Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem é quem ou o quê dos traders do Caldeirão?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por Negocios Mendes » 4/9/2006 13:08

GONZO Escreveu:Ora aqui está mais um do pós 25 de Abril. Tenho 31 anos e 1 ano e 3 meses de bolsa (ainda sou rookie :wink: ). Isto despertou-me o interesse quando vi o primeiro price target da Altri a 2,10 e olhei para a cotação dela (1,13 na altura). Comprei logo, mesmo sem perceber nada disto. :lol:
Se não fossem vocês, não sabia nem 1 centésimo do que sei hoje. Obrigado e bem hajam a todos.
P.S. sou licenciado em Direito e sou jurista num grupo empresarial que faz parte do PSI 20. :lol:
O engraçado é que já comprei e vendi várias vezes acções desse grupo e o saldo é claramente ... negativo. Parece que só querem mesmo que ganhe com eles à custa do ordenado. :mrgreen:

Cuidado Gonzo,

porque se as coisas um dia te saem "muito" bem, podes ser acusado de "inside trading". Tem cuidado ao comprares accoes na tua empresa.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por jabreu » 4/9/2006 10:56

Nunca tinha reparado este tópico... :oops:
Eu sou licenciado em Matemática e Ciencias da Computação e sou consultor de sistemas de Informação (SAP)numa grande empresa do Porto.

tenho 30 anos

O meu primeiro negócio foi a 1ª fase de privatização da EDP.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

Re: demorei a responder, mas cá estou eu

por JCS » 3/9/2006 0:29

J.H. Escreveu:Olá a todos os membros e visitantes do Caldeirão. Já sou visitante regular do Caldeirão há muitos meses, com mais assiduidade no último ano, ano e pouco. Sou de 1969, 37 anos, bancário, de Aveiro,licenciado em Gestão pela FEP em 1993. Invisto desde 1996, com maior reforço em 1998/1999 e fui dos muitos que deixou ver as quedas seguintes e sempre pensei, deixa estar que isto volta a subir (com muito controle de nervos e asneiras). Só há cerca de 1 ano, dou mais atenção a analise tecnica e aos comentários que vejo por aki (essencialmente), que à parte uns relatos e umas picardias que não servem de muito, há muita gente que sabe muito e partilhar o saber é uma atitude nobre. Parabéns aos moderadores e à toda a equipa que mantém este site, e também a muitos habituais "fornecedores" de boa informação, documentada - vcs sabem quem são, não vou individualizar. Vou passar a intervir com minha modéstia análise, e com as minhas dúvidas (que são mais do que certezas). Abraços à rapaziada e bjhns ás meninas. Bons negócios para todos.JH :lol:

Bem vindo.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

demorei a responder, mas cá estou eu

por J.H. » 2/9/2006 20:03

Olá a todos os membros e visitantes do Caldeirão. Já sou visitante regular do Caldeirão há muitos meses, com mais assiduidade no último ano, ano e pouco. Sou de 1969, 37 anos, bancário, de Aveiro,licenciado em Gestão pela FEP em 1993. Invisto desde 1996, com maior reforço em 1998/1999 e fui dos muitos que deixou ver as quedas seguintes e sempre pensei, deixa estar que isto volta a subir (com muito controle de nervos e asneiras). Só há cerca de 1 ano, dou mais atenção a analise tecnica e aos comentários que vejo por aki (essencialmente), que à parte uns relatos e umas picardias que não servem de muito, há muita gente que sabe muito e partilhar o saber é uma atitude nobre. Parabéns aos moderadores e à toda a equipa que mantém este site, e também a muitos habituais "fornecedores" de boa informação, documentada - vcs sabem quem são, não vou individualizar. Vou passar a intervir com minha modéstia análise, e com as minhas dúvidas (que são mais do que certezas). Abraços à rapaziada e bjhns ás meninas. Bons negócios para todos.JH :lol:

Registado: 2/9/2006 19:47

por Mágico » 16/8/2006 13:29

Bom eu também sou de 78, licenciado em Engª Química pelo IST, actualment estou a finalizar o PhD e dou aulas no ensino superior.
Há cerca de um ano estava farto de ter dinheiro no banco para eles fazerem dinheiro com meu (taxa de 1.3% !!!) e resolvi procurar alternativas em bancos online. COmecei no BEST (à ordem davam 2% brutos), e comprei uns fundos. Resgatei-os no "célebre crash" de Maio e agora resolvi estudar AT e meter-me nas acções do PSI...e claro aprender aprender aprender e ler ler ler no caldeirão!

