Preço da água
A quantidade de taxas é perfeitamente alarve.
Agora a parte perversa da história: no cálculo da inflação efectuado pelo INE são usados diversos ponderadores, cada um desses ponderadores é associado a um determinado bem ou serviço.
Acontece que o ponderador da água é cerca de SEIS VEZES mais elevado que os ponderadores associados aos serviços de saneamento ou de resíduos sólidos. Assim, um aumento, digamos de 1 euro por metro cúbico pode ser feito nas taxas de resíduos sólidos ou de saneamento em vez de ser directamente no preço da água - a receita da autarquia aumenta no valor pretendido, mas esta solução tem a "vantagem política" de afectar muito menos a inflação.
Isto está tudo inquinado...
Agora a parte perversa da história: no cálculo da inflação efectuado pelo INE são usados diversos ponderadores, cada um desses ponderadores é associado a um determinado bem ou serviço.
Acontece que o ponderador da água é cerca de SEIS VEZES mais elevado que os ponderadores associados aos serviços de saneamento ou de resíduos sólidos. Assim, um aumento, digamos de 1 euro por metro cúbico pode ser feito nas taxas de resíduos sólidos ou de saneamento em vez de ser directamente no preço da água - a receita da autarquia aumenta no valor pretendido, mas esta solução tem a "vantagem política" de afectar muito menos a inflação.
Isto está tudo inquinado...

- Registado: 5/11/2002 12:21
Vejam lá qual o interesse em poupar água.
Só por questões ambientais.
Este munícipe é poupadinho, só gasta 1.75€ de água por mês. No entanto paga 17.24€/Mês.
Era preferível tomar banho com água engarrafada
Se a lei não obrigasse a manter a ligação.
Só por questões ambientais.
Este munícipe é poupadinho, só gasta 1.75€ de água por mês. No entanto paga 17.24€/Mês.
Era preferível tomar banho com água engarrafada

Se a lei não obrigasse a manter a ligação.
- Anexos
-
- Trofaguas.PNG (236.17 KiB) Visualizado 6020 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
AutoMech Escreveu:http://ecocasa.pt/agua_content.php?id=40
Estive a ver este site e fala de 7 a 15 litros, dependendo do autoclismo. Incrível. Não tinha nada a noção de que era tanto.
@Krupper, já vi a tua dica em vários sítios. Funciona bem ?
Funciona, outro truque que eu fiz foi aumentar o tamanho do parafuso do braço da bóia para fechar a torneira mais cedo, ou podes aumentar o volume da bóia (por baixo), ou podes c*g*r no mato, ou podes não comer para nao c*g*r!
Não faz mal!...
AutoMech Escreveu:http://ecocasa.pt/agua_content.php?id=40
Estive a ver este site e fala de 7 a 15 litros, dependendo do autoclismo. Incrível. Não tinha nada a noção de que era tanto.
Se tiveres um depósito externo é uma boa solução. Claro que quem tiver depósito interno não a pode usar, a menos que queira partir a parede para meter a garrafa lá dentro.

- Registado: 30/9/2010 13:54
http://ecocasa.pt/agua_content.php?id=40
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Que tal colocar uma, ou duas, garrafa de água cheia dentro do depósito? Sempre é 1,5 litros que se poupam em cada descarga. Além do mais os modelos mais recentes já têm a opção de meia descarga que é mais do que suficiente para a maioria das utilizações diárias.
- Registado: 30/9/2010 13:54
Epá claro que falta o resto do "material" - mas esses não têm nada a ver com o custo da água e além disso se fosse cag*r ao mato continuo a precisar desse material.
Estava mesmo só a ver o custo da água.
Quanto aos 12 litros serem muito... se calhar são, mas até tirar a medida não fazia ideia...
- faz a experiência e talvez tenhas uma surpresa 
Estava mesmo só a ver o custo da água.
Quanto aos 12 litros serem muito... se calhar são, mas até tirar a medida não fazia ideia...

Carissimo, permita-me recordar que a esse custo falta acrescentar o papel higiénico e a água para lavar as mãos, isto assumindo que o meu amigo os usa, naturalmente.
Agora a sério Elias, 12 litros parece-me uma barbaridade para autoclismo. São 2 garrafões e meio de água. Ou eu tenho uma percepção muito errada ou é mesmo um grande depósito.

Agora a sério Elias, 12 litros parece-me uma barbaridade para autoclismo. São 2 garrafões e meio de água. Ou eu tenho uma percepção muito errada ou é mesmo um grande depósito.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Ontem estive a medir o volume de água de cada descarga de autoclismo (medindo no contador até o depósito estar novamente cheio). São 12 litros por cada descarga completa.
Se forem feitas, digamos, 10 descargas por dia, então isso dá 3600 litros ao fim do mês (3,6 metros cúbicos) só em descargas de autoclismo. Quando se entra no segundo escalão, isto dá um total de 11 euros por mês, só em descargas de autoclismo
Moral da história: sai mais barato cag*r no mato
Se forem feitas, digamos, 10 descargas por dia, então isso dá 3600 litros ao fim do mês (3,6 metros cúbicos) só em descargas de autoclismo. Quando se entra no segundo escalão, isto dá um total de 11 euros por mês, só em descargas de autoclismo

Moral da história: sai mais barato cag*r no mato

Dei-me ao trabalho de analisar as facturas desde 2007 para ver a evolução das taxas, pois eu suspeitava que tinham vindo a aumentar.
O que não pensei foi que tivessem aumentado desta maneira...
O que não pensei foi que tivessem aumentado desta maneira...

- Anexos
-
- taxas de agua em Loures.PNG (32.97 KiB) Visualizado 6204 vezes
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Com a indexação dos custos de saneamento e esgotos ao consumo acabou aquela taxa anual que se pagava de conservação de esgotos e afins, agora esse valor é pago mensalmente, em função do consumo.
Pois aqui em Loures também. Sendo que:
Taxa variável de Resíduos Sólidos = 55% do consumo
Taxa variável de Águas Residuais = 85% do consumo
Ou seja só em taxas pago 140% do consumo.
O que significa que o preço tabelado por metro cúbico tem de ser multiplicado por 2,4 para obter o preço real.
Mas não é tudo!
Ainda há mais 3 taxas:
Taxa de Recursos Hídricos - Água = 0,0285 eur / m3 + IVA = 0,0302 eur / m3
Taxa de Recursos Hídricos - Saneamento = 0,0121 eur / m3
Taxa de Gestão de Resíduos - 0,0138 eur / m3
O somatório desta tripla taxa (TT) dá 5,6 cênt por m3 o que no caso do 1º escalão representa 11% do preço de tabela e no caso do 2º escalão são 5%
Acresce ainda os 6% de IVA sobre a água.
Assim, o preço REAL da água é:
1º escalão = preço de tabela x (1 + 0,06 IVA + 0,85 TVAR + 0,55 TVRS + 0,11 TT) = preço de tabela * 2,57 = 0,5274 * 2,57 = 1,355 eur / m3
2º escalão = preço de tabela x (1 + 0,06 IVA + 0,85 TVAR + 0,55 TVRS + 0,05 TT) = preço de tabela * 2,51 = 1,1983 * 2,51 = 3,01 eur / m3
No meu caso, este mês foi 48% taxas, 52% agua.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Blue Epsilon Escreveu:Como é que num pais tão pequeno, os preços e taxas variam de municipio para municipio? Não só da água como de outros bens essenciais? Isto não devia estar tudo harmonizado?
Devia, pois, e vai estar.
Vai ser harmonizado para cima!
http://www.ptjornal.com/201205248107/ge ... ubico.html
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Com a indexação dos custos de saneamento e esgotos ao consumo acabou aquela taxa anual que se pagava de conservação de esgotos e afins, agora esse valor é pago mensalmente, em função do consumo.
O que significa que o preço tabelado por metro cúbico tem de ser multiplicado por 2,4 para obter o preço real.
Mas não é tudo!
Ainda há mais 3 taxas:
O somatório desta tripla taxa (TT) dá 5,6 cênt por m3 o que no caso do 1º escalão representa 11% do preço de tabela e no caso do 2º escalão são 5%
1º escalão = preço de tabela x (1 + 0,06 IVA + 0,85 TVAR + 0,55 TVRS + 0,11 TT) = preço de tabela * 2,57 = 0,5274 * 2,57 = 1,355 eur / m3
2º escalão = preço de tabela x (1 + 0,06 IVA + 0,85 TVAR + 0,55 TVRS + 0,05 TT) = preço de tabela * 2,51 = 1,1983 * 2,51 = 3,01 eur / m3
Não há dúvidas que os portugueses têm muita imaginação no que concerne em inventar... neste caso taxas!
Como é que num pais tão pequeno, os preços e taxas variam de municipio para municipio? Não só da água como de outros bens essenciais? Isto não devia estar tudo harmonizado?
Qualquer dia criam mais uma taxa CAV (Contribuição Audiovisual) para a água...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
mais_um Escreveu:Com a indexação dos custos de saneamento e esgotos ao consumo acabou aquela taxa anual que se pagava de conservação de esgotos e afins, agora esse valor é pago mensalmente, em função do consumo.
Mas não é tudo!
Ainda há mais 3 taxas:
Por acaso também andei recentemente a analisar a fatura da agua.
antes pagava em media 50€/mês, agora saltou para os 100€/mês!
Estive a estudar o regulamento dos SMCR e de custo fixo, sem gastar uma gota de agua tenho:
tarifa fixa de agua: 3€+iva a 6%
tarifa fixa de saneamento: 4€
Nos meses em que não chove, metade do meu consumo é de rega da relva, assim liguei hoje para os SMCR para instalar um 2º contador (permite-me poupar cerca de 30%), só para a rega.
Resposta: pode pedir mas ainda não pudemos instalar porque o software não está preparado para isso.
EU: mas o regulamento entrou em vigor em Fevereiro deste ano.
Resposta: pois, mas o software ainda não está preparado....
Com a indexação dos custos de saneamento e esgotos ao consumo acabou aquela taxa anual que se pagava de conservação de esgotos e afins, agora esse valor é pago mensalmente, em função do consumo.
antes pagava em media 50€/mês, agora saltou para os 100€/mês!

Estive a estudar o regulamento dos SMCR e de custo fixo, sem gastar uma gota de agua tenho:
tarifa fixa de agua: 3€+iva a 6%
tarifa fixa de saneamento: 4€
Nos meses em que não chove, metade do meu consumo é de rega da relva, assim liguei hoje para os SMCR para instalar um 2º contador (permite-me poupar cerca de 30%), só para a rega.
Resposta: pode pedir mas ainda não pudemos instalar porque o software não está preparado para isso.
EU: mas o regulamento entrou em vigor em Fevereiro deste ano.
Resposta: pois, mas o software ainda não está preparado....

Com a indexação dos custos de saneamento e esgotos ao consumo acabou aquela taxa anual que se pagava de conservação de esgotos e afins, agora esse valor é pago mensalmente, em função do consumo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Hoje estive a analisar as minhas facturas da água tentanto perceber a miríade de taxas fixas e variáveis e cheguei à seguinte conclusão: se eu não gastar uma gota de água durante um mês inteiro, a minha factura vai ser de 8,80 euros - à pala das seguintes parcelas FIXAS:
- "tarifa adicional" = 3,83
- águas residuais = 1,52
- resíduos sólidos = 3,45
TOTAL = 8,80
- "tarifa adicional" = 3,83
- águas residuais = 1,52
- resíduos sólidos = 3,45
TOTAL = 8,80
Facturação excessiva na água faz disparar as queixas
4 de Agosto, 2012
A facturação excessiva de água está a fazer disparar as reclamações à DECO, associação de defesa dos consumidores, que este ano já recebeu mais de duas mil queixas, revelou a associação à Lusa.
Das 2.122 queixas enviadas no primeiro semestre, apenas menos 520 do que o total de 2011, a «grande maioria» refere-se a facturação excessiva, motivada nomeadamente por cálculos por estimativa ou pela cobrança de custos de religação alegadamente injustificados, disse à Lusa a jurista da DECO, Ana Sofia Ferreira.
«O aumento das reclamações este ano também se deve à conjuntura económica, porque o orçamento familiar está mais reduzido e os consumidores prestam mais atenção às facturas e solicitam mais esclarecimentos aos serviços municipalizados sobre tarifas e taxas cobradas, que não entendem», afirmou a jurista.
A associação assume que também os seus técnicos não conseguem muitas vezes perceber o cálculo das taxas e tarifas que os serviços de água começaram a cobrar aos consumidores a partir de 2009, ano em que foi proibida a cobrança pelo aluguer dos contadores de água e pelos consumos mínimos obrigatórios.
«Há um grande problema com as facturas da água por usarem uma terminologia diferente de município para município e por não ser perceptível o seu cálculo», explicou a jurista, lembrando que o último estudo da associação sobre o tema, de 2009, mostra que a desigualdade de preços entre municípios pode chegar a 21 vezes.
O responsável pelo sector da água na Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Campos, reconheceu à Lusa existirem «alguns agravamentos tarifários para alguns sectores» mas ressalvou não ser por culpa dos serviços.
«Esses agravamentos decorrem da aplicação de medidas necessárias de solidariedade entre os portugueses uma vez que com a crise acentuada que o país atravessa, são cada vez mais os portugueses alvo de tarifários sociais. Para baixar os preços a quem mais necessita os operadores devem, necessariamente, aumentar a quem mais pode pagar», afirmou Fernando Campos.
A entidade reguladora da água, a ERSAR, numa recomendação emitida em 2009 já reconhecia publicamente a existência de «uma grande disparidade nos tarifários» praticados no sector.
«Estes tarifários apresentam divergências sem fundamentação técnica e económica aparente, quer no que respeita à sua estrutura, quer no que respeita aos seus valores, não transmitindo por isso aos utilizadores finais os sinais que os orientem no sentido de uma utilização mais eficiente dos serviços e pondo em causa a própria sustentabilidade económica das entidades gestoras, comprometendo a prazo a universalidade e a qualidade dos serviços prestados», lê-se nessa recomendação.
A ERSAR alerta nesse documento para a necessidade de uma «revisão profunda» dos tarifários, o que não aconteceu nestes três anos, e recomenda aos serviços de abastecimento de água que harmonizem as estruturas tarifárias.
Lusa/SOL
4 de Agosto, 2012
A facturação excessiva de água está a fazer disparar as reclamações à DECO, associação de defesa dos consumidores, que este ano já recebeu mais de duas mil queixas, revelou a associação à Lusa.
Das 2.122 queixas enviadas no primeiro semestre, apenas menos 520 do que o total de 2011, a «grande maioria» refere-se a facturação excessiva, motivada nomeadamente por cálculos por estimativa ou pela cobrança de custos de religação alegadamente injustificados, disse à Lusa a jurista da DECO, Ana Sofia Ferreira.
«O aumento das reclamações este ano também se deve à conjuntura económica, porque o orçamento familiar está mais reduzido e os consumidores prestam mais atenção às facturas e solicitam mais esclarecimentos aos serviços municipalizados sobre tarifas e taxas cobradas, que não entendem», afirmou a jurista.
A associação assume que também os seus técnicos não conseguem muitas vezes perceber o cálculo das taxas e tarifas que os serviços de água começaram a cobrar aos consumidores a partir de 2009, ano em que foi proibida a cobrança pelo aluguer dos contadores de água e pelos consumos mínimos obrigatórios.
«Há um grande problema com as facturas da água por usarem uma terminologia diferente de município para município e por não ser perceptível o seu cálculo», explicou a jurista, lembrando que o último estudo da associação sobre o tema, de 2009, mostra que a desigualdade de preços entre municípios pode chegar a 21 vezes.
O responsável pelo sector da água na Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Campos, reconheceu à Lusa existirem «alguns agravamentos tarifários para alguns sectores» mas ressalvou não ser por culpa dos serviços.
«Esses agravamentos decorrem da aplicação de medidas necessárias de solidariedade entre os portugueses uma vez que com a crise acentuada que o país atravessa, são cada vez mais os portugueses alvo de tarifários sociais. Para baixar os preços a quem mais necessita os operadores devem, necessariamente, aumentar a quem mais pode pagar», afirmou Fernando Campos.
A entidade reguladora da água, a ERSAR, numa recomendação emitida em 2009 já reconhecia publicamente a existência de «uma grande disparidade nos tarifários» praticados no sector.
«Estes tarifários apresentam divergências sem fundamentação técnica e económica aparente, quer no que respeita à sua estrutura, quer no que respeita aos seus valores, não transmitindo por isso aos utilizadores finais os sinais que os orientem no sentido de uma utilização mais eficiente dos serviços e pondo em causa a própria sustentabilidade económica das entidades gestoras, comprometendo a prazo a universalidade e a qualidade dos serviços prestados», lê-se nessa recomendação.
A ERSAR alerta nesse documento para a necessidade de uma «revisão profunda» dos tarifários, o que não aconteceu nestes três anos, e recomenda aos serviços de abastecimento de água que harmonizem as estruturas tarifárias.
Lusa/SOL
Preços Braga 2012:
0-5 = 0.460000
6-10= 0.61000?
Tarifa disp. agua - 2.5800
Tarif. dren aguas res. - 0.38000
Tarifa de residuos - 2.9500
Tarifa disp. aguas residuais - 2.53
Taxa rec hidri agua - 0.03820
Taxa rec hidri agua saneamento 0.014200
Ainda deve falatar aqui mais qq coisa, pois a factura de Janeiro tem preços de 2011 e 2012.
Mas isto é tanta coisa que ate me perco...
0-5 = 0.460000
6-10= 0.61000?
Tarifa disp. agua - 2.5800
Tarif. dren aguas res. - 0.38000
Tarifa de residuos - 2.9500
Tarifa disp. aguas residuais - 2.53
Taxa rec hidri agua - 0.03820
Taxa rec hidri agua saneamento 0.014200
Ainda deve falatar aqui mais qq coisa, pois a factura de Janeiro tem preços de 2011 e 2012.
Mas isto é tanta coisa que ate me perco...

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart