Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - até nos vemos Gregos - novo tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 14/5/2010 12:12

Oi,

São as intellicharts da Fxtrek.
Tudo muito simples como eu gosto.

E também concordo, como já referi, que o sentimento está já demasiado "bearish".

Atenção a outro valor: 1.21xx dá uma linha de Fibonacci correspondente a 50% de correção de todo o bull market do EUR/USD.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Supermann » 14/5/2010 12:06

paubo, concordo com o seu primeiro gráfico.

Aliás já começo a estar um pouco bullish para o Euro no curto médio prazo.

Há 8 meses, tinha um target ppara a descida na zona dos 1.22-1.24 e já ca estamos, e neste momento isto parece um trade muito "overcrowded".

Está tudo bearish no Euro actualmente, até nos media já está tudo doom and gloom no euro quando há 6 meses era o contrário.

Portanto vejo um ressalto algures nesta zona, para corrgir a queda toda desde Dezembro. Numa hipotese dessas os 1.39-1.40 não seria de descurar...

Veremoss.

Djovarius, esse gráfico é de que plataforma? Oanda ?

Registado: 18/12/2009 18:54

por djovarius » 14/5/2010 12:01

Bom dia / boa tarde,

De facto, o teste a 1.2530 - mínimo da semana passada em pleno pânico foi bem sucedido para o dólar e já estamos no próximo passo de suporte, como podem ver no gráfico, entre 1.24 e 1.2455 - que foi, aliás, o mínimo de 2009, já lá passa de um ano.
Penso que o EUR/USD pode romper entre hoje e o princípio da próxima semana esse valor e alcançar a área do super teste - os 1.2333 - que são os mínimos de Outubro de 2008 no auge da explosão da bolha do crédito.
Ainda não é o suporte maior do bull market do par entre 2001/2 e 2008/9 - esse valor está mais abaixo entre 1.16xx e 1.17xx - uma espécie de linha Maginot, que foram os mínimos de 2005 !!

Mas para já, vamos pensar apenas em 1.23xx que podem servir de ressalto, até porque alguns indicadores que estão no gráfico parecem muito saturados nesta fase.
Um "rebound" técnico pode surgir aí com vista ao retorno até ou acima de 1.29xx - mas, atenção, poderá não ser ainda desta e nada nos impede que o par, entre 1.23xx e 1.24xx ganhe ainda mais dinâmica de baixa (apesar dos indicadores técnicos). Se assim for, vejo como possível uma marcha rápida de 1.23xx até 1.20 ou menos. Isso seria compatível com o EUR/JPY novamente nos 110.00
Mas, antes de mais, concentração no atual suporte, que é forte e no Ouro a atingir os tais 1.000 euros por cada onça / troy.

Abraço

dj
Anexos
EUUS.png
EUUS.png (54.13 KiB) Visualizado 4755 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por paubo » 14/5/2010 10:31

Coloquei este grafico no dia 12 de Fevereiro no outro topico do EurDol.
Nesse post referia uma entrevista de alguem do governo americano (foi dada ainda em Dezembro, portanto antes do inicio da queda do euro) a dizer ser provavel para 2010 uma desvalorizaçao do euro em 20%.
Na brincadeira referi que quem acreditava em teorias de conspiraçao podia esperar os 1,24-1,20 em 2010.
Pois bem aqui tocou. A questao que se levanta neste momento e se sera "so" por aqui que ele para...
Eu nao acredito nessas teorias...mas que parece existirem...parece.
Anexos
120210 EurDol Sem 7A jn.jpg
120210 EurDol Sem 7A jn.jpg (118.33 KiB) Visualizado 4842 vezes

Registado: 29/11/2007 11:31

por paubo » 14/5/2010 10:21

Um olhar de 16 anos ao EurDol.

Estamos junto de um forte suporte...
Anexos
140510 EurDol jn.jpg
140510 EurDol jn.jpg (115.9 KiB) Visualizado 4871 vezes

Registado: 29/11/2007 11:31

por pepi » 14/5/2010 10:03

Bom dia Djo,

Qual a tua visão?

