Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 13/7/2008 11:11

outro dos teus problemas é esse conflito com os pontos finais em particular, e com a pontuação em geral. :roll: Mas enfim, o facto de te lembrares do Saramago já é um factor positivo a teu favor. :lol:

O Artista já disse quase tudo, e eu apenas acrescento que é um erro tremendo aceitar gerir capital de familiares, especialmente quando não se tem a minima noção de como gerir/salvaguardar o nosso proprio capital, na Bolsa. Espero que te safes, no futuro, (porque o presente não está fácil de digerir), e que esta situação te tenha feito aprender tudo aquilo que não se deve fazer, e que não deverás repetir.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por artista_ » 13/7/2008 10:58

VITELO Escreveu:Bom dia a todos,esta a minha primeira intervençao no forum como até a data tenho sido meramente um voyeur :mrgreen: evitando opinar coisas sem sumo e ainda longe de transmitir informaçao credivel nesta fase do campeonato, venho é mais pedir "conselhos" sobre a minha situaçao,agradacendo a quem quiser comentar , achei que este topico era o mais adequado pois o que estou a passar nao e nada mais nada menos que continuar a longo prazo só queria era saber se será a opçao mais adquada visto neste momento a perda já ser enorme, resumindo para nao ser mais maçador entrei no mercado a valores altos bcp 3.98 galp 17 e soni a 4.65 e brisa a 9.57 há outras acçoes mas nao estou a perder tanto ..mas nas primeiras 4 já somam perdas a rondar os 30.000 estou mais preocupado pois existe uma parte que é de um familiar que me confiou o investimento na brisa pois julgava eu que era acçao defensiva e nao queria correr riscos e aos anos que eu acompanho a bolsa ela nao teve nunca este comportamento ja sei que deveria fazer stops mas...para ficar mais descansado sera que se ficar quietinho mesmo que seja por algum tempo penso recuperar o dinheiro mas ao ver comentarios alarmistas no forum fico entre a espada e a parede mas realmente custa vender a perder tanto dinheiro digam-me que e melhor aguardar por melhores dias e nao corro o risco de perder todo o dinheiro uns por tirar a acçao da bolsa como ja vi comentarios desse genero outros por um possivel crash levar as acçoes a perdas jamais irrecuperaveis :( desculpem a extensao do doc ja pareço saramago mas é :lol: o desespero estou-me a rir mas estou triste :evil: :shock: e sei la mais o quê .obrigado e bons negocios a todos pois nao posso dizer mesmo de momento para mim

Um dos teus grandes problemas é que muito provavelmente as posições que tens não eram de longo prazo, passaram a se-lo porque ficaram negativas...

Dizer-te o que deves fazer é muito difícil, ou mesmo impossível, para todos os efeitos a dificuldade é a mesma do que acertar no sentido em que os mercados vão evoluir... obviamente que a tendência é de baixa, as probabilidades de cair são maiores, mas sendo as tuas posições de longo prazo terás uma enorme angústia se venderes e isto subir, mesmo que se venha a tratar apenas de um ressalto de um mês...

Deixo-te um artigo sobre o que penso ser necessário para investir a longo prazo:
http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... prazo.html

Penso que deves reflectir sobre isso e, de acordo com o que tens investido e dos propósitos do mesmo investimento reavaliar as tuas posições e eventualmente vender a perder, se achares que é a melhor opção...

Ultimamente tenho reflectido um bocado sobre isso, de que meneira é que pessoas menos experientes que se vêm com posições perdedoras deverão agir? Não tenho chegado a muitas conclusões mas cheguei pelo menos a uma: Acho imprescindível que se analise se vão precisar do dinheiro para as depesas essenciais nos próximos anos, se for esse o caso, vendam pelo menos a parte correspondente para que deixem de ter esse problema. A vida não é a bolsa e essa deve vir primeiro, manter-se em situação financeira complicada deverá, pelo menos, levar a passar um periodo de tempo a dar cabo da saúde...

boa sorte, bom Domingo

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por VITELO » 13/7/2008 10:32

