Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
VirtuaGod Escreveu:nelsonpt Escreveu::pray:
Um comentário à minha carteira, no momento em que penso reforçar 2000€ em breve
Assim meio à bruta (não sou designer gráfico como o Rick) vende esse Pimco T.R. e troca por Pimco I.G ou outro fundo de obrigações corporate. Esse Pimco R.R. com a inflação tão baixa faz pouco sentido e eu colocaria no Invesco BRA. Esses 2k para o M&G (ou então não pk o activobank não deve ter) mas em alternativa deve ter o Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR - LU0251130554
Eu não gosto de fundos de "o fim do mundo vem aí" e que até subiram em 2008. Compreendo que um ano como esse meta medo mas lembro que não é um ano típico como podem imaginar. Acho que nos últimos 100/110 anos só 1987, 1929-1933 e 1907 meteram esse tipo de medo/pânico. Investir com base em anos atípicos não é uma boa estratégia.![]()
Nem comento o fundo de volatilidade mas esse montante/peso deve ser para fazer cócegas![]()
Sim VG o Amundi é interessante para ver como se comporta, nem foi grande aposta, foi apenas para ver como corre aquilo.
Vou seguir algumas das dicas que deixaste. Obrigado.
- Registado: 3/11/2012 17:35
MWC Escreveu:Rick Lusitano,
Porquê VBR e não o SPY (por exemplo)? Sendo esta carteira mais agressiva e de longo prazo, quis "capturar" os maiores retornos do VBR (88,98%) face ao SPY (55,34%) a 10 anos.
Realmente, a exposição em obrigações "Inflation Linked" é excessiva. Em vez de subsituir o RR e o TR, vou diluí-los nos próximos reforços (Acções ou Fundos Mistos).
Assim espero chegar a uma % mais adequada da carteira:
35% Acções
20% Mistos
45% Obrigações (com apenas 10% TR e 10% RR).
Após a optmização da % carteira de FI acima descrita, faria um rebalanceamento semestral.
Quanto à carteira de ETF, estou confortável com o nivel de risco, sendo que este ano têm sido penalizada com o desempenho do ouro e com a evolução do EUR/USD. No entanto, está com uma rentabilidade de 2% após um rebalaceamento em Julho.
Espero ainda criar mais um carteira de ETF em EUR no final do ano com as seguintes percentagens:
Dax UCTIS ETF EUR 10%
EuroStoxx 50 UCITS ETF EUR 15%
S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF EUR 25%
MSCI World Index UCITS ETF (EUR) 25%
iBoxx Global Inflation-Linked UCITS ETF (EUR) 10%
Global Sovereign UCITS ETF (EUR) 15%
Por fim, gostaria de agradecer ao Rick Lusitano mais uma vez pela paciência e tempo dispensado.
Cumpriemntos,
MWC
Já percebi o teu raciocínio em relação á exposição das Small Caps dos EUA. Arriscar mais pouco, para poder ganhar mais, estiveste a fazer os trabalhos de casa.

Tens neste momento:
OBRIGAÇÕES = 71.33%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) 16,09%;-2.50%
Franklin Templeton Global Total Return Fund (LU0294221253) 12,00%; 2,42%
PIMCO GIS Global Return Fund E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ541) 16,57%; -6,28%
PIMCO GIS Diversified Income E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ54) 16,47%; -2,66%
PIMCO GIS Total Return Bond E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 10,20%;-1,82%
Se vais ficar com 10% cada em PIMCO TR e RR num total de 45% de obrigações, vai te sobrar apenas 25% para distribuíres por PIMCO GB e DI e pelo Templeton.
De resto, parece-me bem a tua nova distribuição pelos tipos de fundos de investimento, pois se nos mistos, tiveres 10% cada no Invesco e no M&G (cerca de 85/15% em Obrigações/Acções), deverás com cerca +12% em obrigações e cerca +5% em acções, sendo o restante em matérias-primas.
Na tua 2ª carteira de ETFs, tivestes também a estudar.

