Investimento seguro repartido 120.000€
Re: Investimento seguro repartido 120.000€
[quote="rg7803
Cara Carla,
A preguiça é um dos pecados mortais. Favor ler (ou reler) as indicações que vários foristas já lhe indicaram.
Quer "dado e arregaçado"...?
Boa sorte.[/quote]
Pode tratar-me por Carlos que é mais correto.
Não, não quero "dado e arregaçado".
Conforme disse, apenas não domino a área financeira e dos mercados financeiros e nem tenho a disponibilidade para o fazer, por forma a poder tomar a decisão que pretendo tomar.
No fundo, o capital a investir é meu, portanto o risco também é meu.
Ao fim de 12 a 14 horas de trabalho diário torna-se dificil ainda ter tempo ou cabeça para estudar estas matérias e apreendê-las rapidamente.
Não podemos ser espertos e sagazes em tudo na vida. E existem áreas em que, por mais que nos esforcemos, dificilmente conseguimos progredir convenientemente. Somos aquilo para que nascemos.
Mas estou certo que na minha vertente profissional, e ao fim de 26 anos de carreira, ainda posso ensinar algumas coisas a quem mo solicitar. E assim o faço sempre que me pedem.
Lamento se o ofendi a si ou a alguém, não era essa a minha intenção. Apenas me limitei a pedir conselhos, pois pensei que aqui no Caldeirão isso era possível.
Por favor ignore este post se inadvertidamente o incomodei.
Obrigado.
Cara Carla,
A preguiça é um dos pecados mortais. Favor ler (ou reler) as indicações que vários foristas já lhe indicaram.
Boa sorte.[/quote]
Pode tratar-me por Carlos que é mais correto.
Não, não quero "dado e arregaçado".
Conforme disse, apenas não domino a área financeira e dos mercados financeiros e nem tenho a disponibilidade para o fazer, por forma a poder tomar a decisão que pretendo tomar.
No fundo, o capital a investir é meu, portanto o risco também é meu.
Ao fim de 12 a 14 horas de trabalho diário torna-se dificil ainda ter tempo ou cabeça para estudar estas matérias e apreendê-las rapidamente.
Não podemos ser espertos e sagazes em tudo na vida. E existem áreas em que, por mais que nos esforcemos, dificilmente conseguimos progredir convenientemente. Somos aquilo para que nascemos.
Mas estou certo que na minha vertente profissional, e ao fim de 26 anos de carreira, ainda posso ensinar algumas coisas a quem mo solicitar. E assim o faço sempre que me pedem.
Lamento se o ofendi a si ou a alguém, não era essa a minha intenção. Apenas me limitei a pedir conselhos, pois pensei que aqui no Caldeirão isso era possível.
Por favor ignore este post se inadvertidamente o incomodei.
Obrigado.
- Registado: 10/7/2014 21:32
caralmeida030267 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Não tens nada que pedir desculpa, estamos aqui todas para ajudarce aprender.
10% vai ser complicado sem assumir risco.
Um abraço
Naturalmente que 10% é ser muito idealista. Contento-me claramente com 5% que é bem mais do que consigo atualmente.
Se tivesse mais tempo disponível, decerto conseguiria aprender mais e, quiçá, conseguiria obter melhores retornos.
Em termos de investimentos, apenas tenho recorrido a DP, ações PSI20, as obrigações Mota que referi e pouco mais.
Fundos e Seguros, já deve fazer mais de 10 anos que me deixei disso, quer por falta de tempo, quer por desconhecimento.
Não estou aqui à espera de descobrir a fórmula milagrosa, apenas pretendo conseguir alguma orientação e ajuda. Quem sabe, não poderei eu ajudar alguém do mesmo modo no futuro.
Estou disposto a correr alguns riscos, mas gostava de ter sempre na minha carteira alguns produtos que me garantissem alguma segurança.
Não pretendo uma carteira completamente agressiva, mas também não quero uma carteira completamente defensiva. Para isso, então cingia-me apenas aos DP's.
Que sugestões me dá/dão para construir uma carteira assim?
Concretamente, que ativos e que % de alocação posso considerar?
Onde posso variar a % ou composição da carteira para conseguir mais retorno/risco?
Que banco/conta escolher para movimentar?
Como referi, o meu desconhecimento de muitos destes assuntos e a minha falta de tempo é que me levam a solicitar a vossa ajuda.
Muito obrigado.Bart Simpson Escreveu:[Por favor, quando descobrir isso eu dou-lhe 3% do rendimento do meu capital. Fico só com 5% para mim e fico contentíssimo![]()
Não há almoços grátis no mercado. E se houver são para os tubarões e mesmo assim é raríssimo![]()
Risco = % retorno
maior risco = maior retorno
Tem toda a razão no que diz, mas se eu o descobrir digo-lhe de bom grado.
Por vezes a vida tem coisas assim e a sorte também faz parte da vida.
Se hoje comprar umas ações em forte queda e no dia seguinte elas valorizarem 30% por motivos alheios, isto é sorte não é?
E assim já não preciso fazer mais nada para conseguir os 10% retorno, pois não?
Isto é um exemplo descabido, mas que acontece.
Apenas procuro alguma orientação, de quem se disponha a tal (o que muito agradeço), e não estou à espera que me saia o euromilhões dessa forma.
Obrigado a todos.
Cara Carla,
Boa sorte.
“Buy high, sell higher...”.
Bart Simpson Escreveu:A minha intenção, foi para lhe chamar a atenção que em 1º lugar,o retorno que pretendia não era exequível sem risco e em 2º deve repartir o seu investimento para minimizar riscos, por tranches em diversos tipo de ativos
Agradeço todos os conselhos porque são bem vindos.
Claramente necessito, sim, de alguma ajuda na estratégia a implementar, porque o objectivo é obter retornos satisfatórios (tudo o que vier acima de 5% líquidos seria óptimo), minimizando (não eliminando) o risco.
Com o capital que indiquei gostava de diversificar em fundos/certificados/obrigações.
Já tenho alguns DP, algumas ações do PSI20 e algumas obrigações Mota Engil (pena não ter conseguido mais na altura) e este investimento seria para repartir nos 3 tipos de aplicação que indiquei antes.
Mas como não conheço a negociação de fundos nem de obrigações, e como não os consigo estudar a todos convenientemente e em tempo útil (necessito de decidir até ao fim do mês), por isso é que solicitei a ajuda dos membros deste Caldeirão.
Podem ajudar-me a construir 2 carteiras, uma de obrigações e outra de fundos com os objectivos que indiquei? Ou será preferível apenas uma carteira?
Se sim, qual a repartição que me aconselham e quais os ativos (concretos) que poderei considerar na construção de cada carteira?
Ninguém é obrigado a responder, mas ficarei muito grato por toda a ajuda que me prestarem.
Sei que aqui no Caldeirão reside muito conhecimento válido (e valioso).
Obrigado.
A minha intenção, foi para lhe chamar a atenção que em 1º lugar,o retorno que pretendia não era exequível sem risco e em 2º deve repartir o seu investimento para minimizar riscos, por tranches em diversos tipo de ativos
Como exemplo, qualquer coisa do género:
- 50% em certificados de aforro
- 30% em obrigações de médio risco e ou fundos ( tem aqui uma excelente fonte de informação viewtopic.php?f=3&t=77465 )
- 10% num etf generalista tipo http://www.ishares.com/uk/individual/en ... f-acc-fund
- 10% para especulação em ações, tipo comprar 5% destes 10% de BES e outros 5% de Psi20 agora e acender uma velinha à santa Pancrácia para poder vender dentro de 6 meses depois da tormenta com 40% ou mais de retorno
Espero ter contribuído para que chegue a uma conclusão de investimento, com que sinta confortável. Existe dois credos entre os investidores:
1 - Não colocar todos os ovos na mesma cesta.
2 - Não fazer investimentos que o deixem com insónias
Como exemplo, qualquer coisa do género:
- 50% em certificados de aforro
- 30% em obrigações de médio risco e ou fundos ( tem aqui uma excelente fonte de informação viewtopic.php?f=3&t=77465 )
- 10% num etf generalista tipo http://www.ishares.com/uk/individual/en ... f-acc-fund
- 10% para especulação em ações, tipo comprar 5% destes 10% de BES e outros 5% de Psi20 agora e acender uma velinha à santa Pancrácia para poder vender dentro de 6 meses depois da tormenta com 40% ou mais de retorno

Espero ter contribuído para que chegue a uma conclusão de investimento, com que sinta confortável. Existe dois credos entre os investidores:

1 - Não colocar todos os ovos na mesma cesta.
2 - Não fazer investimentos que o deixem com insónias
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Sr_SNiper Escreveu:Não tens nada que pedir desculpa, estamos aqui todas para ajudarce aprender.
Um abraço
Naturalmente que 10% é ser muito idealista. Contento-me claramente com 5% que é bem mais do que consigo atualmente.
Se tivesse mais tempo disponível, decerto conseguiria aprender mais e, quiçá, conseguiria obter melhores retornos.
Em termos de investimentos, apenas tenho recorrido a DP, ações PSI20, as obrigações Mota que referi e pouco mais.
Fundos e Seguros, já deve fazer mais de 10 anos que me deixei disso, quer por falta de tempo, quer por desconhecimento.
Não estou aqui à espera de descobrir a fórmula milagrosa, apenas pretendo conseguir alguma orientação e ajuda. Quem sabe, não poderei eu ajudar alguém do mesmo modo no futuro.
Estou disposto a correr alguns riscos, mas gostava de ter sempre na minha carteira alguns produtos que me garantissem alguma segurança.
Não pretendo uma carteira completamente agressiva, mas também não quero uma carteira completamente defensiva. Para isso, então cingia-me apenas aos DP's.
Que sugestões me dá/dão para construir uma carteira assim?
Concretamente, que ativos e que % de alocação posso considerar?
Onde posso variar a % ou composição da carteira para conseguir mais retorno/risco?
Que banco/conta escolher para movimentar?
Como referi, o meu desconhecimento de muitos destes assuntos e a minha falta de tempo é que me levam a solicitar a vossa ajuda.
Muito obrigado.
Bart Simpson Escreveu:[Por favor, quando descobrir isso eu dou-lhe 3% do rendimento do meu capital. Fico só com 5% para mim e fico contentíssimo![]()
Não há almoços grátis no mercado. E se houver são para os tubarões e mesmo assim é raríssimo![]()
Risco = % retorno
Tem toda a razão no que diz, mas se eu o descobrir digo-lhe de bom grado.
Por vezes a vida tem coisas assim e a sorte também faz parte da vida.
Se hoje comprar umas ações em forte queda e no dia seguinte elas valorizarem 30% por motivos alheios, isto é sorte não é?
E assim já não preciso fazer mais nada para conseguir os 10% retorno, pois não?
Isto é um exemplo descabido, mas que acontece.
Apenas procuro alguma orientação, de quem se disponha a tal (o que muito agradeço), e não estou à espera que me saia o euromilhões dessa forma.
Obrigado a todos.
Bart Simpson Escreveu:caralmeida030267 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Que rendibilidade anual pretendes? O SHFTR era uma piada
Pessoalmente, gostaria muito de conseguir rentabilidades líquidas anuais na ordem dos 8% a 10%. É muito difícil, com investimentos diversificados que não coloquem em causa a globalidade do capital, mas penso que se pode atingir.Só não sei é como, por isso recorro aos vossos conselhos e orientações.
Mas se descobrir isso, já sabe, diga-me onde investir
Quem não estivesse distraído podia ter encontrado neste fórum um exemplo do que uma simples ideia pode fazer no espaço de 2 meses e sem necessidade de recorrer a análise fundamental ou técnica: tópico "IPO do Alibaba".
Há ainda tópicos de outros foristas que, se devidamente valorados, também teriam permitido fazer coisas engraçadas.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
caralmeida030267 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Que rendibilidade anual pretendes? O SHFTR era uma piada
Sr_SNiper,
Piada ou não, reconheço-lhe imensos méritos (e não só a si) por expôr os seus raciocínios. E decerto conseguirá ganhos significativos com os mesmos.
Pessoalmente, gostaria muito de conseguir rentabilidades líquidas anuais na ordem dos 8% a 10%. É muito difícil, com investimentos diversificados que não coloquem em causa a globalidade do capital, mas penso que se pode atingir. Só não sei é como, por isso recorro aos vossos conselhos e orientações.
Por favor, quando descobrir isso eu dou-lhe 3% do rendimento do meu capital. Fico só com 5% para mim e fico contentíssimo

Não há almoços grátis no mercado. E se houver são para os tubarões e mesmo assim é raríssimo

Risco = % retorno
Eu pessoalmente diversifiquei a minha carteira, de modo a minimizar o risco e tentar um retorno que considero razoável, os 5% Líquidos ( impostos, comissões de compra/venda, comissões de gestão de carteira, etc.fácilmente chegam a 35% do lucro bruto, portanto falamos de 6,75% brutos mais ou menos).
Diversifiquei em moeda, em áreas geográficas e claro em tipos de ativos. O normal que tenho tido são 2,5% a 3,5% liquidos em ativos seguros tipo obrigações da GE ( quando estes falirem, já andamos a comer erva cá), entre 3% e 6% em ativos de médio risco , tipo produtos private taylor made e depois tenho uma parte em especulação pura e dura, com retornos muito voláteis, em que posso estar a ganhar 30% numa semana e na outra a ver navios ou até perder algum capital.Por exemplo tenho uma carteirinha de obrigações lixo que íam de vento em popa e agora fiquei entalado com uma BESI

Embora 120K seja um valor limitado para determinados ativos ( os melhores são do Private dos bancos que normalmente pedem 500K para ter conta lá) penso que difícilmente, senão impossível consegue um retorno 8% a 10% liquidos, com um risco baixo ( classificação I ou II )
Mas se descobrir isso, já sabe, diga-me onde investir que lhe dou 3% do valor liquido dos lucros

Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Não tens nada que pedir desculpa, estamos aqui todas para ajudarce aprender.
Um abraço
Um abraço
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:[Falta de liquidez nas do porto ou Benfica? Não sabes do que falas. Ja me desfiz de mais do dobro desse valor em obrigações da bola em 2 dias.
Sr_SNiper,
Talvez porque não sei do que falo é que, humildemente, recorro aos conselhos de quem penso que sabe mais desses assuntos do que eu.
O que eu disse reflete apenas a percepção que tenho sobre a matéria em questão.
Longe de mim pensar que nestes assuntos sei mais do que na realidade conheço.
Apenas procuro saber mais e algum aconselhamento por parte de quem é mais entendido, sem dúvida.
Obrigado e desculpe por alguma asneira que possa ter dito.
caralmeida030267 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:É muito simples, basta comprar uma obrigação com cupão superior a 6% com maturidade superior a 2, 5 anos, e imagina que compras a 103% se para o ano venderes também a 103% ganhas o valor do cupão, eu uma parte não tinha duvidas, metia no fcp obrigações
O único problema que vejo neste tipo de obrigações é a falta de líquidez.
Como e onde é que consigo adquirir, suponhamos, 25.000€ em obrigações destas?
Tenho algumas obrigações Mota Engil 6.85% e gostaria de arranjar mais algumas deste género.
Costumo usar o Millennium e a GobullingWeb (menos vezes) para negociar e para acompanhar cotações (streaming BCP) e verifico que normalmente as quantidades negociadas diariamente são muito baixas (quando existem), e isso um problema.
Onde é que conseguirei negociar melhor e mais eficazmente este tipo de obrigações?
Falta de liquidez nas do porto ou Benfica? Não sabes do que falas. Ja me desfiz de mais do dobro desse valor em obrigações da bola em 2 dias.
Artista Romeno Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:É muito simples, basta comprar uma obrigação com cupão superior a 6% com maturidade superior a 2, 5 anos, e imagina que compras a 103% se para o ano venderes também a 103% ganhas o valor do cupão, eu uma parte não tinha duvidas, metia no fcp obrigações
FCP uma obrigação sem risco.....seja porto benfica ou sporting se há coisa que a contabilidade mais parece a da esi é os clubes..... esse tipo de investimento a não ser que seja para investidores agressivos como tu Sniper, acho que só se cuaduna com quem tenha uma carteira diversificada.... o porto falha umas transferencias e depois como é? olha que os bancos podem ja nao caucionar tudo a clubes de bola como antigamente.... basta ver o slb a vender tudo ao desbarato
Ate com ele debaixo do colchão a casa pode arder, e depois como é? Fica tudo em cinza e vive se debaixo da ponte. Isto do 100% nao existe na vida
joana18 Escreveu:Olá,
Eu também ando a ver se arranjo algo +/- seguro,conservador.
Pensei em 50% nos certificados do tesouro e 50 % obrigações com baixo risco.
Felizmente ainda não apliquei o dinheiro, depois do que aconteceu com o BES.
Mas o dinheiro em depósitos a prazo rende pouco
Artista Romeno,
Já vi que tens uma perfil conservador. Podias partilhar os ativos que tens agora investido (não te peço os montantes, apenas o nome dos ativos),
pode ser que nos dez algumas ideias.
Obrigado
joana18,
Ora aí está algo que nos poderia ajudar muito, efetivamente.
Tendo conhecimento dos ativos das carteiras e da sua repartição percentual (e não dos montantes), decerto seria muito mais fácil tomar decisões de investimento. Quem sabe, poder-se-ia até trocar impressões no sentido de otimizar as carteiras individuais.
Sei que já existem alguns tópicos relacionados, mas aqui o objetivo aqui seria muito mais para uma "carteira global de investimento" e não apenas para uma carteira de um determinado tipo de investimento (ações/fundos/obrigações/...).
Deixo este apelo aos experts nas várias matérias. Quiçá, não poderemos todos beneficiar desta "partilha de informação" num futuro próximo.
Obrigado.
joana18 Escreveu:Olá,
Artista Romeno,
Já vi que tens uma perfil conservador. Podias partilhar os ativos que tens agora investido (não te peço os montantes, apenas o nome dos ativos),
Obrigado
too late agora so 3ª ou 4ª
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Olá,
Artista Romeno,
Obrigado
Artista Romeno,
Obrigado
- Registado: 26/6/2014 0:59
Sr_SNiper Escreveu:É muito simples, basta comprar uma obrigação com cupão superior a 6% com maturidade superior a 2, 5 anos, e imagina que compras a 103% se para o ano venderes também a 103% ganhas o valor do cupão, eu uma parte não tinha duvidas, metia no fcp obrigações
O único problema que vejo neste tipo de obrigações é a falta de líquidez.
Como e onde é que consigo adquirir, suponhamos, 25.000€ em obrigações destas?
Tenho algumas obrigações Mota Engil 6.85% e gostaria de arranjar mais algumas deste género.
Costumo usar o Millennium e a GobullingWeb (menos vezes) para negociar e para acompanhar cotações (streaming BCP) e verifico que normalmente as quantidades negociadas diariamente são muito baixas (quando existem), e isso um problema.
Onde é que conseguirei negociar melhor e mais eficazmente este tipo de obrigações?
Sr_SNiper Escreveu:É muito simples, basta comprar uma obrigação com cupão superior a 6% com maturidade superior a 2, 5 anos, e imagina que compras a 103% se para o ano venderes também a 103% ganhas o valor do cupão, eu uma parte não tinha duvidas, metia no fcp obrigações
FCP uma obrigação sem risco.....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
ghorez Escreveu:rg7803 Escreveu:Olá Ghorez.
Dou tanto crédito às teses "louçanianas" de reestruturação quanto dou à novela da gata borralheira, da branca de neve, etc.
Têm um valor simbólico, um pouco como um "gag" de humor, faz-nos sorrir, nada mais do que isso.
A dívida portuguesa só será reestruturada (com ou sem perdão, com ou sem alteração de juro, e com ou sem alteração de maturidades) se e só se alguem de fora nos disser que tal irá ser feito. O Plano Marshal, por exemplo, não nasceu por vontade alemã. Uma reestruturação apenas ocorrerá se alguem nos disser que "assim será".
E obviamente esse alguém não se chama Costa, Louçã, Gerónimo, Herman José ou Gato Fedorento.
Até lá estou convencido que Certificados do Tesouro será ainda a melhor opção, a menos turbulenta.
Abraço.
Mas repara no caso da Argentina (por exemplo..) a decisão foi unilateral por parte do governo de entrar em default.. e declararam falência da dívida emitida em dólares (ou seja numa moeda que não controlam como seria o nosso caso). Achas que nunca chegaremos ao ponto da Argentina?
Digo-te isto porque concordo que é um bom produto (e finalmente uma oportunidade para o pequeno aforrador beneficiar dos juros da dívida portuguesa), mas não estou certo quanto à segurança do mesmo. Sobretudo quando vejo possíveis futuros governantes a assinar manifestos e afins a pedir a falência.
Na prática até colocaria algum do meu património financeiro, mas sempre limitado a % pequenas.
Abraço.
Ghorez, certezas absolutas ninguém tem! O que eu tenho certeza é que a haver reestruturação nunca será da nossa cabeça. Isso não acredito. Quantos aos actos públicos desses possíveis futuros governates eu acho que não passa de folclore...
“Buy high, sell higher...”.
É muito simples, basta comprar uma obrigação com cupão superior a 6% com maturidade superior a 2, 5 anos, e imagina que compras a 103% se para o ano venderes também a 103% ganhas o valor do cupão, eu uma parte não tinha duvidas, metia no fcp obrigações
rg7803 Escreveu:...
Fundos. Há fundos para todos os gostos, e com diferentes níveis de risco. Tens 2 pessoas aqui no CdB que são experts em fundos: o Virtuagod e o Rick Lusitano, com tópicos dedicados. Começa por ai. Quer um quer outro são extremamente solícitos.
Obrigações. É o mesmo. Há varios niveis de risco. Aqui, "chateia" o Sniper, é onde encontras respostas com mais sumo.
...
Não sei se os ilustres Virtuagod, Rick Lusitano e Sr_SNiper estão dispostos a dar-me uma ajuda com estas questões que tão bem dominam. Seria óptimo se assim fosse.
A mera indicação concreta de alguns dos produtos top por parte desses experts já seria uma ajuda fantástica.
E obviamente que a opção de seguir ou não as indicações/conselhos dados será sempre da minha responsabilidade.
Obrigado
pikota Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Para 1 ano, em obrigações consegues calmamente e sem stress tirar 5, 5% a 6% sem stress
Podes explicar melhor que tipo de obrigações são?
Qual o risco?
Onde pode ser realizado essa operação?
Sr_SNiper,
Faço das palavras do Pikota minhas palavras.
Muito gostava de saber quais obrigações me poderão render esses valores e que risco têm implícito.
pikota Escreveu:Caro caralmeida030267,
Já se dirigiu a algum banco e tentou negociar uma taxa de juro para essa quantia de dinheiro?
Quando as quantias são grandes os bancos negoceiam as taxas de juro e muitas vezes são bem jeitosas.
Olá Pikota,
Nos dias de hoje isso é uma ilusão. Os principais bancos (melhores remuneradores, entenda-se) não dão mais de 3.75% anuais brutos.
Obrigado, mas DPrazo só apenas para algum capital de reserva.
rg7803 Escreveu:Olá Ghorez.
Dou tanto crédito às teses "louçanianas" de reestruturação quanto dou à novela da gata borralheira, da branca de neve, etc.
Têm um valor simbólico, um pouco como um "gag" de humor, faz-nos sorrir, nada mais do que isso.
A dívida portuguesa só será reestruturada (com ou sem perdão, com ou sem alteração de juro, e com ou sem alteração de maturidades) se e só se alguem de fora nos disser que tal irá ser feito. O Plano Marshal, por exemplo, não nasceu por vontade alemã. Uma reestruturação apenas ocorrerá se alguem nos disser que "assim será".
E obviamente esse alguém não se chama Costa, Louçã, Gerónimo, Herman José ou Gato Fedorento.
Até lá estou convencido que Certificados do Tesouro será ainda a melhor opção, a menos turbulenta.
Abraço.
Mas repara no caso da Argentina (por exemplo..) a decisão foi unilateral por parte do governo de entrar em default.. e declararam falência da dívida emitida em dólares (ou seja numa moeda que não controlam como seria o nosso caso). Achas que nunca chegaremos ao ponto da Argentina?
Digo-te isto porque concordo que é um bom produto (e finalmente uma oportunidade para o pequeno aforrador beneficiar dos juros da dívida portuguesa), mas não estou certo quanto à segurança do mesmo. Sobretudo quando vejo possíveis futuros governantes a assinar manifestos e afins a pedir a falência.
Na prática até colocaria algum do meu património financeiro, mas sempre limitado a % pequenas.

Abraço.
Sr_SNiper Escreveu:Para 1 ano, em obrigações consegues calmamente e sem stress tirar 5, 5% a 6% sem stress
Podes explicar melhor que tipo de obrigações são?
Qual o risco?
Onde pode ser realizado essa operação?
- Registado: 4/2/2010 15:57
pikota Escreveu:Caro caralmeida030267,
Já se dirigiu a algum banco e tentou negociar uma taxa de juro para essa quantia de dinheiro?
Quando as quantias são grandes os bancos negoceiam as taxas de juro e muitas vezes são bem jeitosas.
Ia brutal 120 k um montante que em notas de 500 se enfia de numa mala....... Pikota HELLO WAKE UP

Para 1 ano, em obrigações consegues calmamente e sem stress tirar 5, 5% a 6% sem stress
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Dragon56, Google [Bot], lsmsimoes9, Mar58, Musus, PAULOJOAO, psandrade, rg7803, Shimazaki_2, TTM62 e 63 visitantes