Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 31/7/2017 15:36

Rango tu achas que com resultados destes o bcp pode ter uma capitalização bolsista a rondar os 3600 milhões. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por maceirafernandesjose » 31/7/2017 15:31

PC e os imoveis não estarão a ser vendidos para tapar buracos, sem venda de imoveis o bcp teria apresentado prejuízos no semestre sim ou não. :-k

por Rango » 31/7/2017 15:27

maceirafernandesjose Escreveu:Nos próximos dias e bem provável que esteja bom para os curtos, os resultados para mim foram uma grande decepcao. :-k

Pois, para mim... e para quase a totalidade de analistas... não foram. A opinião é quase unânime em classificar os resultados de positivos.

Em quê é que os resultados te decepcionaram?

Registado: 16/9/2016 15:35

por PC05 » 31/7/2017 15:20

maceirafernandesjose Escreveu:Deixem os imoveis descansados isso serve apenas para entreter, se calhar ainda vao ter que os vender a metade do preco a que foram adquiridos. :-k

Foram 17M€ em +valias:

"No semestre o banco vendeu 165 milhões de euros de imóveis e com isto recebeu uma mais-valia de 17 milhões face ao valor no balanço. O volume superou em 60% o volume de vendas de junho de 2016".

Registado: 5/12/2005 21:28

por maceirafernandesjose » 31/7/2017 15:16

Deixem os imoveis descansados isso serve apenas para entreter, se calhar ainda vao ter que os vender a metade do preco a que foram adquiridos. :-k

por PC05 » 31/7/2017 15:08

NirSup Escreveu:Os activos imobiliários na posse dos bancos, em resultado de hipotecas por incumprimento dos mutuários, começam a ser bens apetecíveis dada a recuperação do sector. E os abutres (Blackstone) andem aí.

"Blackstone negocia la compra de la cartera inmobiliaria de Banco Popular.
El fondo estadounidense Blackstone negocia en exclusiva con el Banco Santander la adquisición de más del 50% de los activos inmobiliarios del Banco Popular, puesto que la intención es que se haga con una participación mayoritaria de la cartera inmobiliaria de esta entidad." (eleconomista.es)

Em relação à venda do stock de imóveis do bcp, o último semestre já deu sinais positivos:

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... um=twitter
Editado pela última vez por PC05 em 31/7/2017 15:18, num total de 2 vezes.

por NirSup » 31/7/2017 14:47

Os activos imobiliários na posse dos bancos, em resultado de hipotecas por incumprimento dos mutuários, começam a ser bens apetecíveis dada a recuperação do sector. E os abutres (Blackstone) andem aí.

"Blackstone negocia la compra de la cartera inmobiliaria de Banco Popular.
El fondo estadounidense Blackstone negocia en exclusiva con el Banco Santander la adquisición de más del 50% de los activos inmobiliarios del Banco Popular, puesto que la intención es que se haga con una participación mayoritaria de la cartera inmobiliaria de esta entidad." (eleconomista.es)
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por maceirafernandesjose » 31/7/2017 14:35

Nos próximos dias e bem provável que esteja bom para os curtos, os resultados para mim foram uma grande decepcao. :-k

por Rango » 31/7/2017 9:03

Hoje, temos ordens sucessivas de 35500, 19800 e de 25467 a pressionarem a cotação do BCP para baixo.

Não há dúvida que aqueles que reforçaram a sua posição curta antes da apresentação de resultados sabiam bem o que estavam fazendo. :roll:

por PC05 » 30/7/2017 2:20

Wuzzu. Escreveu:não creio que possas comparar duas conjunturas tão distintas, e até cotações bem diferentes.
Aliás de 15 para 25 é 60% de aumento. Ou seja, antes a driving force foi a fosun, hoje teria que ser o despertar do interesse de outros investidores (por exemplo grandes fundos).
Só que a mim parece-me que os resultados são bastante pobres. Se se considerar que o BCP tem a obrigação de devolver 40m aos quadros, então não estou a ver onde o bcp está a conseguir ir buscar este dinheiro ao mercado interno. Claro que acredito que os resultados estão a melhorar, mas devagarinho demais. Aliás, se antes havia 100milhoes de prejuízos, isso devia-se a reconhecimento de imparidades que agora não se quis voltar a fazer (sim, porque há muito malparado no bcp...). Ou seja, o que penso é que está toda a gente expectante, mas depois destes resultados, eu penso que a euforia terá esmorecido...
Por isso, não acho improvável no que curto prazo a cotação do bcp caia, e volte a 23, quem sabe 20 cêntimos...
Eu estou fora, mas estarei sempre de olho, pois o que é certo é que no dia em que o bcp começar a dar o volte face, pode ser brusco e serão inside traders a saber disso primeiro que eu... Mas por agora não tenho pressa nenhuma!!!

wuzzu.
wuzzu.