Inclusivamente apostas no motor da economia europeia, a Alemanha, juntamente com um ETF que segue o índice das maiores empresas europeias. Não conheço os ETFs de obrigações que escolhestes, o "Global Sovereign UCITS ETF (EUR)" não tem TIPS? Pequena observação, pois decerto que estudastes a tua estratégia, os países desenvolvidos, EUA, Japão e agora a Europa, estão perante economias com deflação. O Japão esteve vários anos com deflação, o seu novo primeiro-ministro, Abe, está a injectar milhões de liquidez, para tentar aumentar a inflação, nos EUA, a massiva injecção de liquidez por parte do Fed, não tem aumentado significativamente a inflação nos EUA, também o BCE, com a liquidez que tem colocado nas economias, nem tem aumentado consideravelmente a inflação. Apenas nas economias emergentes é que a inflação é alta e em alguns casos, preocupante.
MWC, faço por gosto de ajudar e pelo gosto da temática. Se fosse por obrigação (trabalho), provavelmente não achava piada.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
file 112 Escreveu:Boas,
Anda uma pessoa a preparar, durante várias partes de alguns dias, um texto sobre retornos e asset- allocation e ninguém me passa cartão. Será que está a acontecer algo parecido como um orador que está a fazer uma exposição verbal e às tantas olha para a plateia e vê uma data de pessoas a bochechar?
Abr,
File 112
Eu posso dizer, que gostei do que li até agora, pois ainda não terminei de ler tudo. Tenho gostado de ler as tuas intervenções, relembro umas coisas e aprendo outras novas. Alguma informação que colocas poderá ser considerada de avançada ou informação técnica, eu gosto de a ler, mas poderá ser um bocado complexa para algumas pessoas. E no meio de outros posts, apesar de ser interessante, poderá se perder. Continua o bom trabalho.

file 112 Escreveu:P.S. Alguém sabe se é possivel com as ferramentas deste programa do Caldeirão pôr o coeficiente de correlação "R ao quadrado", com o 2 superior ao R como se faz no word, em vez de aparecer aqui como "R2" ?
Faz "copy/paste" do seguinte:

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Pois e MWC o RR esta uma miseria...
O problema foi que coloquei muito dinheiro de inicio nos fundos da PIMCO e agora estava a ver se pelo menos vinham a positivo antes de redistribuir...
A razao de ser dos indice em relacao aos ETF prende-se com o facto de fazer contribuicoes sucessivas, o que e incomportavel num ETF dadas as comissoes.
O Banco best deveria ter ETF sem custos como aqui no Canada, mas pronto divide-se o mal entre os dois paises e ai tenho indices aqui ETFs.
Eu provavelmente vou dar de frosques com o RR e canalizar o $ para os indices.
Mais sugestoes?!
O problema foi que coloquei muito dinheiro de inicio nos fundos da PIMCO e agora estava a ver se pelo menos vinham a positivo antes de redistribuir...
A razao de ser dos indice em relacao aos ETF prende-se com o facto de fazer contribuicoes sucessivas, o que e incomportavel num ETF dadas as comissoes.
O Banco best deveria ter ETF sem custos como aqui no Canada, mas pronto divide-se o mal entre os dois paises e ai tenho indices aqui ETFs.
Eu provavelmente vou dar de frosques com o RR e canalizar o $ para os indices.
Mais sugestoes?!
- Registado: 29/11/2007 2:40
clinger Escreveu:Já que estamos numa de partilha aqui vai a minha carteira, actualmente no negativo.
482,31000 UP's Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E -0,21% 6.829,51
507,67300 UP'sPIMCO Funds: Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) -1,86% 6.711,44
315,63400 UP'sPIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg) -1,78% 6.789,29
189,13300 UP'sPIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return Fund E Acc EUR (Hdg) -8,14% 2.893,73
30,38000 UP'sFidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR -1,22% 987,96
1,00000 UP'sPictet-Europe Index-R EUR 0,00 0,00 138,35
2,00000 UP'sPictet-USA Index-R EUR 0,00 0,00 216,80
2,00000 UP'sPictet-Latam Index R EUR 0,00 0,00 124,34
A semana passada decidi investir em fundos index e ir fazendo contribuições à medida que tenho $ disponível. Em relação aos PIMCO é uma desilusão pois o RR está com uma desvalorização gigantesca para um fundo de Obrigações, o INVESCO ainda a semana passada estava positivo em 95 eur e agora já está negativo!
A minha lógica neste momento é fundos com baixa comissão e baseados em indices para acções, no que respeita a obrigações tenho de ver se compensa manter o RR ou mandar o Dinheiro para outro lado...
Já agora o que acham do ES Liquidez, ele perdeu valor pela primeira vez, será este fundo perdeu o balanço?
Dêem as vossas sugestões e comentários.
Boa tarde clinger,
Julgo que a tua carteira (tal como a minha) sofre uma "overdose" de fundos da PIMCO. Se vires os comentários do Rick Lusitano à minha carteira, podem-se aplicar quase a "papel químico" à tua (basta recuares uma página). A adição de fundos mistos será um conselho que vou seguir...
Na questão dos índices, julgo que os ETF´s podem acompanhar "mais de perto" os índices com menores comissões...
Realmente o RR têm-se portado muito mal....