Abraços

Registado: 17/3/2009 14:43

por djovarius » 12/5/2010 12:33

Boa tarde,

E o que está previsto existe mesmo. Nada de recuperações no EUR/USD. Cada vez que o par parece querer evoluir em alta, já vem logo uma onda de vendas.
Boas notícias da zona Euro, conseguem animar a moeda única, mas, tal como o tempo, é tudo Sol de pouca dura. Isso diz-nos alguma coisa em relação ao sentmento dos mercados. É verdade que os mercados de dívida pública estão agora muito mais calmos. A Bolsa também. É possível o retorno a uma certa normalidade nos negócios. Mas o sentimento não é bom em relação à sustentabilidade de longo prazo por parte de alguns países, dentro ou fora da região do euro.
A própria bolha Chinesa começa a ser mais falada nesta altura.

Mas a expansão das Economias da UE parece estar em marcha. E isso poderá também acalmar os mercados.

Jogar dinheiro para resolver problemas de liquidez é receita antiga. E é tudo o que os "bulls" do Ouro queriam. Já tinha batido recordes e segue. Aproxima-se a meta de 1.000 euros / onça troy.

Quanto ao trio do Yene: o EUR/USD está mais calmo, mas ainda não se vê um forte "rally". É o tal sentimento. Daí que o EUR/USD ainda pode fazer o tal reteste a uns 100 / 150 pips abaixo da cotação no momento desta mensagem.

Abraço

dj

por djovarius » 11/5/2010 12:00

Bom dia,

Após ausência devido a inusitada, mas brutal escaração de Domingo (a cabeça acabou, mas o feeling é bom :lol: :lol: ) cá estamos a acompanhar outra bebedeira, a do mercado cambial, esse marinheiro ébrio que os Bancos Centrais tentam pôr em ordem.

E os gráficos mostram que o "bicho" caminha mesmo de parede a parede...

Vejamos o EUR/USD:
Portanto, 5ª feira de pânico e mínimos em 1.2530, mas com recuperação imediata de 100 pips. 6ª feira de antecipação de notícias com mais outra apreciação de 100 pips.
E uma 2ª feira que incluiu "buy the news / sell the news" - tudo em poucas horas, com o famoso estouro das mãos fracas curtas que entraram à última (por isso saí, pois temia ser uma dessas mãos fracas a eliminar)
Daí uma viagem rápida até perto de 1.33 e o regresso abaixo de 1.28 - é volatilidade no ar.
Hoje, embora mais calmo, o par mostra ainda um viés de baixa, negociando em torno de 1.27 - ou seja, níveis de 6ª feira outra vez !!

O pacote de medidas não esconde a fragilidade sistémica de alguns países da zona Euro. Impede bancarrotas, mas o sistema continua frágil e o BCE perde credibilidade. Dir-se-ia que foi pressionado pelos poderes políticos. A própria Alemanha, confusa neste processo, acabou por fazer aquilo que não queria.

E agora? Um reteste à zona de 1.25xx não me parece descabido de todo, antes de um outro teste / recuperação até valores entre 1.30 e 1.33 onde haverá, como sabemos, fortes resistências.

É prematuro falarmos aqui de 1.20 e outros números muitos propalados em sites sobre mercados.

Abraço

djovarius

por Batmax » 11/5/2010 11:32

Sera que teremos aqui uma situção como em Oct 2008 ?

Imagem
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por bEMdISPOSTO » 11/5/2010 9:56

Bom dia!
Então mais um gap em alta domingueiro! E domingueiro que se preze não vai longe! :mrgreen:
Lá foi o gap fechado outra vez! É um clássico!

Desta vez nem pude tirar partido, já que só cheguei ontem à noite de Inglaterra (logo que puder "postarei" um postal para todos) e não tinha deixado a comida feita quando parti na Sexta-feira à noite.

Mas, vendo as coisas deste ângulo, passou-se o Domingo e o dia de ontem com o PSI20 e os mercados todos em fúria, e cá estamos hoje de novo a ver o pessimismo a emergir lentamente de novo, os mercados a fraquejarem de novo, na ressaca de um desvairo que mais serviu para uns bons trades de quem soube aproveitar!

E como pouco falta para voltar a ficar tudo na mesma (pelo menos o EurUsd já anulou toda a subida de Domingo e ontem), faz-me lembrar o que me diziam nos meus primeiros tempos de investidor, quando não queria perder um rally: "Calma, os mercados não fogem".

A volatilidade é o que me parece mais certo por agora. Para cima ou para baixo, o trading de muito curto prazo afigura-se como uma estratégia razoável.

Abraços
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Evv » 10/5/2010 23:21

MKlop Escreveu:Se a Sra Merkel referiu que não se vão pôr a imprimir papel - ou mantê-lo nos limites, seja o que isso fôr... -, antecipando avisos sobre a inflação, quais as principais razões para a nova queda?

Em que modo se relacionam os dois factos?

edit: parece que após essas afirmações o euro lateraliza...Relacionados?

O dinheiro como se costuma dizer não cai do ceu , o dinheiro para este pacote ou vira de emissão de moeda ou de financiamento, sendo prncipal virtudde deste pacote em minha opinião a de salvar paieses e nao tanto uma moeda. assim sendo não vejo razoes para grandes optimismos em relacao ao euro , a situação melhorou mas o problema continua lá, a grecia não vai cair, mas o problema nao esta resolvido ate por que nao ha milagres.

é curioso e nao tem nada haver uma coisa com outra mas em termos de at muita gente previa um ressalto, talvez não se pensasse é que fosse tão pouco duradouro.

ps: estou curto no eur usd

abcs e bns

Registado: 28/10/2007 7:43

por MKlop » 10/5/2010 23:00

Se a Sra Merkel referiu que não se vão pôr a imprimir papel - ou mantê-lo nos limites, seja o que isso fôr... -, antecipando avisos sobre a inflação, quais as principais razões para a nova queda?

Em que modo se relacionam os dois factos?

edit: parece que após essas afirmações o euro lateraliza...Relacionados?

2º Edit: só agora li o outro post no tópico semelhante a este....

Registado: 25/2/2010 9:49

por Marco Martins » 10/5/2010 22:58

meu-gôdo Escreveu:Estamos agora quase ao nível onde o par fechou na 6ª feira. Subida vertiginosa, mas de pouca dura...

E isso é bom ou é mau?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Supermann » 10/5/2010 22:43

que foi aproveitada para reforçar curtos... e já pagam dividendos :mrgreen:

Registado: 18/12/2009 18:54

por meu-gôdo » 10/5/2010 19:53

Estamos agora quase ao nível onde o par fechou na 6ª feira. Subida vertiginosa, mas de pouca dura...

Registado: 4/7/2006 19:54

por RiscoCalculado » 10/5/2010 1:12

Ultrapassadas que estão as eleições na Alemanha (com o partido de Merkel a ser derrotado )
, como que por magia (serà ??) a UE parece finalmente mostrar alguma determinação na resolução do problema.

É certo que ainda não se ouviram as palavras mágicas "quantitative easing" (nem penso que se venham a ouvir neste momento, já a reabertura das linhas especiais de liquidez me parece mais provável) no entanto o pacote de $645 bln de que se ouve falar

http://www.businessweek.com/news/2010-05-09/eu-preps-645-billion-fund-to-fight-wolfpack-debt-crisis.html

parece significar que finalmente a UE "means business".

Faltam ainda conhecer mais detalhes, mas dada a dimensão do pacote ($645 bln)
desde que as medidas de austeridade exigidas aos países em dificuldades sejam "realistas", não demasiado exigentes e não comprometam o crescimento nesses países (e a aceitação das mesmas por parte da população ) penso que o Eur poderá ir um bocado mais acima.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por US Trader » 9/5/2010 22:45

Com as notícias do fim de semana, o par vai abrir em forte gap up, acima dos 1,29. Acho que podemos ter uma oportunidade short de curto prazo dado que não acredito que vá acima dos 1,31 sem primeira fechar o gap deixado em aberto. Aliás, nos últimos tempos temos visto o par abrir em alta no Domingo para rapidamente quebrar e voltar à tendência principal. Vamos ter o mesmo filme?

Any thoughts?

Registado: 9/12/2009 19:43

por EuroVerde » 8/5/2010 12:24

Finger, os trades de forex a que te referes não têm quase nenhuma influência sobre o mercado. Pois prefazem apenas 5% a 7% da totalidade dos intervenientes. Por isso não são esses trades que têm o poder de mexer com a cotação mas sim a actividade entre os paises e as grandes instituições bancárias.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Fingerspitzengefuhl » 8/5/2010 9:50

At a midnight news conference following an emergency euro-zone summit on Friday, European Council President Herman Van Rompuy said leaders reaffirmed their commitment to ensure "the stability, unity and integrity" of the euro area in the exceptional crisis.

"All the institutions of the euro area (the European Council, the European Commission, the European Central Bank) as well as all euro area member states agreed to use the full range of means available to ensure the stability of the euro area," he said.

European Commission President Jose Manuel Barroso said that leaders of the euro area showed unity around the currency and would "defend the euro whatever it takes."

In a joint statement, the leaders agreed to reinforce budgetary surveillance and strengthen economic coordination within the euro area in a bid to avoid Greek-style crises in the future.

"The Commission will propose a European stabilization mechanism to preserve the financial stability in Europe," the statement said, adding the proposal will be submitted on Sunday as EU financial ministers convene.

http://news.xinhuanet.com/english2010/b ... 282640.htm

Registado: 9/2/2010 6:36

por Fingerspitzengefuhl » 8/5/2010 4:36

Tive mais uma peripécia caricata com o Forex.

Pois bem já estando farto do stress da capital decidi ir passar uns dias ao campo, nada melhor para descontrair e respirar ar puro.

Fiz a viagem no intercidades e comprei o bilhete na 1ª classe pois assim teria acesso a uma tomada elétrica para ligar o PC e estar em cima dos acontecimentos.

A viagem de ida correu lindamente, nada de especial, até estava fora dos mercados.

Na quinta feira antes de voltar abri uma posição curta do EURUSD, passada uma hora já estava a perder algum dinheiro mas continuava a pensar que a subida era temporária, bastava olhar para o gráfico 5 ou 15 min para perceber que havia uma enorme possibilidade do euro continuar a descida.

Entrei no comboio, liguei o PC à tomada, configurei no modo "High performance" e continuei a acompanhar as cotações.

Passados uns 30 minutos o PC começou a acusar falta de bateria: A tomada não tinha energia...

Queixei-me ao revisor que me disse que tinham desligado as tomadas visto que alguns clientes se queixaram que picos de energia teriam danificado computadores, eu expliquei que tinha uma posição aberta e que era urgente ter internet.

Eu tinha um stop loss, mas estava bastante acima da cotação da altura e não me sentia confortável naquela situação.

Depois de alguma insistência ele disse que as casas de banho da segunda classe tinham tomadas elétricas, lá fui eu a correr para o WC com o portátil, mas descobri que as tomadas tinham energia de forma interrupta, ou seja , de 2 em 2 min tinha de mudar de WC com o PC, a internet tambem perdia a rede a toda a hora e além disso estava lentissima a 2G...

Após 30 minutos e várias mudanças de WC consegui baixar o SL, os outros passageiros olhavam para mim com um ar confuso e riam-se: "O que é que aquele maluco está a fazer com o Portátil no WC???"

