Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jbraven » 25/6/2009 11:04

Elias, caso se confirme a quebra da LTD vês alguma resistência especial antes dos 3,00?

Abraços,

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por Elias » 25/6/2009 10:17

Aqui fica uma actualização de curto prazo. A EDP hoje vai lançada e, embora ainda seja muito cedo na sessão para tirar quaisquer conclusões, há alguns sinais positivos a registar, nomeadamente o volume relativamente elevado (quase metade do volume de ontem em apenas duas horas), o sinal de compra da MACD e a quebra da LTD no intraday.

Aguardemos...
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (52.9 KiB) Visualizado 10142 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 24/6/2009 12:50

Deixo aqui dois gráficos actualizados da EDP e um breve comentário técnico.

Este título está a ser alvo de acesa luta por parte de touros e ursos e o caminho a seguir não está ainda totalmente definido. Apresento de seguida alguns elementos que considero relevantes:

Suportes
    Suporte horizontal nos 2,65 onde teve mínimos relativos em Abril e novamente em Junho
    LTA (a azul) que vem desde Outubro e está actualmente nos 2,66

Resistências
    Resistência horizontal nos 2,77
    LTD (a amarelo) que vem do Outono de 2007 e está actualmente nos 2,80
    Resistência horizontal nos 2,93-2,95
    Resistência horizontal nos 3,20

Indicadores
    RSI sem tendência definida
    CMF perto de zero
    MACD negativa e abaixo do sinal mas quase a dar sinal de compra

Conclusão: a situação actual da EDP está muito equilibrada e indefinida. A eventual quebra dos 2,65 deixará a EDP numa situação muito frágil; por outro lado, se houver uma ruptura em alta dos 2,80, seguida da passagem dos 2,95 poderá representar o início de uma fase de subida mais prolongada e, quem sabe, a confirmação de um bull market na EDP. Note-se que, devido ao peso que tem no índice, a evolução deste título irá influenciar fortemente o rumo do PSI-20.
Anexos
edp1.PNG
edp1.PNG (66.73 KiB) Visualizado 10398 vezes
edp2.PNG
edp2.PNG (56.29 KiB) Visualizado 10412 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

EDP vai ser marca global nos EUA, Espanha e Brasil

por cogumelo » 22/6/2009 17:44

segunda-feira, 22 de Junho de 2009 | 17:23 Imprimir Enviar por Email

EDP vai ser marca global nos EUA, Espanha e Brasil

A EDP vai ter a mesma marca em todos os mercados em que opera, uma «estratégia global» que já ditou o fim da designação Energias do Brasil e implica até ao fim do ano a mudança de nome nos Estados Unidos e Espanha.

Fonte oficial da eléctrica portuguesa disse à Lusa que a decisão foi tomada na sequência de um estudo sobre a marca da consultora My Brand, reforçada por um outro estudo da Interbrand sobre o valor da marca, concluído no início deste ano.

Entre outros pontos, disse a mesma fonte, a Interbrand concluiu que a marca EDP aumentou de valor 47 por cento desde o último estudo, mas que o reconhecimento era feito através do nome EDP e não das subsidiárias nas várias geografias.

Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=119129
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por cogumelo » 22/6/2009 13:51

Iberdrola garante que vai continuar na EDP
Ana Maria Gonçalves
22/06/09 00:05

--------------------------------------------------------------------------------
Collapse
ComunidadePartilhe: .A eléctrica espanhola disse ao Diário Económico que a posição de 9,5% na EDP “está no congelador”.

A Iberdrola deixou a EDP fora do pacote de 2.500 milhões de euros de desinvestimentos em activos não estratégicos.

"A EDP é uma participação financeira que está no congelador. A nossa posição sobre a empresa não mudou", afirmou ao Diário Económico fonte oficial da eléctrica espanhola, realçando que "nunca dissemos o que íamos vender", numa alusão às especulações que varreram o mercado nos últimos dias e que garantiam a sua alienação.

Com 9,5% do capital do grupo energético liderado por António Mexia, a Iberdrola encaixou, só nos últimos quatro anos, cerca de 168 milhões de euros em dividendos, dos quais 50 milhões foram garantidos no último exercício, quando a EDP registou um lucro histórico de 1.091 milhões de euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/iberdrola-garante-que-vai-continuar-na-edp_13358.html
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

prognósticos só no fim !

por Pedro73 » 20/6/2009 1:48

Começo por confessar que estou curto na EDP.

Mas investimentos à parte o que vejo no gráfico é uma LTD no curto prazo ... Continuo a achar que enquanto o título não tiver força para se colocar acima dos 2.90 , o mais provável é assistirmos a um trambolhãozito

Cumps

Registado: 31/1/2008 16:13

por Quebas1 » 19/6/2009 19:38

Boa tarde,

A EDP apesar da semana atribulada encerra a sexta deixando alguma expectativa.

Pontos de interesse

1. Resistência em alta ao suporte dos 2,65 com duas belas velas verdinhas
2. Aumento de volume e inversão dos indicadores de curtíssimo prazo
3. Possível LTA em formação (tem apenas dois toques mas com forte reacção em alta em ambos)com um menor declive do que a anteriormente quebrada
4. Termina a semana dentro do intervalo de lateralização que tem vindo a desenhar.
5. Principal suporte - Zona dos 2,65
6. Principal resistência - Zona dos 2,90

Quem saiu tomou a opção mais racional atendendo ao início da semana negra e pode dormir mais descansado à espera da definição de uma tendência.

Quem não foi a tempo, talvez seja melhor aguentar mais um tempo a ver o que o futuro reserva.

Deixo o gráfico actualizado e votos de um bom fim de semana.
Anexos
EDP_19JUN_09.JPG
EDP_19JUN_09.JPG (53.82 KiB) Visualizado 11355 vezes

Registado: 2/2/2006 0:56

UBS inclui EDP no lote das "utilities" europeias p

por MercúrioH » 19/6/2009 13:40

-----------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt

O UBS elevou a recomendação para o sector das “utilities” na Europa, tendo incluído a Energias de Portugal no lote das acções preferidas. As acções da eléctrica estão a reagir em alta, com uma subida acima de 2%.

Num “reseach” com data de hoje, o UBS explica que está mais optimista para o sector das “utilities” europeias por quatro razões.

Apresentam uma rendibilidade do dividendo “atractiva”, com um “dividend yield” de 7%; os preços da energia subiram menos do que os do petróleo; as “utilities” apresentam a terceira pior performance em bolsa este ano; e os investidores parecem estar a apostar menos no sector.

Entre as “utilities”, o UBS diz que encontra mais valor nas grandes empresas integradas, onde a contracção dos múltiplos tem sido mais forte e mais de metade dos lucros são gerados através de actividade regulada.

Entre as companhias do sector, as preferidas do UBS são a E.ON, a Electricidade de France, a IPR, a EDP e a Enagas.

O banco de investimento explica que no início do ano recomendou a aposta em sectores mais cíclicos, mas que começa agora a recomendar acções de sectores mais defensivos, de modo a reequilibrar o portfolio.

O UBS, que neste estudo não analisa as empresas de forma individual, tem uma recomendação de “comprar” para a EDP, com um preço-alvo de 3,45 euros.

No lotea das “utilities” europeias, a UBS integra a EDP Renováveis no lote das empresa com recomendação “neutral, perspectiva negativa”.

As acções da EDP sobem 2,3% para 2,763 euros.
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.

Registado: 29/11/2007 10:29

por Quimporta » 19/6/2009 10:49

Dá dó ver que há dois dias que ninguém liga à EDP... Aquela quebra estragou a semana a muito investidor que se preparava para um banquete... :evil:

Registado: 9/5/2009 18:57

por Quimporta » 17/6/2009 23:49

AC Investor Blog Escreveu:2.58
2.412
2.351

Eu neste momento não acreditava muito em suportes, depois de ver esta vela negra muito feia com aumento de volume. Preferia ficar de fora e esperar por uma inversão, se é que ela vai existir.

OK. Obrigado mais uma vez.
Hoje acabei por não sair. Ainda iria a tempo. Mas se for previsível um ressalto na abertura esperava para ver.

por AC Investor Blog » 17/6/2009 23:40

QuimPorta Escreveu:Por sinal não tinha reparado...pardon AC.
Mesmo assim, o teu gráfico é..."muito à frente"...
Procuro perceber onde está ó próximo suporte...

2.58
2.412
2.351

Eu neste momento não acreditava muito em suportes, depois de ver esta vela negra muito feia com aumento de volume. Preferia ficar de fora e esperar por uma inversão, se é que ela vai existir.
Anexos
EDP.png
EDP.png (18.91 KiB) Visualizado 11995 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Quimporta » 17/6/2009 23:39

Por sinal não tinha reparado...pardon AC.
Mesmo assim, o teu gráfico é..."muito à frente"...
Procuro perceber onde está ó próximo suporte...

por AC Investor Blog » 17/6/2009 23:29

QuimPorta Escreveu:Alguém pode colocar um gráfico da EDP?
Obrigadinho

Acho q já te respondi :wink:
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por Quimporta » 17/6/2009 23:28

Alguém pode colocar um gráfico da EDP?
Obrigadinho

por AC Investor Blog » 17/6/2009 23:27

A EDP tal como os outros pesos pesados entrou numa tendência Bearish com possivel objectivo nos 2.416 caso os 2.58 não sustenham a pressão vendedora. Todos os indicadores estão apontar no sentido descendente e o volume de hoje assusta-me um pouco. Aliás, penso que hoje os estrangeiros estiveram em força no mercado nacional a sair de alguns titulos, dado o volume em alguns pesos pesados.
Anexos
EDP.png
EDP.png (18.91 KiB) Visualizado 7282 vezes
AC Investor Blog

por Dansousa » 17/6/2009 23:22

BuyPoint Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Buypoint, eu não costumo dizer a quento abro, nem a quanto fecho. E raramente falo disso. E a tua intervenção neste tópico, acho que explica porquê. Sempre a questionar sobre as posições, se fechei se não fechei, a quanto fechei, etc... Se, das centenas de posições que abro por ano, falasse de todas, não faria outra coisa na vida do que te responder.

Um abraço,
Ulisses

Desculpa mas a tua resposta é totalmente fora do contexto...

se não queres que façamos estas perguntas não venhas para aqui dizer que os teus clientes, tem posições deste ou outro titulo, o que desde já te digo que se fosse teu cliente não iria gostar nada... mas isso é outra historia.

e dp estou apenas a fazer esta pergunta para aprender com os mais experientes, para saber analisar melhor, o que são os centimos de tolerancia de quebra de suportes.

só e apenas isso...quero lá saber se perdes te muito ou ganhas te muito... é para o lado que eu dormo melhor

Ulisses, na minha "pequenês" e insignificância neste imenso fórum, posso pedir-te um favor????? NÃO LEIAS ESTE POST (desculpa Buypoint não é por ti) é que eu gostava de poder contar com as tuas analises e com as tuas intenções relativamente aos títulos que negoceias no PSI, pelo que dizes e se tem visto já são tão poucos...por favor, partilha ao menos esses connosco, os que quiserem de alguma forma aproveitar essa informação, os que não quiserem não precisam de a ler/ver...

Abraço

Daniel Sousa.
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Ulisses Pereira » 17/6/2009 22:35

No meu artigo "Ética e transparência" defendi que quem faz uma análise e detém posições nessa acção, o deve divulgar. Por várias questões bem detalhadas nesse artigo. Na verdade, como analiso quase todas as acções em Portugal e se não faço referência a isso é porque praticamente não negoceio em Portugal. 99% dos meus negócios são feitos no mercado norte-americano. E também aí revelo sempre quando tenho uma posição sobre a acção em causa.

Era tão mais fácil eu não dizer nada. Mas não seria ético.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por leo_pt » 17/6/2009 21:58

BuyPoint Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Faço-o por uma questão de ética, conforme sempre defendo. Naturalmente que se releres os teus posts das últimas 2 semanas, decerto perceberás á minha reacção. Não vou alimentar mais esse género de coisas, por isso encerro aqui o meu diálogo contigo. Há mutio que já percebi o teu objectivo no Caldeirão.

Mais uma vez voltas atacar me.... nunca o fiz em relação a ti...

mas pronto já sei que não consegues encaixar quando as opinões são contrarias as tuas

BuyPoint: sinceramente não percebo o porquê de quereres saber a que valores são fechadas ou abertas posições. Isso só diz respeito a quem as faz, acho que é privado 8-). Se tew faz feliz eu digo a minha de hoje 2,64 e com uma perda de 8%.

Ulisses: Obrigado por continuares a partilhar possíveis pontos de entrada. Com a edp não foi o que se esperava. Melhores ventos virão... :lol: :lol: :lol:
Quem tudo quer tudo perde!

Registado: 8/4/2009 17:19

por unspecified » 17/6/2009 21:56

Ulisses, agora fiquei confuso...
Dizes que não podes falar de todas as posições que abres ou fechas.

Noe entanto, pelo que disseste, sempre que falas de uma acção do PSI referes se tens posições nela. Se tu falas praticamente sobre todas as acções do PSI, acabas por revelar quase todas as tuas posições sobre acções do PSI, ou não?

Se falasses também sobre acções americanas, fazias o mesmo disclosure, ou seja, acabavas por revelar quase todas as posições que tens no mercado americano, correcto?

Obrigado.

Registado: 20/2/2007 22:28

por BuyPoint » 17/6/2009 21:16

Ulisses Pereira Escreveu:Faço-o por uma questão de ética, conforme sempre defendo. Naturalmente que se releres os teus posts das últimas 2 semanas, decerto perceberás á minha reacção. Não vou alimentar mais esse género de coisas, por isso encerro aqui o meu diálogo contigo. Há mutio que já percebi o teu objectivo no Caldeirão.

Mais uma vez voltas atacar me.... nunca o fiz em relação a ti...

mas pronto já sei que não consegues encaixar quando as opinões são contrarias as tuas

Registado: 12/6/2008 19:25

por Ulisses Pereira » 17/6/2009 20:15

Faço-o por uma questão de ética, conforme sempre defendo. Naturalmente que se releres os teus posts das últimas 2 semanas, decerto perceberás á minha reacção. Não vou alimentar mais esse género de coisas, por isso encerro aqui o meu diálogo contigo. Há mutio que já percebi o teu objectivo no Caldeirão.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por BuyPoint » 17/6/2009 20:06

Ulisses Pereira Escreveu:Buypoint, eu não costumo dizer a quento abro, nem a quanto fecho. E raramente falo disso. E a tua intervenção neste tópico, acho que explica porquê. Sempre a questionar sobre as posições, se fechei se não fechei, a quanto fechei, etc... Se, das centenas de posições que abro por ano, falasse de todas, não faria outra coisa na vida do que te responder.

Um abraço,
Ulisses

Desculpa mas a tua resposta é totalmente fora do contexto...

se não queres que façamos estas perguntas não venhas para aqui dizer que os teus clientes, tem posições deste ou outro titulo, o que desde já te digo que se fosse teu cliente não iria gostar nada... mas isso é outra historia.

e dp estou apenas a fazer esta pergunta para aprender com os mais experientes, para saber analisar melhor, o que são os centimos de tolerancia de quebra de suportes.

só e apenas isso...quero lá saber se perdes te muito ou ganhas te muito... é para o lado que eu dormo melhor

por Ulisses Pereira » 17/6/2009 20:01

Buypoint, eu não costumo dizer a quento abro, nem a quanto fecho. E raramente falo disso. E a tua intervenção neste tópico, acho que explica porquê. Sempre a questionar sobre as posições, se fechei se não fechei, a quanto fechei, etc... Se, das centenas de posições que abro por ano, falasse de todas, não faria outra coisa na vida do que te responder.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por BuyPoint » 17/6/2009 19:57

Ulisses Pereira Escreveu:Buypoint, fica descansado que sempre que falo de uma acção e os meus clientes detêm posições sobre elas que eu faço referência a isso. Quanto a serem posições grandes ou não, é a percentagem que é relevante...

Naturalmente que fechei as posições, fiel ao meu plano de "trading" já que aquilo que me fez abrir a posição já não se verificava, pelo que não fazia sentido mantê-la. Como tal, fechar a posição e assumir as perdas. Como faço centenas de vezes por ano.

Um abraço,
Ulisses

mas fechas te a quanto?

Olá

por Pedro73 » 17/6/2009 15:41

Eu fechei uma longa abri uma curta aqui à coisa de uma semana... em minha opinião, e pensando nos próximos dias, a EDP só interessa aos longos qdo fizer dois fechos sucessivos acima dos 2,90. Enquanto isso n acontecer, o panorama geral parece-me favorecer os ursos.

Registado: 31/1/2008 16:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 35 visitantes