Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - Os dollarbulls nao desistem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 11/3/2009 13:47

Hoje sim, um mercado "à moda antiga" se assim se pode chamar ao período que terminou em meados de 2008, com os mercados a aliviarem do extremo pessimismo e com a aposta que a liquidez vai voltar.
Não acredito, mas para já, é o ambiente de curto prazo.

No Forex, vem aí um período diferente: ninguém vislumbra uma moeda de refugio. Com juros próximos de zero e com recessão generalizada, ninguém pode tirar vantagens do trio EUR - JPY - USD.
A zona Euro está em crise tal como o Japão. E os EUA poderiam beneficiar do "elan" em torno do pacote económico, mas nem isso deverá servir de muito nesta fase. Se o USD beneficia de alguma coisa, é sempre do mesmo - aversão ao risco, desalavancagem de ativos.

Daí que os próximos dias serão interessantes, mas a AT anterior mantém-se intacta.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Susana Amado_ » 10/3/2009 15:54

nunofaustino Escreveu:
Olá Susana. Relativamente a entrar curto nos 1.3, eu devo entrar mas com uma quantidade mais pequena do que o normal. Penso que está na altura de haver um ressalto nas bolsas e que isso será um catalisador para a descida do USD.

Um abr
Nuno

Eu para já ainda estou a ver o que vai acontecer... também estou a considerar a hipótese de entrar num curto a 1,3 mas de pequena quantidade e bem vigiado por um stop, um trade de muito curto prazo porque as coisas na minha opinião não estão bem definidas tipo está a começar a subir e a reagir bem ao suporte mas a tendência ainda é de descida neste momento...

Beijinhos

Registado: 5/11/2002 11:12

por djovarius » 10/3/2009 15:40

Ah, que maravilha o tópico tão animado !!!

E é interessante a discussão sobre a questão dos 1.30 como resistência !!

Independentemente, da força demonstrada pelo USD desde o fim de 2008, há sempre uns tubarões que quer queiramos quer não, são o "smart money" deste mercado. E esses não precisam de andar nisto com alavancagem, nunca precisaram, ao contrário de "nosotros". Aliás, um amigo meu que trabalha na sala de Forex do Bank of America em Londres (espero que não perca o emprego) foi claro quando me disse que alavancagens, só até 2:1 e com autorização superior. Portanto, não há nada de 1:100 ou 1:400 ou outras aberrações.
E este ano, a sensação que dá é que andam a acumular longos no EUR/USD neste território abaixo de 1.30 à espera de um possível rally que poderia levar o par até 1.33xx e 1.36xx a caminho de 1.40 - 1.42 !!

Esse espaço de resistência tem sido forte, falo de 1.30/1.31 que está para este par como o tal espaço 0.90/0.91 estava para o EUR/GBP. E aqui neste caso, ontem foi um dia de uma bela rutura e só falta ver se é para valer. Tudo leva a crer que sim.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por nunofaustino » 10/3/2009 15:18

rsacramento Escreveu:
nunofaustino Escreveu: (...) o caminho será dado pela quebra ou do suporte (1.25) ou resistência (1.3).

Um abr
Nuno

desculpa lá meter-me na conversa, mas pelo meu gráfico a resistência dos 1.3, uma vez ultrapassada, não suportou, em nada, as quedas recentes, pelo que desconfio que volte a trabalhar (outra vez como resistência)

Estás à vontade para intrometer :).

Na mho, os 1.3 foram os máximos dos 3 ressaltos de Fevereiro, pelo que é o primeiro target de uma subida.

Olá Susana. Relativamente a entrar curto nos 1.3, eu devo entrar mas com uma quantidade mais pequena do que o normal. Penso que está na altura de haver um ressalto nas bolsas e que isso será um catalisador para a descida do USD.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Susana Amado_ » 10/3/2009 15:07

nunofaustino Escreveu:
Entretanto já conseguimos ultrapassar os 1.2750 e estamos na metade superior do canal lateral em que nos encontramos. Ou seja, estamos a chegar ao ponto em que a melhor opção é desfazer as posições longas e arrecadas alguns lucros. Mas ainda não é altura de abrir curtos... isso fica para mais perto dos 1.3.

Nuno

Olá Nuno,

concordo contigo.
Já há algum tempo que tenho estado a abrir longos perto do suporte e fechado os mesmo perto de 1,27 (hoje fechei a 1,28);
agora quero ver como vai fechar hoje o EUR/USD porque neste preciso momento não me parece boa opção abrir curtos... há que ver o que vai acontecer.

Beijinhos,
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

por rsacramento » 10/3/2009 14:58

nunofaustino Escreveu: (...) o caminho será dado pela quebra ou do suporte (1.25) ou resistência (1.3).

Um abr
Nuno

desculpa lá meter-me na conversa, mas pelo meu gráfico a resistência dos 1.3, uma vez ultrapassada, não suportou, em nada, as quedas recentes, pelo que desconfio que volte a trabalhar (outra vez como resistência)
Anexos
EUR_USD Spot 090309.png
EUR_USD Spot 090309.png (10.15 KiB) Visualizado 5439 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por nunofaustino » 10/3/2009 14:51

sim, mas neste caso interessa saber o ritmo de queda de cada uma delas...

Entretanto já conseguimos ultrapassar os 1.2750 e estamos na metade superior do canal lateral em que nos encontramos. Ou seja, estamos a chegar ao ponto em que a melhor opção é desfazer as posições longas e arrecadas alguns lucros. Mas ainda não é altura de abrir curtos... isso fica para mais perto dos 1.3.

Um abr
Nuno

por Branc0 » 10/3/2009 14:45

nunofaustino Escreveu:Não percebi esta tua frase. As moedas vão para baixo em relação a quê?

É um velho ditado do forex: Currencies do not fluctuate, they merely sink at different rates.

Neste caso afundam em relação ao ouro mas estou na expectativa que brevemente não vai ser o unico refugio, liquidez é o que não falta para por a trabalhar.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 10/3/2009 14:45

Duplicate post
Editado pela última vez por Branc0 em 10/3/2009 14:45, num total de 1 vez.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por nunofaustino » 10/3/2009 13:42

Branc0 Escreveu:Eu continuo a achar que as moedas caminham todas no mesmo sentido, para baixo, apenas a ritmos diferentes.

Não percebi esta tua frase. As moedas vão para baixo em relação a quê?

De resto, e relativamente ao EURUSD, vamos lateralizando junto a um suporte forte o que permite que se acumule energia para uma nova leg down (como a que se registou dos 1.6 aos 1.25) ou para uma nova leg up (talvez até aos 1.4). o caminho será dado pela quebra ou do suporte (1.25) ou resistência (1.3).

Um abr
Nuno

por Branc0 » 10/3/2009 13:21

Acho que os investidores/especuladores estão muito confusos em relação ao EUR. Por um lado acho que não se pode negar que Trichet tem tido a postura mais responsável de todos os principais bancos centrais, por outro há que reconhecer que existem muitas pressões na moeda vinda de fora, nomeadamente da europa de leste. Eu continuo a achar que as moedas caminham todas no mesmo sentido, para baixo, apenas a ritmos diferentes.

Djovarius Escreveu:em conjunto com um rally acionista e das mercadorias de base.

O mercado obrigacionista pode ser a próxima "bolha" a rebentar, mas isso são contas diferentes que dependem de como o mercado reagirá ao aumento brutal da emissão de títulos de dívida.

Estamos de acordo e penso que não deve faltar muito para esse rally, pelo menos nas commodities que é onde tenho aberto posições recentemente. Os preços de muitas commodities, medidos em ouro, estão em níveis anormalmente baixos que eu não creio que se justifique em certos sectores como o energético e agriculas (que é onde eu ando a abrir posições de há algum tempo para cá).

Quanto ao mercado obrigacionista... perfeitamente de acordo, com ou sem quantitative easing, não há milagres.

por djovarius » 10/3/2009 12:43

Bom dia,

É, sim, comprinhas na Amazon.com UK ou então, lá mesmo em Londres, pois há lojas que dão um cambio promocional aos "shoppers", ficando pela paridade.
Bem, eles já se anteciparam a uma possível realidade.
Hoje o EUR/GBP cota em torno de 0.92 e os indicadores sinalizam a hipótese de apreciação do EUR. Isto pode vir a dar que falar.

E enquanto o Cable só encerra uma recuperação muito timida, o nosso EUR/USD sinaliza algo que poderá ser uma boa notícia para os outros mercados.
A volatilidade está a normalizar, bem como a fuga para o dólar diminui de intensidade.
O interesse comprador do EUR revela-se, tendo o par fugido da "mítica" zona de 1.2550 e hoje já bateu em 1.2740 - outro bom valor de referência.

Isto é suficiente para marcar uma nova tendência de curto prazo ?? Claramente, não !!!

Prefiro ver o par a testar a casa de 1.29 - 1.30 e a manter-se acima desses valores. É que se isso acontecer, podemos projetar-nos para 1.3330 (outra vez) e 1.36 / 1.37 - isto, claro, ao longo da Primavera e em conjunto com um rally acionista e das mercadorias de base.

O mercado obrigacionista pode ser a próxima "bolha" a rebentar, mas isso são contas diferentes que dependem de como o mercado reagirá ao aumento brutal da emissão de títulos de dívida.

Abraço

djovarius

por salvadorveiga » 9/3/2009 14:15

la vai mais umas comprinhas na amazon UK :mrgreen:

Registado: 12/3/2008 22:06

por djovarius » 9/3/2009 14:08

Boa tarde,

Temos hoje uma sessão inversa da de sexta-feira, no nosso EUR/USD. Parecida, mas inversa.
Desta feita, os máximos na ásia ainda foram acima de 1.27 outra vez, mas só para derrapar tudo outra vez até à casa partida, a zona de 1.2550 - como já disse antes, uma espécie de "super magneto" do par nos últimos tempos.
O "trade" está muito técnico e não se pode vislumbrar a direção deste par.
Mais interessante a quebra do Cable para valores que não se viam desde o final de Janeiro. Parece que a Libra vai sofrer.
O que nos leva ao gráfico abaixo do EUR/GBP.
Está a quebrar a zona de resistência entre 0.90 / 0.91 - será isto para valer ??
Se for, só se vislumbram resistências a sérios bem acima em 0.95 e depois só o máximo histórico.
Estará para breve a chegada da paridade.
Se for verdade a monetização por parte do BOE, então a Libra poderá ser a divisa em piores lençóis.
Quem pode beneficiar ainda é o CHF - mas isso é história para ser contada nesta altura. Para essa ainda não pago para ver.

Abraço

djovarius
Anexos
EUGB.png
EUGB.png (35.13 KiB) Visualizado 5629 vezes

por JCS » 6/3/2009 16:30

Pessoalmente penso que os dados se irão agravar consideravelmente mês após mês até finais de 2010 por todo o mundo. Penso que a situação piorará de maneira tal que cada vez acredito mais numa estagnação brutal das economias e numa possivel depressão.

Não estou a ver grande saída para o pagamento do cada vez maior buraco financeiro dos governos e penso que alguns irão entrar na bancarrota (com todas as implicações económicas e principalmente sociais que isso acarreta). Penso que Portugal será um deles.

Penso que estamos prestes a iniciar mais uma nova onda de bail outs massivos com montantes cada vez maiores (veja-se GM, entre outras...) aumentando cada vez mais o rombo orçamental dos governos que já é assustador.

Não acredito em nenhuma viragem (e quando houver penso que será muito ligeira na economia real) antes de finais de 2010, principios de 2011, isto a nivel mundial. Cá para Portugal estou bem mais pessimista, porque acredito que o nosso modelo é insustentável há inumeros anos e estamos a chegar ao fim da linha, pertissimo da insolvência.

Posso ser que seja só pessimismo da minha parte. Vamos ver...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por djovarius » 6/3/2009 15:02

Bem, e nos EUA a coisa tá preta.

Já são mais de 4 milhões de empregos (líquidos) perdidos em pouco mais de um ano, desde o início da recessão. Mesmo para um país de 300 milhões de habitantes é significativo, até porque isto não deve ficar por aqui !!
A taxa de desemprego já atingiu os 8%, já passa, devendo mesmo caminhar para 9 ou 10% até estabilizar.
Isto já são dados adquiridos, piorar antes de melhorar é inevitável.

Quem ganha força são os defensores do aumento rápido da liquidez, com intervenção acelerada dos Bancos Centrais em conjugação com maiores défices públicos.

Vem aí mais fogo para apagar o incêndio :roll:

Por conta disso, quero acreditar que os mercados vão começar a ter "cheiro" a liquidez futura.
É com acompanhar em detalhe o EUR/USD em conjugação com o Ouro e o SP 500 em Wall Street, com vista a movimentos negociáveis no curto/médio prazo.

Abraço

djovarius

por djovarius » 6/3/2009 11:47

Bom dia,

E aí está mais uma famosa 6ª feira do "desemprego" - com os dados relativos aos EUA. Antes, isto provocava brutais volatilidades, enquanto hoje nem por isso. Ou Não ? No "intraday" há muito movimento, hoje mesmo quase 200 pips entre mínimo e máximo.

O que vai parecendo nestas últimas semanas é que o EUR/USD não está mesmo pronto para grandes "arranques" numa direção bem definida. Pelo que temos suportes a funcionarem muito bem e não temos ataques de monta a resistências.

Daí que só deveremos ter mais visibilidade em relação a um bom movimento quando:
romper em alta a região "nebulosa" de 1.30/1.31;
ou romper em baixa a região de 1.2450/1.2330

Até lá, são altos e baixos ao sabor da corrente dos diversos mercados.

A única coisa que parece evidente neste momento é que estão a secar as compras de dólares, tal como ocorreram no 2º semestre de 2008 e ainda no arranque deste ano. E isso poderia sinalizar uma inversão nos mercados em geral, a tal de que se fala muita, mas que até agora teima em não aparecer.

Quem sabe até se o USD não vai cair, mesmo com os mercados em baixa, ao contrário do que se passou até agora? É que os "players" poderão reavaliar o valor relativo do USD no caso desta divisa se tornar mais "desfuncional" devido à sua exagerada expansão graças à chamada compra de ativos de renda fixa com o objetivo de manter juros reduzidos.
Num quadro recessivo, poderemos vir a assistir a coisas que nunca tinhamos assistido.
E o USD poderia ser mais penalizado.
Mas isto são só suposições, teremos mesmo de ver se o mercado vai reagir assim !!!

Abraço

djovarius

por djovarius » 5/3/2009 15:42

Bem, ainda uma notícia que explica os estranhos "spreads" praticados hoje, que chegam a 10 pips no USD/JPY.

A EBS - sistema eletrónico de negociação do FX, está com problemas técnicos, pelo que a liquidez do mercado interbancário tem liquidez reduzida.

Muitas corretoras on-line de forex dependem do sistema para apresentar as suas cotações e assim proporcionar os negócios habituais.

Sabe-se que os pares e "crosses" mais transacionados estão a ser afetados por este problema.

Assim, a maioria dos grandes negócios está a ser feita com ordens à antiga, via telefone, deixando de existir a habitual liquidez.

Bem, pelo menos vemos os tubarões a jogarem sozinhos... :roll:

Abraço

djovarius

por djovarius » 5/3/2009 15:20

Já fez sim senhor,

Nem os Franceses, Holandeses e Alemães entravam nessa... eles a pagar e os 4 porquinhos a rir e a dançar ao Solinho do Verão que aí vem :lol: :lol:

Bom, e o EUR tem estado em queda generalizada perante a generalidade das divisas.

Repare-se no detalhe do EUR/USD, nas últimas 4 sessões, incluindo já de hoje, o máximo do par esteve sempre em 1.2665 e 1.2680 - está aqui então boa resistência de curto prazo, sendo agora 1.2550 um pivot do par.

E os mínimos do ano estão novamente ao virar da esquina, mas não parece fácil passar ainda por lá. Veremos ao longo da sessão.

Abraço

djovarius

por Branc0 » 5/3/2009 15:12

E as obrigações da UE morreram antes de nascerem, cortesia de Durão Barroso... já fez qualquer coisa de util.

por djovarius » 5/3/2009 14:01

Não é surpresa a falta de movimento quer da Libra quer do Euro perante notícias já perfeitamente descontadas e esperadas.

Agora, resta saber o que o "inspector Closeau" (Trichet) vai dizer. Todos esperam um sinal em relação a futuras baixas de juro e provavelmente virá ao de cima a questão do juro tendencialmente zero, nova política dos Ingleses e dos Americanos, mas que os Alemães nem querem ouvir falar.

O EUR/USD continua estável pouco acima de 1.2550 e o EUR/GBP mais estável ainda, abaixo de 0.90 - o tal valor que vai assumindo maior significado técnico.

Abraço

djovarius

por djovarius » 5/3/2009 13:45

E depois da descida dos juros em Inglaterra para 0.5%, temos agora o BCE a descer os juros na zona Euro para apenas 1.5% como esperado.

Abraço

dj

por djovarius » 5/3/2009 11:53

Buenos dias,

Interessante discussão, pessoal, mas o EUR/USD ainda se mantém acima dos suportes poderosos que já vimos. E eles funcionam bem.
Escusado será dizer que, uma vez rompidos, podem dar um excelente "setup". Há só que ter paciência.

Ontem, com os mercados meio eufóricos, o Euro ganhou terreno em geral, hoje, tudo a voltar à fase anterior.
Aliás, é caso para perguntar de onde é que se espera uma recuperação a sério dos mercados. Onde está a liquidez, a tal que levou os mercados à loucura entre 1995 e 2000 e depois entre 2003 e 2007/8 !!??

Sem liquidez, não vejo grandes mudanças, aliás cada vez se vê menos... :(

O BCE e o Banco de Inglaterra têm a palavra, mas como já se viu na América, desta feita, juros zero ou perto disso já não são sinónimo de um aumento significativo da dita liquidez .

A ver vamos

dj

por Flying Turtle » 4/3/2009 17:44

Razão Pura Escreveu:Não percebi essa do Óscar

O Óscar é uma figura... Mas vale verdadeiramente a pena segui-lo, pelo menos os vídeos. São mesmo muito bons na minha opinião.

Vê aqui

http://www.livewithoscar.com/index.php

e/ou aqui

http://www.youtube.com/user/futuresanalysts

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Razao_Pura » 4/3/2009 17:06

Oi,

Não percebi essa do Óscar e não vejo nenhum H&S. Os 1,1 são valores de 2006, suporte mais próximo abaixo dos 1,23/1,24.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, GaussSLB47, Google Adsense [Bot], malakas, maturidade, mjcsreis, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, rg7803, sempreamesma, silva_39, trilhos2006 e 106 visitantes