GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
rate Escreveu:valerá a pena hoje uma entrada curta na Galp ? com o corte dos juros, em principio as bolsas vão animar da parte de tarde, certo?
o que acham? 7,70 apetecivel ?
cc
O risco de ganhar ou perder é elevado.... mas cada um sabe dos riscos que está disposto a correr...
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Eu não sugiro nada porque não tenho conhecimento concreto do mercado e das regiões. Esse trabalho cabe-o aos políticos e, claro, caso os mesmos achem necessário e justo o fazerem...
Eu só acho que, perante dados estatísticos regionais, se poderia fazer qq coisa (onde se notassem elevadas descrepâncias negativas com médias nacioanais), até porque, como sabes, essas mesmas regiões não são bem apetrechadas com serviços de transporte comum, o que leva à necessidade de utilização de viaturas próprias na maior parte das vezes.
Mas como já referi, não creio que seja um tema a discutir neste tópico, daí não o quere desenvolver mais.
Um abraço
Eu só acho que, perante dados estatísticos regionais, se poderia fazer qq coisa (onde se notassem elevadas descrepâncias negativas com médias nacioanais), até porque, como sabes, essas mesmas regiões não são bem apetrechadas com serviços de transporte comum, o que leva à necessidade de utilização de viaturas próprias na maior parte das vezes.
Mas como já referi, não creio que seja um tema a discutir neste tópico, daí não o quere desenvolver mais.
Um abraço
Elias Escreveu:Mas isso é óbvio! É a concorrência a funcionar!
O vendedor quer sempre vender ao maior preço possível!
Claro, o vendedor tem por objectivo a maximização do lucro, não faria sentido outra coisa. A minha questão estava noutro pilar que não tem nada a ver com o tópico. Acho que quem quis, entendeu o que eu disse:
Aí talvez fosse necessário uma regulação ou controlo por parte do estado, já que, por norma, essas zonas são tb mais pobres e onde a desirtificação tende a ser cada vez maior... Todas estas características ajudam a ficar pior - se eu sei que com o mesmo dinheiro posso gastar menos e, possivelmente, ganhar mais no litoral, porque não migrar?!?
Mas isto é outra questão completamente diferente...
jfr2006 Escreveu:Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Qual? Aquela da treta da correlação? Bem..quando você me for capaz de garantir que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal compram o petróleo na altura que o preço está mesmo em cima e não quando está mais em baixo...
Não, pá!
Eu perguntei-te a que preço é que tu achas que a gasolina devia ser vendida.jfr2006 Escreveu:A verdade é que se tem provado sistematicamente que a GALP rouba e descaradamente....
Ah sim? Quem é que provou?
E eu respondi-te...deves estar a precisar de óculos...
Ou espera aí..já sei..o dinheiro que gastas em combustível, porque os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal roubam descaradamente no preço deste, não te deixa nada na carteira para comprares óculos?![]()
Quantos aos outros, ao menos não roubam descaradamente e nem desculpas esfarrapadas![]()
E não, nunca perdi com acções dos Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal...Já basta o que roubam ao povo, quanto mais ir perder tempo e dinheiro em acções de ladrões
Qual a razão do nome que chamas todos os dias á galp?
Será que gostavas que no forum toda a gente te trata-se por Jovem Frustrado Reclama?
Poder que me engane mas parece-me que já ca andas-te em tempos com outro nome.....
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
´Bocciardi Escreveu:Realmente quanto ao monopólio, não é a expressão certa, é verdade, mas dada a história e localização monopolizadamente estratégicas![]()
, permite à galp continuar a praticar preços "sem desconto"...
Mas isso é óbvio! É a concorrência a funcionar!
O vendedor quer sempre vender ao maior preço possível!
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Ora não é isto que se passa. Se existe uma terra qualquer onde há apenas uma bomba de gasolina, isto não significa que haja monopólio - qualquer empresa é livre de abrir lá uma bomba nova. Não deve é haver muitos interessados, porque essas zonas são pouco interessantes para o negócio...
Além disso, não me parece que as terras onde há apenas uma bomba tenham de pagar mais do que as terras ondehá várias bombas. A GALP, por exemplo, pratica os mesmos preços em todo o país... Onde está o monopólio?
Neste caso, como estávamos a falar, trata-se da questão levantada pelo ClyssaN:
A parte de não chegar a todo o país ... sinceramente...
A baixa de preços só em alguns locais, logo não aplicando os mesmos preços em todo o país, logo criando gaps de preços entre as zonas com concorrência e as zonas sem concorrência, sendo estas últimas as afectadas com os preços mais elevados.
Realmente quanto ao monopólio, não é a expressão certa, é verdade, mas dada a história e localização monopolizadamente estratégicas

O meu post foi só de desilusão pelo facto de eu não beneficiar com os descontos, não estava a fazer referencia nenhuma a monopólios/cartel etc.
Acho bem que a GALP faça essas "promoções" onde bem entender, agora não posso ficar contente pelo facto de não ser beneficiado, só isso.
Acho bem que a GALP faça essas "promoções" onde bem entender, agora não posso ficar contente pelo facto de não ser beneficiado, só isso.
- Registado: 19/4/2007 12:54
Bocciardi Escreveu:Depois o máximo que se poderá acusar, é do monopólio que já vem de há muitos anos da Galp em certas regiões, onde, devido à densidade populacional ser mais pequena, a abertua de novos postos não é viável, sendo que a Galp mantém os seus postos desde que a mesma ainda era do estado... Uma monopolização com história...
Bocciardi não concordo que se possa falar de monopólio.
Monopólio diz respeito a um mercado onde apenas um pode operar ("pode" no sentido de "estar autorizado a"). Existem barreiras legais à entrada de outros operadores.
Ora não é isto que se passa. Se existe uma terra qualquer onde há apenas uma bomba de gasolina, isto não significa que haja monopólio - qualquer empresa é livre de abrir lá uma bomba nova. Não deve é haver muitos interessados, porque essas zonas são pouco interessantes para o negócio...
Além disso, não me parece que as terras onde há apenas uma bomba tenham de pagar mais do que as terras ondehá várias bombas. A GALP, por exemplo, pratica os mesmos preços em todo o país... Onde está o monopólio?
ClyssaN Escreveu:A parte de não chegar a todo o país ... sinceramente...
Antes de mais, é o Bocciardi...

Depois o máximo que se poderá acusar, é do monopólio que já vem de há muitos anos da Galp em certas regiões, onde, devido à densidade populacional ser mais pequena, a abertua de novos postos não é viável, sendo que a Galp mantém os seus postos desde que a mesma ainda era do estado... Uma monopolização com história...
Aí talvez fosse necessário uma regulação ou controlo por parte do estado, já que, por norma, essas zonas são tb mais pobres e onde a desirtificação tende a ser cada vez maior... Todas estas características ajudam a ficar pior - se eu sei que com o mesmo dinheiro posso gastar menos e, possivelmente, ganhar mais no litoral, porque não migrar?!?
Mas isto é outra questão completamente diferente...
Um abraço
Esta campanha de preços aos fins-de-semana é ainda acumulável com outras promoções em vigor nos postos seleccionados, como os descontos da promoção Vice-Versa e a atribuição e troca de pontos Fast por desconto.
Fonte: Agência Financeira.
Ora fazendo as contas temos:
desconto GALP = 6 cêntimos
desconto SONAE = 10 cêntimos
desconto FAST = 5 cêntimos
Total descontos = 21 cêntimos
desconto se abastecer em Espanha = 30 cêntimos
quod erad demonstrandum
ClyssaN Escreveu:A parte de não chegar a todo o país ... sinceramente...
ClyssaN, não vejo qual é o problema. Como o/a Bocciardi refere, trata-se do jogo da oferta e da procura: A GALP sente-se na necessidade de fazer algo para atrair mais clientes nos locais onde a pressão da concorrência é maior. Nos outros, naturalmente, não o faz. Se o fizesse estaria a ser mal gerida.
Mais uma vez se mostra que a história do cartel é conversa da treta. Embora não tarde que alguém venha aqui afirmar que isto apenas demonstra que a GALP tem andado a roubar

A esse(s) eu respondo já que tem andado a roubar tanto como qualquer hipermercado que, quando faz promoções, vende temporariamente produtos mais baratos do que o seu preço habitual, bem como todas as lojas durante os períodos de promoções e de saldos e ainda... eu próprio, "pobre" profissional livre, que, quando é preciso, até baixo o preço dos meus serviços para ocupar espaços não vendidos... Afinal também sou ladrão, e nem sequer o sabia!

Assim poupo o trabalho de ter de postar de novo daqui a bocado

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Flying Turtle Escreveu:TSF Escreveu:GALP vai fazer descontos nos combustíveis ao fim-de-semana
A GALP vai lançar uma campanha de descontos no preço dos combustíveis. Uma promoção que será válida durante o fim-de-semana.
O Diário de Notícias avança, na edição desta quinta-feira, que aos fins-de-semana e durante mês e meio, a GALP vai baixar em 6 cêntimos por litro o preço, quer da gasolina quer do gasóleo.
Os consumidores não vão ter limite de abastecimentos, segundo as regras da campanha de descontos.
No entanto, a promoção não vai chegar a todo o país, vai abranger apenas 100 postos de abastecimento, situados na Grande Lisboa, Grande Porto, Viseu e Castelo Branco.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1040150
FT
Exactamente FT.
Ia agora mesmmo postar essa notícia. Parece que finalemente a verdadeira força para descer os preços começa a funcionar. A lei da Oferta e da Procura!!! Em Aveiro os postos da galp já fazem estes descontos há mais de um ano ao fds e à quarta-feira, isto porque a concorrência das bombas de combustíveis dos 3 hipermercados com a própria Cepsa a responder directamente e diariamente às mesmas, leva a que os postos sejam "obrigados" a responder ao mercado, caso contrário vão à falência, mesmo com as grandes petrolíferas por trás.
Vamos ver como é que as coisas vão correr nos próximos dias...
TSF Escreveu:GALP vai fazer descontos nos combustíveis ao fim-de-semana
A GALP vai lançar uma campanha de descontos no preço dos combustíveis. Uma promoção que será válida durante o fim-de-semana.
O Diário de Notícias avança, na edição desta quinta-feira, que aos fins-de-semana e durante mês e meio, a GALP vai baixar em 6 cêntimos por litro o preço, quer da gasolina quer do gasóleo.
Os consumidores não vão ter limite de abastecimentos, segundo as regras da campanha de descontos.
No entanto, a promoção não vai chegar a todo o país, vai abranger apenas 100 postos de abastecimento, situados na Grande Lisboa, Grande Porto, Viseu e Castelo Branco.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1040150
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
jfr2006 Escreveu:
E não, nunca perdi com acções dos Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal...Já basta o que roubam ao povo, quanto mais ir perder tempo e dinheiro em acções de ladrões
Se roubam assim tanto como dizes acho que devias mesmo comprar acções... estão ao preço da chuva! Ou só vais entrar no mercado quando a Santa Casa da Misericórdia cotar em bolsa?

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:Qual? Aquela da treta da correlação? Bem..quando você me for capaz de garantir que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal compram o petróleo na altura que o preço está mesmo em cima e não quando está mais em baixo...
Não, pá!
Eu perguntei-te a que preço é que tu achas que a gasolina devia ser vendida.jfr2006 Escreveu:A verdade é que se tem provado sistematicamente que a GALP rouba e descaradamente....
E eu respondi-te...deves estar a precisar de óculos...
Ou espera aí..já sei..o dinheiro que gastas em combustível, porque os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal roubam descaradamente no preço deste, não te deixa nada na carteira para comprares óculos?

Quantos aos outros, ao menos não roubam descaradamente e nem desculpas esfarrapadas

- Registado: 16/4/2008 14:13
jfr2006 Escreveu:Qual? Aquela da treta da correlação? Bem..quando você me for capaz de garantir que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal compram o petróleo na altura que o preço está mesmo em cima e não quando está mais em baixo...
Não, pá!
Eu perguntei-te a que preço é que tu achas que a gasolina devia ser vendida.
jfr2006 Escreveu:A verdade é que se tem provado sistematicamente que a GALP rouba e descaradamente....
A Galp e a Cepsa baixaram esta quarta-feira, a partir das 00:00, os preços dos combustíveis.
O preço de referência da gasolina da Galp baixou 2 cêntimos, fixando-se nos 1,249 euros/litro, enquanto que o gasóleo desceu 1 cêntimo, ficando nos 1,149 euros/litro.
Esta semana contava com uma descida um pouco maior. Em todo o caso, os preços mantêm-se mesmo assim mais ou menos em linha com os preços passados para os mesmos valores do petróleo:
Data Gasolina Gasóleo (Média) Crude
31-03-06 0.482 0.522 (0.502) 52.18
22-09-06 0.482 0.534 (0.508) 50.65
06-07-07 0.548 0.532 (0.540) 51.27
07-11-08 0,458 0,594 (0,526) 51,20
O gasóleo está a encarecer e a gasolina a embaratecer. Em média, os preços são semelhantes aos de 2006/2007...
- Anexos
-
- comb081105.PNG (30.82 KiB) Visualizado 7645 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.