GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
jfr2006 Escreveu:A verdade é que se tem provado sistematicamente que a GALP rouba e descaradamente....
Gosto dessa, é cá uma tirada... sobretudo com as provas que tu tens vindo a apresentar, também sistematicamente. Convincente, sem dúvida!



FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
jfr2006 Escreveu:Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Mais uma vez se comprova que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal andam a gozar com o povo ao fazerem a grandessíssima descida de meio cêntimo no preço do gasóleo![]()
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E mais uma vez se comprova que o jfr2006 não responde às perguntas colocadas.
Quando é que vais responder ao que te perguntei?
Qual? Aquela da treta da correlação? Bem..quando você me for capaz de garantir que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal compram o petróleo na altura que o preço está mesmo em cima e não quando está mais em baixo...
A verdade é que se tem provado sistematicamente que a GALP rouba e descaradamente....
Ó amigo por essa logica de ideias todos (belmiro, jeronimo, mota, teixeira, jardim, manel, maria, alexandre, pedro, santos, silva, americo, socrates) roubam para terem lucros para distribuir pelos accionistas, que é o que nós todos queremos!!!!
Quem no seu perfeito juizo não aproveita uma oportunidade para ganhar dinheiro á custa dos outros????
Deves ter perdido muito dinheiro com as acções da galp!!!!
Já agora porque é que não divides o mal pela adeias e atacas também o bpn e bcp? É que a galp rouba aos centimos e estes roubam aos milhões!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Mais uma vez se comprova que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal andam a gozar com o povo ao fazerem a grandessíssima descida de meio cêntimo no preço do gasóleo![]()
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E mais uma vez se comprova que o jfr2006 não responde às perguntas colocadas.
Quando é que vais responder ao que te perguntei?
Qual? Aquela da treta da correlação? Bem..quando você me for capaz de garantir que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal compram o petróleo na altura que o preço está mesmo em cima e não quando está mais em baixo...
A verdade é que se tem provado sistematicamente que a GALP rouba e descaradamente....

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Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Mais uma vez se comprova que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal andam a gozar com o povo ao fazerem a grandessíssima descida de meio cêntimo no preço do gasóleo![]()
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E mais uma vez se comprova que o jfr2006 não responde às perguntas colocadas.
Quando é que vais responder ao que te perguntei?
Elias não me leve a mal, mas não dê "corda" a esse jrf2006, é isso que ele quer ... já deu para perceber à muito tempo que ele não responde.
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jfr2006 Escreveu:Mais uma vez se comprova que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal andam a gozar com o povo ao fazerem a grandessíssima descida de meio cêntimo no preço do gasóleo![]()
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E mais uma vez se comprova que o jfr2006 não responde às perguntas colocadas.
Quando é que vais responder ao que te perguntei?
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Resina Escreveu:Cepsa volta a baixar gasolina pela segunda vez esta semana
A Cepsa volta, a partir da meia-noite do dia 1 de Novembro, a baixar os preços dos combustíveis. A petrolífera vai reduzir a gasolina de 95 octanas em um cêntimo, depois de ter efectuado a mesma diminuição na passada quarta-feira.
Ontem reparei numa notícia que diz que a CEPSA comprou a TOTAL.
Por falar em TOTAL queria referir algo que me despertou a atenção.
Normalmente abasteço na GALP (por causa das senhas de desconto) mas no passado sábado estava eu no meio do Alentejo (mais precisamente na Vidigueira) e precisei de abastecer, pois o carro estava "nas lonas" (já tinha acendido a reserva há 40 km). O posto que havia era da TOTAL. Raramente abasteço na TOTAL. Ora a TOTAL tem anunciado o combustível Excellium e diz que faz mais km por cada abastecimento. Normalmente não dou importância a estes "reclames" pois não os tomo como rigorosos.
Neste caso abasteci 25 euros (19,47 litros) o que normalmente me dá para 250 a 275 km em estrada. Se fizer condução económica é capaz de ir aos 300.
Neste caso os 25 euros deram para 346 quilómetros o que é um valor muitíssimo superior ao que consigo fazer com 19,47 litros.
Isto era gasolina 95 vulgar (não era daquelas especiais de corrida).
