Day trading
tmms Escreveu:Olá,
Deixo aqui a tabela e o gráfico mais recentes.
Com vista a minorar os efeitos da aprendizagem neste estudo, eliminei os meus primeiros e segundo erros (*) os quais tiveram um forte impacto nas operações intra-diárias e de prazo superior, respectivamente.
Mais tarde apresentarei as minhas conclusões preliminares sobre este tema. Até lá, é possível constatar uma diferença considerável na rentabilidade média das operações intra-diárias que passou de -5,84% para +20,74%.
(*) - Para mais detalhes sobre estes e outros erros podem consultar http://os-mercados-financeiros.blogspot ... erros.html
Um abraço,
Tiago
Em termos estatísticos é normal teres uma percentagem muito elevada de trades ganhadores versus trades perdedores. O problema é que o ganho desses trades normalmente é inferior às perdas. Já leste livros suficientes com as possíveis explicações. O teu trabalho agora é perceberes o que correu mal nesses 2 trades.
Abraços e bons negócios
Olá,
Com vista a minorar os efeitos da aprendizagem neste estudo, eliminei os meus primeiros e segundo erros (*) os quais tiveram um forte impacto nas operações intra-diárias e de prazo superior, respectivamente.
Mais tarde apresentarei as minhas conclusões preliminares sobre este tema. Até lá, é possível constatar uma diferença considerável na rentabilidade média das operações intra-diárias que passou de -5,84% para +20,74%.
(*) - Para mais detalhes sobre estes e outros erros podem consultar http://os-mercados-financeiros.blogspot ... erros.html
Um abraço,
Tiago
Um abraço,
Tiago
- Anexos
-
- grafico_daytrading.png (30.33 KiB) Visualizado 5056 vezes
-
- quadro_daytrading.png (48.01 KiB) Visualizado 5050 vezes
Olá Jesse,
Acredito que sim. Faz todo o sentido. Eu já vou com dois anos de estudo, cada vez compro mais livros e fico pasmado com o que continuo a aprender todos os dias. E com o que devia ter aprendido nas primeiras leituras e não aprendi.
Posso afirmar, sem qualquer dúvida, que já estudei e me empenhei mais nesta experiência do que nos 4 anos que durou a minha licenciatura.
Eu, por formação de base, já estou habituado a encarar tudo na vida a longo prazo. Foi assim que também encarei e encaro esta experiência. Tenho contudo de admitir (e já o fiz publicamente no meu tópico de apresentação) que subestimei o trading.
É bem mais difícil do que estimei mas, e por isso mesmo, também muito mais aliciante do que eu imaginava. Só espero conseguir percorrer todos esses passos que o Nigel Bahadur descreve e com os quais estou, globalmente, de acordo (não concordo com todos).
Um abraço,
Tiago
Jesse James Escreveu:14. We start to understand that trading successfully is going to take more time and more knowledge than we anticipated.
MOST PEOPLE WILL GIVE UP AT THIS POINT,
AS THEY REALIZE WORK IS INVOLVED.
Acredito que sim. Faz todo o sentido. Eu já vou com dois anos de estudo, cada vez compro mais livros e fico pasmado com o que continuo a aprender todos os dias. E com o que devia ter aprendido nas primeiras leituras e não aprendi.
Posso afirmar, sem qualquer dúvida, que já estudei e me empenhei mais nesta experiência do que nos 4 anos que durou a minha licenciatura.
Eu, por formação de base, já estou habituado a encarar tudo na vida a longo prazo. Foi assim que também encarei e encaro esta experiência. Tenho contudo de admitir (e já o fiz publicamente no meu tópico de apresentação) que subestimei o trading.
É bem mais difícil do que estimei mas, e por isso mesmo, também muito mais aliciante do que eu imaginava. Só espero conseguir percorrer todos esses passos que o Nigel Bahadur descreve e com os quais estou, globalmente, de acordo (não concordo com todos).
Um abraço,
Tiago
Actualizo o gráfico anterior, o qual inclui agora também a rentabilidade de todas as operações. Os comentários seguem também em texto para não prejudicar a leitura do gráfico.
Operações intra-diárias (linha laranja que até à operação nº 64 é igual à linha azul): Para um grau de risco sensivelmente constante a rentabilidade acumulada das operações intra-díárias parece não mostrar uma tendência definida mas sim uma oscilação entre os +/- 15%. Quando o risco da estratégia aumentou as oscilações passaram os +/- 20%. Não parecem definir uma tendência ascende mas sim uma lateralização. Não se vislumbra qualquer tendência ascendente.
