Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
http://www.baguete.com.br/noticias/11/0 ... oes-na-tim
Equacionam vender a PT (para além da Unitel) para financiar a compra da TIM (cerca de 40%), depois vendem as torres da TIM...
Equacionam vender a PT (para além da Unitel) para financiar a compra da TIM (cerca de 40%), depois vendem as torres da TIM...
- Registado: 22/12/2013 23:04
Noticia para caçar patos
No mês que antecipou a assembleia-geral que aprovou os novos termos da fusão com a brasileira Oi, os fundos de investimento mobiliário reforçaram em força na PT. Mas o BCP superou a Sonae na preferência dos gestores de fundos.
O investimento dos fundos mobiliários em acções da Portugal Telecom registou um forte aumento em Agosto. Ainda assim, o valor investido está ainda 24% abaixo do que aí era colocado em Maio, antes de se conhecer a dívida de 897 milhões de euros a sociedades do Grupo Espírito Santo.
Os fundos de investimento mobiliário tinham 16 milhões de euros investidos em acções da operadora ainda presidida por Henrique Granadeiro em Agosto
REPITA LÁ OURA X, OPS É APENAS 1 % DA CAPITALIZAÇÃO DA PT
. O que representa uma subida de 75,6% face ao valor de Julho. A PT foi a oitava empresa mais atractiva para os fundos no mês passado. Em Julho, nem constava dos dez primeiros, como apontam os dados divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Esta melhoria ocorreu em Agosto, mês que antecedeu a assembleia-geral de accionistas em que foram votados os novos termos da fusão com a Oi. A brasileira passou os 897 milhões de euros de dívida das empresas do Grupo Espírito Santo para a PT SGPS, que passa a ter nestes títulos o seu único activo. Quem é accionista da PT, como os fundos, passam a ser accionistas de 25,6% da nova Oi, em vez dos 37,6% inicialmente avançados. Ficam com opção de compra nos próximos seis anos para recuperar essa percentagem.
Apesar do avanço do dinheiro colocado pelos fundos de investimento para os 16 milhões de euros, este montante encontra-se 24% abaixo dos 21 milhões de euros aí investidos em Maio, antes de ter sido noticiado que a PT tinha adquirido dívida de 897 milhões de sociedades do Grupo Espírito Santo quando estas se encontravam em fortes dificuldades financeiras. Foi, aliás, essa a razão para a revisão dos termos do acordo de fusão.
BCP regressa ao "topo"
A PT verificou a forte procura dos fundos mas não chegou ao topo das acções nacionais preferidas. A liderança é ocupada pelo Banco Comercial Português que, depois de ter disparado mais de 50% em Julho, registou um ganho de 9,8% no valor investido nas suas acções para os 30,3 milhões de euros, PUXA NO BCP NEM A 1% CHEGA.... Volta a ser a acção mais atractiva no mês de resgate ao rival Banco Espírito Santo, o que não acontecia desde Maio. O banco liderado por Nuno Amado representa 9,8% da aplicação em acções nacionais, acima dos 9,4% da Sonae, com 29,1 milhões de euros colocados pelos fundos.
Galp, BPI, EDP Renováveis, Mota-Engil e CTT são as restantes acções mais procuradas pelos fundos de investimento, ainda que tenham perdido valor investido em Agosto face ao mês anterior.
Aliás, o valor das aplicações em acções de empresas portuguesas baixou 0,1% no mês passado, tendo totalizado 310,6 milhões de eurosUma fartura
. Pelo contrário, na aposta em acções estrangeiras, houve um incremento de 1,5% para 938,9 milhões de euros. A Total Efina e o BPN Paribas são as acções preferidas dos fundos nacionais na Europa, a Apple e a Roche as estrangeiras.
enfim setor financeiro romeno não da para mais

No mês que antecipou a assembleia-geral que aprovou os novos termos da fusão com a brasileira Oi, os fundos de investimento mobiliário reforçaram em força na PT. Mas o BCP superou a Sonae na preferência dos gestores de fundos.
O investimento dos fundos mobiliários em acções da Portugal Telecom registou um forte aumento em Agosto. Ainda assim, o valor investido está ainda 24% abaixo do que aí era colocado em Maio, antes de se conhecer a dívida de 897 milhões de euros a sociedades do Grupo Espírito Santo.