Depois disto dei comigo a pensar "será que as gasolinas são todas iguais? será que o pessoal que discute o preço da gasolina e a possibilidade de cartel não anda a partir do princípio errado que as gasolinas são todas iguais quando na verdade não são?"
1 abraço,
Elias
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Merceeiro Escreveu:bom dia!
Com o crude esta semana a um preço médio entre 47 e 50 euros, e dado o preço antes de impostos do gasóleo ser mais alto que em tempos passados, é expectável que haja uma nova descida na próxima semana? E para que valores?
jfr, apresente lá as suas contas e qual o preço adequado para os combustíveis. Se está mal, emigre para Espanha.
Cumpts
Já agora eu aproveito e actualizo a resposta a esta questão: a média da semana está agora pelos 50.9 euros, valor que já não alterará grande coisa.
Com estes valores das últimas semanas, é expectável que tenhamos na semana que vem uma baixa média da ordem dos 3 centimos nos combustíveis. É uma estimativa mas penso que não fugirá muito disto...
Em principio ocorrerá lá para quarta-feira que tem sido o dia "previligiado".
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Cepsa volta a baixar gasolina pela segunda vez esta semana
A Cepsa volta, a partir da meia-noite do dia 1 de Novembro, a baixar os preços dos combustíveis. A petrolífera vai reduzir a gasolina de 95 octanas em um cêntimo, depois de ter efectuado a mesma diminuição na passada quarta-feira.
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Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
A Cepsa volta, a partir da meia-noite do dia 1 de Novembro, a baixar os preços dos combustíveis. A petrolífera vai reduzir a gasolina de 95 octanas em um cêntimo, depois de ter efectuado a mesma diminuição na passada quarta-feira.
Assim, o preço do litro da gasolina de 95 octanas passa a fixar-se nos 1,272 euros por litro enquanto o gasóleo mantém-se nos 1,159 euros por litro, depois de, na semana passada, ter descido 4 cêntimos.
“Estes preços representam uma descida de 1 cêntimo na gasolina sem chumbo 95. No total da semana a Cepsa desceu 2 cêntimos na gasolina sem chumbo 95. O gasóleo mantém-se no valor divulgado a semana passada, em que a Cepsa desceu 4 cêntimos”, sublinha a petrolífera em comunicado.
A Cepsa volta, a partir da meia-noite do dia 1 de Novembro, a baixar os preços dos combustíveis. A petrolífera vai reduzir a gasolina de 95 octanas em um cêntimo, depois de ter efectuado a mesma diminuição na passada quarta-feira.
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Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
A Cepsa volta, a partir da meia-noite do dia 1 de Novembro, a baixar os preços dos combustíveis. A petrolífera vai reduzir a gasolina de 95 octanas em um cêntimo, depois de ter efectuado a mesma diminuição na passada quarta-feira.
Assim, o preço do litro da gasolina de 95 octanas passa a fixar-se nos 1,272 euros por litro enquanto o gasóleo mantém-se nos 1,159 euros por litro, depois de, na semana passada, ter descido 4 cêntimos.
“Estes preços representam uma descida de 1 cêntimo na gasolina sem chumbo 95. No total da semana a Cepsa desceu 2 cêntimos na gasolina sem chumbo 95. O gasóleo mantém-se no valor divulgado a semana passada, em que a Cepsa desceu 4 cêntimos”, sublinha a petrolífera em comunicado.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
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Merceeiro Escreveu:Calma, apenas fiz umas pequenas observações, não vou entrar em discussões, nem era essa a minha intenção.
Bem, mas isto é um forum, é o lugar certo para umas discussõezinhas, senão isto não tem graça nenhuma

Merceeiro Escreveu:Só digo que nem sempre os preços estão afixados em números gordos, veja-se o caso das autos-estradas, e que em tempos TODAS as gasolineiras tinham os preços na net e agora não têm. Quem não deve não teme...
Mas tu quando vais na auto-estrada abasteces quando precisas, ou vais à internet ver os preços?
Merceeiro Escreveu:Tenha calma Sr. Elias, ninguém o está a atacar. E não trato ninguém por tu sem saber se posso. Obrigado.
Epá claro que podes. Até agradeço. E não me trates por sr. Eu aqui trato toda a gente por tu, tanto faz terem 20 anos ou 60. Não vejo qualquer necessidade de formalismos.
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Calma, apenas fiz umas pequenas observações, não vou entrar em discussões, nem era essa a minha intenção.
Só digo que nem sempre os preços estão afixados em números gordos, veja-se o caso das autos-estradas, e que em tempos TODAS as gasolineiras tinham os preços na net e agora não têm. Quem não deve não teme...
Tenha calma Sr. Elias, ninguém o está a atacar. E não trato ninguém por tu sem saber se posso. Obrigado.
Só digo que nem sempre os preços estão afixados em números gordos, veja-se o caso das autos-estradas, e que em tempos TODAS as gasolineiras tinham os preços na net e agora não têm. Quem não deve não teme...
Tenha calma Sr. Elias, ninguém o está a atacar. E não trato ninguém por tu sem saber se posso. Obrigado.
A mercearia de valores não faz fiado
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Merceeiro Escreveu:Só por este site se vê que Portugal é mesmo atrasado. Em Espanha o próprio Governo publica os preços nos postos, em Portugal julgo que não há qualquer site governamental com esta informação.
Merceeiro, não vejo em que é que o facto de haver um site governamental com os preços dos combustíveis praticados por empresas privadas contribui para o país ser menos atrasado.
Merceeiro Escreveu:Até as proprias gasolineiras retiraram dos seus sites os preços dos combustíveis. Assim fica difícil a transparência e concorreência do mercado
Tu não abasteces pela internet. Abasteces nas bombas. E os preços são afixados em números bem gordos à entrada das bombas. Onde é que está a falta de transparência e de concorrência?
Merceeiro Escreveu:e depois querem que não haja acusações de cartel e monopólio...
desculpa mas estás a subverter as coisas.
O povo está tão sedento de argumentos para acusar as gasolineiras de cartel e monopólio (mas tu sabes o que é um monopólio???) que qualquer disparate serve. Até o facto de não haver um site governamental com os preços serve para alegar que há cartel.
isto é um chorrilho de disparates.
Vamos a factos.
1 - Os preços são afixados de forma bem visível à entrada de todas as bombas (por isso não há falta de transparência)
2 - diariamente vemos na impresa e ouvimos na rádio informação actualizada sobre os preços (por isso não há falta de informação)
3 - a autoridade da concorrência fez uma investigação e concluiu não haver indícios de cartel.
4 - o povo gostaria de ter gasolina barata e por isso apontou baterias às gasolineiras, na expectativa de que os preços venham a baixar
5 - quando se refere a investigação da autoridade da concorrência (3) o povo lança suspeições sobre a autoridade da concorrência, porque tendo em conta as expectativas referidas em (4) essa investigação só seria bem vista se se viesse a provar que havia cartel
6 - o Estado continua a encaixar mais de 60% do valor que os consumidores pagam pelos combustíveis mas esse facto não parece incomodar os cidadãos. OU seja, as gasolineiras terem um lucro de meia dúzia de cêntimos por litro é mau mas o Estado encaixar 80 cêntimos por litro já não é.
Resumindo e baralhando, as cartas são estas:
- há transparência
- há informação
- há investigação
- há os impostos
Agora é só baralhar e tornar a dar

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Só por este site se vê que Portugal é mesmo atrasado. Em Espanha o próprio Governo publica os preços nos postos, em Portugal julgo que não há qualquer site governamental com esta informação.
Até as proprias gasolineiras retiraram dos seus sites os preços dos combustíveis. Assim fica difícil a transparência e concorreência do mercado e depois querem que não haja acusações de cartel e monopólio...
Até as proprias gasolineiras retiraram dos seus sites os preços dos combustíveis. Assim fica difícil a transparência e concorreência do mercado e depois querem que não haja acusações de cartel e monopólio...
A mercearia de valores não faz fiado
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rmachado Escreveu:Marco
Como é que aparece o preço da Gasolina Espanhola no teu gráfico? É que ainda hoje ouvi o preço (e vi) a 1.00Euro (ou .99).
São preços antes de impostos, rmachado. Eu faço sempre a comparação dos preços antes de impostos...
A semana passada (que é até onde vai o gráfico), em Espanha o preço médio da Gasolina era de 1.05763 (0.50422 antes de impostos) e o do Gasoleo era de 1.07049 (0.61142 antes de impostos).
Atenção também que em Espanha os preços são muito variáveis. Nos grandes centros os combustíveis são em média vários centimos mais caros, mas as pessoas tendem a tomar por referência o valor mais baixo que se pratica na fronteira...
Por exemplo, hoje em Madrid, os preços da Gasolina rondam os 1.00~1.02 na Gasolina e 1.03~1.05 no Gasóleo.
Não são iguais em todo o lado, portanto...
Podes confirmar aqui:
http://oficinavirtual.mityc.es/carburantes/index.aspx
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco
Como é que aparece o preço da Gasolina Espanhola no teu gráfico? É que ainda hoje ouvi o preço (e vi) a 1.00Euro (ou .99).
A minha pergunta anterior era "envenenada" pois embora os preços acompanhem o crude (com o tal lag que acho curto), na práctica não acompanham, pois para valores iguais do mesmo não temos preços iguais, e só isto desmonta parte da argumentação das gasolineiras (são todas iguais) de que o preço varia só com o crude. Nós (quem quer perceber) percebe que não, mas a informação que passa não é assim gerando este descontentamento que de certa forma é legitimo, permitido até estas intervenções populistas de certos politicos. Não era mais interessante preocuparem-se com os transportes públicos, a ferrovia, etc, do que com o preço das "gasolinas"?
Como é que aparece o preço da Gasolina Espanhola no teu gráfico? É que ainda hoje ouvi o preço (e vi) a 1.00Euro (ou .99).
A minha pergunta anterior era "envenenada" pois embora os preços acompanhem o crude (com o tal lag que acho curto), na práctica não acompanham, pois para valores iguais do mesmo não temos preços iguais, e só isto desmonta parte da argumentação das gasolineiras (são todas iguais) de que o preço varia só com o crude. Nós (quem quer perceber) percebe que não, mas a informação que passa não é assim gerando este descontentamento que de certa forma é legitimo, permitido até estas intervenções populistas de certos politicos. Não era mais interessante preocuparem-se com os transportes públicos, a ferrovia, etc, do que com o preço das "gasolinas"?
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Francisco Louçã propôs há uns dias que se voltasse ao regime de preços controlados dos combustíveis. De uma forma recorrente, assistimos a intervenções indignadas, mesmo de responsáveis políticos, sobre os lucros especulativos da GALP, a ponto de ter justificado a criação de uma ridícula taxa “Robin dos Bosques”, que ainda não foi regulamentada e ninguém sabe se o será. Obviamente que já ninguém se lembra dos efeitos perversos dos preços administrativos de diversos bens que vigoraram nas décadas de 70 e 80, com o espiral de inflação diferida e fiscalidade agravada que se lhes seguiram. Exceptuando frei Louçã, que conhecerá muito bem a lógica dos preços dos combustíveis, mas é exímio na demagogia, toda a diabolização da GALP feita pela propaganda governamental e por jornalistas ignorantes, não resiste à análise dos números.
No gráfico abaixo, espelha-se a evolução do preço de venda ao público (PVP) da Gasolina e respectivos componentes desde Janeiro de 1999 a Setembro de 2008. Na sua construção consideraram-se:
* Os valores médios mensais de preços e fiscalidade dos combustíveis divulgados pela DGEG;
* Os preços spot diários do Brent, a base das nossas importações de crude, convertidos em euros pela utilização dos câmbios médios mensais divulgados pelo Banco de Portugal;
* A capacidade padrão de um barril de petróleo, corrigida das perdas na refinação (cerca de 1%).
A evolução apresentada no gráfico equivalerá, basicamente, às condições de exploração da GALP, uma vez que é o único refinador em Portugal e a quem as outras gasolineiras adquirem o grosso dos produtos refinados que vendem no mercado interno. O custo do crude apresentado - cotações spot do Brent - tenderá, em média, a ser muito próximo do suportado pela GALP. A empresa, na valorização das matérias primas para efeito de custeio industrial, utiliza custos de reposição (vulgo, NIFO, next in, first out), pelo que, abastecendo-se através da negociação de contratos geralmente indexados aos futuros a 1 mês, são mínimos os desvios entre estes e as cotações spot. Por outro lado, a fixação do preço no retalhista (PSI - preço sem impostos) não depende apenas do custo do barril do petróleo, mas também da margem daquele e sobretudo do preço à saída da refinaria, indexado este às cotações CIF (cost, insurance & freight) dos produtos refinados no mercado de Roterdão os quais, por diversas razões (capacidade de refinação, picos de procura sazonal ou outras), apresentam frequentemente evoluções bem diferenciadas face às das cotações do crude (vd. Gráfico 5, pág. 27 do Relatório da Autoridade da Concorrência). Supostamente, a diferença entre o referido PSI e o custo da matéria prima (faixa a verde claro no gráfico) deve cobrir todos os custos industriais de refinação (amortização do equipamento e respectivos custos de financiamento, bem como mão de obra e outros consumos), custos de armazenagem, de comercialização e de distribuição e incorporar ainda a margem do refinador e do retalhista.
Algumas conclusões interessantes:
1. Entre Janeiro de 1999 e Setembro de 2008, o PSI médio mensal da gasolina subiu 240% (13,5% em termos de média anual), enquanto que o preço final ao consumidor (PVP) subiu apenas 81% (6,3% por ano); no mesmo período, o custo do barril de petróleo, expresso em euros, aumentou 606% (22,4% ao ano);
2. Por muito que custe à opinião asinina que por aí vai sendo publicada, as empresas acomodam sempre uma parte do aumento das matérias primas. É isso que explica a enorme diferença entre o aumento percentual do custo do crude e do preço sem impostos, amortecido este pela redução de outros custos e pelo estrangulamento da margem de refinação;
3. O preço ao consumidor sofre ainda outro amortecimento dado pela componente fiscal. O peso desta na estrutura do preço final baixou de 76,9% em Janeiro de 1999 para 56,7% em Setembro de 2008;
4. Estes “amortecedores” funcionam quer na alta, quer na baixa do preço do crude. Assim se explica que as acentuadas descidas do barril de petróleo desde meados de Julho, não tenham idêntica repercussão percentual no preço da gasolina, facto que traz algumas mentes tão furibundas;
5. Curiosamente, a margem do refinador terá sido mais dilatada até 2002, altura em que a GALP deixou de ser 100% pública, com a venda de 1/3 do seu capital à ENI. De Janeiro de 1999 a Dezembro de 2001, período do consulado guterrista em que ainda vivíamos no regime de preços administrativos, o crude subiu 119%, mas o PVP da gasolina apenas se agravou 13,7%, tendo-se usado de forma activa a “almofada” do ISP que, no mesmo prazo, baixou quase 39%. Uma parte desta descida terá, indubitavelmente, engrossado a margem do refinador. Estivéssemos nessa altura já no regime de preços livres e, mantendo-se constantes todas as componentes do preço, este teria aumentado cerca de 41% naquele período. Mas em regime de preços livres e com importação de produtos refinados por parte de qualquer das petrolíferas, a margem do refinador seria menor, porque limitada pela concorrência e o aumento do preço final não atingiria aquele nível. Seria porém claramente superior ao que se verificou, com inerentes ganhos ao nível do défice público e da balança comercial, por força da retracção do consumo que então se verificaria.
6. A partir de 2002 há um aumento brusco do ISP, terminando o seu “efeito-almofada” e em 2003 dá-se a liberalização total dos preços dos combustíveis, tornando-se livre a partir daí a sua fixação por parte das petrolíferas e retalhistas. Desde então, o preço antes de impostos tem evoluído em sintonia com os preços do crude, com algumas discrepâncias que ocorrem geralmente no Verão, em que é maior a procura de combustível refinado.
7. Certo é que, a partir de então, a faixa a verde claro que, como acima se disse, inclui custos de refinação, armazenagem, distribuição e as margens ditas escandalosas das petrolíferas e retalhistas, tem-se vindo gradualmente a estreitar. Se considerarmos a estrutura de preços indicada pela Autoridade da Concorrência (vd. Relatório, mapa 91), 23% do PSI equivale à margem do retalhista e a custos de armazenagem. Aplicando esta percentagem aos seus valores médios mensais, chegamos a um montante que, durante praticamente todo o ano de 2008, supera a diferença entre o PSI e o custo do crude (a já referida faixa a verde claro do gráfico). Isto significa que o PSI não tem coberto integralmente os custos da GALP e esta tem operado ao longo de todo o corrente ano com margens de refinação negativas, que só se terão invertido em Setembro.
