Bancos e Juros - Euribor
Deepo, deduzo que tens um spread "antigo", parece-me que se trata de um spread de 1.3 ~ 1.5%.
Não tens ideia de qual é o teu spread?
(está escrito no teu contrato)
Não tens ideia de qual é o teu spread?
(está escrito no teu contrato)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ora bem...
Caros companheiros forenses,
Estive à espera destas cartas para reproduzir parte delas aqui, a fim de que me possam explicar algumas dúvidas que este assunto das taxas me suscita.
"Informamos que a partir do vencimento de 2009-01-19... blá, blá, blá.
A taxa de juro nominal para a operação em epígrafe, arredondada à milésima de ponto percentual mais próximo, nos termos do DL n.º 240/2006, de 22 de Dezembro, é de 4,647% a que corresponde a Taxa Anual Efectiva de 5,458%."
A outra carta é em tudo igual, excepto na Taxa Anual efectiva que é de 5,679%.
Por perceber muito pouco deste assunto, mesmo pouco
e se não causar muito incómodo, peço o favor de me explicarem isto como se eu fosse muito burro... (Por acaso neste aspecto sou muito ignorante...)
Muito obrigado.
PS Quase me esquecia... Vou pagar menos 184.89 € do que em Dezembro de 2008.
Estive à espera destas cartas para reproduzir parte delas aqui, a fim de que me possam explicar algumas dúvidas que este assunto das taxas me suscita.
"Informamos que a partir do vencimento de 2009-01-19... blá, blá, blá.
A taxa de juro nominal para a operação em epígrafe, arredondada à milésima de ponto percentual mais próximo, nos termos do DL n.º 240/2006, de 22 de Dezembro, é de 4,647% a que corresponde a Taxa Anual Efectiva de 5,458%."
A outra carta é em tudo igual, excepto na Taxa Anual efectiva que é de 5,679%.
Por perceber muito pouco deste assunto, mesmo pouco

Muito obrigado.
PS Quase me esquecia... Vou pagar menos 184.89 € do que em Dezembro de 2008.

Nós iremos prevalecer.
p.esp. Escreveu:Nyk Escreveu:majomo Escreveu:Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
Certo, sendo que essa prestação (a de fevereiro, com a revisão) só será paga no inicio de março...
Não, eu já vou pagar em fevereiro com a revisão!
Para isso, ou os pagamentos são antecipados, ou a revisão não é feita a 7 de Fevereiro mas sim a 7 de Janeiro e nesse caso a média é a de Dezembro.
Porque, com pagamentos postecipados, o mais comum, pagas em Fevereiro os juros relativos a Janeiro, em Março os juros relativos a Fevereiro e assim por diante. Portanto se estão a rever a taxa a aplicar ao mês de Fevereiro, isso refelete-se no pagamento de Março.
Em juros antecipados, pagas em fevereiro, antecipadamente, os juros relativos a esse mesmo mês, e aí sim, no teu caso, já se reflete no pagamento de Fevereiro...
Penso ser assim!
Podes ver as minhas ultimas 12 prestações no quadro anexo, a revisão com o novo valor vai ser feita a 7 de fevereiro.
- Anexos
-
- prestações.bmp (1.06 MiB) Visualizado 5895 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
CerealKiler Escreveu:Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
se for euribor a 1 mês.
se for a 3 meses , será média euribor Jan-Dez-Nov
Não é de todo correcto a tua afirmação.
Exemplo:
Um emprestimo indexado à Euribor a 6M, significa que o indexante que me interessa seguir é a Euribor a 6M, mas isto não tem nada a ver com a forma como é actualizado a taxa. A forma de actualização está no contrato anexo à escritura. pode ser a media da Euribor a 6 meses, no mês anterior à revisão, ou seja se a revisão é feita em Dezembro, é calculado a média da Euribor a 6M, somando a cotação diaria da taxa Euribor a 6meses durante o mês de NOvembro e dividindo pelo numero de dias.
Pode existir contratos que calculem a média da euribor a 6m, nos 6 meses anteriores à revisão, neste exemplo seria a soma da euribor a 6m, de maio a novembro, dividindo por 180 dias.