Já que estamos numa de partilha aqui vai a minha carteira, actualmente no negativo.
482,31000 UP's Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E -0,21% 6.829,51
507,67300 UP'sPIMCO Funds: Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) -1,86% 6.711,44
315,63400 UP'sPIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg) -1,78% 6.789,29
189,13300 UP'sPIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return Fund E Acc EUR (Hdg) -8,14% 2.893,73
30,38000 UP'sFidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR -1,22% 987,96
A semana passada decidi investir em fundos index e ir fazendo contribuições à medida que tenho $ disponível. Em relação aos PIMCO é uma desilusão pois o RR está com uma desvalorização gigantesca para um fundo de Obrigações, o INVESCO ainda a semana passada estava positivo em 95 eur e agora já está negativo!
A minha lógica neste momento é fundos com baixa comissão e baseados em indices para acções, no que respeita a obrigações tenho de ver se compensa manter o RR ou mandar o Dinheiro para outro lado...
Já agora o que acham do ES Liquidez, ele perdeu valor pela primeira vez, será este fundo perdeu o balanço?
Só uma nota para mencionar que o ES Liquidez desceu a cotação pela primeira vez...
Rick Lusitano Escreveu:VirtuaGod Escreveu:JMBMG Escreveu: é quase um crime não estares a cobrar este tipo de analises.
Infelizmente acho que o pessoal está muito mal habituado com os bancos. Tenho pelo menos 2 amigos no Best (PFAs) que fazem semelhante e é "grátis" por serem gestores de conta dos clientes. Um envia reports mensais dos comportamentos das carteiras e o outro é dos meus poucos amigos que tem mais conhecimentos que eu na área de investimentos.
Não me responsabilizando pelo facto do que tem mais conhecimentos que eu poder não aceitar contas abaixo de 50k posso perfeitamente passar palavra se me enviarem uma PM.
DISCLAIMER: Não sou eu.![]()
VG, assim estragas a nossa "start-up" de assessoria financeira para investidores.![]()
Olá Virtuagod,
Na mouche, estou mesmo mal habituado. O meu gestor de conta do Big propôs-me (para alem de uns quantos produtos financeiros que não interessavam ao menino jesus) uma carteira desenhada pelo banco que era, simplesmente, horrível. não ha mesmo outro termo.
No BEST a minha PFA pouco mais fez que sugerir o Fundo Misto da AXA que eles andam loucos para vender. E como (ainda) não tenho 50k não posso recorrer ao teu amigo.
Rick Lusitano,
A startup tem tudo para dar certo. Como não tenho, nem de perto nem de longe, conhecimentos financeiros para participar, ofereço-me para investir no capital da empresa

