Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ernâni Lopes no "Plano Inclinado"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ernâni Lopes no "Plano Inclinado"

por RiscoCalculado » 18/6/2010 1:56

Grande intervenção do Ernâni Lopes no "Plano Inclinado" da semana passada.
A colocar o dedo na ferida e a identificar alguns dos principais problemas do nosso país e a apontar algumas das "Vias Uteis para o Futuro".

A ver e rever e rever até interiorizar:

Plano Inclinado

(...)

Ernâni Lopes :
Finalmente agora o mais importante, o modo .. A vida real, qd falamos de situação hoje, daqui a 50 anos ou há 30 anos ou há 100, a vida real em profundidade, o modo, assenta em 2 grandes blocos :

1º - Valores , atitudes, padrões de comportamento
2º - Credibilidade - Não há política, nem economia, muito menos Finanças sem credibilidade , pode haver cultivo de cebolas ou batatas , a mãe natureza não discute isso a cebola nasce na mesma, não pode haver actividade política, actividade económica, actividade financeira, por isso responsáveis de política, de economia , de finanças sem credibilidade não são responsáveis, são irresponsáveis. Para chegar a esse ponto eu creio que vale a pena gastarmos 1 minuto com irmos ao fundo do conceito de Actividade Económica

Conceito de "Actividade Económica"

Preços e Mercados
Fluxos de Informação
Jogo de Poder
Valores / Atitudes / Padrões de Comportamento
Inteligência / Vontade /Energia

Imagem

Este quadro é uma tentativa de pura e simplesmente organizar o que está dentro, não é a vista, na borbulha do dia-a-dia, é dentro do conceito de actividade económica estão 5 camadas.

A primeira que se vê, a mais superficial, que é uma verdadeira pele da maçã é claro Preços e Mercados. Claro que Economia é Preços e Mercados , agora é muitíssimo mais do que isso e um dos nossos erros é pensar que economia é apenas Preços e Mercados e Mercados e Preços . Tb é.

Logo a seguir há uma segunda camada q já não se vê mas que é potentíssima na Economia, é que o sistema económico é um conjunto gigantesco de fluxos de informação. Por debaixo do dia-a-dia da Economia e de que maneira é assim nas Bolsas por exemplo a Economia é um gigantesco sistema mundial de fluxos de informação .

A terceira camada está presente sempre, sempre, desde o quadro internacional global até ao trivial de uma pequena loja na esquina da estrada , é um power game, é um jogo de poder, onde há economia há um jogo de poder.

A quarta camada é de longe e permita-me que diga sublinhando é de longe onde tudo se joga.
A quarta camada do conceito de Actividade Económica é o conjunto de Valores / Atitudes / Padrões de Comportamento que marcam uma determinada Sociedade ou uma determinada pessoa
. Tudo sai desta 4ª camada , o significado deste triângulo é ser a ponta de uma seta, a seta lê-se de baixo para cima

Se os Valores, Atitudes e Padrões de Comportamento são de laxismo, de desonestidade de aldrabice de mandriice Ouçam não há Taxa de Juro que chegue É UMA MENTIRA , A Economia não se faz com medidas superficiais apenas, faz-se com seres humanos e organizações humanas e por isso o que eu gostava de pedir aos três e através de nós os quatro pedir a
todos os telespectadores , a todos os portugueses é: ATENÇÃO à quarta camada . A quarta camada é o verdadeiramente decisivo em Economia
Valores , Atitudes e Padrões de Comportamento
e isto tem uma aplicação prática imediata - o que é que nós ensinamos aos nossos filhos , nós ensinamos aos nossos filhos que quanto mais aldrabões e mais desenrascados e mais espertotes, chicos-espertos melhor é isso que faz a carreira das pessoas . FAZ UMA CARREIRA DE ALDRABÕES NÂO FAZ UMA CARREIRA DE GENTE HONESTA .

Reparem, os Valores ninguém nasce com eles aprendidos. Ninguém. Todos aprendemos ao longo da Vida com os Pais, com a Escola, antigamente com o Serviço Militar obrigatório (resolvemos acabar com ele) com o dia-a-dia da Vida quais são os Valores que nos moldam e a pergunta que temos de pôr é se
os valores que moldam as nossas crianças são a GOLPADA permanente ou são o Trabalho sério , esta escolha que é feita por milhões de Portugueses sem votar, Escolhem, Escolhem como ?? Actuando em casa ,esta escolha condiciona a Vida de Economia Portuguesa , não é exagero dizer que condiciona o comportamento do PIB. O PIB é um resultado final de milhões de decisões e esta está na base de tudo ...

Imagem

Peço a vossa compreensão da dureza do que vou dizer.
O único problema é que a dureza não é minha a dureza é da realidade
pura e simplesmente.

...

Neste momento o que Portugal deve, temos de nos bater por isso, o que Portugal deve fazer é aquilo a que eu chamo o "Onde Está < --- > Pôr"

onde está Facilitismo pôr Excelência, onde está vulgaridade pôr Excelência, onde está moleza pôr Dureza, onde está golpada pôr Seriedade, onde está videirismo, aquela coisa ordinária da Golpadazeca e tal para fazer carreira pôr Honra . Temos de cultivar a Honra , não dá dinheiro dá Vida, dá Conteúdo Interior.
Onde está Mandriice pôr Trabalho, ensinar as pessoas que o Trabalho é um componente decisivo da Vida do Ser Humano, é um Componente de Realização
e onde está tanta Aldrabice pôr Honestidade.

Se não ensinarmos isto aos nossos filhos não vale a pena perder tempo a fazer medidas de pormenor de Política Monetária
. E isto ou se ensina ou não se sabe. Oh Mário Crespo é tão simples como isso . A Quarta Camada tem este conteudo .

A quinta Camada não vale a pena agora trabalharmos , deixo para os psicólogos e Médicos , para os Neurologistas, é Inteligência/Vontade/Energia e eu aí costumo dizer quem tem, tem , quem não tem, não tem , vamos ver ... mas claro que é uma quinta camada praticamente incompressível que é um dado da Vida portanto repare qd me perguntam como é que é a situação actual a Chave a médio /Longo Prazo em termos do modo é Valores, Atitudes e Padrões de Comportamento .

Mário Crespo : Há um elemento que é fascinante de seguir uma síntese destas. Há um elemento que assusta imenso. E que Isto é uma mudança completa de Paradigmas naqueles que nós estamos habituados a funcionar neste país , ou a aceitar ou a tolerar ou a não combater ou em muitos casos associarmo-nos a isso , não é ?

Ernâni Lopes : Desculpe, eu não tenho nada essa noção . Isto é Pura e Simplesmente EDUCAR BEM PONTO .

Medina Carreira: Eu diria que estes valores que o Ernâni sublinha são óbvios, simplesmente para isto produzir resultados numa sociedade que os que prosperam são aldrabões, são mentirosos , são preguiçosos, andam a dizer mentiras a toda a hora . Este é o exemplo dos Prósperos em Portugal . Mesmo qd são pessoas com algum peso social , e estes depoimentos nestas comissões de inquérito se não tiveram outro mérito é realmente ver pessoas a quem nós tirávamos normalmente o chapéu claramente a mentir em tudo o que dizem. Mas esses são os Prósperos, os Grandes Gestores, as Grandes Personalidades da nossa sociedade actual e é muito difícil inculcar no espírito de um jovem de 17 ou 18 anos de idade que é melhor ser assim, assim e assado qd ele diz : "Ah mas as grandes personalidades deste país são o oposto "

Ernâni Lopes : Tanto pior para eles

Medina Carreira: Sim, sim, tanto pior para eles ...

(...)

"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 270 visitantes