Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nem mínimos nem máximos a caminho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MERCW125 » 17/11/2009 13:12

Não acredito, penso que hoje é que vamos ver a procissão sair da Igreja, ainda haverá espaço pensou eu, para irmos até aos 1200, 1190, sei que é uma grande subida mas podemos la chegar até ao fim de novembro. :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 14/3/2009 21:36

Re: Re

por Semitela » 17/11/2009 12:57

Cem pt Escreveu:Thanks mais uma vez pelos vossos comentários simpáticos.

-----xxxxx-----

Voltando à vaca fria da teoria do Equilíbrio Elástico das Volatilidades verifica-se nesta altura, em que nos encontramos muito próximos dos valores críticos de viragem, uma situação deveras curiosa:

- A teoria calculava no seu ponto central de estimativa um possível máximo do S&P 500 aos 1116 pontos neste ano de 2009.

- Nesta altura o máximo anual do S&P 500 está situado nos 1114 pontos, valor ontem efectuado.

- Embora o valor crítico dos 27,4 pontos do indicador "VCB" não tenha ainda sido atingido, o que pode pressupor que o mercado ainda possui alguma força residual para subir um pouco mais além do intervalo dos 1104 aos 1129 anteriormente calculados, na sessão de ontem verificou-se pela primeira vez uma divergência que nunca anteriormente fora observada com este indicador de volatilidade.

- Esta divergência teve a ver com o estabelecimento de um novo máximo no S&P 500, seja no valor de fecho seja no de máximo do ano, e em contrapartida a volatilidade não registou novo pico pela primeira vez, sinal que pode bem significar a exaustão do actual "bear market rally", ou seja, as subidas do S&P 500 podem estar a dar as últimas badaladas neste ano de 2009.

- Obviamente que os mercados são sempre ferteis em surpresas e adoram contrariar-nos, nunca há certezas de nada, contudo não posso deixar de assinalar este forte sinal de esgotamento da força potencial da volatilidade que aparentemente está a dar os últimos suspiros...

Cem

Excelente como sempre Cem :)

Cumprimentos

Registado: 19/10/2006 9:36

Re

por Cem pt » 17/11/2009 11:59

Thanks mais uma vez pelos vossos comentários simpáticos.

-----xxxxx-----

Voltando à vaca fria da teoria do Equilíbrio Elástico das Volatilidades verifica-se nesta altura, em que nos encontramos muito próximos dos valores críticos de viragem, uma situação deveras curiosa:

- A teoria calculava no seu ponto central de estimativa um possível máximo do S&P 500 aos 1116 pontos neste ano de 2009.

- Nesta altura o máximo anual do S&P 500 está situado nos 1114 pontos, valor ontem efectuado.

- Embora o valor crítico dos 27,4 pontos do indicador "VCB" não tenha ainda sido atingido, o que pode pressupor que o mercado ainda possui alguma força residual para subir um pouco mais além do intervalo dos 1104 aos 1129 anteriormente calculados, na sessão de ontem verificou-se pela primeira vez uma divergência que nunca anteriormente fora observada com este indicador de volatilidade.

- Esta divergência teve a ver com o estabelecimento de um novo máximo no S&P 500, seja no valor de fecho seja no de máximo do ano, e em contrapartida a volatilidade não registou novo pico pela primeira vez, sinal que pode bem significar a exaustão do actual "bear market rally", ou seja, as subidas do S&P 500 podem estar a dar as últimas badaladas neste ano de 2009.

- Obviamente que os mercados são sempre ferteis em surpresas e adoram contrariar-nos, nunca há certezas de nada, contudo não posso deixar de assinalar este forte sinal de esgotamento da força potencial da volatilidade que aparentemente está a dar os últimos suspiros...

Cem
Anexos
S&P 500 Lateral 20091117.png
S&P 500 Diário: As últimas badaladas do "bear market rally"?
S&P 500 Lateral 20091117.png (40.63 KiB) Visualizado 6132 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por whitebala » 6/11/2009 17:30

Boas

Obrigado pelos (poucos) comentários e análises.

Eu partilho da mesma opinião mas reconheço que estou um pouco influenciado pela mesma.

Um bocadinho mais de partilha e poderiamos com a riqueza criada pelos traders reduzir o deficit :twisted: e porque não entrar em superavit na Economia Portuguesa.

Um pouquinho mais de patriotismos p.f. :wink:

Abraço

Registado: 29/11/2007 14:26

por Susana Amado_ » 6/11/2009 16:32

Neckline Escreveu:

Boas Cem,

Publica um livro nós não somos eternos neste mundo, infelizmente.
Se for preciso eu ajudo teclar umas páginas e faço publicidade por esse muito fora. :mrgreen: :mrgreen:
Teria muito orgulho um dia em dar de presente há minha filha um livro escrito por ti.
Forte abraço
Carlos Júlio "Rounders"

:) :) :) :)

Eu também ia adorar ler um livro escrito pelo Cem, compro e vou de imediato pedir o autógrafo :)

Beijinhos e bom fim de semana \:D/ ,
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

Re

por Cem pt » 6/11/2009 13:22

Muito obrigado a todos pelas simpáticas palavras mas, por favor, não pintem o cenário demasiado cor de rosa porque não fiz mais do que transmitir uma convicção pessoal que tanto poderia acertar perto do alvo como ficar longe e o mundo continuava na mesma!

Aliás com esta recente recuperação dos mercados a validade da previsão poderá ser de novo colocada em causa e à prova, caso o S&P suba estabeleça novo máximo acima dos 1.129 pontos.

O método do equilíbrio elástico das volatilidades é apenas uma pequena curiosidade pontual. Pode dar alguma ajuda futura em cenários semelhantes para avaliar a extensão dos bear market rallies mas não se pode ainda afiançar que possa dar consistentemente targets sempre próximos dos pontos de viragem.

Só com mais alguns exemplos futuros se poderá confirmar a validade do método e verificar se poderá ser considerado realmente como ferramenta válida e útil à AT, para já acho que poderá trazer algum potencial de ajuda e foi isso que pretendi partilhar com todos.

Abraços e beijinhos e parem lá com os elogios que qualquer dia expludo por não poder corar mais!

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Neckline » 6/11/2009 12:53

Cem pt Escreveu:Caro Amigo de Todos (AMTS):

É claro que assumo o que escrevi.

Infelizmente não acertei com o valor central do target dos 1.116 como valor máximo do S&P este ano, fiquei a cerca de 1,5% de distância, embora só quase um milagre permitisse que acertasse na "mouche".

Embora nos mercados não haja certezas inclino-me para acreditar no cenário em que os 1.101 pontos terão sido provavelmente o máximo deste ano que o S&P alcançará, mas para isso teremos de deixar passar este mês de Novembro, que ainda é crítico, para ter mais certezas.

Quanto ao intervalo amplo previsto dos 1.060 aos 1.129, retirado do cálculo do equilíbrio elástico das volatilidades, parece que nesta altura será quase impossível que o S&P venha a atingir um máximo fora desse intervalo, ou seja, que estabeleça nova marca acima dos 1.129 pontos.

Quanto às datas de ocorrência do máximo deste ano creio igualmente, na base do intervalo amplo previsto de 22 de Setembro a 18 de Novembro, que o máximo tenha sido alcançado nesta 2ª quinzena de Outubro.

Neste caso pode-se dizer que a previsão ampla foi relativamente certinha ou próxima da média, mas também não é de admirar porque o intervalo temporal foi bastante alargado.

Qunto a cenários daqui para a frente:

- Surpreendente para mim seria se o S&P vier a efectuar este ano novo máximo acima dos 1.129 pontos, vejo este cenário como bastante improvável.

- Não posso contudo deixar de considerar com ainda algo provável um cenário de lateralização até ao final do ano em que o S&P possa vir a atingir um valor máximo um pouco acima dos 1.101 actuais, mas mesmo assim sem ultrapassar os citados 1.129 pontos.

- Outra possibilidade a considerar será o S&P continuar a descambar nas próximas 2 semanas e se nesse caso vier abaixo da barreira psicológica dos 1.000 pontos então pode-se dar como facto consumado o estabelecimento do máximo anual nos 1.101 pontos feitos em Outubro.

Abraço e bons negócios.
Cem

Boas Cem,

Não tenho tido muito tempo para postar, mas já era tempo de deixar uma palavra de agradecimento pela horas e conhecimentos aqui transmitido de forma elevado e sempre a grande nível. :)
Já te o disse e volto a reafirmar.És seguramente um dos melhores analistas técnicos e um dos melhores programadores a nível mundial. Não é preciso muito tempo para ver que tu não enganas. Publica um livro nós não somos eternos neste mundo, infelizmente.
Se for preciso eu ajudo teclar umas páginas e faço publicidade por esse muito fora. :mrgreen: :mrgreen:
Teria muito orgulho um dia em dar de presente há minha filha um livro escrito por ti.
Simplesmente brilhante para não variar a tua visão das coisas independentemente do que venha a aconteceu.
Os meus parabéns e continua com o excelente trabalho que tens vindo a dar conhecimento ao longo dos últimos anos pelos foruns. :P
P.S Um bom natal e um grande 2010 para ti e para todos os teus.
Forte abraço
Carlos Júlio "Rounders"
Editado pela última vez por Neckline em 6/11/2009 15:11, num total de 1 vez.

Registado: 1/6/2009 22:14

por AMTS » 5/11/2009 0:54

Caro Cem,
Antes de mais quero agradecer-lhe a resposta e felicitá-lo porque de facto a sua análise foi muita certeira (o que não me espanta).
Relativamente ao meu nick(AMTS), de facto não foi a escolha mais feliz mas é mais… A..fonso M..anuel …….etc, etc. Amigos, não são muitos mas são bons!
Gostaria também de lhe dizer que tenho pena que não participe mais no fórum porque as suas análises são das mais esclarecedoras que aqui se podem encontrar (sem desprimor para outros forenses). Por outro lado não percebo porque não é este tópico mais participado! De facto, parece-me que tal como diz o título “Nem mínimos nem máximos a caminho”, o caminho dos próximos meses (largos) será em grande medida a lateralização que se deverá ter iniciado já em Outubro!
Com pena minha, porque tendo iniciado as lides na bolsa há muito pouco tempo, prefiro tendências mais claras porque se torna mais fácil decidir os trades. Por outro lado será um desafio interessante.
Por agora estou curto mas atento!

Infelizmente não acertei com o valor central do target dos 1.116 como valor máximo do S&P este ano, fiquei a cerca de 1,5% de distância, embora só quase um milagre permitisse que acertasse na "mouche".

Embora nos mercados não haja certezas inclino-me para acreditar no cenário em que os 1.101 pontos terão sido provavelmente o máximo deste ano que o S&P alcançará, mas para isso teremos de deixar passar este mês de Novembro, que ainda é crítico, para ter mais certezas.

Quanto ao intervalo amplo previsto dos 1.060 aos 1.129, retirado do cálculo do equilíbrio elástico das volatilidades, parece que nesta altura será quase impossível que o S&P venha a atingir um máximo fora desse intervalo, ou seja, que estabeleça nova marca acima dos 1.129 pontos.

Quanto às datas de ocorrência do máximo deste ano creio igualmente, na base do intervalo amplo previsto de 22 de Setembro a 18 de Novembro, que o máximo tenha sido alcançado nesta 2ª quinzena de Outubro.

Neste caso pode-se dizer que a previsão ampla foi relativamente certinha ou próxima da média, mas também não é de admirar porque o intervalo temporal foi bastante alargado.

- Surpreendente para mim seria se o S&P vier a efectuar este ano novo máximo acima dos 1.129 pontos, vejo este cenário como bastante improvável.

- Não posso contudo deixar de considerar com ainda algo provável um cenário de lateralização até ao final do ano em que o S&P possa vir a atingir um valor máximo um pouco acima dos 1.101 actuais, mas mesmo assim sem ultrapassar os citados 1.129 pontos.

- Outra possibilidade a considerar será o S&P continuar a descambar nas próximas 2 semanas e se nesse caso vier abaixo da barreira psicológica dos 1.000 pontos então pode-se dar como facto consumado o estabelecimento do máximo anual nos 1.101 pontos feitos em Outubro.

Abraço e bons negócios.
Cem
Cumprimentos
amts

Registado: 7/5/2009 23:41

por Razao_Pura » 4/11/2009 16:52

Cem,

Se o teu sistema acertou e o cenário se confimar conta comigo para entrar para a sociedade que vamos registar para explorar comercialmente o filão, perdão, o software do "cálculo do equilíbrio elástico das volatilidades".

Até já tenho nome para ele (acho que o Bill Gates, que é o teu sócio sombra, que eu sei, e agora vai passar a ser meu tembém hihihi) chamar-se-á RubberVol.2009 (lê-se "rabarból") (volatilidade elástica - hã, hã, hã....) o que é que achas? há coisas fantásticas não há??????
:lol:

Beijocas

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por creepy » 4/11/2009 13:17

É claro que assumo que o que escrevi.

Embora nos mercados não haja certezas inclino-me para acreditar no cenário em que os 1.101 pontos terão sido provavelmente o máximo deste ano que o S&P alacançará, mas para isso teremos de deixar passar este mês de Novembro, que ainda é crítico, para ter mais certezas.

- Outra possibilidade a considerar será o S&P continuar a descambar nas próximas 2 semanas e se nesse caso vier abaixo da barreira psicológica dos 1.000 pontos então pode-se dar como facto certo o estabelecimento do máximo anual nos 1.101 pontos feitos em Outubro.

Abraço e bons negócios.
Cem

faço das minhas palavras as tuas...

tenho muit dificuldade em exprimir-me por escrito.... acho que vou começar a mandar-te umas mensagem privadas para começares a colocar por mim uns posts...!!!!!!

abraço andas fixe cem?

Registado: 7/6/2008 2:02

Re

por Cem pt » 4/11/2009 12:03

Caro Amigo de Todos (AMTS):

Abraço e bons negócios.
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 4/11/2009 17:50, num total de 1 vez.

por AMTS » 3/11/2009 21:23

Cem,

Achei interessantíssima a análise que publicou em 14/10. Como iniciamos há pouco o intervalo que descreveu onde se deverá dar a inversão do S&P, gostaria de saber se mantém tudo o que escreveu aqui na altura, ou se por exemplo considera possível entrarmos em lateralização e isto não passar de mais uma correcção tendo em conta a melhoria geral da economia e as prespectivas do próximo ano.

Agradeço desde já a sua resposta!

Cem pt Escreveu:Mais de 3 semanas depois da última actualização achei que, depois de mais um máximo efectuado no mercado pelo S&P 500, esta seria a altura ideal para actualizar ou afinar os valores da previsão do possível topo do mercado neste ano de 2009.

Baseado exclusivamente na teoria proposta do equilíbrio elástico das volatilidades, o mercado caminha inexoravelmente para o target crítico em que a volatilidade VCB deverá rondar os 27,4 pontos na previsível zona de viragem ou grande resistência.

Nesta altura a VCB marca 31,6 pontos e o "range" perigoso será estabelecido, conforme o gráfico abaixo, pela regra de 3 simples que se tem estado a utilizar, quando o S&P se encontrar algures no intervalo dos 1104 aos 1129 pontos, previsivelmente no período compreendido entre 26 de Outubro a 18 de Novembro...

Bons negócios e muita cautela!
Cem
Cumprimentos
amts

Registado: 7/5/2009 23:41

por EuroVerde » 19/10/2009 20:15

Cem pt Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Esta fórmula é apenas válida para detectar a zona de elasticidade de equilibrio (resistencia) para momentos de rally, tendo de antemão um valor para o máximo (que já foi feito) e para o minimio (que também já foi feito).

No caso do mercado estar num periodo de expansão economica com os activos a baterem novos máximos, a fórmula já não se aplica porque não temos de antemão um valor para o máximo a não ser o actual?

Sendo assim, existe alguma fórmula para o caso de querermos saber zonas de suporte futuras? com relação pontos volatidade vindo o mercado do topo?

Caro Ambientalista:

Vamos com calma, este estudo de facto só incide no cenário que primeiro retrataste e à partida até poderá falhar (nada é infalível nos mercados), embora os estudos de cenários anteriores apontem para resistências fortes à volta dos valores centrais que apontei.

Em relação a outros cenários, como o que referiste em fases de expansão económica, confirmo que esta teoria do equilíbrio elástico das volatilidades não se aplica.

Nem sequer esbocei a procura de outras relações deste indicador VCB noutro tipo de simulações mas admito que é possível encontrar alguns padrões que possam ser interessantes, é tudo uma questão de pesquisa...e tempo disponível.

Bons negócios.
Cem

Cem,
agradecido dos esclarecimentos

Para mim próprio, em vez do VCB coloco o VIX e dá-me qualquer coisa como 1131

Registado: 29/11/2007 11:19

por bestbland » 15/10/2009 16:49

Este movimento que encontamos ainda não está defenido como tal poderemos estar a fazer um max.p/2 ou max.s/2
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bestbland » 15/10/2009 16:47

talvez com este grafico consiga explicar o que ando a estudar, é logico que falta o periodo 2003-2007
Anexos
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (152.07 KiB) Visualizado 5417 vezes

Re: ei best

por bestbland » 15/10/2009 16:42

phedon Escreveu:Diz-me uma coisa.
Consideras nos teus gráficos acima um ponto de viragem.
O ponto de viragem pode ser positivo, e levar a uma onda de confiança e consequente compra.
Ou tem forçosamente de ser um ponto de viragem negativo. Do teu gráfico, eu entendi-o como sendo negativo. E aí poderemos cair gradualmente ou a pique.
Se for a cair. Qual achas que possa ser a variação em %.

Nota: como vens tanto aqui ao caldeirão, e tens tantos posts, e não estás no mercado por opção?

Abraços

oi, ponto de viragem com uma queda a pique nos meus graficos??
não, o que quero dizer é pontos de viragem entre maximos e minimos principais mas nunca colocando a tedencia principal em causa no medio prazo.
Já o disse e expliquei as razões que me levam a pensar, tais como comportamentos historicos, no entanto ainda estou a estudar isso no qual eu chamo a teoria dos maximos.
Se cair podemos ter uma correcção 9% que era dentro dos parametros normais mas isso claro tudo tem haver onde será feito o proximo maximo principal.

È claro que estou no mercado, alias tenho um tópico chamado " a minha carteira"

Abraço best[/quote]

ei best

por phedon » 15/10/2009 16:30

Diz-me uma coisa.
Consideras nos teus gráficos acima um ponto de viragem.
O ponto de viragem pode ser positivo, e levar a uma onda de confiança e consequente compra.
Ou tem forçosamente de ser um ponto de viragem negativo. Do teu gráfico, eu entendi-o como sendo negativo. E aí poderemos cair gradualmente ou a pique.
Se for a cair. Qual achas que possa ser a variação em %.

Nota: como vens tanto aqui ao caldeirão, e tens tantos posts, e não estás no mercado por opção?

Abraços
Como Sócrates - Cicuta. Quando mais não restar, somente cicuta.

Registado: 18/12/2007 23:16

por Cem pt » 15/10/2009 16:06

EuroVerde Escreveu:Esta fórmula é apenas válida para detectar a zona de elasticidade de equilibrio (resistencia) para momentos de rally, tendo de antemão um valor para o máximo (que já foi feito) e para o minimio (que também já foi feito).

No caso do mercado estar num periodo de expansão economica com os activos a baterem novos máximos, a fórmula já não se aplica porque não temos de antemão um valor para o máximo a não ser o actual?

Sendo assim, existe alguma fórmula para o caso de querermos saber zonas de suporte futuras? com relação pontos volatidade vindo o mercado do topo?

Caro Ambientalista:

Vamos com calma, este estudo de facto só incide no cenário que primeiro retrataste e à partida até poderá falhar (nada é infalível nos mercados), embora os estudos de cenários anteriores apontem para resistências fortes à volta dos valores centrais que apontei.

Em relação a outros cenários, como o que referiste em fases de expansão económica, confirmo que esta teoria do equilíbrio elástico das volatilidades não se aplica.

Nem sequer esbocei a procura de outras relações deste indicador VCB noutro tipo de simulações mas admito que é possível encontrar alguns padrões que possam ser interessantes, é tudo uma questão de pesquisa...e tempo disponível.

Bons negócios.
Cem

por EuroVerde » 15/10/2009 14:43

Esta fórmula é apenas válida para detectar a zona de elasticidade de equilibrio (resistencia) para momentos de rally, tendo de antemão um valor para o máximo (que já foi feito) e para o minimio (que também já foi feito).

Re

por Cem pt » 15/10/2009 9:50

Amigo Ambientalista:

O Saver já colocou aí a fórmula da "Volatilidade Caldeirão de Bolsa" (VCB) que introduzi no tópico por ele referido.

Como podes observar a fórmula é extremamente simples.

A vantagem deste indicador VCB é ser universal, podendo portanto ser comparável em grandeza das flutuações e aplicado a qualquer activo, seja, índice, acção, commodity, câmbio, etc, ao contrário dos outros que são especificamente desenhados normalmente para índices individuais.

Bons negócios.
Cem

por rsacramento » 15/10/2009 2:09

EuroVerde Escreveu:Caro Cem,

Onde ver a VCB?
Inicialmente pensei que a volatidade a entrar na formúla era a do VIX. mas não...

Código: Selecionar todos
{ http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=65480
}

leveragedefault:=
448275 / 10000000 / Mov(ATR(2),100,S) * C ;
volatcaldeiraobolsa:=
100 / leveragedefault;
volatcaldeiraobolsa

um exemplo com o psi:
Anexos
vcb psi.png
vcb psi.png (11.37 KiB) Visualizado 5852 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por EuroVerde » 15/10/2009 2:01

Pois bem fazendo o mesmo para o VIX obtem-se 1155 pontos no SP500.

Vejamos:

R=(49,33-18,88)/(49,33-22,86).(1092-667)+667
R=1155,9

por EuroVerde » 15/10/2009 1:32

Caro Cem,

Onde ver a VCB?
Inicialmente pensei que a volatidade a entrar na formúla era a do VIX. mas não...

por bestbland » 14/10/2009 23:51

Mas viragem da tedencia principal metendo esta em causa, longe disso, não creio que tal venha acontecer nos proximos tempos.

por bestbland » 14/10/2009 23:50

oi grande cem, realmente, eu tambem já assinalei como essa zona como zona de alerta, no qual poderá ser feito um maximo principal

Abraço best

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fatura.pt, Ferreiratrade, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 185 visitantes