Situação técnica de alguns papéis do PSI20
Hoje faço uma actualização à GALP precisamente.
O papel começou a recuperar bem antes da generalidade do mercado e foi dos primeiros a desenvolver uma tendência de alta consistente. Um dos grandes targets para esse movimento era a zona dos 11 euros, outrora importante suporte que quando foi quebrado gerou um descalabro terrível na cotação, e não falhou por muito.
Entretanto, não tão evidente tem-se vindo a consolidar como outra zona de importância para os investidores os 9 euros. Era um dos targets imediatos para a quebra em baixa dos 11 euros, foi o pico do primeiro grande ressalto, mais à frente tem vindo a consolidar-se como suporte/resistência. Interessa notar isto para salientar que, abaixo dos 9 euros soariam as sinetas de alarme. Dentro deste range (9~11) o papel está numa zona neutra.
Creio já ter feito esta referência antes mas caso não tenha, cá vai: é interessante verificar que a GALP, apesar do seu relativamente curto historial em Bolsa é já hoje um dos títulos mais técnicos do PSI20.
Em termos globais e a médio/longo-prazo estou ainda Bullish. O título poderá estar neste momentoo a desenvolver uma enorme consolidação ao estilo de um "cup&handle", potencial padrão que vai inclusivamente mais adiantado numa série de outros papéis.
Já não está no pelotão da frente - e a continuar o ciclo de subidas, assistiremos a outras alternâncias deste tipo, com ora um sector ora outro a tomar as rédeas do mercado - mas o gráfico pelo menos não conta para já uma história alarmante.
O papel começou a recuperar bem antes da generalidade do mercado e foi dos primeiros a desenvolver uma tendência de alta consistente. Um dos grandes targets para esse movimento era a zona dos 11 euros, outrora importante suporte que quando foi quebrado gerou um descalabro terrível na cotação, e não falhou por muito.
Entretanto, não tão evidente tem-se vindo a consolidar como outra zona de importância para os investidores os 9 euros. Era um dos targets imediatos para a quebra em baixa dos 11 euros, foi o pico do primeiro grande ressalto, mais à frente tem vindo a consolidar-se como suporte/resistência. Interessa notar isto para salientar que, abaixo dos 9 euros soariam as sinetas de alarme. Dentro deste range (9~11) o papel está numa zona neutra.
Creio já ter feito esta referência antes mas caso não tenha, cá vai: é interessante verificar que a GALP, apesar do seu relativamente curto historial em Bolsa é já hoje um dos títulos mais técnicos do PSI20.
Em termos globais e a médio/longo-prazo estou ainda Bullish. O título poderá estar neste momentoo a desenvolver uma enorme consolidação ao estilo de um "cup&handle", potencial padrão que vai inclusivamente mais adiantado numa série de outros papéis.
Já não está no pelotão da frente - e a continuar o ciclo de subidas, assistiremos a outras alternâncias deste tipo, com ora um sector ora outro a tomar as rédeas do mercado - mas o gráfico pelo menos não conta para já uma história alarmante.
- Anexos
-
- GALP090810.png (19.97 KiB) Visualizado 9360 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:O gráfico da GALP
Nada surpreendente é o facto de a zona dos 11 euros estar a travar o papel. Já tinhamos descoberto e apontado a importância desta zona durante o ano passado e eu aqui já tinha apontado durante a subida para a elevada probabilidade de a GALP vir a testar estes níveis na sequência desta subida e que entretanto tinha todo o potencial para funcionar como resistência.
Aí está a zona dos 11€... num gráfico de 3 meses.
- Anexos
-
- galp.jpg (29.17 KiB) Visualizado 9631 vezes
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Obrigado pela sua opinião Marco António.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Re: Situação Técnica da Sonaecom
On fire Escreveu:Marco António, por favor, é possivel uma análise técnica da cotada Sonaecom?
Obrigado.
As acções do Grupo Sonae andam habitualmente de mão dada - com comportamentos muito idênticos entre si - e por norma são títulos fortes quando estamos em "Bull Mode".
Portanto, começo por deixar o meu último comentário sobre a Sonae SGPS:
MarcoAntonio Escreveu:Ao retomar o acompanhamento regular dos mercados, quase me sinto obrigado a começar pela Sonae SGPS - no que a acções diz respeito, o gráfico dos indices já actualizei há minutos - dado que foi um dos papéis onde me mostrei mais optimista e que considerei com maior potencial de subida num cenário de domínio Bull.
Entretanto e praticamente em total sintonia com o índice (e aliás a partir de um momento em que tal era razoavelmente expectável) o papel iniciou uma correcção que foi progredindo para uma larga consolidação. Do ponto de vista técnico o aspecto mais interessante que entretanto submerge é o facto da anterior e evidente zona de resistência ter funcionado agora como zona de suporte.
O papel segurou-se bem o que é um indício interessante para o caso da força Bull voltar em força (passe a redundância) ao ponto de projectar os índices para novos máximos relativos. Pela amostra, a Sonae SGPS está para as curvas e poder-se-á esperar vê-la de novo no pelotão da frente...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 1&start=25
Este comentário de 21 de Julho ilustra ainda o que penso sobre a Sonae SGPS e que se aplica em grande medida também à Sonae.com...
Em termos relativos, a SNC está um nada pior que a SON, que entretanto já está praticamente junto dos máximos relativos de Maio mostrando assim um pouco mais de força. Em termos técnicos, as referência a ter em conta serão: uma zona de resistência pelos 2.15 euros e um suporte pelos 1.60 euros.
- Anexos
-
- SNC090803.png (18.66 KiB) Visualizado 10123 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Situação Técnica da Sonaecom
Marco António, por favor, é possivel uma análise técnica da cotada Sonaecom?
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 14/1/2009 19:06
anas Escreveu:obrigado,marco antonio,ja agora este fecho abaixo dos 3 euros de sexta feira fechou a 2,99 diz-te alguma coisa?
Não, nada de especial. O suporte encontra-se na zona dos 3 euros mas já teve outros fechos por esses valores antes. Só um fecho claramente abaixo (tipo 2.95 euros ou menos) teria algum relevo...
Vencer na Bolsa Escreveu:Pode publicar AT à SONI e TDU (sua opinião técnica)?
Obrigado.
Abraço.
Quanto a essas duas, dá para junta-las numa só resposta e até o comentário que deixei para a Mota-Engil servia pois o comportamento de ambas é bastante semelhante.
Ambas foram bastante penalizadas no período Bear e depois estiveram, desde Março, fortíssimas na recuperação, explosivas mesmo. A Teixeira Duarte por exemplo duplicou de preço no espaço de um mês. A Sonae Industria esteve próximo de fazer o mesmo. Entretanto ambas entraram em consolidação, movimento em que ainda se encontram. Os volumes e a volatilidade retrairam e, apesar do que já vai ocorrendo lá por fora, estes mantêm-se nos mesmos níveis desde Junho.
Não difere muito do que escrevi para a Mota-Engil portanto: o comportamento de nenhuma delas é para já preocupante, de uma forma geral encontram-se a consolidar, ainda adormecidas mas sobre suportes assentes nos mínimos recentes (abaixo dos mínimos surgiria por certo algum alarme).
Por outro lado, apresentam fragilidade relativa e parecem já não estar na linha da frente das recuperações (ou retomada das subidas desde Março, como queiramos) porque como digo até olhando para o próprio índice PSI20 já se nota a disparidade: este encontra-se junto do máximo ao passo que estes 3 papéis, um encontra-se a meio do range e outros dois bem próximos dos mínimos relativos, ou seja, do suporte.
Pode publicar AT à SONI e TDU (sua opinião técnica)?
Obrigado.
Abraço.
Obrigado.
Abraço.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
Sim, embora desconfie que não vá escrever nada que já não esteja escrito por aí no Forum uma vez que o movimento que está a fazer actualmente já tem uns tempos e já se terá tornado evidente.
A Mota-Engil, após ter aproveitado de uma forma excelente a recuperação desde Março, entrou num período de consolidação que domina o papel desde Maio. Existe aparentemente um suporte junto aos 3 euros e contrastando um pouco com o que acorreu entre Março e Maio, agora o papel assumiu um comportamento mais discreto (basta notar que o PSI20, tendo feito algo semelhante está contudo agora junto à resistência ao passo que a Mota está junto ao suporte).
Para além do suporte, a grande referência na Mota-Engil é aquela resistência nos 3.5 euros, que nunca foi quebrada convincentemente...
Resumindo, está a consolidar da subida anterior. O comportamento não é brilhante nem tão pouco dos mais interessantes por aí mas, especialmente enquanto se mantiver acima do suporte, também não é para já preocupante.
A Mota-Engil, após ter aproveitado de uma forma excelente a recuperação desde Março, entrou num período de consolidação que domina o papel desde Maio. Existe aparentemente um suporte junto aos 3 euros e contrastando um pouco com o que acorreu entre Março e Maio, agora o papel assumiu um comportamento mais discreto (basta notar que o PSI20, tendo feito algo semelhante está contudo agora junto à resistência ao passo que a Mota está junto ao suporte).
Para além do suporte, a grande referência na Mota-Engil é aquela resistência nos 3.5 euros, que nunca foi quebrada convincentemente...
Resumindo, está a consolidar da subida anterior. O comportamento não é brilhante nem tão pouco dos mais interessantes por aí mas, especialmente enquanto se mantiver acima do suporte, também não é para já preocupante.
- Anexos
-
- MOTA090801.png (17.97 KiB) Visualizado 8925 vezes
mota engil
ja agora podia fazer uma analise a mota engil?ja que ela se encontra ali junto ao suporte dos 2.96-3 euros ja à bastante tempo.obrigado.o que esperar desta acçao no curto prazo.
- Registado: 29/2/2004 22:20
Blackeagle, não tem problema nenhum, estás à vontade...
Eu é que aproveitei para deixar mais claro o que me vai no pensamento, até porque eu utilizo o termo "fundo arredondado" num sentido algo lato. Até me parece normal que haja quem olhe para lá e pense: "onde é que ele está a ver o fundo arredondado?"
Quanto aos outros dois papéis, eu não os sigo mas entretanto posso dar uma olhada...
Eu é que aproveitei para deixar mais claro o que me vai no pensamento, até porque eu utilizo o termo "fundo arredondado" num sentido algo lato. Até me parece normal que haja quem olhe para lá e pense: "onde é que ele está a ver o fundo arredondado?"

Quanto aos outros dois papéis, eu não os sigo mas entretanto posso dar uma olhada...
Sim, pode-se imaginar qq coisa dentro desse género.
Mas, e em jeito de esclarecimento, eu utilizo o "fundo arredondado" num sentido lato (quem acompanhar há bastante tempo as minhas análises e reparar nas referências que já fiz ao padrão, nomeadamente na Sonae, já deverá ter percebido isso). O "fundo arredondado", da forma como eu utilizo ou me refiro a ele, bem que se podia chamar "fundo demorado". Não tem de ser um padrão perfeito, redondinho. Antes trata-se de um fundo demorado, um processo longo por oposição em especial a um fundo em V (e um pouco tb a um duplo-fundo) que são as duas alternativas mais frequentes.
Assim, um fundo arredondo para mim é praticamente qualquer fundo cuja formação seja prolongada e ao longo do processo assistamos a fases de baixa volatilidade. Mesmo que não faça um arco perfeito (o que de resto é extremamente raro)...
Posto isto, se alguém lhe quiser chamar um H&S invertido, esbatido e demorado, por mim também tudo bem (de facto tb se consegue vislumbrar a figura).
O mais importante contudo é aquela importante referência técnica nos 0.86 euros. A quebra em alta constituiria um importante sinal de inversão em praticamente todos os planos temporais. Contudo tb não posso deixar de salientar (de resto já o tinha feito antes noutras alturas ao longo deste tópico) que o papel regista uma clara fragilidade relativa (e sim, tal como a artista referiu tb se verifica mesmo dentro do sector bancário... mais atrás no tópico tenho algumas comparações entre os 3 Bancos).
Mas, e em jeito de esclarecimento, eu utilizo o "fundo arredondado" num sentido lato (quem acompanhar há bastante tempo as minhas análises e reparar nas referências que já fiz ao padrão, nomeadamente na Sonae, já deverá ter percebido isso). O "fundo arredondado", da forma como eu utilizo ou me refiro a ele, bem que se podia chamar "fundo demorado". Não tem de ser um padrão perfeito, redondinho. Antes trata-se de um fundo demorado, um processo longo por oposição em especial a um fundo em V (e um pouco tb a um duplo-fundo) que são as duas alternativas mais frequentes.
Assim, um fundo arredondo para mim é praticamente qualquer fundo cuja formação seja prolongada e ao longo do processo assistamos a fases de baixa volatilidade. Mesmo que não faça um arco perfeito (o que de resto é extremamente raro)...
Posto isto, se alguém lhe quiser chamar um H&S invertido, esbatido e demorado, por mim também tudo bem (de facto tb se consegue vislumbrar a figura).

O mais importante contudo é aquela importante referência técnica nos 0.86 euros. A quebra em alta constituiria um importante sinal de inversão em praticamente todos os planos temporais. Contudo tb não posso deixar de salientar (de resto já o tinha feito antes noutras alturas ao longo deste tópico) que o papel regista uma clara fragilidade relativa (e sim, tal como a artista referiu tb se verifica mesmo dentro do sector bancário... mais atrás no tópico tenho algumas comparações entre os 3 Bancos).
- Registado: 16/5/2009 10:36
MarcoAntonio Escreveu:Contudo, o que mais sobressai para mim ao olhar para o BCP é o facto de apresentar uma sistematica fragilidade relativa. Tem estado quase sempre com uma performance pior que o mercado em geral portanto, mesmo num cenário de alta não será à partida dos papéis mais interessantes...
Pior que o mercado e pior que o BES e BPI...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
A grande referência técnica no BCP tem estado nos 0.86 euros. É essa a barreira que tem travado as tentativas de recuperação do papel (em Dezembro, em Janeiro e em Maio).
Quanto ao título em si, a tendência que segue depende do prazo para que olhamos: curto-prazo parece estar em consolidação/correcção ligeira depois do movimento de alta desde Março. Médio prazo apresenta-se quase lateral. Longo-prazo descendente mas a desenhar o que poderá ser um fundo arredondado...
O grande sinal de tendência na inversão de tendência seria a quebra em alta dos 0.86 euros.
Contudo, o que mais sobressai para mim ao olhar para o BCP é o facto de apresentar uma sistematica fragilidade relativa. Tem estado quase sempre com uma performance pior que o mercado em geral portanto, mesmo num cenário de alta não será à partida dos papéis mais interessantes...
Quanto ao título em si, a tendência que segue depende do prazo para que olhamos: curto-prazo parece estar em consolidação/correcção ligeira depois do movimento de alta desde Março. Médio prazo apresenta-se quase lateral. Longo-prazo descendente mas a desenhar o que poderá ser um fundo arredondado...
O grande sinal de tendência na inversão de tendência seria a quebra em alta dos 0.86 euros.
Contudo, o que mais sobressai para mim ao olhar para o BCP é o facto de apresentar uma sistematica fragilidade relativa. Tem estado quase sempre com uma performance pior que o mercado em geral portanto, mesmo num cenário de alta não será à partida dos papéis mais interessantes...
- Anexos
-
- BCP090731.png (19.04 KiB) Visualizado 9487 vezes
Aproveito para actualizar aqui o meu gráfico da EDPR já que não o faço desde que regressei de Férias.
A Tendência de médio-prazo é ascendente.
No curto-prazo encontra-se a consolidar, de forma quase lateral, desde finais de Maio curiosamente em torno daquele que poderia ser visto como uma das grandes metas do anterior movimento de alta: os 7.2 euros, dos poucos valores no curto histórico da EDPR onde se podia vislumbrar uma resistência.
Quanto a este tipo de comportamento e quando ocorre após vincados movimentos, aqueles que me acompanham regularmente já sabem que os tendo a considerar como padrões de continuação de tendência. Com um fecho acima dos 7.65 euros, se isso vier a acontecer, adivinharia-se um novo movimento de alta relevante.
A Tendência de médio-prazo é ascendente.
No curto-prazo encontra-se a consolidar, de forma quase lateral, desde finais de Maio curiosamente em torno daquele que poderia ser visto como uma das grandes metas do anterior movimento de alta: os 7.2 euros, dos poucos valores no curto histórico da EDPR onde se podia vislumbrar uma resistência.
Quanto a este tipo de comportamento e quando ocorre após vincados movimentos, aqueles que me acompanham regularmente já sabem que os tendo a considerar como padrões de continuação de tendência. Com um fecho acima dos 7.65 euros, se isso vier a acontecer, adivinharia-se um novo movimento de alta relevante.
- Anexos
-
- EDPR090729.png (17.01 KiB) Visualizado 9908 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Se é a questão da inversão da escala, não faço a menor ideia... lol.
Deve ser isso, sei que o gráfico fica invertido com os movimentos precisamente contrários aos reais....deixa lá.........valeu...como diz o brasileiro, vou continuar a minha pesquisa, preciso disso para fazer uma terapia

Abraço
Daniel Sousa.
DS
Se é a questão da inversão da escala, não faço a menor ideia... lol.

Marco, deixei uma pergunta num outro tópico mas agora vim a este e reparei que usas o prorealtime, por isso aproveito para fazer uma perguntinha a ver se me podes ajudar....sabes como posso fazer para inverter um gráfico??? Eu já fiz isso mas...foi sem querer
e gostava de saber como se faz, dá para ajudar??? Obrigado...
P.S. Peço desculpa por utilizar este tópico mas foi mesmo para direccionar a pergunta...obrigado.
Abraço
Daniel Sousa.

P.S. Peço desculpa por utilizar este tópico mas foi mesmo para direccionar a pergunta...obrigado.
Abraço
Daniel Sousa.
DS
Não pois essa era a LTa de suporte que já foi quebrada quase há um ano atrás. Não é um tipo de situação que, por experiência, considere frequente ou fiável por isso não considero o valor como resistência...
JM
Boa tarde Marco.
Gostava de saber se já não consideras a LTA lp (assinalada no teu gráfico)como resistência, já que se negoceia abaixo desses valores :5,25-5,35.
Cumprimentos bolsistas
.
Gostava de saber se já não consideras a LTA lp (assinalada no teu gráfico)como resistência, já que se negoceia abaixo desses valores :5,25-5,35.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
MarcoAntonio Escreveu:Sim, ele já fez algumas referências ao assunto.
Ele hoje não está cá para te poder responder...
Creio que não errarei se disser que ele utiliza a escala linear porque está muito habituado a ela e dá-se bem com os gráficos em escala linear e sublinhar que é bastante raro ele traçar LTs de longo-prazo nos gráficos dele.
Ty Marco
bn
JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!