Caldeirão da Bolsa

Professores sem serviços mínimos, decisão Colégio Arbitral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AikyFriu » 17/6/2013 15:08

A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por Automech » 17/6/2013 15:00

rmachado Escreveu:Infelizmente os professores conseguem pouco apoio na sua luta pq durante anos construíram uma imagem que agora "joga" contra eles.

Grande verdade Machado. Andaram permanentemente a reboque do PCP e a imagem que passaram é duma classe que não quer mudanças nenhumas. Agora já é tarde para se desmarcarem.

Fenprof: que se lhes faça justiça!
Henrique Monteiro

9:59 Domingo, 16 de junho de 2013

Amanhã haverá uma greve de professores aos exames. No essencial, de acordo com os organizadores, a greve visa defender a escola pública dos ataques que este Governo de Passos Coelho e do ministro Nuno Crato lhe têm feito.

Antes, já tinha havido uma greve de professores aos exames contra o Governo de José Sócrates e da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, que fizeram vários ataques à escola pública, que os sindicatos em boa hora defenderam. Isabel Alçada, que também foi ministra de Sócrates, também não esteve isenta de críticas!

Antes, ainda, houve protestos e manifestações e greves contra o Governo de Durão Barroso e do ministro David Justino, que tanto atacaram a escola pública. Como aliás Maria do Carmo Seabra, no Governo Santana Lopes.

E antes, também no Governo de António Guterres e dos ministros Júlio Pedrosa, Augusto Santos Silva e Guilherme d'Oliveira Martins, os professores e a escola pública não deixaram nunca de ser atacados. Para não falar em Cavaco Silva, e Manuela Ferreira Leite, Couto dos Santos, Diamantino Durão, Roberto Carneiro, João de Deus Pinheiro e todos os outros ocupantes da 5 de Outubro, que num gabinete desse edifício matutaram na melhor maneira de destruir o ensino em Portugal.

Desde que há Fenprof que ouço dizer que querem destruir a escola pública.

Mas felizmente, desde que existe Fenprof que eu ouço que há quem a queira defender. E deve ser por isso, pela ação e pela defesa intransigente, através de greves, ações de protestos e manifestações da Fenprof, que a escola pública ainda existe. Caso contrário, só havia escolas privadas e, para mais, religiosas, cheias de padres e freiras, os professores tinham ido todos para o desemprego e vivíamos no obscurantismo mais profundo. Pois não é isso que desejam ardentemente todos os ministros da educação e todos os primeiros-ministros?

Há que fazer-lhes justiça!

No caso de acharem que este post é um bocadinho irónico, têm toda a razão.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/fenprof-que-se- ... z2WTvugq45
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por pvg80713 » 17/6/2013 14:34

Registado: 19/4/2005 11:11

por rmachado » 17/6/2013 13:37

Disclaimer:
Não tenho grande simpatia pela carreira profissional dos professores. Tenho simpatia pelos professores. Nunca seria professor pq não tenho paciência e acho que corria tudo a estalada.

Dito isto, para aqueles que se insurgem contra o horário de professor e o que se paga e etc, então se é assim tão bom pq não são professores?

Infelizmente os professores conseguem pouco apoio na sua luta pq durante anos construíram uma imagem que agora "joga" contra eles.
E situações como as descritas aqui resultam exactamente dessa construção, poucas horas, folgas, muitas férias, baixas, faltas, etc...

Agora chegamos a uma encruzilhada que para mal do País, ambos os lados (no meu entender) estão obrigados a mudar e nenhum parece queres "conversar".
E que tal voltar tudo ao inicio e "construir" uma carreira de professor com realismo e seriedade?

Caro artista, como é possível uma situação como a tua? Será que o número de alunos diminuiu assim tanto, será que a rigidez do sistema conduziu a tua situação? Será que foste tu o inflexível?
Isto são apenas perguntas sobre um caso concreto que decerto deve se repetir em muitos sítios.

