Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] - Abstenção - "Uma greve à democracia"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jrnabolsa » 18/4/2011 16:44

Não ir votar é preguiça e antidemocrático...concordo mais com voto em branco.Cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por MarcoAntonio » 18/4/2011 16:37

Eu gostava de ver uma abstenção de 90%...

Quanto ao voto em branco, tem a mesma utilidade que o voto nulo. As únicas atribuições é a de serem contados e o resultado publicado, juntamente com os nulos e os votos expressos em cada lista mas sem qualquer outra utilidade ou competência. Ou seja, na prática, só dão trabalho!

Como eu costumo dizer: é para totós...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fjcbolsa » 18/4/2011 16:23

quanto a conversão de percentagem em deputados, tem toda a lógica, dado que com elevadas abstenções são eleitos os mesmos que com abstenções baixas.
Quanto aos votos brancos, a informação que tinha era de politicos, e até nisso eles mostram pouca competência pois nem eles sabem como funcionam as eleições.
Mas gostava de ver votos branco acima de 50% (uma utopia)

Registado: 24/11/2010 10:03

por MarcoAntonio » 18/4/2011 15:08

fjcfaf Escreveu:Esta na constituição, mas nunca aconteceu em nenhum estado.

Não, não está na Constituição coisíssima nenhuma.

Na verdade, o que a Constituição Portuguesa diz no artigo 152º é o seguinte:

Artigo 152.º

Representação política

1. A lei não pode estabelecer limites à conversão dos votos em mandatos por exigência de uma percentagem de votos nacional mínima.

2. Os Deputados representam todo o país e não os círculos por que são eleitos.

Convém ainda esclarecer que a Lei Eleitoral para a Assembleia da República não atribui qualquer relevância ao Voto em Branco ou à Abstenção.

Apenas contam os votos expressos e apenas estes são relevantes para a atribuição de lugares de deputados!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fjcbolsa » 18/4/2011 9:40

Tenho conhecimento disso, porque tenho amigos e familiar que pertencem a esses ****** da politica.
Esta na constituição, mas nunca aconteceu em nenhum estado. Eu voto em branco porque nenhum politico me consegue agradar e das poucas vezes que votei em alguém não o considero o melhor, mas sim o menos fraco.
tocam os porcos manten-se a pocilga

por Mares » 18/4/2011 9:20

EuroVerde Escreveu:Já vi que és advogado?

É um elogio ou um insulto? :lol:

Não, não sou advogado.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Trisquel » 18/4/2011 9:16

fjcfaf Escreveu:+ de 50% de votos brancos,representa maioria absoluta em descontentamento, com os politicos em eleição. Assim teria que haver novas eleições, e todos os cadidatos a deputados teriam que ser trocados.

Olá,

Consegues arranjar suporte para essa justificação, tipo lei da constituição, penso que não seja tão linear mas posso estar enganado.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por fjcbolsa » 18/4/2011 8:44

+ de 50% de votos brancos,representa maioria absoluta em descontentamento, com os politicos em eleição. Assim teria que haver novas eleições, e todos os cadidatos a deputados teriam que ser trocados.

por carf2007 » 17/4/2011 10:36

Ganhava o PCP, que esses não se iam abster. :lol:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Valete » 17/4/2011 10:26

Nunca gostei muito das posições assumidas por este tio, mas desta vez tenho que dizer, que está cheio de razão.

È a primeira vez, que vejo alguem com responsabilidades a nivel nacional, fugir do mainstream de votar como carneirinhos. Só mostra independência e liberdade de falar como realmente pensa.

Pessoalmente, nunca votei porque ainda não encontrei nenhum potencial eleito, mais capaz do que eu. Olho para o Sócrates, para o Portas, o Passos, o Cavaco e digo nahh...
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por axman » 17/4/2011 9:54

O que acontece se a percentagem de votos em branco for superior a 20 ou 30%? Li algures que se fosse superior a 50% obrigava a novas eleições.
Alguém confirma?

Registado: 1/8/2009 0:16

por Perigoso Neoliberal » 17/4/2011 2:03

% de votantes nas legislativas:

2009: 59,74
2005: 65,03
2002: 62,34
1999: 61,84

Acham que esta percentagem baixar para 50% ou até para 37% (como nas últimas europeias) vai punir alguém?
A única forma de punir os partidos que nos conduziram a isto é votando... mas não neles :wink:
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por EuroVerde » 17/4/2011 0:40

Já vi que és advogado?

Registado: 29/11/2007 11:19

[OT] - Abstenção - "Uma greve à democracia"

por Mares » 16/4/2011 23:56

Marinho e Pinto incita a “uma greve à democracia

António Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, incita os portugueses a uma espécie de “greve à democracia” nas eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho, frisando que não compreende como é que os portugueses ainda votam.
Marinho e Pinto culpa os políticos pela situação do país

Em declarações à TSF, Marinho e Pinto invoca declarações de Manuela Ferreira Leite nas legislativas de 2009, quando a então presidente do PSD sugeriu a “suspensão da democracia por seis meses”, diz que os portugueses deviam ser mais rigorosos com os políticos e responsabiliza a elite política pela situação do país.

«Era a grande punição democrática para a mediocridade, oportunismo e incompetência de todos os políticos portugueses. Era envergonhá-los publicamente perante a Europa e o mundo», acrescentou.

Marinho e Pinto entende que só assim seria possível aquilo que classifica de uma “refundação da República, sem velhos recursos a estereótipos revolucionários”.

http://www.publico.pt/Política/marinho-e-pinto-incita-a-uma-greve-a-democracia_1490086

Tem o meu "voto".
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 87 visitantes