Investidor de longo prazo
Re: pergunta
jotabilo Escreveu:Caro empírico1
a coluna BNA/08 ..a que se refere?
Jotabilo,
encontras todas as explicações ao quadro nas mensagens antigas do tópico mas já agora a coluna BNA/08 é o lucro liquido por acção previsto para 2008.

Abraço
- Registado: 5/6/2008 22:23
NOTICIAS RELATIVAS ÀS EMPRESAS DA CARTEIRA
BANIF:
Banif cria produto para Pequenos Negócios
No âmbito da estratégia de abordagem ao segmento de Clientes de Pequenos Negócios, o Banif lançou esta semana um novo produto – o Depósito a Prazo Business.
BANIF:
Banif cria produto para Pequenos Negócios
No âmbito da estratégia de abordagem ao segmento de Clientes de Pequenos Negócios, o Banif lançou esta semana um novo produto – o Depósito a Prazo Business.
- Anexos
-
- carteira valor.bmp (874.69 KiB) Visualizado 4413 vezes
comentário
Caro empirico1
Excelente contributo. Obrg
cumps
Excelente contributo. Obrg
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
Re: Per 10
empirico1 Escreveu:Não tenho BPI, tenho BANIF...
Por acaso comprei Banif hoje, mas são poucas, fui tirar a ordem e já não fui a tempo, comprei uma parte... de qualquer forma talvez ainda tente completar a posição amanhã, a convicção não é muita nesta altura mas é para manter a adrenalina! Entrei a 1.70...
cps
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Re: Per 10
vg1 Escreveu:Como é calculado o per 10 e o que é o BNA08?
Quando é que empirico sais de uma posição a perder e não esperas pelo longo prazo?
Julgo que tens uma posição no bpi o que representa para ti em termos fundamentais a existência de resultados negativos no 2ºtrimestre e de que forma condiciona a tua estratégia no longo prazo?
O BNA08 é a estimativa de Beneficio Liquido por Acção para 2008, o PER10 é o valor da acção considerando um múltiplo de 10 anos do BNA08.
Não tenho BPI, tenho BANIF mas tenho Sonae Industria que deve apresentar resultados negativos este trimestre

A minha estratégia de investimento têm por base fundamental uma avaliação do Valor Contabílistico (não é só) e apesar de resultados negativos de alguns trimestres retirarem valor, pode acontecer que esse valor já esteja descontado pela cotação e continue a ter vantagens em comprar ou manter a posição.
Mas indo ao BPI, mesmo com os resultados negativos que vá apresentar a margem de desconto é tão elevada que me parece que se mantêm uma boa oportunidade de compra, embora não pertença há minha Carteira. Nunca tenho mais que 3 acções e são divulgadas aqui desde ontem.
Abraço
Virgilio67 Escreveu:Duas perguntas:
é possivel disponibilizar o ficheiro excel que utiliza para a carteira de acções?
Qualquer que me possa dizer como posso acompanhar a f. ramada, uma vez que nem no ProRealTime, Euronext, etc, consigo visualizá-la.
Obrigado
Com 3 dias de cotações é provável que nem todas as bases de dados tenham actualizado a F.Ramada Invest SGPS(RAMA).
Mal seja oportuno deixarei aqui um anexo com o ficheiro Excel.
Abraço
Per 10
Como é calculado o per 10 e o que é o BNA08?
Quando é que empirico sais de uma posição a perder e não esperas pelo longo prazo?
Julgo que tens uma posição no bpi o que representa para ti em termos fundamentais a existência de resultados negativos no 2ºtrimestre e de que forma condiciona a tua estratégia no longo prazo?
- Registado: 15/6/2008 19:32
Aplaudo a tua ideia de publicares novamente as tuas carteiras, mas recordo-me que foi precisamente por isso que abandonaste o fórum...
Espero que desta vez alteres a maneira de lidar com as criticas que vão aparecer...
Espero que desta vez alteres a maneira de lidar com as criticas que vão aparecer...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
EuroVerde Escreveu:Também gostaria de tocar num ponto que é, o que se entende por valor justo? O valor justo de uma empresa é não só o seu património liquido mas também todos os cash-flows gerados durante a vida futura da empresa (algo vago?). Por isso eu acho que a estratégia de venda quando a cotação atinge 2,5xVC peca num sentido. É que há empresas que atingem mais rápidamente esse preço esperado e outras demoram um pouco mais.
Concordo que por vezes devemos manter as acções para alem de 2,5xVC. Quando o mercado está optimista e as expectativas são de forte crescimento admito manter até 3,5xVC, mais do que isso é um prémio excessivo!
Eu coloquei o valor de Venda de 2,5xVC porque na minha estratégia considero este o prémio justo (embora admita como referi vender a 3,5xVC) contudo jamais compro acima de 2,5xVC.
A opção pelo 2,5xVC no quadro serve para visualizar em esquema vários aspectos:
- Sei se o mercado está caro; qual o potencial da cotação para o valor justo actual da empresa; comparo de imediato os lucros com prémio de 10 anos e o valor contabilistico, isto permite-me ter a percepção se os lucros estão tendendialmente a aumentar ou dimminuir valor a empresa, etc.
empirico1 Escreveu:Lemor,
Já tiva Galp comprada a 5,22€ e não vai assim tanto tempo, entretanto o mercado decidiu dar o seu valor justo indo até a zona dos 10,88€ e depois inflaccionou tendo em conta expectativas.
Para a minha estratégia de investimento de longo prazo as expectativas valem pouco. Quando a Galp criar valor e o VC subir o meu valor de compra também subirá, para já abstenho-me de olhar para a Galp.
Pode ser que a minha ideia não esteja totalmente certa mas daqui a 4/5 anos talvez seja altura de olharmos para a Galp!!!
Também gostaria de tocar num ponto que é, o que se entende por valor justo? O valor justo de uma empresa é não só o seu património liquido mas também todos os cash-flows gerados durante a vida futura da empresa (algo vago?). Por isso eu acho que a estratégia de venda quando a cotação atinge 2,5xVC peca num sentido. É que há empresas que atingem mais rápidamente esse preço esperado e outras demoram um pouco mais.
Na Ramada Invest ela pode ter a longo prazo uma valorização de quase 500% mas se esse patamar só for atingido daqui a 8/9 anos a rendibilidade pode ser menor do que uma outra empresa que tenha um patamar de 300% e o atinge em 3 anos por exemplo.
E a Galp Energia é um exemplo perfeito, uma vez que se ouvia falar de boas prespectivas e a empresa vinha numa caminhada ascendente, poder-se-ia aguentar mais tempo a empresa para além dos 10,88 euros. Até aos 19 de máxima ainda é bastante dinheiro. No entanto, mesmo na altura se essa valorização aos 19 não se confirmasse sempre teria o suporte dos 10,88.
empirico1 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Caro Empirico, o valor contabilistico dos capitais próprios por acção que estão apresentados no quadro são relativos às demonstrações individuais ou consolidadas? É que se for pelas contas consolidadas pelas minhas contas não batem com esses valores, por explo. Altri tenho um valor de 1,17 de VC.
As boas empresas raramente chegam a ter um PER de 10 e elas são uma minoria. A Brisa por exemplo, a meu ver pelo seu histórico o PER mais baixo foi de 14.
Olá,
Estás a avaliar pelo último trimestre ou por 2007?
Já agora uma pergunta, quando investes queres bons negócios ou boas empresas?
As grandes empresas são as mais dificeís de se ganhar dinheiro, são muito acompanhadas pelos gestores de fundos e analistas, acabando por estarem com cotações na maioria do tempo muito inflaccionadas.
A minha estratégia procura bons negócios!
Pelo 1ºT e pelas contas consolidadas a Altri obtenho 1,178 de VC certo?
O ideal seria um bom negócio numa boa empresa, mas isso penso que é algo difícil de achar. Quando invisto, compro na prespectiva do bom negócio também. Mas falta-me afinar ainda muita coisa...
Por exemplo, em Janeiro último comprei Altri a 3,9 com a ideia de que o aumento da capacidade de produção seria bom e acabei por vender em Maio a 4,75 porque entretanto tinha chegado à conclusão que tinha feito um erro grave, que depois apesar da gravidade consegui uma mais valia de 21%
Empirico, li à dias numa notícia que faltava aço à indústria do petróleo. Não poderá este facto ter um bom impacto numa empresa como a Ramada Invest?
Aproveito para deixar um reparo na analise do quadro resumo em que facilmente concluo que o mercado não está caro.
A grande maiora das empresas apresentam uma cotação bastante abaixo 2,5x VC e 9 dessas empresas as cotações apresentam um desvio percentual de 3 digitos e destas 6 estão em zona de compra (saldos).
A grande maiora das empresas apresentam uma cotação bastante abaixo 2,5x VC e 9 dessas empresas as cotações apresentam um desvio percentual de 3 digitos e destas 6 estão em zona de compra (saldos).
Acrescentei as empresas que avalio a Ramada Investimentos, empresa em que investi hoje algum do meu capital. A empresa transacciona 2x abaixo do seu VC, com um PER abaixo de 5 e com uma capitalização bolsista a metade do seu Volume de Negócios.
Para mim, trata-se da empresa com maior potencial de rentabilidade a longo prazo por isso substitui a SONAE SGPS pela Ramada nas 3 empresas preferidas.
Para mim, trata-se da empresa com maior potencial de rentabilidade a longo prazo por isso substitui a SONAE SGPS pela Ramada nas 3 empresas preferidas.
- Anexos
-
- VALOR PSI20.bmp (500.9 KiB) Visualizado 4177 vezes
Lemor,
Já tiva Galp comprada a 5,22€ e não vai assim tanto tempo, entretanto o mercado decidiu dar o seu valor justo indo até a zona dos 10,88€ e depois inflaccionou tendo em conta expectativas.
Para a minha estratégia de investimento de longo prazo as expectativas valem pouco. Quando a Galp criar valor e o VC subir o meu valor de compra também subirá, para já abstenho-me de olhar para a Galp.
EuroVerde Escreveu:Caro Empirico, o valor contabilistico dos capitais próprios por acção que estão apresentados no quadro são relativos às demonstrações individuais ou consolidadas? É que se for pelas contas consolidadas pelas minhas contas não batem com esses valores, por explo. Altri tenho um valor de 1,17 de VC.
As boas empresas raramente chegam a ter um PER de 10 e elas são uma minoria. A Brisa por exemplo, a meu ver pelo seu histórico o PER mais baixo foi de 14.
Olá,
Estás a avaliar pelo último trimestre ou por 2007?
Já agora uma pergunta, quando investes queres bons negócios ou boas empresas?
As grandes empresas são as mais dificeís de se ganhar dinheiro, são muito acompanhadas pelos gestores de fundos e analistas, acabando por estarem com cotações na maioria do tempo muito inflaccionadas.
A minha estratégia procura bons negócios!

Galp com valor de compra a 5,22 ?

empirico1 Escreveu:Hoje vou deixar ficar um quadro resumido, em que se pode ver o resultado previsto para 2008; o Valor da cotação com um PER de 10 anos de acordo com estas estimativas; a cotação actual da empresa; O Valor de Compra (inclui o desconto de risco, trata-se do valor a que estou interessado a comprar); o Valor Contabilistico (VC); o Valor de Venda é o resultado de 2,5xVC (valor a que estou disposto a vender e o potencial (cotação actual v 2,5xVC).
O sublinhado a Verde na zona de Potencial, significa as minhas 3 acções preferidas para a minha Carteira de Longo Prazo.
- Registado: 8/3/2007 15:37
empirico1, foi a 1ª vez que entrei neste tópico que me parece muito interessante, bem como algumas confrontaçoes (não defrontaçoes, note-se), com interesse. Seguirei com atençao este topico e submeterei posts sempre que consiga enriquecê-lo.
Congratulaçoes amigaveis.
vitorigus
Congratulaçoes amigaveis.
vitorigus
- Registado: 9/8/2005 11:17