Off-topic Quererá Socrates ser dimitido?
ursopolar11 Escreveu:Pois é, entes de 74 havia rumo, havia exportações, poupança financeira familiar.
Sim, sim, exportávamos principalmente o que vinha das colónias, não era?
ursopolar11 Escreveu:Nem somos bons na industria, nem nas pescas, nem agricultura, nem na tecnologia, nem no turismo...enfim...vamos andando...
Ora bem, deixa cá ver: diz-me lá que tecnologia tínhamos nós na década de 1970. E que turismo era esse em que éramos tão bons? E a agricultura, estarás a pensar nos pastores de cabras e ovelhas ou no pessoal que plantava as suas couvinhas à beira da estrada? Que agricultura era essa que dantes era boa e agora não é?
ursopolar11 Escreveu:Não temos ferrovia (mais ecologico e barato).
ter temos, mas o pessoal prefere andar no seu popó.
ursopolar11 Escreveu:Turismo...basta ver a politica de horários dos museus.
Deixa cá ver...
Primeiro, o que é que museus tem a ver com turismo? Que eu saiba os museus pertencem ao ministério da cultura. Turismo é outra coisa, mete viagens e hotelaria.
Segundo, desde que eu me lembro de pequeno, os museus abrem ao sábado e ao domingo e fecham á segunda-feira. Qual é exactamente a parte com que não concordas?
ursopolar11 Escreveu:E somos o país em que a sua população está mais esposta a uma pobreza imediata, pois com custo de vida versus o rendimento médio e mais baixo.
Esqeuces-te que esses números não contabilizam a economia paralela, que é fonte de sustento para muito boa gente.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: Off-topic Quererá Socrates ser dimitido?
ursopolar11 Escreveu:Quanto ao ensino não era só para alguns.Era para aqueles pais que viam na educação uma mais valia.
O ensino primário é gratuito (e obrigatório) desde 1930 pelo menos.
O problema é que muitos pais (não todos , claro) preferiam por os filhos a trabalhar.
Ou seja, estás a dar-me razão: éramos um país de analfabetos.
ursopolar11 Escreveu:E não me venham com a história da pobreza.
Mas quem é que falou de pobreza?

Tu é que falaste agora.
ursopolar11 Escreveu:O que falo é da falta de valores que a sociedade começa a ter.
Há pouco estavas a falar de desemprego, miséria e justiça. Agora mudaste completamente de agulha e falas nos valores. Podes concretizar?
ursopolar11 Escreveu:Quanto à justiça, hoje temos o inverso ou seja, quem rouba, devido à politica safa-se.
A tua frase sugere que são só os políticos que roubam. Mas isso não é verdade. Os políticos são o espelho da sociedade. Em Portugal há níveis de corrupção muito elevados. E quem alimenta a economia paralela também está a contribuir para isso.
ursopolar11 Escreveu:Antes havia justiça, tirando , claro os casos politicos.
Dizes isso baseado em...?
ursopolar11 Escreveu:Deixo de novo o repto, Estamos melhores agora (segurança, emprego, vida, futuro) ou no inicio da decada de 70 ?
Na década de 1970 havia muitas vezes fome e racionamento (ainda me lembro de só venderem um litro de leite a cada pessoa!).
Em termos de emprego, como referi havia muito mais pessoas empregadas no sector primário. Hoje em dia ninguém quer trabalhar no sector primário. Toda a gente quer o emprego nos serviços (terciário) ou, talvez, na indústria (secundário).
Agora diz-me tu porque é que estávamos melhor nessa altura.
[/quote]Elias Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Afinal a liberdade foi para isto ?
Para o pessoal mais jovem não ter emprego ?
Dantes o pessoal (novo ou velho) tinha todo trabalho. Principalmente na agricultura, a cavar batatas ou a tomar conta das ovelhas (em 1940 o sector primário ocupava metade da população portuguesa!). Essas funções no sector primário ainda existem, mas quase ninguém as quer desempenhar.ursopolar11 Escreveu:Para o ensino estar como está ?
Para o professor não ter autoridade ?
Dantes nem havia ensino a não ser para alguns. Éramos um país de analfabetos.ursopolar11 Escreveu:Para a justiça não funcionar ?
E dantes funcionava?
Tinhas presos políticos e muitas vezes nem julgamentos havia.ursopolar11 Escreveu:Para haver salários miseráveis ?
Diz-me uma altura da nossa história em que os salários em Portugal fossem bons.ursopolar11 Escreveu:Para haver miséria ?
Diz-me uma altura da nossa história em que não tenha havido miséria.
Querem bomba ? cá vai:
França: APoao de morte a sua agricultura e industria automóvel: Lobby fortissimo
Alemanha:Sector industrial em especial o automóvel
Inglaterra: Sector financeiro
Itália (norte):Industra automóvel
Espanha: Agricultura e pescas
Portugal: ????!!!
Pois é, entes de 74 havia rumo, havia exportações, poupança financeira familiar.
Hoje não temos estratégia nacional.ESSE é o grande dilema, não existe um rumo certo e concreto.Nem somos bons na industria, nem nas pescas, nem agricultura, nem na tecnologia, nem no turismo...enfim...vamos andando...
Não temos ferrovia (mais ecologico e barato).
A marinha mercante desapareceu.
Pescas é o que se vê.
Turismo...basta ver a politica de horários dos museus.
E somos o país em que a sua população está mais esposta a uma pobreza imediata, pois com custo de vida versus o rendimento médio e mais baixo.
Estamos melhor ?
França: APoao de morte a sua agricultura e industria automóvel: Lobby fortissimo
Alemanha:Sector industrial em especial o automóvel
Inglaterra: Sector financeiro
Itália (norte):Industra automóvel
Espanha: Agricultura e pescas
Portugal: ????!!!
Pois é, entes de 74 havia rumo, havia exportações, poupança financeira familiar.
Hoje não temos estratégia nacional.ESSE é o grande dilema, não existe um rumo certo e concreto.Nem somos bons na industria, nem nas pescas, nem agricultura, nem na tecnologia, nem no turismo...enfim...vamos andando...
Não temos ferrovia (mais ecologico e barato).
A marinha mercante desapareceu.
Pescas é o que se vê.
Turismo...basta ver a politica de horários dos museus.
E somos o país em que a sua população está mais esposta a uma pobreza imediata, pois com custo de vida versus o rendimento médio e mais baixo.
Estamos melhor ?
- Registado: 9/12/2009 13:04
ursopolar11 Escreveu:Um facto:
-Salazar morreu sem deixar fortuna a ninguém (não tinha).
Pontos negativos: Pide e algumas mortes estranhas (poucas).
Pontos fortes:Tirou Portugal da bancarrota e consegui que Portugal beneficia-se com a 2ª guerra (e evitou em terras lusas, grande feito
E:
- Ter feito deste país o mais pobre a atrasado da Europa ocidental
- Ter provocado a saída de milhões de emigrantes que por cá não tinham forma de viver
- Ter metido este país numa guerra colonial sem qualquer saída viável, exaurindo os recursos do país e destruindo uma geração inteira
Isso não conta? Ou será que não é verdade?
Ah, já agora, em bom português é "beneficiasse"que se escreve.
ursopolar11 Escreveu: E não me venham com a história da pobreza.
Não foi voce que veio com esta conversa no inicio?
ursopolar11 Escreveu: Deixo de novo o repto, Estamos melhores agora (segurança, emprego, vida, futuro) ou no inicio da decada de 70 ?
Na minha opinião, Sim estamos!
Cumprs
Caro ELias,
sugiro que veja um documentário feito por ALvaro BArreto (no Publico colecção em DVD).
Isto para não sitar livros de história.
Poderá observar que depois da adsão de Portugal à EFTA em 54 se não estou enganado, o nível de vida das pessoas melhorou MUITO, pois passaram a trabalhar na industria, no qual auferiam maiores rendimentos.
Quanto ao ensino não era só para alguns.Era para aqueles pais que viam na educação uma mais valia.
O problema é que muitos pais (não todos , claro) preferiam por os filhos a trabalhar.
E não me venham com a história da pobreza.
O que falo é da falta de valores que a sociedade começa a ter.
Quanto à justiça, hoje temos o inverso ou seja, quem rouba, devido à politica safa-se.
Antes havia justiça, tirando , claro os casos politicos.
Deixo de novo o repto, Estamos melhores agora (segurança, emprego, vida, futuro) ou no inicio da decada de 70 ?
sugiro que veja um documentário feito por ALvaro BArreto (no Publico colecção em DVD).
Isto para não sitar livros de história.
Poderá observar que depois da adsão de Portugal à EFTA em 54 se não estou enganado, o nível de vida das pessoas melhorou MUITO, pois passaram a trabalhar na industria, no qual auferiam maiores rendimentos.
Quanto ao ensino não era só para alguns.Era para aqueles pais que viam na educação uma mais valia.
E não me venham com a história da pobreza.
O que falo é da falta de valores que a sociedade começa a ter.
Quanto à justiça, hoje temos o inverso ou seja, quem rouba, devido à politica safa-se.
Antes havia justiça, tirando , claro os casos politicos.
Deixo de novo o repto, Estamos melhores agora (segurança, emprego, vida, futuro) ou no inicio da decada de 70 ?
Elias Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Afinal a liberdade foi para isto ?
Dantes o pessoal (novo ou velho) tinha todo trabalho. Principalmente na agricultura, a cavar batatas ou a tomar conta das ovelhas (em 1940 o sector primário ocupava metade da população portuguesa!). Essas funções no sector primário ainda existem, mas quase ninguém as quer desempenhar.ursopolar11 Escreveu:Para o ensino estar como está ?
Dantes nem havia ensino a não ser para alguns. Éramos um país de analfabetos.ursopolar11 Escreveu:Para a justiça não funcionar ?
E dantes funcionava?
Tinhas presos políticos e muitas vezes nem julgamentos havia.ursopolar11 Escreveu:Para haver salários miseráveis ?
Diz-me uma altura da nossa história em que os salários em Portugal fossem bons.ursopolar11 Escreveu:Para haver miséria ?
ursopolar11 Escreveu:Afinal a liberdade foi para isto ?
Dantes o pessoal (novo ou velho) tinha todo trabalho. Principalmente na agricultura, a cavar batatas ou a tomar conta das ovelhas (em 1940 o sector primário ocupava metade da população portuguesa!). Essas funções no sector primário ainda existem, mas quase ninguém as quer desempenhar.
ursopolar11 Escreveu:Para o ensino estar como está ?
Dantes nem havia ensino a não ser para alguns. Éramos um país de analfabetos.
ursopolar11 Escreveu:Para a justiça não funcionar ?
E dantes funcionava?
Tinhas presos políticos e muitas vezes nem julgamentos havia.
ursopolar11 Escreveu:Para haver salários miseráveis ?
Diz-me uma altura da nossa história em que os salários em Portugal fossem bons.
ursopolar11 Escreveu:Para haver miséria ?
Um facto:
Pontos fortes:Tirou Portugal da bancarrota e consegui que Portugal beneficia-se com a 2ª guerra (e evitou em terras lusas, grande feito)
-MArcelo Morreu exilado e sem deixar fortuna a ninguém.
Pontos negativos:não foi capaz de resolver a guerra colonial.
Pontos positivos:Foi mais liberal e permitiu mais liberdade.MEdidad economicas e grandes obras publicas.
-Franco morreu e deixou uma fortuna colossal.
Pontos negativos:Centenas de milhares de mortos e uma guerra civil terrível.
Pós 25 de Abril (intervenientes politicos).
Pontos positivos:Liberdade e maior distribuição de riqueza.
Pontos negativos: Destruição do tecido empresarial.
Falta de estratégia a longo prazo.
Muitos amigos e por isso pouca competênncia em cargos de exigência estratégica.
Politicos muito ricos (sem motivos aparentes) e envolvidos em esquemas de corrupção.
Permiscuidade entre mundo empresárial e o politico (como individuo e não em benificio de Portugal).
Ensino com objectivos meramentes estatisticos (sem qualidade nem interesse).
Justiça a não funcionar.
Muitos entraves às PME's.
COntas publicas desgovernadas.
Falta de esperança latente nos estudos e sondagens feitas (a maior prova é portugal ser o país com mais emigração da UE, do EUro)
Afinal a liberdade foi para isto ?
Para o ensino estar como está ?
Para a justiça não funcionar ?
Para haver salários miseráveis ?
Para haver miséria ?
Pontos fortes:Tirou Portugal da bancarrota e consegui que Portugal beneficia-se com a 2ª guerra (e evitou em terras lusas, grande feito)
-MArcelo Morreu exilado e sem deixar fortuna a ninguém.
Pontos negativos:não foi capaz de resolver a guerra colonial.
Pontos positivos:Foi mais liberal e permitiu mais liberdade.MEdidad economicas e grandes obras publicas.
-Franco morreu e deixou uma fortuna colossal.
Pontos negativos:Centenas de milhares de mortos e uma guerra civil terrível.
Pós 25 de Abril (intervenientes politicos).
Pontos positivos:Liberdade e maior distribuição de riqueza.
Pontos negativos: Destruição do tecido empresarial.
Falta de estratégia a longo prazo.
Muitos amigos e por isso pouca competênncia em cargos de exigência estratégica.
Politicos muito ricos (sem motivos aparentes) e envolvidos em esquemas de corrupção.
Permiscuidade entre mundo empresárial e o politico (como individuo e não em benificio de Portugal).
Ensino com objectivos meramentes estatisticos (sem qualidade nem interesse).
Justiça a não funcionar.
Muitos entraves às PME's.
COntas publicas desgovernadas.
Falta de esperança latente nos estudos e sondagens feitas (a maior prova é portugal ser o país com mais emigração da UE, do EUro)
Afinal a liberdade foi para isto ?
Para o ensino estar como está ?
Para a justiça não funcionar ?
Para haver salários miseráveis ?
Para haver miséria ?
Elias Escreveu:ursopolar11 Escreveu:A verdade é que não existem alternativas.
Podem não existir alternativas para pôr isto direito, mas há sempre quem queira tomar o poder.
JLMF Escreveu:continua a fazer reformas ao ritmo que fez nos promeiros 2 anos no anterior governo (ritmo mais alto desde o 25 de Abril) e que só foram travados porque quer queiram quer não Portugal não podia ficar imune a uma crise que não deixou de afectar um unico país no mundo.
AS mesmas reformas que nos afectaram com o objectivo de reduzir a despesa pública e aumentar receita mas que no fim acabaram por fazer aumentar a despesa pública e cada vez mais diminuem a receita com o "espantar" de investimentos para fora do país...
Se conseguimos aplaudir isto sem ver o óbvio, é sinal que merecemos tudo o que de mal nos tem acontecido.
- Registado: 10/10/2003 10:04
ursopolar11 Escreveu:A verdade é que não existem alternativas.
Tens razão. Eram SÓ 15 partidos...
ursopolar11 Escreveu:A verdade é que não existem alternativas.
Podem não existir alternativas para pôr isto direito, mas há sempre quem queira tomar o poder.
O PS claramente vai querer abandonar o barco.Assim parece, e isto porque sabem bem o atoleiro em que Portugal está.
Não digo que é culpa só do PS, os culpados são os partidos e nós todos, com a nossa cultura de falta de exigência governativa.
Basta ver o estado do PSD, com tantas pessoas com capacidades, e o estado em que aquilo está.
A verdade é que não existem alternativas.
Não digo que é culpa só do PS, os culpados são os partidos e nós todos, com a nossa cultura de falta de exigência governativa.
Basta ver o estado do PSD, com tantas pessoas com capacidades, e o estado em que aquilo está.
A verdade é que não existem alternativas.
JLMF Escreveu:Marco Martins Escreveu:Sei que este ponto não tem directamente a ver com a bolsa, mas certamente afectará a bolsa no caso de acontecer!
Porque é que abri este tópico?
Motivo:
- as consta públicas estão no buraco que todos sabemos
- o governo não tem maioria parlamentar e não sabe e nem quer saber governar assim
- cada vez mais têm surgido atritos entre PM e PR
- o PS não sabe o que quer.. ora quer que o PR intervenha, ora não quer... se está no governo tem de saber o que quer!!!
- o PM não foi à reunião habitual com o PR. Caprichos?? Dúvido!
- hoje vão sair notícias de que ontem elogiou aqueles que criticaram o PR (está a fazer o meu melhor, picando e injectando veneno devagarinho)
Vantagens para o PS:
- novas eleições agora, o que gerava ainda mais caos, mas capaz de disfarçar os erros do governo
- o PSD ganharia as eleições, mas ficava a braços com o pior da política... que é governar sem dinheiro.. o que levaria a tomar as medidas mais impopulares
- nas próximas eleições o PS, como um lobo em pele de cordeirinho, ganharia as eleições alegando que foi vítima e que o PSD fez o que eles seriam incapazes de um dia fazer.
Dúvida:
- não deveria haver um julgamento por gestão danosa do país? afinal de contas, se todos estamos sujeitos a isso, também os políticos deveriam estar!!!
Medo:
- que as pessoas tapem o sol com uma peneira
Falta aqui uma possibilidade: Novas eleições e o PS ganha com maioria absoluta novamente e continua a fazer reformas ao ritmo que fez nos promeiros 2 anos no anterior governo (ritmo mais alto desde o 25 de Abril) e que só foram travados porque quer queiram quer não Portugal não podia ficar imune a uma crise que não deixou de afectar um unico país no mundo.
Que outras alternativas crediveis existem em termos pessoais ou partidários?
A actual não não é válida concerteza, quando um partido ganha as eleições com um programa e os restantes se aplicam a não deixar governar no minimo é demosntração do respeito que esses partidos tem pelas eleições e seus resultados.
Não sou nem nunca fui PS, deixei foi de ser militante de outro partido cujo comportamento deixou de me merecer confiança.
Marco Martins Escreveu:Sei que este ponto não tem directamente a ver com a bolsa, mas certamente afectará a bolsa no caso de acontecer!
Motivo:
- o governo não tem maioria parlamentar e não sabe e nem quer saber governar assim
- o PS não sabe o que quer.. ora quer que o PR intervenha, ora não quer... se está no governo tem de saber o que quer!!!
- hoje vão sair notícias de que ontem elogiou aqueles que criticaram o PR (está a fazer o meu melhor, picando e injectando veneno devagarinho)
Vantagens para o PS:
- novas eleições agora, o que gerava ainda mais caos, mas capaz de disfarçar os erros do governo
- o PSD ganharia as eleições, mas ficava a braços com o pior da política... que é governar sem dinheiro.. o que levaria a tomar as medidas mais impopulares
- nas próximas eleições o PS, como um lobo em pele de cordeirinho, ganharia as eleições alegando que foi vítima e que o PSD fez o que eles seriam incapazes de um dia fazer.
Dúvida:
- não deveria haver um julgamento por gestão danosa do país? afinal de contas, se todos estamos sujeitos a isso, também os políticos deveriam estar!!!
Medo:
Falta aqui uma possibilidade: Novas eleições e o PS ganha com maioria absoluta novamente e continua a fazer reformas ao ritmo que fez nos promeiros 2 anos no anterior governo (ritmo mais alto desde o 25 de Abril) e que só foram travados porque quer queiram quer não Portugal não podia ficar imune a uma crise que não deixou de afectar um unico país no mundo.
Que outras alternativas crediveis existem em termos pessoais ou partidários?
A actual não não é válida concerteza, quando um partido ganha as eleições com um programa e os restantes se aplicam a não deixar governar no minimo é demosntração do respeito que esses partidos tem pelas eleições e seus resultados.
Não sou nem nunca fui PS, deixei foi de ser militante de outro partido cujo comportamento deixou de me merecer confiança.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Marco Martins Escreveu: - o PSD ganharia as eleições, mas ficava a braços com o pior da política... que é governar sem dinheiro.. o que levaria a tomar as medidas mais impopulares
Não te faz lembrar o governo do Guterres que se demitiu porque perdeu as eleições autárquicas? E o PSD também ganhou e também tomou medidas impopulares que ainda hoje perseguem a carreira da Manuela Ferreira Leite, por exemplo.
Off-topic Quererá Socrates ser dimitido?
Sei que este ponto não tem directamente a ver com a bolsa, mas certamente afectará a bolsa no caso de acontecer!
Motivo:
Vantagens para o PS:
Dúvida:
Medo:
Motivo:
Vantagens para o PS:
Dúvida:
Medo:
- Registado: 7/4/2007 17:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, marketisnotefficient, nbms2012, nickforum e 176 visitantes