Bom dia a todos,esta a minha primeira intervençao no forum como até a data tenho sido meramente um voyeur :mrgreen: evitando opinar coisas sem sumo e ainda longe de transmitir informaçao credivel nesta fase do campeonato, venho é mais pedir "conselhos" sobre a minha situaçao,agradacendo a quem quiser comentar , achei que este topico era o mais adequado pois o que estou a passar nao e nada mais nada menos que continuar a longo prazo só queria era saber se será a opçao mais adquada visto neste momento a perda já ser enorme, resumindo para nao ser mais maçador entrei no mercado a valores altos bcp 3.98 galp 17 e soni a 4.65 e brisa a 9.57 há outras acçoes mas nao estou a perder tanto ..mas nas primeiras 4 já somam perdas a rondar os 30.000 estou mais preocupado pois existe uma parte que é de um familiar que me confiou o investimento na brisa pois julgava eu que era acçao defensiva e nao queria correr riscos e aos anos que eu acompanho a bolsa ela nao teve nunca este comportamento ja sei que deveria fazer stops mas...para ficar mais descansado sera que se ficar quietinho mesmo que seja por algum tempo penso recuperar o dinheiro mas ao ver comentarios alarmistas no forum fico entre a espada e a parede mas realmente custa vender a perder tanto dinheiro digam-me que e melhor aguardar por melhores dias e nao corro o risco de perder todo o dinheiro uns por tirar a acçao da bolsa como ja vi comentarios desse genero outros por um possivel crash levar as acçoes a perdas jamais irrecuperaveis :( desculpem a extensao do doc ja pareço saramago mas é :lol: o desespero estou-me a rir mas estou triste :evil: :shock: e sei la mais o quê .obrigado e bons negocios a todos pois nao posso dizer mesmo de momento para mim

Registado: 13/7/2008 9:26

por Virgilio67 » 13/7/2008 3:34

Estive a rever e em relação ao penúltimo quadro, o critério não é sempre o mesmo, ou seja, o do PER10-30% para todas as empresas.
Para o BCP ou a BRISA, o valor é o mesmo do PER10 (acho que era a isto que o EuroVerde se referia) e em outros a percentagem de desconto é diferente dos 30%.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por Virgilio67 » 13/7/2008 3:17

EuroVerde Escreveu:Caro empirico, 8-) tenho uma dúvida.
No caso do BCP o resultado por acção é 0,11 e fazendo o mesmo dando um valor de 10 anos obtem-se 1,1 euros. Então porque não se desconta 30% aos 1,1 euros como faz nas outras empresas?

Acho que não é só com o BCP. O empirico alterou o critério para atribuição do valor de compra.
Antes era o de (BNA/08x10)-30%, o que no caso do BPI, por exemplo, 0.39€ x 10 x 0.70, dava um valor de compra de 2.73€.
Agora o valor de compra esta em função do valor contabilistico x 1.2, o que com o mesmo exemplo do BPI, dá 1.88€ x 1.2 = 2.25€.

Pelo menos foi o que me pareceu, espero não ter visto mal. Não percebi foi o porquê da alteração de critério, mas o empirico deve achar este preferivel. Já agora, reparo que nalguns casos, e volto ao mesmo exemplo, o do BPI, dá valores de compra com quase 18% de diferença, de um critério para outro.
Virgilio67

por EuroVerde » 13/7/2008 2:50

Caro empirico, 8-) tenho uma dúvida.
No caso do BCP o resultado por acção é 0,11 e fazendo o mesmo dando um valor de 10 anos obtem-se 1,1 euros. Então porque não se desconta 30% aos 1,1 euros como faz nas outras empresas?

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 12/7/2008 18:03

Enquanto preparo um texto para explicar como avalio a qualidade dos resultados das empresas, vou colocar o quadro resumo com uma alteração que fiz, relativamente ao Valor de compra, já que o valor indicativo da venda está implicito na avaliação do VC, decidi colocar a compra também pelo VC*1,2 o que cria alguns reajustes.

Também modifiquei o VC da Ramada já que a primeira avaliação que fiz foi por um relatório errado. As minhas desculpas pelo sucedido!