Esta melhoria ocorreu em Agosto, mês que antecedeu a assembleia-geral de accionistas em que foram votados os novos termos da fusão com a Oi. A brasileira passou os 897 milhões de euros de dívida das empresas do Grupo Espírito Santo para a PT SGPS, que passa a ter nestes títulos o seu único activo. Quem é accionista da PT, como os fundos, passam a ser accionistas de 25,6% da nova Oi, em vez dos 37,6% inicialmente avançados. Ficam com opção de compra nos próximos seis anos para recuperar essa percentagem.
Apesar do avanço do dinheiro colocado pelos fundos de investimento para os 16 milhões de euros, este montante encontra-se 24% abaixo dos 21 milhões de euros aí investidos em Maio, antes de ter sido noticiado que a PT tinha adquirido dívida de 897 milhões de sociedades do Grupo Espírito Santo quando estas se encontravam em fortes dificuldades financeiras. Foi, aliás, essa a razão para a revisão dos termos do acordo de fusão.
BCP regressa ao "topo"
A PT verificou a forte procura dos fundos mas não chegou ao topo das acções nacionais preferidas. A liderança é ocupada pelo Banco Comercial Português que, depois de ter disparado mais de 50% em Julho, registou um ganho de 9,8% no valor investido nas suas acções para os 30,3 milhões de euros, PUXA NO BCP NEM A 1% CHEGA.... Volta a ser a acção mais atractiva no mês de resgate ao rival Banco Espírito Santo, o que não acontecia desde Maio. O banco liderado por Nuno Amado representa 9,8% da aplicação em acções nacionais, acima dos 9,4% da Sonae, com 29,1 milhões de euros colocados pelos fundos.
Galp, BPI, EDP Renováveis, Mota-Engil e CTT são as restantes acções mais procuradas pelos fundos de investimento, ainda que tenham perdido valor investido em Agosto face ao mês anterior.
Aliás, o valor das aplicações em acções de empresas portuguesas baixou 0,1% no mês passado, tendo totalizado 310,6 milhões de eurosUma fartura

enfim setor financeiro romeno não da para mais
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Bem... Esta a reagir bem! Caso volte aos máximos, ali nos 1,8 - 1,82, podemos ter tiros muito fortes.
Tipo os tiros da queda, mas para cima.
Estou de olho...
Tipo os tiros da queda, mas para cima.
Estou de olho...
- Registado: 21/5/2014 22:06
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral " uma opinião "
Realmente está a subir, também estou baralhado.
Mas que volume é este,...
CumPrim/
valeaquilino
Mas que volume é este,...

CumPrim/
valeaquilino
- Anexos
-
- PT.png (22.33 KiB) Visualizado 7590 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Seria expectável que depois da AG e com a OI a corrigir, a PT pudesse ter quedas mais significativas do que a própria OI, no entanto, está a subir e bem. Alguém saberá alguma coisa?!
Artista Romeno Escreveu:falam que será no principio do ano a conversão são 4 meses que a eliott deverá aguentar, até dizer golo
O mais engraçado é que se quisermos ser nós pequenos investidores a marcar um golinho não podemos... estão proibidas entradas curtas na PT!! (pelo menos na plataforma saxo)
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!
falam que será no principio do ano a conversão são 4 meses que a eliott deverá aguentar, até dizer golo 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Creio que, temos espaço para mais subidas, ainda que a AT na PT seja um tiro ao lado
Mas, o reforço dos curtos continua, a Elliott Capital Advisors L.P * continua a aumentar a posição
Vamos ver como abre e fecha amanhã.
_Noah

Mas, o reforço dos curtos continua, a Elliott Capital Advisors L.P * continua a aumentar a posição

Vamos ver como abre e fecha amanhã.
_Noah
- Anexos
-
- PTC
- Screen Shot 2014-09-11 at 22.59.51.png (65.29 KiB) Visualizado 7970 vezes
-
- Elliott Capital Advisors L.P *
- Screen Shot 2014-09-11 at 23.01.54.png (76.86 KiB) Visualizado 7970 vezes
-
- OI
- Screen Shot 2014-09-11 at 23.27.25.png (30.32 KiB) Visualizado 7970 vezes
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Artista Romeno Escreveu:valeaquilino Escreveu:Como não atingiu: 1,979 como me parecia, acabei por vender hoje de manhã. Não foi uma grande venda mas valeu a pena.
Depois de uma queda de 55% em grande velocidade; apenas recupera 36%, é quanto a mim MUITO MAU sintoma.
Aqui vai um boneco e pela minha opinião, não vai ficar neste fundo.
CumPrim/
valeaquilino
eu nesta novela nao decreto o ultimo epsisodio antes dele aparecer, mas acho valeaquilino que o que travou a acção foi o termo de troca dos 2,1 oi por 1 pt.. se eu posso comprar o mesmo mais em conta, para que comprar mais caro.. os mercados são irracionais.. mas só um bocado... ainda assimA meu ver com um titulo atado a outro e sobrevalorizado foi muito bom negocio, dado isso parabens![]()
Viva amigo "Artista Romeno", obrigado pelos parabéns.
Realmente esperava melhor desempenho do papel, mas isto é assim,... sempre a aprender.
Antes do BES se estatelar, fiz dois BONS negócios, Quando a última queda se aproximou demasiado depressa dos 0,12 €, eu anulei uma compra a: 0,122, tive sorte.
Quanto a este papel, e quanto a mim, e aqui que ninguém nos ouve, aproxima-se mais uma queda livre.
O fundo anterior não vai aguentar o papel, e depois só temos um suporte psicológico no: 1 (um) €uro, e um pouco mais abaixo, os: o,90 €uros, queda correspondente, á queda de 55% que acabou por fazer.
Mas vamos lá esperar para ver,...
Estou fora do sistema: a ver sempagar.
Cumprim/
valeaquilino
José Ortega Y Gasset
valeaquilino Escreveu:Como não atingiu: 1,979 como me parecia, acabei por vender hoje de manhã. Não foi uma grande venda mas valeu a pena.
Depois de uma queda de 55% em grande velocidade; apenas recupera 36%, é quanto a mim MUITO MAU sintoma.
CumPrim/
valeaquilino
eu nesta novela nao decreto o ultimo epsisodio antes dele aparecer, mas acho valeaquilino que o que travou a acção foi o termo de troca dos 2,1 oi por 1 pt.. se eu posso comprar o mesmo mais em conta, para que comprar mais caro.. os mercados são irracionais.. mas só um bocado... ainda assimA meu ver com um titulo atado a outro e sobrevalorizado foi muito bom negocio, dado isso parabens

