Situação técnica de alguns papéis do PSI20
olá Marco, já deves ter respondido a esta questão muitas vezes, mas, faço novamente,
qual escala que usas para traçar as LT e porquê?
E se tens conhecimento se a maioria dos analista faz o mesmo?
Cumps.
qual escala que usas para traçar as LT e porquê?
E se tens conhecimento se a maioria dos analista faz o mesmo?
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
MarcoAntonio Escreveu:A JMT está "bull" em praticamente todos os planos temporais, senão todos. Tem sido aliás ao longo dos últimos anos dos títulos com a tendência mais forte, duradoura e consistente no nosso PSI20.
Este é o big picture da JMT...
Agora, no imediato nota-se que está a perde força (momentum) e além disso está relativamente perto da banda superior do range em que se encontra actualmente, onde existe uma resistência que me parece relevante. Portanto, na minha opinião é bem possível que esteja já perto do fim deste movimento.
Chamo a atenção para este aspecto da Jerónimo: historicamente ela tem vindo sempre a alternar entre movimentos vincados e fases de prolongada lateralização ou indefinição (eu penso que quem olhar para o gráfico de longo-prazo notará isso melhor... repare-se que há ali períodos de meio ano e mais em que o título praticamente não sai do sítio). Em 2008 a volatilidade aumentou muito mas como é evidente isso aconteceu "me todo o lado" e tb a JMT parece já estar a voltar a comportamentos mais típicos seus.
Está praticamente nos níveis em que se encontrava aquando do último comentário e junto aquela que é uma zona de potencial resistência. Neste momento não tenho nada a acrescentar face ao último comentário à Jerónimo Martins a não ser actualizar o gráfico...
- Anexos
-
- JMT090825CP.png (18.56 KiB) Visualizado 9353 vezes
-
- JMT090825.png (18.47 KiB) Visualizado 9338 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:O gráfico da Portucel, isoladamente, apresenta um padrão bastante bullish. Pode ver-se ali uma bandeira de alta em formação embora algo imperfeita e irregular (mais ou menos normal dado tratar-se de um título algo secundário num mercado já ele secundário) e acrescenta ainda que haverá por estes níveis uma resistência, que estará na iminência de ser quebrada em alta.
Contudo, apesar disto, o gráfico não me inspira muita confiança. O movimento não está a descrever-se bem da forma como eu gostaria (por exemplo, esta subida tem-se dado com pouco momentum) e depois tem ali uma série de sessões muito irregulares junto da tal resistência. Até aparecer momentum e volume a acompanhar estaria de "pé atrás". Não quer dizer que não possa subir e tb não posso dizer que o gráfico tenha um aspecto "bearish" porque não tem...
Apesar das minhas reticências, a Portucel retomou o movimento de alta e o momentum acabou por aparecer, estando agora a bandeira bastante mais perfeita.
Ainda poderá subir mais um pouco com os mercados favoráveis, mas à partida mais de metade do movimento já estará feito.
- Anexos
-
- PTI090825.png (19.2 KiB) Visualizado 9545 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
25-08-2009
Começando "pelo fim", actualizo primeiro o gráfico da ZON, uma das acções a que chamei o patinho feio do PSI20 há uns meses atrás (a outra era a Brisa, que entretanto melhorou substancialmente).
A ZON mantém-se no range lateral. Parece ter encontrado um fundo mas não sai destes níveis, mantendo uma fragilidade relativa confrangedora. Continua a ser dos títulos menos interessantes do PSI20...
Começando "pelo fim", actualizo primeiro o gráfico da ZON, uma das acções a que chamei o patinho feio do PSI20 há uns meses atrás (a outra era a Brisa, que entretanto melhorou substancialmente).
A ZON mantém-se no range lateral. Parece ter encontrado um fundo mas não sai destes níveis, mantendo uma fragilidade relativa confrangedora. Continua a ser dos títulos menos interessantes do PSI20...
- Anexos
-
- ZON090825.png (18.82 KiB) Visualizado 6592 vezes
Oi agany, peço desculpa por só poder responder hoje...