Vinha em plena viagem quando se deu o crash, nessa altura já não tinha acesso à plataforma mas lá ia acomapanhado as cotações no Blackberry , de qualquer forma mesmo que estivesse online penso que a ganância não me tinha deixado fechar a posição curta :mrgreen:

Foi uma viagem atribulada, mas o que interessa é que consegui os tão desejados PIPS, mas é desgastante ter uma posição aberta no EURUSD sem ter acesso à internet, acabei por fechar a posição perto das 21h, foi um bom trade, mas fiquei bastante desgastado...

Quanto às subidas de hoje, achei perfeitamente normal, provavelmente deveram-se ao facto de muitos traders terem fechado posições curtas que não quiseram ter abertas durante o fim de semana.

A volatilidade esteve em alta, eu estive de fora, não só por ser sexta feira, mas também por ser "o dia seguinte", por ainda estar a digerir toda a situação do dia anterior, além disso estava com um "feeling" de que iria perder os lucros do negócio anterior.

Estive a analisar os trades que fiz no EURUSD nas últimas semanas e cheguei a algumas conclusões:

->A grande maioria dos trades perdedores foram feitos contra a tendência, ou seja, em posições longas.

->Teria feito MUITO mais dinheiro se tivesse mantido uma única posição curta aberta durante o referido periodo.

Registado: 9/2/2010 6:36

O euro está a desvalorizar ...e depois...

por carcanhol » 7/5/2010 22:54

Boa noite a todos

Bom resolvi utilizar este tópico para colocar uma questão relacionada com o "par"...espero que alguém me possa ilucidar.

Bom aqui vai, o euro está em desvalorização constante face ao dolar, ouve-se muito falar em ataque ao euro, sim e dai será que é assim tão mau?

Digo isto porquê? Pelo seguinte acompanho os mercados desde 2007 e desde então tenho assistido a uma valorização do dolar face ao euro de .7, .8, etc.
e nem por isso vejo os americanos preocupados ou a chorar aos cantos.

E já agora perdoeem a minha ignorância derivada de acompanhar os mercados há muito pouco tempo mas, desde que o euro foi lançado a que propósito chegou a valorizações de 1.5 do dolar, e não o contrário.Que tinha o euro de tão especial até há pouco tempo, para valer um dolar e meio? Desde que sou gente o dolar sempre foi uma moeda forte.

O euro tem estado a desvalorizar, ok mas ainda vale 1.25 do dolar. E se um dia destes ficar a .8 ou .75 do dolar isso é assim tão mau?

Pessoalmente acho que vai ser mau se acabar a chamada zona euro e o próprio euro e se portugal voltar ao escudo a espanha á peseta os alemães ao marco etc. Agora o euro desvalorizar por si só penso que não é o fim do mundo.

Volto a dizer...desde 2007 que acompanho os mercados e o dolar esteve sempre a valer mênos ou muito mênos que o euro e nem por isso os EUA deixou de ser uma união de 50 estados.

Qual é o problema?
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por djovarius » 7/5/2010 20:01

Boas,

Afinal, desta feita, há uma maior calma no mercado cambial, comparado com os restantes.

Bom sinal, pode sinalizar uma acalmia após a tempestade. Se assim continuar na segunda-feira, poderemos assistir já à retoma de uma certa normalidade.

Mas o fantasma da dívida dos Estados vai pairar por muito tempo, sem duvida.

O EUR/USD consegue afinal alguma estabilidade em torno de 1.27 pelo que há que reavaliar tudo na próxima semana, a ver se temos mais alguma recuperação já ou teste aos mínimos de ontem.

Abraço, bom fds

dj

por bEMdISPOSTO » 7/5/2010 16:35

djovarius Escreveu:Boa tarde a todos,

Que dizer do que se passa nas últimas horas em termos de volatilidade ?
Penso que os factos falam por si.
Começando por Wally, monstro voraz que mora em Nova Iorque: não me parece que se trate somente de negociação automática. O mercado estava em forte baixa e continuou. Isso é uma normal ação humana, com um modo de pânico bem patente. O problema é que a baixa das cotações, a partir de certo ponto faz entrar em ação uma série de ordens automáticas, o que fez as cotações baixarem em apenas 3 minutos de uma forma intensa já que a porta de saída era muito pequena para tudo.

A recuperação posterior é igual: as ordens "humanas" começaram, aproveitando os saldos, e assim sucessivamente. No final, ficou tudo mais ou menos na mesma, um dia negativo que já se espreitava.

Antes disso, e isso reforça a minha convicção, já havia pânico no Forex. Uns minutos antes, havia-se intensificado a fuga a favor do USD, mas sobretudo a favor do JPY - em valores muito extremos.
O mercado voo para onde percebe a existência de maior segurança, mesmo que isso não seja bem assim na prática.

Eu diria que a recuperação de hoje é normal e ainda tem pernas para andar. Mas não se pode negar que falta ainda um verdadeiro teste à casa de 1.2450 -1.2550 - onde pode surgir real, sério interesse comprador.
É que o mercado terá de entalar alguns dos curtos, uma vez que anda tudo curto em euros e longo em dólares e yenes.
Quando todos parecem estar do lado certo, o mercado trata-lhes da saúde. Hoje, o mercado está somente a "despachar" os curtos de "mãos fracas", as tais sardinhas que alimentam a cadeia alimentar do mercado cambial.

Abraço

djovarius

Plenamente de acordo.
Já me aventurei hoje a explorar a volatilidade, mas com entradas e saídas limitadas, para não haver muita exposição, e explorando exactamente a trajectória que disseste.

O dia de hoje vem de novo confirmar a importância (gravidade) do momento presente. Os fundamentais só tendem a piorar, para a frente.

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por djovarius » 7/5/2010 15:09

Boas,

E agora vamos ver o que nos reservam as últimas horas de uma semana histórica em muitos dos principais mercados.
A julgar pelo trio do Yene, a volatilidade está para durar.
No EUR/USD depois de uma subida acima de 250 pips em relação à mínima de ontem à tarde, a tal para jogar fora as mão fracas curtas, já assistimos a uma queda superior a 100 pips, pelo que o mercado poderá ainda terminar a semana naaquela "região" em torno de 1.26 - salvo outras surpresas e abanões.

Abraço

dj

por djovarius » 7/5/2010 12:39

Boa tarde a todos,

Que dizer do que se passa nas últimas horas em termos de volatilidade ?
Penso que os factos falam por si.
Começando por Wally, monstro voraz que mora em Nova Iorque: não me parece que se trate somente de negociação automática. O mercado estava em forte baixa e continuou. Isso é uma normal ação humana, com um modo de pânico bem patente. O problema é que a baixa das cotações, a partir de certo ponto faz entrar em ação uma série de ordens automáticas, o que fez as cotações baixarem em apenas 3 minutos de uma forma intensa já que a porta de saída era muito pequena para tudo.

A recuperação posterior é igual: as ordens "humanas" começaram, aproveitando os saldos, e assim sucessivamente. No final, ficou tudo mais ou menos na mesma, um dia negativo que já se espreitava.

Antes disso, e isso reforça a minha convicção, já havia pânico no Forex. Uns minutos antes, havia-se intensificado a fuga a favor do USD, mas sobretudo a favor do JPY - em valores muito extremos.
O mercado voo para onde percebe a existência de maior segurança, mesmo que isso não seja bem assim na prática.

Eu diria que a recuperação de hoje é normal e ainda tem pernas para andar. Mas não se pode negar que falta ainda um verdadeiro teste à casa de 1.2450 -1.2550 - onde pode surgir real, sério interesse comprador.
É que o mercado terá de entalar alguns dos curtos, uma vez que anda tudo curto em euros e longo em dólares e yenes.
Quando todos parecem estar do lado certo, o mercado trata-lhes da saúde. Hoje, o mercado está somente a "despachar" os curtos de "mãos fracas", as tais sardinhas que alimentam a cadeia alimentar do mercado cambial.

Abraço

djovarius

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 52 visitantes