Como não atingiu: 1,979 como me parecia, acabei por vender hoje de manhã. Não foi uma grande venda mas valeu a pena.
CumPrim/
valeaquilino
CumPrim/
valeaquilino
- Anexos
-
- PT.10.09.png (46.04 KiB) Visualizado 5932 vezes
José Ortega Y Gasset
Em 2 dias a PT caiu mais de 6%, será uma inversão do sentido iniciado à cerca de 1 Mês?
Um Abraço.
Um Abraço.
- Registado: 18/3/2014 17:46
Boa tarde
Há algum tempo que sigo este forum, lendo alguns comentários de muitos dos participantes que aqui intervêm, com o intuito de aprender com os mais experientes e no futuro poder também dar o meu contributo. Contudo, no momento presente não me sinto credenciado para "botar opinião", sobre assuntos que mal domino, de forma que irei continuar a manter o meu estatuto de observador atento.
Tenho uma posição na PT, onde registo perdas. Não saí quando devia e agora estou na disposição de aguardar pelo resultado da fusão e correr mais esse risco, penso mesmo em reforçar na OI.
Utilizo a plataforma do BPINET para a negociação mas não consigo descobrir onde é que esses titulo estão disponíveis, já que a plataforma que utilizo não permite o acesso à bolsa de São Paulo (Bovespa), e no DJones e Nasdaq não encontro esta acção em negociação.
Alguém me pode informar em que praça se negoceiam estas acções e a forma de aceder aquele mercado?
Obrigado.
Há algum tempo que sigo este forum, lendo alguns comentários de muitos dos participantes que aqui intervêm, com o intuito de aprender com os mais experientes e no futuro poder também dar o meu contributo. Contudo, no momento presente não me sinto credenciado para "botar opinião", sobre assuntos que mal domino, de forma que irei continuar a manter o meu estatuto de observador atento.
Tenho uma posição na PT, onde registo perdas. Não saí quando devia e agora estou na disposição de aguardar pelo resultado da fusão e correr mais esse risco, penso mesmo em reforçar na OI.
Utilizo a plataforma do BPINET para a negociação mas não consigo descobrir onde é que esses titulo estão disponíveis, já que a plataforma que utilizo não permite o acesso à bolsa de São Paulo (Bovespa), e no DJones e Nasdaq não encontro esta acção em negociação.
Alguém me pode informar em que praça se negoceiam estas acções e a forma de aceder aquele mercado?
Obrigado.
- Registado: 15/7/2014 23:33
dosina Escreveu:bom dia
esta fusão terá algum impacto nos CLN emitidos pela Espírito Santo Investment p.l.c. e em que a entidade de referência é PT International Finance?
estes CLN estão em curso e foram comercializados pelo BEST?
já agora, qual a vossa opinião sobre esses produtos dessa entidade de referência - PT International Finance?
é altura de tentar desfazer desse produto se alguém quiser comprar? (tem pouca liquidez)
(a cotação está nos 95%)
com esta alteração e processo de fusão como fica a entidade PT International Finance?
é que eu tenho um CLN no BEST em que é essa a entidade de referência...
- Registado: 5/6/2014 23:18
Com esta fusão da PT/OI alguém me sabe dizer se a empresa actualmente cotada em bolsa será mantida ou se será criada outra cotada para ficar apenas com a dívida da Rioforte?
Será que a nossa legislação permite haver uma empresa cujo único ativo sejam ações da OI e o passivo seja uma dívida?
Será que a nossa legislação permite haver uma empresa cujo único ativo sejam ações da OI e o passivo seja uma dívida?
- Registado: 7/4/2007 17:13
perseu Escreveu:Caro Artista Romeno, se somarmos a dívida acumulada à capitalização bolsista parece-me demasiado barata para 100 milhões de clientes arregimentados (e se contemplarmos o custo das infraestruturas, redes e licenças no brasil), e a capitalização bolsista é minima para o potencial.
Somando a dívida da OI à sua capitalização bolsista, dá-me apenas 17 biliões de euros (sff corrige pelas suas contas este valor) - para 100 milhões de clientes. Ora a GVT para 5 milhões de clientes vale 11 biliões de euros entre valor de compra e dívida, e a TIM para 35 milhões de clientes tem 26 biliões de euros entre capitalização+dívida. No sector das telecom a dívida é gerível até 7X o Ebitda, desde que os resultados se perspective em crescimento. E nem queria referir que a Verizon pagou 100biliões de usd por 48% de participação da Vodafone num operador com quase 30bi usd de dívida e com apenas 60 milhões de cartões.
Em mercados com forte potencial, a dívida é virtuosa se bem aplicada, para Telecoms e outros sectores - lembro-me das mega dívidas da Telefonica e da China telecom), das eletricas (nem o susto da dívida da EDP ou da RWE lhes tiram o potencial, lembro-me da alavancagem na distribuição, lembro-me das empresas de software de Taiwan, o EBITDA e o ROE da operação vão necessariamente crescer em qualquer cenário de concentração ou de crescimento contínuo do Mercado.
obs. A EDP tem 13bi de dívida e 10bi de capitalização bolsista, até cresce pouco e contudo é uma excelente companhia,
Reforço, contudo, que uma OPA sobre a OI seria a pior coisa que podia acontecer, porque partiria de um valor de Mercado pura e simplesmente inaceitável. Deixem as cotações recuperarem mais alguma coisa, que o projecto OI/PT se frutifique primeiro 8com ou sem desmembramento da TIM) e materialize os sinais de sinergias e de crescimento.
p.s. espero ainda ler o seu mail, já em reunião e provavelmente só por volta das 19.30 volto a dar feed-back.
cumps, perseu
É obvio que em caso de opa por um parceiro local a oi valerá mais... será o dito multiplo das 10x o ebitda portanto 90mm reais- 46mm reais dá 44m reais, por um parceiro estrangeiro velerá bem menos, pois não há sinergias... a tim pede tanto e a tef pagou tanto pela gvt por causa das ditas, ora uma opa sem ser da tim nem tef nem am ja nao traz grandes sinergias logo diria que oferceriam um ev de 60 a 65mm reais dando um premio menor
os clientes valem consoante a receita que geram, um cliente no brasil nao gera o mesmo que um cliente nos eua ou na alemanha, e mais importante o resultado operacional antes de depreciações o ebitda é isso que conta, se o rendimento medio no brasil é baixo eu nao consigo uma receita media por cliente como nos eua ou na europa, logo apesar dos custos serem menores em certa medida, 1 cliente oi vivo( valem mais) o que seja nao vale o mesmo que um tef uk ou verizon)
por exemplo no uk o arpu é 19 euros e de dados é 4x mais que no brasil