Abraços
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

.

por Guzziman » 8/8/2006 0:32

Sou colheita de 69 o que segundo os enólogos, foi um grande ano!!!
36 portanto...
invisto desde ... talvez os 17 ... na altura em certificados aforro, depois passei aos fundos e estudava as acções à minha maneira com a informação que havia (pouka mesma!).

Aos 20 já aproveitava as valorizações extras de um dia nos fundos, vendia para recomprar 2 a 3 dias mais tarde ... pois não era penalizado nos levantamentos tal como sao as regras hoje! (estragam tudo!).

Mas entretanto, ao ver a cotação diria do fundo ... ia vendo as acções e sonhando...

aos 24 ao completar a licenciatura em Economia já so negociava em acções. Trabalho em instituição financeira...

desde então sempre acções no mercado nacional apenas.

Todos os sites aki referidos como pioneiros ... estive em todos, sempre kom o mesmo nick ...

Em 2004 passei ao real no Forex, pois a meu ver será o mercado dos pequenos aforradores lá para 2010.

Para já é um mercado em estudo e onde tenho uma parte mínima da carteira.

A minha 1ª acção nao sei kual foi... mas acho k ja nao deve estar cotada!!! lol

Lamento apenas a falta de tempo para poder aprender mais ... e principalmente reflectir a atitude diária dos mercados.

Os porquês, os indícios que o mercado deu, as puxadas, os cofres etc etc e quem não vê ... arrisca-se mais!

Boas curvas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por otar48 » 6/8/2006 15:17

Para que não se fique com uma imagem de “ quem é quem” distorcida dos frequentadores deste fórum resolvi também apresentar-me.
Mais um licenciado em Engenharia, com um bigode muito semelhante ao do JAS , mas infelizmente mais branco (PDE), que foi dado à luz na primeira metade do século xx.
Actualmente professor à espera de atingir as condições de pedido de reforma antecipada, que nos tempos livres se dedica com entusiasmo e, por que não dizê-lo, actualmente VÍCIO nos mercados bolsistas (apenas PSI 20).
Lembra-se do pico do Bull Market dos anos 70 com amigos a carregarem pastas de cabedal cheias de papel que posteriormente deram origem a brutais falências.
Só por volta do ano 2000 é que começou a negociar a sério, pela net, por intermédio da Bigcorretora.
Na altura leu tudo o que havia disponível em termos de AT nos sites da bolsamais, investidorglobal, etc . Utilizou o Excel para fabricar uma panóplia de indicadores e tentativas de realizar um sistema mecânico que o obrigasse a ser disciplinado.
Perdeu um bom Mercedes no último Bear Market numa primeira fase de aprendizagem.
Ao contrário da maioria dos participantes deste fórum usa, actualmente, um sistema mecânico aplicado apenas a uma única acção do PSI e no modo longo.
Faz cerca de uma dúzia de negócios por ano com o sistema.
Para ele a teoria de “todos os ovos no mesmo cesto” é a correcta desde que a acção em causa tenha liquidez e uns bons fundamentais. Evita-se assim dispersão em bolsa e muitas comissões.
Não usa compras ou vendas às pinguinhas, tudo de uma arrancada. Quando fora do sistema então brinca à AT apenas quando e só uma regra da AT se lhe apresenta favorável.
Continuação de BFS
Abraços
OTAR
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein

Registado: 16/8/2005 17:44

por falido » 5/8/2006 20:34

bom apesar de novo por aqui cá vai.
ano 19... e troca o passo.
licenciado.exerço a profissão. desportista de alta competição. apaixonado pela bolsa.
melhor negócio: pt e bpi (com estas opas sim fui um dos felizardos que tava dentro das duas).
pior: este aposto que ainda tá pra vir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
de qualquer forma foram 400 euros investidos num tw de muito elevado risco que se queimou. voaram em duas horas :evil: :evil: :evil:
invisto de forma séria e autónoma na bolsa à dois anos apesar de ser investidor à 5 (entre fundos e outros instrumentos)

Registado: 23/7/2006 8:27

por JOGO2006IT » 5/8/2006 14:06

Conheço bem o Hélio Oliveira.

