Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vamos tentar prever a consolidação/correcção?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por Cem pt » 28/8/2009 15:04

- Amigo Trecas:

O A400 que indicas é a notação das unidades utilizadas nos dias de hoje. Nos anos 80 os principais aços eram o A24 e o A40. As unidades principais utilizadas na altura eram a tonelada força por cm2 e o quilograma força por cm2.

Abraço,
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 28/8/2009 15:10, num total de 2 vezes.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Zecatreca_1001 » 28/8/2009 15:04

zecatreca Escreveu:caro Cem
:mrgreen:
Desde ja obrigado pela pequena historia.
Tambem ja me ocorreu isso.
Hoje em dia ja vejo as coisas a olho, feling :P
Permita-me que lhe faça uma pequena correcçao: nao é aço A40 mas sim A400
Senao podes ter a certeza de que a ponte ja estava ca em baixo.
Cumprimentos
PS: estava pa meter 1066,66 mas axo que era algo exagerado

perdao
nao tinha lido PONTES!

Registado: 29/11/2007 10:54

por Zecatreca_1001 » 28/8/2009 14:58

caro Cem
Desde ja obrigado pela pequena historia.
Tambem ja me ocorreu isso.
Hoje em dia ja vejo as coisas a olho, feling :P
Permita-me que lhe faça uma pequena correcçao: nao é aço A40 mas sim A400
Senao podes ter a certeza de que a ponte ja estava ca em baixo.
Cumprimentos
PS: estava pa meter 1066,66 mas axo que era algo exagerado

por Razao_Pura » 28/8/2009 14:49

Para já, e ainda a procissão vai no adro, a abertura do S&P foi para cima, logo reacção ao tal suporte dos 1015 pontos.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Cem pt » 28/8/2009 14:34

- Amigos Arty, Creche e Patarocas:

Eheheh, pois é, foram tantas pontes em que já fui Director de Obra mais tarde que já mal me lembrava dessa em fui apenas Eng. Fiscal.

Como empreiteiro construtor estive a aqui a vasculhar no meu currículo e aqui em Portugal acho que fui o responsável máximo por 183 pontes, quase todas em vias rápidas e auto-estradas. Podem lá passar à vontade que estas não devem cair, espero, a menos que venha aí uma guerra nuclear ou um meteorito tipo "morte aos dinossauros" ou coisa parecida! :mrgreen:

Bons tempos, todas feitas nos anos 80 e 90, ao menos posso um dia morrer e ter a consciência que fui útil à nossa sociedade!

- Amigo Crispy:

Ainda não actualizei os valores dos equilíbrios de elasticidade, talvez o faça com uma periodicidade de 2 vezes por mês para ir monitorizando a situação.

De qualquer forma acho que não vale a pena levar muito a sério os valores certos à letra, aquilo era mais para procurar patamares aproximados de perda de força potencial do mercado em função de uma estabilização que acabará mais cedo ou mais tarde por acontecer...

Abraços e beijinhos,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Re: Re

por CrashXXI » 28/8/2009 13:27

Cem pt Escreveu: ..."Não é preciso, com essa aproximação ao grama não tenho dúvidas nenhumas que está aí um trabalho todo catita, só pode estar certo e já nem sequer vou pensar mais nela, avança tu e vai vendo se está tudo a correr bem"!

Foi a primeira obra em que me deram a responsabilidade para de princípio a fim verificar se estava tudo em ordem. :lol:

Por curiosidade final posso acrescentar que a tal ponte desta história ainda está de pé, ainda não caiu!

Cem

Vá-se lá saber se não é por esses 624 g?! 8-) :mrgreen:

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por Pata-Hari » 28/8/2009 13:26

(ninguém tem autorização para perguntar onde é e qual é a ponte!)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por creepy » 28/8/2009 13:03

Cem pt Escreveu:Gostei desta dos 1043,13 do Trecas, tem de ter um estudo muito profundo pelo meio! :lol:

Fez-me lembrar uma história da altura em que comecei a trabalhar que não resisto em contar.

Nessa altura eu era adjunto do Engenheiro Fiscal que controlava todas as pontes no troço da A1 entre Condeixa e Mealhada e uma das primeiras tarefas que me deram foi a de medir a quantidade total de aço do tipo A40 que determinada ponte sobre o Rio Mondego deveria levar antes de ser betonada.

Ao fim de dois dias de intenso trabalho de análise de todos os desenhos do projecto e com o auxílio de tabelas de amarrações e densidades, preenchidos os quadros totais de cada tipo de ferro que totalizaram um dossier todo bonito com mais de 30 páginas manuscritas e com letra bem feitinha, cheguei a um valor do género de 724.837,624 quilogramas.

O meu chefe mandou-me chamar e pediu os cálculos com o valor.

Apresentei-lhe todo orgulhoso para as mãos o meu dossier.

Ele perguntou-me primeiro: "Qual é o total de A40 a que chegaste?"

Resposta imediata da minha parte: " 724.837,624 Kilos".

Ao que ele retorquiu: "Ok, já não preciso de ver os teus cálculos, manda avançar a colocação pelo empreiteiro."

Ao que eu perguntei: "Ora essa, porquê? Não queres conferir aqui no dossier para ver se está tudo bem?"

"Não é preciso, com essa aproximação ao grama não tenho dúvidas nenhumas que está aí um trabalho todo catita, só pode estar certo e já nem sequer vou pensar mais nela, avança tu e vai vendo se está tudo a correr bem"!

Foi a primeira obra em que me deram a responsabilidade para de princípio a fim verificar se estava tudo em ordem. :lol:

Por curiosidade final posso acrescentar que a tal ponte desta história ainda está de pé, ainda não caiu!

Cem

Cem tas bom?

a tua elasticidade ainda te dá valores perto dos 1078 ou houve algum ajuste...?

o meu target 2 da 1070...

mas tenho dúvidas se lá chegará...

pode ser só falso break aos 996..

abraço

Registado: 7/6/2008 2:02

por artista_ » 28/8/2009 12:57

Cem pt Escreveu:Por curiosidade final posso acrescentar que a tal ponte desta história ainda está de pé, ainda não caiu!

Olá Cem, já agora diz lá que ponte é? Proponho desde já aqui que essa ponte se passe a chamar "ponte Cem"... aqui para o pessoal do Caldeirão claro!! :wink:

Abraço

artista

PS: Estive indeciso entre "Ponte Cem" e "Ponte 724.837,624 Kilos" :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por nunoand99 » 28/8/2009 12:53

Razão Pura Escreveu:Olá Cem,

A minha perspectiva, olhando para o gráfico rabiscado que postei, é a seguinte:
- no curto prazo, até aos 1015 pontos (valor aproximado porque não consigo ver bem neste gráfico mas é o limite inferior do actual canal ascendente de curto prazo) continua em bull em trend up

- abaixo desse ponto e até aos 975 serão o limite inferior de uma possível consolidação (entre os 970-1040)

- abaixos dos 975 será a quebra da tendência ascendente de médio prazo, suportes para esta piossibilidade só nos 960, 870, 800, e o abismo.... :lol:

R.P.

R.P.

Boas Razao Pura,

Ainda bem que cá vim, porque estava a começar um tópico novo, e depois lembrei-me de escrever antes aqui...

Estava a analisar o SPX, e chego exactamente às mesmas conclusões!

Acrescentaria somente que a quebra dos 1015 (em fecho, e não são exactamente 1015, mas também em caso de fecho em baixa o movimento concerteza não deixará dúvidas), desta vez (após desenho dos ultimos dias), facilmente proporcionará uma ida aos 950-975, que então sim, trará concerteza algum nervosismo aos mercados.

Eu não vou estar por cá nos próximos 15 dias (férias), mas sendo hoje Sexta (fim da semana, e fecho de vela no semanal), se existe uma quebra hoje do valor de referência de curto prazo (1015), as duas próximas semanas vão ser animadas...

Pata onde andas?
A probabilidade de correcção está maior que nos ultimos tempos...

Registado: 16/5/2005 21:38

por Nathan » 28/8/2009 12:52

farto_de_perder Escreveu:Na m opinião, a correcção vai começar quando as coisas começarem a descer..

Post do ano ! :lol:

Registado: 7/5/2009 9:33

Re

por Cem pt » 28/8/2009 12:48

Gostei desta dos 1043,13 do Trecas, tem de ter um estudo muito profundo pelo meio! :lol:

Fez-me lembrar uma história da altura em que comecei a trabalhar que não resisto em contar.

Nessa altura eu era adjunto do Engenheiro Fiscal que controlava todas as pontes no troço da A1 entre Condeixa e Mealhada e uma das primeiras tarefas que me deram foi a de medir a quantidade total de aço do tipo A40 que determinada ponte sobre o Rio Mondego deveria levar antes de ser betonada.

Ao fim de dois dias de intenso trabalho de análise de todos os desenhos do projecto e com o auxílio de tabelas de amarrações e densidades, preenchidos os quadros totais de cada tipo de ferro que totalizaram um dossier todo bonito com mais de 30 páginas manuscritas e com letra bem feitinha, cheguei a um valor do género de 724.837,624 quilogramas.

O meu chefe mandou-me chamar e pediu os cálculos com o valor.

Apresentei-lhe todo orgulhoso para as mãos o meu dossier.

Ele perguntou-me primeiro: "Qual é o total de A40 a que chegaste?"

Resposta imediata da minha parte: " 724.837,624 Kilos".

Ao que ele retorquiu: "Ok, já não preciso de ver os teus cálculos, manda avançar a colocação pelo empreiteiro."

Ao que eu perguntei: "Ora essa, porquê? Não queres conferir aqui no dossier para ver se está tudo bem?"

"Não é preciso, com essa aproximação ao grama não tenho dúvidas nenhumas que está aí um trabalho todo catita, só pode estar certo e já nem sequer vou pensar mais nela, avança tu e vai vendo se está tudo a correr bem"!

Cem

por Razao_Pura » 28/8/2009 12:37

Olá Cem,

A minha perspectiva, olhando para o gráfico rabiscado que postei, é a seguinte:
- no curto prazo, até aos 1015 pontos (valor aproximado porque não consigo ver bem neste gráfico mas é o limite inferior do actual canal ascendente de curto prazo) continua em bull em trend up

- abaixo desse ponto e até aos 975 serão o limite inferior de uma possível consolidação (entre os 970-1040)

- abaixos dos 975 será a quebra da tendência ascendente de médio prazo, suportes para esta piossibilidade só nos 960, 870, 800, e o abismo.... :lol:

R.P.

R.P.
Trade the trend.

por Zecatreca_1001 » 28/8/2009 12:26

Bom dia a todos.
Ja que é para adivinhar:
A minha bola de cristal diz-me que:
Vende aos 1043,13 e compra nos 880.
Boa sorte pa todos

por bolo » 27/8/2009 23:04

Boa Noite,

alguém tem os valores ou ideia da variação dos volumes médios mensais de transacções em relação a períodos homólogos de 2006, p.e.?

qual é a quebra média registada actualmente?
obrigado.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Re

por Cem pt » 27/8/2009 18:48

Amiga Surfista:

De facto os 975 podem ser um suporte relativamente seguro nesta fase para o S&P 500.

Por curiosidade deixo também ficar um gráfico do S&P com um dos sistemas que já aqui divulguei no Caldeirão (SRCI), em que chego a uma conclusão parecida.

Esse suporte coincide sensivelmente com o stop de venda presentemente a bater na zona dos 970,5 (actual linha azul escura) para as actuais posições em que o sistema actualmente se encontra comprado.

Nas actuais condições de mercado duvido que a curto prazo o S&P possa ir visitar os suportes dos 970 / 975, mas se lá for pode mudar o sentimento emocional bull que actualmente vigora no mercado.

Beijinhos e boas negociatas.
Cem
Anexos
S&P 500 SRCI 20090827.png
S&P 500 SRCI: Onde se detecta que o actual suporte / zona de vendas se encontra comodamente afastado da cotação actual.
S&P 500 SRCI 20090827.png (16 KiB) Visualizado 5392 vezes

S&P

por Razao_Pura » 27/8/2009 16:29

Estive a fazer um exercício no gráfico bull do S&P :lol: ou seja com um time frame de Março até agora.
Das duas uma, ou estamos no midpoint do canal ascendente de c.p. e a corrigir pouco acima dos 1000 pontos, ou, se vier abaixo dos 1000 pts nas próximas sessões, pode estar a iniciar outro movimento de consolidação de c.p. e terá suporte a cerca dos 975 pontos.
Talvez como fecho de amanhã se consiga ver melhor.
Aqui vai o boneco:
Anexos
s&p500_27_08_09.png
s&p500_27_08_09.png (49.19 KiB) Visualizado 5496 vezes
Trade the trend.

por MarcoAntonio » 24/8/2009 20:08

Eu não disse que era utilizado apenas por parte dos Bears.

Antes que era um argumento recorrente do lado dos Bears e que haver excesso de bulls é algo que eles acham sempre, em todas as subidas incluindo as subidas de início de Bull Market.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por assunoadr » 24/8/2009 19:55

creepy Escreveu:ASS

já deves conhecer mas se gostares de um blog porreiro para estudares indicadores... o analista é super isento..

aqui vai...

http://cobrasmarketview.blogspot.com/

http://stockcharts.com/def/servlet/Favo ... 9&cmd=show[s124013638]&disp=O

e outro..

http://stockcharts.com/def/servlet/Favo ... 1&cmd=show[s172750853]&disp=O

abraço

Obrigado creepy

Vou ver!

Abraço

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por assunoadr » 24/8/2009 19:53

MarcoAntonio Escreveu:
assunoadr Escreveu:O indicador AAII é formado por inquérito, sendo que reflecte a relação entre bears e bulls que não estão posicionados no mercado.

Para isso, existem outros indicadores que também devem ser levados em linha de conta. Em minha opinião, não devemos ignorar o AAII, mas também não o devemos considerar de forma isolada.

Eu ainda há dias fiz um "round-up" aos diversos indicadores de mercado e como eu os leio e o peso que lhes dou. O investors intelligence é para mim dos mais falíveis de todos e segue um método que me inspira pouca confiança, tendo a ignora-lo. Do género, o AAII é o que me merece mais credibilidade e penso ser um bom proxy do sentimento dos investidores.

Depois, há os indicadores que se baseiam em posições tomadas, há uma série deles, incluindo o Put/Call Ratio. Destes, o mais importante para mim é o Put/Call Open Interest Ratio. Este tem andado pelos 1.6... e tem caído nas sessões tipo a de hoje, mostrando que estes impulsos se devem a short covering.

São os ainda muitos Bears que têm sido apanhados em contra-pé e obrigados a fechar posições.

Ainda na passada sexta-feira o valor do open interest estava nos 1.64 e hoje teve uma queda para 1.5...

Olhar para o número de Bulls e tentar encontrar "excesso de optimismo" já é uma prática recorrente do lado dos Bears e já vem acontecendo, ao longo desta subida, há várias semanas. Não é agora que se está a apontar que "há muitos Bulls". E não me canso de repetir que este "filme" já é repetido...

Os números estão muito longe de apontar que há excesso de Bulls. Por outro lado, há bastantes números a mostrar que (embora não estejam em excesso) há ainda muito sentimento Bear por aí. Mais do que é normal (em termos históricos).

Note-se que eu não estou de forma nenhuma a dizer que há excesso de Bears. O contrário é que tem acontecido, tem-se procurado dizer que há muitos Bulls, não é verdade. O máximo que se pode dizer é que para um Bear Market (coisa que é pouco certa de que nos encontremos num) há um certo optimismo exagerado. Claro que se "tirarmos o tapete" e dissermos que talvez não estejamos em Bear Market, então o nível de optimismo a que temos vindo a assistir é normalíssimo, típico de início de subidas e se estas continuarem, ainda vamos ver mais optimismo!

Se isso vai acontecer ou não, não sei (pessoalmente estou bullish por enquanto, à espera de reais sinais bearish). Mas o mercado logo dirá, ele decide. O que digo é que é um momento errado para tentar aplicar a teoria do contrário e alegar que há Bulls a mais...

(nota: para os que estiverem bastante bears, por certo que há Bulls a mais... mas isso é que o acham os bears sempre, em todas as subidas)

Não concordo que seja um argumento utilizado apenas por parte dos bears porque também o é por parte dos bulls, mesmo quando optimismo é exagerado para um bear market. Não significa isso que, quem está bull não esteja correcto, bastando para isso que se confirme que estamos efectivamente em bull market.

Acredito que a tua apreciação à qualidade dos indicadores possa estar correcta porque sinceramente eu não sei. Vou precisar de mais tempo para poder analisar.

AA

por creepy » 24/8/2009 19:33

ASS

já deves conhecer mas se gostares de um blog porreiro para estudares indicadores... o analista é super isento..

aqui vai...

http://cobrasmarketview.blogspot.com/

http://stockcharts.com/def/servlet/Favo ... 9&cmd=show[s124013638]&disp=O

e outro..

http://stockcharts.com/def/servlet/Favo ... 1&cmd=show[s172750853]&disp=O

abraço

Registado: 7/6/2008 2:02

por MarcoAntonio » 24/8/2009 19:30

assunoadr Escreveu:O indicador AAII é formado por inquérito, sendo que reflecte a relação entre bears e bulls que não estão posicionados no mercado.

Para isso, existem outros indicadores que também devem ser levados em linha de conta. Em minha opinião, não devemos ignorar o AAII, mas também não o devemos considerar de forma isolada.

Eu ainda há dias fiz um "round-up" aos diversos indicadores de mercado e como eu os leio e o peso que lhes dou. O investors intelligence é para mim dos mais falíveis de todos e segue um método que me inspira pouca confiança, tendo a ignora-lo. Do género, o AAII é o que me merece mais credibilidade e penso ser um bom proxy do sentimento dos investidores.

Depois, há os indicadores que se baseiam em posições tomadas, há uma série deles, incluindo o Put/Call Ratio. Destes, o mais importante para mim é o Put/Call Open Interest Ratio. Este tem andado pelos 1.6... e tem caído nas sessões tipo a de hoje, mostrando que estes impulsos se devem a short covering.

São os ainda muitos Bears que têm sido apanhados em contra-pé e obrigados a fechar posições.

Ainda na passada sexta-feira o valor do open interest estava nos 1.64 e hoje teve uma queda para 1.5...

Olhar para o número de Bulls e tentar encontrar "excesso de optimismo" já é uma prática recorrente do lado dos Bears e já vem acontecendo, ao longo desta subida, há várias semanas. Não é agora que se está a apontar que "há muitos Bulls". E não me canso de repetir que este "filme" já é repetido...

Os números estão muito longe de apontar que há excesso de Bulls. Por outro lado, há bastantes números a mostrar que (embora não estejam em excesso) há ainda muito sentimento Bear por aí. Mais do que é normal (em termos históricos).

Note-se que eu não estou de forma nenhuma a dizer que há excesso de Bears. O contrário é que tem acontecido, tem-se procurado dizer que há muitos Bulls, não é verdade. O máximo que se pode dizer é que para um Bear Market (coisa que é pouco certa de que nos encontremos num) há um certo optimismo exagerado. Claro que se "tirarmos o tapete" e dissermos que talvez não estejamos em Bear Market, então o nível de optimismo a que temos vindo a assistir é normalíssimo, típico de início de subidas e se estas continuarem, ainda vamos ver mais optimismo!

Se isso vai acontecer ou não, não sei (pessoalmente estou bullish por enquanto, à espera de reais sinais bearish). Mas o mercado logo dirá, ele decide. O que digo é que é um momento errado para tentar aplicar a teoria do contrário e alegar que há Bulls a mais...

(nota: para os que estiverem bastante bears, por certo que há Bulls a mais... mas isso é que o acham os bears sempre, em todas as subidas)
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/8/2009 19:34, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por assunoadr » 24/8/2009 19:13

MarcoAntonio Escreveu:
Já o sentimento Bearish, apesar das fortes subidas, está ainda acima da média. Ainda existe um "temor" Bearish bastante pronunciado.

O indicador AAII é formado por inquérito, sendo que reflecte a relação entre bears e bulls que não estão necessáriamente posicionados no mercado.

Anexos
4.png
4.png (97.42 KiB) Visualizado 5897 vezes
1.jpg
1.jpg (80.67 KiB) Visualizado 5892 vezes
2.jpg
2.jpg (47.46 KiB) Visualizado 5905 vezes
3.jpg
3.jpg (47.74 KiB) Visualizado 5897 vezes

por pedrom » 24/8/2009 18:38

Pata-Hari Escreveu:nuno, sem dúvida :mrgreen:. O que me parece é que na generalidade dos investidores quem saíu do mercado ainda não ganhou coragem para reentrar

Eu sou deles, até há pouco tempo por falta de "coragem", agora por falta de €€€ devido a outros investimentos!!!! :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por um peao » 24/8/2009 18:37

Eu chamar-lhe-ia a eterna luta compradores/vendedores.

Registado: 2/4/2009 22:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 123 visitantes