Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 23/10/2013 0:34

As datas devem ser mais ou menos estas:

Máximos a 17 de Maio: Dia em que o Bernanke falou
Mínimos a 25 de Junho: Cerca de dois dias depois de o Bernanke ter voltado a falar e o último esticão para baixo (capitulação)

Entretanto fundos obrigacionistas já recuperaram cerca de 3%+ nestes 4 meses (mas depois de uma queda a rondar os 7%+ nem a meio da recuperação chegamos) mas ainda nos encontramos a 4/5% dos máximos nos fundos mais conservadores! Os de acções e o High Yield lá vão andado e estão nos máximos ou perto!! (os High yield apenas estão +/- em casa mesmo que estejam em máximos).

P.S. - Com base em fundos individuais e no Benchmark conservador que é o acho que se deverá aproximar do que a maioria das pessoas têm: https://www.unience.com/cartera-de-inversion/VirtuaGod/cb_benchmark_conservador
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VIXIUM » 23/10/2013 0:22

VirtuaGod Escreveu:visitante01- estás contratado. Não sei muito bem ainda para quê mas estás contratado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Rick Lusitano - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82568

Por acaso já sabia pois sou um verdadeiro cromo e glutão de info financeira. :wink:

P.S. Aquilo que eu realmente precisaria era do FastFT

Boas

Cheguei agorinha de fora
Qdo se anda sem notícias...acaba por se vir aqui
Vejo um visitante novo e de com grande qualidade. Só posso agradecer. Até porque eu fico pasmo com o tempo que o VG e o Rick gastam nisto. Malta Nova sem compromissos...digo eu. Agora temos o visitante01. Bom para o tópico, para os leitores e para Ter mais análise.
Como não empresário apenas te posso dizer que concordo com o VG. Contratar-te-ia já para uma equipa mas, e aqui ao contrário do VG, saberia o que te poria a fazer. Mas com os ordenados que conheço não aguentavas 2 dias..
Anyway, obrigado de novo.

pergunta a quem sabe: entre o momento mais alto e mais baixo deste ano, para a carteira top do VG, quantos dias passaram? Entre o momento mais baixo e onde estamos hoje quantos dias passaram? Não andem a trabalhar dados por causa de uma curiosidade..?é só mesmo uma curiosidade.

Fiquem bem que preciso de dormir.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 22/10/2013 23:37

visitante01- estás contratado. Não sei muito bem ainda para quê mas estás contratado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Rick Lusitano - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82568

Por acaso já sabia pois sou um verdadeiro cromo e glutão de info financeira. :wink:

P.S. Aquilo que eu realmente precisaria era do FastFT
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por visitanteO1 » 22/10/2013 22:46

Rick Lusitano Escreveu:visitante01, muito bom, num 1º olhar, vejo que vou passar algum tempo a analisar esta imagem. Já agora, aceitas encomendas para analises personalizadas de carteiras? :wink:

You can have any colour, as long as it's black

posto isto ;)

havendo disponibilidade, histórico e sejam menos 12 fundos na carteira (só tenho para simular 12 de cada vez - o CPU agradeçe :-# )

fundos ACC de preferência :)

forneço-te a imagem, a análise deixo que tu (e mais alguns) a façam, para que todos possamos aprender :clap:

PS: também preciso de validar os resultados

Registado: 21/10/2013 21:14

por Midas » 22/10/2013 22:35

visitante01, muito bom, num 1º olhar, vejo que vou passar algum tempo a analisar esta imagem. Já agora, aceitas encomendas para analises personalizadas de carteiras? :wink:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por visitanteO1 » 22/10/2013 22:26

Varendia Escreveu: comeco a chegar a conclusao que fundos a mais nao me estao a dar vantagem (tambem nao me dao grande desvantagem). Fiz umas simulacoes com os dados dos ultimos 6 anos e 3 anos. Muito engracado porque as optimizacoes de pesos so em 5 fundos com correlacoes proximas (tudo acima dos 85%) variam de forma violenta entre os dois prazos se procuro limitar o risco.

no mesmo raciocionio
para uma carteira de fundos mais ou menos escolhidos do TOP, e simulando diferentes pesos

- igual para todos
- igual para todos obrigações, 1/2 para todos de acções
- mix "calculado" - para procurar o melhor (max) Sharp Ratio

e para dois periodos

- inicio da base de dados (01/08/2009)
- YTD ( 01/01/2013)
Anexos
Portfolio02.png

por Midas » 22/10/2013 22:04

VG, recordas da nossa conversa recente no "meu" tópico, sobre investir no mercado espanhol? :mrgreen:

Gates buys Spain.gif
Gates buys Spain.gif (23.51 KiB) Visualizado 9990 vezes

Fonte: http://seekingalpha.com/currents/post/1344262
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por VirtuaGod » 22/10/2013 19:13

Varendia Escreveu:Outro pedido de opiniao, a morningstar e os restantes fazem-nos olhar para sharpes e resultados a 3 anos, neste momento estamos num movimento a tres anos completamente alucinado, com sharps e alphas malucos. Quando analizei os dados a 6 anos, que incluem o apocalipse de 2008, surgem valores de valorizacao e StD mais "razoaveis" e mais em linha com valorizacoes historicas de muito longo prazo. Quao razoavel sera nesta altura fazer optimizacao de portfolios (de investimento a longo prazo) com base em dados a 3 anos?

Acho que tu próprio sabes a resposta a isso. Vais apanhar fundos accionistas com retornos de 15+ anualizados a 3 anos e sabes que isso não é realista. Preferiria os 6 anos de que falas e quer 2008 quer 2013 são excelentes anos para backtest (péssimo ano em todos os sectores (2008) e mau ano obrigacionista+bom ano accionista (2013)). Acho que testes que incluam estes 6 ano são relativamente robustos tendo em consideração o curto espaço temporal.

Sobre algo parecido com o ETFreplay mas para fundos tens o macroaxis mas para além de caro acho que não tem todos os fundos que queremos. Estou é numa de testar o Smartfolio embora tenha vindo a adiar...

por Varendia » 22/10/2013 18:14

@Rick

Obrigado pelo site alemao, precisava de dados para analizar os fundos que tenho shorlisted e agora tenho dados a mais.

@VG

Andei eu divertido a preparar um Excel que agora ja faz Matrizes Var-CoVar e tambem matrizes de correlacao para tentar optimizar portfolios. Depois venho aqui e vejo users a escrever portugues e ingles que mal percebo e que me vao obrigar a ir estudar mais. ... bolas ...

De qualquer forma andei a testar a minha combinacao de fundos de accoes europeias, pronto, comeco a chegar a conclusao que fundos a mais nao me estao a dar vantagem (tambem nao me dao grande desvantagem). Fiz umas simulacoes com os dados dos ultimos 6 anos e 3 anos. Muito engracado porque as optimizacoes de pesos so em 5 fundos com correlacoes proximas (tudo acima dos 85%) variam de forma violenta entre os dois prazos se procuro limitar o risco.

Obrigados pelos softwares. Pareceu-me interessante o ETFbacktest depois de testar optmizacoes no meu excel. Senao fiquei com a sensacao que estou a atirar a gambozinos (ha alguma coisa igual para fundos?). Nao me pareceu que ele fizesse nenhuma optimizacao de weights? ou estou a ver mal? por outro lado se tiver o dados historicos no meu excel tambem consigo fazer os graficos ...

Acho que tenho de trabalhar ate ao fim do ano, em principal nas correlacoes para encontrar mais diversificacao para as compras do ano que vem.

O que consideram correlacoes que fazem sentido para diversificar entre fundos do mesmo tipo (accoes, obrigacoes, ...) e nao necessariamente da mesma regiao / tipo. Nao mais de 80% / 75%?

Outro pedido de opiniao, a morningstar e os restantes fazem-nos olhar para sharpes e resultados a 3 anos, neste momento estamos num movimento a tres anos completamente alucinado, com sharps e alphas malucos. Quando analizei os dados a 6 anos, que incluem o apocalipse de 2008, surgem valores de valorizacao e StD mais "razoaveis" e mais em linha com valorizacoes historicas de muito longo prazo. Quao razoavel sera nesta altura fazer optimizacao de portfolios (de investimento a longo prazo) com base em dados a 3 anos?

P.S. Tambem tenho de por o meu excel a fazer graficos das varias opcoes de portfolios ...
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

por VirtuaGod » 22/10/2013 16:53

@file 112 - Assim estragas-me o projecto de escrever o livro :mrgreen:

Não queres fazer um post onde SÓ pões os links dos vários posts que vais fazendo ( e que vais actualizando?). Eu na primeira página colocarei o link para esse post (de links).

Acabarias por ser dos primeiros numa sub-secção nova de "User's Profiles" ou algo do género.

Abr

P.S. E assim de repente o tópico ganhou pelo menos mais 2 intervenientes de qualidade. Vamos ter de organizar isto para tornarmos o tópico ainda melhor e educativo :wink:

por Outlier » 22/10/2013 16:30

Boas,

A medição e o uso dos riscos associados à teoria do investimento CAPM

O modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) foi criado no início dos anos 60 por Jack Treynor, William Sharpe, John Lintner e Jan Mossin, baseado na teoria pioneira de Harry Markowitz sobre o portfolio (carteira) com diversificação de ativos. O CAPM constitui a base de suporte para a globalidade da teoria moderna do investimento.
A medição e o uso dos riscos é uma caraterística fundamental do modelo CAPM, o qual determina uma maneira de dividir teoricamente o risco de uma carteira de ativos de investimento em 2 diferentes tipos de risco: risco sistemático (beta do mercado) e risco específico, ou seja, o risco sistémico da “carteira do mercado” e o risco de realização de um qualquer investimento individual dentro dessa carteira. A “carteira do mercado” é na realidade uma carteira teórica que representa o mercado como um todo.
Para se compreender melhor como o risco se encaixa na teoria da carteira, também precisamos de compreender o conceito da “carteira super eficiente”. Markowitz já falava no conceito de “fronteira eficiente” da carteira, o qual essencialmente se refere ao ponto em que uma carteira individual apresenta um retorno máximo para um determinado nível de risco, ou, inversamente, o nível mínimo de risco de um determinado retorno.
Para ilustração do assunto, apresenta-se o seguinte gráfico:

Imagem
Fonte: "Multi Asset Class Investment Strategy", Wiley Finance 2006, de Fraser-Sampson

Uma carteira pode ser construída e desenhada para cada relação risco específico/retorno dentro da área sombreada deste gráfico. A “fronteira eficiente” é a parte sombreada superior à curva, porque, para um dado valor de risco, o retorno é sempre superior ao respetivo valor de risco, mostrando assim a escolha ideal da carteira para um dado nível de risco ou retorno esperado. É claro que, para uma qualquer taxa de retorno, logicamente deveríamos escolher a carteira com menor risco, e, para qualquer nível de risco, deveríamos escolher a carteira que ofereceu o maior retorno.
Se ao gráfico anterior adicionarmos um ativo que paga a taxa livre de risco do retorno, traçamos uma tangente à referida curva de risco específico/retorno, obtendo assim a “linha de capital do mercado”, como é mostrado no gráfico seguinte:

Imagem
Fonte: "Multi Asset Class Investment Strategy", Wiley Finance 2006, de Fraser-Sampson

Assim, a partir da taxa livre de risco para a “fronteira eficiente”, pode ser determinada a “carteira super eficiente”como o momento em que as duas se tocam, que corresponde à interceção do risco de 10% com um retorno de cerca de 12% (ver no 1º gráfico esta leitura). Além disso, assumindo que os investidores poderiam alavancar ou desalavancar a sua posição, é possível construir carteiras a um nível superior ao da “linha de capital do mercado”, carteiras essas que são superiores aos da “fronteira eficiente” porque oferecem mais retorno para o mesmo nível de risco, ou um menor nível de risco para a mesma taxa de retorno.
Sharpe foi capaz de demonstrar que, se todos os investidores tiverem informações perfeitas do mercado, se todos concordam com a visão do modelo de risco e retorno, e se todos atuam no sentido de serem capazes de chegar ao nível ideal de alavancagem para qualquer relação de risco/retorno desejada, então a “carteira super eficiente” e a “carteira do mercado” são a mesma coisa. Ou seja, todos os investidores iriam aguentar a carteira do mercado e simplesmente iriam alavancar ou desalavancar de modo a chegarem ao seu próprio perfil de risco/retorno desejado. Isto assume que existe tal coisa como um identificável mercado único da carteira, o que é naturalmente falso, a menos que se possa identificar um universo em que a “carteira do mercado” seja desenhada para o representar, e isso, por sua vez, só poderia ser feito por uma seleção arbitrária dos ativos, que com certeza pode ser diferente de investidor para investidor. Este é mais um aspeto em que o modelo teórico choca com a realidade. Por vezes construímos um modelo de carro tão ideal, que depois vamos testá-lo na realidade de uma pista e ele não anda ou, pelo menos, não anda como nós pretendíamos. Um jornalista não pode construir uma boa história à custa da maquilhagem, à sua maneira, de factos históricos.
Assim, como há a teoria dos gases ideais, também não fica mal ser lembrada aqui esta teoria ideal do investimento de uma carteira em função do rácio de retornos/níveis de risco, sendo sempre importante como suporte de base ao enquadramento da realidade específica.