8. Ou seja, as grandes margens do negócio do petróleo não se encontram na fase da refinação, mas a montante, na extracção, facto que, não é pelos vistos do conhecimento dos nossos analistas e dirigentes políticos. São as grandes petrolíferas internacionais, detentoras de concessões de poços há vários anos e com investimentos já efectuados e largamente amortizados, que se vêm locupletando com margens “oceânicas”. O custo para estas de um barril de petróleo varia entre menos de 10 dólares, se proveniente dos poços pouco profundos do Médio Oriente, até um máximo de 30 dólares, se extraído dos locais mais recônditos do Alaska ou da Sibéria.
9. A actividade de extracção da GALP tem ainda um peso marginal, restringindo-se aos poços que explora em Angola. Irá aumentar significativamente no futuro - facto com que nos devemos congratular - quando a exploração dos poços recém descobertos no Brasil entrar em cruzeiro, o que não acontecerá antes de 6/7 anos.
Em síntese, a GALP não é o vilão que por aí se apregoa e nos tem explorado com a imposição de preços de monopolista, desenvolvendo antes a sua actividade num mercado extremamente concorrencial e transparente como é o das commodities. O seu contributo é e será relevante a vários níveis, seja para o PIB, para o emprego e mesmo para o desenvolvimento tecnológico. Trata-se, em suma, de uma Instituição nacional que deveríamos prezar e não vilipendiar.
Não tenho porém qualquer veleidade em mudar as opiniões já formatadas, por mais fundamentos que apresente. Como disse em tempos um ilustre pensador da nossa praça, não há argumento que vença o preconceito.Fonte

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
jfr2006 Escreveu:Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Foi assim aquando da descida do IVA (em que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal) mantiveram o preço da botija do gás e depois vieram com a desculpa (mais uma para a lista de desculpas esfarrapadas deles e que já vai enorme) que foi um erro informático![]()
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E onde é que está escrito que os preços finais devem reflectir a descida do IVA?
Ah..fixe..então deves ser um dos que tem um ginásio, de certeza...
Portanto, um bem derrepente de um dia para outro e por uma incrível coincidência com o baixar de um imposto que lhe é aplicado, ficou mais caro?![]()
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Agora percebo porque é que este país está assim...
Só para esclarecer que a descida do IVA obriga a uma descida do preço final. Isto é obrigatório e está escrito "em todo" o Código do IVA.
O que pode acontecer de seguida é que o vendedor aumenta o preço antes de IVA de forma ao preço + IVA ficar igual ao anterior.
Todavia, nos ginásios isso não era possível (como em milhões de outras situações) porque existia um preço antes de IVA pré-definido
P.S.: Foi só para esclarecer essa questão dos ginásios...
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rmachado Escreveu:Marco
De qq maneira e olhando para o teu gráfico, o Gasóleo devia estar mais barato, ou estarei a ver mal?
O Gasóleo "devia" estar mais barato e a Gasolina "devia" estar mais cara.
Isto, claro, se a evolução dos preços fosse linear com o Petróleo.
Mas a evoluçao não é linear e o encarecimento do gasóleo é um facto que temos de aceitar, deve-se ao aumento da procura deste tipo de combustível.
Na página anterior tens gráficos comparativos com Espanha e podes verificar que lá passa-se o mesmo (nota: de Espanha só tenho valores médios até à semana passada).
Entretanto, como a diferença se vai agravando, no gráfico principal acrescentei uma quarta linha que apresenta o preço médio dos dois combustíveis...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Martins Braz, o tópico avançou 43 páginas mas tu não...Martins_Braz na página 2 deste tópico Escreveu:Pois, quanto a números tens toda a razão. Não os coloco porque são públicos e porque, sinceramente, "não estive para isso".
Lá teremos que aguardar para que "estejas para isso" e demonstres os "factos notórios" de que falas.
Enquanto isso, eu vou actualizando o tópico e colocando aqui um manancial de informação sobre o assunto.
Penso que não entendeste o sentido do meu post...
Não disse se estavas certo ou errado... isso fica para mim. Apenas comentei outro post (não era sequer teu mas... enfim) que evidenciava a existência de um crime de difamação. Apenas comentei a natureza criminal das afirmações de todos os que dizem que a GALP e os seus Administradores são uns ladrões.
Agora se quiseres perceber... muito bem. Se não quiseres perceber... muito bem também. Não sou eu que ganho ou perco com isso

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