoleo em Espanha corresponde a 1.167 em Portugal (ora o preço passa agora para 1.179 em Portugal, mais um centimo);
Resumindo e concluindo: os preços hoje em Portugal nos combustíveis são perfeitamente comparáveis aos preços praticados em 2006; os preços hoje em Portugal são perfeitamente comparáveis aos praticados hoje em Espanha pelas mesmas petrolíferas.
A unica diferença é a evolução dos impostos e a diferente evolução do gasóleo (que encareceu) e da gasolina (que embarateceu). Ambos os aspectos não são da responsabilidade das petrolíferas.
vold Escreveu:jfr2006 recomendo pelo menos a leitura desta página
é incrível que por mais que se tente fazer as pessoas perceberem como é que os preços dos combustíveis evoluem não há nada a fazer.
é um problema cultural...
Eu serei mais directo e, perante toda a informação aqui disponibilizada, mais do que um problema cultural, direi que é mesmo um problema de inteligência.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/10/2008 9:52, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
jfr2006 recomendo pelo menos a leitura desta página
é incrível que por mais que se tente fazer as pessoas perceberem como é que os preços dos combustíveis evoluem não há nada a fazer.
Parabéns ao Marco António pelo esforço. baseado nas tuas explicações já abri os olhos a uns quantos amigos, que também defendiam os boicotes e tretas de quem não analisa os números.
o augusto cimbron ou lá o que é, é dos maiores desinformadores que anda por aí. ridículo vê-lo a falar sobre o preço dos combustíveis nos Açores.
Parabéns ao Marco António pelo esforço. baseado nas tuas explicações já abri os olhos a uns quantos amigos, que também defendiam os boicotes e tretas de quem não analisa os números.
o augusto cimbron ou lá o que é, é dos maiores desinformadores que anda por aí. ridículo vê-lo a falar sobre o preço dos combustíveis nos Açores.
Mais uma vez os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal gozam com o povo ao descerem valores irrisórios, como 4 cêntimos ao preço do gasóleo
E ainda vem gozar mais na cara do povo ao dizer que o preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro

E ainda vem gozar mais na cara do povo ao dizer que o preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro

- Registado: 16/4/2008 14:13
Preço do gasóleo não deverá descer abaixo de 1 euro
O presidente executivo da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, mostrou-se satisfeito com o facto de a descida da cotação do petróleo estar a permitir baixar o preço dos combustíveis em Portugal, mas não prevê que o preço do gasóleo desça abaixo de um euro à semelhança do que acontece no país vizinho.
Rita Paz
À margem do VII Forúm de Energia do Diário Económico, o presidente executivo da Galp remeteu
O presidente executivo da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, mostrou-se satisfeito com o facto de a descida da cotação do petróleo estar a permitir baixar o preço dos combustíveis em Portugal, mas não prevê que o preço do gasóleo desça abaixo de um euro à semelhança do que acontece no país vizinho.
Rita Paz
À margem do VII Forúm de Energia do Diário Económico, o presidente executivo da Galp remeteu
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Ferreira de Oliveira
"Vemos com muita satisfação que o petróleo continue a descer"
Ferreira de Oliveira disse hoje que vê com satisfação a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, afirmando que a descida das cotações vai permitir a diminuição do preço da gasolina e do gasóleo nos postos de abastecimento "e a vida regressar à normalidade". Sem impostos os preços são marginalmente mais baixos do que em Espanha, defendeu.
--------------------------------------------------------------------------------
Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt
Ferreira de Oliveira disse hoje que vê com satisfação a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, afirmando que a descida das cotações vai permitir a diminuição do preço da gasolina e do gasóleo nos postos de abastecimento “e a vida regressar à normalidade”. Sem impostos os preços são marginalmente mais baixos do que em Espanha, defendeu.
“Todos passamos por momentos muito difíceis e vemos com muito satisfação que as cotações continuem a descer”, disse Ferreira de Oliveira, no VII Fórum Energia do “Diário Económico”
Ainda assim, o CEO da Galp Energia não garante que os preços do gasóleo fiquem abaixo de 1 euro, como o ministro espanhol assegurou ontem que vai acontecer em Espanha.
No mercado espanhol o gasóleo está a ser vendido a 1,12 euros por litro, enquanto em Portugal o preço situa-se acima de 1,21 euros.
Ferreira de Oliveira diz que, sem impostos, os preços em Portugal são “marginalmente inferiores” a Espanha e são já “muito competitivos”.
“Expurgando impostos, a mesma empresa consegue vender em Portugal, no mesmo ponto de venda, um litro de água mineral mais caro que os produtos petrolíferos”, disse o CEO da Galp.
O preço do petróleo tem registado uma queda acentuada nos mercados internacionais, descendo mais de 50% face aos máximos atingidos acima dos 147 dólares em Nova Iorque e Londres, no mês de Julho.
"Vemos com muita satisfação que o petróleo continue a descer"
Ferreira de Oliveira disse hoje que vê com satisfação a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, afirmando que a descida das cotações vai permitir a diminuição do preço da gasolina e do gasóleo nos postos de abastecimento "e a vida regressar à normalidade". Sem impostos os preços são marginalmente mais baixos do que em Espanha, defendeu.
--------------------------------------------------------------------------------
Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt
Ferreira de Oliveira disse hoje que vê com satisfação a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais, afirmando que a descida das cotações vai permitir a diminuição do preço da gasolina e do gasóleo nos postos de abastecimento “e a vida regressar à normalidade”. Sem impostos os preços são marginalmente mais baixos do que em Espanha, defendeu.
“Todos passamos por momentos muito difíceis e vemos com muito satisfação que as cotações continuem a descer”, disse Ferreira de Oliveira, no VII Fórum Energia do “Diário Económico”
Ainda assim, o CEO da Galp Energia não garante que os preços do gasóleo fiquem abaixo de 1 euro, como o ministro espanhol assegurou ontem que vai acontecer em Espanha.
No mercado espanhol o gasóleo está a ser vendido a 1,12 euros por litro, enquanto em Portugal o preço situa-se acima de 1,21 euros.
Ferreira de Oliveira diz que, sem impostos, os preços em Portugal são “marginalmente inferiores” a Espanha e são já “muito competitivos”.
“Expurgando impostos, a mesma empresa consegue vender em Portugal, no mesmo ponto de venda, um litro de água mineral mais caro que os produtos petrolíferos”, disse o CEO da Galp.
O preço do petróleo tem registado uma queda acentuada nos mercados internacionais, descendo mais de 50% face aos máximos atingidos acima dos 147 dólares em Nova Iorque e Londres, no mês de Julho.
Sim, tens valores perfeitamente actualizados (já de amanhã) para o Gasóleo em Espanha já na tabela que tens em cima: 1.056 na GALP em Badajoz, em linha com a tua previsão e muito identicos aos preços praticados cá.
Já em Sevilha por exemplo (e tb preços já para amanhã) o preço do gasóleo está em 1.063 na GALP, conforme podem verificar.
Nos grandes centros, em Espanha, os combustíveis são mais caros (por cá praticam-se preços uniformes pelo país).
Estes valores estão perfeitamente em linha com os praticados em Portugal. Na gasolina até tendem a ser mais caros em Espanha...
Como se pode ver e como muito bem tem mostrado a minha análise continua que dura há muitas semanas e que leva em linha de conta a evolução dos preços ao longo de muitos meses (e pontualmente com comparações a 2 e 4 anos) toda a polémica em torno dos combustíveis tem sido uma enorme coluna de fumo com muita desinformação à mistura e com muito pouca gente a falar claro e a fazer as comparações correctas, tomando em linha de conta todos os factores relevantes.
Se alguém quiser fazer comparações/contas rapidas, para fazer a correspondência Portugal-Espanha é retirar 11 centimos ao Gasóleo e retirar 26 centimos à Gasolina. Estes são os valores que actualmente pagamos a mais em comparação com Espanha...
Já em Sevilha por exemplo (e tb preços já para amanhã) o preço do gasóleo está em 1.063 na GALP, conforme podem verificar.
Nos grandes centros, em Espanha, os combustíveis são mais caros (por cá praticam-se preços uniformes pelo país).
Estes valores estão perfeitamente em linha com os praticados em Portugal. Na gasolina até tendem a ser mais caros em Espanha...
Como se pode ver e como muito bem tem mostrado a minha análise continua que dura há muitas semanas e que leva em linha de conta a evolução dos preços ao longo de muitos meses (e pontualmente com comparações a 2 e 4 anos) toda a polémica em torno dos combustíveis tem sido uma enorme coluna de fumo com muita desinformação à mistura e com muito pouca gente a falar claro e a fazer as comparações correctas, tomando em linha de conta todos os factores relevantes.
Se alguém quiser fazer comparações/contas rapidas, para fazer a correspondência Portugal-Espanha é retirar 11 centimos ao Gasóleo e retirar 26 centimos à Gasolina. Estes são os valores que actualmente pagamos a mais em comparação com Espanha...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Encontrei diversos locais em Portugal que no Fds estavam a praticar preços do Gasoleo a 1.10 o litro, se descontarmos os 4centimos de amanha, ficam a 1.06€... Competem com Espanha...
Já agora, deixo os preços em Espanha actuais, nomeadamente da GALP. Os valores estão ordenados a partir dos mais recentes e dizem respeito a Badajoz (por exemplo, em Madrid são em média mais altos). Estes valores, tomando em conta os impostos, são perfeitamente equivalentes aos nossos. Por exemplo:
Portanto, impostos à parte e tal como já tinha verificado em comparações passadas, os preços de ambos os lados da fronteira são muito identicos. E se formos para os grandes centros até verificamos que (antes dos impostos) os combustíves até são mais caros em Espanha, pelo menos nos postos das grandes marcas.
A moral da história é esta: a GALP, em Espanha onde concorre com imensas marcas e multi-nacionais e onde não tem monopólio coisíssima nenhuma (a tal coisa que cá dizem que é muito má) acaba por estar a vender em Espanha a preços iguais aos superiores aos que pratica com os portugueses.
E para terminar o raciocínio, como não é ilegal ter uma posição dominante mas sim abusar da posição dominante, como se pode constatar e como bem concluíu a AdC, a GALP não está a abusar da posição dominante em Portugal.
Tal como já tinha mostrado no passado, o tal "monopólio" - na verdade, tecnicamente não é um monopólio mas uma posição dominante, algo diferente - é uma coisa até bastante inócua sem grandes custos (ou custos nenhuns) para com o bolso dos portugueses...
Portanto, impostos à parte e tal como já tinha verificado em comparações passadas, os preços de ambos os lados da fronteira são muito identicos. E se formos para os grandes centros até verificamos que (antes dos impostos) os combustíves até são mais caros em Espanha, pelo menos nos postos das grandes marcas.
A moral da história é esta: a GALP, em Espanha onde concorre com imensas marcas e multi-nacionais e onde não tem monopólio coisíssima nenhuma (a tal coisa que cá dizem que é muito má) acaba por estar a vender em Espanha a preços iguais aos superiores aos que pratica com os portugueses.
E para terminar o raciocínio, como não é ilegal ter uma posição dominante mas sim abusar da posição dominante, como se pode constatar e como bem concluíu a AdC, a GALP não está a abusar da posição dominante em Portugal.
Tal como já tinha mostrado no passado, o tal "monopólio" - na verdade, tecnicamente não é um monopólio mas uma posição dominante, algo diferente - é uma coisa até bastante inócua sem grandes custos (ou custos nenhuns) para com o bolso dos portugueses...
- Anexos
-
- galp-badajoz-gasolina.PNG (151.75 KiB) Visualizado 6580 vezes
-
- galp-badajoz-gasoleo.PNG (152.35 KiB) Visualizado 6566 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/10/2008 23:18, num total de 1 vez.
Resina Escreveu:A bocado vi que o ministro espanhol afirmou que breve vai ter o gasoleo abaixo do 1€, optimo para eles, já que para nos vai ser praticamente impossivel...
Alegadamente o ministro disse que o preço ia continuar a descer em parte devido ao preço da evolução do dólar.
Não sei se ele já terá reparado que o dólar está a subir... e que isso não ajuda a que o preço em euros desça...
- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:Isto é, se as petrolíferas estiverem a vender ao mesmo preço em ambos os países, devido aos impostos em Portugal saí cerca de 11 centimos mais cara.
Na Gasolina essa diferença é ainda substancialmente maior...
Exactamente isso...
Foi o que li no Oje, precisamente.
Abraço
Ps: talvez se o petroleo fosse aos 40-50dolares e o gasoleo em Espanha aos 85-90centimos...
Resina Escreveu:A bocado vi que o ministro espanhol afirmou que breve vai ter o gasoleo abaixo do 1€, optimo para eles, já que para nos vai ser praticamente impossivel...
Abraço
Sim, para nós vai ser um pouco difícil (a menos que o petróleo desça ainda bastante) dado que temos uma carga fiscal diferente.
Em Portugal, em comparação com Espanha, são cobrados mais 6 centimos por litro a título de ISP e no final são aplicados 20% de IVA em vez dos 16% de Espanha.
Assim, para um preço base de 0.619 centimos por litro (o valor actual) temos os seguintes preços:
Portugal > 1.179 eur/litro
Espanha > 1.068 eur/litro
Isto é, se as petrolíferas estiverem a vender ao mesmo preço em ambos os países, devido aos impostos em Portugal saí cerca de 11 centimos mais cara.
Na Gasolina essa diferença é ainda substancialmente maior...
MarcoAntonio Escreveu:Podemos deduzir que assim que actualize o preço (o que deverá ocorrer entre o meio e final desta semana) teremos
a gasolina mais barata para preços semelhantes no petróleo e o gasóleo mais caro para preços semelhantes no petróleo
entre 2006 e 2008.
Recupero e actualizo a comparação de há dias com os preços dos combustíveis com o petróleo a valores identicos em 2006:
Valor médio semana passada - 75.7 USD; 56.40 EUR gasolina 0.50 eur ; gasóleo 0.62
Valor médio de Junho 2006 - 71.0 USD; 56.1 EUR gasolina 0.55 eur ; gasóleo 0.54
Como disse, assim que os combustíveis actualizassem para reflectir os preços mais recentes e comparáveis a 2006, o que se verificaria é que a gasolina estaria agora mais barata do que em 2006 e o gasóleo estaria mais caro.
Isto é, os preços estão em linha com 2006 com a diferença de que passado dois anos traduzem diferentes curvas de preço em cada um dos combustíveis: no longo-prazo o gasóleo (cada vez mais procurado) está a encarecer em comparação com a gasolina e com o petróleo. Por seu turno, a gasolina está a embaratecer...
MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Já agora, a minha previsão é que os combustíveis baixarão na ordem dos 5~6 centimos...
Este valor tem por base a relação de cerca de 60% entre as subidas/descidas no crude e as respectivas subidas/descidas no petróleo. Tem sido sensivelmente esta a relação ao longo do tempo por isso é expectável que a próxima alteração de preços seja desta ordem de grandeza.
Quase na mouche...TSF Escreveu:Galp desce preço dos combustíveis
A Galp vai descer, a partir das 00:00 de quarta-feira, os preços dos combustíveis, com a gasolina a baixar seis cêntimos e o gasóleo quatro cêntimos, anunciou esta terça-feira a empresa.
O anúncio surge horas depois da Cepsa também ter anunciado que, a partir da meia-noite, vai baixar o preço da gasolina em 5,5 cêntimos e o do gasóleo em quatro cêntimos.
Achava estranho a Cepsa baixar e a Galp não...
Mas ja vi que breve temos o combustivel a 1.10€...
A bocado vi que o ministro espanhol afirmou que breve vai ter o gasoleo abaixo do 1€, optimo para eles, já que para nos vai ser praticamente impossivel...
Abraço
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, a minha previsão é que os combustíveis baixarão na ordem dos 5~6 centimos...
Este valor tem por base a relação de cerca de 60% entre as subidas/descidas no crude e as respectivas subidas/descidas no petróleo. Tem sido sensivelmente esta a relação ao longo do tempo por isso é expectável que a próxima alteração de preços seja desta ordem de grandeza.
Quase na mouche...
TSF Escreveu:Galp desce preço dos combustíveis
A Galp vai descer, a partir das 00:00 de quarta-feira, os preços dos combustíveis, com a gasolina a baixar seis cêntimos e o gasóleo quatro cêntimos, anunciou esta terça-feira a empresa.
O anúncio surge horas depois da Cepsa também ter anunciado que, a partir da meia-noite, vai baixar o preço da gasolina em 5,5 cêntimos e o do gasóleo em quatro cêntimos.
- Anexos
-
- comb-081021.PNG (22.32 KiB) Visualizado 6628 vezes
Conquistador Escreveu:No meu último post "in fine", onde se lê limitam-se, deve ler-se limitem-se.
Cumprimentos,
Podes editar os posts que escreveste quando quiseres. Repara que no canto superior direito do teu post está o botão editar. Clicas e alteras o que quiseres.
Espero ter ajudado
cumps
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Já agora, a minha previsão é que os combustíveis baixarão na ordem dos 5~6 centimos...
Valor médio há duas semanas - 86.7 USD; 64.7 EUR <<<<< os preços actuais dizem sensivelmente respeito a estes valores
Valor médio semana passada - 75.7 USD; 56.40 EUR <<<<< na próxima actualização deverão reflectir sensivelmente estes valores
Valor médio de Junho 2006 - 71.0 USD; 56.1 EUR
Valor médio de Julho 2006 - 74.5 USD; 58.6 EUR
Em JUN/JUL2006 o IVA era de 21% - actualmente 20%
Em JUN/JUL2006 o ISP gasolina era de 0.558 - actualmente 0.583 eur/litro
Em JUN/JUL2006 o ISP gasóleo era de 0.339 - actualmente 0.364 eur/litro
A gasolina custava, segundo a DGEG, 1.34 em Julho e 1.36 em Julho (2006). Antes dos impostos = 0.55~0.57
O gasóleo custava, segundo a DGEG, 1.07 em Junho e 1.08 em Julho (2006). Antes dos impostos = 0.54~0.55
Actualmente (ainda a reflectir um preço do pretróleo mais alto) os valores são:
A gasolina a 1.36 euros. Antes dos impostos = 0.55 euros.
O gasóleo a 1.22 euros. Antes dos impostos = 0.65 euros.
Portanto, para já temos que para preços mais altos do petróleo a gasolina está ao mesmo preço e o gasóleo mais caro.
Podemos deduzir que assim que actualize o preço (o que deverá ocorrer entre o meio e final desta semana) teremos
a gasolina mais barata para preços semelhantes no petróleo e o gasóleo mais caro para preços semelhantes no petróleo
entre 2006 e 2008.
Quanto à sugestão do merceeiro de que os combustíveis deveriam baixar 10~12 centimos, está como se pode ver bastante
incorrecta: a gasolina já está a preços semelhantes e ainda não baixou; o gasóleo irá tender a ficar mais caro dado que este
combustível tem vindo em termos comparativos a encarecer.
A alteração de preços terá que ver com a evolução das últimas semanas e irá certamente ocorrer uma baixa significativa.
Mas não a que o Merceeiro sugere que "deveria" ocorrer...
Valor médio semana passada - 75.7 USD; 56.40 EUR <<<<< na próxima actualização deverão reflectir sensivelmente estes valores
Valor médio de Junho 2006 - 71.0 USD; 56.1 EUR
Valor médio de Julho 2006 - 74.5 USD; 58.6 EUR
Em JUN/JUL2006 o IVA era de 21% - actualmente 20%
Em JUN/JUL2006 o ISP gasolina era de 0.558 - actualmente 0.583 eur/litro
Em JUN/JUL2006 o ISP gasóleo era de 0.339 - actualmente 0.364 eur/litro
A gasolina custava, segundo a DGEG, 1.34 em Julho e 1.36 em Julho (2006). Antes dos impostos = 0.55~0.57
O gasóleo custava, segundo a DGEG, 1.07 em Junho e 1.08 em Julho (2006). Antes dos impostos = 0.54~0.55
Actualmente (ainda a reflectir um preço do pretróleo mais alto) os valores são:
A gasolina a 1.36 euros. Antes dos impostos = 0.55 euros.
O gasóleo a 1.22 euros. Antes dos impostos = 0.65 euros.
Portanto, para já temos que para preços mais altos do petróleo a gasolina está ao mesmo preço e o gasóleo mais caro.
Podemos deduzir que assim que actualize o preço (o que deverá ocorrer entre o meio e final desta semana) teremos
entre 2006 e 2008.
Quanto à sugestão do merceeiro de que os combustíveis deveriam baixar 10~12 centimos, está como se pode ver bastante
incorrecta: a gasolina já está a preços semelhantes e ainda não baixou; o gasóleo irá tender a ficar mais caro dado que este
combustível tem vindo em termos comparativos a encarecer.
A alteração de preços terá que ver com a evolução das últimas semanas e irá certamente ocorrer uma baixa significativa.
Mas não a que o Merceeiro sugere que "deveria" ocorrer...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/10/2008 17:41, num total de 2 vezes.
- Registado: 18/6/2007 8:14
NunoFilipe Escreveu:Estive agora a olhar para a tabela da DGEG com os preços desde 2004, e para comparar os preços de venda de 2006 com os de agora há que acrescentar €0,025/l, que é o aumento do ISP de 2006 para 2008.
Em contrapartida há a diminuição de 1% do IVA.

Então este governo aumenta o IVA em 2 pontos e diminuiu 1 e dizes que o IVA diminui de 1%?
Para além do forte aumento do ISP desde 2004...
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 132 visitantes