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por jokerportuga » 22/10/2013 16:03

Azul10 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Depois de uma paragem para ver o Walking Dead :-$

Estiveste a ver a performance do F&C? :twisted:

Noutro forum já utilizei a analogia entre o F&C e a serie Walking Dead.
Esperemos que seja desta que ganha vida....

Registado: 18/1/2010 12:59

por Azul10 » 22/10/2013 15:57

VirtuaGod Escreveu:Depois de uma paragem para ver o Walking Dead :-$

Estiveste a ver a performance do F&C? :twisted:

Registado: 4/10/2010 11:29

por VirtuaGod » 22/10/2013 15:11

visitante01 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Pessoalmente incluí um gráfico de dias que o Drawdown demora (como se pode ver no que postei). Achei essa info bastante importante.

Actualizei o gráfico, ve la se era isso :-k

Sabes que sim :wink: Mas o que eu acho piada não é só os gráficos mas a harmonia visual de disposição dos mesmos. Para além de extremamente úteis são muito bonitos. :wink:

por visitanteO1 » 22/10/2013 11:20

VirtuaGod Escreveu:Pessoalmente incluí um gráfico de dias que o Drawdown demora (como se pode ver no que postei). Achei essa info bastante importante.

Actualizei o gráfico, ve la se era isso :-k

por chico_laranja » 22/10/2013 9:54

Visitante01

Eu diria que te estás a pôr a jeito de teres que fazer esses gráficos janotas para uma imensidão de fundos ;)

Essa base é excelente. Bastará alterar os valores de entrada e os limites para termos gráficos para analisar durante um mês para os FI falados neste tópico e nos do Rick :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por VirtuaGod » 22/10/2013 3:09

por Midas » 22/10/2013 0:30

@visitante01
Grande legenda, é de grande utilidade. :lol:
Tiveste imenso trabalho, tanto na parte operacional, como na parte teórica. Obrigado pelo trabalho que tiveste. :clap:

@VG
O Microsoft Office, com as suas limitações, é o software de produtividade mais usado, em empresas e em casa, pelas as pessoas. É natural que as pessoas, abram os CSV em Excel. (Não estou a defender o MS Office.)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 22/10/2013 0:23

VirtuaGod Escreveu:What does the future hold for fixed income?

Provavelmente uma das melhores respostas que já ouvi sobre o pk do QE não estar a gerar inflação.

Elisa Trovato:
Do you see any signs of inflation coming through as a consequence of this expansionary monetary policy?

Oliver Gregson: The extraordinary amounts of stimulus that had been pumped into this economy in any other circumstances would have led to some form of inflation. But the velocity of money remains incredibly low. The credit money multiplier is not working as it would in the normal environment. Around half of US stimulus is still in excess reserves held by banks of the Fed, for example. Because of this, the typical impact of that sort of effort is not bearing out in inflation.

Equally, I do not really see it being a concern for many of the central banks at the moment.

Depois de uma paragem para ver o Walking Dead :-$ Acabei agora de ler o artigo/entrevista. Não posso o deixar de reforçar o quanto gostei :wink:

por visitanteO1 » 22/10/2013 0:12

VirtuaGod Escreveu:
No limite é tão bom lol Como é que algo pode ser melhor que a fonte oficial? :) Tb tem 4 casas decimais, mas só no ficheiro .csv :wink:

E em relação à formatação o problema não é do ficheiro. Pessoalmente netas situações de aparente "má formatação" uso o libre office e funciona 5 estrelas. O office da microsoft deixa tanto a desejar...

