Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por united1901 » 24/9/2014 16:46

obrigado FXX. eu tinha la 30% da minha carteira. tenho 90000 accoes no bcp. ainda cá estou. mas este dinheiro que me sobrou que ainda é algum vai estar parado por algum tempo. redefenir uma estratégia.(ou melhor aprender a ter uma)

Registado: 28/7/2014 12:31

por FXX » 24/9/2014 16:38

Ai united1901...como eu te compreendo tão bem!
A verdade é esta: num mundo tão exigente e difícil como a bolsa...quando se combina inexperiência, dinheiro e gulodice...tem que dar asneira! É inevitável!
No meu entender há duas formas de lidar com a situação: encarar como um investimento (aprendizagem) ou como um falhanço! Penso que tens agora uma base mais solida para começar a encarar o mercado com outra atitude.
Não te sintas mal, o problema está nas expectativas que nós criamos quando chegamos aqui...fruto da ilusão e "ignorância". Não te sintas pressionado a recuperar o "investimento" depressa...não pode haver pressão neste mundo tão incerto e altamente competitivo.
Sinto-me solidário contigo...obviamente que também me revejo nos teus desabafos!
Talvez devas reflectir nestes aspectos elementares: Tendência, Zonas, Timing e risk/reward.

Abraço e votos de que esta caminhada te permita "amadurecer"
FXX

Registado: 1/5/2008 0:11

por united1901 » 24/9/2014 15:48

ora aí está uma boa verdade.não tinha estratégia. eu tenho lido um livro que comprei mas quando comprei ja era tarde demais comprei com a cotada a descer.(epha ta a descer entao bora comprar) foi esse o meu erro. e até ver nunca pus stops. foi um erro básico infantil. mas acho que aprendi a lição. demorei muito tempo a aceitar as perdas. dai ter perdido tanto dinheiro.

por fff » 24/9/2014 15:39

united1901 Escreveu:sou bolsista a dois anos. e aprendi a minha primeira grande lição.sempre investi a longo prazo e investi na geronimo martins em novembro a um preço médio de 13,8. não pus stops nao tinha estratégia deixei andar e nunca quis aceitar as perdas até ao dia de hoje.possivelmente vai dar a volta mas daqui a bastante tempo.ainda pensei em ela bater no fundo para reforcar depois com mais do dobro das accoes que la tinha mas pelas minhas contas depois de bater no fundo teria de subir 50% para não ter perdas, e teria o dinheiro empatado . acabei de ter a primeira perda por falta de experiência.(2300 euros). antes de entrar em mais alguma cotada vou pedir opiniao vou por stops informar me melhor. desde já agradeço a algumas pessoas que teem paciência em pessoas como eu quando as vezes perguntamos "ela vai subir ela vai descer até aos 5 euros??? emfim.

abraços bons negócios

Penso que a maior parte das pessoas que investe já em algum periodo teve de assumir perdas, eu tive, especialmente no primeiro periodo de negociação.

Interessa é que com as perdas analisemos o que correu mal, e na proxima implementemos uma estrategia que funcione e gere consistentemente lucros.
Eu com as primeiras perdas, parei algum tempo, dediquei-me a ler imenso sobre os mercados, analisar opiniões de quem sabia mais do que eu, e com o tempo as coisas começaram a correr melhor e deixei de cometer erros básicos.

Acima de tudo cada um deve ter a sua propria estrategia, criá-la , testá-la com pequenos montantes, e conforme vá funcionando, ir incrementando a exposição aos investimentos.

Eu gosto de ver e analisar os diversos comentarios e opiniões sobre os mercados , nunca sigo indicações de compra e venda , nem dou indicações de compra e venda a ninguem, somente opiniões ou comentarios.

Se tivermos uma boa estrategia penso que é possivel tirar bons rendimentos dos mercados financeiros, e incrementar o nosso patrimonio.
Sem uma estrategia, não acredito que se consiga consistentemente ao longo dos anos obter um bom retorno.