* O EV da oi anda pelos 20mm euros
** a edp tem divida, só que gera é um nivel de resultado operacional que mais do que cobre os juros da mesma... a divida é boa, se tiver sido investida para gerar um nivel de ebit tal que de para pagar juros e entregar valor ao acionista, caso contrario não é
edit 3: gostei da conversa de crocodilo daquele mora a saida da AG da pt....é um bom ator

Editado pela última vez por Artista Romeno em 10/9/2014 16:36, num total de 2 vezes.
Caro Artista Romeno, se somarmos a dívida acumulada à capitalização bolsista parece-me demasiado barata para 100 milhões de clientes arregimentados (e se contemplarmos o custo das infraestruturas, redes e licenças no brasil), e a capitalização bolsista é minima para o potencial.
Somando a dívida da OI à sua capitalização bolsista, dá-me apenas 17 biliões de euros (sff corrige pelas suas contas este valor) - para 100 milhões de clientes. Ora a GVT para 5 milhões de clientes vale 11 biliões de euros entre valor de compra e dívida, e a TIM para 35 milhões de clientes tem 26 biliões de euros entre capitalização+dívida. No sector das telecom a dívida é gerível até 7X o Ebitda, desde que os resultados se perspective em crescimento. E nem queria referir que a Verizon pagou 100biliões de usd por 48% de participação da Vodafone num operador com quase 30bi usd de dívida e com apenas 60 milhões de cartões.
Em mercados com forte potencial, a dívida é virtuosa se bem aplicada, para Telecoms e outros sectores - lembro-me das mega dívidas da Telefonica e da China telecom), das eletricas (nem o susto da dívida da EDP ou da RWE lhes tiram o potencial, lembro-me da alavancagem na distribuição, lembro-me das empresas de software de Taiwan, o EBITDA e o ROE da operação vão necessariamente crescer em qualquer cenário de concentração ou de crescimento contínuo do Mercado.
obs. A EDP tem 13bi de dívida e 10bi de capitalização bolsista, até cresce pouco e contudo é uma excelente companhia,
Reforço, contudo, que uma OPA sobre a OI seria a pior coisa que podia acontecer, porque partiria de um valor de Mercado pura e simplesmente inaceitável. Deixem as cotações recuperarem mais alguma coisa, que o projecto OI/PT se frutifique primeiro 8com ou sem desmembramento da TIM) e materialize os sinais de sinergias e de crescimento.
p.s. espero ainda ler o seu mail, já em reunião e provavelmente só por volta das 19.30 volto a dar feed-back.
cumps, perseu
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
perseu Escreveu:Artista Romeno Escreveu:euro-born Escreveu:já que estamos numa de SE's:
E se a Fusão envolver pouco cash ou mesmo nenhum, mais troca de participações tipo a fusão PT/OI?
Digam lá?
conseguem:
1) Criar um gigante;
2) não criar + dívida;
3) redução custos;
4) redução capex;
5) melhorar eficiência;
6) melhorar geração cash.
o governo brasileiro nunca na vida por muito que goste da oi permite que a TIM FIQUE COM A OI, sim era disso que se tratava porque a oi vale muito menos que a tim, por causa da divida, logo respondendo tambem ao richard a oi terá que arranjar a % dos 20mm ( pode ser um pouco menos talvez o premio para o minoritarios seja menor), em relaçao ao % que quiser da tim.... é tao simples quanto isso, num pais normal a tim comprava a oi.. no brasil tudo acontece....
Espero bem que seja assim, porque a OI tem mérito, estratégia, sinergias e dimensão para um projecto autónomo e está tremendamente subavaliada. Mas tenho muitas dúvidas:
