Caldeirão da Bolsa

Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 27/6/2014 15:21

Thorp Escreveu:Sim, o único cenário onde valeria a pena vender agora a 100% seria se achasse provável que a Nokia ou a GazProm ficassem abaixo dos 57.5% em 21 de Outubro (para simplificar ignorando comissões de resgate antecipado, comissões de venda de ações e custo de oportunidade do capital nestes 4 meses que faltam).

Ninguém sabe se isso acontecerá. No seu lugar manteria o produto porque penso que a Nokia e Gazprom estarão entre 60 a 75% do valor inicial. De notar que se a Nokia ou a GazProm descerem entretanto, o valor de venda do Autocallable também desce. O banco comprará sempre o Autocallable com um desconto de meia duzia de pontos percentuais face ao valor real de mercado.

Admitindo que espera pela maturidade e recebe as ações (possivelmente as da Nokia), deve pensar na melhor estratégia para as vender. Talvez o melhor seja vender logo, mas se preferir manter as ações na esperança que subam não se esqueça de colocar uma ordem stop para não ser surpreendido por eventuais descidas que aconteçam depois.

Se vender as ações tem de declarar a menos/mais valia no IRS do ano seguinte. No caso deste produto não sei como se calculará a menos/mais valia das ações. Se fôr em relação ao valor inicial de 2009 seria uma menos-valia, o que é uma vantagem fiscal para si, mas provavelmente será em relação à data de maturidade, o que é neutro para si. Convém confirmar.

Agradeço o seu comentário.
Vou então proceder como sugere. Vou acompanhando a evolução das ações da Nokia e da Gazprom e, dependendo dessa evolução, decidirei em conformidade. Na hipótese de levar estas Notes até à maturidade e depois vir a ficar "no regaço" com as ações pior cotadas, o meu receio (e penso ser essa a maior probabilidade) é ficar com as ações da Gazprom! Se fosse as da Nokia até nem me importava muito...
Sim, há também essa questão do IRS e da contabilização das menos/mais valias (anexo G).
Enfim, meti-me (desnecessariamente) numa "salgalhada" da qual dificilmente não sairei chamuscado.
Como disse já aqui, o meu intuito agora é minimizar o dano e tentar sair deste produto da melhor forma possível.
Reitero os meus agradecimento pela ajuda.

Registado: 25/11/2013 11:57

por Thorp » 26/6/2014 23:51

Sim, o único cenário onde valeria a pena vender agora a 100% seria se achasse provável que a Nokia ou a GazProm ficassem abaixo dos 57.5% em 21 de Outubro (para simplificar ignorando comissões de resgate antecipado, comissões de venda de ações e custo de oportunidade do capital nestes 4 meses que faltam).

Ninguém sabe se isso acontecerá. No seu lugar manteria o produto porque penso que a Nokia e Gazprom estarão entre 60 a 75% do valor inicial. De notar que se a Nokia ou a GazProm descerem entretanto, o valor de venda do Autocallable também desce. O banco comprará sempre o Autocallable com um desconto de meia duzia de pontos percentuais face ao valor real de mercado.

Admitindo que espera pela maturidade e recebe as ações (possivelmente as da Nokia), deve pensar na melhor estratégia para as vender. Talvez o melhor seja vender logo, mas se preferir manter as ações na esperança que subam não se esqueça de colocar uma ordem stop para não ser surpreendido por eventuais descidas que aconteçam depois.

Se vender as ações tem de declarar a menos/mais valia no IRS do ano seguinte. No caso deste produto não sei como se calculará a menos/mais valia das ações. Se fôr em relação ao valor inicial de 2009 seria uma menos-valia, o que é uma vantagem fiscal para si, mas provavelmente será em relação à data de maturidade, o que é neutro para si. Convém confirmar.

Registado: 21/5/2011 0:03

por Ramiiro_Santiago » 26/6/2014 22:52

Thorp Escreveu:Parece-me provável que ou a Nokia ou a GazProm estejam abaixo dos 75% a 21 de Outubro de 2014 e portanto que não receberá o montante inicial + cupão de 42.5%.

Mas, se percebi correctamente as condições do produto, basta que qualquer uma destas esteja acima dos 57.5% para, entre dinheiro e ações, recuperar o montante inicialmente investido.

Se alguma ação estiver abaixo dos 75% recebe: 42.5% do VN + K ações da empresa menos cotada (K= VN/Valor da ação menos cotada a 21 Outubro 2009).
Uma vez que a Nokia está agora a 67% e a GazProm a 69% e têm laterizado nos últimos meses, parece-me provável que até Outubro se mantenham no range 60-75%.

Assumindo que pode vender as ações logo em Outubro e que o custo da venda é residual, parece-me que compensa mais esperar pela maturidade do que vender agora abaixo do par (além disso provavelmente pagará também comissão de resgate antecipado).

Claro que não deixa de ter sido um mau investimento uma vez que terá uma rentabilidade de 5%-10% em 5 anos, mas é melhor do que ter uma perda.

Agradeço muito a sua opinião. Ela coincide com o que me disse o PFA do Best quando o interpelei esta semana sobre este assunto. Ele foi mais otimista que o amigo (disse-me que achava possível a recuperação de ambas as ações para valores >75% relativamente a 2009), mas acrescentou que faríamos uma última avaliação no final das férias (início de Setembro) e só então tomaríamos uma decisão final (isto é, ir até à maturidade ou vender). Referiu também que o facto do "valor de referência" estar, actualmente, nos 100% era um bom sinal...

Eu não tenho "certezas" relativamente à melhor forma de actuar (como disse aqui, os meus conhecimentos financeiros são mínimos), contudo, estou presentemente mais inclinado a seguir a sugestão do meu PFA e decidir apenas no início de Setembro. A asneira está feita (cometi-a em 2009, quando subscrevi o produto) e agora só posso atenuar as perdas. Penso que esperar até Setembro não vai agravar muito a situação em que me encontro e até poderá clarificá-la. São da mesma opinião?

por Thorp » 26/6/2014 22:08

Parece-me provável que ou a Nokia ou a GazProm estejam abaixo dos 75% a 21 de Outubro de 2014 e portanto que não receberá o montante inicial + cupão de 42.5%.

Mas, se percebi correctamente as condições do produto, basta que qualquer uma destas esteja acima dos 57.5% para, entre dinheiro e ações, recuperar o montante inicialmente investido.

Se alguma ação estiver abaixo dos 75% recebe: 42.5% do VN + K ações da empresa menos cotada (K= VN/Valor da ação menos cotada a 21 Outubro 2009).
Uma vez que a Nokia está agora a 67% e a GazProm a 69% e têm laterizado nos últimos meses, parece-me provável que até Outubro se mantenham no range 60-75%.

Assumindo que pode vender as ações logo em Outubro e que o custo da venda é residual, parece-me que compensa mais esperar pela maturidade do que vender agora abaixo do par (além disso provavelmente pagará também comissão de resgate antecipado).

Claro que não deixa de ter sido um mau investimento uma vez que terá uma rentabilidade de 5%-10% em 5 anos, mas é melhor do que ter uma perda.

Registado: 21/5/2011 0:03

por Ramiiro_Santiago » 24/6/2014 12:25

Agradeço os comentários.

De facto, não tenho perfil para vir a ficar agora com a ações da Nokia ou da Gazprom em carteira. Tenho apenas 2 pequeníssimos lotes de ações da EDP e da PT, que adquiri no processo de privatizações há muito anos atrás (no extrato do banco, e no total, essas ações valem atualmente pouco mais que 10K) e que apenas servem para eu ter de pagar, trimestralmente ao banco, mais de 12€ de "guarda de títulos" (num ano são perto de 50€ só para ter lá "guardadas" as ações. Um esbulho!). Enfim...

Mas quanto a esse aspecto, não queria mesmo ficar com estas ações estrangeiras em carteira. Aliás, o que eu devia fazer era vender TODAS as ações que tenho e deixar de pagar esta "guarda de títulos" ao banco... mas, reconheço, por mera inércia fui deixando ficar as ações (PT e EDP).

Sendo assim, como efetivamente não tenho perfil (...nem idade, nem, fundamentalmente, conhecimentos financeiros) para ter ações em carteira, o melhor mesmo será: ou ficar com estas Notes que me venderam até à maturidade (Outubro), isto se existirem fundadas possibilidades das ações da Nokia e Gazprom atinjam até lá, 75% do seu valor em 2009, ou então... vender já o produto, receber o que o banco estiver disposto a oferecer-me (será sempre uma bagatela obrigando-me a encaixar um pesado prejuízo) e... esquecer (aprendendo...) este "barrete" que enfiei em 2009.

É esta decisão que não está fácil tomar, mas que terei de assumir brevemente.

por moppie85 » 23/6/2014 22:59

Se já tem alguma idade, está na altura de não arriscar nesse tipo de produtos. À medida que a idade avança, deve-se reduzir o risco, uma vez que já não temos o mesmo tempo para recuperar de eventuais erros. Além do que a partir de certa idade, não é idade para estarmos com preocupações...

Veja se existe tópicos (ou procure noutros foruns) ou pergunte mesmo aqui sobre o que acham sobre as diferentes acções, para ter uma ideia do que será, de acordo com alguns analistas o mais provavel. Atenção que nem todos sabem analisar (eu nao sei) nem todas as análises são correctas.

Para calcular o valor "potencial" agora, pergunte ao seu PFA se terá de pagar alguma coisa ao receber as acções, se terá de pagar algo pela custódia, se pagará alguma coisa ao vender e quais os impostos a pagar. Basicamente, pergunte os seus custos no caso de "ficar com as acções" e vender em seguida (a menos que acredite na cotada e queira manter a mesma). Simule que o produto terminava agora, hoje. Pegue na cotação da acção que mais desvalorizou e faça as contas... Se não as quiser fazer, peça ao seu PFA que as faça! (não custa tentar) e analise depois - peça por escrito e não uma coisa qualquer no ar. Depois de obter o valor, compare com o valor que lhe oferecem - para ver se no actual estado das coisas é justo ou não e se lhe interessa ou não

Depois decida, tem o valor actual, tem "ideia" do que poderá vir a acontecer (deve colocar alguns cenários) e decida como se sente confortável. Se é para manter, se é para vender ou se é para ir acompanhando.

É importante é que ao decidir esteja ciente dos riscos - no caso de "vender hoje a perder" e subir depois, tem de se sentir confortável com a perda e ter perdido o cupao; assim como o oposto - decidir manter na esperança de ganhar e, no fim, perder mais...

Eu antes de tudo estudava, parava um pouco (uns dias) para reflectir e depois decidia.

ah! E já agora, ouvia outras opiniões - note que eu tenho uma opinião, mas outro forista pode ter outra decisão com outros argumentos tão ou mais válidos que os meus.
De qq das formas, não perde nada em informar-se daquilo que coloquei em cima.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Ramiiro_Santiago » 23/6/2014 20:26

moppie85 Escreveu:Quanto ao que tem a fazer, ninguém lhe vai dar a resposta - ng sabe a sua aversão ao risco, ng sabe qt é que representa da sua carteira e ng sabe dizer se as ditas acções vão atingir esse valor ou não.

O que eu faria:

- Arranjava alg que lhe desse uma AT das três acções - para ter uma ideia da prespectiva - sem nunca perder de vista que análises são análises e não são 100% certas

- Verificava qt é que receberia se o produto "terminasse" com base nessa cotação e comparava com o valor do produto. Em principio, e pensando só por alto, considerando que na maturidade recebe os 42% (brutos - liquidos serão 30%), faria os cálculos para ver o valor que tenho comparado com o oferecido pelo banco. Tinha em atenção o preço de alienação das acções que iria receber! Ou seja, se a acção tiver desvalorizado 27%, ia somar-lhe o preço de venda de acordo com o preçario do banco e via o que dava e dps somava-lhe os 30% para ver em quanto é que estou a perder.

- Ignorava o PFA. Ignorava o PFA. Ignorava o PFA. Ignorava o PFA. A pergunta que um PFA levava depois de dizer que "há boas chances de as acções estarem acima dos 75%" era "em que é que se baseia para dizer isso?". Se fosse um PFA competente tinha feito as contas e dava-lhe os cenários - vender agora (93% - perda de 7%), manter tendo uma "previsão do futuro" baseado na análise do produto (tentando simular com qt ficaria no fim em vários casos). Tentava ao menos mostrar na realidade quanto vale o seu produto se terminasse agora! vale 95%? vale 97%? vale 105%? Quanto vale? Duvido que valha menos de 93%, pois se valesse o banco não lhe estava a dar 93%.

- Com base nessa informação, tentava tomar a decisão com que me sentisse mais confortável face ao meu posicionamento de mercado.

Agora, ir ao PFA perguntar o que há-de fazer é o mesmo que atirar uma moeda ao ar e ver o que calha.

Agradeço a opinião que expôs muito bem. Laborar sobre o erro que cometi, em 2009, ao comprar estas Notes já de nada me adianta. Aprendi com o erro, isso é certo! Precisamente porque eu já não sou jovem, aplica-se aqui bem o aforismo "aprender até morrer"... E sobre este assunto, acredite, eu já aprendi. Não mais aplicarei as minhas poupanças em produtos quejandos. Foi a primeira e a última, garanto-lhe.

Agora, o que me preocupa verdadeiramente é como sair desta aplicação, reduzindo as perdas ao mínimo possível.
Embora não tenha conhecimentos financeiros (facto que demonstrei à saciedade ao comprar este produto em 2009...), irei tentar seguir o seu raciocínio e a aritmética que sugere. Talvez não possua conhecimentos de matemática financeira e/ou consiga obter dados corretos em termos do valor das ações e diferenças cambiais, mas tentarei aproximar-me...

Amanhã vou tentar obter, junto do meu PFA - será essa a única informação que lhe vou pedir -, qual o valor atual de recompra das Notes por parte do banco, por ser essencial neste cálculo.

Quanto ao resto, vou ser sincero, já dou como "perdido" este investimento e já nem equaciono a minha "sensibilidade ao risco" nesta aplicação. Irei tentar "apanhar os cacos" e seguir caminho. Foi uma aplicação que correu mal - por ERRO de análise minha... tenho mais do que idade para não me deixar levar pela prosápia dos PFA - e não vou estar penalizar-me mais por ter cometido esta asneira há 5 anos! Porventura não durarei outros cinco...

por moppie85 » 23/6/2014 18:31

Ramiiro_Santiago Escreveu:Pelo que vejo, estou completamente nas mãos do banco... São eles que vão determinar se me compram as Notes e por quanto. Estou feito...
Quando estive na sede do banco, no Marquês, o meu PFA demorou uma eternidade para me dizer qual seria o valor de recompra destas Notes. Foi ao gabinete 2 vezes, disse-me que não tinha acesso direto à informação, que blá-blá-blá, e só à 2ª tentativa lá conseguiu um número e veio com os tais 93%...
Mas como NÃO me recomendou, de todo, a venda, dizendo que havia boas chances dos 2 papéis (Nokia e Gazprom) atingirem, em Outubro, os 75% dos preços de 2009, esse assunto da venda ficou para as calendas.
Daí o meu receio de que, se eu não agir e ser eu a forçar a venda, esta minha péssima experiência com este produto complexo vir a tornar-se ainda pior!
Eu não tenho conhecimentos financeiros e NUNCA deveria ter comprado, há 5 anos, este produto. Mas comprei e agora só tenho que tentar minimizar os prejuízos (e aprender com a má experiência!).
Então acham que se o banco me der o valor das Notes (os tais 100%) devo aceitar? Isso irá significar que estive estes 5 anos com o dinheiro parado, SEM ter qualquer rendibilidade, SEM receber qualquer juro...
Em que péssimo negócio fui eu meter-me!...

Eu já me meti algumas vezes em produtos complexos, nem sempre com bons resultados (algumas vezes fiquei a perder, embora tenha na maioria das vezes ficado a ganhar).
Evito produtos do tipo o que subescreveu, por vários motivos:

1) Data de subscrição: 2009!! Péssima altura para comprar este tipo de produto
2) Duração de 5 anos; corresponde a uma desvalorização de +- 6% ao ano, o que não é assim tanto no mundo da bolsa;
3) Acções cotadas em moeda estrangeira - fico dependente da variação do par EURUSD
4) Acções que não domino e que já em 2009 estavam a ficar tremidas (nomeadamente a nokia com a perda da quota de mercado)
5) Produtos sem liquidez e que aparentemente o comprador é o emissor (nc colocará um preço a favor do cliente)
6) Pagamento pela acção mais baixa: imagine se 2 das acções tivessem subido 100% e uma descido 30%? O banco mete ao bolso o guito das 2 acções q subiram e o comprador fica com o prejuizo
7) Pagamento em acções - terrivel, especialmente em acções em mercados para os quais negociar é uma fortuna pelos IFs

Isto só assim por alto são alguns dos motivos que me levariam a rejeitar esse produto.

--

Quanto ao que tem a fazer, ninguém lhe vai dar a resposta - ng sabe a sua aversão ao risco, ng sabe qt é que representa da sua carteira e ng sabe dizer se as ditas acções vão atingir esse valor ou não.

O que eu faria:

- Arranjava alg que lhe desse uma AT das três acções - para ter uma ideia da prespectiva - sem nunca perder de vista que análises são análises e não são 100% certas

- Verificava qt é que receberia se o produto "terminasse" com base nessa cotação e comparava com o valor do produto. Em principio, e pensando só por alto, considerando que na maturidade recebe os 42% (brutos - liquidos serão 30%), faria os cálculos para ver o valor que tenho comparado com o oferecido pelo banco. Tinha em atenção o preço de alienação das acções que iria receber! Ou seja, se a acção tiver desvalorizado 27%, ia somar-lhe o preço de venda de acordo com o preçario do banco e via o que dava e dps somava-lhe os 30% para ver em quanto é que estou a perder.

- Ignorava o PFA. Ignorava o PFA. Ignorava o PFA. Ignorava o PFA. A pergunta que um PFA levava depois de dizer que "há boas chances de as acções estarem acima dos 75%" era "em que é que se baseia para dizer isso?". Se fosse um PFA competente tinha feito as contas e dava-lhe os cenários - vender agora (93% - perda de 7%), manter tendo uma "previsão do futuro" baseado na análise do produto (tentando simular com qt ficaria no fim em vários casos). Tentava ao menos mostrar na realidade quanto vale o seu produto se terminasse agora! vale 95%? vale 97%? vale 105%? Quanto vale? Duvido que valha menos de 93%, pois se valesse o banco não lhe estava a dar 93%.

- Com base nessa informação, tentava tomar a decisão com que me sentisse mais confortável face ao meu posicionamento de mercado.

Agora, ir ao PFA perguntar o que há-de fazer é o mesmo que atirar uma moeda ao ar e ver o que calha.

por Ramiiro_Santiago » 23/6/2014 14:56

Pelo que vejo, estou completamente nas mãos do banco... São eles que vão determinar se me compram as Notes e por quanto. Estou feito...
Quando estive na sede do banco, no Marquês, o meu PFA demorou uma eternidade para me dizer qual seria o valor de recompra destas Notes. Foi ao gabinete 2 vezes, disse-me que não tinha acesso direto à informação, que blá-blá-blá, e só à 2ª tentativa lá conseguiu um número e veio com os tais 93%...
Mas como NÃO me recomendou, de todo, a venda, dizendo que havia boas chances dos 2 papéis (Nokia e Gazprom) atingirem, em Outubro, os 75% dos preços de 2009, esse assunto da venda ficou para as calendas.
Daí o meu receio de que, se eu não agir e ser eu a forçar a venda, esta minha péssima experiência com este produto complexo vir a tornar-se ainda pior!
Eu não tenho conhecimentos financeiros e NUNCA deveria ter comprado, há 5 anos, este produto. Mas comprei e agora só tenho que tentar minimizar os prejuízos (e aprender com a má experiência!).
Então acham que se o banco me der o valor das Notes (os tais 100%) devo aceitar? Isso irá significar que estive estes 5 anos com o dinheiro parado, SEM ter qualquer rendibilidade, SEM receber qualquer juro...
Em que péssimo negócio fui eu meter-me!...

por moppie85 » 23/6/2014 13:19

moppie85 Escreveu:
ricardmag Escreveu:Obrigado,

o máximo que encontrei foi
Irish Stock Exchange

mas não tem histórico de preços.

Cumprimentos

Eu cheguei mais longe.

http://www.ise.ie/Debt-Securities/Indiv ... heID=40492

e não tem histórico de transacções - provavelmente pq nc foram transacionadas em bolsa... :x

Tb descobri isto: "Após a data de emissão, em qualquer dia útil, desde que na opinião razoável do “Agente Calculador”, não exista qualquer “Ajustamento e Factos Extraordinários”, se qualquer investidor pretender comprar ou vender uma ou mais Notes, deve submeter o seu pedido ao BEST durante o período normal de funcionamento
bancário. Os pedidos serão executado s ao preço de compra relevante, cotado pelo “Agente Calculador”, na altura da execução da transacção."

por moppie85 » 23/6/2014 11:59

ricardmag Escreveu:Obrigado,

Irish Stock Exchange

Cumprimentos

Eu cheguei mais longe.

http://www.ise.ie/Debt-Securities/Indiv ... heID=40492

e não tem histórico de transacções - provavelmente pq nc foram transacionadas em bolsa... :x

por ricardmag » 23/6/2014 11:55

Obrigado,

Irish Stock Exchange

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por moppie85 » 23/6/2014 11:16

ricardmag Escreveu:Ramiiro_Santiago, onde posso encontrar a evolução da cotação deste produto (XS0453041674).
Já procurei na euronext e não encontro.

Cumprimentos

não existe evolução... pelo menos nao fui capaz de encontrar a evolução na bolsa onde está cotada (é sp fácil descobrir onde está cotada, pq é obrigatório dizer no prospecto):

"O Emitente tenciona (ou alguém em seu nome) requerer a admissão à negociação e cotação das Notes no mercado regulamentado da Bolsa de Valores da Irlanda a partir de 28 de Outubro de 2009"

por ricardmag » 23/6/2014 10:42

Ramiiro_Santiago, onde posso encontrar a evolução da cotação deste produto (XS0453041674).
Já procurei na euronext e não encontro.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Bart Simpson » 23/6/2014 10:13

Ramiiro_Santiago Escreveu:Como disse anteriormente, eu já interiorizei que fiz um PÉSSIMO negócio. Os amigos têm toda a razão quando me criticam por ter adquirido este produto complexo. Não vou justificar-me, mas de facto houve 3 factores que me levaram a efectuar esta compra há 5 anos atrás: 1º a minha ignorância (o principal factor responsável); 2º O nome "atrativo" (pelo menos na altura) das 3 empresas em causa; 3º o "patuá" do meu gestor de conta de então, que bem me indrominou...

Bem, mas isto é passado e agora nada me adianta estar a chorar por leite derramado. Fiz asneira! É mais que sabido. Não voltarei a cair noutra. Mas agora o que me preocupa é... como vou sair disto o menos chamuscado possível (??).

Falei há dias com o meu actual gestor (já é outro) e ele aconselhou-me a MANTER o produto até à maturidade. Disse-me que há possibilidades (???) da Nokia e da Gazprom atingirem simultaneamente os 75% da sua cotação em 2009 e assim eu poder receber o valor investido MAIS o cupão de 42.50% do valor nominal.

Ora, muito sinceramente, olhando para a evolução das duas cotadas nos últimos tempos (Nokia e Gazprom), custa-me muito a acreditar nessa possibilidade... e não sei se devo confiar nas previsões deste gestor.

O que vos parece?

P.S. Há cerca de 1 mês atrás, o banco comprava-me o produto a 93% do valor nominal. Contudo, fui hoje verificar esse valor na minha conta na net e esse valor já aparece em 100%. Acho muito estranho... Eu sei que o cupão de 42.50% do valor nominal pode "atrair" a recompra do produto, mas custa-me a compreender como, num mês, possa ter passado de 93 para 100% do valor. Talvez haja um equívoco qualquer que tentarei esclarecer na 2º feira. Seja como for, o tempo aperta e tenho que tomar uma decisão: ou mantenho o complexo até Outubro ou vendo já... Queria era tomar uma decisão "correta" já que estou a perder bom dinheiro com este produto e, para asneiras, já me basta tê-lo comprado...

Se conseguir vender a 100% nem é de olhar para trás. E depois agarre no dinheirinho e faça um DP a 3 anos com uma taxa negociada pelo menos o triplo da inflação.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por moppie85 » 23/6/2014 8:02

Ramiiro_Santiago Escreveu: Lembro-me do que se passou e surge-me a dúvida: será que "este" está a falar verdade, a ser sincero nas suas análises, ou... é outro que me quer iludir?

o q o faz pensar q "este" fez qq análise?
pq diz "será que este está a falar verdade qd na bolsa nao se pode falar "verdades" com ligeireza?

Se há coisa q aprendi ao longo dos tempos é que não confie o seu dinheiro ou sua gestão a terceiros, por mais "fama" que tenha, sem ter uma noçao do que sabem e do que aplicam - nem todos os que parecem saber, depois o sabem aplicar.

Quanto a PFAs, é fugir à grande - em 10000 é capaz de arranjar 1 que saiba minimamente o q está a fazer...

por Ramiiro_Santiago » 23/6/2014 1:23

Artista Romeno Escreveu:Espero não me leve a mal... a minha resposta... mas dei a resposta que dei precisamente ... porque tenho uma regra de ouro... não domino na totalidade ou razoavelmente não mando bitaites definitivos... posso dizer que identifico os seguintes padroes
deixo 3 indicadores a nokia tem um racio ev/ebitda de 11,5 x muito acima dos pares
o price target médio é de 5,81 euros
um metodo de avaliação de empresas que consulto baseado no retorno do cash flow sobre o investimento dá um potencial de +22%
o cash flow por acção em 2015 estimado é 0,34, o per é 35, logo barato não está
tecnicamente os 6 euros continuam a ser um barreira muito forte a quebrar a meu ver
Gazprom arrisco que a tendencia desde março é ascendente....
daí não me sinto seguro nestes setores petroleo e networks para dizer ah venda ou ah compre..... acho que é uma posição seria a que estou a tomar... ao inves dos gestores de conta....

Agradeço.

A este nível de incerteza, penso que o melhor será vender este produto. O futuro é indecifrável e não pretendo ficar com o "coração não mãos", até Outubro, à espera de milagres.
Penso ser preferível eu dar instruções ao PFA do banco para que me avise mal a "cotação" do complexo ultrapasse os 100% (se é que isso alguma vez vai acontecer). Nesse momento, e o mais rapidamente possível, venderei o produto.

Foi um erro eu ter comprado este Autocallable e acho que, muito provavelmente, será outro erro eu acreditar que, em Outubro, a realidade destas 2 empresas (Nokia e Gazprom) vá mudar significativamente.

Tenho que ser realista, encaixar os prejuízos e... seguir em frente!

Uma coisa aprendi: nunca mais me irei meter o meu dinheiro em complexos! Foi a primeira e a última...

por Artista Romeno » 22/6/2014 22:55

Ramiiro_Santiago Escreveu: peça alguem que faça uma analise fundamental ou tecnica decente sobre as acções em causa...

Eu não conheço ninguém que me possa fazer essa "análise fundamental ou técnica" deste produto complexo e das probabilidades de ocorrência dos diversos cenários. Foi por essa razão que vim aqui a este site pedir a opinião dos especialistas.

Há 5 anos atrás, caí no "parlapié" do meu gestor de conta e comprei este produto. Agora, que tomei consciência do erro que cometi, confesso, já não acredito muito no que o meu (actual) gestor de conta diz. Lembro-me do que se passou e surge-me a dúvida: será que "este" está a falar verdade, a ser sincero nas suas análises, ou... é outro que me quer iludir?

Eu sei que esta desconfiança é terrível mas, falando com toda a franqueza, é o que eu sinto.

Por essa razão, gostava de recolher aqui uma opinião técnica, isenta e sabedora, que me ajude nesta decisão. A maturidade deste produto complexo ocorre já em Outubro, razão pela qual não posso demorar muito a decidir o que fazer.

Espero não me leve a mal... a minha resposta... mas dei a resposta que dei precisamente ... porque tenho uma regra de ouro... não domino na totalidade ou razoavelmente não mando bitaites definitivos... posso dizer que identifico os seguintes padroes
deixo 3 indicadores a nokia tem um racio ev/ebitda de 11,5 x muito acima dos pares
o price target médio é de 5,81 euros
um metodo de avaliação de empresas que consulto baseado no retorno do cash flow sobre o investimento dá um potencial de +22%
o cash flow por acção em 2015 estimado é 0,34, o per é 35, logo barato não está
tecnicamente os 6 euros continuam a ser um barreira muito forte a quebrar a meu ver
Gazprom arrisco que a tendencia desde março é ascendente....
daí não me sinto seguro nestes setores petroleo e networks para dizer ah venda ou ah compre..... acho que é uma posição seria a que estou a tomar... ao inves dos gestores de conta....
edit: escapou-me vi ai dito abaixo e penso que bem a questão da fiscalidade sobre o ganho... nunca tive esta treta de produto.... mas parece me que a questão está bem metida....
Editado pela última vez por Artista Romeno em 23/6/2014 18:37, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ramiiro_Santiago » 22/6/2014 22:10

peça alguem que faça uma analise fundamental ou tecnica decente sobre as acções em causa...

Eu não conheço ninguém que me possa fazer essa "análise fundamental ou técnica" deste produto complexo e das probabilidades de ocorrência dos diversos cenários. Foi por essa razão que vim aqui a este site pedir a opinião dos especialistas.

Há 5 anos atrás, caí no "parlapié" do meu gestor de conta e comprei este produto. Agora, que tomei consciência do erro que cometi, confesso, já não acredito muito no que o meu (actual) gestor de conta diz. Lembro-me do que se passou e surge-me a dúvida: será que "este" está a falar verdade, a ser sincero nas suas análises, ou... é outro que me quer iludir?

Eu sei que esta desconfiança é terrível mas, falando com toda a franqueza, é o que eu sinto.

Por essa razão, gostava de recolher aqui uma opinião técnica, isenta e sabedora, que me ajude nesta decisão. A maturidade deste produto complexo ocorre já em Outubro, razão pela qual não posso demorar muito a decidir o que fazer.

por Artista Romeno » 22/6/2014 20:32

Ramiiro_Santiago Escreveu:Como disse anteriormente, eu já interiorizei que fiz um PÉSSIMO negócio. Os amigos têm toda a razão quando me criticam por ter adquirido este produto complexo. Não vou justificar-me, mas de facto houve 3 factores que me levaram a efectuar esta compra há 5 anos atrás: 1º a minha ignorância (o principal factor responsável); 2º O nome "atrativo" (pelo menos na altura) das 3 empresas em causa; 3º o "patuá" do meu gestor de conta de então, que bem me indrominou...

Bem, mas isto é passado e agora nada me adianta estar a chorar por leite derramado. Fiz asneira! É mais que sabido. Não voltarei a cair noutra. Mas agora o que me preocupa é... como vou sair disto o menos chamuscado possível (??).

Falei há dias com o meu actual gestor (já é outro) e ele aconselhou-me a MANTER o produto até à maturidade. Disse-me que há possibilidades (???) da Nokia e da Gazprom atingirem simultaneamente os 75% da sua cotação em 2009 e assim eu poder receber o valor investido MAIS o cupão de 42.50% do valor nominal.

Ora, muito sinceramente, olhando para a evolução das duas cotadas nos últimos tempos (Nokia e Gazprom), custa-me muito a acreditar nessa possibilidade... e não sei se devo confiar nas previsões deste gestor.

O que vos parece?
P.S. Há cerca de 1 mês atrás, o banco comprava-me o produto a 93% do valor nominal. Contudo, fui hoje verificar esse valor na minha conta na net e esse valor já aparece em 100%. Acho muito estranho... Eu sei que o cupão de 42.50% do valor nominal pode "atrair" a recompra do produto, mas custa-me a compreender como, num mês, possa ter passado de 93 para 100% do valor. Talvez haja um equívoco qualquer que tentarei esclarecer na 2º feira. Seja como for, o tempo aperta e tenho que tomar uma decisão: ou mantenho o complexo até Outubro ou vendo já... Queria era tomar uma decisão "correta" já que estou a perder bom dinheiro com este produto e, para asneiras, já me basta tê-lo comprado...

olhando um pouco melhor a nokia não está assim tão longe dos75%... está nos 63% salvo erro... mas ja anda em banho maria há um bom tempo.....a gazprom está a 64%, mas atenção ao euro dollar, corrigido por isso dá grosso modo só 69% na altura o euro valia mais e convertendo 13,2/1,45 /8,45/1,36 ....não é impossivel mas tem que fechar as 2 o gap... a minha resposta depende da sua propensão ao risco se é muito propenso a ele talvez mantivesse até porque se li bem se estiver abaixo dos 75% recebe 42,5% + o valor das acções logo se andar pelo 63% + 42% dá 105%.... , logo eu acho que se esses 6% mais os 12% na nokia fechados lhe davam 42% a mais ... talvez arriscasse... dado que a oferta atual é os 63% mais os 42,5% mas atenção.... que tanto pode dar para cima, como para baixo e se a gazprom e nokia caissem... e desse ainda para vender vendia.... mas os 100% bem visto não é grande oferta tá a 105% se estou a ver :wink: parece me que o grande premio nao leva a nokia tinha que subir, mas quem sabe as vezes a nokia subir mais 10% já um ganhozito, que ao menos pagava os juros de um Dp... por 100% não vendia... pagar levar o premio a nokia tinha que ir aos 6,75 euros penso e a gazprom tinha que fechar igualmente o gap
Bottom line: pode ganhar ainda com isto 12,5% anualizado dá pouco, mas ainda que remotamente se ganhasse o grande premio antenuava as coisas....logo eu nunca vendia abaixo de 100%....
qt a isso das probabilidades ...não caia nessa conversa faça ou peça alguem que faça uma analise fundamental ou tecnica decente sobre as acções em causa... eu aqui faço fold.... a gazprom nao sei analisar devidamente......mas não se baseie nessa treta de probabilidades o que sei é que por exemplo para a nokia romper os 6 euros para cima parece estar custoso....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Ramiiro_Santiago » 22/6/2014 19:54

Como disse anteriormente, eu já interiorizei que fiz um PÉSSIMO negócio. Os amigos têm toda a razão quando me criticam por ter adquirido este produto complexo. Não vou justificar-me, mas de facto houve 3 factores que me levaram a efectuar esta compra há 5 anos atrás: 1º a minha ignorância (o principal factor responsável); 2º O nome "atrativo" (pelo menos na altura) das 3 empresas em causa; 3º o "patuá" do meu gestor de conta de então, que bem me indrominou...

O que vos parece?

por Artista Romeno » 22/6/2014 19:11

Ramiiro_Santiago Escreveu:Venho pedir, por favor, o vosso conselho de especialistas para o seguinte:

Há 5 anos atrás adquiri o produto 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf

Infelizmente, ao longo deste tempo e das sucessivas avaliações anuais, não ocorreram as condições que possibilitassem o reembolso antecipado. Quer a Nokia quer a Gazprom viram a cotação das suas ações descer bastante desde 2009 (na ordem dos 30 a 40%), e o êxito deste produto complexo, rapidamente, passou a ser uma quimera.

Agora que esta Call chega à maturidade (em Outubro), encontro-me com muitas dúvidas relativamente ao "que fazer"...

Fundamentalmente, as alternativas que disponho são duas: ou tento vender (com extensas perdas) antes que atinja a maturidade (até de Outubro) ou, pelo contrário, deixo o produto ir até à maturidade, ficando literalmente nas mãos com ações ou da Nokia ou da Gazprom (também aqui as perdas serão significativas).

Já há muito tempo que interiorizei que a compra deste complexo foi um enorme erro, uma tremenda asneira! Não o devia ter feito, ponto final. Mas passado é passado e agora só me resta encarar a realidade e tentar.. diminuir as perdas!

Dado tratar-se de um produto complexo muito técnico, os amigos poderão dar-me um conselho sobre qual será a atitude mais correta que eu devo tomar?

Este complexo é o exemplo paradigmatico daquilo que digo, e mais um dakela altura com nokia a juntar a outros que tinha visto...isto dos estruturados é só pa caçar tordos.. cheira-me pois que vai ganhar o grande premio resta saber se gazprom ou nokia.... se acções fossem da gazprom eu se calhar ficava com elas e aguentava-as para o futuro agora cheira-me que vai ser nokia.... e portanto livre-se disto diria.... é classico a malta cair nesta trampa... cairam caiem e hão de cair... e porque?... porque pensam que são mais espertos que os bancos( eu não estou a critica-lo a si diretamente , é uma reflexão geral).... como na bolsa é tal e qual a mesma treta....do bcp em 2010, da PT e do Bava... do ipo da edpr que era o futuro, da soni... palavras para que....2- erro craso se for preciso confiam em gestores de conta que frequentaram um politécnico perto de si e percebem menos disto que o meu avó... e depois tem na no pc deles um power point, enviado pelos serviços centrais... com os bullets todos pa vos caçar...e a dizer po gestor conta se for preciso voce tem que vender x que ainda ganha uma treta qualquer ou fica bem avaliado.... :clap: depois o deus do gestor de conta aconselha :mrgreen: a seguir é ver os artistas na roménia a cair que nem tordinhos... e depois se preciso for ainda se gabam... como eu vi gabarem se comigo.....é assim esta linda roménia em que vivemos :idea: .... investimentos complexos perto de si emoção garantida.... dica: minuto 1.10 a 1.52... com foco apartir do 1.30 :wink:

nota isto é muito mau pois:Reembolso na Maturidade: será pago um cupão de 42.50% do valor nominal. Se o
valor de fecho de todos os Activos Subjacentes for igual ou superior a 75% do valor respectivo na Data de Emissão, então a emissão será reembolsada a par; caso contrário, o investidor receberá um número de acções do Activo Subjacente com pior performance calculado com base no seu valor na Data de Emissão.

por Bart Simpson » 22/6/2014 19:08

Duas perguntas:

1 - Se tivesses o dinheiro disponível agora, compravas ações destas 3 empresas GAZPROM, NOKIA, DU PONT ?

2 - Qual o valor actual de venda do produto ?
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

Conselho sobre 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT

por Ramiiro_Santiago » 22/6/2014 18:43

Venho pedir, por favor, o vosso conselho de especialistas para o seguinte:

Há 5 anos atrás adquiri o produto 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd15390.pdf

Infelizmente, ao longo deste tempo e das sucessivas avaliações anuais, não ocorreram as condições que possibilitassem o reembolso antecipado. Quer a Nokia quer a Gazprom viram a cotação das suas ações descer bastante desde 2009 (na ordem dos 30 a 40%), e o êxito deste produto complexo, rapidamente, passou a ser uma quimera.

Agora que esta Call chega à maturidade (em Outubro), encontro-me com muitas dúvidas relativamente ao "que fazer"...

Fundamentalmente, as alternativas que disponho são duas: ou tento vender (com extensas perdas) antes que atinja a maturidade (até de Outubro) ou, pelo contrário, deixo o produto ir até à maturidade, ficando literalmente nas mãos com ações ou da Nokia ou da Gazprom (também aqui as perdas serão significativas).

Já há muito tempo que interiorizei que a compra deste complexo foi um enorme erro, uma tremenda asneira! Não o devia ter feito, ponto final. Mas passado é passado e agora só me resta encarar a realidade e tentar.. diminuir as perdas!

Dado tratar-se de um produto complexo muito técnico, os amigos poderão dar-me um conselho sobre qual será a atitude mais correta que eu devo tomar?

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Dragon56, Google [Bot], lsmsimoes9, Mar58, Musus, PAULOJOAO, psandrade, rg7803, Shimazaki_2, TTM62 e 63 visitantes