O que me fez reparar no erro foi a colocação no quadro dos valor do Capital Próprio, sem dúvida que para um resumo e leitura rápida para avaliar os critérios de inclusão para analise de compra de uma acção, neste momento considero que está objectivo e esclarecedor.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (840.15 KiB) Visualizado 4718 vezes

Registado: 5/6/2008 22:23

por Virgilio67 » 12/7/2008 17:49

empirico1 Escreveu:Virgilio,

Anexo a folha de Excel de gestão da minha carteira.

Abraço

Muito obrigado. :wink:
Virgilio67

por empirico1 » 12/7/2008 17:09

Virgilio,

Anexo a folha de Excel de gestão da minha carteira.

Abraço
Anexos
Excel Acções.xls
(34 KiB) Transferido 447 Vezes

por Jota777 » 11/7/2008 22:52

Exacto...tb vejo a situação dessa maneira. Penso que os resultados do 1ºsemestre da TD poderão dizer o momento desta empresa e se csg superar esta crise ou ñ. O facto de o governo ir investir 20ME em construções é o handicap positivo desta acção que começa a entrar em valores interessante mas penso que ainda poderá descer um bom bocado devida á conjuntura internacional. Quanto á Ramada penso que é um excelente investimento de LP mas tem uma liquidez muito baixa o que poderá fazer com que no CP ela ainda desça bastante.

Registado: 25/5/2008 20:59

por empirico1 » 11/7/2008 21:23

Jota777 Escreveu:empiro pk ñ apostas na TD a Lp se a vês como uma das empresas com maior potencial de valorização?

Antes de responder a tua pergunta Jota777, permite-me dizer a todos que as colunas da Cap. Bolsista e dos Capitais Próprios estão expressos em M€ apsesar de aparecer só o €.

Quanto a TDU, os meus receios é a divida elevada e o valor da empresa ser em grande parte de participações no BCP, BBVA e CIMPOR, factos que colocam a TDU em risco muito elevado nesta fase dos mercados. Existem empresas com menor e risco e com bom potencial.

Abraço

por Jota777 » 11/7/2008 20:57

empiro pk ñ apostas na TD a Lp se a vês como uma das empresas com maior potencial de valorização?

Registado: 25/5/2008 20:59

por empirico1 » 11/7/2008 19:55

Actualizo o quadro de avaliação dos fundamentais com a coluna de Capitais Próprios e outra de Capitalização Bolsista (sombreei a verde as Capitalizações abaixo do Capital Próprio :wink: )
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (815.68 KiB) Visualizado 5040 vezes

por majomo » 11/7/2008 19:50

empirico1 Escreveu:
majomo Escreveu:Peço desculpa se já respondeste... :oops:

Mas, esta tua carteira é para o longo prazo?

Ou é vai depender dos mercados no curto prazo?

Cumps. :)

Esta é uma carteira de longo prazo :)

Boa sorte... :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por empirico1 » 11/7/2008 19:46

majomo Escreveu:Peço desculpa se já respondeste... :oops:

Esta é uma carteira de longo prazo :)

por majomo » 11/7/2008 18:52

Peço desculpa se já respondeste... :oops:

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por empirico1 » 11/7/2008 17:49

Carteira actualizada
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (739.33 KiB) Visualizado 4000 vezes

por empirico1 » 11/7/2008 17:47

A tabela de hoje trás uma novidade que é a 1ª coluna com o BNA acumulado do ano corrente, para já referente ao 1º QTR. e outra coluna com o 3,5xVC, valor máximo que posso manter em momentos de euforia uma posição. Em breve vou tentar colocar uma coluna da Capitalização Bolsista e outra dos Capitais Próprios de forma a ampliar de forma objectiva e mais ampla as empresas com maior desconto. Sublinhei a vermelho as 3 mais caras pelo meu método de analise de investimento :wink:
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (638.96 KiB) Visualizado 4003 vezes
Editado pela última vez por empirico1 em 11/7/2008 17:52, num total de 1 vez.

por EuroVerde » 10/7/2008 23:06

empirico1 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Os fundamentais dos bancos vão degradar-se mais e mais. Os resultados dos bancos podem vir a ser piores em 2009 do que em 2008 e creio que até 2010 não poderá haver recuperação. Isto quer dizer que 2010 pode na verdade ser pior do que 2009.
Bala, por aquilo que lê, gostava de saber a sua opinião sobre esta crise e o "timing" em que o mercado tocará no fundo.

EuroVerde,

Eu não sou o Bala mas vou comentar e dar a minha opinião :wink:

Em Portugal, felizmente para a nossa economia, a crise do Subprime teve um impacto reduzido na banca nacional e os prejuizos que se esperam do BPI são pontuais e devem-se essencialmente na sua participação financeira no BCP, em que eu acho estranho ter vendido a valores tão baixos e já com um potencial de queda muito baixo mas, isso é outra história.
Voltando aos resultados da banca, pensa que na europa os juros mantêm-se altos e quanto mais altos maiores são os lucros dos banqueiros e que o risco do crédito mal parado foi reduzido drásticamente devida à falta de liquidez no mercado a que obriga uma maior filtragem de clientes a quem dar o crédito com um impacto positivo para a banca, é mesmo por esta razão que me parece que o pior já passou, embora e devido a escassez do dinheiro e ao terem que emprestar menos e a menos gente, seja negativo para os seus resultados.
Contudo, esta é uma boa altura para entrar na minha opinião já que o património dos bancos é muito basto e é um sector, a estes preços, relativamente fácil de captar dinheiro no mercado (repara no êxito dos aumentos de capital nos bancos mundiais em grave crise financeira) já que a cotação está a um grande desconto na maioria dos casos do valor "justo" das empresas do sector bancário.

Caro empirico1, a cotação dos bancos está com um grande desconto actualmente mas o que me leva a pensar que podem cair mais no futuro ou pelo menos manterem-se a este niveis é:
- Embora na Europa os juros estejam mais elevados e isso significa maiores retornos para bancos, isso torna-se pior para as familias/empresas que têm grandes dividas a médio/longo prazo. (pode haver mais falências)
- Os Americanos estão mais endividados que nós e não é em 1 ou 2 trimestres que o deixam de estar (na América as coisas são muito piores do que aqui, juros baixos, menor retorno para os bancos! Logo, como os EUA ainda são a maior motor mundial a Europa obrigatoriamente é influênciada devido às trocas comerciais e participações cruzadas.)
- Repare-se que tanto lá como cá o preço das casas continua a cair brutalmente e isso vai continuar por mais alguns meses. (Ninguem sabe quantos)
- O sucesso actual no aumento de capital dos bancos (isso é um facto interior às companhias, aos accionistas) nada tem a ver com o resto da conjectura exterior que permanecerá em queda o sector imobiliário.
- Contudo, da mesma maneira que os EUA influênciam a Europa que acabará por entrar em recessão mais tarde que os EUA. Reino Unido, Itália e principalmente Espanha vão influênciar o nosso país e o BPI tal como a notícia dizia, é o 1ºbanco a ter prejuizo!
- Falando ainda nos EUA, sendo os resultados do 2ºT forem bastante piores que os do 1ºT mas não o suficiente para serem piores do que os do 3º e 4ºT então isso confirma a recessão e a meu ver, a Fed no dia 5Agosto mantém juros inalterados nos 2% mas logo após a época da apresentação, daqui a 3/4 meses pode vir a baixar juros para 1,75% devido ao abrandamento da inflação, mas quando isso acontecer para estimular a economia Americana já será tarde de mais porque está já estará em Depressão. (poder-nos-á surpereender)

Esta é a forma como penso. :roll:

por Bala » 10/7/2008 22:31

EuroVerde Escreveu:Bala, por aquilo que lê, gostava de saber a sua opinião sobre esta crise e o "timing" em que o mercado tocará no fundo.

Boas!

Ora o que se diz por aí é que os fundos acontecem, quando toda a gente já não acredita que existe a possibilidade de subida e quando todos os jornais falam na desgraça na bolsa, nos novos mínimos, de que o pior ainda está para vir e o pessimismo está por todo o lado, acho que ainda não estamos la, mas nunca se sabe... :-k

De qualquer modo para a minha estratégia isso não interessa, pois não ando a caça dos mesmos e gosto de entrar depois de ter sinais técnicos de que eles aconteceram. De momento estou muito líquido e a guardar o meu capital, fazendo uns "shorts" de vez enquanto, entretanto, estou a preparar-me para o próximo bull-market planeando ter uma parte da minha carteira com alguns investimentos a longo prazo.

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por empirico1 » 10/7/2008 20:22

EuroVerde Escreveu:Os fundamentais dos bancos vão degradar-se mais e mais. Os resultados dos bancos podem vir a ser piores em 2009 do que em 2008 e creio que até 2010 não poderá haver recuperação. Isto quer dizer que 2010 pode na verdade ser pior do que 2009.
Bala, por aquilo que lê, gostava de saber a sua opinião sobre esta crise e o "timing" em que o mercado tocará no fundo.

EuroVerde,

Eu não sou o Bala mas vou comentar e dar a minha opinião :wink:

Em Portugal, felizmente para a nossa economia, a crise do Subprime teve um impacto reduzido na banca nacional e os prejuizos que se esperam do BPI são pontuais e devem-se essencialmente na sua participação financeira no BCP, em que eu acho estranho ter vendido a valores tão baixos e já com um potencial de queda muito baixo mas, isso é outra história.
Voltando aos resultados da banca, pensa que na europa os juros mantêm-se altos e quanto mais altos maiores são os lucros dos banqueiros e que o risco do crédito mal parado foi reduzido drásticamente devida à falta de liquidez no mercado a que obriga uma maior filtragem de clientes a quem dar o crédito com um impacto positivo para a banca, é mesmo por esta razão que me parece que o pior já passou, embora e devido a escassez do dinheiro e ao terem que emprestar menos e a menos gente, seja negativo para os seus resultados.
Contudo, esta é uma boa altura para entrar na minha opinião já que o património dos bancos é muito basto e é um sector, a estes preços, relativamente fácil de captar dinheiro no mercado (repara no êxito dos aumentos de capital nos bancos mundiais em grave crise financeira) já que a cotação está a um grande desconto na maioria dos casos do valor "justo" das empresas do sector bancário.

por jotabilo » 10/7/2008 20:01

Caro EuroVerde

O paradigma politico-social vai mudar inexoravelmente.
Mas tanta profecia apenas me fez lembrar o Nostradamus da idade média.
Será isso que dizes ... sendo assim, não se está aqui a fazer nada, portanto.

Compreende-se o entendimento de um futuro pouco promissor....mas o homem pode ir-se adaptando à mudança....e um bom esforço é observar métodos de análise e de procedimento.

A coisa está obscura...mas haja coragem de ter esperança.
Apenas palavras...a vida nunca é fácil.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por EuroVerde » 10/7/2008 19:44

Bala Escreveu:
empirico1 Escreveu:NOTICIAS RELATIVAS ÀS EMPRESAS DA CARTEIRA

Boas!

Grande ideia essa!

A cereja em cima de bolo seria um pequêno comentário a analisar as implicações que essas notícias poderão ter nos fundamentais :wink:

De qualquer forma agradeço a iniciativa. É um dos tópicos que eu considero de leitura obrigatória diária. :)

Abraço e bons investimentos...
O Bala

Os fundamentais dos bancos vão degradar-se mais e mais. Os resultados dos bancos podem vir a ser piores em 2009 do que em 2008 e creio que até 2010 não poderá haver recuperação. Isto quer dizer que 2010 pode na verdade ser pior do que 2009.

por Bala » 10/7/2008 19:18

empirico1 Escreveu:NOTICIAS RELATIVAS ÀS EMPRESAS DA CARTEIRA

Boas!

Grande ideia essa!

A cereja em cima de bolo seria um pequêno comentário a analisar as implicações que essas notícias poderão ter nos fundamentais :wink:

De qualquer forma agradeço a iniciativa. É um dos tópicos que eu considero de leitura obrigatória diária. :)

Abraço e bons investimentos...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

pergunta

por jotabilo » 10/7/2008 19:11

caro empirico1

Desculpa....já vi

"BNA08 é a estimativa de Beneficio Liquido por Acção para 2008, o PER10 é o valor da acção considerando um múltiplo de 10 anos do BNA08."

tenho de rever este tópico para saber o que consideras na constituição do BNA.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 432 visitantes