A diferença entre a 1ª forma e a 2ª é que na 1ª as variações são mais bruscas, na 2ª as variações são mais suaves, quer nas descidas, quer nas subidas.
Não sei como são contabilizados os feriados, já que não são identicos em todos os paises, só indo ver ao BCE.
Um abraço
Alexandre Santos
Nyk Escreveu:majomo Escreveu:Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
Certo, sendo que essa prestação (a de fevereiro, com a revisão) só será paga no inicio de março...
Para isso, ou os pagamentos são antecipados, ou a revisão não é feita a 7 de Fevereiro mas sim a 7 de Janeiro e nesse caso a média é a de Dezembro.
Porque, com pagamentos postecipados, o mais comum, pagas em Fevereiro os juros relativos a Janeiro, em Março os juros relativos a Fevereiro e assim por diante. Portanto se estão a rever a taxa a aplicar ao mês de Fevereiro, isso refelete-se no pagamento de Março.
Em juros antecipados, pagas em fevereiro, antecipadamente, os juros relativos a esse mesmo mês, e aí sim, no teu caso, já se reflete no pagamento de Fevereiro...
Penso ser assim!

- Registado: 18/12/2008 1:53
majomo Escreveu:Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
CerealKiler Escreveu:Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
se for euribor a 1 mês.
Não, é a euribor a 6 meses, não me digas que é a média de Jan-Dez-Nov-Out-Set-Ago. ?
Nyk Escreveu:Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
se for euribor a 1 mês.
- Registado: 1/4/2008 17:29
Se bem compreendo, no que tenho lido por aqui, é assim: Tenho um emprestimo de credito á habitação no qual me fazem a revisão dia 7 de fevereiro, sendo assim vão-me achar a taxa euribor pela media dos 30 dias do mês de janeiro, está correcto o que estou a dizer?
A média da euribor a 6 meses é 3,365%
O valor a utilizar no cálculo das prestações dos créditos habitação cujo período de revisão é em Janeiro e que estejam indexadas à Euribor a 6 meses é 3,365%.
Este valor corresponde à média dos valores observados para a Euribor a 6 meses durante o mês de Dezembro.
O que o banco quis dizer com a questão das taxa das operações passivas e activas é que a taxa de 2,811% que está hoje em vigor não se aplica ao crédito habitação, pois no crédito habitação utiliza-se a média do mês anterior da Euribor contratualizada. Só em Fevereiro é que a Euribor de hoje irá contribuir para o cálculo da média de Janeiro.
Com os melhores cumprimentos,
MoneyGPS
http://www.moneygps.pt/creditohabitacao.php
Este valor corresponde à média dos valores observados para a Euribor a 6 meses durante o mês de Dezembro.
O que o banco quis dizer com a questão das taxa das operações passivas e activas é que a taxa de 2,811% que está hoje em vigor não se aplica ao crédito habitação, pois no crédito habitação utiliza-se a média do mês anterior da Euribor contratualizada. Só em Fevereiro é que a Euribor de hoje irá contribuir para o cálculo da média de Janeiro.
Com os melhores cumprimentos,
MoneyGPS
http://www.moneygps.pt/creditohabitacao.php
Alguém me sabe dizer qual a Euribor a 6 meses de hoje utilizada nos créditos à habitação?
Estive no meu banco (BES) e informaram-me que a Euribor dos créditos à habitação é a das operações passivas que hoje está a 3.36% e não a das operações activas que hoje está a 2.811%.
Alguém pode confirmar esta informação?
Estive no meu banco (BES) e informaram-me que a Euribor dos créditos à habitação é a das operações passivas que hoje está a 3.36% e não a das operações activas que hoje está a 2.811%.
Alguém pode confirmar esta informação?
- Registado: 20/2/2008 11:35
antsantos Escreveu:Precisava de uma ajuda:
No dia 3.01.09 tive a revisão da minha prestação indexada a 6 meses e passou de 263€ para 276€ ou seja ao contrário de tudo o que oiço por aí, acabou por me subir a prestação, quando esperava claramente que descesse, aliás o Socrates não se cansa de dizer que vai descer, mas depois na prática não é isso que se passa, alguém quer me ajudar a perceber isto, desde já fico agradecido por alguma justificação
6 meses quer dizer 2 semestre de 2008, quer dizer que para a média da euribor contribuiu não são as taxas baixas mas também as mais altas que se vinham a verificar até Outubro.
Portanto a média ainda estará elevada. Quando tiver revisão de Julho aí sim será uma descida considerável.
Se o seu banco autorizar a alteração do spread, sugiro que peça uma alteração para a euribor a 1 ou 3 meses com revisão imediata, para sentir a baixa em Fevereiro.
- Registado: 1/4/2008 17:29
antsantos Escreveu:mais_um Escreveu:antsantos Escreveu:Precisava de uma ajuda:
No dia 3.01.09 tive a revisão da minha prestação indexada a 6 meses e passou de 263€ para 276€ ou seja ao contrário de tudo o que oiço por aí, acabou por me subir a prestação, quando esperava claramente que descesse, aliás o Socrates não se cansa de dizer que vai descer, mas depois na prática não é isso que se passa, alguém quer me ajudar a perceber isto, desde já fico agradecido por alguma justificação
Boas!
Verifica qual o periodo a que diz respeito a actualização ou seja embora seja indexada a 6M, vê qual é o periodo que serve de referencia para a actualização, tipo média do ultimo mês antes da actualização ou a media dos ultimos 30 dias, etc..
Um abraço
Alexandre Santos
Alex Santos, se for média do ultimo mês, será o de Dezembro, se for a média dos ultimos 30 dias, será de 2 de Dez a 2 de Janeiro, não penso que o problema esteja por aí, mas às vezes há surpresas
Pois, verifica já que a media de Dezembro é nitidamente inferior à de Junho. Se for assim o banco enganou-se, por isso vai ler o contrato e confirma.
Se for a media da Euribor a 6M, dos 6 meses anteriores à renovação parece-me estar correcto.
Verifica as condições do contrato e depois podemos fazer contas.
Um abraço
Alexandre Santos
Re: artigo sobre taxas
antsantos Escreveu:serpin Escreveu:No dia 5 (segunda-feira) reparei que saiu um artigo no site do Jornal de Negócios que supostamente analisava se era mais vantajoso negociar com o banco um empréstimo com taxa fixa ou um empréstimo indexado à taxa Euribor.
Não comprei o jornal nesse dia, pelo que perdi a oportunidade de ler um artigo que me interessava, pois estou a pensar negociar o meu empréstimo com o banco e queria estar informado.
Na internet também não consigo encontrar o dito artigo, nem mesmo no Caldeirão. Por acaso sabem se alguém registou o artigo e postou nalgum sitio?
Obrigado
Mais isto, trata-se de um crédito de 45.000€ onde esperava uma descida de 50€ segundo o PM na entrevista à SIC e afinal tive uma subida de 14€. Algo não esta bem.
De facto, há algo de errado... deveria descer,
essa prestação que pagaste era a prestação de Dezembro?
Ou ainda pagaste a de novembro?

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
mais_um Escreveu:antsantos Escreveu:Precisava de uma ajuda:
Boas!
Verifica qual o periodo a que diz respeito a actualização ou seja embora seja indexada a 6M, vê qual é o periodo que serve de referencia para a actualização, tipo média do ultimo mês antes da actualização ou a media dos ultimos 30 dias, etc..
Um abraço
Alexandre Santos
Alex Santos, se for média do ultimo mês, será o de Dezembro, se for a média dos ultimos 30 dias, será de 2 de Dez a 2 de Janeiro, não penso que o problema esteja por aí, mas às vezes há surpresas
- Registado: 23/10/2008 1:02
Re: artigo sobre taxas
Mais isto, trata-se de um crédito de 45.000€ onde esperava uma descida de 50€ segundo o PM na entrevista à SIC e afinal tive uma subida de 14€. Algo não esta bem.
Editado pela última vez por antsantos em 8/1/2009 15:37, num total de 1 vez.
antsantos Escreveu:Precisava de uma ajuda:
Boas!
Um abraço
Alexandre Santos
artigo sobre taxas
No dia 5 (segunda-feira) reparei que saiu um artigo no site do Jornal de Negócios que supostamente analisava se era mais vantajoso negociar com o banco um empréstimo com taxa fixa ou um empréstimo indexado à taxa Euribor.
Não comprei o jornal nesse dia, pelo que perdi a oportunidade de ler um artigo que me interessava, pois estou a pensar negociar o meu empréstimo com o banco e queria estar informado.
Na internet também não consigo encontrar o dito artigo, nem mesmo no Caldeirão. Por acaso sabem se alguém registou o artigo e postou nalgum sitio?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 7/1/2009 23:40
Precisava de uma ajuda:
Euribor mantém queda e negoceia em mínimos de mais de dois anos e meio
As taxas Euribor continuam a negociar em queda, reflectindo as descidas de juros já realizadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e os novos cortes esperados. Estas taxas recuaram hoje para mínimos de Março de 2006.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
As taxas Euribor continuam a negociar em queda, reflectindo as descidas de juros já realizadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e os novos cortes esperados. Estas taxas recuaram hoje para mínimos de Março de 2006.
A Euribor a seis meses, o indexante mais recorrente nos empréstimos à habitação em Portugal, desceu hoje para os 2,811%, o que corresponde ao valor mais baixo desde Março de 2006.
A taxa a três meses também desceu para o mínimo de Março de 2006 ao se fixar hoje nos 2,729%.
O BCE reduziu o preço do dinheiro dos 4,25%, em Outubro, para os actuais 2,50% e as taxas Euribor, que costumam acompanhar a evolução dos juros na Zona Euro estão a reflectir estas descidas.
Além destes cortes, os economistas prevêem que o BCE continue com uma política de redução de juros numa altura em que a inflação está abaixo dos 2% (e que se prevê que possa consolidar abaixo desse valor) e em que as perspectivas para a economia não são positivas.
Estes factores deverão continuar a pressionar as taxas Euribor, o que no meio de uma recessão e de expectativa de aumento do desemprego representa boas notícias para as famílias que, pelo menos, vêem diminuir os encargos com os empréstimos à habitação
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Euribor a seis meses, o indexante mais recorrente nos empréstimos à habitação em Portugal, desceu hoje para os 2,811%, o que corresponde ao valor mais baixo desde Março de 2006.
A taxa a três meses também desceu para o mínimo de Março de 2006 ao se fixar hoje nos 2,729%.
O BCE reduziu o preço do dinheiro dos 4,25%, em Outubro, para os actuais 2,50% e as taxas Euribor, que costumam acompanhar a evolução dos juros na Zona Euro estão a reflectir estas descidas.
Além destes cortes, os economistas prevêem que o BCE continue com uma política de redução de juros numa altura em que a inflação está abaixo dos 2% (e que se prevê que possa consolidar abaixo desse valor) e em que as perspectivas para a economia não são positivas.
Estes factores deverão continuar a pressionar as taxas Euribor, o que no meio de uma recessão e de expectativa de aumento do desemprego representa boas notícias para as famílias que, pelo menos, vêem diminuir os encargos com os empréstimos à habitação
MarcoAntonio Escreveu:Tudo somado (num prazo alargado) ia dar ao mesmo...
Por isso, é que geralmente recomendo à maior parte dos clientes que indexem à Eur 3M, tradicionalmente sempre é quase uma décima mais barato
A título de exemplo, uma pessoa que contratasse hoje um crédito habitação de 100.000€ a 40 anos com um spread de 0,5%, pouparia ao longo do contrato 2.126€ em juros (e para um spread de 1% seriam 2.198€)
Para 200.000€ é o dobro e por aí fora..
Sugiro que quando forem a um banco para fazer simulações façam sempre esta conta

- Registado: 29/11/2007 11:30
Euribor vs Crédito habitação
Bom dia a todos,
A descida de taxa de juro vai ser bom para todos os que possuem empréstimos.(Coisas boas
)
Quanto à sua denotação real nas prestações, será apenas, reflectida, aquando da revisão da taxa efectuada automáticamente pelo nosso banco, ou seja, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, acontece, porém, que essa revisão é tida sempre em conta à taxa de juro(euribor) vigente, do mês anterior ao da revisão (1 mês de antecedência).