Registado: 20/11/2006 23:09

...

por cctrader » 5/8/2006 0:29

É trader do pit, mas fora dele. Tem ligação directa de negociação em casa, e é marketmaker de SP500...
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/

Registado: 27/8/2003 8:50

Re: ...

por JOGO2006IT » 4/8/2006 21:30

cctrader Escreveu:Eu trabalho com mercados, tenho uma licenciatura em Economia, tenho um CFA e um CMT.

Partilho um bocado a opinião do Rainmaker... Ganhos com consistencia, mais facil de obter no Longo Prazo.
Fundos de investimento com base em valor (aqueles que só investem em undervalue) são na minha opinião os melhores veiculos para ganhar dinheiro (pelo menos para quem não se quer dar ao trabalho de preocupar-se com o mercado).
No curto prazo, o mercado só sorri a alguns... não posso dizer que não acredito em metodologias de curto prazo porque já vi alguem chegar e dizer perante uma plateia - MEUS SENHORES, NÃO SEI O QUE O MERCADO VAI FAZER NA PRÓXIMA HORA, A ÚNICA COISA QUE VOS POSSO DIZER É QUE VOU FAZER 20 TRADES E NÃO VOU FALHAR NENHUM - por incrivel que pareça, foi mesmo esse o resultado e foi tudo feito com dinheiro real num broker online enquanto analisava barras de 1 minuto do SP500. Qual é a profissão deste senhor? Tem lugar no pit do SP500 e ganha a vida com o mercado.

Quanto aos meus métodos, normalmente compro acções que estejam a desconto, próximas de aquilo que Buffet e Graham chama de Valor. Depois monto estratégias com opções em cima dessas posições.

Só pode ser o Hélio. Digo-vos uma coisa, também eu não acreditava que fosse possível. Ele já deixou o PIT.

Registado: 20/11/2006 23:09

por Susana Amado_ » 4/8/2006 20:16

MozHawk Escreveu:Claro que guardo a t-shirt Flying! Gosto de guardar algumas relíquias (essa é claramente uma delas).

Um abraço para ti e os demais, d'outros tempos.
MozHawk

Pois! Eu também guardo! :wink:
Eu não consegui a camisola :roll: mas claro que também guardo a lembrança que o Patdav nos ofereceu a todos, a vaquinha a pedir o regresso do Bill, lembram-se? :)
Por falar no Patdav alguém sabe alguma coisa dele?
Paulinho!!??????

Bom fim de semana.
Beijinhos a todos e um especial aos da velha guarda e ao cochim ;-)
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

por MozHawk » 4/8/2006 19:46

Claro que guardo a t-shirt Flying! Gosto de guardar algumas relíquias (essa é claramente uma delas).

Um abraço para ti e os demais, d'outros tempos.
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por nunofaustino » 4/8/2006 17:42

Eu sou mais um mânfio de 1977 (parece ser o ano dos caldeireiros).

Sou Biólogo de formação e estou, em conjunto com a minha mulher, a tentar iniciar uma empresa de biotecnologia.

Como esta iniciativa têm uma % baixa de sucesso a longo prazo, estamos também a tentar arranjar um emprego para um dos dois de modo a um de nós estar a 100% na empresa sem grandes preocupações financeiras.

Ando nos mercados desde 2000, tendo tido um performance verdadeiramente desastrada nos primeiros dois anos e agradável a partir do fim de 2001.

Invisto essencialmente no mercado americano, normalmente através de CFDs. Faço também uma perninha em futuros (prata, ouro e petróleo) e cada vez mais exporadicamente no forex...

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por StockGalaxy » 4/8/2006 13:40

Abril de 1974
andei na UBI a beber uns copos e viciado nas mulheres... depois lá acordei e decedi que queria mesmo acabar o curso e fui para FEUP.

Engº Electrotécnico. ramo Telecomunicações e Computadores pela FEUP.
Exerço actgualmente a profissão.

Por enquanto so negoceio PSI-20 e pouco tempo resta para mais dado que apesar de negociar no PSI dede 2003 só comecei em força em Nov 2005.

de uma valorização de 30% desde Nov 05, devido a inexperiência já só vou com 15,5%.
Há que dar tempo para aprender pois nunca se sabe tudo.

Desportos: bola, ginásio, bodyboard, windsurf e mota 8-)
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Flying Turtle » 4/8/2006 10:55

Bom, bom, bom... :)

Este tópico está a reunir "velhos" amigos :)

Moz, Susana, mcarvalho, cochim e mais uns tantos (por exemplo, o patdav, mas também os algarvios rmartins e jpinto, e outros mais)... abraços e beijos para vocês todos!

A vida dá muitas voltas de facto, muita água passa debaixo das pontes, muitas coisas se vão e outras aparecem, mas felizmente algumas coisas perduram e, por vezes, até se parecem com o vinho do Porto. uma delas é a boa, sã e desinteressada amizade.

By the way Moz, ainda guardas a T-Shirt nº. 10.000 do fórum da SIC? :lol:

Até um dia
Pedro (FT)
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Eis o Bastonário:

por Sedeug 1965 » 3/8/2006 19:08

Òla Pessoal Eis o Bastonário 8-) :

Uso o nick não por cobardia, mas apenas para me precaver, pois nunca sei quem está desse lado.
No entanto levanto um pouco o véu sobre aquele por trás do ecran :roll: :shock: :roll: .

- L. G.

- Macho, macho e sempre macho :twisted: .

- Ano de 1965 (huuuummm......, excelente!!!).

- Escolaridade pouco mais que a obrigatória (agora teria que fazer mais 2 anos).

- Sócio gerente numa empresa de produção.........., em que a cota para o mercado interno, é de apenas 3 % ( mas que por coincidência, ou não, são os que mais problemas dão na altura da cobrança :evil: ).

- Residente em Guimarães (Esta era escusada)

- Desde á muito tempo, frequentador assíduo do caldeirão, mas só recentemente decidi tornar-me membro desta comunidade, ainda que pouco interventivo. Venho cá sobretudo para me manter informado e ver o estado de espírito dos foristas em geral, para então poder decidir com mais segurança (ou não) sobre os meus investimentos. Acabando sempre por abandonar o teclado com um sorriso devido a alguns piropos mais bem conseguidos de alguns intervenientes : lol: :mrgreen: .

- Investidor da bolsa um pouco antes do marco histórico que foi a opv da EDP.

- Hobbies; Futebol, Parapente e modelismo (entre outros!!!).

Obs. – Mais um sem titulo a juntar à minoria (se descobrem que o bastonário afinal não tem canudo, até a bolsa abana!!!!) :wink: .
Bem ajam.
E haja ordem na ordem

LG

Registado: 2/9/2005 16:21

por Pato_Maluco » 3/8/2006 13:58

Ora vamos lá ver!
Então de un universo de quase 12000 membros o caldeirao só tem uns 50 licenciados?
Só os licenciados é que se apresentam?
E os outros 11900?
Vamos a escrever todos!
Este tópico tem que chegar às 12000 respostas!
O mercado é como as pizzas: rotativas

Hans Friedman

Registado: 8/7/2006 22:33

por heterocedastico » 3/8/2006 12:10

Tenho 25 anos, sou licenciado em Economia pela FEP e analista financeiro.

Estudo mercados à 5/6 anos. Tirei curso de análise técnica com o Marco António. Leio e ouço (agora com os audiobooks) muito sobre fundamentais e métodos de avaliação (Warren Buffet, Benjamin Graham, Philip Fisher, Peter Lynch, ...). Gosto muito de derivados e das imensas possibilidades que dão à gestão de um portfolio.

Acredito na compra de excelentes negócios com vantagens comparativas evidentes em relação à concorrência (marca, patentes, rede de utilizadores, competências da administração), muito bons históricos de rentabilidade dos capitais (ROIC - WACC) e crescimento de resultados, e a preços extremamente atractivos (PERs, PBs, EV/FCF, valor intrínseco). Nesta perspectiva, sou da opinião que não se pode transaccionar tudo. Apenas quando se percebe e conhece o negócio. Acredito na venda apenas se se concluir que a análise foi mal executada; algo de estrutural alterar o negócio; ou o preço atingir valores extremamente altos. Claro que o período de investimento deverá ser, necessariamente, o longo prazo.

Também gosto de análise técnica embora apenas na sua componente mais elementar: resistências, suportes e linhas de tendência fazem todo o sentido e devem ser tidas em conta. Acredito que é possível a realização de ganhos substanciais no curto prazo, mas a longo prazo sinceramente não sei.

Acho que cada um deve adoptar o método em que se sente melhor. No mercado são preciso nervos de aço e, para mim, o maior activo de um trader é o conhecimento histórico do comportamento do mercado (volatilidade, flexibilidade, ...). Todos os dias aparecem situações novas e consequências diferentes...