Não deixa de ser o último padrão que a cotação fez em situação de "sell on the news" após resultados (distam apenas 5 meses). Haverá melhor proxy para extrapolar para o padrão atual?
O banco ainda não tem a obrigação de devolver os 40M€ aos quadros, uma vez que esta ainda carece de aprovação em assembleia-geral (de janeiro de 2018, salvo erro), conforme acordado aquando da negociação dos cortes. A acontecer, estará condicionada à apresentação de lucros e será materializada na forma de distribuição de resultados pelos trabalhadores (rendimento variável) à semelhança do que já acontecia no banco no período pré-crise (medida que continua extinta não obstante o regresso ao lucros). Resumindo, trata-se de uma reposição salarial (tipo 2 em 1) ainda condicionada a aprovação por parte dos accionistas.

A comissão executiva diz ainda, na missiva, que vai propor "oportunamente" na assembleia-geral que haja distribuição de resultados pelos trabalhadores, caso o banco apresente lucros, afirmando que o valor a entregar não deve ser "inferior ao valor total não recebido durante o período temporário de ajustamento salarial".
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... e-trabalho

Os resultados não foram "pobres" .... basta ver a forma como foram recebidos pelo CaixaBI e JP Morgan:
"CaixaBI: Resultados do BCP com "tendências positivas nas principais variáveis" "
"JP Morgan melhora estimativas e "target" do BCP (após os "sólidos" resultados no semestre do BCP)"

O banco fez este ano uma redução significativa em NPEs (-721M€ no 1S17) ficando apenas a -279M€ da meta a que se propôs para o final 2017. Deste modo, tudo se conjuga para que o 4T17 seja o melhor trimestre de 2017 em termos de resultados, uma vez que a componente imparidades&provisões poderá ser aliviada neste período.

Ainda em relação aos resultados apresentados, o resultado core (margem financeira + comissões - custos operacionais) aumentou de 437.1M (1S16) para 558.6M (1S17), ou seja, +28% em apenas 1 ano! Revelando uma recuperação assinalável em termos de receita core e eficiência.

Não perdi o optimismo em relação ao futuro do bcp após a apresentação dos resultados, antes pelo contrário....

por maceirafernandesjose » 29/7/2017 9:30

PC05 Escreveu:'

Na anterior reação em baixa aos resultados ("sell on the news" em 7/3/2017 após resultados do 4T16) a ação recuperou nos dias seguintes:

'

por PC05 » 29/7/2017 1:45

'

Na anterior reação em baixa aos resultados ("sell on the news" em 7/3/2017 após resultados do 4T16) a ação recuperou nos dias seguintes:

'
Anexos
bcp.png
bcp.png (11.65 KiB) Visualizado 9003 vezes

por maceirafernandesjose » 29/7/2017 0:28

Fecho em mínimos da sessão com este volume, e preciso coragem. :-k

por Clinico » 28/7/2017 21:30

Post com muito bom senso Octama
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por OCTAMA » 28/7/2017 20:01

Boa Tarde,

Bem, de acordo com o meu último post, tanto o BCP como a Sonae estão a fazer os retestes que têm de fazer (Na Sonae aproveitou-se e fechou 2 Gaps...). No BCP ainda admito uma vinda mais abaixo, por volta dos 0,234-0,236. Nada de mais. O caminho é Norte. O caminho faz-se caminhando...e não é sempre a subir sem parar. O RSI e afins agradecem.

As LTA têm um tempo de duração. Sendo quebradas outras se formarão dando continuidade ao movimento ascendente. O que não falta por aí é exemplos disso.