Registado: 29/11/2007 3:19

por ParaCima » 24/9/2014 15:35

united1901 Escreveu:sou bolsista a dois anos. e aprendi a minha primeira grande lição.sempre investi a longo prazo e investi na geronimo martins em novembro a um preço médio de 13,8. não pus stops nao tinha estratégia deixei andar e nunca quis aceitar as perdas até ao dia de hoje.possivelmente vai dar a volta mas daqui a bastante tempo.ainda pensei em ela bater no fundo para reforcar depois com mais do dobro das accoes que la tinha mas pelas minhas contas depois de bater no fundo teria de subir 50% para não ter perdas, e teria o dinheiro empatado . acabei de ter a primeira perda por falta de experiência.(2300 euros). antes de entrar em mais alguma cotada vou pedir opiniao vou por stops informar me melhor. desde já agradeço a algumas pessoas que teem paciência em pessoas como eu quando as vezes perguntamos "ela vai subir ela vai descer até aos 5 euros??? emfim.

abraços bons negócios

opiniões só as tuas... o pedir opinião é responsabilizar alguém que não conheces para te desresponsaliza a ti... esse alguém que nem tu conheces pode estar interessado que a acção suba ou desça, ou nem estar... se algum gajo na rua te disser para se lhe emprestares dinheiro e que daqui a um ano ele te devolve aquele e mais um bocado, tu dás-lhe o dinheiro?? em consonância com a tua resposta, faz o mesmo por aqui...

neste momento estou a "interromper"(relaxar) o meu estudo para te responder... só estudando é que podes concluir se tens razão ou não... mesmo que nem sempre a tenhas. se achares que podes ganhar 10% ent naõ podes perder mais de 5%... para perderes 30% era pk estavas a pensar ganhar 60... depois de uma subida anterior de 400%...

Ps: eu nem o dinheiro dos meus pais investiria, não confio em mim na totalmente. como posso confiar nos outros? o meu velhote tem uma boa maquia no bcp... eu bem que lhe tento abrir os olhos, mas nunca lhe diria, vende ou compra... cada investidor toma as suas decisões e investe pelos seus "palpites" uns por moeda ao ar, outros por estudo... há de tudo
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por ParaCima » 24/9/2014 15:33

abraços bons negócios

opiniões só as tuas... o pedir opinião é responsabilizar alguém que não conheces para te desresponsaliza a ti... esse alguém que nem tu conheces pode estar interessado que a acção suba ou desça, ou nem estar... se algum gajo na rua te disser para se lhe emprestares dinheiro e que daqui a um ano ele te devolve aquele e mais um bocado, tu dás-lhe o dinheiro?? em consonância com a tua resposta, faz o mesmo por aqui...

neste momento estou a "interromper"(relaxar) o meu estudo para te responder... só estudando é que podes concluir se tens razão ou não... mesmo que nem sempre a tenhas. se achares que podes ganhar 10% ent naõ podes perder mais de 5%... para perderes 30% era pk estavas a pensar ganhar 60... depois de uma subida anterior de 400%...

Ps: eu nem o dinheiro dos meus pais investiria, não confio em mim na totalmente. como posso confiar nos outros? o meu velhote tem uma boa maquia no bcp... eu bem que lhe tento abrir os olhos, mas nunca lhe diria, vende ou compra... cada investidor toma as suas decisões e investe pelos seus "palpites" uns por moeda ao ar, outros por estudo... há de tudo

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por united1901 » 24/9/2014 15:09

sou bolsista a dois anos. e aprendi a minha primeira grande lição.sempre investi a longo prazo e investi na geronimo martins em novembro a um preço médio de 13,8. não pus stops nao tinha estratégia deixei andar e nunca quis aceitar as perdas até ao dia de hoje.possivelmente vai dar a volta mas daqui a bastante tempo.ainda pensei em ela bater no fundo para reforcar depois com mais do dobro das accoes que la tinha mas pelas minhas contas depois de bater no fundo teria de subir 50% para não ter perdas, e teria o dinheiro empatado . acabei de ter a primeira perda por falta de experiência.(2300 euros). antes de entrar em mais alguma cotada vou pedir opiniao vou por stops informar me melhor. desde já agradeço a algumas pessoas que teem paciência em pessoas como eu quando as vezes perguntamos "ela vai subir ela vai descer até aos 5 euros??? emfim.

abraços bons negócios

por soso » 24/9/2014 14:43

Ulisses, obrigado pela partilha.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Ragas » 24/9/2014 10:58

Paracima Obrigado pela explicação.

Registado: 27/12/2007 22:40

por ParaCima » 24/9/2014 10:34

Ragas Escreveu:"""Jerónimo Martins SGPS, S.A.
Resultados do Primeiro Semestre de 2014
Nos primeiros seis meses do ano, as vendas do Grupo aumentaram 7%, atingindo 6mil milhões de euros num contexto
de queda da inflação alimentar As vendas da Biedronka cresceram 9,1% em moeda local (+12,3% no 2.º trimestre)O
Pingo Doce manteve um forte desempenho, com as vendas (excluindo combustível) a crescer 3,1% (+3,5% no 2.º trimestre)
Aumento das quotas de mercado, tanto na Polónia como em Portugal. A Ara na Colômbia progrediu
bem, com resultados encorajadores em vendas e clientes por loja e continuámos a investir nos nossos novos negócios
Os resultados operacionais foram também impactados pela deflação alimentar superior à esperada."""
-
Isto está no site da JM, limitei-me a colar. Perante isto é normal esta descida tão acentuada das acções.. !? alguem me pode explicar !? ( pelos vistos as vendas cresceram em Portugal e na Polonia ) Esta noticia é de 29 de Julho.

imagina que no ano N-2 vendeste 1000 unidades monetários e dessas mil unidades monetárias conseguiste tirar um lucro de 10%, portanto tiraste 100 unidades. no ano n-1 vendeste 1500 unidades e tiveste uma margem de 20%, tiveste um lucro de 300. no ano n vendeste 2000 unidades e tiveste uma margem de 5%, logo tiveste um lucro de 100 unidades...como podes ver houve uma subida de 100% nas vendas mas do ano n-2 para o ano n tiveste o mesmo lucro...

as pessoas quando repararam que do ano n-2 para o ano n-1 o lucro cresceu mais que as vendas percentualmente, aperceberam-se que a margem da empresa estaria a subir... logo futuramente mesmo que o crescimento da margem estabilizasse (crescesse menos). se continuassem a crescer as vendas, o cash gerado futuramente seria muito superior ao actual, logo as pessoas estariam disponíveis a pagar mais que o preço real aos dias de "hoje"... isto devido ás espectativas subjacentes ao crescimento da margem como ao crescimento das vendas... se no ano N tens o lucro que tiveste no ano n-2 mas vendaste o dobro, isto tá a dizer-te que a empresa perdeu eficiência... logo tá a vender mais barato para conseguir vender mais... vender mais barato para conseguir vender mais seria interessante se o objectivo fosse a conquista de clientes e sobretudo se pelo menos mantivessem a margem estabilizada... nada disso tá a acontecer, a empresa tá a sentir-se obrigada a baixar os preços para continuar a vender, pk ao lado tem um vizinho que diz que faz mais barato que ela... chega a um dia que poderá rebentar, agora quem e quando é que não sabemos...

espero ter ajudado... estes número não são os da jerónimo... mas o principio é aplicável...
Editado pela última vez por ParaCima em 24/9/2014 11:35, num total de 1 vez.

o que interessa

por Ragas » 24/9/2014 10:13

"""Jerónimo Martins SGPS, S.A.
Resultados do Primeiro Semestre de 2014
Nos primeiros seis meses do ano, as vendas do Grupo aumentaram 7%, atingindo 6mil milhões de euros num contexto
de queda da inflação alimentar As vendas da Biedronka cresceram 9,1% em moeda local (+12,3% no 2.º trimestre)O
Pingo Doce manteve um forte desempenho, com as vendas (excluindo combustível) a crescer 3,1% (+3,5% no 2.º trimestre)
Aumento das quotas de mercado, tanto na Polónia como em Portugal. A Ara na Colômbia progrediu
bem, com resultados encorajadores em vendas e clientes por loja e continuámos a investir nos nossos novos negócios
Os resultados operacionais foram também impactados pela deflação alimentar superior à esperada."""
-
Isto está no site da JM, limitei-me a colar. Perante isto é normal esta descida tão acentuada das acções.. !? alguem me pode explicar !? ( pelos vistos as vendas cresceram em Portugal e na Polonia ) Esta noticia é de 29 de Julho.

por Ulisses Pereira » 23/9/2014 14:53

Ulisses, para ti, entre os 6,5€ e os 12,7€ é terra na ninguém?

Não há zonas com especial relevância?

Na minha modesta opinião, os 9€ e os 8,25€ destacaram-se um pouco aquando da subida....

Cumprimentos bolsistas :wink: .

soso, desculpa mas passou-me por completo esta questão que colocaste há alguns dias atrás. Sim, na minh aopinião são terra de ninguém e até os 6,5 já não os considero como suporte. Estamos a falar de valores muito antigos e que, na minha opinião, saem da memória colectiva.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 23/9/2014 14:13

Aqui ficam os gráficos actualizados da Jerónimo Martins, que mantém a sua tendência descendente em todos os horozontes temporais.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
jm3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ParaCima » 22/9/2014 23:13

_Noah Escreveu:
_Noah Escreveu:
Quanto a canas de pesca, quem desejar, basta ir olhando onde vou dando pequenas bicadas, sendo certo que, não garanto sucesso, como, o mais importante de tudo:

i) Cada trade é um único trade, jamais são iguais, e é na forma constante como se negoceia, que se obtém a experiência, o sentido aguçado de dar o tiro certeiro, sabendo sempre que, o nosso tiro não é o mais certo, mas sim o do mercado, esse é soberano.

As minhas palavras de apreço, EDIT - backdoor para quem detêm JMT com valores elevados de compra, sejam pacientes, a empresa dará a volta por cima, contudo, não creio que será em 2014, ou 2015, tudo depende das margens na Polónia, e da aposta da Colombia.

_Noah

5 euros, não creio.... ainda que tudo seja possível, 5 euros, não me parece possível!!!!!

- Era necessário a Polónia iniciar um período de margens bastante baixas, e ainda bem, mais pequenas que as que se registam no imediato, em Portugal.
- Em simultâneo, o negócio em Portugal iniciar períodos de vendas com crescimento próximo de 1%; 2%;
- E o negócio Colômbia, ser um fiasco completo.

_Noah

não sou de "recostar" os comentários dos outros... mas fundamentalmente, e se houver a evolução que tem acontecido, não sei se nao chegará aos 5. com esse valor o ev/ebitda andara pelos 6... o ebitda não tem crescimento.... vender mais mas não ter crescimento de ebitda é sinal de redução de margem... o que aumenta o risco pk uma possivel diminuição das vendas vao cobrir menos os custos fixos... logo diminuição do ebitda... se houvesse crescimento % do ebitda... ainda por cima não nos podemos esquecer que a empresa tá em expansão... ponto positivo: baixo nível de endividamento... mesmo assim cresceu muito este ano, ao nível percentual... se meteres um nível de endividamento liquido sobre os activos de 30% vê lá qual é o EV/ebitda... se lhe meteres o nível da taxa de juro que o mercado exigiria com esse valor... diz-me qual seria o resultado líquido...

nao estou dentro nem fora... emocionalmente gosto da marca... e com isto nao estou a dizer que é mau ou bom investimento... mas na minha opinião com os multiplos actuais temos uma empresa muito cara... pelo menos para comprar...

o que interessa

por _Noah » 22/9/2014 21:52

_Noah Escreveu:
Quanto a canas de pesca, quem desejar, basta ir olhando onde vou dando pequenas bicadas, sendo certo que, não garanto sucesso, como, o mais importante de tudo:

i) Cada trade é um único trade, jamais são iguais, e é na forma constante como se negoceia, que se obtém a experiência, o sentido aguçado de dar o tiro certeiro, sabendo sempre que, o nosso tiro não é o mais certo, mas sim o do mercado, esse é soberano.

As minhas palavras de apreço, EDIT - backdoor para quem detêm JMT com valores elevados de compra, sejam pacientes, a empresa dará a volta por cima, contudo, não creio que será em 2014, ou 2015, tudo depende das margens na Polónia, e da aposta da Colombia.

_Noah

5 euros, não creio.... ainda que tudo seja possível, 5 euros, não me parece possível!!!!!

- Era necessário a Polónia iniciar um período de margens bastante baixas, e ainda bem, mais pequenas que as que se registam no imediato, em Portugal.
- Em simultâneo, o negócio em Portugal iniciar períodos de vendas com crescimento próximo de 1%; 2%;
- E o negócio Colômbia, ser um fiasco completo.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por united1901 » 22/9/2014 21:42

noah achas que a cotada pode bater nos 5 euros? como ja se falou aqui??

por _Noah » 22/9/2014 21:25

Como muitos já explicaram e bem, a tendência da JMT no médio prazo é de descida, ainda que tenha um ressalto técnico com consistência.

Definição de ressalto técnico com consistência, o rsi elevar-se até 52, ou não, :mrgreen: .

Por outro lado, respondendo a alguns que se encontrem com preços médios acima dos 11; 12; 13; 14 euros, entrando nos meandros do redundante, já que, e bem, outros, incluindo eu, já questionaram o porquê de não vender, e re-comprar mais abaixo quando existir um sinal de força?

Essa é, a questão de $ 1.000.000,00, que deverão fazer a vós próprios.

Creio existir um artigo do Ulisses onde menciona que é muito difícil para um investidor vender a assumir perdas, todavia, os mais experientes sabem que essa é uma qualidade unívoca dos "vencedores", daqueles que, todos os anos conseguem acumular entre 10% a 15% de crescimento em valor na carteira. Porquê estes números, no geral, é para carteiras com volumes altos, creio ser, não só real, exequível, e o mais aderente à verdade.

Por último, é imperioso deter uma estratégia, e segui-la à risca, caso contrário podemos invariavelmente perder acima dos ganhos. No presente podia ter uma carteira 50% acima, em valor, à que detenho no imediato, mas fui guloso e ambicionei mexer com o que ainda não domino, comprar e vender indicies....

Da mesma forma que no mundo das acções quando comecei, perdi, a bom perder, contudo, é necessário ter uma estratégia, e é se escudando nela, que poderemos almejar o sucesso.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por ricardmag » 22/9/2014 21:11

Isto não está nada com bom aspecto. Até à apresentação de resultados a especulação será o prato do dia.
Eu lanço o mote. Alguém no forum tem alguma ideia de como estão os números aqui em portugal, polónia e colômbia?

Cumprimentos
Anexos
JM-22092014.PNG
JM-22092014.PNG (54.43 KiB) Visualizado 6159 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por united1901 » 22/9/2014 19:03

teem dito que a cotada podera chegar aos 5 euros e só depois inverter a situação bear. dependendo também dos resultados. se isso acontecer pois eu tou a perder algum dinheiro na cotada um terco do dinheiro seria boa opção ou não por exemplo investir o dobro do que la tenho para baixar o preço médio e não perder dinheiro a longo prazo?? mas claro só quando ela bater mesmo no fundo.

deixar andar até fazer o que mencionei ou vender e perder 2000 euros??

possivelmente o que escrevi só daqui a um ano ou dois, mas não perderia o dinheiro.

por FXX » 22/9/2014 16:25

Boa tarde a todos,
vou deixar, arcaicamente, a minha visão de C/ MP :lol:
É bem provável, que dentro em breve possa haver um ressalto de MP, tanto pela aproximação da retração de 68% de fibo, bem como pelo estado oversold de curto e médio prazo!
A combinação desta duas energias (zona e timing) proporcionam um trade de média probabilidade (a outra energia: direção, é descendente, pelo que é sempre bom cautelas redobradas!)

Boa continuação,
FXX
Anexos
SEMANAL JMT.png
SEMANAL JMT.png (101.74 KiB) Visualizado 6305 vezes
DAILYJMT.png
DAILYJMT.png (82.39 KiB) Visualizado 6305 vezes

Registado: 1/5/2008 0:11

por Ragas » 22/9/2014 14:18

Dinamicadomercado Escreveu:
united1901 Escreveu:a minha questão é por exemplo hoje (1,5%) é um ressalto?

Tera que ter mais alguns dias positivos, para eu considerar um resalto.

Se foi um ressalto, a estratégia do _Noah foi um sucesso....

por Gil Rumor » 22/9/2014 14:16

united1901 Escreveu:a minha questão é por exemplo hoje (1,5%) é um ressalto?

Tera que ter mais alguns dias positivos, para eu considerar um resalto.

Registado: 28/8/2014 13:39

por united1901 » 22/9/2014 14:06

a minha questão é por exemplo hoje (1,5%) é um ressalto?

por Gil Rumor » 22/9/2014 13:57

united1901 Escreveu:sera melhor entao aceitar as perdas?? para que as mesmas não sejam piores ainda?
tou na mesma situacao que o ragas.
a minha média e de 13,8, comecei seriamente a pensar que terei de aceitar uma perda na casa dos 2000 euros. será certo aceita-la ou tar atento a algum ressalto técnico e vender com menos perdas??

Tudo o que o titulo vier a realizar para cima atenua o prejuízo financeiro, a moça emocional está lá, e se continuar a cair até onde estás disposto a ir? São coisas como estas que terás de definir pessoalmente.

Ninguém sabe a capacidade pessoal e financeira de cada um, para dar a volta a esta situação, uma desvalorização de 2000€ pode ser muito para mim ou pouco para ti, dependendo da capacidade financeira de cada um( e quanto isso representa % sobre o meu capital ).

Registado: 28/8/2014 13:39

por united1901 » 22/9/2014 13:47

sera melhor entao aceitar as perdas?? para que as mesmas não sejam piores ainda?
tou na mesma situacao que o ragas.
a minha média e de 13,8, comecei seriamente a pensar que terei de aceitar uma perda na casa dos 2000 euros. será certo aceita-la ou tar atento a algum ressalto técnico e vender com menos perdas??

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 123 visitantes