Gasoduto Ibérico
Re: Gasoduto Ibérico
Lendas e Narrativas do Costa
Absolutamente de acordo. Não podia estar mais de acordo.
A capacidade de armazenamento de Espanha em GNL é 10 vezes a de Portugal. Barcelona tem 3 vezes mais capacidade do que Sines. Mesmo que Sines duplique a sua capacidade de importação para 12 bcm e se Barcelona fizer o mesmo para 35 bcm vejam bem o handicap.
São lendas e narrativas do Costa.
E o Macron ainda não desistiu da ideia de produzir H2 verde a partir do nuclear. O nuclear é caro? Com a EDF nacionalizada o nuclear não tem preço.
By Nirvana
Absolutamente de acordo. Não podia estar mais de acordo.
A capacidade de armazenamento de Espanha em GNL é 10 vezes a de Portugal. Barcelona tem 3 vezes mais capacidade do que Sines. Mesmo que Sines duplique a sua capacidade de importação para 12 bcm e se Barcelona fizer o mesmo para 35 bcm vejam bem o handicap.
São lendas e narrativas do Costa.
E o Macron ainda não desistiu da ideia de produzir H2 verde a partir do nuclear. O nuclear é caro? Com a EDF nacionalizada o nuclear não tem preço.
Na eletricidade ganhou França e o Nuclear, perdeu Portugal e as renováveis. No gás, ganhou Espanha e o Porto de Barcelona, perdeu Portugal e o Porto de Sines.” É desta forma que Paulo Rangel resume o acordo sobre as interligações energéticas assinado entre os países ibéricos e França. O eurodeputado do PSD exigiu a divulgação detalhada dos termos do entendimento e “uma avaliação técnica independente das suas consequências”.
By Nirvana
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Re: Gasoduto Ibérico
Histórias da Carochinha e outros Contos de Encantar
Mas alguém acredita que o futuro gasoduto, agora chamado de BARMAR (nome giro, lembra um barman), vai servir para o transporte de hidrogénio? Transporte de hidrogénio puro?
Leiam as entrelinhas. Falam em hidrogénio e outros gases combustíveis.
O hidrogénio produzido em Portugal será, maioritariamente, para ser consumido localmente. Ponto. O hidrogénio que não for consumido localmente será para ser injetado na rede. E até 10/15% a rede atual suporta bem e sem perdas o transporte de hidrogénio. Daqui a quantos anos Portugal estará em condições de produzir hidrogénio excedentário? Dezenas de anos.
E tem outra coisa: o gasoduto é um sinal dado ao mercado de que há alternativas. Para efeitos concorrenciais funciona muito bem esse sinal. E o gasoduto vai funcionar nos dois sentidos (pode servir para a importação de gás natural para a Ibéria).
By Nirvana
Mas alguém acredita que o futuro gasoduto, agora chamado de BARMAR (nome giro, lembra um barman), vai servir para o transporte de hidrogénio? Transporte de hidrogénio puro?
Leiam as entrelinhas. Falam em hidrogénio e outros gases combustíveis.
O hidrogénio produzido em Portugal será, maioritariamente, para ser consumido localmente. Ponto. O hidrogénio que não for consumido localmente será para ser injetado na rede. E até 10/15% a rede atual suporta bem e sem perdas o transporte de hidrogénio. Daqui a quantos anos Portugal estará em condições de produzir hidrogénio excedentário? Dezenas de anos.
E tem outra coisa: o gasoduto é um sinal dado ao mercado de que há alternativas. Para efeitos concorrenciais funciona muito bem esse sinal. E o gasoduto vai funcionar nos dois sentidos (pode servir para a importação de gás natural para a Ibéria).
By Nirvana
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Gasoduto Ibérico
Que mundo este! Reúnem-se 3 políticos e decidem gastar toneladas de euros numa obra que é fundamentada mais em vontades politicas do que propriamente numa necessidade.
Em apenas algumas semanas o conceito do projecto muda por completo, o que demonstra bem que se estão marimbando para os aspectos técnicos.
Isto devia ter direito a um galardão de estupidez do ano.
Um gasoduto sub aquático que vai demorar pelo menos 5 anos de obra. Para transportar gás que chega por navio? Ou para transportar H2 que chega a Barcelona de comboio?
“As tubagens que existem na rede de transporte [do gás natural] são permeáveis à saída do hidrogénio, não servem. Não se consegue injetar mais do que 10% – no máximo 15% – de hidrogénio numa mistura de gás natural. Para transportar o hidrogénio puro tem de ser uma tubagem completamente diferente”, garante.
Pois para transportar H2 é necessário pelo menos adaptar a infraestrutura.
Portanto dizem eles que isto é para uma rede de H2.
Um projecto de uma magnitude farónica para uma tecnologia ainda sem qualquer provas dadas.
Moral da história: este projecto não vai avançar. O mais provável é que seja tudo posto na gaveta principalmente se a recessão bater à porta.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
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