Posto isto deixo um exemplo prático e real, Quem teve revisão de taxa trimestral em Outubro, só verá essa dedução reflectida no mês de Fevereio, uma vez, que normalmente a prestação é retirada depois do dia 5 de cada mês, portanto, exemplo:(Revisão trimestral): 5 de Novembro (referente a Outubro), 5 de Dezembro (refte. Nov.), 5 de Janeiro (Refte. Dez.), logo, 5 de Fevereiro (Reft. a Janeiro) já com a alteração de taxa e prestação.
Para uma prestação de 380€ mensais a redução será de ~23,5%, no entanto, poderá não ser esta percentagem uniforme devido aos diferentes spreads praticados.
Espero ter ajudado
Um Abraço
A descida de taxa de juro vai ser bom para todos os que possuem empréstimos.(Coisas boas

Quanto à sua denotação real nas prestações, será apenas, reflectida, aquando da revisão da taxa efectuada automáticamente pelo nosso banco, ou seja, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, acontece, porém, que essa revisão é tida sempre em conta à taxa de juro(euribor) vigente, do mês anterior ao da revisão (1 mês de antecedência).
Posto isto deixo um exemplo prático e real, Quem teve revisão de taxa trimestral em Outubro, só verá essa dedução reflectida no mês de Fevereio, uma vez, que normalmente a prestação é retirada depois do dia 5 de cada mês, portanto, exemplo:(Revisão trimestral): 5 de Novembro (referente a Outubro), 5 de Dezembro (refte. Nov.), 5 de Janeiro (Refte. Dez.), logo, 5 de Fevereiro (Reft. a Janeiro) já com a alteração de taxa e prestação.
Para uma prestação de 380€ mensais a redução será de ~23,5%, no entanto, poderá não ser esta percentagem uniforme devido aos diferentes spreads praticados.
Espero ter ajudado

Um Abraço
- Registado: 3/2/2008 14:58
caladunum Escreveu:O BCE até pode baixar os Juros, mas infelizmente os nossos bancos não alteram as nossas taxas correctamente.
Se a taxa subisse, era logo que eles enviavam a carta a malta a mencionar que a partir da data XX Pto tem nova taxa, mas como é para baixar, tá queto.
Como o Pastel referiu, os nossos Bancos estão a proceder como é suposto proceder.
Os créditos estão de uma forma geral indexados à Euribor (cujo valor não é determinado pelos nossos Bancos) e os procedimentos de actualização da taxa de juro estão uniformizados e pré-estabelecidos.
As taxas de juro, nomeadamente nos créditos à habitação, estão a ser actualizados como era suposto que ocorresse...
As regras são as mesmas de resto há algum tempo e foram aplicadas durante a fase de subida da taxa de juro.
caladunum Escreveu:Vejam bem as taxas indexadas e dependentes do BCE, se não era um espetaculo.
Bem, se as taxas fossem indexadas ao BCE, os spreads tinham de ser necessariamente maiores.
Quanto ao resto, acabaria por resultar basicamente na mesma coisa: quando fosse para subir, a taxa subia mais depressa que actualmente. Quando fosse para descer, a taxa descia mais depressa que actualmente.
Tudo somado (num prazo alargado) ia dar ao mesmo...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
caladunum Escreveu:O BCE até pode baixar os Juros, mas infelizmente os nossos bancos não alteram as nossas taxas correctamente.
Se a taxa subisse, era logo que eles enviavam a carta a malta a mencionar que a partir da data XX Pto tem nova taxa, mas como é para baixar, tá queto.
Ainda por cima o banco de Portugal" sr Vitor constâncio" faz muito bem o seu trabalho de fiscalizador, nem.
Os nossos bancos podem ter muitos defeitos e "esticarem-se" em comissões, etc.., mas na actualização de taxas de juro não tem como falhar.
É igual para todos, é procedimento rotineiro e automatizado.
A única "intransparência" em questão de juros, é a tal história dos 360 ou 365 dias

- Registado: 29/11/2007 11:30