Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ZON Multimédia - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 22/5/2009 14:49

a "desblindagem" dos estatutos dá sempre cabo dos negócios à sonae

lá se vai o negócio?!

Registado: 17/2/2004 1:38

por NandoAngra » 22/5/2009 14:02

Elias Escreveu:fernando, foi feita cuma correcção de 16 cêntimos porque hoje entrou em ex-dividendo

Obrigado Elias.
Parece-me que me saiu a sorte grande então.
Comprei ontem acções da Zon. Isto quer dizer que vou receber o dividendo independentemente de quando venda as acções, certo?
Qual é a melhor altura para vender as acções que comprei? já hoje?

Registado: 21/5/2009 16:05

por mcarvalho » 22/5/2009 13:42

Possível fusão entre Sonaecom e Zon dependente da desblindagem de estatutos

22/05/2009

A fusão da Sonaecom e da Zon é uma questão de tempo. Irá acontecer, não se sabe é quando. Este tem sido o sentimento no sector das telecomunicações. Para a concretização da operação a Sonaecom tem que reunir o consenso dos accionistas, já que a desblindagem dos estatutos é importante.

Ontem foi o próprio Paulo Azevedo, presidente da Sonae (principal accionista da Sonaecom), a dizer que acredita que a operação vai acabar por concretizar-se. Aliás, as últimas declarações sobre esta possível fusão têm surgido da parte da Sonae.

Ontem, em entrevista à Reuters, Paulo Azevedo voltou ao assunto, fazendo declarações que indiciam evoluções fortes no sentido da fusão. "Falo com regularidade [com accionistas da Zon] e tento sempre promover esta visão dos nossos objectivos e da nossa maneira de estar e, devo dizer, tenho tido de forma crescente afirmações deles que acreditam, que começam a ver que é assim mesmo. Nesse aspecto as coisas têm corrido bem", afirmou Paulo Azevedo.

Adiantou que "pela positiva há um entendimento crescente de que esse processo poderá dar um forte impulso ao investimentos e à rentabilidade do investimento em fibra" das duas empresas. Mas ao Negócios alguns accionistas da Zon revelaram que, ultimamente, não se evoluiu nas conversas. A gestão da Zon não comenta estas declarações, mas já por diversas vezes disse não ver valor nesta fusão.

A limitação dos estatutos

A Sonaecom já anteriormente admitiu que não fará uma investida hostil sobre a Zon, pelo que uma futura fusão tem de ser consentida. Nas contas, a Caixa Geral de Depósitos torna-se decisiva.

É que os estatutos da Zon estão blindados a 10%, o que significa que mesmo que a Sonaecom compre posições accionistas ou entre, através de fusão, como accionista, fica com os votos limitados.

E para os desbloquear teria de reunir o acordo de dois terços do capital. Tal como na OPA sobre a PT, a Sonaecom poderia esbarrar na assemb leia geral. Basta que a Caixa e Banco Espírito Santo votem juntamente com Cofina e a Olivedesporto contra a desblindagem para a Sonae poder ficar com poderes limitados. Nesta contagem de espingardas, BPI (7,74%) e Telefónica são aliados da Sonae.

Acções continuam em alta

Sempre que se fala numa possível fusão, quem ganha são as cotações. O mercado parece apoiar a operação em especial do lado da Sonaecom. Ontem, até às declarações de Paulo Azevedo as cotações estavam em queda. A Zon perdia, face ao fecho do dia anterior, 0,39% e a Sonaecom caia 0,37%. Os primeiros títulos feitos pela Reuters foram às 14h15 sendo das 14h18 a notícia completa com as declarações.

Às 14h30 as acções já estavam a subir e fecharam o dia a valorizarem 0,88% no caso da Zon e de 3,3% no caso da Sonaecom. Aliás, dos principais títulos ligados às telecomunicações, estes foram os únicos a subir. O índice das telecomunicações - DJ Stoxx Telecoms - caiu 2,1%.

Hoje as subidas são ainda mais acentuadas. A Sonaecom sobe 6,48% para 2,047 euros e a Zon sobe 1,94% para 4,21 euros, isto apesar de a empresa estar a partir de hoje a descontar o dividendo de 16 cêntimos que vai pagar aos accionistas na próxima semana.

Face às declarações, a CMVM solicitou que a Sonae fizesse um comunicado ao mercado, onde a empresa de Paulo Azevedo revelou ser "do conhecimento público, desde há vários meses, a existência de contactos esporádicos entre as duas empresas e os seus accionistas, sem que todavia esteja em curso qualquer negociação".

Com esta subida de ontem, a posição da Sonae na participada das telecomunicações valorizou num dia 12 milhões de euros. A Sonae detém 53,11% da Sonaecom, participação que, ao fecho de ontem, estava avaliada em 381 milhões de euros. A valorização da Sonaecom este ano já vai nos 107,3% e a Zon sobe 13,5%.

por zay » 22/5/2009 13:13

Boa tarde,

Na eventualidade de acontecer uma das duas situações, fusão ou opa, o que acontece com as acções que tenho da Zon e Sonaecom?

Registado: 24/11/2008 18:00

por mcarvalho » 22/5/2009 13:01

UBS estima em mil milhões as sinergias com a fusão da Sonaecom com a Zon

22/05/2009

O UBS classifica de “altamente positiva” a fusão da Sonaecom com a Zon Multimédia, sendo esta uma operação “lógica” e geradora de elevadas sinergias. A projecção do banco suíço é de mil milhões de euros, sendo que o negócio, a concretizar-se, deveria ser efectuado aos actuais preços de mercado.

“As sinergias poderão ser consideráveis e fáceis de conquistar”, defende o analista Bosco Ojeda, numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso. “Tanto a Zon como a Sonaecom competem ferozmente pelos clientes de banda larga e poderiam vir a partilhar a rede e os custos operacionais”, destaca.

Para o UBS, “assumindo apenas um custo de sinergia de 2,5% das receitas combinadas e 2% do investimento, as sinergias do negócio poderiam, conservadoramente, ser estimado em mil milhões de euros, ou 48% do valor de mercado das duas empresas combinadas”.

A fusão criaria um “grupo muito competitivo”, defende o banco de investimento suíço, para quem “o negócio a preços de mercados faria mais sentido já que evitaria uma excessiva alavancagem e permitiria a ambos os grupos partilhar o potencial das sinergias”.

Neste sentido, o UBS reforçou a recomendação de “comprar” para as acções da Zon Multimédia. Manteve, contudo, a avaliação de 7,10 euros, o que confere aos títulos da empresa liderada por Rodrigo Costa um potencial de valorização de 70,7% face à actual cotação de mercado. As acções somam 0,7% para 4,16 euros.

in bpi

por mcarvalho » 22/5/2009 12:56

Sonaecom e Zon sobem acima 6,0 pct com aposta eventual fusão

22/05/2009

LISBOA, 22 Mai (Reuters) - As acções da Sonaecom e da Zon Multimédia dispararam mais de 6,0 pct, com a aposta que uma fusão entre as duas empresas geraria elevadas sinergias, após o CEO da Sonae ter sinalizado o racional desta operação, disseram traders e analistas.

Ontem, em entrevista à Reuters, Paulo Azevedo, Chief Executive Officer (CEO), disse que a Sonae , que controla a Sonaecom, vê um entendimento crescente por parte dos accionistas da Zon quanto aos benefícios de uma fusão entre as duas empresas. [ID:nLL971847]

Ricardo Seara, analista do BPI, estima que o Net Present Value (NPV) das sinergias da combinação entre a Sonaecom e a Zon poderiam ser de 650-700 milhões de euros (ME), quase 20 pct do enterprise value das empresas.

Mas, a UBS vai mais longoe e e realça que, assumindo sinergias de custos de 2,5 pct das receitas combinadas e 2,0 pct no Capex, "o NPV do negócio poderia ser estimado de forma conservadora em 1.000 milhões de euros (ME), ou 48 pct da capitalização bolsista dos dois grupos combinados".

"Na nossa opinião, há uma lógica industrial notável (numa fusão). Tanto a Zon como a Sonaecom competem ferozmente por clientes na banda larga e poderia partilhar a rede e custos operacionais. A posição móvel da Sonaecom poderia ser reforçada", refere Bosco Ojeda, analista da UBS numa nota de research.

Os dealers referem que as declarações do CEO da Sonaecom estão na origem da Sonaecom ter ganho 6,58 pct para o máximo diário nos 2,089 euros e da Zon ter subido um máximo de 6,4 pct para 4,225 euros, apesar de esta hoje estar a negociar sem direito ao dividendo de 2008.

Às 1222 horas locais, já tinham sido negociadas 1.347.466 acções da Sonaecom a subir 6,12 pct para 2,08 euros e 1.836.780 acções da Zon a somarem 5,92 pct para 4,222 euros. O índice DJ Stoxx para telecoms europeias sobe 0,7 pct e o DJ Stoxx para media europeia ganha 0,17 pct.

A UBS reforçou a sua recomendação de 'Compra' para a Zon frisando que o título está atractivo, negociando a 7,0 vezes o enterprise value(EV)/EBITDA estimado para 2009, e não longe da Sonaecom, -- 6,0 vezes EV/EBITDA -- para o qual a casa de investimento também tem um 'rating' de 'Compra.

Ricardo Seara realça que esta operação de M&A "seria positivo para ambas as partes envolvidas, apesar da partilha de de benefícios depender do rácio de troca implicado numa possível fusão".

A UBS destaca que a Zon tem uma rede de cabo que poderia ser expandida e o grupo iria ser reforçado com a oferta móvel, através do operador da Sonaecom, Optimus.

Frisa que o ambiente de preços poderia melhorar sem um concorrente-chave.

A Zon tem como maior accionista a estatal Caixa Geral de Depósitos, com uma posição de 17,7 pct do capital social.

por Resina » 22/5/2009 12:37

majomo Escreveu:
Resina Escreveu:Mas não para!????
4.22€, no meu streamer do Bcp só aparece 4.33€ nos cofs, será que lá chega!?

Olá Resina,

não sei se é pelo entusiasmo da situação, mas pelos tópicos que vou passando, lá vejo os teus posts tipo relato de futebol...

Fico contente que as coisas estejam a correr-te bem. :wink:

Cumps.

Exaltei-me um pouco...
Ontem eram umas 16h29m, quando vi que era o ultimo dia para o dividendo, e vi ao mesmo tempo a noticia da Sonae, só tive tempo de fazer conta ao capital que tinha e de dar uma ordem de compra ao melhor. (nem tive para colocar preço)
Só depois é que pensei bem no que tinha feito... Ainda vi a Sonae.com a valorizar no fecho e esta a fechar perto do maximo.
Hoje vi o dia calmo e fiquei descançado, mas com esta valorização nem acredito na apontaria que tive...
Agora o melhor é que estou a 4% de atingir o meu objectivo para este ano...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por majomo » 22/5/2009 12:28

Resina Escreveu:Mas não para!????

Olá Resina,

não sei se é pelo entusiasmo da situação, mas pelos tópicos que vou passando, lá vejo os teus posts tipo relato de futebol...

Fico contente que as coisas estejam a correr-te bem. :wink:

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Re: in bpi

por fugu » 22/5/2009 12:11

Boas, permitam-me uma pergunta de maçarico:
A valorização destas duas empresas continuará mesmo que se avance para uma OPA como o Berardo gostaria?

22/05/2009

As declarações de Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae SGPS, revelando que acredita que a fusão entre a Sonaecom e a Zon Multimédia vai acabar por se concretizar, não surpreendem o BPI. Mas o tom das declarações sugere uma maior probabilidade do negócio avançar, sublinha o banco, numa nota de “research”.

“Não é a primeira vez que Paulo Azevedo afirma que os accionistas da Zon estão mais receptivos a um cenário de fusão e que têm sido efectuados alguns contactos entre as duas empresas”, refere Ricardo Pimentel Seara. Contudo, o “o tom das afirmações sugere uma maior probabilidade da fusão ser concluída”.

Na opinião do analista do BPI, a fusão seria “positiva para ambas as empresas, ainda que a divisão dos benefícios dependa do rácio implícito na eventual fusão” entre a Sonaecom e a Zon Multimédia. O banco de investimento calcula as sinergias da fusão num valor entre os 650 e os 700 milhões de euros.

O BPI recomenda “comprar” títulos de ambas as cotadas, apresentando avaliações de 2,85 euros e 6,35 euros, para a Sonaecom e a Zon, respectivamente. Hoje, as acções da dona da TV Cabo deslizam 0,9%, enquanto a dona da Optimus está a negociar em forte alta. Dispara 5,46% para os 2,052 euros.

Em entrevista ao “Diário Económico”, Joe Berardo refere que quer uma OPA sobre a empresa liderada por Rodrigo Costa. Berardo sublinha que, no caso da Zon, “ninguém detém o controlo da empresa, por isso a existir uma operação desse género é preciso perceber como fica o controlo da empresa, até porque todos sabemos que para existir controlo não é preciso deter 50% do capital”.[/quote]

Registado: 7/11/2008 19:45

por - GOE - » 22/5/2009 12:08

Deve haver alguma resistência em torno dos 4,30€, mas com este volume e esta euforia talvez não signifique entrave de maior ..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Resina » 22/5/2009 12:00

Mas não para!????

por BuyPoint » 22/5/2009 11:48

Resina Escreveu:
BuyPoint Escreveu:tem resistencia nos 4.12/4.13

com estas noticias de fusão mesmo já desmentidas, a coisa pode romper... para alem dos ultimos volumes enormes...

pode ir até 4.60€ vamos lá ver

Resistência onde???? lol
Será que isto vai mesmo avançar!???

pareçe que desta é de vez...

os 4.13€ já ficaram... grande volume com os fundamentais da fusão, mistura explosiva

Registado: 12/6/2008 19:25

por Resina » 22/5/2009 11:46

com estas noticias de fusão mesmo já desmentidas, a coisa pode romper... para alem dos ultimos volumes enormes...

Resistência onde???? lol
Será que isto vai mesmo avançar!???

por Resina » 22/5/2009 11:39

fernandopas Escreveu:Bom dia,

Podem-me explicar sff como é que a Zon ontem fechou a 4.131 mas hoje esta a valorizar cerca de 4% apesar de as acções estarem a valer só 4.135. Ou seja, porque é que se considera que fechou na relidade a 3.971?

Cumprimentos,

BuyPoint Escreveu:
Elias Escreveu:fernando, foi feita cuma correcção de 16 cêntimos porque hoje entrou em ex-dividendo

quem entrou ontem saio-lhe a sorte grande...

já limpou os dividendos e esta prestes a romper a resistencia

Upa, upa...
Bem bom...
Nunca pensei, mas já vi o belo negocio que fiz...
He he...

por BuyPoint » 22/5/2009 11:33

quem entrou ontem saio-lhe a sorte grande...

já limpou os dividendos e esta prestes a romper a resistencia

por Elias » 22/5/2009 11:29

fernando, foi feita cuma correcção de 16 cêntimos porque hoje entrou em ex-dividendo

Registado: 5/11/2002 12:21

por NandoAngra » 22/5/2009 11:26

Bom dia,

Podem-me explicar sff como é que a Zon ontem fechou a 4.131 mas hoje esta a valorizar cerca de 4% apesar de as acções estarem a valer só 4.135. Ou seja, porque é que se considera que fechou na relidade a 3.971?

Cumprimentos,

Registado: 21/5/2009 16:05

por BuyPoint » 22/5/2009 11:20

como diz o velho ditado onde há fumo há fogo...

já abri posição na ZON :wink:

por BuyPoint » 22/5/2009 11:16

tem resistencia nos 4.12/4.13

por BuyPoint » 22/5/2009 11:01

esta dificil passar os 4.12€

Agradecimentos

por soso » 22/5/2009 10:36

Elias e GOE o meu muito obrigado.

Fico à espera que a Caixa Directa me envie a cartinha, com a agradável surpresa.

Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

in bpi

por mcarvalho » 22/5/2009 10:30

"Tom das declarações sugere maior probabilidade" da fusão da Sonaecom com a Zon

22/05/2009

As declarações de Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae SGPS, revelando que acredita que a fusão entre a Sonaecom e a Zon Multimédia vai acabar por se concretizar, não surpreendem o BPI. Mas o tom das declarações sugere uma maior probabilidade do negócio avançar, sublinha o banco, numa nota de “research”.

“Não é a primeira vez que Paulo Azevedo afirma que os accionistas da Zon estão mais receptivos a um cenário de fusão e que têm sido efectuados alguns contactos entre as duas empresas”, refere Ricardo Pimentel Seara. Contudo, o “o tom das afirmações sugere uma maior probabilidade da fusão ser concluída”.

Na opinião do analista do BPI, a fusão seria “positiva para ambas as empresas, ainda que a divisão dos benefícios dependa do rácio implícito na eventual fusão” entre a Sonaecom e a Zon Multimédia. O banco de investimento calcula as sinergias da fusão num valor entre os 650 e os 700 milhões de euros.

O BPI recomenda “comprar” títulos de ambas as cotadas, apresentando avaliações de 2,85 euros e 6,35 euros, para a Sonaecom e a Zon, respectivamente. Hoje, as acções da dona da TV Cabo deslizam 0,9%, enquanto a dona da Optimus está a negociar em forte alta. Dispara 5,46% para os 2,052 euros.

Em entrevista ao “Diário Económico”, Joe Berardo refere que quer uma OPA sobre a empresa liderada por Rodrigo Costa. Berardo sublinha que, no caso da Zon, “ninguém detém o controlo da empresa, por isso a existir uma operação desse género é preciso perceber como fica o controlo da empresa, até porque todos sabemos que para existir controlo não é preciso deter 50% do capital”.

Re: ex-dividendos

por - GOE - » 22/5/2009 9:56

soso Escreveu:Bom dia.
Como estou no trabalho, preciso que me ilucidem sobre 2 coisas
A) A Zon hoje devia descontar os 16 cent. do dividendo na abertura..... correcto...
B)Vendi a minha posição na abertura.... qual foi o valor exacto.... deixei a ordem para 4, mas parece que abriu a 4,07.
Terei ganho este bónus extra....
Obrigado.
Cumprimentos bolsistas.

Sim hoje é o dia de desconto de dividendos (ex-dividend)

A abertura foi a 4,07€ :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Elias » 22/5/2009 9:56

Soso, relativamente à segunda questão posso esclarecer-te o seguinte:

as ordens executadas na abertura são-no todas ao mesmo preço.

Se o preço de equilíbrio para a abertura for a 4,07 esse vai ser o preço a que são executadas:
- todas as ordens ao melhor
- todas as ordens de compra iguais ou superiores a 4,07
- todas as ordens de venda iguais ou inferiores a 4,07

No fecho é a mesma coisa.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

ex-dividendos

por soso » 22/5/2009 9:50

Bom dia.
Como estou no trabalho, preciso que me ilucidem sobre 2 coisas
A) A Zon hoje devia descontar os 16 cent. do dividendo na abertura..... correcto...
B)Vendi a minha posição na abertura.... qual foi o valor exacto.... deixei a ordem para 4, mas parece que abriu a 4,07.
Terei ganho este bónus extra....
Obrigado.
Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 181 visitantes