Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Amiais » 24/10/2013 22:26

visitante01 Escreveu:
VIXIUM Escreveu:pergunta a quem sabe: entre o momento mais alto e mais baixo deste ano, para a carteira top do VG, quantos dias passaram? Entre o momento mais baixo e onde estamos hoje quantos dias passaram? Não andem a trabalhar dados por causa de uma curiosidade..?é só mesmo uma curiosidade.

não é a resposta, mas para a carteira apresentada anteriormente, e assumindo a formação da carteira num determinado mes, pode-se obter a performance actual, dependente da distribuição de pesos

Equal % Entrada:
Jan2012 -> 9,6%
Jan2013 -> 3,4%
Mai2013 -> - 8,6%

PS: disponivel para alguma proposta profissional :-"

Aquele bico em Maio ... foi quando fiz a minha carteira :wall: infelizmente carregada de fundos de Obrigacoes :cry:

Registado: 17/11/2011 18:37

por VIXIUM » 24/10/2013 22:23

VirtuaGod Escreveu:With the euro near a two year high against the dollar, Delphine Strauss asks Chris Turner, foreign currency strategist at ING, whether the European Central Bank is likely to take any action;

:arrow: The resilient euro by Hard Currency (an FT Podcast)

E o que podes fazer, VG? Imprimir moeda é a única forma agora de fazer descer o Euro. Para além das taxas de juro estarem baixíssimas pode-se fazer mais alguma coisa? Não estou a ver bem mas talvez alguém neste fórum consiga ver mais longe. Para os alemães isto não é mau. Talvez para algumas empresas nórdicas e francesas também não seja. De resto, para todos os outros países e empresas, um euro alto é mau para as exportações que iriam, poderiam, equilibrar contas. A Europa tem duas vidas, duas velocidades, dois corações, dois corpos, duas mentes...é bipolar. Não é una. Estamos como antes se dizia da China: um país, dois sistemas. Uma Europa, duas economias. Solução? Não há.

VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

Re: Pedido de ajuda

por Ex-Bender » 24/10/2013 22:16

visitante01 Escreveu:igual peso para cada um ? 10%

Se puderes optimizar seria interessante... a minha curiosidade era saber a "quota de mercado" que o M&G conseguiria nesse portfolio.
Um gráfico igual ao que colocaste atrás seria "optimo" ! ;-)

visitante01 Escreveu:alguem sabe onde encontrar o historico do:
Carmignac Patrimoine A .

http://www.carmignac.fr/en/CarmignacPatrimoinePartAEuro_1-1-2008_24-10-2013.xls

visitante01 Escreveu:sei limpar a casa, lavar a loiça e a roupa, passar a ferro é que ainda ando nos treinos :-"

Parabéns... :mrgreen: e serias capaz de fazer uma app "inspirada" nos teus gráficos ?

Registado: 30/1/2008 15:25

por VirtuaGod » 24/10/2013 19:40

With the euro near a two year high against the dollar, Delphine Strauss asks Chris Turner, foreign currency strategist at ING, whether the European Central Bank is likely to take any action;

:arrow: The resilient euro by Hard Currency (an FT Podcast)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Outlier » 24/10/2013 18:24

Boas,

Média geométrica, retorno esperado e desvio padrão

A questão fundamental da média-variância, tal como o formulado por Markowitz, consiste na relação entre o retorno esperado e o desvio padrão.
Muitos investidores não estão familiarizados com o conceito do retorno esperado como o utilizado por Markowitz e confundem-no com a média geométrica. Para os investidores de longo prazo, o que importa é a taxa de crescimento da carteira no longo prazo ou a média geométrica. Estes 2 conceitos são matemáticamente diferentes mas estão correlacionados entre si, não obstante o seu grau de proporcionalidade com o desvio padrão ser diferente. De facto, Markowitz formulou a questão de como aproximar a média geométrica com a função do retorno esperado e o desvio padrão, e propôs que o modelo da média-variância fosse usado para encontrar a carteira que tem a maior média geométrica.
A diferença entre o retorno esperado e a média geométrica aumenta com a volatilidade do retorno ou o aumento do desvio padrão. Para as classes de ativos com baixa volatilidade, como, por exemplo, as obrigações de curto prazo, os valores do retorno esperado e da média geométrica estão muito próximos um do outro. Para as classes de ativos altamente voláteis, como sejam os mercados emergentes ou os de capital de risco (venture), esses dois valores já são muito diferentes.
Numa avaliação prática, o retorno esperado é conhecido como o custo de capital. Infelizmente, alguns profissionais, menos experimentados, utilizam, erradamente, a média geométrica como se fosse o custo do capital. Isto pode resultar em graves sobre valorizações, especialmente no caso dos ativos de alto risco.
Paul D. Kaplan (Morningstar), apresenta a seguinte equação que relaciona a média geométrica com o retorno esperado e o desvio padrão:

Imagem

Em que:
GM – Média geométrica;
ER – Retorno esperado;
SD – Desvio padrão.

Utilizando a equação acima escrita, matematicamente, podemos verificar que se o desvio padrão (SD) for 0, então a média geométrica é igual ao retorno esperado. Por outro lado, matematicamente, também se verifica que quanto mais aumenta o desvio padrão mais aumenta a desproporção entre a média geométrica e o retorno esperado, sendo maior para este último, pois a variável SD (desvio padrão) ao estar sob a raiz quadrada vai “suavizar” o valor da média geométrica em comparação com o retorno esperado. Portanto, a matemática nunca engana. Por vezes, a dificuldade está em arranjar um algoritmo matemático, com todas as variáveis mensuráveis, que traduza o modelo teórico para uma realidade. Se o modelo teórico correr numa determinada realidade, então esse modelo passa a estar validado para essa mesma realidade. Mas tudo começa com uma hipótese teórica, por isso não devemos dizer mal dos teóricos ou das teorias.

Por falar em teorias e práticas, permitam-me que vos apresente uma questão “offtopic” que se passou comigo e que é curiosa:
Um dia um amigo disse-me: “Já que tens a mania que explicas os vários aspetos da culinária e dos vinhos com os conceitos teóricos da química, bioquímica, microbiologia, física, termodinâmica e dos fenómenos de transferência de massa e/ou energia, explica-me lá esta: A minha mulher põe o feijão ou o grão de molho em água com sal em vez da água normal, de um dia para o outro, antes de cozer, porque diz que coze mais depressa”. Eu percebi logo que o meu amigo me estava a querer “entalar” na presença de outros amigos, uma vez que à 1ª vista tal situação estaria em contradição com a verdade que todos os cozinheiros sabem que é o de só se deitar o sal na água quando o alimento está quase cozido porque desta maneira coze mais depressa. Só que afinal não há contradição nenhuma e ambas as 2 situações são verdadeiras e explicadas pela teoria, a saber: Para as mesmas condições de pressão e de temperatura, a diminuição do tempo de cozedura ocorre quando aumentamos o fluxo da água quente a penetrar no interior do feijão/grão, e como é que isso se pode fazer? Sem ser à custa de energia e trabalho mecânico, uma solução aquosa, mais ou menos concentrada, desloca-se livremente e com maior velocidade de um lado A (água de cozedura) para um lado B (interior do feijão/grão) quanto maior for a diferença da concentração de sais (diferença do potencial osmótico) entre os lados A e B, até atingir um estado de equilíbrio (o fluxo no sentido do lado A para o lado B é igual ao do sentido inverso, do B para o A). De uma maneira geral, podemos dizer que um liquido, um gás ou um fluido, deslocam-se de um lado para o outro “por diferença de…”, sendo que essa diferença pode ser de: salinidade/potencial osmótico, pressão, temperatura, densidade, etc. Portanto, voltamos à cozedura, a substância “X” desloca-se do lado com maior quantidade de “X” para o lado com menos quantidade de “X” e essa velocidade de deslocação é tanto maior quanto maior é essa diferença de quantidade (ou de concentração). Assim, como no interior do feijão/grão existe muito menos água que no seu exterior, isto implica que a água de cozedura vai penetrar no seu seio e vai cozê-lo progressivamente, tanto mais depressa quanto maior for essa diferença entre o interior e o exterior do alimento a cozer. Se pusermos sal na água logo no início da cozedura, ao termos mais sais nesta solução aquosa isto quer dizer que está mais concentrada em sais o que logicamente quer dizer que tem menos água, e assim ao diminuir-se a diferença entre a quantidade de água existente no exterior e no interior do alimento, o fluxo de penetração diminui e consequentemente vai aumentar o tempo de cozedura. Aquela diferença de concentração ou de quantidade ainda pode ser aumentada “artificialmente”, como? Pondo previamente o feijão/grão de molho em água salgada. Neste caso, vamos introduzir “artificialmente” mais sais dentro do feijão/grão do que aqueles que ele já tem, e desse modo, no outro dia, quando o pomos em água normal para cozer, essa diferença de água entre o exterior e o interior do alimento vai aumentar e consequentemente vai cozer mais depressa. O fenómeno é normalmente descrito assim: A água desloca-se no sentido de ir diluir uma solução mais concentrada, neste caso de sais no interior do feijão/grão, até atingir o estado de equilíbrio em que a concentração de sais no interior e exterior dos alimentos é a mesma. Por último, só falta agora colocar a seguinte questão: Porque é que o feijão/grão se deve colocar de molho em água na véspera da cozedura? A resposta é esta: O feijão/grão ao ficar de molho, a água começa logo a penetrar nele, quanto mais penetra mais ele vai inchar e aumenta o diâmetro dos poros dos canais de penetração, a sua superfície vai aumentar e, consequentemente, o “ataque” da água de cozedura na penetração do alimento vai ser facilitado e concomitantemente o tempo de cozedura vai diminuir.
Desculpem esta seca teórica, mas queria ensinar aos meus amigos uns truque culinários para poderem impressionar as vossas amigas, namoradas ou esposas.

Abr,

File 112
Editado pela última vez por Visitante em 29/10/2013 16:04, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:41

por Serrano » 24/10/2013 17:36

visitante01 Escreveu:
Serrano Escreveu:As plataformas Saxo Bank indicam a existência de alguns fundos daquele banco, p.e. o SAXO BANK USD Managed Fund.

Sabe os ISIN, para mais facilmente serem identificados?:-"

A plataforma não indica ISIN, sómente a sigla do fundo: SBMFUSD

Registado: 4/11/2002 23:35

por visitanteO1 » 24/10/2013 13:24

Serrano Escreveu:As plataformas Saxo Bank indicam a existência de alguns fundos daquele banco, p.e. o SAXO BANK USD Managed Fund.

Sabe os ISIN, para mais facilmente serem identificados?

Rick
já lá vou ver isso :-k

Ex-Bender
igual peso para cada um ? 10%

alguem sabe onde encontrar o historico do:
Carmignac Patrimoine A

obrigado

ex-Bender Escreveu:Quais são as tuas principais "skills" ? :-k

sei limpar a casa, lavar a loiça e a roupa, passar a ferro é que ainda ando nos treinos :-"

Registado: 21/10/2013 21:14

por Serrano » 24/10/2013 12:32

Alguém conhece e tem opinião sobre estes fundos?

Obrigado.

Ninguém conhece?

por Midas » 24/10/2013 9:16

visitante01 Escreveu:Rick
25-30 fundos?? :oh:

queres fazer a lista ? tenho que fazer "upsize" das folhas para aceitar isso tudo :p

Entretanto, pegando nas Figure 8-4 e Figure 8-5 que o file 112 colocou, para a carteira apresentada

e considenado uma distribuição normal para todos os fundos e carteira - uma GRANDE simplificação :-k

Não te incomodes com isso, estava na brincadeira contigo. :mrgreen:

Se tiveres curiosidade, os fundos que me referia, estão na listagem "Fundos de Investimento (FI) - EUR" do tópico "Projecto X - Fundos à la carte", não tenho todos os fundos da listagem, mas tenho a maioria deles. :oops:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Ex-Bender » 24/10/2013 3:06

visitante01, seria possível "processar" este portfolio ??

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged)
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
Templeton Glbl Total Return N Acc €

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
EEF Equity Consumer Staples R Acc

Carmignac Patrimoine A
Invesco Balanced-Risk Alloc E
M&G Optimal Income Fund Hedged

visitante01 Escreveu:PS: disponivel para alguma proposta profissional :-"

Quais são as tuas principais "skills" ? :-k

Registado: 30/1/2008 15:25

por VirtuaGod » 24/10/2013 2:14

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VIXIUM » 24/10/2013 1:56

visitante01 Escreveu:Rick

queres fazer a lista ? tenho que fazer "upsize" das folhas para aceitar isso tudo :p

Entretanto, pegando nas Figure 8-4 e Figure 8-5 que o file 112 colocou, para a carteira apresentada

e considenado uma distribuição normal para todos os fundos e carteira - uma GRANDE simplificação :-k

Boas
Visitante01....a distribução, ou distribuições é que não são normais. Se fossem a modelação era mais simples e a simulação idem. Em tempos fiz para aí umas tentativas de adaptação de distribuições e andava próximo de uma poisson para um fundo qualquer. Mas para um período de tempo limitado, isto não vai lá com distribuições. De qq forma o gráfico é de uma beleza "rara" para quem gosta destas coisas.
Fiquem bem e obrigado de novo visitante01
Vixium

por visitanteO1 » 24/10/2013 0:16

Rick

Anexos
Returns Distribution.png
Returns Distribution.png (31.18 KiB) Visualizado 9947 vezes

por VirtuaGod » 23/10/2013 17:20

Varendia Escreveu: como e que com dados a quase 5 anos os pimcos e o templ. global Hdg tem correlacoes tao baixas e no YTD sao tantas vezes mais altas ... estranho ... so se mudaram a gestao para classes de activos muito mais proximas .... ou andaram a comprar fundos uns dos outros ... misterio.....

Talvez por serem ambos de obrigações haja uma correlação de curto prazo. Mas as políticas que os fundos têm vindo a seguir têm-se mantido constante e são bastante diferentes!!

por Varendia » 23/10/2013 17:15

visitante01 Escreveu:
Varendia Escreveu: comeco a chegar a conclusao que fundos a mais nao me estao a dar vantagem (tambem nao me dao grande desvantagem). Fiz umas simulacoes com os dados dos ultimos 6 anos e 3 anos. Muito engracado porque as optimizacoes de pesos so em 5 fundos com correlacoes proximas (tudo acima dos 85%) variam de forma violenta entre os dois prazos se procuro limitar o risco.

no mesmo raciocionio
para uma carteira de fundos mais ou menos escolhidos do TOP, e simulando diferentes pesos

- igual para todos
- igual para todos obrigações, 1/2 para todos de acções
- mix "calculado" - para procurar o melhor (max) Sharp Ratio

e para dois periodos

- inicio da base de dados (01/08/2009)
- YTD ( 01/01/2013)

Visitante ... muito bom .. ainda nao tive tempo para ir buscar e fazer correlacoes para mais fundos mas esta na minha lista de prioridades.
A parte interessante dos numeros ...

Nos meus fundos de accoes as correlacoes pouco mudaram da analise a 6 anos para a 3 anos, ou seja entendo que a gestao dos fundos e os tipos de activos se "mantiveram" igualmente correlacionadas, ou seja se mudaram, todos mudaram e mantiveram as correlacoes (tudo entre 80% e 95%).

como e que com dados a quase 5 anos os pimcos e o templ. global Hdg tem correlacoes tao baixas e no YTD sao tantas vezes mais altas ... estranho ... so se mudaram a gestao para classes de activos muito mais proximas .... ou andaram a comprar fundos uns dos outros ... misterio.....
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

por Outlier » 23/10/2013 17:10

Boas,

Vou descarregar 20 gráficos extraídos do livro "Fundamentals of Financial Management", 12ª edição 2009, de Eugene F. Brigham e Joel F. Houston; sobre taxas de juro, inflação, títulos do tesouro EUA, obrigações e ações. Pena os gráficos serem anteriores a 2009 (ano do livro). Desculpem este massacre de gráficos mas tenho que aproveitar o tempo agora porque se calhar brevemente vou ter que escrever só mais ao fim de semana (ainda é uma incógnita).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
4/8xl8.jpg[/Imagem

Abr,

file 112

Pedido de ajuda

por Serrano » 23/10/2013 16:20

As plataformas Saxo Bank indicam a existência de alguns fundos daquele banco, p.e. o SAXO BANK USD Managed Fund.

Alguém conhece e tem opinião sobre estes fundos?

Obrigado.

por Midas » 23/10/2013 15:26

visitante01 Escreveu:Rick, estavas a pesar em quantos? 50 :-k

assim uma certeira simples para iniciados :)

VIXIUM Escreveu:pergunta a quem sabe: entre o momento mais alto e mais baixo deste ano, para a carteira top do VG, quantos dias passaram? Entre o momento mais baixo e onde estamos hoje quantos dias passaram? Não andem a trabalhar dados por causa de uma curiosidade..?é só mesmo uma curiosidade.

Falta apenas o Outubro do nosso...contentamento?

o mesmo grafico que o anterior (calculo mensal), mas agora considerando (entrada em simultaneo em todos os fundos, e com iguais pesos) o calculo diário

Well, uma carteira com 25-30 fundos. :oops:

Este último mês, de cerca de 24/Setembro á data de cálculo (22/Outubro?), a carteira teve uma volatilidade brutal. :shock:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por visitanteO1 » 23/10/2013 15:10

Rick, estavas a pensar em quantos? 50 :-k

assim uma carteira simples para iniciados :)

Falta apenas o Outubro do nosso...contentamento?

o mesmo grafico que o anterior (calculo mensal), mas agora considerando (entrada em simultaneo em todos os fundos, e com iguais pesos) o calculo diário

a linha a verde, representa a rentabilidade actual (today), considerando o dia de criação da carteira

em 295 dias de amostragem, só entradas em 83 dias é que representa, actualmente, uma rentabilidade negativa
Anexos
Portofolio Expected Return (Annual) - 2013 Entry Point.png
Editado pela última vez por visitanteO1 em 23/10/2013 15:49, num total de 2 vezes.

por Midas » 23/10/2013 14:35

visitante01 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:visitante01, muito bom, num 1º olhar, vejo que vou passar algum tempo a analisar esta imagem. Já agora, aceitas encomendas para analises personalizadas de carteiras? :wink:

You can have any colour, as long as it's black

posto isto ;)

havendo disponibilidade, histórico e sejam menos 12 fundos na carteira (só tenho para simular 12 de cada vez - o CPU agradeçe :-# )

fundos ACC de preferência :)

(...)

Ora bolas, já me tramastes. :mrgreen:

visitante01 Escreveu:(...)

Me 2. :mrgreen:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VIXIUM » 23/10/2013 13:21

PS: disponivel para alguma proposta profissional :-"[/quote]

Se fosse há dois anos atrás não tenhas dúvida que sim. Neste momento não tenho salários interessantes e mesmo os recém-licenciados preferem outras coisas pois as universidades pagam muito mal para projetos de investigação.

Abraço e obrigado,
VIXIUM

por VIXIUM » 23/10/2013 13:17

visitante01 Escreveu:

não é a resposta, mas para a carteira apresentada anteriormente, e assumindo a formação da carteira num determinado mes, pode-se obter a performance actual, dependente da distribuição de pesos

Equal % Entrada:
Jan2012 -> 9,6%
Jan2013 -> 3,4%
Mai2013 -> - 8,6%

@ VG Obrigado de novo
@ Visitante 01 Obrigado pelo gráfico. Interessante. Falta apenas o Outubro do nosso...contentamento?

Fiquem bem.
VIXIUM

por Outlier » 23/10/2013 10:38

VirtuaGod Escreveu:@file 112 - Assim estragas-me o projecto de escrever o livro :mrgreen:

Não queres fazer um post onde SÓ pões os links dos vários posts que vais fazendo ( e que vais actualizando?). Eu na primeira página colocarei o link para esse post (de links).

Acabarias por ser dos primeiros numa sub-secção nova de "User's Profiles" ou algo do género.

Abr

P.S. E assim de repente o tópico ganhou pelo menos mais 2 intervenientes de qualidade. Vamos ter de organizar isto para tornarmos o tópico ainda melhor e educativo :wink:

VG, Aqui está o post com os vários links das minhas mensagens neste tópico:

viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5300
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5275
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5250
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5225
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5200 (Nesta página estão 4 posts meus de gráficos)
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5175
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5125
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5100
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=4975

Abr,

file 112

por VirtuaGod » 23/10/2013 1:31

visitante01 Escreveu:PS: disponivel para alguma proposta profissional :-"

Tens que esperar uns anos que ainda sou pobre :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (mas desejo-te sorte :wink: )

por visitanteO1 » 23/10/2013 0:48

Equal % Entrada:
Jan2012 -> 9,6%
Jan2013 -> 3,4%
Mai2013 -> - 8,6%

Anexos
Portofolio Expected Return01.png

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Opcard33, Shimazaki_2 e 130 visitantes