O gráfico da Portucel, isoldamente, apresenta um padrão bastante bullish. Pode ver-se ali uma bandeira de alta em formação embora algo imperfeita e irregular (mais ou menos normal dado tratar-se de um título algo secundário num mercado já ele secundário) e acrescenta ainda que haverá por estes níveis uma resistência, que estará na iminência de ser quebrada em alta.
Contudo, apesar disto, o gráfico não me inspira muita confiança. O movimento não está a descrever-se bem da forma como eu gostaria (por exemplo, esta subida tem-se dado com pouco momentum) e depois tem ali uma série de sessões muito irregulares junto da tal resistência. Até aparecer momentum e volume a acompanhar estaria de "pé atrás". Não quer dizer que não possa subir e tb não posso dizer que o gráfico tenha um aspecto "bearish" porque não tem...
Entretanto gostaria de chamar atenção para o facto do PSI20 ter estado nas últimas sessões a responder por atraso a movimentos anteriores dos outros mercados, uma característica do PSI20 para que tenho alertado imensas vezes. A questão prende-se neste momento com o facto de, dado que os restantes índices andarem a lateralizar num range muito apertado há duas semanas e ainda pairar no ar a hipótese de se iniciar por estes níveis uma correcção mais significativa, a ocorrer estas subidas do PSI20 acabarão por estancar. Com algum atraso mas acabarão por estancar...
O gráfico da Portucel, isoldamente, apresenta um padrão bastante bullish. Pode ver-se ali uma bandeira de alta em formação embora algo imperfeita e irregular (mais ou menos normal dado tratar-se de um título algo secundário num mercado já ele secundário) e acrescenta ainda que haverá por estes níveis uma resistência, que estará na iminência de ser quebrada em alta.
Entretanto gostaria de chamar atenção para o facto do PSI20 ter estado nas últimas sessões a responder por atraso a movimentos anteriores dos outros mercados, uma característica do PSI20 para que tenho alertado imensas vezes. A questão prende-se neste momento com o facto de, dado que os restantes índices andarem a lateralizar num range muito apertado há duas semanas e ainda pairar no ar a hipótese de se iniciar por estes níveis uma correcção mais significativa, a ocorrer estas subidas do PSI20 acabarão por estancar. Com algum atraso mas acabarão por estancar...
- Anexos
-
- PTI090814.png (19.17 KiB) Visualizado 9433 vezes
Mac123 Escreveu:Ola Marco, seria possível fazer uma análise da Inapa?
Agradecia muito.
obrigado.
Mac123, não é má vontade acredita, mas eu não costumo analisar títulos fora do PSI20 (mesmo dentro dele, alguns é a custo). Deixa-me só dizer-te que penso existir uma resistenciazinha entre os 0.70-0.72 a que eu julgo que valerá a pena prestar especial atenção...
Recupero também o texto de 1 de Agosto para a Mota-Engil pois resume bem o que penso do estado geral do papel...
Entretanto, nas últimas sessões (e em particular hoje) começou a mostrar força para se afastar do suporte. Se o mercado estiver favorável nos próximos dias (com particular incidência no PSI20 que como sublinho muitas vezes não anda de mãos dadas o tempo todo com os outros índices) pode ir com relativa facilidade à banda superior deste range. A próxima resistência importante na Mota-Engil encontra-se ali em torno dos 3.40~3.60 euros...
Isto numa perspectiva de muito curto-prazo. Em termos de médio/longo-prazo o que se passa dentro deste range é pouco relevante, será antes a saída do range que dará em princípio um sinal importante para qual o rumo dos próximos meses...
Deixo o gráfico actualizado.
MarcoAntonio Escreveu:Sim, embora desconfie que não vá escrever nada que já não esteja escrito por aí no Forum uma vez que o movimento que está a fazer actualmente já tem uns tempos e já se terá tornado evidente.
A Mota-Engil, após ter aproveitado de uma forma excelente a recuperação desde Março, entrou num período de consolidação que domina o papel desde Maio. Existe aparentemente um suporte junto aos 3 euros e contrastando um pouco com o que acorreu entre Março e Maio, agora o papel assumiu um comportamento mais discreto (basta notar que o PSI20, tendo feito algo semelhante está contudo agora junto à resistência ao passo que a Mota está junto ao suporte).
Para além do suporte, a grande referência na Mota-Engil é aquela resistência nos 3.5 euros, que nunca foi quebrada convincentemente...
Resumindo, está a consolidar da subida anterior. O comportamento não é brilhante nem tão pouco dos mais interessantes por aí mas, especialmente enquanto se mantiver acima do suporte, também não é para já preocupante.
Entretanto, nas últimas sessões (e em particular hoje) começou a mostrar força para se afastar do suporte. Se o mercado estiver favorável nos próximos dias (com particular incidência no PSI20 que como sublinho muitas vezes não anda de mãos dadas o tempo todo com os outros índices) pode ir com relativa facilidade à banda superior deste range. A próxima resistência importante na Mota-Engil encontra-se ali em torno dos 3.40~3.60 euros...
Isto numa perspectiva de muito curto-prazo. Em termos de médio/longo-prazo o que se passa dentro deste range é pouco relevante, será antes a saída do range que dará em princípio um sinal importante para qual o rumo dos próximos meses...
Deixo o gráfico actualizado.
- Anexos
-
- MOTA090813MP.png (18.31 KiB) Visualizado 7344 vezes
A JMT está "bull" em praticamente todos os planos temporais, senão todos. Tem sido aliás ao longo dos últimos anos dos títulos com a tendência mais forte, duradoura e consistente no nosso PSI20.
Agora, no imediato nota-se que está a perde força (momentum) e além disso está relativamente perto da banda superior do range em que se encontra actualmente, onde existe uma resistência que me parece relevante. Portanto, na minha opinião é bem possível que esteja já perto do fim deste movimento.
Chamo a atenção para este aspecto da Jerónimo: historicamente ela tem vindo sempre a alternar entre movimentos vincados e fases de prolongada lateralização ou indefinição (eu penso que quem olhar para o gráfico de longo-prazo notará isso melhor... repare-se que há ali períodos de meio ano e mais em que o título praticamente não sai do sítio). Em 2008 a volatilidade aumentou muito mas como é evidente isso aconteceu "me todo o lado" e tb a JMT parece já estar a voltar a comportamentos mais típicos seus.
- Anexos
-
- JMT090813MP.png (18.56 KiB) Visualizado 7439 vezes
-
- JMT090813LP.png (18.45 KiB) Visualizado 7448 vezes
Olá anas, tenho um comentário na página anterior que, em virtude da EDPR praticamente não se ter mexido nos últimos dias, continua actualizado:
Acrescento o gráfico actualizado.
MarcoAntonio Escreveu:Aproveito para actualizar aqui o meu gráfico da EDPR já que não o faço desde que regressei de Férias.
A Tendência de médio-prazo é ascendente.
No curto-prazo encontra-se a consolidar, de forma quase lateral, desde finais de Maio curiosamente em torno daquele que poderia ser visto como uma das grandes metas do anterior movimento de alta: os 7.2 euros, dos poucos valores no curto histórico da EDPR onde se podia vislumbrar uma resistência.
Quanto a este tipo de comportamento e quando ocorre após vincados movimentos, aqueles que me acompanham regularmente já sabem que os tendo a considerar como padrões de continuação de tendência. Com um fecho acima dos 7.65 euros, se isso vier a acontecer, adivinharia-se um novo movimento de alta relevante.
Acrescento o gráfico actualizado.
- Anexos
-
- EDPR090813.png (17.21 KiB) Visualizado 7602 vezes
O BPI não tem o elemento mais crítico de um cup&handle correctamente definido: a resistência. Eu aconselho a considerar como resistência, à falta de melhor, toda esta zona pela frente (ver um dos posts anteriores onde falo disso).
Por isso, aqui a figura é muito imperfeita e aconselharia muita cautela a utilizá-la como base para algum trade...
Por isso, aqui a figura é muito imperfeita e aconselharia muita cautela a utilizá-la como base para algum trade...
Re: Situação técnica de alguns papéis do PSI20
Lapa Serra Escreveu:Marco:
Vejo sempre com interesse as suas óptimas análises. Obrigado pela sua disponibilidade.
Já há algum tempo que não analisa a Semapa. Podia fazê-lo?
Obrigado
É muito raro fazer comentários à semapa, deixo uma análise de onde a onde e grande parte das vezes "a pedido" porque no imediato a semapa não é das acções tecnicamente mais bem comportadas. O que eu considero natural por ser relativamente pouco líquida e muito pouco mediática...
Já no longo-prazo a análise técnica até funciona bastante razoavelmente por sinal.
No médio-prazo o título tem estado num range lateral, com um importante suporte pelos 5.70 euros que poderá ser a base de um duplo-fundo. A resistência está pelos 6.60 euros e acima deste valor o papel dava um sinal importante para médio-prazo. Dentro do range, é "estar quieto e observar" (isto não constitui um conselho de investimento, reflecte apenas a minha opinião).
Em caso de quebra consistente, não existem referências muito fortes mas o target mais evidente estará na zona dos 8 euros ou perto disso.
Deixo um gráfico de muito longo-prazo e outro mais de curto-prazo mas sempre mantendo uma perspectiva alargada.
- Anexos
-
- SEM090812MP.png (17.12 KiB) Visualizado 8185 vezes
-
- SEM090812LP.png (16.99 KiB) Visualizado 8173 vezes
Situação técnica de alguns papéis do PSI20
Marco:
Vejo sempre com interesse as suas óptimas análises. Obrigado pela sua disponibilidade.
Obrigado
Obrigado
Não está mau mas perfeito parece-me um termo um pouco forte.
Bem, em termos de curto-prazo mantém uma tendência ascendente interesssante, relativamente consistente, desde meados de Junho.
Referências, temos uma pequena resistência junto aos 2 euros e uma outra pelos 2.1 euros que constitui basicamente o último máximo relativo.
Apresenta assim e como era de esperar uma situação não muito diferente da descrita para o BCP tendo portanto pela frente um obstáculo importante do ponto de vista técnico (embora aqui não esteja tão claramente definido em torno de um ponto como naquele outro caso). De uma forma geral, podemos dizer que está junto à resistência pois a partir daqui é uma verdadeira incógnita.
Por exemplo, para estar "perfeito" eu preferia uma tendência assim mas um espaço razoável até ao próximo target expectável, ou então outro tipo de setup que nos colocasse no início de um potencial movimento importante. Aqui estamos antes perante um movimento de curto-prazo que pode estar perto do seu fim ou mesmo já ter terminado...
Ainda pode ir mais longe no imediato, principalmente se os índices estiverem favoráveis nos próximos dias mas como digo (e pelo menos para mim) agora é uma verdadeira incógnita.
Num plano mais alargado, o BPI tem um duplo fundo um pouco excentrico (repare-se que neste aspecto distancia-se dramaticamente do BES e do BCP) tendo feito parte de um conjunto de papéis que começou a mostrar sinais de um possível fundo em Março. Este é um aspecto interessante quando olhamos para o título em termos de médio/longo-prazo. É claro que o papel, como todos os restantes, está condicionado pelo rumo dos mercados mas, só por si, o gráfico é interessante...
Atenção ainda ao suporte pelos 1.75 euros caso o mercado enverede por uma correcção significativa.
Para resumir a minha opinião de uma forma tão clara quanto possível: bullish, quase neutro, na expectativa de ver como se resolve este movimento dos últimos 2/3 meses que me parece de consolidação da subida anterior. Se resolvido em alta deixa de novo o papel muito interessante para os próximos meses (o mesmo aplica-se ao BCP que comentei hoje mais atrás).
Bem, em termos de curto-prazo mantém uma tendência ascendente interesssante, relativamente consistente, desde meados de Junho.
Referências, temos uma pequena resistência junto aos 2 euros e uma outra pelos 2.1 euros que constitui basicamente o último máximo relativo.
Apresenta assim e como era de esperar uma situação não muito diferente da descrita para o BCP tendo portanto pela frente um obstáculo importante do ponto de vista técnico (embora aqui não esteja tão claramente definido em torno de um ponto como naquele outro caso). De uma forma geral, podemos dizer que está junto à resistência pois a partir daqui é uma verdadeira incógnita.
Por exemplo, para estar "perfeito" eu preferia uma tendência assim mas um espaço razoável até ao próximo target expectável, ou então outro tipo de setup que nos colocasse no início de um potencial movimento importante. Aqui estamos antes perante um movimento de curto-prazo que pode estar perto do seu fim ou mesmo já ter terminado...
Ainda pode ir mais longe no imediato, principalmente se os índices estiverem favoráveis nos próximos dias mas como digo (e pelo menos para mim) agora é uma verdadeira incógnita.
Num plano mais alargado, o BPI tem um duplo fundo um pouco excentrico (repare-se que neste aspecto distancia-se dramaticamente do BES e do BCP) tendo feito parte de um conjunto de papéis que começou a mostrar sinais de um possível fundo em Março. Este é um aspecto interessante quando olhamos para o título em termos de médio/longo-prazo. É claro que o papel, como todos os restantes, está condicionado pelo rumo dos mercados mas, só por si, o gráfico é interessante...
Atenção ainda ao suporte pelos 1.75 euros caso o mercado enverede por uma correcção significativa.
Para resumir a minha opinião de uma forma tão clara quanto possível: bullish, quase neutro, na expectativa de ver como se resolve este movimento dos últimos 2/3 meses que me parece de consolidação da subida anterior. Se resolvido em alta deixa de novo o papel muito interessante para os próximos meses (o mesmo aplica-se ao BCP que comentei hoje mais atrás).
- Anexos
-
- BPI090811a.png (18.35 KiB) Visualizado 8550 vezes
-
- BPI090811b.png (18.25 KiB) Visualizado 8542 vezes
MarcoAntonio Escreveu:A grande referência técnica no BCP tem estado nos 0.86 euros. É essa a barreira que tem travado as tentativas de recuperação do papel (em Dezembro, em Janeiro e em Maio).
Quanto ao título em si, a tendência que segue depende do prazo para que olhamos: curto-prazo parece estar em consolidação/correcção ligeira depois do movimento de alta desde Março. Médio prazo apresenta-se quase lateral. Longo-prazo descendente mas a desenhar o que poderá ser um fundo arredondado...
O grande sinal de tendência na inversão de tendência seria a quebra em alta dos 0.86 euros.
Contudo, o que mais sobressai para mim ao olhar para o BCP é o facto de apresentar uma sistematica fragilidade relativa. Tem estado quase sempre com uma performance pior que o mercado em geral portanto, mesmo num cenário de alta não será à partida dos papéis mais interessantes...
Hoje é a vez de actualizar o BCP, o papel que atravessou um excelente momento de curtíssimo-prazo e há que registar, neste período contrariou a fragilidade relativa que o tem caracterizado até aqui.
Do ponto de vista técnico, se os 0.86 eram a grande referência da título, agora é-o ainda em maior escala: pela quinta vez testa esta zona de resistência desde Dezembro.
Além disso, o BCP e em linha do que tem ocorrido em diversos outros papéis e já comentei aqui no tópico poderá estar a desenvolver um Cup&Handle, um padrão que a vir a completar-se e a ser activado, seria bastante bullish numa perspectiva de médio/longo-prazo (o Cup&Handle é um padrão de consolidação que tende a surgir a meio de subidas prolongadas).
Para este (e outros potenciais c&h) se vir a completar, agora será necessária uma segunda consolidação mais pequena, junto à resistência, ou seja, em linguagem simples e nacional, falta-lhe completar a "asa da chávena".
- Anexos
-
- BCP090811.png (17.79 KiB) Visualizado 8813 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 44 visitantes