Também gosto da prospecção de oportunidades de arbitragem em activos. Em fusões e aquisições, em activos cotados em mercados diferentes, em instrumentos diferentes sobre o mesmo subjacente, ... É verdade que hoje em dia operações destas são muito mais difíceis de detectar, mas com alavancagem suficiente pode-se extrair rentabilidades atractivas.

Registado: 8/5/2004 16:38

por Pawn_pt » 3/8/2006 10:35

Mais um do Priorado de 1977! :D Sou licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE, e trabalho na banca.

Invisto na bolsa há uns 5 anos, mas com valores baixos e apenas negócios esporádicos. O maior susto que apanhei foi com as Sonaes... antes do atentado compradas a 0,80 e tal e em poucos dias estava a perder 50% do investimento... andei ali um ou dois anos a tentar esquecer-me que existia a bolsa e que o meu dinheirinho estava reduzido a 50%... até que voltaram a subir e ainda ganhei algum €€.

Acompanho o Caldeirão há algum tempo e mas n costumo participar muito.

Abraços,
De cêntimo em cêntimo se vai enchendo o mealheiro.

Registado: 20/1/2006 11:04

...

por cctrader » 3/8/2006 9:14

Eu trabalho com mercados, tenho uma licenciatura em Economia, tenho um CFA e um CMT.

Partilho um bocado a opinião do Rainmaker... Ganhos com consistencia, mais facil de obter no Longo Prazo.
Fundos de investimento com base em valor (aqueles que só investem em undervalue) são na minha opinião os melhores veiculos para ganhar dinheiro (pelo menos para quem não se quer dar ao trabalho de preocupar-se com o mercado).
No curto prazo, o mercado só sorri a alguns... não posso dizer que não acredito em metodologias de curto prazo porque já vi alguem chegar e dizer perante uma plateia - MEUS SENHORES, NÃO SEI O QUE O MERCADO VAI FAZER NA PRÓXIMA HORA, A ÚNICA COISA QUE VOS POSSO DIZER É QUE VOU FAZER 20 TRADES E NÃO VOU FALHAR NENHUM - por incrivel que pareça, foi mesmo esse o resultado e foi tudo feito com dinheiro real num broker online enquanto analisava barras de 1 minuto do SP500. Qual é a profissão deste senhor? Tem lugar no pit do SP500 e ganha a vida com o mercado.

Quanto aos meus métodos, normalmente compro acções que estejam a desconto, próximas de aquilo que Buffet e Graham chama de Valor. Depois monto estratégias com opções em cima dessas posições.
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/

Registado: 27/8/2003 8:50

Re: Olá

por Susana Amado_ » 3/8/2006 0:36

mcarvalho Escreveu:MHawk, Susaninha, Pedro e Jaor

um grande abraço e .. o melhor do mundo para todos

bj

mcarvalho
Ps , Susaninha tenho estado na aldeia em paz e harmonia com as galinhas, as vespas e os burros
que, ficam muito admirados com algumas coisas que se dizem por aqui..
telefonem e apareçam

Mário,

já te mandei 1 mp, vê lá se desta vez a lês, ok?

Estava mesmo a pensar telefonar-te ;-) mas tenho andado ocupadita... (mas não me esqueço ;-))
... quanto mais não seja em Setembro a ver se nos encontramos todos!!

Beijinhos,
Susana

P.S. Este fórum além de um fonte de informação preciosa é uma fonte de amigos queridos ainda maior!!!

Registado: 5/11/2002 11:12

Olá

por mcarvalho » 3/8/2006 0:12

MHawk, Susaninha, Pedro e Jaor

um grande abraço e .. o melhor do mundo para todos

bj

mcarvalho
Ps , Susaninha tenho estado na aldeia em paz e harmonia com as galinhas, as vespas e os burros
que, ficam muito admirados com algumas coisas que se dizem por aqui..
telefonem e apareçam

Registado: 17/2/2004 1:38

por MozHawk » 2/8/2006 23:51

Tudo em ordem companheiros! Há mesmo quanto tempo. A "velha" guarda ainda por aqui anda ;)

Abraços e beijinhos,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Cochim » 2/8/2006 22:49

Um abraço á Velha Guarda :lol:

Continuação de boa vida, com saúde e alegria

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Google [Bot], iniciado1, malakas, Manchini888, MPAM, MR32, nickforum, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Rafael Abreu, Shimazaki_2 e 225 visitantes