4 casas decimais é sempre bom :p

em relação à formatação, nada que um; (trabalho de casa para o VG)

=left( ...
=right( ...
=substitute( ...

no excel não resolva ;)

por VirtuaGod » 22/10/2013 0:11

Rick Lusitano Escreveu:É tanta informação, que uma analise escrita, ajudava a digerir. :lol:

Eu acho tão giro que parte da piada às vezes é tentar descobrir o de que é o gráfico!!

visitante01 Pessoalmente incluí um gráfico de dias que o Drawdown demora (como se pode ver no que postei). Achei essa info bastante importante.

por visitanteO1 » 22/10/2013 0:08

Rick Lusitano Escreveu:É tanta informação, que uma analise escrita, ajudava a digerir. :lol:

ve la se ajuda ;)

a explicação é geral - dá para colocar qualquer outro fundo - mas dá para perceber o que significa cada gráfico

(da esquerda para a direita, de cima para baixo)

#1:

Barras azuis - rentabilidade dos ultimos 12 meses naquela data. Todos os meses irá surgir uma nova barra com os ultimos 12 meses. O historico da base de dados, não permite o calculo dos ultimos 12 meses até determinada data, dai a diferença entre as barras e a curva vermelha.

Curva vermelha (com pontos pretos) - rentabilidade média (anualizada) considerando os dados desde o inicio da base de dados até aquela data.

Linha vermelha tracejado - linha de tendencia (linear) da curva vermelha

#2:

Barras azuis - rentabilidade calculada para o periodo indicado (anualizado quando periodo maior que 1 ano) - a barra do "1 year" representa o mesmo valor do apresentado no grafico #1 pela barra mais á direita (data actual)

Barras vermelhas - calculo da volatilidade nos mesmos periodos

#3:

Calculo de um "cost factor" (seguindo uma ideia do VG) para perceber se um fundo se encontra "caro" ou "barato" em relação ao historico - mensal

#4:

Calculo de um "cost factor" (seguindo uma ideia do VG) para perceber se um fundo se encontra "caro" ou "barato" em relação ao historico - semanal

#5:

Área azul - calculo dos dias de "drawdown" (sugestão do VG)

Curva Vermelha - visualização do "andamento" da rentabilidade ao longo do tempo

Área azul - calculo do "drawdown"

#6:

Área azul - rentabildade mensal obtida (não anualizado) - cada linha vertical dentro da área representa 1 mes - o mês actual é apresentado, mas apenas como refêrencia

#7:

Área azul - rentabildade semanal obtida (não anualizado) - cada linha vertical dentro da área representa 1 semana - a semana actual é apresentada, mas apenas como refêrencia

#8:

Indicação da rentabilidade obtida em cada ano - apresenta os anos completos, quando existentes na base de dados

#9:

Indicação da rentabilidade obtida em cada ano, acumulado mensal - limitada, por a base de dados, e até á data actual (o mes actual tem sempre informação incompleta

EDIT: actualizado para o novo formato
Editado pela última vez por visitanteO1 em 22/10/2013 11:25, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 22/10/2013 0:02

Rick Lusitano Escreveu:VG, não preferes antes este link, com o ficheiro das cotações em CSV, (o ficheiro tem as 4 casas decimais em vez das 2 casas decimais do teu site e do site de origem do ficheiro CSV)? Coloquei-o na página 211. :D

:arrow: http://www.fondscheck.de/m&g_optimal_income_fund-fonds-historisch?secu=100187832&boerse_id=8

No limite é tão bom lol Como é que algo pode ser melhor que a fonte oficial? :) Tb tem 4 casas decimais, mas só no ficheiro .csv :wink:

E em relação à formatação o problema não é do ficheiro. Pessoalmente netas situações de aparente "má formatação" uso o libre office e funciona 5 estrelas. O office da microsoft deixa tanto a desejar...

por Midas » 21/10/2013 23:38

visitante01 Escreveu:@Rick

obrigado, também poderá "sofrer" desse erro, mas com um historico mais completo, já está com os valores iguais aos obtidos online

@VG

obrigado pela dica (e já agora, para o link do Rick também) ;) as coisas que vcs sabem

aqui fica a imagem, agora actualizada e com um aspecto mais "real"

Bem-vindo, 01
Grandes gráficos. :clap:
É tanta informação, que uma analise escrita, ajudava a digerir. :lol:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por visitanteO1 » 21/10/2013 23:29

@Rick

obrigado, também poderá "sofrer" desse erro, mas com um historico mais completo, já está com os valores iguais aos obtidos online

@VG

obrigado pela dica (e já agora, para o link do Rick também) ;) as coisas que vcs sabem

aqui fica a imagem, agora actualizada e com um aspecto mais "real"

EDIT: actualizada a imagem
Anexos
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) - GB00B1VMCY93.png
Editado pela última vez por visitanteO1 em 22/10/2013 11:18, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 126 visitantes