abraços!
João
A startup é uma excelente ideia.
abraço,
João
- Registado: 29/11/2007 3:41
Rick Lusitano Escreveu:MWC Escreveu:O que vês na carteira, que poderia ser simplificado? Provavelmente evitar sobreposição de PIMCO´s. Ficar apenas com o PIMCO DI
Existe sobreposição de gestoras? Sim. PIMCO
Existe sobreposição de regiões geográficas? Demasiada exposição aos EUA
Existe sobreposição de categorias? Sim
Que problemas identificas? Excesso de PIMCO, Pouca diversificação em Acções.
Carteira ETF:
TLT (Obrigações EUA); 15%
TIP (Obrigações Inflação): 5,5%
DBC ( Commodities): 4%
GLD (Ouro): 11,2%
VWO (Acções EM): 14,4%
VGK (Acções Europa): 9,2%
VPL (Acções Pacífico): 13,3%
VNQ (Imobliario EUA): 9,04%
VBR (Small Cap EUA): 18,02%
Rick Lusitano,
Agradeço, desde já, a tua disponibilidade para analisares as carteiras e seres umas das referências deste tópico e do fórum.
Tens uma boa carteira de ETFs. Assim faz mais sentido, o maior peso das obrigações na carteira de FI.
Acções = 54,92%
Obrigações = 20,5%
Matérias primas (MP) = 15,2%
Imobliario (REIT) = 9,04%
Acções Small Cap EUA: VBR
Acções Europa: VGK
Acções Pacífico: VPL
Acções EM: VWO
Obrigações EUA: TLT + PIMCO DI + GB + TR
Obrigações Inflação EUA: TIP + PIMCO TR
Obrigações Inflação Global: PIMCO RR [exposição geográfica: EUA (37.00%)]
Obrigações EM: PIMCO DI + GB + TR + Templeton
Obrigações HY: PIMCO DI + GB
Obrigações IG: PIMCO DI + GB + TR
Commodities (inc. Ouro): DBC + GLD + Invesco
Imobliario EUA: VNQ
Se juntares as duas carteiras, a de FI e a de ETFs, como ficaria no total, as classes divididas? Acções/Obrigações/Matérias primas/Imobiliário? Não te peço por categorias, pois é mais complicado, esmiuçar esta informação, devido aos FI deterem vários tipos de activos.
Como tens ETFs de acções, não colocaria fundos de acções geográficos. Porque ETF Small Caps EUA e não ETF Large e/ou Mid Caps ou um "total market" "index-ETFs" de Acções dos EUA?
Gosto de "total market" "index-ETFs", pela simplicidade que trazem a uma carteira de ETFs, alguns exemplos são:
Acções: VT (Mundo) ou VTI (EUA) + VXUS (Mundo ex-EUA)
Obrigações: BND (EUA) + BNDX (Mundo ex-EUA)
Mas admito que nunca me debrucei, sobre as diferenças de desempenho entre estes "total market" "index-ETFs" vs. "index-ETFs" de mercados específicos.
Nas MP e REIT já estás bem servido. As obrigações, podes simplificar. Fundos exclusivos de TIPS, são redundantes, tens outros fundos com TIPS, o Invesco e as acções são boas barreiras anti-inflação.
Sugeria para complementar as duas carteiras:
M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg) - para substituir os PIMCO TR, RR
UBS Infrastructure (EUR) P-acc - para complementar o ETF de REIT e é um fundo de acções multi-sector, com bons desempenhos
Se tivesse só fundos de investimento, optaria por um "lazy portfolio" de:
PIMCO DI ou 50% PIMCO GB + 50% Templeton GTR (gosto mais da 2ª opção)
M&G Optimal Income
Invesco BRA
Threadneedle Global Equity Income
Rick Lusitano,
Porquê VBR e não o SPY (por exemplo)? Sendo esta carteira mais agressiva e de longo prazo, quis "capturar" os maiores retornos do VBR (88,98%) face ao SPY (55,34%) a 10 anos.
Realmente, a exposição em obrigações "Inflation Linked" é excessiva. Em vez de subsituir o RR e o TR, vou diluí-los nos próximos reforços (Acções ou Fundos Mistos).
Assim espero chegar a uma % mais adequada da carteira:
35% Acções
20% Mistos
45% Obrigações (com apenas 10% TR e 10% RR).
Após a optmização da % carteira de FI acima descrita, faria um rebalanceamento semestral.
Quanto à carteira de ETF, estou confortável com o nivel de risco, sendo que este ano têm sido penalizada com o desempenho do ouro e com a evolução do EUR/USD. No entanto, está com uma rentabilidade de 2% após um rebalaceamento em Julho.
Espero ainda criar mais um carteira de ETF em EUR no final do ano com as seguintes percentagens:
Dax UCTIS ETF EUR 10%
EuroStoxx 50 UCITS ETF EUR 15%
S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF EUR 25%
MSCI World Index UCITS ETF (EUR) 25%
iBoxx Global Inflation-Linked UCITS ETF (EUR) 10%
Global Sovereign UCITS ETF (EUR) 15%
Por fim, gostaria de agradecer ao Rick Lusitano mais uma vez pela paciência e tempo dispensado.
Cumpriemntos,
MWC
file 112 Escreveu:Boas,
Anda uma pessoa a preparar, durante várias partes de alguns dias, um texto sobre retornos e asset- allocation e ninguém me passa cartão. Será que está a acontecer algo parecido como um orador que está a fazer uma exposição verbal e às tantas olha para a plateia e vê uma data de pessoas a bochechar?
Abr,
File 112
Sou preguiçoso mas não sou pessoa de não dar o devido crédito a quem merece. Podes e deves continuar sff. Provavelmente é avançado para algumas pessoas mas vou guardar na primeira página parar referência futura não te preocupes!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
visitante01 Escreveu:visitante01 Escreveu:MWC Escreveu:Fundos e respetivo peso e rentabilidade na carteira.
Fidelity Consumer Staples A Eur (LU0114721508) 19,53%; 1,09%
PIMCO GIS Total Return Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZB05) 10,20%;-1,82%
Invesco Balanced-Risk Alloc E (LU0432616901) 9,14%; 0,57%
Rentabilidade Total: -1,51%
visitante 01,
realmente a visualização gráfica é fantástica.

Os meus parabéns.
Boas,
Abr,
File 112
Abr,
File 112
- Registado: 29/11/2007 1:41
nelsonpt Escreveu::pray:
Assim meio à bruta (não sou designer gráfico como o Rick) vende esse Pimco T.R. e troca por Pimco I.G ou outro fundo de obrigações corporate. Esse Pimco R.R. com a inflação tão baixa faz pouco sentido e eu colocaria no Invesco BRA. Esses 2k para o M&G (ou então não pk o activobank não deve ter) mas em alternativa deve ter o Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR - LU0251130554
Eu não gosto de fundos de "o fim do mundo vem aí" e que até subiram em 2008. Compreendo que um ano como esse meta medo mas lembro que não é um ano típico como podem imaginar. Acho que nos últimos 100/110 anos só 1987, 1929-1933 e 1907 meteram esse tipo de medo/pânico. Investir com base em anos atípicos não é uma boa estratégia.

Nem comento o fundo de volatilidade mas esse montante/peso deve ser para fazer cócegas

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:JMBMG Escreveu: é quase um crime não estares a cobrar este tipo de analises.
Infelizmente acho que o pessoal está muito mal habituado com os bancos. Tenho pelo menos 2 amigos no Best (PFAs) que fazem semelhante e é "grátis" por serem gestores de conta dos clientes. Um envia reports mensais dos comportamentos das carteiras e o outro é dos meus poucos amigos que tem mais conhecimentos que eu na área de investimentos.
Não me responsabilizando pelo facto do que tem mais conhecimentos que eu poder não aceitar contas abaixo de 50k posso perfeitamente passar palavra se me enviarem uma PM.
DISCLAIMER: Não sou eu.

VG, assim estragas a nossa "start-up" de assessoria financeira para investidores.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

nelsonpt Escreveu:![]()
Espero que não fiques aborrecido, já há vários foristas com o "know-how" para poderem fazer uma "analise"/opinião. Vou dar a oportunidade a outros participantes de poderem dar a sua opinião.

Editado pela última vez por Visitante em 6/11/2013 1:10, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

JMBMG Escreveu: é quase um crime não estares a cobrar este tipo de analises.
Infelizmente acho que o pessoal está muito mal habituado com os bancos. Tenho pelo menos 2 amigos no Best (PFAs) que fazem semelhante e é "grátis" por serem gestores de conta dos clientes. Um envia reports mensais dos comportamentos das carteiras e o outro é dos meus poucos amigos que tem mais conhecimentos que eu na área de investimentos. (EDIT: Relendo esta frase até me parece arrogante mas sinceramente acho que representa mais a baixa literacia financeira por esse país fora, inclusivé por profissionais, do que qualquer outra coisa)*

*O caso mais recente que me vem à memória e que reparei durante uma conversa com uma pessoa amiga foi a subida jeitosa que as Obrigações do Benfica tiveram depois de pagarem o cupão. Como já ouvi que "as obrigações descem quando pagam o cupão" da boca de profissionais associei logo que muita gente devia estar à espera do pagamento do cupão para comprar as obrigações (quer investidores particulares por conta deles quer profissionais para clientes)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 6/11/2013 3:59, num total de 2 vezes.
visitante01, é impressionante a quantidade de informação que incluis em cada imagem, já para não falar na excelente qualidade do teu trabalho.
És um Excel master.

És um Excel master.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

- Registado: 3/11/2012 17:35
VIXIUM Escreveu:Rick:
É fantástico o tempo que dedicas a estas coisas. Não te invejo a paciência mas o tempo sim.![]()
E dou-te os parabéns pelo trabalho que andas a fazer por este caldeirão e tópico.
Quanto à tua dica de um post anterior:
A) PIMCO DI = PIMCO EM + GB + IG + HY + RR + TR
B) PIMCO GB = PIMCO IG + HY + RR + TR
C) PIMCO TR = PIMCO GB + IG + RR = exposição geográfica: EUA (quase exclusivamente)
D) Templeton = EM
Não me parece que possas dizer tão taxativamente isto. Num dado contexto e período de tempo compreendo a tua resposta. Se tiveres em consideração que andam lá gestores na PIMCO e que nem sempre o que fazem é uma "coleta" de outros fundos (DI= EM + GB + ...+ TR) penso que talvez estejas a simplificar demasiado a tua resposta. Não pretendo com isto fazer nem uma contestação nem sequer refutar até porque já dei comigo muita vez a pensar quase em linha com o teu racional. Se tiveres paciência - não, não te vou pedir para analisares a minha carteira - apenas te pedia se - e só se tiveres pachorra - podias fundamentar um bocadinho o teu racional assente em duas dimensões: time frame para poderes anotar a dica e assumptions em que te baseias para o fazer. De resto, se não tiveres tempo esquece. I was just curious to compare your thoughts with mine.
Obrigado.
Fica bem.
VIXIUM
As comparações que fiz com os PIMCOs não significa que eles são fundos de fundos, nem que fazem "copy/paste" dos outros fundos e gestores, mas que têm activos nas mesmas categorias que os outros PIMCOs. Apesar de os fundos terem gestores diferentes, todos eles reportam a um departamento especifico para cada classe de activos, por exemplo, "Fixed Income", "Equities", etc. Por isso, é muito provável que se por exemplo, um gestor de um fundo de obrigações emergentes, encontrar activos interessantes que ele partilhe essa informação com os outros gestores de outros fundos e é natural que alguns desses activos acabem por serem incluídos noutros fundos de outras categorias. Já para não falar em gestores que gerem vários fundos ao mesmo tempo. Para além dos activos, a informação partilhada pelos vários gestores, inclui as perspectivas/analises ("outlooks") de cada categoria ou região geográfica, a não ser que a gestora, tenha um departamento especifico de analise e investigação e aí a informação ainda é mais centralizada e comum. No caso da PIMCO, todos os gestores reportam ao Bill Gross, se o gestor do PIMCO EMB, o Michael Gomez tiver ideias interessantes, o Bill pode usar-las no PIMCO TR, que também tem EM, ou ser usadas no PIMCO DI da Eve Tournier que inclui obrigações emergentes na carteira. Por isso, a correlação dos activos poderá existir com maior probabilidade dentro de fundos da mesma gestora. Depois temos também as vantagens de existir compra de activos de forma centralizada, para minimizar os custos de transacção e maximizar o poder negocial. Eu já tinha feito, analises ás correlações, já há uns meses atrás, inclusive entre os fundos da PIMCOs, usando os sites Trustnet Offshore e Trustnet UK, tendo partilhado essas informações, neste tópico. Podes também ver as correlações entre os fundos da PIMCOs, através da imagem no último post do visitante01.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Um gajo fica 1 dia sem cá vir e o tópico aparece assim com uma vida impressionante 

E será que agora ainda é boa altura para entrar nestes fundos?
Akuxek Escreveu:Recebi isto do BCP
Que grandes rendibilidades!!! Isto é possível??
Dá que pensar!!
TOP 5 RENDIBILIDADE
ÚLTIMOS 12 MESES
Fundos Rendibilidade Classe de
risco
1º Pictet Japanese Equity Selection HR EUR 53,10% 6
2º Pictet Biotech HR EUR 41,67% 6
3º Fidelity Iberia Fund EUR 35,93% 5
4º Pictet Biotech R USD 32,92% 6
5º Millennium Eurofinanceiras 29,09% 5
TOP 5 SUBSCRIÇÕES
SEMANA DE 28/10/2013 A 01/11/2013
Fundos
1º Millennium Liquidez
2º Pictet Biotech R USD
3º Millennium Ações America
4º Fidelity European High Yield Fund EUR
5º Millennium Eurocarteira
É possível, mas ainda há melhor.

Isso são os tops dos fundos disponíveis através do BCP, pois no Banco Best são:
Top 5 Rent.
Data Rend 1a%
GLG Japan CoreAlpha Equity D H EUR 04-11-2013 66,67%
BlackRock Global Funds - Japan Value Hedged E2 EUR 04-11-2013 64,58%
Eurizon EasyFund Equity Japan LTE RH 31-10-2013 55,67%
JPMorgan Investment Funds - Japan 50 Equity D EUR Hedged Acc 01-11-2013 54,86%
Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR 04-11-2013 53,94%
+ Subscritos
Data Rend 1a%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) 05-11-2013 9,17%
Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ 04-11-2013 43,94%
Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis 04-11-2013 20,33%
Alken Fund European Opportunities-A 01-11-2013 38,24%
Franklin European Small-Mid Cap Growth N Acc € 04-11-2013 37,78%
Com 1.000 euritos em acções do Japão num ano, já tinha pelo menos, 1 salário mínimo nacional liquido.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

visitante01 Escreveu:MWC Escreveu:Fundos e respetivo peso e rentabilidade na carteira.
Fidelity Consumer Staples A Eur (LU0114721508) 19,53%; 1,09%
PIMCO GIS Total Return Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZB05) 10,20%;-1,82%
Invesco Balanced-Risk Alloc E (LU0432616901) 9,14%; 0,57%
Rentabilidade Total: -1,51%
a linha da "efficient frontier" ficou "esquisita", tenho que rever o método![]()
mas aqui fica, para esta carteira
não fiz para as outras apresentadas recentemente, por causa de alguns fundos que ainda não tenho e/ou do tamanho da carteira (estou a simular com 12 fundos para já)
Agora com a linha corrigida.
na sequencia da resposta do Rick Lusitano, é interessante de observar a "mancha" vermelha na correlation matrix para os PIMCO
jokerportuga
está combinado.

- Registado: 21/10/2013 21:14
Recebi isto do BCP
Dá que pensar!!
TOP 5 RENDIBILIDADE
ÚLTIMOS 12 MESES
risco
TOP 5 SUBSCRIÇÕES
Fundos
1º Millennium Liquidez
2º Pictet Biotech R USD
Dá que pensar!!
TOP 5 RENDIBILIDADE
ÚLTIMOS 12 MESES
risco
TOP 5 SUBSCRIÇÕES
Fundos
1º Millennium Liquidez
2º Pictet Biotech R USD
Rick:
É fantástico o tempo que dedicas a estas coisas. Não te invejo a paciência mas o tempo sim.
E dou-te os parabéns pelo trabalho que andas a fazer por este caldeirão e tópico.
C) PIMCO TR = PIMCO GB + IG + RR = exposição geográfica: EUA (quase exclusivamente)
D) Templeton = EM
Não me parece que possas dizer tão taxativamente isto. Num dado contexto e período de tempo compreendo a tua resposta. Se tiveres em consideração que andam lá gestores na PIMCO e que nem sempre o que fazem é uma "coleta" de outros fundos (DI= EM + GB + ...+ TR) penso que talvez estejas a simplificar demasiado a tua resposta. Não pretendo com isto fazer nem uma contestação nem sequer refutar até porque já dei comigo muita vez a pensar quase em linha com o teu racional. Se tiveres paciência - não, não te vou pedir para analisares a minha carteira - apenas te pedia se - e só se tiveres pachorra - podias fundamentar um bocadinho o teu racional assente em duas dimensões: time frame para poderes anotar a dica e assumptions em que te baseias para o fazer. De resto, se não tiveres tempo esquece. I was just curious to compare your thoughts with mine.
Obrigado.
Fica bem.
VIXIUM
É fantástico o tempo que dedicas a estas coisas. Não te invejo a paciência mas o tempo sim.

D) Templeton = EM
Obrigado.
Fica bem.
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
Quem está ligado: