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Caldeirão da Bolsa

Privatização da ANA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 30/8/2012 14:45

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por Elias » 30/8/2012 14:27

Governo aprova privatização da gestora de aeroportos ANA (act.2)
30 Agosto 2012 | 13:54
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt

O conselho de ministros aprovou o diploma que estabelece o processo de privatização da ANA. A alienação será feita através de uma operação de venda a investidores e de uma oferta dirigida a trabalhadores. Governo espera concluir operação até final de 2012.

O Governo português aprovou esta quinta-feira, em conselho de ministros, o diploma relativo ao processo de privatização da gestora de aeroportos ANA. O processo deverá estar concluído, segundo o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros Luís Marques Guedes, no final do presente ano.

A operação de venda de acções representativas da totalidade do capital social da ANA será concretizada através de duas diferentes operações. Uma delas é uma operação de venda, por negociação particular, e será dirigida a um ou mais investidores que estejam interessadas em adquirir a empresa. Tanto podem ser investidores nacionais como estrangeiros.

A alienação terá uma parte feita através de uma oferta pública de venda, dirigida exclusivamente aos trabalhadores da ANA, anunciou Marques Guedes.

As duas operações poderão efectuar-se "total ou parcialmente" e tanto podem ser concretizadas ao mesmo tempo ou de seguida, sem que haja qualquer ligação sequencial entre ambas.

A selecção dos investidores será realizada, indicaram os secretários de Estado Marques Mendes e Maria Luís Albuquerque, numa fase posterior, mediante a resolução do conselho de ministros.

Questionado pelos jornalistas se o Executivo tinha indicações de investidores interessados, Maria Luís Albuquerque salientou que o Governo sabe de potenciais interessados mas garantiu que essas intenções não foram ainda formalizadas, dado que ainda não se está na fase de manifestações de interesse.

Ainda não há um calendário para as operações mas Marques Guedes acredita que o processo pode estar concluído até ao final do ano. Para já, o diploma foi aprovado pelo Governo mas ainda tem de ser promulgado pelo Presidente da República, Cavaco Silva. Só depois, evidenciou o secretário de Estado, é que o Governo pode começar a aprovar resoluções que definem o calendário da alienação.

"Não há prazos fechados, mas olhando para os processos anteriores, eu diria que, após a apresentação de propostas antes do final do mês de Setembro, fica razoavelmente garantido que, antes do final do ano, o conselho de ministros possa tomar decisões, assim as propostas sejam satisfatórias", indicou o responsável na conferência de imprensa.

Álvaro Santos Pereira, o ministro com a tutela dos Transportes, já admitiu, há algum tempo, que "há, pelo menos, uma dúzia de interessados na privatização da ANA".

A Brisa já se aliou à CCR para concorrer, ao mesmo tempo que a Teixeira Duarte e a Ferrovial prolongaram um acordo para concorrerem ao processo.

(Notícia actualizada às 14h05; Notícia actualizada às 14h17 com mais informações pela segunda vez)
 
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por BearManBull » 30/1/2012 21:43

mapaman Escreveu:
A intenção do Governo é livrar-se dos aeroportos mais pequenos passando a sua gestão para os Governos Regionais.


Algo me diz que isso não vai correr bem.Mais dívida para as câmaras? :|
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por rubini » 30/1/2012 15:01

Desde que a desmembrem e vendam em separado, tudo bem. Já chega de ser outra vez o Norte a sustentar as infra-estruturas lisboetas. Já queriam o mesmo do Porto de Leixões, mas não julguem que vão conseguir.

Prefiro que seja vendido a privados do que esteja a sustentar os deficitários.
 
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por mapaman » 30/1/2012 14:58

A330,

A ANA apenas é responsável pela gestão dos seguintes aeroportos: Lisboa,Porto,faro,Madeira e Porto santo e nos Açores os de P.delgada,Santa Maria,Horta e Flores.

Os das ilhas dão prejuizo,eventualmente o da Madeira safa-se,não sei.A ANA já não têm controladores aéreos.

Quanto à FIR de Santa Maria,os aviões são controlados pela NAV Portugal desde 1998 e dizes e bem,a empresa vale ouro,mas fica sabendo que é tratada como sucata pois nem conselho de administração com poderes de decisão têm vai para 13 meses.

Estes tipos não vêem um "boi" de aviação pois caso contrário já tinham tomado medidas no sentido de aumentarem os lucros da NAV,logo do Estado por força de serem os unicos accionistas.

A última que fizeram foi baixar as taxas de terminal em 25%,quando estas já eram 20% abaixo da média europeia.Assim, os alemães,franceses e holandeses podem manter as deles lá em cima que os "chineses" do sul tratam de fazer descer a média europeia.


A intenção do Governo é livrar-se dos aeroportos mais pequenos passando a sua gestão para os Governos Regionais.
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por A330-300 » 30/1/2012 14:31

Nem é necessário.

Enquanto houver aviões a voar a ANA vai ser um bom negócio.E não é preciso que aterrem aqui. A FIR Santa Maria é a porta de entrada e saída de quase todos os voos procedentes do Atlantico Norte , que é das zonas mais congestionadas do planeta.

Se venderem a ANA por um preço igual ao seu faturamento por 100 anos...o que eu duvido...talvez seja um bom negócio.

Menos que isso, não me parece.

Aliás lembra-me quando da privatização da Vale do Rio doce no Brasil. Foi de longe a maior privatização da história do Brasil. Hoje sabe-se que foi um péssimo negócio.Tem ali exploração, só de ferro , para 600 anos.E mais minas de outros minerais que foram descobertas posteriormente e que nem foram tocadas ainda.

A ANA é o mesmo caso. Quem a comprar leva ouro.

A330
 
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por Ulisses Pereira » 30/1/2012 13:32

A330, conheces o preço da privatização? É que eu só consigo dizer se uma venda de qualquer coisa é um bom ou mau negócio depois de saber o preço...

Um abraço,
Ulisses
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por andre_ferreira » 30/1/2012 13:06

Palmix Escreveu:
A-330 Escreveu:Privatizar a ANA é vender ouro a preço de sucata.

A330


Tens toda a razão...mas somos obrigados a vender agora...perdemos oportunidade de mercado de outros tempos para vender os bons activos do Estado...

Os espanhóis aidna conseguem adiar as privatizações e vendas....nós nem por isso...estamos aflitos...


se o Estado conseguisse vender por 1€ as empresas de transporte todas era melhor negócio que o Estado fazia, muito melhor que a privatização da Edp e da ANA
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por Palmix » 30/1/2012 11:48

A-330 Escreveu:Privatizar a ANA é vender ouro a preço de sucata.

A330


Tens toda a razão...mas somos obrigados a vender agora...perdemos oportunidade de mercado de outros tempos para vender os bons activos do Estado...

Os espanhóis aidna conseguem adiar as privatizações e vendas....nós nem por isso...estamos aflitos...
 
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por A330-300 » 29/1/2012 13:54

Privatizar a ANA é vender ouro a preço de sucata.

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por Elias » 26/1/2012 21:40

Privatização da ANA avança no primeiro semestre deste ano

26 de Janeiro, 2012

O Governo quer lançar o processo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal durante o primeiro semestre deste ano, indica uma resposta do Ministério da Economia a questões colocadas por deputados do PSD.
«O Governo pretende lançar formalmente o processo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal no primeiro semestre de 2012», lê-se na resposta dada às questões colocadas em dezembro pelos deputados do PSD João Bosco Mota Amaral, Joaquim Ponte e Lídia Bulcão.

O ministério liderado por Álvaro Santos Pereira não avança mais informações sobre o processo de privatização da empresa que gere os aeroportos portugueses.

O Orçamento do Estado para 2012 prevê o lançamento dos processos de privatização dos CTT - Correios de Portugal, da TAP e da ANA.

No Plano Estratégico dos Transportes, o Governo afirma que pretende «articular» os processos de privatização da ANA e da TAP para que a estratégia futura para a empresa gestora dos aeroportos portugueses esteja «alinhada» com a da companhia aérea.

Segundo o documento, esta articulação visa a «manutenção e desenvolvimento do 'hub' [placa giratória] de Lisboa, consolidando a sua posição e assegurando a capitalização das rotas estratégicas para a economia portuguesa como são as da Europa, América do Sul e África».

Lusa/SOL
 
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por Elias » 15/6/2010 22:52

BE apresenta projecto para impedir privatização da ANA

15.06.2010 - 17:10 Por Raquel Almeida Correia
publico.pt

Partido vai levar esta semana ao Parlamento um projecto de resolução para travar a abertura do capital da gestora aeroportuária estatal a privados.

O Bloco de Esquerda (BE), que esteve hoje reunido com a direcção do aeroporto Francisco Sá Carneiro e com a administração da ANA, vai apresentar esta semana no Parlamento um projecto de resolução para impedir a privatização da gestora aeroportuária, detida a 100 por cento pelo Estado.

À saída do encontro, o deputado bloquista Pedro Filipe Soares afirmou à Lusa que "a ANA é uma empresa que tem dado lucros, tem sido bem gerida e é um exemplo referenciado a nível mundial, pelo que a única motivação para a sua privatização é o encaixe financeiro".

O BE defende que a empresa deve manter-se nas mãos do Estado pelo seu interesse "estratégico". Para Pedro Filipe Soares, "deixar os privados tomar conta do parque aeroportuário resultaria numa degradação das condições de manutenção das infra-estruturas, com consequências a nível do país".

O deputado disse ter saído da reunião com os responsáveis da ANA com "opinião reforçada" sobre os "pontos fortes de uma abordagem pública" para a gestora aeroportuária, que, em 2009, gerou receitas de 382,4 milhões de euros (mais 1,6 por cento) e lucros de 43 milhões, o que significou uma subida de 42,9 por cento.

Nesse encontro, foi ainda abordada a gestão regional do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, reclamada pelas autoridades locais, mas que, para o partido, "serve apenas para desunir aquilo que é forte pela união que tem".



Aqui está a bela da demagogia barata à boa maneira do bloco de esquerda. Com que base se afirma que a gestão privada conduz à degradação das condições de manutenção das infra-estruturas? Desde quando é que só o Estado é que sabe assegurar a manutenção das infra-estruturas? Infelizmente parece-me que acontece mais o contrário (por exemplo na saúde e na educação): os edifícios públicos são aqueles que mais necessitam de manutenção...

Ao menos podiam dizer qualquer coisa de jeito, coerente com o seu tipo de discurso político, do tipo "ah e tal a gestão privada vai implicar despedimentos em massa e o catano" ou então "o BE acredita que os transportes aéreos não devem sair do controlo do Estado porque os privados não vão zelar pelos interesse do país"... em vez de irem buscar esses argumentos que colam sempre junto da opinião pública, resolveram inovar e deu logo asneira.

haja pachorra :evil:
 
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por Marco Martins » 1/5/2010 5:23

Elias Escreveu:Governo reavalia privatização da ANA
30 de Abril de 2010
negocios.pt

José Sócrates revelou esta manhã no Parlamento que o Governo está a reapreciar o momento de privatização da ANA, medida inscrita no PEC, e garantiu que o novo aeroporto de Lisboa será construído apenas com financiamento privado.

Confrontado esta manhã no Parlamento pelo líder do CDS/PP, Paulo Portas, sobre a hipótese da construção do novo aeroporto avançar como projecto “totalmente público”, o primeiro-ministro referiu que essa obra será feita “recorrendo a financiamento privado e não a financiamento público”.

De seguida, José Sócrates explicou que “temos de pensar seriamente para decidir – e ainda não está decidido – se este é o momento para privatizar a ANA”, sublinhando de seguido que o Governo não o fará “para fazer o favor a qualquer grupo económico ou em nome de um qualquer princípio ideológico, mas do interesse nacional”.

“Há uns tempos atrás, o Governo queria fazer ao mesmo tempo o mesmo concurso. Agora, por pragmatismo, é que essa decisão está em equação”, acrescentou.

Ainda relativamente ao projecto do TGV, que Paulo Portas pediu que fosse cancelado, o governante disse que “desistir do investimento público na alta-velocidade seria um erro porque teríamos de pagar as responsabilidades que já assumimos”.

“O dever do governo é manter-se firme no plano que apresentou em Portugal e internacionalmente. O pior que podia acontecer era mostrarmos desorientação neste momento”, acrescentou, assegurando “firmeza” do Governo neste plano.

Paulo Portas lamentou esta postura do Governo, caricaturando-a: “É como se estivesse em frente ao precipício e dissesse aos seus ministros para marchar em frente”.


Quanto à construção do novo aeroporto ser um negócio feito por privados duvido muito... então se vai privatizar a ANA para financiar o novo aeroporto, como é que pode ser um projecto feito por privados?!?!? Mas é apenas mais um jogo de números e palavras....

Em relação ao novo aeroporto... se o mesmo vem para supostamente retirar tráfego à Portela, então faria muito mais sentido criar um aeroporto low-cost em Coimbra ou Leiria...
Se o objectivo é a segurança e a necessidade de tirar aviões de perto do centro de Lisboa, então acabem com o aeroporto da Portela.... a não ser que o país tenha dinheiro para suportar 2 aeroportos...
 
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por Quimporta » 30/4/2010 23:12

Óh Elias! Quem é essa tal de Ana?! Alguém que a gente possa conhecer também ou queres privatizar só para ti?!

Eu sei que é uma piada um bocadinho a atirar para o previsível, mas dá jeito como "galho" para lembrar que certas e determinadas apostas que se perdem são para se pagar! Pois é... :) :)

Abraço
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por Elias » 30/4/2010 22:11

Governo reavalia privatização da ANA
30 de Abril de 2010
negocios.pt

José Sócrates revelou esta manhã no Parlamento que o Governo está a reapreciar o momento de privatização da ANA, medida inscrita no PEC, e garantiu que o novo aeroporto de Lisboa será construído apenas com financiamento privado.

Confrontado esta manhã no Parlamento pelo líder do CDS/PP, Paulo Portas, sobre a hipótese da construção do novo aeroporto avançar como projecto “totalmente público”, o primeiro-ministro referiu que essa obra será feita “recorrendo a financiamento privado e não a financiamento público”.

De seguida, José Sócrates explicou que “temos de pensar seriamente para decidir – e ainda não está decidido – se este é o momento para privatizar a ANA”, sublinhando de seguido que o Governo não o fará “para fazer o favor a qualquer grupo económico ou em nome de um qualquer princípio ideológico, mas do interesse nacional”.

“Há uns tempos atrás, o Governo queria fazer ao mesmo tempo o mesmo concurso. Agora, por pragmatismo, é que essa decisão está em equação”, acrescentou.

Ainda relativamente ao projecto do TGV, que Paulo Portas pediu que fosse cancelado, o governante disse que “desistir do investimento público na alta-velocidade seria um erro porque teríamos de pagar as responsabilidades que já assumimos”.

“O dever do governo é manter-se firme no plano que apresentou em Portugal e internacionalmente. O pior que podia acontecer era mostrarmos desorientação neste momento”, acrescentou, assegurando “firmeza” do Governo neste plano.

Paulo Portas lamentou esta postura do Governo, caricaturando-a: “É como se estivesse em frente ao precipício e dissesse aos seus ministros para marchar em frente”.
 
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Privatização da ANA

por Elias » 26/2/2010 0:55

Privatização da ANA vai demorar quase um ano

23 de Fevereiro de 2010
Agência Financeira

A Naer propôs ao Governo um processo de privatização da ANA-Aeroportos de Portugal que demorará entre 11 a 12 meses a estar concluído, disse esta terça-feira o presidente executivo da Naer, Carlos Madeira.

«Um processo de privatização demora 11 a 12 meses. O modelo que propusemos ao Governo tem uma fase de pré-qualificação e uma fase em que cada um dos privados faz o seu próprio projecto do novo aeroporto, com base no plano director de referência», explicou Carlos Madeira, durante a apresentação das principais conclusões do Estudo de Impacto Ambiental.

O presidente executivo da Naer, empresa responsável pelo projecto do novo aeroporto, acrescentou ainda que a avaliação da ANA está concluída, mas escusou-se a avançar o resultado.
 
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