Caldeirão da Bolsa

Previsão do crescimento do PIB para 2013

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Em que intervalo pensa que se situará o crescimento do PIB em 2013?

Votação encerrada em 29/12/2012 20:11

Mais de 1.5%
3
2%
+0.5 a +1.5%
5
3%
-0.5 a +0.5%
12
8%
-0.5 a -1.5%
30
21%
-1.5 a -2.5%
49
34%
Menos de -2.5%
44
31%

Total de votos : 143

por Rantamplan » 21/2/2013 13:42

JMHP Escreveu:A queda do PIB e a consequente derrapagem orçamental não é um problema exclusivo do Gaspar, mas sim um problema e responsabilidade do país inteiro.

O Gaspar é um "passageiro" tal como outros quando assumiram a pasta das finanças e não conseguiram também eles sucesso no exercício das suas funções.

O que nunca saberemos é se outro qualquer no lugar do Gaspar faria melhor, dado que os seus antecessores também falharam ou empurraram o país para a bancarrota.

Enquanto batemos no Gaspar ou insultamos o Relvas e o Seguro escreve umas cartas de misericórdia aos nossos credores... Os portugueses lá-se vão aguentando com cantigas de revolução de outro tempo, na esperança que alguém ou algum milagre lhes resolva a vida que eles próprios nunca conseguiram.

Se outros fariam melhor ou pior que Gaspar é irrelevante.
O que está em causa é que Gaspar fez mal. E, em minha opinião, fez mal intencionalmente, com propósitos que vão muito além da consolidação a que nos encontramos vinculado via MoU.

Fez mal ao teimosamente prever no OE2013 uma recessão de 1% contra toda a evidência académica, avisos das organizações internacionais, etc.

Fez mal ao sangrar o rendimento de particulares e empresas criando a ilusão de que mais tempo de intervenção externa não iria existir e a expectativa de que a consolidação se efetuaria no prazo, desmentindo-se 2 meses volvidos e deixando agora implícito "meus amigos, preparem as vossas carteiras porque o sangramento vai continuar por mais 1 ano".

Com estes sinais e mensagens contraditórias não há economia que resista, consumidor que consuma, empresa que invista, investimento estrangeiro que seja atraído, contribuinte que não sufoque.
Isto porque o que mata a economia portuguesa não é a situação financeira difícil que Estado e Privados atravessam, mas antes a falta de expectativa de que a situação se vai inverter.
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado

Registado: 4/1/2008 15:57

por MiamiBlue » 21/2/2013 13:17

JMHP Escreveu:A queda do PIB e a consequente derrapagem orçamental não é um problema exclusivo do Gaspar, mas sim um problema e responsabilidade do país inteiro.

O Gaspar é um "passageiro" tal como outros quando assumiram a pasta das finanças e não conseguiram também eles sucesso no exercício das suas funções.

O que nunca saberemos é se outro qualquer no lugar do Gaspar faria melhor, dado que os seus antecessores também falharam ou empurraram o país para a bancarrota.

Enquanto batemos no Gaspar ou insultamos o Relvas e o Seguro escreve umas cartas de misericórdia aos nossos credores... Os portugueses lá-se vão aguentando com cantigas de revolução de outro tempo, na esperança que alguém ou algum milagre lhes resolva a vida que eles próprios nunca conseguiram.

Vitor Gaspar merece os elogios e as criticas do mesmo modo que os seus antecessores face à qualidade do trabalho que desenvolveram e independentemente da sua cor política.

Agora, Vitor Gaspar defende a necessidade de mais tempo, o mesmo que ainda à pouco tempo Vitor Gaspar e todo o Governo criticava a quem declarava essa necessidade evidente. O problema é que agora é por puro desespero - mais vale pedir já mais 2 anos..

E JMHP, muitos dos argumento da carta de misericórdia vão ser agora utilizados por Vitor Gaspar para falar com a troika..

Registado: 17/10/2010 19:32

por JMHP » 21/2/2013 12:10

A queda do PIB e a consequente derrapagem orçamental não é um problema exclusivo do Gaspar, mas sim um problema e responsabilidade do país inteiro.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Rantamplan » 21/2/2013 11:00

Lion_Heart Escreveu:O Ministro Gaspar acaba de dizer ou seja fazer nova previsão:

-2%

Este não acerta uma!

Isto dá uma revisão em baixa de 100% e um erro de previsão de 50%. E ainda vamos em Fevereiro!

Cá me cheira é que se o funcionário do BCE Gaspar cometesse este erro de previsão no exercício das suas funções laborais, o presidente da chafarica lhe punha os patins nos pés e o empurrava ladeira abaixo.
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado

Registado: 4/1/2008 15:57

por MiamiBlue » 21/2/2013 9:54

Convém lembrar o Governo dizia ainda á pouco tempo..

Para o ministro das Finanças, “2012 será o ano crucial para que a economia volte a crescer em 2013”. Este é o lead de uma notícia antiga – aquela que foi feita a propósito da intervenção de Vítor Gaspar na 7ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas, em Novembro de 2011.

O problema com este género de notícias antigas é que parecem vindas do outro mundo. É também o caso de uma notícia não tão antiga assim – afinal, data do Verão do ano passado – quando, na euforia de uma festa de Verão do PSD no Algarve, o primeiro-ministro anunciou que “2013 será o ano da inversão na actividade económica”. A famosa “inversão” deixou de constar nas previsões do governo e é para evitar a implosão total que Vítor Gaspar anunciou agora que vai pedir mais um ano à troika.

Não foi o mesmo Vítor Gaspar que ontem se penitenciou relativamente aos fantasmas das previsões passadas que nesse longínquo Novembro de 2011 dizia que “o nível da actividade económica irá recuperar em 2013 e a taxa de desemprego começará a descer”. E até aquilo que hoje parece uma alucinação: “2012 aparecerá como a antecâmara da recuperação económica”. Ou outra alucinação, à luz dos conhecimentos hoje adquiridos: “Neste momento não há qualquer necessidade de medidas adicionais de austeridade”.

Por essa altura também o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, mostrava em toda a pujança o seu optimismo com as previsões governamentais naquele tempo: “2012 irá marcar o fim da crise e será o ano da retoma para o crescimento de 2013 e 2014”.

E agora, face ao falhanço brutal, a desculpa é a Europa mas..

Na análise de riscos do Orçamento do Estado para 2013, o governo estima que uma diminuição de um ponto percentual na procura externa face ao previsto causa um recuo de 0,2 pontos no PIB real – a diferença entre a previsão do governo e a previsão mais recente do Banco de Portugal é de 1,6 pontos, o que causaria uma baixa de 0,32% no PIB, um terço daquela que foi indicada ontem por Gaspar.

Vitor Gaspar podia começar a ser mais honesto com os portugueses - no discurso e nas desculpas está cada vez mais parecido com Teixeira dos Santos..

P.S. Será que face à realidade Vitor Gaspar deixa de governar baseando-se no Excel??[/u]

por mais_um » 21/2/2013 0:56

Um curioso... Escreveu:Parece que o Gaspar leu este tópico e alterou a previsão para -2% :lol:
As bolsas antecipam a economia real mas no caso português em que a EDP, JM, GALP e PT representam 60% do índice, mas têm mais de metade da sua actividade fora de Portugal, essa antecipação económica não se refere só ao mercado interno. Daí não me parecer completamente desajustado um déficit de 2% e um comportamento razoável do PSI tal como é sugerido pela análise técnica.

estás equivocado, a queda do PIB é que será de 2% o défice previsto para 2013 é (ou era) 4,5%, em 2012 terá sido de 5%, é assim que a divida publica aumenta: 4,2% em 2011, 5% em 2012 e talvez 4,5% em 2013.

Isto apesar de as obras publicas estarem paradas, de terem acabado todas as medidas excepcionais de apoio social do tempo do auge da crise em 2009, dos cortes nos subsidio de desemprego, terem aumentado os impostos até um nível nunca antes visto e continuamos a ter défice, isto porque a despesa estrutural continua quase toda na mesma e principalmente porque a economia está a cair mais depressa e com mais intensidade do que o efeito positivo das medidas de austeridade nas contas publicas e como já digo há alguns meses, assim não vamos lá...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Um curioso... » 20/2/2013 23:13

Parece que o Gaspar leu este tópico e alterou a previsão para -2% :lol:
As bolsas antecipam a economia real mas no caso português em que a EDP, JM, GALP e PT representam 60% do índice, mas têm mais de metade da sua actividade fora de Portugal, essa antecipação económica não se refere só ao mercado interno. Daí não me parecer completamente desajustado um déficit de 2% e um comportamento razoável do PSI tal como é sugerido pela análise técnica.

Registado: 29/11/2007 14:04

por mais_um » 20/2/2013 16:31

Elias Escreveu:Acontece que os juros da dívida têm um peso grande no PIB. Não se pode negligenciar o seu impacto.

pagares mais 1% de juros na emissão de divida de um ou dois anos tem um impacto reduzido, comparado com -1% de PIB.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 20/2/2013 15:34

Acontece que os juros da dívida têm um peso grande no PIB. Não se pode negligenciar o seu impacto.

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 20/2/2013 15:16

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Presumo que saibas que não é. A evolução do PIB influencia cobrança de impostos, desemprego, gasto sociais, defice, etc....

As notações influenciam os juros que o Estado paga, logo influenciam a despesa pública, logo influenciam o PIB, logo influenciam "cobrança de impostos, desemprego, gasto sociais, defice, etc...."

:wink:

A influencia dos ratings é muito reduzida no curto prazo, já que as novas emissões de divida só vão pagar juros no OE do ano seguinte e mesmo no medio/longo prazo não tem o mesmo impacto do que a evolução do PIB.

por Elias » 20/2/2013 15:04

mais_um Escreveu:Presumo que saibas que não é. A evolução do PIB influencia cobrança de impostos, desemprego, gasto sociais, defice, etc....

As notações influenciam os juros que o Estado paga, logo influenciam a despesa pública, logo influenciam o PIB, logo influenciam "cobrança de impostos, desemprego, gasto sociais, defice, etc...."

:wink:

por mais_um » 20/2/2013 14:36

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:
sergix Escreveu:A minha questão é qual é a utilidade deste numero?

Deve ter alguma, senão ninguém se preocupava com ele... :twisted: :twisted:

É um bocado como as notações das agências de rating :twisted: :twisted:

Presumo que saibas que não é. A evolução do PIB influencia cobrança de impostos, desemprego, gasto sociais, defice, etc....

por Lion_Heart » 20/2/2013 13:56

O Ministro Gaspar acaba de dizer ou seja fazer nova previsão:

-2%

Este não acerta uma!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 20/2/2013 13:34

mais_um Escreveu:

É um bocado como as notações das agências de rating :twisted: :twisted:

por TRSM86 » 20/2/2013 13:30

abc
Anexos
560202_10200469581359883_1705813755_n.jpg
560202_10200469581359883_1705813755_n.jpg (52.84 KiB) Visualizado 2450 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por mais_um » 20/2/2013 13:29

por sergix » 20/2/2013 13:26

A minha previsão foi como repararam uma provocação, já todos sabemos que o senario é negro e será negativo. A minha questão é qual é a utilidade deste numero?

Registado: 4/1/2008 2:33

por Elias » 20/2/2013 13:08

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:Nem Teixeira dos Santos falhou tantas vezes..

Tens a certeza?

Tens mesmo a certeza?

A memória prega-nos muitas partidas... :P

Considerado que o TS foi ministro entre 2005 e 2011 e o VG é mistro desde 2011, parece-me que não há duvidas que o VG tem se enganado mais vezes, penso que só ano passado foram 3 vezes.

A amostra que coloquei pode não ser representativa, mas como referi acima a memória é traiçoeira, só concordarei contigo depois de ver uma compilação das previsões do TS e da respectiva "taxa de acerto".

por mais_um » 20/2/2013 13:06

Elias Escreveu:

Tens a certeza?

Tens mesmo a certeza?

Considerado que o TS foi ministro entre 2005 e 2011 e o VG é mistro desde 2011, parece-me que não há duvidas que o VG tem se enganado mais vezes, penso que só ano passado foram 3 vezes.

por MiamiBlue » 20/2/2013 13:01

Elias Escreveu:
Krupper Escreveu:

Tens a certeza?

Tens mesmo a certeza?

É bem verdade que médio/longo prazo, a memória habitualmente geralmente aligeira ou agoniza certos momentos críticos da nossa vida..

P.S. Obviamente quem ninguém acerta em cheio, mas quem apresenta previsões irrealistas sistematicamente, falta saber exactamente porquê, não merece compreensão.
Vitor Gaspar é um teórico que pouco ou nada percebe de economia real..

por Elias » 20/2/2013 12:49

Krupper Escreveu:

Tens a certeza?

Tens mesmo a certeza?

por sergix » 20/2/2013 12:40

O valor será -2,49% agora que têm um valor concreto o que fazer com ele?

Registado: 4/1/2008 2:33

por mais_um » 20/2/2013 12:39

Só quem não tem contacto com a realidade é que pode acreditar na previsão de -1% para a evolução do PIB deste ano.

Ou há um milagre ou então desconfio que os -2% terão que ser revistos em baixa novamente.

por MiamiBlue » 20/2/2013 12:29

Krupper Escreveu:

Volta Teixeira dos Santos, estás perdoado. Volta José Sócrates, estás perdoado...

De modo a não induzir em erro, a minha opinião sobre Teixeira dos Santos é que ele era muito mau...

Sobre JS, nem vale a pena comentar.

mas em todo o caso, a utilização de péssimos casos para efeitos de comparação é perfeitamente normal.

por Krupper » 20/2/2013 12:26

Volta Teixeira dos Santos, estás perdoado. Volta José Sócrates, estás perdoado...

Registado: 30/9/2010 13:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: A_investidor, cali010201, Doreen, Google [Bot], Google Adsense [Bot], paulopereira.pp36.pp, psandrade e 134 visitantes