Registado: 24/8/2004 10:42

por artista_ » 17/6/2013 13:17

nuuuno Escreveu:boas...ja vejo que existem por aqui alguns professores. Se possivel conseguem-me justificar o porquê de fazer greve hoje, sabendo o impacto negativo que vao ter nos alunos? Eu pessoalmente tenho aquela ideia que os professores se queixam 1 pouco de barriga cheia. (Ainda noutro dia ouvi uma amiga minha professora a reclamar que teria de ir á escola assinar 1 pauta. Bom, pensei eu, quem me dera hoje apenas ter de ir á empresa assinar 1 folha e vir embora ter o dia livre. (que por acaso foi o que ela fez, já tinha a tarde cheia de explicações)...

A minha barriga está tão cheia que me meteram na rua sem nada!

Ou seja, não sou professor, nem sequer tenho intenção de vir a ser, pelo menos nos próximos anos. Mas fui, até 31 de agosto de 2012, durante 16 anos, conheço bem a situação, aceito quem tenha uma opinião diferente da minha com argumentos válidos. Desprezo quem fala do que não sabe, apresenta argumentos descabidos e não demonstra o mínimo de respeito pelo trabalho dos outros... certamente são pessoas que se fartam de trabalhar, vivem com muito pouco dinheiro por mês, certamente dinheiro que fizam por ganhar com uma carreira de "sangue, suor e lágrimas"! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por dr_sedento » 17/6/2013 12:36

Deixo uma solução a "falta" de professores:

http://www.fundacao.telecom.pt/?tabid=171

http://www.khanacademy.org/

Imagino um futuro sem professores... mas com orientadores.

Registado: 3/6/2009 10:59

por ghorez » 17/6/2013 12:05

nuuuno Escreveu:boas...ja vejo que existem por aqui alguns professores. Se possivel conseguem-me justificar o porquê de fazer greve hoje, sabendo o impacto negativo que vao ter nos alunos? Eu pessoalmente tenho aquela ideia que os professores se queixam 1 pouco de barriga cheia. (Ainda noutro dia ouvi uma amiga minha professora a reclamar que teria de ir á escola assinar 1 pauta. Bom, pensei eu, quem me dera hoje apenas ter de ir á empresa assinar 1 folha e vir embora ter o dia livre. (que por acaso foi o que ela fez, já tinha a tarde cheia de explicações)...

E depois ainda reproduzem a economia paralela de que acusam os privados para legitimar o dobro do vencimento. Enfim...

Registado: 25/9/2012 10:49

por nuuuuno » 17/6/2013 11:39

artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:15 euros por hora ? 12º ano ? é o que eu pago... a matemática até mais.

15*4*20 = 1200 liquidos ?

sabe que em explicações eu vejo professores a darem aos sabados e muito mais que 4 horas.

quer mais alguma conta?

aqui vai outra :

mesmo que um prof dê 22 horas lectivas... vou ser muito bondoso e somar zero horas de preparação de aulas, que é o que sempre vi todos os profs fazerem.
vou conceder 1 hora por semana para correccao de testes e 1 hora para reuniões...
na minha opinião estou a ser bondoso.

isto dá 24 * x semanas.......

mas quanto sera x ? 14 semanas no 1º trimestre, 16 semanas no segundo e 8 no terceiro.

o prof trabalha 24horas * 38 semanas = 912 horas

ou seja

e se tivermos em conta um trabalhador normal que trabalha 8 horas... dá 114 dias de trabalho

como um mês tem 22 dias de trabalho

um prof so trabalha 5 meses por ano !!!!!!!!!!!!!!

vão trabalhar seus grandes calões......

Eu pergunto é qual é que a utilidade de se mandarem para o ar uns bitaites de algo que desconhecemos por completo?! Este teu post é vergonhoso...

boas...ja vejo que existem por aqui alguns professores. Se possivel conseguem-me justificar o porquê de fazer greve hoje, sabendo o impacto negativo que vao ter nos alunos? Eu pessoalmente tenho aquela ideia que os professores se queixam 1 pouco de barriga cheia. (Ainda noutro dia ouvi uma amiga minha professora a reclamar que teria de ir á escola assinar 1 pauta. Bom, pensei eu, quem me dera hoje apenas ter de ir á empresa assinar 1 folha e vir embora ter o dia livre. (que por acaso foi o que ela fez, já tinha a tarde cheia de explicações)...

Registado: 10/11/2011 10:05

por majomo » 17/6/2013 10:07

K. Escreveu:Já agora...os professores do superior não dão 12 horas, mas sim entre 6 a 9. O problema aqui é outro. A profissão de professor universitário pressupõe 60% de investigação (que deveria incluir captação de verbas próprias) e 40% de ensino, e há de facto muitos que não fazendo investigação ficam com essas tais 9 horas de serviço total, mas este é um problema muito difícil de resolver e dificilmente o Nuno Crato quererá perder a sua base de apoio "natural"...

Tocaste num ponto importante... mas que é ignorado, a meu ver hipocritamente.

Mas, e a necessidade que o professores dos restantes ciclos têm em se atualizar e apostar na formação, como forma de melhorar a sua prática letiva... como é contabilizada?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por K. » 16/6/2013 21:43

Já agora...os professores do superior não dão 12 horas, mas sim entre 6 a 9. O problema aqui é outro. A profissão de professor universitário pressupõe 60% de investigação (que deveria incluir captação de verbas próprias) e 40% de ensino, e há de facto muitos que não fazendo investigação ficam com essas tais 9 horas de serviço total, mas este é um problema muito difícil de resolver e dificilmente o Nuno Crato quererá perder a sua base de apoio "natural"...

Registado: 28/5/2008 1:17

por aaugustobb_69 » 16/6/2013 21:14

pvg80713 Escreveu:15 euros por hora ? 12º ano ? é o que eu pago... a matemática até mais.

sabe que em explicações eu vejo professores a darem aos sabados e muito mais que 4 horas.

quer mais alguma conta?

aqui vai outra :

mesmo que um prof dê 22 horas lectivas... vou ser muito bondoso e somar zero horas de preparação de aulas, que é o que sempre vi todos os profs fazerem.
vou conceder 1 hora por semana para correccao de testes e 1 hora para reuniões...

mas quanto sera x ? 14 semanas no 1º trimestre, 16 semanas no segundo e 8 no terceiro.

ou seja

e se tivermos em conta um trabalhador normal que trabalha 8 horas... dá 114 dias de trabalho

Os cães ladram e a caravana passa... 8-)

Registado: 29/11/2007 1:39

por K. » 16/6/2013 20:58

MarcoAntónio, o problema não é do tópico, o assunto em si tornou-se mesmo....<<Fracturante>>...as discussões em torno dele revelam convicções muito mais fortes do que o assunto que está a ser discutido.

E...é aqui que as eleições se decidem...

Registado: 28/5/2008 1:17

por artista_ » 16/6/2013 20:44

quer mais alguma conta?

aqui vai outra :

ou seja

Eu pergunto é qual é que a utilidade de se mandarem para o ar uns bitaites de algo que desconhecemos por completo?! Este teu post é vergonhoso...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 16/6/2013 20:38

AutoMech Escreveu:
majomo Escreveu:Em troca, os professores têm uma maior autonomia para gerir o seu horário e deslocam-se menos para a escola poupando em transportes...

Eu tenho quase a certeza que uma maioria não queria por isto que disseste. É que também sabe bem (e penso que tu próprio reconheces isto) ter flexibilidade de horário e não uma coisa fixa das 9 às 18, com hora de almoço, todos os dias. Tal como nas férias, mesmo que trabalhem, não precisam de ir todos os dias à escola.

Não discuto que até trabalhem mais de 40 horas, mas chateia um bocado que a maioria dos professores não reconheça essa mais valia do seu trabalho.

Automech, eu sempre reconheci isso, o problema é que os professores são permanentemente acusados que só trabalham 22 horas por semana. Custa um bocado ver gente supostamente com nível de instrução elevado, dizerem coisas destas. E, neste contexto, eu e muitos outros preferiam certamente ter de cumprir o horário na escola, para não terem tanta gente a acusá-los estupidamente... e ainda tinha uma outra vantagem, para fazerem isso tinham de dotar as escolas de outro tipo de equipamentos e espaços, libertando as suas próprias casas de "material" de trabalho... obviamente que perdiam a vantagem da flexibilidade de horário, mas no contexto atual, acho que as vantagens eram superiores, desde logo calavam-se uma série de papagaios!

por goodmoney » 16/6/2013 18:42

Realmente mais valia fecharem o tópico, poupavam tristes figuras a certos users...

De vez em quando podiam fechar o Excel e vir ver o mundo cá fora... :roll:

Registado: 9/11/2012 16:27

por richardj » 16/6/2013 0:41

jogador da bola:

5 jogos por mês com sorte, 90 min no campo no máximo.

os treinos não contam, estão sempre a rir, e para fazer desporto não me precisavam de pagar.

numero de minutos jogados = 450 min.

considerando um ordenado base de 100 mil euros mês, dá um vencimento à hora de:

60 *100 000 /(450)= 13 333 euros/hora

LOL, isto é pointless

Registado: 25/4/2011 22:36

por Enclavado » 15/6/2013 23:37

Os invejosos, na ânsia de atacar os professores (normalmente associados ao ensino público, 1º, 2º, eº ciclo e secundário), até se esquecem que os professores do ensino superior apenas dão 12 horas semanais de aulas, sendo que têm redução por cada mestrando ou orientando (+/-1h semanal por cada um) e além de terem gabinetes para trabalharem nos estabelecimentos onde dão aulas, têm ajudas de custo para congressos e muitas outras mordomias.

Chegam mesmo a concentrar todas as aulas do ano lectivo num dos semestres e no outro, continuam a receber o vencimento mas vão para o estrangeiro ganhar "pipa de massa".

Mas desses não vos interessa falar, pois o recalcamento foi com os do secundário...

Registado: 9/8/2011 22:41

por AikyFriu » 15/6/2013 21:55

MarcoAntonio Escreveu:Já deixei um aviso (para o caso de não ter ficado claro que era um aviso). Da próxima vez lá terei de bloquear o tópico...

Peço-te desculpa.
A ti e a tudos os utilisadores bem intencionados, mas ao ver um post daqueles passei-me...
... de perder dinheiro

por STRESSZERO » 15/6/2013 21:42

Este é o tópico dos disparates,

Cheguei a dar aulas durante um ano e fugi a sete pés.

Não invejo a sorte dos professores, e em relação à questão das horas de trabalho, só quem teve maus professores é que pode pensar que o tabalho resume-se às 22 horas semanais.

Se nesta altura fosse professor aderia à greve de certeza absoluta.

Estou com os professores como estou com todas as classes contra este desgoverno.

Estamos metidos num grande buraco.

Registado: 16/9/2011 9:25

por MarcoAntonio » 15/6/2013 21:34

Já deixei um aviso (para o caso de não ter ficado claro que era um aviso). Da próxima vez lá terei de bloquear o tópico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por AikyFriu » 15/6/2013 21:08

quer mais alguma conta?

aqui vai outra :

ou seja

Depois do que aqui foi dito, ainda insistes!!!

Não te trates!!!
... de perder dinheiro

por pvg80713 » 15/6/2013 20:59

marco,
a ultima vez também fui um dos que estive envolvido.
não tenho nenhum pó especifico aos profs. só me estão a chatear por marcarem a greve num dia tão importante para uma filha minha.

majomo, desejo-te que a conversa não tenha o final que a outra teve com o Artista.

escusas de encerrar o tópico, eu não volto a este tão cedo...

por MarcoAntonio » 15/6/2013 20:41

A facilidade com que este tema tende a transformar-se numa espécie de batalha campal nunca deixa de me surpreender. Não dá para discutir o assunto sem recorrer ao insulto e sem perder as estribeiras?

É curioso que existam outras classes profissionais onde ocorrem coisas indesejáveis ou mesmo inaceitáveis e no entanto o nível do discurso muito raramente atinge os níveis sistemáticos dos tópicos sobre educação/professores.

Bom, que volte rapidamente a serenidade ao tópico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por majomo » 15/6/2013 20:29

quer mais alguma conta?

aqui vai outra :

ou seja

Nossa, estás completamente avariado... :?

Bem, a minha proposta de oferta de café deixou de estar de pé.

Com este nível de argumentação, por mim ficas a falar sozinho... tenho é pena do teu filho/filha.
:roll:

Cumprimentos, :|
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por pvg80713 » 15/6/2013 20:18

15 euros por hora ? 12º ano ? é o que eu pago... a matemática até mais.

quer mais alguma conta?

aqui vai outra :

ou seja

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, caganixo7, Google [Bot], iniciado1 e 60 visitantes