O dia foi na MHO nada mais que uma tomada de mais valias para alguns investidores, que se calhar querem ir de férias sem ter o dinheiro "preso". E talvez curtos a querem "espremer a laranja". Por mim nada de novo. Acho que o BCP também vai precisar bastante da "ajuda" dos curtos para chegar aos 0,40€ :mrgreen: . Portanto, são bem vindos também. No fundo, foi um momento de reciclagem de investidores. Uns saem outros irão entram. Quem entrar mais tarde, poderá ser mais caro....

A única pena que tenho, é que já tenho 2 camiões TIR de BCP e não consigo reforçar mais por falta de liquidez, caso contrário era o que estaria a fazer. Paciência.

O que me tem "custado" um pouco neste "disfarçado" Sell on the News no geral do PSI, é que em algumas cotadas não houve o Buy on the rumour. Sinal dos tempos...de férias!

Bons Negócios.

Cps

Registado: 19/4/2016 10:08

por PC05 » 28/7/2017 18:40

Eu tb acho que não há razões para alarmes, o banco está no caminho certo e estes resultados demonstram isso.
Margem financeira e comissões a subir.
Custos operacionais e imparidades&provisões mais baixas.
E no final, lucros!
Anexos
bcp.png

por Clinico » 28/7/2017 18:24

:lol: :lol: estou de acordo Raposo! Alias a vela diaria do Dax parece indicar que sim, os futuros do NAS ressurgiram das profundezas do inferno e vamos ver como isto fecha.
Quanto ao BCP acho que já foi tudo dito. Quem está de longo prazo como eu, e desde o aumento de capital , tudo isto (ainda) sao faits divers....
Abraçao
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por rtavares » 28/7/2017 18:01

Boas, lê-se por aí muita vã glória e sente-se muito desespero. Pasa nada compadre.
Os mercados reabrem na segunda feira...
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por Àlvaro » 28/7/2017 17:50

O que é surpreendente é haver quem acredite que o BCP se escapa porque é diferente dos outros. Os índices caminham para um suporte e enquanto não o encontrarem o BCP fará o seu caminho. Há de facto um suporte significativo ligeiramente abaixo de 0.24. Se conseguir ficar por aí e tentar a partir daí fazer máximos será muito bom. Mas será preciso que o Spx não parte 2450.

Registado: 31/5/2014 23:07

por F63 » 28/7/2017 17:27

:clap: :clap:
CharlieSnow Escreveu:
PC05 Escreveu:Em 2 dias tivemos 2 fundos curtos a despejar 32M ações (0.21% - valor acima p. ex. do volume total de hoje).
Não sei o que os move, no entanto, convém ficar atento nos próx. dias ....

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 3%224S_%0A

Já muito de comentou aqui sobre este assunto dos "curtos".

Já há alguns dias tenho estado também para fazê-lo, ainda antes deste aumento de posições qualificadas anunciados nestes dois últimos dias.

Vou aproveitar a ocasião, pois parece que está na "ordem do dia" e também porque, de acordo com a minha análise do assunto estamos num momento de decisões e há um aspecto que ainda ninguém abordou.

Penso que é opinião generalizada que o BCP "tinha" uma resistência muito forte a ser ultrapassada, a zona dos 0,2400€ e os 0,2450€.

Tão forte e importante que era que foi testá-la muitas vezes antes de efectivamente a ter transposto.

Tão forte e importante que era que muitos até a consideraram a "fronteira" entre o bear e bull market no BCP.

Depois de ultrapassar essa "muralha", a cotação do BCP tem andado nos últimos dias sensivelmente balizado num intervalo entre os 0,2450€ e os 0,2535€.

A minha primeira pergunta é:

Perante uma resistência tão forte e importante, não seria espectável que após a sua transposição, a acção tivesse um movimento de "libertação" e viesse por aí a cima?

Na minha opinião: Sim, seria espectável.

Então porque não aconteceu?

- Alguns dirão, porque está a consolidar junto da resistência, para lhe dar força como suporte! Talvez, mas também podia ter o tal movimento espectável de subida e fazer essa consolidação mais tarde.

- Alguns dirão, porque está a fazer frequentes testes ao novo suporte, para lhe dar a máxima força possível como suporte! Talvez, mas também podia ter o tal movimento espectável de subida e fazer esses testes mais tarde.

- Alguns dirão, porque estávamos próximos da apresentação de resultados! Talvez.

- Alguns dirão, porque entrámos em período de "férias" e o volume comprador diminuiu! Talvez.

- Alguns dirão, porque entrámos em período "sell in may and go away"! Talvez.

- Alguns dirão, porque com o peso que tem no PSI20 influenciar o mesmo, no sentido do fazer ultrapassar os 5350 pontos! Talvez.

- Alguns dirão, porque... talvez... talvez... talvez...

A minha opinião vai noutro sentido, a qual vai "entroncar" com a questão dos "curtos" (correndo o risco de poder ser muito criticado pela mesma).

Com certeza que todos os argumentos anteriores são válidos e tiveram a sua quota parte de influência no movimento da acção, no entanto, na minha opinião, considero que os "curtos" tiveram um "papel" muito importante pela não existência do tal "movimento espectável de subida" após a transposição da resistência dos 0,2400€ / 0,2450€.

Passo a explicar qual a minha ideia:

- O BCP tem vindo a "respeitar" a lta que se formou desde Fevereiro;

- Neste momento, nestes últimos tempos, essa lta tem estado sensivelmente no intervalo entre os 0,2450€ e os 0,2500€, "mais coisa menos coisa";

- Sabemos também que existem curtos actualmente no BCP que vêm da altura do último AC, com perdas elevadas neste momento;

- Muitas vezes se escreve que "existe alguém que não deixa a acção subir", existindo também logo alguém que contrapõe escrevendo "é simplesmente o mercado a funcionar, ou seja, a lei da oferta e da procura"... certo... de acordo... mas penso que nesta altura é mais do que isso, penso que neste momento existe "literalmente" alguém que não quer e não tem deixado que a acção suba (mais)... e esse "alguém", na minha opinião" são esses "curtos" que estão com perdas muito elevadas;

- A acção ultrapassou os 0,1800€, ultrapassou os 0,2000€ e chegou agora aos 0,2400€ / 0,2450€ sem dar quaisquer sinais de fraqueza, como também já aqui se escreveu;

- Chegada a este ponto, também se sabe (pela AT) que, neste momento, a próxima resistência digna desse nome é "lá bem em cima", por volta dos 0,4000€;

- Pelo que, a "ultrapassagem" de uma forma consistente desta zona dos 0,2400€ / 0,2450€ vai resultar em perdas exponencialmente muito mais elevadas desses "curtos";

- Daí eu considerar que é a última hipótese que eles ("curtos") têm de fazer alguma coisa em defesa do seu investimento;

- Na minha opinião, esta não existência desse "movimento espectável de subida", não tem nada a ver com os fundamentos do banco, não tem nada a ver com análise fundamental do banco, não tem nada a ver com algo estrutural do banco, tem sim a ver com uma situação conjuntural, tem sim a ver com pura e simples Análise Técnica;

- E de que forma a AT é aqui tão importante e decisiva?

- E porque os "curtos" estão a apostar tudo, estão a apostar "as fichas todas" neste ponto, neste momento, nesta altura?

- Na minha opinião é aqui que entra a AT...

- Eles ("curtos") sabem que se a "deixam fugir" aqui "nunca mais a agarram!

- Então o que têm estado a fazer? (E daí estas subidas de posições)

- Querem manter a acção, o máximo possível, junto da lta, na esperança de que exista algo que a faça quebrar com violência, como por exemplo:

- A divulgação de maus resultados;

- Movimento de "sell on the news by on the rumor";

- Algum acontecimento externo que provoque uma queda generalizada nos mercados;

- Uma correcção violenta dos mercados internacionais que leva a bolsa portuguesa por arrasto e em consequência o BCP;

- Mas porque neste ponto, nesta altura, neste momento?

- É aqui que entra a AT... Porquê?

- Porque, neste momento, caso aconteça algo que provoque essa queda generalizada na acção, "mata-se dois coelhos com uma cajadada só", ou seja, um "coelho" é a quebra da lta e o outro "coelho" é a "reversão" da ultrapassagem da resistência dos 0,2400€ / 0,2450€;

- Em suma, uma queda acentuada da acção neste momento provocava em simultâneo esse "terramoto" no trajecto do BCP, com a quebra da lta e voltar a baixo dos 0,2400€, o que criaria duvidas sobre o caminho futuro da cotação, sendo essa a única possibilidade desses "curtos" terem uma chance de não terem uma brutal perda com este investimento;

- Se por hipótese a acção continuar a subir mais um pouco acompanhando a lta será muito mais difícil terem sucesso, porque quando a lta for quebrada (e um dia será), ela já estará tão afastada do novo suporte dos 0,2400€ / 0,2450€ que o mesmo poderá suster essa correcção, fazendo com que seja um esforço a dobrar para os "curtos", caso pretendam ter a esperança que ela venha ainda muito mais a baixo dos 0,2400€;

- Na minha opinião só assim se explica que ainda não se tenha assistido ao fechar de posições desses "curtos" com as perdas tão elevadas com que já estão neste momento;

- Na minha opinião, neste momento, não existem efectivamente sentimentos fortes de queda da acção, apenas de subida, existem sim "curtos" a "defender" os seus investimentos passados (amanhã posso ter que "engolir" estas palavras);

- Na minha opinião, caso o BCP continue a subida e ultrapasse os 0,2600€, aí sim acredito que será uma corrida ao fecho de posições, o que originará uma subida vertiginosa, não acredito que continuem a manter essas posições nesses níveis;

- Mas eles ainda não desistiram, como é prova o aumento das suas posições nos últimos dias, investindo "camiões" de € na queda;

- Caso se verifique o fecho de posições, não me parece que sejam só os 400.000.000 de acções... esses são só os qualificados... mas devem de haver muitos mais!!!!

- Como escrevi no início, estamos num momento de decisões, os próximos dias ditarão o sentido "da coisa" e quem sai vencedor desta batalha dos 0,2400€ / 0,2450€!

:clap: Uma análise muito pertinente com o mérito acrescido de ter sido escrita mesmo antes da sessão de hoje.
Tudo o que aqui é dito aconteceu realmente nesta sessão e vamos ver se a cotada segura os 0,24.

Bom FDS e BN

Registado: 7/2/2017 15:10

por jorgeacampino » 28/7/2017 17:16

Meus caros, foi geral o que se passou hoje, tambem tenho posicao na navigator e apesar dos lucros o trambolhao foi grande.

Registado: 15/12/2015 7:49

por F63 » 28/7/2017 17:11

Rango Escreveu:... se continuar a seguir a sua lta, em breve estará a valores bem mais altos...

Enfim, esperemos por dias melhores... :roll:

A LTA hoje foi quebrada e bem quebrada.
Agora podem ir sendo construídas novas LTAs, à medida que ela for descendo.
Tinha um stop a 0,2463 que disparou logo de manhã.
Vamos ver o que acontece na segunda feira, mas o dia de hoje mostrou que a força compradora afinal não está assim tão forte, ao contrário do que eu e muitos pensavam.

BN

Registado: 7/2/2017 15:10

por PC05 » 28/7/2017 17:02

A evolução das posições curtas dos hedge funds pode servir como um sinal de alerta.
Muitas vezes movimentam-se no mercado de forma concertada.

por Rango » 28/7/2017 16:58

Com o fecho de hoje, já se compreende melhor porque houve fundos a aumentar a sua posição curta. Até parece que são bruxos... :roll:

Eu é que gostava de ser bruxo para saber quem é que andou durante grande parte da sessão com ordens sucessivas de 19900 e 20000 acções a pressionar a venda.

Já estou como alguns: se com resultados acima da expectativa e unanimemente considerados de positivos, a cotação desce quase 5%, o que aconteceria se fossem maus? Desceria 20% ou acabaria por subir?

A verdade é que quem está no longo prazo, esta queda pouco afecta... se continuar a seguir a sua lta, em breve estará a valores bem mais altos, mas que chateia, chateia, porque é uma reacção quase contra natura, face aos resultados apresentados...

Enfim, esperemos por dias melhores... :roll:

por tyui » 28/7/2017 16:45

amgi Escreveu:o BCP contratou um bom guarda redes,o Caixabi.

Mesmo com um bom guarda redes o BCP não escapou a uma enorme "goleada"! :oops:

Registado: 4/2/2011 7:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, karaya75, m-m, Mr.Warrior, OCTAMA, Pmart 1, trilhos2006 e 409 visitantes