Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Standard & Poor`s não mexe no nosso rating

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 9/7/2011 17:45

The Mechanic Escreveu:Elias
Pois é...
A minha interpretação: o mercado acolheu com muuuuuitas reservas para esta decisão da S&P, que tem tudo para ser politicamente correcta e para agradar aos políticos, mas que se calhar não defende o interesse dos investidores.

Porque dizes que não defende o interesse dos consumidores? A Mooddy defende ?

The Mechanic,

Mas que grande buba.:shock:

A pinga era boa, ao menos? :wink:

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por The Mechanic » 9/7/2011 17:39

Elias
Pois é...

A minha interpretação: o mercado acolheu com muuuuuitas reservas para esta decisão da S&P, que tem tudo para ser politicamente correcta e para agradar aos políticos, mas que se calhar não defende o interesse dos investidores.

Porque dizes que não defende o interesse dos consumidores? A Mooddy defende ?

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Elias » 9/7/2011 15:49

Já agora, carrancho:

Em que te baseias para escreveres isto?

carrancho Escreveu:O que sei, e me revolta, é que desde o último rating que lançaram não há dados que suportem tal diferença.

por Elias » 9/7/2011 15:45

carrancho Escreveu:O que sei, e me revolta, é que desde o último rating que lançaram não há dados que suportem tal diferença.
A conclusão óbvia é que ou são incompetentes ou tendenciosos. Qualquer delas, em opiniões com tanta importância, não é admissível.

Pensa ao contrário: se calhar o rating anterior estava demasiado favorável, pois não havia objectivamente dados que suportassem uma nota tão boa (bem acima das restantes agências). A revisão agora publicada seria assim a correcção de um erro anteriormente cometido - e do qual Portugal até saiu beneficiado pois pagou juros mais baixos durante algum tempo.

por carrancho » 9/7/2011 15:38

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:
Elias Escreveu:

Está bem, mas responde lá às questões:

Em tua opinião, qual deveria ser o rating da dívida portuguesa neste momento?

Não compreendo porque insistes em fazer-me essa pergunta!!! Porquê?

Porque queria saber se o que te revolta é o facto de Moody's nos dar um rating abaixo do que nós merecemos ou se o que realmente te incomoda é o facto de termos sido rotulados como lixo.

carrancho Escreveu:Não deviam defender os interesses de ninguém, deviam ser imparciais e competentes.

Hum... e no caso vertente isso corresponderia a um rating de quanto? :-k

Oh Elias... onde é que eu disse que este rating estava errado?!?

O que sei, e me revolta, é que desde o último rating que lançaram não há dados que suportem tal diferença.
A conclusão óbvia é que ou são incompetentes ou tendenciosos. Qualquer delas, em opiniões com tanta importância, não é admissível.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Elias » 9/7/2011 14:59

Para todos os que acham que o Estado é bom pagador e que a nossa dívida não tem nada que ser lixo, deixo aqui esta notícia para reflexão:

Empresas do Estado devem 130 milhões a fornecedores
09.07.2011 - 13:57 Por Raquel Almeida Correia, com Inês Sequeira
publico.pt

As dívidas de 12 empresas públicas a fornecedores alcançaram praticamente 130 milhões de euros em 2010, de acordo com a informação que foram obrigadas a publicar nos seus sites. As construtoras são as mais penalizadas pelos atrasos, suportando 55 por cento do passivo total. Metro do Porto e CTT foram as que mais ficaram a dever, atingindo, em conjunto, 96,1 milhões de euros.

O Orçamento do Estado para 2011 impôs às empresas com um prazo médio de pagamento acima de 90 dias a obrigatoriedade de publicarem, até 31 de Março, a lista das dívidas a fornecedores e respectiva antiguidade. Uma regra que a maioria destas 12 sociedades cumpriu. A Metro do Porto e a STCP foram as únicas, do grupo analisado, que não disponibilizaram a informação no prazo estipulado.

No caso desta última transportadora, o atraso foi justificado com um projecto de "actualização do site". As restantes empresas (TAP, NAV, Refer, CP, Metro de Lisboa, Lusa, Águas de Portugal, CTT, REN e Carris) já tinham colocado os dados nas suas páginas oficiais, respeitando as imposições do Governo.

A informação disponibilizada por estas 12 entidades do Sector Empresarial do Estado (SEE) mostra que, a 31 de Dezembro de 2010, havia uma dívida total de 127,5 milhões de euros a fornecedores. Deste montante, 29 por cento tinha uma antiguidade superior a 360 dias. Ou seja, havia mais de 37 milhões por pagar desde 2009.

Construção frágil

Do montante total em dívida, há um sector que se destaca. No final do ano passado, as construtoras surgiam como os principais credores destas empresas públicas, suportando 55 por cento do passivo (mais de 70 milhões de euros). A segunda actividade mais penalizada, embora com muito menos impacto, era a da vigilância e segurança (1,1 milhões de euros), seguindo-se o fornecimento de combustíveis (704 mil euros).

O presidente da Confederação da Construção e Imobiliário, Reis Campos, disse ao PÚBLICO que "já esperava" este resultado, acrescentando que estas dívidas "têm deixado o sector numa situação de grande fragilidade". De acordo com o responsável, o Estado deve cerca de 1,2 mil milhões de euros às empresas de construção. Destes, 370 milhões são da responsabilidade "da administração central e das empresas públicas".

A diferença de valores é justificada por Reis Campos pelo facto de as 12 sociedades analisadas "só reportarem valores contabilísticos", quando a confederação "tem acesso a dados mais reais, através das facturas". Neste momento, o SEE está a pagar ao sector com "um atraso de 3,7 meses", alertou, referindo ainda que aguarda pela marcação de uma reunião com o novo ministro da Economia "para discutir este problema".

Nas informações divulgadas, há outra rubrica de fornecimento com um peso elevado - outros bens e serviços -, 41,4 por cento nas dívidas totais. Inclui, essencialmente, serviços postais e transacções entre subsidiárias, por exemplo. Mas, em alguns casos, também abrange a área da construção.

Metro devia 65,2 milhões

A Metro do Porto é a empresa que mais contas tem a acertar com os fornecedores. No final de 2010, a dívida atingia 65,2 milhões de euros, ou seja, 51 por cento do total. Os CTT ocupavam a segunda posição, com praticamente 31 milhões em atraso, seguindo-se a Metro de Lisboa (17,5 milhões de euros).

Este retrato está em sintonia com os indicadores de pagamento divulgados pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças. De acordo com o organismo, a Metro do Porto foi, no primeiro trimestre de 2011, a empresa que pagou mais tardiamente, demorando 213 dias a saldar as dívidas com fornecedores. A Metro de Lisboa surgia no terceiro lugar, com 114 dias de demora.

Outras empresas, como a Caixa Geral de Depósitos, também não cederam a informação do passivo. O banco estatal explicou ao PÚBLICO que "está sujeito à obrigação de divulgar (...) uma lista das suas dívidas certas caso o prazo médio de pagamento seja superior a 90 dias, o que não acontece". O mesmo se passa com a RTP, cujo atraso é de 42 dias. Outras três sociedades que também não se enquadravam no perfil estipulado no OE para 2011 (Estradas de Portugal, ANA e Transtejo), optaram por informar sobre esta situação nos seus sites.

por Elias » 9/7/2011 14:34

carrancho Escreveu:
Elias Escreveu:

Porque queria saber se o que te revolta é o facto de Moody's nos dar um rating abaixo do que nós merecemos ou se o que realmente te incomoda é o facto de termos sido rotulados como lixo.

carrancho Escreveu:Não deviam defender os interesses de ninguém, deviam ser imparciais e competentes.

Hum... e no caso vertente isso corresponderia a um rating de quanto? :-k

por Luka! » 9/7/2011 13:27

Elias Escreveu:
leigo Escreveu:Pena é que esta opinião positiva não tenha tido o impacto para cima que teve a da Moody's para baixo :evil:

Pois é...

EXACTO !

:!:
Editado pela última vez por Luka! em 9/7/2011 14:44, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por carrancho » 9/7/2011 13:16

Elias Escreveu:

E já agora: aplicarias o teu dinheiro em dívida portuguesa?

Talvez. Olha, fica prometido, se ganhar o Euromilhões prometo meter lá pelo menos 10.

E mais uma pergunta: acreditas que a agência europeia de quem agora se fala irá defender os interesses de quem?

Não deviam defender os interesses de ninguém, deviam ser imparciais e competentes.
Abraço,
Carrancho

por Elias » 9/7/2011 13:02

carrancho Escreveu:Não são os mercados que seguem os ratings, é o oposto.

os mercados são conhecidos por anteciparem tudo e mais alguma coisa.

carrancho Escreveu:Já disse e volto a afirmar que não está em causa o rating que deviamos ou não ter. Está em causa a diferença entre duas análises da mesma agência com discrepâncias injustificáveis. Impossível que entre estas duas notas ambas fossem acertadas... uma tem de estar muiiiittttooooo errada. Ou realmente, num assunto de tanta importância e influência, são incompetentérrimos ou parciais.

Se erram tanto, não podem ter tanta influência nem serem todas de um dos lados da barricada.

E mais uma pergunta: acreditas que a agência europeia de quem agora se fala irá defender os interesses de quem?

por carrancho » 9/7/2011 12:52

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:... que é falso.

Podes explicar exactamente o que é que consideras falso?

Não são os mercados que seguem os ratings, é o oposto.

carrancho Escreveu:Não, tem outro que é: conspiração óbvia e falta de credibilidade.

Achas mesmo que desde a última nota da Moody´s e esta há factos que sustentem tal queda na nossa classificação?

Em tua opinião, qual deveria serr o rating da dívida portuguesa neste momento?

Já disse e volto a afirmar que não está em causa o rating que deviamos ou não ter. Está em causa a diferença entre duas análises da mesma agência com discrepâncias injustificáveis. Impossível que entre estas duas notas ambas fossem acertadas... uma tem de estar muiiiittttooooo errada. Ou realmente, num assunto de tanta importância e influência, são incompetentérrimos ou parciais.

Se erram tanto, não podem ter tanta influência nem serem todas de um dos lados da barricada.
Abraço,
Carrancho

por Elias » 9/7/2011 12:29

carrancho Escreveu:... que é falso.

Podes explicar exactamente o que é que consideras falso?

carrancho Escreveu:Não, tem outro que é: conspiração óbvia e falta de credibilidade.

Achas mesmo que desde a última nota da Moody´s e esta há factos que sustentem tal queda na nossa classificação?

Em tua opinião, qual deveria serr o rating da dívida portuguesa neste momento?

por carrancho » 9/7/2011 12:23

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Qual o rating atribuido ao lehman brothers em 2007?

Dizem que era AAA. Mas não percebo o que é que isso tem a ver com o que escreveste antes.

Tem que ver com o que escreveste...

Os ratings foram baixando e o mercado foi caindo.

... que é falso.

carrancho Escreveu:Mas foi claro que a recomendação da Moody´s influenciou o mercado no imediato, e não foi só cá.

Certo é que as classificações destes senhores tem influência nas finanças do país e das familias e esta última recomendação é absurda.

Nem digo que o risco da nossa dívida não possa estar bem classificado enquanto lixo, ou que até já lá devia estar há muito tempo. O que me indigna é verificar que é uma posição sem suporte factual em relação à posição anterior. É notória a parcialidade, favorecimento de outros interesses. Não há nada mais fácil que deitar abaixo quem se está a tentar levantar... esta foi óbvia demais!!!

Isso tem um nome: teoria da conspiração :wink:

Não, tem outro que é: conspiração óbvia e falta de credibilidade.

Abraço,
Carrancho

por Elias » 9/7/2011 11:57

carrancho Escreveu:Qual o rating atribuido ao lehman brothers em 2007?

Dizem que era AAA. Mas não percebo o que é que isso tem a ver com o que escreveste antes.

carrancho Escreveu:Mas foi claro que a recomendação da Moody´s influenciou o mercado no imediato, e não foi só cá.

Certo é que as classificações destes senhores tem influência nas finanças do país e das familias e esta última recomendação é absurda.

Nem digo que o risco da nossa dívida não possa estar bem classificado enquanto lixo, ou que até já lá devia estar há muito tempo. O que me indigna é verificar que é uma posição sem suporte factual em relação à posição anterior. É notória a parcialidade, favorecimento de outros interesses. Não há nada mais fácil que deitar abaixo quem se está a tentar levantar... esta foi óbvia demais!!!

Isso tem um nome: teoria da conspiração :wink:

por carrancho » 9/7/2011 11:44

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Tenho mesmo de te falar no subprime, lehman brothers e por aí?

Sim, se faz favor.

Qual o rating atribuido ao lehman brothers em 2007?

carrancho Escreveu:Em que te baseias para afirmar o que está a bold?

A julgar pela onda de reacções de indignação que se verificou ontem, cá e lá fora.

Admito que o termo "a maioria" seja um pouco abusivo, mas parece-me que há um número muito significativo de pessoas que consideram que as ag~encias de rating influenciam muito os mercados.

Bem, eu não estou com nenhuma azia em relação à Moody´s por ter perdido algum na bolsa. Estou liquido à muitos meses/anos com apenas meia duzia de trades de curto prazo aqui e ali. Neste último vómito da Moody´s estava 100% liquido.

Mas foi claro que a recomendação da Moody´s influenciou o mercado no imediato, e não foi só cá.

Abraço,
Carrancho

por Elias » 8/7/2011 20:20

carrancho Escreveu:Tenho mesmo de te falar no subprime, lehman brothers e por aí?

Sim, se faz favor.

carrancho Escreveu:Em que te baseias para afirmar o que está a bold?

A julgar pela onda de reacções de indignação que se verificou ontem, cá e lá fora.

Admito que o termo "a maioria" seja um pouco abusivo, mas parece-me que há um número muito significativo de pessoas que consideram que as ag~encias de rating influenciam muito os mercados.

por carrancho » 8/7/2011 20:17

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Olha que não, foi ao contrário :wink:

Podes concretizar? O que é que foi ao contrário e quando?

Tenho mesmo de te falar no subprime, lehman brothers e por aí?

carrancho Escreveu:Que saiba há vários factores que influenciam o mercado, este não depende em exclusivo das agências de rating.

Como é óbvio. Aliás eu acho que depende muito pouco das agências de rating - embora a maioria das pessoas ache que sim e ainda bem, porque precisam de um escape para as suas frustrações.

Em que te baseias para afirmar o que está a bold?
Abraço,
Carrancho

por Elias » 8/7/2011 20:10

carrancho Escreveu:Olha que não, foi ao contrário :wink:

Podes concretizar? O que é que foi ao contrário e quando?

carrancho Escreveu:Que saiba há vários factores que influenciam o mercado, este não depende em exclusivo das agências de rating.

Como é óbvio. Aliás eu acho que depende muito pouco das agências de rating - embora a maioria das pessoas ache que sim e ainda bem, porque precisam de um escape para as suas frustrações.

por carrancho » 8/7/2011 20:02

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Portanto, nestes anos todos que nenhuma disse que éramos lixo foi positivo... os mercados deviam estar num lonnnnggggooooo bull market!?!

Nada disso.

Olha que não, foi ao contrário :wink:

O que eu quero dizer é isto:
- há 2 dias a Moodys baixa o rating, a bolsa cai.
- hoje a S&P mantém o rating e a bolsa cai mais.

Parece que afinal a queda da bolsa não tinha nada a ver com os ratings.

Capisce? :P

Que saiba há vários factores que influenciam o mercado, este não depende em exclusivo das agências de rating.

Estas AR são como os PT que as financeiras vão atribuíndo às cotadas, mas para pior.
Abraço,
Carrancho

por Lion_Heart » 8/7/2011 19:56

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Lion parece que não teve grande impacto.

Entao para que serviu a noticia?

A da Moody's serviu para abrir telejornais, que gostam sempre de sangue fresco.

A da S&P, como não tinha sangue, não serviu para nada.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Elias a S&P nao disse nada , apenas disse que para ja nao faz nada, o outro "socio" cortou 4 niveis!!!

Se a S&P alterasse o outlook , ou mesmo que subisse um nivel, ai sim era noticia.

´Ps. se logo me sair o Euromillhoes a noticia vai ser: Lion paga uma festa aos seus amigos do caldeirao na sua nova casa das Bahamas... ao lado do vizinho famoso o ex-eng. Jose Socrates :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Ai credo !!!

por bboniek33 » 8/7/2011 19:53

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Portanto, nestes anos todos que nenhuma disse que éramos lixo foi positivo... os mercados deviam estar num lonnnnggggooooo bull market!?!

Nada disso.

Se acaso (cruzes-canhoto !) a Fitch e a S&P baixam os noos dentro de 10 dias... e a Bolsa sobe entao ee que fica tudo baralhado...

Isto dos mercados ee caa um caldinho !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 8/7/2011 19:51

Lion_Heart Escreveu:

A da Moody's serviu para abrir telejornais, que gostam sempre de sangue fresco.

A da S&P, como não tinha sangue, não serviu para nada.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

por Elias » 8/7/2011 19:50

Nada disso.

por Lion_Heart » 8/7/2011 19:50

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por carrancho » 8/7/2011 19:48

Elias Escreveu:
carrancho Escreveu:Porque pensas que haviam de reagir positivamente?

Partindo do princípio de que os mercados ligam ao que dizem as agências de rating; partindo do princípio que o facto de haver uma agência que diz que não somos lixo é positivo... o que te parece?

Portanto, nestes anos todos que nenhuma disse que éramos lixo foi positivo... os mercados deviam estar num lonnnnggggooooo bull market!?!
Abraço,
Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 105 visitantes