Os italianos estariam dispostos a perder a única máquina de fazer dinheiro que têm no grupo?
Será que o Governo Brasileiro, tal como em 2011, ainda se importa tanto assim com a OI?
Será que a coloca como "campeão sectorial brasileiro" como coloca a Petrobrás?
Será que o facto de o Governo directamente autorizar a concentração e de ter autorizado o BTG pactual a liderar o processo negocial - estar pura e simplesmente a dizer, se a OI pode desencadear o processo de fusão, quem até teria mais encaixe financeiro e sinergiais globais para o fazer? seriam as 3 mega multinacionais Mexicana, italiana e espanhola.
Risco latente - Porque não lançam uma OPA sobre a OI com 100 milhões de clientes (em 3 continentes), a um preço inferior ao que compraram a minúscula GVT com apenas 5 milhões de clientes no Brasil?
resposta a telefonica tentou com a tim a compra via t italia e nao foi autorizado... o resto tem a ver com a divida monstruosa da oi é que quem compra leva tudo ativos e passivos, e sem eles sim a gvt tem apenas 3x menos ebitda e está em crescimento e tem uma rede de alta qualidade para o padrão local... logo a oi vale mais que a gvt vale... mas tens que deduzir 46mm de reais de divida
Artista Romeno Escreveu:euro-born Escreveu:já que estamos numa de SE's:
E se a Fusão envolver pouco cash ou mesmo nenhum, mais troca de participações tipo a fusão PT/OI?
Digam lá?
conseguem:
1) Criar um gigante;
2) não criar + dívida;
3) redução custos;
4) redução capex;
5) melhorar eficiência;
o governo brasileiro nunca na vida por muito que goste da oi permite que a TIM FIQUE COM A OI, sim era disso que se tratava porque a oi vale muito menos que a tim, por causa da divida, logo respondendo tambem ao richard a oi terá que arranjar a % dos 20mm ( pode ser um pouco menos talvez o premio para o minoritarios seja menor), em relaçao ao % que quiser da tim.... é tao simples quanto isso, num pais normal a tim comprava a oi.. no brasil tudo acontece....
Espero bem que seja assim, porque a OI tem mérito, estratégia, sinergias e dimensão para um projecto autónomo e está tremendamente subavaliada. Mas tenho muitas dúvidas:
Os italianos estariam dispostos a perder a única máquina de fazer dinheiro que têm no grupo?
Será que o Governo Brasileiro, tal como em 2011, ainda se importa tanto assim com a OI?
Será que a coloca como "campeão sectorial brasileiro" como coloca a Petrobrás?
Será que o facto de o Governo directamente autorizar a concentração e de ter autorizado o BTG pactual a liderar o processo negocial - estar pura e simplesmente a dizer, se a OI pode desencadear o processo de fusão, quem até teria mais encaixe financeiro e sinergiais globais para o fazer? seriam as 3 mega multinacionais Mexicana, italiana e espanhola.
Risco latente - Porque não lançam uma OPA sobre a OI com 100 milhões de clientes (em 3 continentes), a um preço inferior ao que compraram a minúscula GVT com apenas 5 milhões de clientes no Brasil?
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
euro-born Escreveu:já que estamos numa de SE's:
Digam lá?
conseguem:
1) Criar um gigante;
2) não criar + dívida;
3) redução custos;
4) redução capex;
5) melhorar eficiência;
o governo brasileiro nunca na vida por muito que goste da oi permite que a TIM FIQUE COM A OI, sim era disso que se tratava porque a oi vale muito menos que a tim, por causa da divida

euro-born Escreveu:já que estamos numa de SE's:
Digam lá?
conseguem:
1) Criar um gigante;
2) não criar + dívida;
3) redução custos;
4) redução capex;
5) melhorar eficiência;
O problema que vejo numa fusão com a OI é a influência que o governo brasileiro tem na OI, o que implicaria provavelmente perda de poder pois teria duas operadoras não brasileiras (PT e TIM) metidas ao barulho.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Agradeço a análise!
O que é quase certo, é a Oi poder entrar num marasmo perigoso, caso não faça nada. Comprar parte da TIM é uma das soluções.
O outro cenário, entrar em processo de fusão, também me parece que tem mais potencial, mas é bem mais complexo.
Aguardemos os próximos capítulos.
O que é quase certo, é a Oi poder entrar num marasmo perigoso, caso não faça nada. Comprar parte da TIM é uma das soluções.
O outro cenário, entrar em processo de fusão, também me parece que tem mais potencial, mas é bem mais complexo.
Aguardemos os próximos capítulos.
já que estamos numa de SE's:
Digam lá?
conseguem:
1) Criar um gigante;
2) não criar + dívida;
3) redução custos;
4) redução capex;
5) melhorar eficiência;
Digam lá?
conseguem:
1) Criar um gigante;
2) não criar + dívida;
3) redução custos;
4) redução capex;
5) melhorar eficiência;
- Registado: 29/11/2007 10:27
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Prometi ca vai..... comentarios a seguir foi tirado da apresentação da telefonica aquando da compra da gvt
dizer que a oi em termos de ebitda é razoavel o pior é o peso da divida e as necessidades de investimento vs estado da rede, nessa imagem penso ser apenas referidas as operações brasileiras da oi expurgadas de vendas de ativos e outras receias quanto aos custos financeiros em 2013 foram de mais de 4600m de reais... mais recentemente em 3meses 1640m de reais.. o ebitda 2211m recorrente no Q2 2015 em 3 meses, estimo que no ano ande pelos 9 a 9,5mm reais recorrentemente sendo que agora já com pt.......o ano passado foi 9,6, mas com vendas de ativos .....
ora caiu ora se a oi tem uma divida liquida de 46mm euros 5x o ebitda consolidado são dividas sobrando o resto para os acionistas
Ora a tim com ev/ebitda de 6x dá um valor de 10900 m euros logo um equity value acima dos 10mm euros dado que a divida liquida é baixa diria que 10,3mm vale 10,3mm euros.. então mas pagando 20mm como criam valor
pois é que se as sinergias valerem mais de 12mm criam, 20-10,3-12=-2,3mm ora mesmo pagando 20mm euros ainda ficam 2,3mm euros de lucro a distribuir e estou a ser conservador e a usar uma taxa de sinergias marginalmente superior à da gvt... o facto de perderem um competidor deste calibre pode valer mesmo mais um ou 2 mm euros em sinergias
ora o pior é financiar isto sem meter em causa a estabilidade financeira de curto prazo da oi

dizer que a oi em termos de ebitda é razoavel o pior é o peso da divida e as necessidades de investimento vs estado da rede, nessa imagem penso ser apenas referidas as operações brasileiras da oi expurgadas de vendas de ativos e outras receias quanto aos custos financeiros em 2013 foram de mais de 4600m de reais... mais recentemente em 3meses 1640m de reais.. o ebitda 2211m recorrente no Q2 2015 em 3 meses, estimo que no ano ande pelos 9 a 9,5mm reais recorrentemente sendo que agora já com pt.......o ano passado foi 9,6, mas com vendas de ativos .....

Ora a tim com ev/ebitda de 6x dá um valor de 10900 m euros logo um equity value acima dos 10mm euros dado que a divida liquida é baixa diria que 10,3mm vale 10,3mm euros.. então mas pagando 20mm como criam valor

Quem está ligado: