Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] - Abstenção - "Uma greve à democracia"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 7/6/2011 20:50

Marco

Concordo contigo

.....

Afinal também algo em comum

Registado: 17/2/2004 1:38

por MarcoAntonio » 7/6/2011 20:32

Lion_Heart Escreveu:Engraçado é ver na tv os jovens (mas não só) dizerem que não foram votar pq não tiveram tempo.

Nao foram votar pois na sua maioria se estão a marimbar para o País.

Engraçado que eu acho que uns 70% dos que votam estão-se a marimbar para o país.

São os 70% que no dia das eleições vão votar num "clube" e nunca mudam o sentido do voto, nem que caia o carmo e a trindade...

Por sinal, a maior parte destes não são jovens.

E esta, hein?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rmachado » 7/6/2011 16:44

Sim..

Essa parvoice é que é de admirar.. e ainda não acabaram com isso...

Para mim contava sempre a morada fiscal.. tudo o resto era para acabar.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Automech » 7/6/2011 16:22

Eu sei Machado, mas há malta que, quando compra segunda habitação, opta por pedir a isenção nessa 2a casa, mudando para lá o domícilio fiscal, apesar de não ser a sua residência habitual (isto para não falar nas 2as casas arrendadas sem contrato).

Não é compreensível que se possa ter um endereço fiscal, um endereço diferente para o centro de saúde e para a escola dos miúdos, outro endereço para ir votar, se calhar ainda outro porque a carta de condução já tem 10 anos, etc. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rmachado » 7/6/2011 16:16

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Engraçado era o facto de o Sócrates durante muitos anos ter continuado a estar recenseado na Covilhã e quando questionado sobre o facto de não mudar a inscrição para Lisboa dizer que não tinha tempo :lol:

Essa, além dos mortos, é outra aberração que temos. Há países onde a pessoa tem um domicilio legal. Ponto final. É esse domicilio que vale para efeitos fiscais, prestações sociais, pensões, segurança social, eleições, notificações judiciais, coimas, multas, etc.
Aqui é incrível como se podem ter vários endereços, dependendo do interesse (ou do desinteresse) em causa. Então em matéria de isenções do IMI é escandaloso...

Como é que vemos lideres de partidos votar onde não residem ? O mau exemplo vem logo de cima.

Mech para isenção do IMI tem de ser a tua morada fiscal... e só o podes pedir agora 2 vezes.

por Automech » 7/6/2011 15:34

Elias Escreveu:Engraçado era o facto de o Sócrates durante muitos anos ter continuado a estar recenseado na Covilhã e quando questionado sobre o facto de não mudar a inscrição para Lisboa dizer que não tinha tempo :lol:

Essa, além dos mortos, é outra aberração que temos. Há países onde a pessoa tem um domicilio legal. Ponto final. É esse domicilio que vale para efeitos fiscais, prestações sociais, pensões, segurança social, eleições, notificações judiciais, coimas, multas, etc.
Aqui é incrível como se podem ter vários endereços, dependendo do interesse (ou do desinteresse) em causa. Então em matéria de isenções do IMI é escandaloso...

Como é que vemos lideres de partidos votar onde não residem ? O mau exemplo vem logo de cima.

por Elias » 7/6/2011 15:22

Lion_Heart Escreveu:Engraçado é ver na tv os jovens (mas não só) dizerem que não foram votar pq não tiveram tempo.

Engraçado era o facto de o Sócrates durante muitos anos ter continuado a estar recenseado na Covilhã e quando questionado sobre o facto de não mudar a inscrição para Lisboa dizer que não tinha tempo :lol:

Só recentemente, quando tirou o cartão do cidadão, é que a inscrição dele foi mudada "compulsivamente".

Mais engraçado ainda é ver o Lion (e mais uma data de gente) a fazer suposições sobre o que leva as pessoas a absterem-se em lugar de lhes perguntar directamente.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 7/6/2011 12:15

Engraçado é ver na tv os jovens (mas não só) dizerem que não foram votar pq não tiveram tempo.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por rmachado » 7/6/2011 10:38

Até podemos este ano fazer uma comparação com o número do censos.

É claro que os censos não são exatos, mas dão uma ideia de possiveis disparidades entre os "registados" nos cadernos e os que vivem no Pais.

por MarcoAntonio » 7/6/2011 8:44

Supostamente são pessoas que já faleceram (pelo menos é a justificação que tem sido dada).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 7/6/2011 8:37

MarcoAntonio Escreveu:Um outro número que tem sido atirado é a de que a desactualização dos cadernos eleitorais poderá conter perto de 1M de eleitores fantasma. O que segundo esta estimativa que aqui fiz deverá ser um número que está perto da verdade.

Além das pessoas que emigraram, esta desactualização deve-se a quê ? Duplicações ? Falecidos ?

Parece-me incompreensível que hoje em dia, com as possibilidades de cruzar eficientemente bases de dados da administração pública, haja um número assim tão elevado.

por MarcoAntonio » 7/6/2011 0:28

Já agora, a abstenção deste ano ainda não inclui obviamente o efeito da emigração, que vai fazer subir ainda mais a abstenção final uma vez que a abstenção aí tem sido esmagadora...

Aqui fica então uma estimativa do que vai ser a abstenção real final e como compara com as eleições anteriores desde 1991, já incluindo a emigração assumindo que irão votar uns ~25 mil:

:arrow: 2011 - 36.8%

:arrow: 2009 - 34.9%

:arrow: 2005 - 32.4%

:arrow: 2002 - 33.9%

:arrow: 1999 - 32.9%

:arrow: 1995 - 24.1%

:arrow: 1991 - 25.3%

São estimativas, partindo dos dados disponibilizados pelo INE para a população nacional (considerados 1 a 2 anos antes das eleições excepto 1991) e os votantes em cada acto eleitoral. Não são números exactos mas devem estar bem mais próximos da realidade do que a "abstençao oficial". Mais ponto percentual, menos ponto percentual não deve falhar muito...

A tendência real é de subida e abstenção real em 2011 é a maior de sempre, destacada das anteriores, já considerando a necessária correcção dos cadernos eleitorais ao longo dos vários actos eletorais.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/6/2011 23:40

Luquinhos Escreveu:Boa noite,

Marco, pela tua exposição, dá a ideia que a taxa de abstenção não terá assim aumentado tão significativamente desde as legislativas de 2002, mas sim estabilizada num patamar entre os 33% e os 35,5%?!... :?

Cumprimentos,

Mas luquinhos, como disse acima, o problema dos cadernos eletorais sempre existiu. Poderá ser mais acentuado agora do que noutras ocasiões mas há muitos anos que se discute o problema e em todos os casos a abstenção oficial é - expectavelmente - mais alta do que a real.

Assim, os 35.5% que estimo em cima teriam de ser comparados com um exercício semelhante para 2002 e etc.

A abstenção tem estado a subir, os valores não serão exactamente os oficiais e teriam de ser sempre corrigidos em baixa, mas está a subir mesmo...

Edit: fazendo o mesmo exercício e usando critérios semelhantes, para 2002 cheguei a ~32.7% de abstenção real, ou seja, nos números oficiais subiu 2.6% em 9 anos e na realidade terá subido 2.8% (dentro da mesma ordem de grandeza de variação, portanto). A saber, o desajuste nos cadernos eleitorais em 2002 seria em torno de 0.7M de eleitores, não muito diferente do que é hoje.
Imagem

Administrador Fórum

por Cardos » 6/6/2011 23:36

Boa noite,

Marco, pela tua exposição, dá a ideia que a taxa de abstenção não terá assim aumentado tão significativamente desde as legislativas de 2002, mas sim estabilizada num patamar entre os 33% e os 35,5%?!... :?

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por Valete » 6/6/2011 23:22

Atomez Escreveu:Eu não votei deliberadamente porque não estou para apoiar a substituição de boys (& girls) do PS pelos do PSD, e vice-versa. Quem controla e determina o meu futuro sou eu, não são eles. Estou-me nas tintas para quem está no poder desde que o regime democrático e as liberdades individuais e coletivas estejam salvaguardadas. No caso de isso não acontecer então e minha atitude será outra, e não é com votos com certeza.

Bem dizido.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por MarcoAntonio » 6/6/2011 23:14

Sobre a abstenção e os cadernos eleitorais muito se tem falado. Naturalmente os 41.1% não são exactos e isso não constitui propriamente uma novidade para ninguém...

Não obstante isso, a abstenção foi elevada em todo o caso. Aqui fica uma estimativa da abstenção real com cálculos arredondados à centena de milhar:

Segundo os dados de 2009 do INE, os mais recentes disponibilizados por esta entidade, existirão 10.6 milhões de habitantes. Parte destes poderão ser imigrantes que não estão registados como eleitores e que não podem votar mas em contrapartida, o actual ritmo de emigração é anualmente elevado (de novo, aos níveis da década de 60) e portanto há eleitores que não estão cá e não podem votar, sendo seguramente mais de 200 mil os portugueses no estrangeiro e que deveriam votar pela emigração, portanto aqui provavelmente o número peca é por defeito. Assim, à falta de mais informação, consideremos que os efeitos se cancelam.

Quanto aos números, estarão divididos segundo o INE desta forma (ignorando os 0-14 anos):

15 - 24 : 1.18M (ou seja, +/- 0.78M com mais de 18)
25 - 64 : 5.93M
65 ou + : 1.90M

Isto dará portanto 8.6M contra os 9.4M registados (os 9.6 que se vêm em diversas notícias incluem os 200 mil emigrantes, que não são portanto residentes nem era suposto surgirem na contagem de ontem).

Suponho que esta estimativa não falhará por muito, mais 100 mil menos 100 mil.

Ontem neste post tinha atirado (quase a olho, num calculo mental rápido) para os 8.5M e falhei por pouco comparando com uma estimativa mais exacta.

Um outro número que tem sido atirado é a de que a desactualização dos cadernos eleitorais poderá conter perto de 1M de eleitores fantasma. O que segundo esta estimativa que aqui fiz deverá ser um número que está perto da verdade.

Portanto, se considerarmos os 8.6M calculados acima, abstenção real situar-se-á nos...

35.5%

Como já tinha dito ontem, mesmo que se considere uma correcção dos cadernos eleitorais, a abstenção não baixa assim tanto quanto se poderá julgar e mantem-se bastante elevada.
Imagem

Administrador Fórum

por Cardos » 6/6/2011 15:14

helderjsm Escreveu: para te poderes candidatar nas próximas legislativas.

Felizmente ou infelizmente, não sou militante de nenhum partido!... :wink:

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por helderjsm » 6/6/2011 13:06

Lion_Heart Escreveu:A abstenção foi elevada como é costume mas nada de novo.

A minha opinião sobre o assunto:

A maior parte destas pessoas não quer saber da vida civica.

Senão vejamos , se em 17 (sim 17! :shock: ) partidos não conseguem encontrar um que se identifique com a sua ideologia ai a culpa não será dos partidos mas deles própios.

Estás a brincar não?
Nestes últimos tempos não se fala de outra coisa que não seja política (ou pelo menos dos políticos).
Claro que há muita gente que não identifica as suas ideologias nos partidos. Pensa assim tu revês-te nessas ideologias? Não foste tu que defendias um estado minarquista?
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por helderjsm » 6/6/2011 13:03

Luquinhos Escreveu:
Elias Escreveu: Na mouche: a abstenção foi de 41,1%.

Boa noite caro Elias,

Será um possível breakout na resistência dos 40%?! :mrgreen:

Cumprimentos,

Fez um higher high. Agora é esperar uma retracção para fazer nova campanha. De qualquer forma o melhor mesmo é esperar por uma quebra consistente dos 40% para te poderes candidatar nas próximas legislativas.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por Rockerduck » 6/6/2011 11:54

A Abstenção não foi tão grande assim como pintam... na realidade ela é um pouco mais baixa... na linha dos outros países.
Sabendo que há mais ou menos 2 milhões de portugueses residentes com menos de 18 anos e que apareceram nas urnas 5,5 milhões temos que, da população residente abstiveram-se uns 31%-35%.
Os cadernos eleitorais incluem 9,4 milhões de eleitores e neles estão os emigrantes (que de forma geral não votam e escolhem 4 deputados) e os mortos (que coitados, também não votam).
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por fatimafaria » 6/6/2011 11:39

Lion_Heart Escreveu:A abstenção foi elevada como é costume mas nada de novo.

Senão vejamos , se em 17 (sim 17! :shock: ) partidos não conseguem encontrar um que se identifique com a sua ideologia ai a culpa não será dos partidos mas deles própios.
Não concordo.A leitura que se faz é que o proprio sistema eleitoral está ele próprio desacreditado, o excesso do partidarismo, leva-nos a crer que todos depois de chegarem ao poder serão iguais...puxar pelos interesses partidários...

Registado: 2/5/2010 8:58

por Lion_Heart » 6/6/2011 11:30

A abstenção foi elevada como é costume mas nada de novo.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por fatimafaria » 6/6/2011 10:30

Elias Escreveu:
Tridion Escreveu:MarcoAntonio não podes criticar porque não votaste, o Homem de Boliqueime disse que demitiste-te do teu futuro! Vais ficar para sempre preso no dia 5 de Junho... :mrgreen: :mrgreen:

Ao senhor de Boliqueime eu respondo: Posso criticar, sim senhor. Posso criticar um sistema no qual não me revejo. Posso criticar um sistema no qual os deputados não podem (pela constituição) representar os círculos que os elegeram. Posso criticar um sistema no qual os deputados não podem decidir pelas suas cabeças mas têm de votar como manda o respectivo chefe. É por isso que eu não voto. E continuarei a criticar este sistema que não promove a proximidade entre eleitores e eleitos.

Já pensei de maneira diferente, quando ia votar e usava o voto em branco. Actualmente sou não votante, enquanto não vir mudanças. E mando dar uma volta ao bilhar grande a quem me disser que não tenho o direito de criticar as opcções de quem me governa!!! Era só o que faltava!!!

Registado: 2/5/2010 8:58

por Rics » 6/6/2011 9:54

Se tivermos em conta que esta campanha, e à semelhança das anteriores, foi sobretudo dirigida às audiências das feiras, até que a abstenção nem foi assim tão alta, pois não devemos ter assim tantos feirantes em Portugal...

Enquanto os políticos não perceberem (ou não quiserem, pois já há muito que o deveriam ter feito, a menos que sejam mesmo muito idiotas) que as campanhas eleitorais servem para explicar aos potenciais eleitores o seu programa eleitoral e como o pretendem implementar, dificilmente cativarão o voto de pessoas como eu (e cada vez são mais).

Em cada acto eleitoral, não mostram qualquer respeito pelo eleitor, ao tratarem-no como um imbecil que só anda pelas feiras e que ao deixarem-no comprimentá-los automaticamente terão o seu voto. E depois, no dia anterior ao sufrágio, aparecem então com os discuros paternalistas de incentivo ao voto, quase tentando culpabilizar o eleitor (ou não-eleitor, neste caso) pelo estado decrépito a que se chegou. Depois, de eleição em eleição, aquando da apresentação dos resultados lá se observa o aumento contínuo da abstenção e, nessa noite, os comentadores desdobram-se em comentários para tentar explicar o sucedido. No dia seguinte, já ninguém quer saber e na campanha seguinte, volta tudo ao mesmo.

Isto já para não falar no método de atribuicão das "cadeiras"... Faz algum sentido, num sistema em que ninguém percebe que deputado está a eleger ao votar no seu círculo eleitoral (como se alguma diferença fizesse mesmo que percebesse, pois eles estão lá para defender o interesse do seu partido e não o interesse de quem os elegeu) que os votos não sejam todos somados, a nível nacional, e depois proporcionalmente sejam atribuídos os cargos de deputado. Se assim fosse, e tal como o Marco António já referiu, teriam sido eleitos três deputados de partidos mais pequenos.

Registado: 8/11/2002 12:16

por bolo » 6/6/2011 1:42

Luquinhos Escreveu:
Elias Escreveu: Na mouche: a abstenção foi de 41,1%.

Boa noite caro Elias,

Será um possível breakout na resistência dos 40%?! :mrgreen:

Cumprimentos,

sim, é importante manter a análise técnica nestes tópicos!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 105 visitantes