Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E agora, já vale a pena?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 4/12/2008 16:40

goncalonr Escreveu:Será que veremos um volte-face e assistiremos a reportagens na TV e Rádio a anunciar o fim da crise?

Penso que a única autoridade com competência para anunciar o fim da crise (pois já tem provas dadas nessa matéria) é o ministro da economia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por goncalonr » 4/12/2008 16:37

Elias Escreveu:Gonçalo, penso que esta descida de taxas não deve(ria) interferir na decisão de comprar versus alugar casa.
Isto porque um empréstimo tem normalmente um prazo de vida longo (20 ou mais anos) e durante esse período é natural que as taxas subam e desçam por diversas vezes. Por outras palavras, mesmo que as taxas desçam um pouco mais, nada nos garante que daqui a 4 ou 5 anos elas não estejam tão altas como em Outubro ou mais altas ainda.

É uma incógnita...

1 abraço,
Elias

Caro Elias,

Obrigado pelo post. Não poderia estar mais de acordo, mais uma vez é o prazo a falar...

O que é incrível é tudo aquilo que ouvimos nas últimas semanas acerca desta questão. E agora? Será que veremos um volte-face e assistiremos a reportagens na TV e Rádio a anunciar o fim da crise?

Afinal, a Euribor agora já parece ser amiga :lol: :lol: :lol:
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por Elias » 4/12/2008 16:19

Gonçalo, penso que esta descida de taxas não deve(ria) interferir na decisão de comprar versus alugar casa.
Isto porque um empréstimo tem normalmente um prazo de vida longo (20 ou mais anos) e durante esse período é natural que as taxas subam e desçam por diversas vezes. Por outras palavras, mesmo que as taxas desçam um pouco mais, nada nos garante que daqui a 4 ou 5 anos elas não estejam tão altas como em Outubro ou mais altas ainda.

É uma incógnita...

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por goncalonr » 4/12/2008 16:15

Celeste Escreveu:Alex, tens toda a razão! Tenho um amigo meu que foi trabalhar para Madrid :oops: e comprou há pouco mais de um ano nos arredores. Agora nem por metade a consegue vender... e já está cá outra vez.
Um parente meu que vive nos EUA conta-me que já perdeu a conta a quantos choques imobiliários já viveu por lá.
Finalmente, uma amiga minha (um bocado louca é verdade) diz que um país só se torna verdadeiramente desenvolvido depois do seu primeiro choque imobiliário...

Na minha opinião, temos que ter um por estes lados. Os preços são caríssimos, sobretudo quando compararmos com dois factores: o nível de vida e a qualidade de construção. Neste último aspecto, a construção por cá é horrível, e basta ver como a maioria das casas se comportou com uma semana de frio...

Celeste

Houve muitos choques imobiliários nos USA porque lá o mercado imobiliário existe há muitos anos (há mais de 100), tal como no UK. Só para ter uma ideia, os REIT remontam a finais do séc. XIX, nós nem sequer temos cá essa figura. Por cá, nós só podemos falar de mercado imobiliário desde há 15-20 anos. Estamos ainda muito verdes...

Quanto a qualidade de construção, diz o roto ao nú: os americanos ficam sem casa sempre que vem uma rabanada de vento! É tudo pré-fabricado e com qualidade questionável. O que vale mesmo é a terra.

www.outofthebox.com.pt

por PIKAS » 4/12/2008 16:09

Na minha opinião, temos que ter um por estes lados. Os preços são caríssimos, sobretudo quando compararmos com dois factores: o nível de vida e a qualidade de construção. Neste último aspecto, a construção por cá é horrível, e basta ver como a maioria das casas se comportou com uma semana de frio...

O nível de vida é relativo. Há quem esteja com enormes dificuldades ( e são muitos ) mas continua a haver quem esteja bem ( e também não são poucos ).
A qualidade de construção é outra história. Só compra lixo quem o quer ou quem é cego. A arte de comprar está em desuso na sociedade portuguesa mas, já me dizia o meu pai, os melhores negócios não se fazem na venda, fazem-se na compra.
Os entendidos em todas as áreas, tipo polivalentes, também os há, muitos e são os que mais rápidamente são enganados. Quem vai comprar imobiliário têm que ter alguém que o aconselhe muito detalhadamente sobre o que está a comprar, não só em tremos técnicos e de construção, mas também na área jurídica e até financeira.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por goncalonr » 4/12/2008 15:54

Celeste Escreveu:Alex, tens toda a razão! Tenho um amigo meu que foi trabalhar para Madrid :oops: e comprou há pouco mais de um ano nos arredores. Agora nem por metade a consegue vender... e já está cá outra vez.
Um parente meu que vive nos EUA conta-me que já perdeu a conta a quantos choques imobiliários já viveu por lá.
Finalmente, uma amiga minha (um bocado louca é verdade) diz que um país só se torna verdadeiramente desenvolvido depois do seu primeiro choque imobiliário...

Celeste

Cá está! Volto outra vez ao mesmo: prever um prazo de permanência curto e decidir comprar... o problema não é do mercado, é da decisão! Foi errada!

O imobiliário tem ciclos, como qualquer outro activo. E este ciclo bear ainda mal se iniciou porque o imobiliário é um activo muito mais rígido e demora mais tempo a responder.

www.outofthebox.com.pt

por Bocciardi » 4/12/2008 15:51

PIKAS Escreveu:
se fosses um dos que comprou casa/apartamento em Espanha nos ultimos 2 anos, certamente nao dizias isso. É que elas valem agora quase metade do que valiam há 1 ano. E os bancos para emprestar dinheiro, emprestam pelo que vale e nao pelo que dizem que valia.

É óbvio que quando falamos de imobiliário estamos sempre a falar de prazos longos.
O que são dois ou três anos nesta equação? nada.
Como diz o Berardo: Só perco quando vender.
O imobiliário, tal como a bolsa, tem períodos de bear e outros de bull. Estamos nitidamente em bear, óptimo para boas compras.
Gostava que alguém dissesse com garantia como irá estar o mercado imobiliário daqui a 5 anos, seja em Espanha ou aqui?
Cumprimentos,

Exactamente. Ver a compra de uma casa na perspectiva de day trade ou curto-prazo (1,2 ou 3 anos) na minha opninão é errada... O horizonte é grande, muito grande, por isso na compra, comprem já para o futuro e não a pensar que se vai mudar já para o ano... Isto sempre, claro, para quem compra para morar, não para especulação imobiliária.

Registado: 17/1/2008 17:15

Re: E agora, já vale a pena?

por goncalonr » 4/12/2008 15:50

BYPASS Escreveu:
goncalonr Escreveu:Espera-se que os spreads descam mais um pouco, portanto é natural continuarmos a observar uma descida nas Euribor..

Não vejo qual a relação do spread com a descida da euribor, uma vez que a descida das taxas e o aumento recente nos spread, se deve inclusivamente à crise monetária, ao risco dos empréstimos e aos bancos como instituições de crédito fácil... Spreads baixos nos próximos tempos vai ser dificíl de arranjar, sem qualquer relação com a queda da euribor.

goncalonr Escreveu:E agora? Perante esta realidade, já vale a pena comprar casa?

Vale sempre a pena pagar por algo que vai ser nosso e se possível da maneira mais rápida possível. Quanto mais rápido, mais vale a pena. E julgo que aqui a relação é exponencial.

Não concordo e explico porquê: é verdade que a descida da taxa de referência, de forma isolada, não faz nem fez baixar o spread no MMI. Outras acções para isso contribuiram (nomeadamente os avais estatais). No entanto, se se recordar, quando a taxa de referência estava nos 4,25%, a Eur6m chegou a 5,5%, ou seja, um spread de 1,25 pp. Hoje, esse spread anda em 1 pp e julgo que talvez estreite um pouco mais, apenas um pouco...

Portanto o spread desceu. Outra coisa é o spread praticado para o mercado...

Bocciardi escreveu:
Na minha opinião, desde que seja numa perspectiva de longo-prazo, vale, sempre valeu e valerá a pena comprar uma casa em vez de a alugar...

É um bem físico que no longo-prazo tende a valorizar. Para além de que, ao alugarmos uma casa, o valor da mensalidade eu considero uma "perda", já que o mesmo nunca será recuperado, enquanto que ao pagarmos uma taxa de juro ao banco, se um dia vendermos a casa, possivelmente esse valor será recuperado com um ganho e, ainda, estivémos a viver "de borla" nos últimos anos... Eheheh.

Já tive uma casa alugada e ao fim do mês custava-me ver "desaparecer" uma bela fatia do meu salário, enquanto que agora, essa bela fatia é para pagar uma coisa minha que me poderá dar uma boa rentabilidade...

Boa tarde,

se fosses um dos que comprou casa/apartamento em Espanha nos ultimos 2 anos, certamente nao dizias isso. É que elas valem agora quase metade do que valiam há 1 ano. E os bancos para emprestar dinheiro, emprestam pelo que vale e nao pelo que dizem que valia.

Um investimento em imobiliário, de forma directa, dificilmente deve ser visto no curto prazo (só em impostos...). Portanto, olhar para uma realidade de há 2 anos para decidir se tomei ou não a decisão correcta, não deve ser suficiente.

www.outofthebox.com.pt

por PIKAS » 4/12/2008 15:47

É óbvio que quando falamos de imobiliário estamos sempre a falar de prazos longos.
O que são dois ou três anos nesta equação? nada.
Como diz o Berardo: Só perco quando vender.
O imobiliário, tal como a bolsa, tem períodos de bear e outros de bull. Estamos nitidamente em bear, óptimo para boas compras.
Gostava que alguém dissesse com garantia como irá estar o mercado imobiliário daqui a 5 anos, seja em Espanha ou aqui?
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Celeste » 4/12/2008 15:43

Alex, tens toda a razão! Tenho um amigo meu que foi trabalhar para Madrid :oops: e comprou há pouco mais de um ano nos arredores. Agora nem por metade a consegue vender... e já está cá outra vez.

Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

Re: ...

por Bocciardi » 4/12/2008 15:36

Alex Tomás Escreveu:
Bocciardi Escreveu:Na minha opinião, desde que seja numa perspectiva de longo-prazo, vale, sempre valeu e valerá a pena comprar uma casa em vez de a alugar...

É um bem físico que no longo-prazo tende a valorizar. Para além de que, ao alugarmos uma casa, o valor da mensalidade eu considero uma "perda", já que o mesmo nunca será recuperado, enquanto que ao pagarmos uma taxa de juro ao banco, se um dia vendermos a casa, possivelmente esse valor será recuperado com um ganho e, ainda, estivémos a viver "de borla" nos últimos anos... Eheheh.

Já tive uma casa alugada e ao fim do mês custava-me ver "desaparecer" uma bela fatia do meu salário, enquanto que agora, essa bela fatia é para pagar uma coisa minha que me poderá dar uma boa rentabilidade... :)

Boa tarde,

Alex, percebo o que queres dizer. No entanto a casa continuava a ser minha para eu viver dentro dela. Daqui a 30 anos, se a vendesse, com certeza que os valores teriam corrigido para cima, mesmo com a bolha que existia em Espanha.

A tua questão deve ser o timing e oportunidade para fazer o negócio, isso é outra questão... a questão aqui é se vale ou não a pena comprar numa perspectiva de longo-prazo.

Comprar ontem,como se fosse uma acção, e vendê-la hoje, por outras palavras, fazer especulação imobilária, isso é outra coisa que não me meto. Comprei para viver.

...

por Negocios Mendes » 4/12/2008 15:31

Bocciardi Escreveu:Na minha opinião, desde que seja numa perspectiva de longo-prazo, vale, sempre valeu e valerá a pena comprar uma casa em vez de a alugar...

Já tive uma casa alugada e ao fim do mês custava-me ver "desaparecer" uma bela fatia do meu salário, enquanto que agora, essa bela fatia é para pagar uma coisa minha que me poderá dar uma boa rentabilidade... :)

Boa tarde,

Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Re: E agora, já vale a pena?

por BYPASS » 4/12/2008 15:30

goncalonr Escreveu:Espera-se que os spreads descam mais um pouco, portanto é natural continuarmos a observar uma descida nas Euribor..

Não vejo qual a relação do spread com a descida da euribor, uma vez que a descida das taxas e o aumento recente nos spread, se deve inclusivamente à crise monetária, ao risco dos empréstimos e aos bancos como instituições de crédito fácil... Spreads baixos nos próximos tempos vai ser dificíl de arranjar, sem qualquer relação com a queda da euribor.

goncalonr Escreveu:E agora? Perante esta realidade, já vale a pena comprar casa?

Vale sempre a pena pagar por algo que vai ser nosso e se possível da maneira mais rápida possível. Quanto mais rápido, mais vale a pena. E julgo que aqui a relação é exponencial.

Registado: 6/11/2008 13:21

por Bocciardi » 4/12/2008 15:20

Na minha opinião, desde que seja numa perspectiva de longo-prazo, vale, sempre valeu e valerá a pena comprar uma casa em vez de a alugar...

E agora, já vale a pena?

por goncalonr » 4/12/2008 15:11

O BCE desceu a sua taxa de referência para 2,5%. As Euribor têm vindo gradualmente a descer estando agora na casa dos 3,3% - 3,75%. Espera-se que os spreads descam mais um pouco, portanto é natural continuarmos a observar uma descida nas Euribor.

E agora? Perante esta realidade, já vale a pena comprar casa? Durante largas semanas, ouvimos de tudo: «esses danados da Euribor«, ouvi eu uma vez na SIC (com esta estação a dar cobertura às maiores aberrações que já vi e ouvi sobre imobiliário)! Fizeram-se reportagens inacreditáveis a culpar o facto das pessoas não conseguirem pagar as suas prestações pela subida das taxas.

Então, o melhor era arrendar. Comprar já não vale a pena, dizia-se. Parecia até que nunca tinha valido a pena...

Sempre aqui disse que a decisão de comprar casa - ou investir em imobiliário - não pode nem deve estar centrada no nível das taxas de juro. Não pode nem deve ser uma decisão conjuntura.

Sempre aqui disse que, mais que tudo, o que influencia esta tomada de decisão é o prazo de permanência no imóvel e a expectativa de valor residual.

E agora? Vamos ouvir dizer que afinal já vale a pena? Que dirão todas essas pessoas que antes culpavam as taxas? Que agora é que é bom?! E o que se fará aos tão propalados FIIAH???

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre isto.

Um abraço a todos.

www.outofthebox.com.pt

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: nbms2012, Àlvaro e 232 visitantes