Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias/ Finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias/ Finanças

por ricardmag » 9/5/2016 19:04

No resumo que me enviaram de uma das corretoras com que trabalho também só aparece as despesas de alienação. Eu declarei tudo ...

Podes e deves frosantos, o que pode acontecer é haver divergências, e ter que justificar junto da AT.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mais-valias/ Finanças

por Fred_Invest » 9/5/2016 18:52

ricardmag Escreveu:Não sei se nos outros anos foi assim mas este ano é claro que para as despesas entram as de compra e venda.
Reparei que no simulador, pelo menos quando entreguei, não estavam a contabilizar nenhuma despesa para o calculo de mais/menos valias, mais um bug ...

encargos.PNG


Quanto à EDP renováveis, não esquecer que é espanhola, logo o correto é declarar no anexo J


correctíssimo de acordo com o artigo 51º
versão anterior : só despesas de alienação contavam
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs55.htm


versão actual: contam despesas de aquisição e alienação
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs51.htm

mas o banco só me mandou a descrição dos movimentos sem as respectivas comissões, apesar de ter registo do valor das mesmas. Posso colocar à mesma as despesas, verdade?
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: Mais-valias/ Finanças

por MarketGodzilla » 9/5/2016 18:41

ricardmag Escreveu:Não sei se nos outros anos foi assim mas este ano é claro que para as despesas entram as de compra e venda.
Reparei que no simulador, pelo menos quando entreguei, não estavam a contabilizar nenhuma despesa para o calculo de mais/menos valias, mais um bug ...


Obrigado Ricardmag, realmente esqueci-me de ir ver a ajuda de cada anexo a ver o que dizia e realmente está lá. Estranho, sempre foi só as despesas com a alienação, fui ver o código e apenas escrevi no google, código IRS e lá ia eu ver ao site das finanças e só dizia com a alienação, agora "googlei" código do IRS atualizado e lá apareceu, artigo 51º, Nº1, alínea b), aquisição e alienação, muito obrigado.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mais-valias/ Finanças

por ricardmag » 9/5/2016 18:07

Não sei se nos outros anos foi assim mas este ano é claro que para as despesas entram as de compra e venda.
Reparei que no simulador, pelo menos quando entreguei, não estavam a contabilizar nenhuma despesa para o calculo de mais/menos valias, mais um bug ...

encargos.PNG


Quanto à EDP renováveis, não esquecer que é espanhola, logo o correto é declarar no anexo J
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mais-valias/ Finanças

por stifler2014 » 9/5/2016 16:57

Brass[/quote]



Amigo Brass,

Se me visse nessa situação, utilizaria o quadro 9 para declarar as menos-valias. Escolheria a opção que diz que é para "... e outros valores mobiliários". Se te chamarem, coisa que duvido muito que aconteça, explicas-te.

A resposta que ai colocaram da AT é muito "circunscrita" à pergunta que é feita. Tenho quase a certeza que se na pergunta tivesse sido referido que havia mais-valias em ações, a resposta tinha sido outra.

Se tiveres menos-valias de 20, diz que realizaste a 80 e adquiriste a 100, por exemplo. O que a AT quer é que se declare, a não declaração é que é grave. É tudo taxado a 28%, sejam ações, derivados ou porcos pretos, a treta é a mesma para apuramento de impostos.

Sei que não é o mais correto, mas é o que eu faria.

Cumprimentos,

Limonov[/quote]

entreguei sem declarar as menos valias nos cfd´s
no meu caso tenho menos valias em ações nacionais, mais valias em ações dos states e menos valias em cfd´s, as menos valias das ações portuguesas compensam as mais valias das ações estrangeiras, sendo assim entreguei sem declarar as menos valias dos cfd´s (não sei se fiz bem...)
de qq maneira como a declaração do carregosa traz esses movimentos não vai bater certo...
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mais-valias/ Finanças

por MarketGodzilla » 9/5/2016 16:46

santinati Escreveu:Boa tarde,
Estou a preencher o meu IRS e noto que os Anexos E e G não se encontram pré-preenchidos. É assim? ou não.
Agradeço que algum dos forenses me possa esclarecer.
Obrigado e bons negócios!


É. Este ano ainda não fiz o meu, mas costuma ser assim todos os anos, temos que ser nós a preencher.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mais-valias/ Finanças

por santinati » 9/5/2016 16:40

Boa tarde,
Estou a preencher o meu IRS e noto que os Anexos E e G não se encontram pré-preenchidos. É assim? ou não.
Agradeço que algum dos forenses me possa esclarecer.
Obrigado e bons negócios!
 
Mensagens: 176
Registado: 29/11/2007 1:34
Localização: 14

Re: Mais-valias/ Finanças

por MarketGodzilla » 9/5/2016 14:44

Ranger Escreveu:
BFerraz Escreveu:Alguém sabe se o valor dos encargos mudou? Precisava de saber porque se tiver tudo igual como o ano passado e não encontro informações que digam o contrário, vou reclamar junto do Activobank, que para além do atraso na declaração, ainda dificultam a tarefa aos clientes. Antes do trazia mesmo o encargo, as despesas com a realização(venda da ação), este ano traz encargos e pelo valor é da aquisição, mais a da realização. Eu sempre só coloquei os encargos na realização, tal como diz a lei.
Se puderem esclarecer agradecia.


Viva BFerraz,

É a 1ª vez que vou declarar acções e menos valias, como também trabalho com o ActivoBank gostava de saber se me pode ajudar uma vez que já está habituado. Obrigado

Bons negócios


Ranger é assim, todos os anos em Abril na secção arquivo o Activobank disponibiliza a declaração com as mais ou menos valias obtidas no ano anterior, este ano só disponibilizaram a referida declaração em Maio e para além do mais, nos encargos em vez de contabilizarem só as despesas com a alienação, contabilizam ambas as despesas, com a aquisição das ações e com a venda, não encontro qualquer informação de que algo tenha mudado, o código do IRS também me parece estar igual, por isso gostava que alguém aqui esclarecesse como estão a fazer. Nas ações nacionais não há problema e é só tirar metade do valor, mas nos EUA(que é o meu caso), estamos sujeitos à variação cambial e não me basta dividir o valor em dois. E mais, quando foi feita mais do que uma transação com a mesma ação, várias vendas ou várias compras, a declaração do Activobank ainda aumenta a confusão e tem vários valores nos encargos. Vamos aguardar a ver se alguém ajuda e esclarece se algo mudou, ou não, neste capítulo.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mais-valias/ Finanças

por Ranger » 9/5/2016 14:26

BFerraz Escreveu:Alguém sabe se o valor dos encargos mudou? Precisava de saber porque se tiver tudo igual como o ano passado e não encontro informações que digam o contrário, vou reclamar junto do Activobank, que para além do atraso na declaração, ainda dificultam a tarefa aos clientes. Antes do trazia mesmo o encargo, as despesas com a realização(venda da ação), este ano traz encargos e pelo valor é da aquisição, mais a da realização. Eu sempre só coloquei os encargos na realização, tal como diz a lei.
Se puderem esclarecer agradecia.


Viva BFerraz,

É a 1ª vez que vou declarar acções e menos valias, como também trabalho com o ActivoBank gostava de saber se me pode ajudar uma vez que já está habituado. Obrigado

Bons negócios
 
Mensagens: 256
Registado: 4/12/2003 12:52
Localização: Porto

Re: Mais-valias/ Finanças

por AlfaTrader » 9/5/2016 13:57

nmlopes Escreveu:
Zeferr Escreveu:
nmlopes Escreveu:Bom dia.
Já procurei muito esta questão online e não consegui encontrar a resposta.
No anexo G, caso haja 2 titulares a fazer o IRS em conjunto e as operações com acções tenham sido feitas a partir de uma conta conjunta, como é que se declaram as operações?
- uma linha por cada operação com o total do valor para um dos titulares (escolhido ao acaso??)
- duas linhas por cada operação, uma para cada titular, com os valores de venda/aquisição/comissões divididos a meio

Nenhuma das soluções me parece muito correcta...
Obrigado!


É uma conta conjunta, mas na compra/venda de ações é feita pelo numero de contribuinte, pelo que declara quem comprou e vendeu.
Espero ter ajudado.
BN


Mas ambos os titulares da conta receberam uma declaração do banco com as compras e vendas de acções e a indicação da co-titularidade da conta. Suponho que as finanças também vão receber essa declaração do banco para os 2 números de contribuinte.
Se depois na declaração do IRS um desses números de contribuinte não tiver quaisquer operações registadas, isso não vai logo disparar os alertas automáticos?


EU sempre fiz assim, declarei no contribuinte que efetuou as operações de compra/venda e nunca tive qualquer problema.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Mais-valias/ Finanças

por MarketGodzilla » 9/5/2016 13:30

Alguém sabe se o valor dos encargos mudou? Precisava de saber porque se tiver tudo igual como o ano passado e não encontro informações que digam o contrário, vou reclamar junto do Activobank, que para além do atraso na declaração, ainda dificultam a tarefa aos clientes. Antes do trazia mesmo o encargo, as despesas com a realização(venda da ação), este ano traz encargos e pelo valor é da aquisição, mais a da realização. Eu sempre só coloquei os encargos na realização, tal como diz a lei.
Se puderem esclarecer agradecia.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mais-valias/ Finanças

por nmlopes » 9/5/2016 12:40

Zeferr Escreveu:
nmlopes Escreveu:Bom dia.
Já procurei muito esta questão online e não consegui encontrar a resposta.
No anexo G, caso haja 2 titulares a fazer o IRS em conjunto e as operações com acções tenham sido feitas a partir de uma conta conjunta, como é que se declaram as operações?
- uma linha por cada operação com o total do valor para um dos titulares (escolhido ao acaso??)
- duas linhas por cada operação, uma para cada titular, com os valores de venda/aquisição/comissões divididos a meio

Nenhuma das soluções me parece muito correcta...
Obrigado!


É uma conta conjunta, mas na compra/venda de ações é feita pelo numero de contribuinte, pelo que declara quem comprou e vendeu.
Espero ter ajudado.
BN


Mas ambos os titulares da conta receberam uma declaração do banco com as compras e vendas de acções e a indicação da co-titularidade da conta. Suponho que as finanças também vão receber essa declaração do banco para os 2 números de contribuinte.
Se depois na declaração do IRS um desses números de contribuinte não tiver quaisquer operações registadas, isso não vai logo disparar os alertas automáticos?
 
Mensagens: 68
Registado: 27/5/2010 14:45
Localização: 16

Re: Mais-valias/ Finanças

por AlfaTrader » 9/5/2016 12:35

Não posso acreditar em tal barbaridade !

Quer dizer se tiver mais valias em acções e menos valias em derivados não sou taxado pela diferença ???????

Exemplo 1 : Tenho menos valia de 20 em acções e mais valia de 100 em derivados : Sou taxado por +80
Exemplo 2 : Tenho mais valia de 100 em acções e menos valia de 20 em derivados : Sou taxado por +100 !!!!!! Não posso acreditar ???

Alguém quer comentar pf ?
Não há aqui uma ilegalidade gritante ?

Abraços


Brass[/quote]
Derivados é um produto de luxo ao contrário das ações logo devem ser taxados acima :evil: :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted:

Eu o ano passado não consegui por menos valias de cfds....

Se a tua situação for penalizadora faz as contas à mão e se disserem alguma coisa argumenta. Em ultimo caso reclama![/quote]


Ainda não fiz o de 2015, mas em 2014 coloquei menos valias de derivados, sem problema, usei o campo 9 linha 901 de anexo G, para os warrants seria a linha 902. este ano está diferente?
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Mais-valias/ Finanças

por Limonov » 9/5/2016 12:31

Brass River Escreveu:
AC1974 Escreveu:
stifler2014 Escreveu:boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.


Bom dia Caríssimos, a resposta ao anexo G quadro 13 chegou conforme informação abaixo descrita, sem lucro não é rendimento.

Bons negocios.



Não posso acreditar em tal barbaridade !

Quer dizer se tiver mais valias em acções e menos valias em derivados não sou taxado pela diferença ???????

Exemplo 1 : Tenho menos valia de 20 em acções e mais valia de 100 em derivados : Sou taxado por +80
Exemplo 2 : Tenho mais valia de 100 em acções e menos valia de 20 em derivados : Sou taxado por +100 !!!!!! Não posso acreditar ???

Alguém quer comentar pf ?
Não há aqui uma ilegalidade gritante ?

Abraços


Brass




Amigo Brass,

Se me visse nessa situação, utilizaria o quadro 9 para declarar as menos-valias. Escolheria a opção que diz que é para "... e outros valores mobiliários". Se te chamarem, coisa que duvido muito que aconteça, explicas-te.

A resposta que ai colocaram da AT é muito "circunscrita" à pergunta que é feita. Tenho quase a certeza que se na pergunta tivesse sido referido que havia mais-valias em ações, a resposta tinha sido outra.

Se tiveres menos-valias de 20, diz que realizaste a 80 e adquiriste a 100, por exemplo. O que a AT quer é que se declare, a não declaração é que é grave. É tudo taxado a 28%, sejam ações, derivados ou porcos pretos, a treta é a mesma para apuramento de impostos.

Sei que não é o mais correto, mas é o que eu faria.

Cumprimentos,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Mais-valias/ Finanças

por stifler2014 » 9/5/2016 12:31

Brass River Escreveu:
AC1974 Escreveu:
stifler2014 Escreveu:boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.


Bom dia Caríssimos, a resposta ao anexo G quadro 13 chegou conforme informação abaixo descrita, sem lucro não é rendimento.

Bons negocios.



Não posso acreditar em tal barbaridade !

Quer dizer se tiver mais valias em acções e menos valias em derivados não sou taxado pela diferença ???????

Exemplo 1 : Tenho menos valia de 20 em acções e mais valia de 100 em derivados : Sou taxado por +80
Exemplo 2 : Tenho mais valia de 100 em acções e menos valia de 20 em derivados : Sou taxado por +100 !!!!!! Não posso acreditar ???

Alguém quer comentar pf ?
Não há aqui uma ilegalidade gritante ?

Abraços


Brass


concordo em absoluto...depois de vir a minha resposta vou reclamar.
entretanto entreguei a declaração assim.
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mais-valias/ Finanças

por NM_2 » 9/5/2016 12:25

Brass River Escreveu:
AC1974 Escreveu:
stifler2014 Escreveu:boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.


Bom dia Caríssimos, a resposta ao anexo G quadro 13 chegou conforme informação abaixo descrita, sem lucro não é rendimento.

Bons negocios.



Não posso acreditar em tal barbaridade !

Quer dizer se tiver mais valias em acções e menos valias em derivados não sou taxado pela diferença ???????

Exemplo 1 : Tenho menos valia de 20 em acções e mais valia de 100 em derivados : Sou taxado por +80
Exemplo 2 : Tenho mais valia de 100 em acções e menos valia de 20 em derivados : Sou taxado por +100 !!!!!! Não posso acreditar ???

Alguém quer comentar pf ?
Não há aqui uma ilegalidade gritante ?

Abraços


Brass

Derivados é um produto de luxo ao contrário das ações logo devem ser taxados acima :evil: :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted:

Eu o ano passado não consegui por menos valias de cfds....

Se a tua situação for penalizadora faz as contas à mão e se disserem alguma coisa argumenta. Em ultimo caso reclama!
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mais-valias/ Finanças

por AlfaTrader » 9/5/2016 12:14

nmlopes Escreveu:Bom dia.
Já procurei muito esta questão online e não consegui encontrar a resposta.
No anexo G, caso haja 2 titulares a fazer o IRS em conjunto e as operações com acções tenham sido feitas a partir de uma conta conjunta, como é que se declaram as operações?
- uma linha por cada operação com o total do valor para um dos titulares (escolhido ao acaso??)
- duas linhas por cada operação, uma para cada titular, com os valores de venda/aquisição/comissões divididos a meio

Nenhuma das soluções me parece muito correcta...
Obrigado!


É uma conta conjunta, mas na compra/venda de ações é feita pelo numero de contribuinte, pelo que declara quem comprou e vendeu.
Espero ter ajudado.
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Mais-valias/ Finanças

por Brass River » 9/5/2016 11:59

AC1974 Escreveu:
stifler2014 Escreveu:boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.


Bom dia Caríssimos, a resposta ao anexo G quadro 13 chegou conforme informação abaixo descrita, sem lucro não é rendimento.

Bons negocios.



Não posso acreditar em tal barbaridade !

Quer dizer se tiver mais valias em acções e menos valias em derivados não sou taxado pela diferença ???????

Exemplo 1 : Tenho menos valia de 20 em acções e mais valia de 100 em derivados : Sou taxado por +80
Exemplo 2 : Tenho mais valia de 100 em acções e menos valia de 20 em derivados : Sou taxado por +100 !!!!!! Não posso acreditar ???

Alguém quer comentar pf ?
Não há aqui uma ilegalidade gritante ?

Abraços


Brass
 
Mensagens: 452
Registado: 26/10/2006 23:12

Re: Mais-valias/ Finanças

por stifler2014 » 9/5/2016 11:57

AC1974 Escreveu:
stifler2014 Escreveu:boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.


Bom dia Caríssimos, a resposta ao anexo G quadro 13 chegou conforme informação abaixo descrita, sem lucro não é rendimento.

Bons negocios.


ok, vou enviar assim então.
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mais-valias/ Finanças

por AC1974 » 9/5/2016 11:47

stifler2014 Escreveu:boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.


Bom dia Caríssimos, a resposta ao anexo G quadro 13 chegou conforme informação abaixo descrita, sem lucro não é rendimento.

Bons negocios.
Anexos
AT.jpg
 
Mensagens: 87
Registado: 6/10/2015 16:39

Re: Mais-valias/ Finanças

por MarketGodzilla » 9/5/2016 9:13

Gioes Escreveu:Na declaração que o banco me enviou (BEST) indica despesas com a aquisição e venda das acções. Será que este ano se podem deduzir as despesa com a compra?


Também tenho a mesma pergunta, alguém sabe se algo mudou quanto às despesas? Primeiro o Activobank apenas colocava encargos na parte da realização, na declaração fornecida este ano(finalmente) colocam os encargos à frente da aquisição e da realização e os valores são o somatório das despesas na compra e na venda. Algo mudou e agora podemos colocar as despesas na totalidade?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mais-valias/ Finanças

por stifler2014 » 9/5/2016 8:43

boas,

meti a questão no e balcao no dia 3 e ainda não obtive resposta em relação às menos valias no anexo G quadro 13.
vou esperar até ao fim da semana, se não obtiver resposta entrego assim.
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mais-valias/ Finanças

por nmlopes » 9/5/2016 8:10

Bom dia.
Já procurei muito esta questão online e não consegui encontrar a resposta.
No anexo G, caso haja 2 titulares a fazer o IRS em conjunto e as operações com acções tenham sido feitas a partir de uma conta conjunta, como é que se declaram as operações?
- uma linha por cada operação com o total do valor para um dos titulares (escolhido ao acaso??)
- duas linhas por cada operação, uma para cada titular, com os valores de venda/aquisição/comissões divididos a meio

Nenhuma das soluções me parece muito correcta...
Obrigado!
 
Mensagens: 68
Registado: 27/5/2010 14:45
Localização: 16

Re: Mais-valias/ Finanças

por Gioes » 9/5/2016 1:13

Na declaração que o banco me enviou (BEST) indica despesas com a aquisição e venda das acções. Será que este ano se podem deduzir as despesa com a compra? Vendi acções da EDP-R que detinha desde 2010 mas no lugar do NIF refere Espanha ao invés dos outros títulos. Alguém mais se deparou com situação idêntica? E com atou? Obrigado a quem poder ajudar.
 
Mensagens: 75
Registado: 8/11/2006 1:37
Localização: 17

Re: Mais-valias/ Finanças

por marijon2 » 8/5/2016 19:14

Boa tarde

Ao ler o tópico, pude constatar que se fala de diversas vezes em menos-valias com instrumentos derivados: warrants e afins. Pessoalmente tem-me acontecido quase sempre ter mais valias nas acções e menos valias nos warrants... fará sentido insistirmos na mesma tecla se não somos bem sucedidos? Parece-me que não.

Eu já assumi: se não sou bem sucedida nos derivados, vou assumir a minha incapacidade e não os vou negociar mais pois o stress é maior, e as menos valias são uma constante :shame: :oops:

Fica a reflexão :?: :wall:

Bons negócios
Maria João
 
Mensagens: 789
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Google [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 67 visitantes
cron