Estes dados lavam-me às seguintes interrogações: terão as operações intra-diárias expectativa matemática nula ou negativa? Tenderá a rentabilidade acumulada para zero no longo prazo? Partindo do pressuposto de que a expectativa é positiva no longo prazo qual será o rácio de edge (vantagem) entre as operações desta natureza e as de prazo superior? E terão vantagem sobre os métodos de arbitragem cujo edge é baixo mas o risco também?
Operações de longo prazo (linha verde clara): Ao eliminar todas as operações intra-diárias a rentabilidade apresenta um comportamento bem diferente. Devemos ter em consideração, no entanto, que as elevadas rentabilidades se devem ao aumento proporcional do risco da estratégia.
Operações de longo prazo excluindo a operação nº 76/2008 (linha verde escura): Se eliminarmos das 8 operações de prazo superior ao intra-diário a operação nº 76/2008 (visto ser, muito provavelmente, uma operação isolada devido ao erro de aprendizagem) verificamos que o drawdown máximo foi de cerca de -10% e que a rentabilidade actual não seria de +93% mas sim de +135%.
Abraço,
Tiago
Operações intra-diárias (linha laranja que até à operação nº 64 é igual à linha azul): Para um grau de risco sensivelmente constante a rentabilidade acumulada das operações intra-díárias parece não mostrar uma tendência definida mas sim uma oscilação entre os +/- 15%. Quando o risco da estratégia aumentou as oscilações passaram os +/- 20%. Não parecem definir uma tendência ascende mas sim uma lateralização. Não se vislumbra qualquer tendência ascendente.
Estes dados lavam-me às seguintes interrogações: terão as operações intra-diárias expectativa matemática nula ou negativa? Tenderá a rentabilidade acumulada para zero no longo prazo? Partindo do pressuposto de que a expectativa é positiva no longo prazo qual será o rácio de edge (vantagem) entre as operações desta natureza e as de prazo superior? E terão vantagem sobre os métodos de arbitragem cujo edge é baixo mas o risco também?
Operações de longo prazo (linha verde clara): Ao eliminar todas as operações intra-diárias a rentabilidade apresenta um comportamento bem diferente. Devemos ter em consideração, no entanto, que as elevadas rentabilidades se devem ao aumento proporcional do risco da estratégia.
Operações de longo prazo excluindo a operação nº 76/2008 (linha verde escura): Se eliminarmos das 8 operações de prazo superior ao intra-diário a operação nº 76/2008 (visto ser, muito provavelmente, uma operação isolada devido ao erro de aprendizagem) verificamos que o drawdown máximo foi de cerca de -10% e que a rentabilidade actual não seria de +93% mas sim de +135%.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- daytrade_vs_prazo_superior.png (30.03 KiB) Visualizado 4024 vezes
Boa tarde a todos
Sou aquilo que se pode considerar um swing trader.
Também faço operações de day trade, normalmente em mercados em lateralização ou posições longas em bear market. Inicialmente só fazia day trade. Cheguei à conclusão que não fazia sentido não deixar correr os ganhos. Os trades intradiários revelaram-se menos rentáveis que os mais longos.
Deixo aqui um conjunto de passos, que achei muito interessante, para maximizar o êxito no trading, da autoria de Nigel Bahadur.
38 Steps Per Trader
This is a realistic but also tongue-in-cheek list of steps that a successful trader goes through.
1. We accumulate information - buying books, going to seminars and researching.
2. We begin to trade with our 'new' knowledge.
3. We consistently 'donate' and then realize we may need more knowledge or information.
4. We accumulate more information.
5. We switch the commodities we are currently following.
6. We go back into the market and trade with our 'updated' knowledge.
7. We get 'beat up' again and begin to lose some of our confidence. Fear starts setting in.
8. We start to listen to 'outside news' and to other traders.
9. We go back into the market and continue to 'donate'.
10. We switch commodities again.
11. We search for more information.
12. We go back into the market and start to see a little progress.
13. We get 'over-confident' and the market humbles us.
14. We start to understand that trading successfully is going to take more time and more knowledge than we anticipated.
15. We get serious and start concentrating on learning a 'real' methodology.
16. We trade our methodology with some success, but realise that something is missing.
17. We begin to understand the need for having rules to apply our methodology.
18. We take a sabbatical from trading to develop and research our trading rules.
19. We start trading again, this time with rules and find some success, but over all we still hesitate when it comes time to execute.
20. We add, subtract and modify rules as we see a need to be more proficient with our rules.
21. We feel we are very close to crossing that threshold of successful trading.
22. We start to take responsibility for our trading results as we understand that our success is in us, not the methodology.
23. We continue to trade and become more proficient with our methodology and our rules.
24. As we trade we still have a tendency to violate our rules and our results are still erratic.
25. We know we are close.
26. We go back and research our rules.
27. We build the confidence in our rules and go back into the market and trade.
28. Our trading results are getting better, but we are still hesitating in executing our rules.
29. We now see the importance of following our rules as we see the results of our trades when we don't follow the rules.
30. We begin to see that our lack of success is within us (a lack of discipline in following the rules because of some kind of fear) and we begin to work on knowing ourselves better.
31. We continue to trade and the market teaches us more and more about ourselves.
32. We master our methodology and our trading rules.
33. We begin to consistently make money.
34. We get a little over-confident and the market humbles us.
35. We continue to learn our lessons.
36. We stop thinking and allow our rules to trade for us (trading becomes boring, but successful) and our trading account continues to grow as we increase our contract size.
37. We are making more money than we ever dreamed possible.
38. We go on with our lives and accomplish many of the goals we had always dreamed of.
BN
Jesse James
Sou aquilo que se pode considerar um swing trader.
Também faço operações de day trade, normalmente em mercados em lateralização ou posições longas em bear market. Inicialmente só fazia day trade. Cheguei à conclusão que não fazia sentido não deixar correr os ganhos. Os trades intradiários revelaram-se menos rentáveis que os mais longos.
Deixo aqui um conjunto de passos, que achei muito interessante, para maximizar o êxito no trading, da autoria de Nigel Bahadur.
38 Steps Per Trader
This is a realistic but also tongue-in-cheek list of steps that a successful trader goes through.
1. We accumulate information - buying books, going to seminars and researching.
2. We begin to trade with our 'new' knowledge.
3. We consistently 'donate' and then realize we may need more knowledge or information.
4. We accumulate more information.
5. We switch the commodities we are currently following.
6. We go back into the market and trade with our 'updated' knowledge.
7. We get 'beat up' again and begin to lose some of our confidence. Fear starts setting in.
8. We start to listen to 'outside news' and to other traders.
9. We go back into the market and continue to 'donate'.
10. We switch commodities again.
11. We search for more information.
12. We go back into the market and start to see a little progress.
13. We get 'over-confident' and the market humbles us.
14. We start to understand that trading successfully is going to take more time and more knowledge than we anticipated.
15. We get serious and start concentrating on learning a 'real' methodology.
16. We trade our methodology with some success, but realise that something is missing.
17. We begin to understand the need for having rules to apply our methodology.
18. We take a sabbatical from trading to develop and research our trading rules.
19. We start trading again, this time with rules and find some success, but over all we still hesitate when it comes time to execute.
20. We add, subtract and modify rules as we see a need to be more proficient with our rules.
21. We feel we are very close to crossing that threshold of successful trading.
22. We start to take responsibility for our trading results as we understand that our success is in us, not the methodology.
23. We continue to trade and become more proficient with our methodology and our rules.
24. As we trade we still have a tendency to violate our rules and our results are still erratic.
25. We know we are close.
26. We go back and research our rules.
27. We build the confidence in our rules and go back into the market and trade.
28. Our trading results are getting better, but we are still hesitating in executing our rules.
29. We now see the importance of following our rules as we see the results of our trades when we don't follow the rules.
30. We begin to see that our lack of success is within us (a lack of discipline in following the rules because of some kind of fear) and we begin to work on knowing ourselves better.
31. We continue to trade and the market teaches us more and more about ourselves.
32. We master our methodology and our trading rules.
33. We begin to consistently make money.
34. We get a little over-confident and the market humbles us.
35. We continue to learn our lessons.
36. We stop thinking and allow our rules to trade for us (trading becomes boring, but successful) and our trading account continues to grow as we increase our contract size.
37. We are making more money than we ever dreamed possible.
38. We go on with our lives and accomplish many of the goals we had always dreamed of.
BN
Jesse James
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
pvg80713 Escreveu:deixo aqui mais um problema que se está a passar comigo.
em 2005/2006 fiz centenas de trades, com 10, 20, 30... mil euros ... day-trade com dezenas de trades por dia...
as finanças viram apenas o total dos movimentos... todos somados... e agora querem saber onde fui eu buscar as dezenas de milhoes de euros que movimentei...
querem que eu altere a declaração de irs... pague as multas etc etc etc... uma chatice das grandes.
cuidado.
abraço a todos
Podias explicar melhor pvg80713?
Alterar a declaração porquê? Multas porquê?
- Registado: 16/4/2008 10:25
Com a devida autorização e porque penso que pode ser interessante para outros, aqui vai a minha troca de mensagens em privado com o Bullsista:
tmms Escreveu:bullsista Escreveu:Queres desenvolver?
Desenvolvido em privado.
tmms Escreveu:Olá Bullsista,
A questão fundamental é que penso que a tua forma de operar possa ter esperança matemática negativa ou nula no long run. Mas isso tu só vais descobrir com o tempo. Obviamente que poderei estar errado e tu daqui a 20 anos continuares a operar da mesma forma e a ganhar dinheiro. É só a minha opinião.
Volto a dizer: não me identifico com o trading dessa natureza mas respeito pois, obviamente, cada um segue o seu caminho.
Um abraço,
Tiago
bullsista Escreveu:Tiago,
Nada dura para sempre. Penso que cada um de nós tem de evoluir e adaptar-se às situações que nos surgem. Para já, estou bastante satisfeito com o meu m.o. Mas se verificar que deixa de funcionar, terei de o alterar. Como tenho defendido, cada um tem de achar o seu método. Não defendo que o meu seja melhor.
Já agora, deixa-me felicitar-te pelo teu rendimento positivo no teu 1º ano.
Abraço,
tmms Escreveu:Olá Bullsista,
Muito obrigado pela felicitações e fico muito satisfeito por ver que entendestes as minhas palavras como uma forma de critica construtiva (tal como entendo a mensagem do LTCM para ti) e não outra coisa.
Era esse o único objectivo das minhas palavras. Fazer-te um alerta para que esse caminho talvez não te leve ao objectivo desejado.
Mas respeito e concordo plenamente contigo. Cada trader tem de fazer o seu caminho individual e descobrir por si o método que melhor se adapta à sua personalidade, etc.
PS - Já agora peço-te uma autorização. Posso publicar esta nossa pequena troca de mensagens no tópico? Penso que é mais um contributo positivo para quem segue o assunto. Se concordares diz.
Um abraço,
Tiago
bullsista Escreveu:Tiago,
Claro que entendi como crítica construtiva. Por isso é que trocamos ideías no fórum porque se ficamos só a "falar" connosco próprios não aprendemos, não evoluimos. É sempre bom "ouvir" outras opiniões.
Se achas útil para a comunidade, não vejo qualquer problema em publicares estas mensagens.
Abraço,
CTR2004 Escreveu:Já agora uma curiosidade, como practicas day-trade, como fizes-te a declaração as finanças? ñ te foi possivel colocar movimento por movimento correcto ? Colocas-te já lá tudo somado ?
Há muitas pessoas que não praticam daytrade e que, mesmo assim, o total de operações realizado num ano ultrapassa em muito o máximo de linhas da declaração. Há um tópico sobre esse assunto aqui no Caldeirão (não sei qual o endereço). O que lá foi dito é que, nestes casos, se deve somar e apresentar o total.
Abraço,
Tiago
tmms
Já agora uma curiosidade, como practicas day-trade, como fizes-te a declaração as finanças? ñ te foi possivel colocar movimento por movimento correcto ? Colocas-te já lá tudo somado ?
pvg80713
Com base em quê querem que pagues multa ? por teres apresentado o global tudo somado ? É um disparate, eu por exemplo liguei agora para o Call Center deles, e disseram-me que não há qualquer problema em apresentar o total somado...
Já agora uma curiosidade, como practicas day-trade, como fizes-te a declaração as finanças? ñ te foi possivel colocar movimento por movimento correcto ? Colocas-te já lá tudo somado ?
pvg80713
Com base em quê querem que pagues multa ? por teres apresentado o global tudo somado ? É um disparate, eu por exemplo liguei agora para o Call Center deles, e disseram-me que não há qualquer problema em apresentar o total somado...
- Registado: 29/11/2007 2:47
Olá,
Deixo aqui um contributo muito interessante que me foi deixado por um anónimo no meu blog como comentário ao post onde estou a analisar esta questão do daytrading ( http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ading.html ).
Nesta fase gostaria apenas de acrescentar uma coisa: é importante notar que os dados que estou a apresentar neste tópico são exclusivamente dos meus trades e em fase de aprendizagem. Embora os números sejam elucidativos é apenas um caso e não se devem retirar conclusões precipitadas "contra" o daytrading. Não é essa a intenção.
Um abraço,
Tiago
Deixo aqui um contributo muito interessante que me foi deixado por um anónimo no meu blog como comentário ao post onde estou a analisar esta questão do daytrading ( http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ading.html ).
Nesta fase gostaria apenas de acrescentar uma coisa: é importante notar que os dados que estou a apresentar neste tópico são exclusivamente dos meus trades e em fase de aprendizagem. Embora os números sejam elucidativos é apenas um caso e não se devem retirar conclusões precipitadas "contra" o daytrading. Não é essa a intenção.
Um abraço,
Tiago
Anônimo disse...
Boas,
de facto, os números são elucidativos.
No entanto, aproveito para referir um facto que certamente terás q ter em conta. Desde o início deste blog, todos os teus futuros foram negociados numa base diária, as operações que duraram mais que um dia encontram-se numa fase mais madura da tua experiência. Logo, os teus erros e a tua aprendizagem tem sido à conta das operações diárias.
Essa análise parece-me portanto, um pouco injusta para as operações diárias na medida em que, de uma forma indirecta, elas também têm uma quota parte dos lucros que obtiveste até hoje. Seria interessante quantificar o conhecimento também. Não obstante, a diferença é bem notória e merece decerto reflecção.
Sendo este post, um facto apresentado, ficarei à espera das tuas considerações sobre o assunto.
Um abraço,
R
Olá R.,
Compreendo perfeitamente as tuas palavras quando afirmas que a minha análise parece um pouco injusta para as operações diárias. Embora a intenção fosse apenas publicar factos tal como são, admito perfeitamente que possa ter passado uma imagem errada.
Nesta fase encontro-me a tratar os dados e, sobretudo, a reflectir sobre este assunto.
Quando tiver chegado a algumas conclusões sobre este assunto actualizarei este mesmo post e terei em consideração a tua critica construtiva no sentido de eliminar esse enviesamento da minha análise.
Efectivamente, o teu ponto de vista é bastante válido. É um facto inegável que as operações diárias são mais penalizadas pelo processo de aprendizagem.
Um abraço,
Tiago
pvg80713 Escreveu:deixo aqui mais um problema que se está a passar comigo.
em 2005/2006 fiz centenas de trades, com 10, 20, 30... mil euros ... day-trade com dezenas de trades por dia...
as finanças viram apenas o total dos movimentos... todos somados... e agora querem saber onde fui eu buscar as dezenas de milhoes de euros que movimentei...
querem que eu altere a declaração de irs... pague as multas etc etc etc... uma chatice das grandes.
cuidado.
abraço a todos
Então sendo assim temos de discriminar minuciosamente movimento por movimento ?
E se as linhas todas não chegarem ?
Bem tou já a ver que vem ai chatices! É que ainda por cima eles só verificam isso passados 2 anos ?!Ñ dizem nada na altura ?!
- Registado: 29/11/2007 2:47
deixo aqui mais um problema que se está a passar comigo.
cuidado.
abraço a todos
cuidado.
abraço a todos
- Registado: 19/4/2005 11:11
Olá Paul deAlex,
Aconteceu-me o mesmo. Consegui quase 15% nas primeiras 2 ou 3 semanas de negociação. Taxa de sucesso (acertos) na ordem dos 75%. Sorte de principiante e muito desconhecimento.
No meu caso, nessa altura, 100% dos meus trades eram intradiários e todos sem STOP LOSS.
Curiosamente, hoje que utilizo sempre STOP LOSS sei que existem estudos feitos pelos tartarugas que indicam que a não utilização de STOP LOSS juntamente com saídas do mercado definidas por tempo, ou seja, fechas as posições após determinado tempo da abertura e indecentemente da variação tem resultados muito positivos no long run.
Precisamente.
A minha 64ª operação foi a primeira que não fechei no próprio dia. Como devem estar a pensar, claro, era uma posição perdedora ao final do dia. Fechei-a logo às 8 e tal da manhã do dia seguinte. Perda ligeira.
Mas foi o prenuncio para o que estava para vir meia dúzia de dias depois. A operação nº 76/2008, a qual considero a minha maior lição neste processo de aprendizagem.
Começou por ser também uma operação intraday que inconscientemente fui convertendo em "investimento". Felizmente não podia fazer reforços para baixar o preço médio senão o desastre teria sido faltal.
Durante 4 dias fui assistindo, incrédulo e sem conseguir tomar uma decisão evidente, à delapidação da minha conta. Perdi mais de 35% nesta operação e a minha conta foi caindo de +8% para -28% a cada hora que passava. E eu assistia aos acontecimentos, observava, analisava, tentava justificar para mim mesmo o injustificável.
Só não rezei porque sou agnóstico caso contrário teria rezado para que o mercado invertesse. Mas fiz outra coisa: tinha esperança. Quando deixei de ter esperança e no momento de maior dor consegui ganhar coragem para fechar a posição fui presenteado com uma inversão do mercado espectacular nos dias semanas seguintes. Uma grande lição.
Nem mais. Eu que já tinha lido sobre o que me aconteceu em muitos livros fiquei estupefacto como é que era possível uma coisa daquelas me ter acontecido a mim. Eu devia estar preparado. Eu sabia que aquilo era um dos erros mais comuns dos iniciados. Logo, como eu sabia disso a priori, não me poderia acontecer a mim. Mas aconteceu e foi uma grande lição de humildade.
Deja vu...
Aqui permite-me discordar um pouco. Eu continuo a investir em livros e continuo a aprender muito. E também outro fenómeno muito interessante. Ao ler alguns livros pela segunda vez aprendi coisas que me tinham passado completamento ao lado na primeira leitura.
Não posso estar mais de acordo. Tu focas um ponto-chave. É preciso operar no presente.
100% de acordo.
Quero dizer-te que me identifico muito com o teu post e com o teu processo de aprendizagem.
Um abraço,
Tiago
Paul deAlex Escreveu:comecei de rompante, há 3 anos quase, e com grande sucesso. Sorte de principiante. Hoje ainda me pergunto como foi possível...
Aconteceu-me o mesmo. Consegui quase 15% nas primeiras 2 ou 3 semanas de negociação. Taxa de sucesso (acertos) na ordem dos 75%. Sorte de principiante e muito desconhecimento.
Paul deAlex Escreveu:Talvez 80% dos meus trades fossem day trades, sem stops (...) sem a rede salva vidas (STOP-LOSS).
No meu caso, nessa altura, 100% dos meus trades eram intradiários e todos sem STOP LOSS.
Curiosamente, hoje que utilizo sempre STOP LOSS sei que existem estudos feitos pelos tartarugas que indicam que a não utilização de STOP LOSS juntamente com saídas do mercado definidas por tempo, ou seja, fechas as posições após determinado tempo da abertura e indecentemente da variação tem resultados muito positivos no long run.
Paul deAlex Escreveu:A ilusão, a inexperiência e a aversão à perda, fizeram contudo das suas.
Precisamente.
A minha 64ª operação foi a primeira que não fechei no próprio dia. Como devem estar a pensar, claro, era uma posição perdedora ao final do dia. Fechei-a logo às 8 e tal da manhã do dia seguinte. Perda ligeira.
Mas foi o prenuncio para o que estava para vir meia dúzia de dias depois. A operação nº 76/2008, a qual considero a minha maior lição neste processo de aprendizagem.
Começou por ser também uma operação intraday que inconscientemente fui convertendo em "investimento". Felizmente não podia fazer reforços para baixar o preço médio senão o desastre teria sido faltal.
Durante 4 dias fui assistindo, incrédulo e sem conseguir tomar uma decisão evidente, à delapidação da minha conta. Perdi mais de 35% nesta operação e a minha conta foi caindo de +8% para -28% a cada hora que passava. E eu assistia aos acontecimentos, observava, analisava, tentava justificar para mim mesmo o injustificável.
Só não rezei porque sou agnóstico caso contrário teria rezado para que o mercado invertesse. Mas fiz outra coisa: tinha esperança. Quando deixei de ter esperança e no momento de maior dor consegui ganhar coragem para fechar a posição fui presenteado com uma inversão do mercado espectacular nos dias semanas seguintes. Uma grande lição.
Paul deAlex Escreveu:Tudo isto não me levou a desistir, mas sim a aprofundar o assunto. Não conhecia o caldeirão, passei a frequentá-lo.
Nem mais. Eu que já tinha lido sobre o que me aconteceu em muitos livros fiquei estupefacto como é que era possível uma coisa daquelas me ter acontecido a mim. Eu devia estar preparado. Eu sabia que aquilo era um dos erros mais comuns dos iniciados. Logo, como eu sabia disso a priori, não me poderia acontecer a mim. Mas aconteceu e foi uma grande lição de humildade.
Paul deAlex Escreveu:Lia siglas completamente desconhecidas (LTA, LTD, AT, AF, etc), que desconhecia por completo.
Deja vu...

Paul deAlex Escreveu:Decidi investir em livros e não dou por mal empregue o dinheiro. Mas actualmente decidi não gastar mais dinheiro nisto, pois pouco mais vai adiantar.
Aqui permite-me discordar um pouco. Eu continuo a investir em livros e continuo a aprender muito. E também outro fenómeno muito interessante. Ao ler alguns livros pela segunda vez aprendi coisas que me tinham passado completamento ao lado na primeira leitura.
Paul deAlex Escreveu:uma das coisas que devo ter a certeza é que ninguém prevê o futuro
Não posso estar mais de acordo. Tu focas um ponto-chave. É preciso operar no presente.
Paul deAlex Escreveu:A ausência de expectativa pelo ganho é aquilo a que me devo entregar mais, pois a sua presença ou excesso, implica com emoções e isso implica com o nosso sucesso.
100% de acordo.
Quero dizer-te que me identifico muito com o teu post e com o teu processo de aprendizagem.
Um abraço,
Tiago
Paul deAlex Escreveu:Bullsista,
Eu pessoalmente não sou tão anti-livros de trading.
Eu também não disse que era. Apenas não leio. Até o Ganhar em Bolsa comprei o ano passado e só a semana passada comecei a ler. O tempo é curto.

Paul deAlex Escreveu:Já agora uma pergunta: alguém consegue fazer day trade de warrants? Parece-me uma coisa surreal, pelos spreads brutais, pelo pouca liquidez...
Eu fiz uma investida de dois meses em warrants do dax em final de 2006, os únicos que me pareciam ter liquidez visível. Mas na altura eu não usava AT. Como sempre, a sorte de principiante estava lá. Mas como em tudo, as debilidades vieram ao de cima e desisti rapidamente.
Abraços e bons negócios
Bullsista,
Na minha experiência de negociação, comecei de rompante, há 3 anos quase, e com grande sucesso. Sorte de principiante. Hoje ainda me pergunto como foi possível...
Talvez 80% dos meus trades fossem day trades, sem stops, e na pouco apropriada plataforma WEB da Caixa Directa invest - não sei quantas vezes clicava por minuto no refresh, e ainda por cim no NASDAQ, sem a rede salva vidas (STOP-LOSS).
A ilusão, a inexperiência e a aversão à perda, fizeram contudo das suas.
O primeiro susto foi com a NVAX. Como não consegui vender com lucro no próprio dia, deixei andar durante um mês e tal, até que chegou ao break-even e vendi com lucro residual. Mal o menos!
Depois foi com a LOUD, onde o último de uma série de day trades fabulosos se revelou perdedor. Mais uma vez a aversão à perda, fez-me vender forçado no take over da Nokia com perdas de 50% ao fim de um ano!
E há ainda a GNBT, que representa um dos maiores golpes, de que já falei em tempos aqui no Caldeirão...
Tudo isto não me levou a desistir, mas sim a aprofundar o assunto. Não conhecia o caldeirão, passei a frequentá-lo. Lia siglas completamente desconhecidas (LTA, LTD, AT, AF, etc), que desconhecia por completo.
Decidi investir em livros e não dou por mal empregue o dinheiro. Mas actualmente decidi não gastar mais dinheiro nisto, pois pouco mais vai adiantar.
Um dos que li mais vorazmente foi o 'How I made $2.000.000 in the Stock Market' do Nicolas Darvas. É um daqueles livros que relata a experiência prática de um tipo que nada conhecia de bolsa e entre muitos tombos conseguiu ter sucesso.
A somar àqueles clichés da disciplina, do método, etc, etc, uma das coisas que devo ter a certeza é que ninguém prevê o futuro, e quando entro com uma posição, não faço ideia de quanto ganharei já que o percurso ganhador de um gráfico é impossível de adivinhar. No campo das perdas, não se pode fazer o tipo de navegação que se faz com os ganhos. O Stop-loss estando lá, garante uma perda limitada. E ponto final!
Ao invés de estabelecermos metas para os ganhos, o que temos de estabelecer desde logo é quanto estamos dispostos a perder no trading e a controlar isso.
A ausência de expectativa pelo ganho é aquilo a que me devo entregar mais, pois a sua presença ou excesso, implica com emoções e isso implica com o nosso sucesso.
Já agora uma pergunta: alguém consegue fazer day trade de warrants? Parece-me uma coisa surreal, pelos spreads brutais, pelo pouca liquidez...
Na minha experiência de negociação, comecei de rompante, há 3 anos quase, e com grande sucesso. Sorte de principiante. Hoje ainda me pergunto como foi possível...
Talvez 80% dos meus trades fossem day trades, sem stops, e na pouco apropriada plataforma WEB da Caixa Directa invest - não sei quantas vezes clicava por minuto no refresh, e ainda por cim no NASDAQ, sem a rede salva vidas (STOP-LOSS).
A ilusão, a inexperiência e a aversão à perda, fizeram contudo das suas.
O primeiro susto foi com a NVAX. Como não consegui vender com lucro no próprio dia, deixei andar durante um mês e tal, até que chegou ao break-even e vendi com lucro residual. Mal o menos!
Depois foi com a LOUD, onde o último de uma série de day trades fabulosos se revelou perdedor. Mais uma vez a aversão à perda, fez-me vender forçado no take over da Nokia com perdas de 50% ao fim de um ano!
E há ainda a GNBT, que representa um dos maiores golpes, de que já falei em tempos aqui no Caldeirão...
Tudo isto não me levou a desistir, mas sim a aprofundar o assunto. Não conhecia o caldeirão, passei a frequentá-lo. Lia siglas completamente desconhecidas (LTA, LTD, AT, AF, etc), que desconhecia por completo.
Decidi investir em livros e não dou por mal empregue o dinheiro. Mas actualmente decidi não gastar mais dinheiro nisto, pois pouco mais vai adiantar.
Um dos que li mais vorazmente foi o 'How I made $2.000.000 in the Stock Market' do Nicolas Darvas. É um daqueles livros que relata a experiência prática de um tipo que nada conhecia de bolsa e entre muitos tombos conseguiu ter sucesso.
A somar àqueles clichés da disciplina, do método, etc, etc, uma das coisas que devo ter a certeza é que ninguém prevê o futuro, e quando entro com uma posição, não faço ideia de quanto ganharei já que o percurso ganhador de um gráfico é impossível de adivinhar. No campo das perdas, não se pode fazer o tipo de navegação que se faz com os ganhos. O Stop-loss estando lá, garante uma perda limitada. E ponto final!
Ao invés de estabelecermos metas para os ganhos, o que temos de estabelecer desde logo é quanto estamos dispostos a perder no trading e a controlar isso.
A ausência de expectativa pelo ganho é aquilo a que me devo entregar mais, pois a sua presença ou excesso, implica com emoções e isso implica com o nosso sucesso.
Já agora uma pergunta: alguém consegue fazer day trade de warrants? Parece-me uma coisa surreal, pelos spreads brutais, pelo pouca liquidez...
Olá Dwer,
Concordo contigo.
Já agora, não sei se tiveste oportunidade de acompanhar, mas o tópico "Argumentos pro AT. E argumentos contra?" ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63849 ) também está excelente. Um dos mais interessantes, senão mesmo o mais interessante, que li e participei até agora no Caldeirão.
Um abraço,
Tiago
Dwer Escreveu:Queria só deixar uma palavrinha de aplauso, ao melhor tópico sobre trading que tenho o prazer de ler em muito tempo, aqui no forum.
Concordo contigo.
Já agora, não sei se tiveste oportunidade de acompanhar, mas o tópico "Argumentos pro AT. E argumentos contra?" ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63849 ) também está excelente. Um dos mais interessantes, senão mesmo o mais interessante, que li e participei até agora no Caldeirão.
Um abraço,
Tiago
Queria só deixar uma palavrinha de aplauso, ao melhor tópico sobre trading que tenho o prazer de ler em muito tempo, aqui no forum.
Traders a trocar experiências e a analisar criticamente os seus trades e os dos outros.
Parabéns!
Traders a trocar experiências e a analisar criticamente os seus trades e os dos outros.
Parabéns!
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Paul deAlex Escreveu:Atenção que eu não sou particularmente fã do day trade..
Bem... eu também nunca pensei fazer day trade. Mas desde que tenho a plataforma do Best/Saxo desde o começo do ano passado, tentei fugir ao mercado de acções e conhecer fx, futuros e cfd's. Tenho a minha carteira de longo prazo de acções a ser acertada pontualmente e fui fazendo experiências neste campo. Descobri que sou péssimo em fx o que me chateia terrivelmente. Mas a minha menina dos olhos são mesmo os futuros. E dentro deles os futuros sobre petróleo. Devido à explosividade, à volatilidade deste activo, é excelente para day trade.
Paul deAlex Escreveu:Sigo, sem negociar o futuro do petróleo CL, em velas de 1min, porque acho que na plataforma saxo, é um activo que tem tudo, para o bem e para o mal, para se fazer day trade:
a) volatilidade imensa, que com a alavancagem dos futuros, e para uma conta pequena, consegue ter ganhos (e perdas) de grande dimensão;
b) spreads baixíssimos - bid/ask = 115.00/115.02 é corrente. É porreiro. Quando a Nymex fecha e só há negociação electrónica na Globex, o spread sobe, mas não é nada por aí além.
c) Baixo custo de transacção: Na Best Pro (DEMO), aparece um custo de $6,67 por 1 contrato. Ora 1 contrato são 1000 barris, que dá $115,000.00, por exemplo, se tiver cotado a $115.00. Percentualmente dá 6.67/115000 = 0.0058%
d) Porque é que só olho em termos de 1min? É que se olhar numa escala diferente, por exemplo a 2h, os stops já têm de ter uma dimensão que se repercute numa perda de $500-$1500, o que não é saudável para uma pequena conta; Em escalas de 1min, perdas com stops entre os $150-$300, já são dijeríveis.
O conforto psicológico é importante e prefiro actuar sobre os mini(QM). São 500 barris, acabas por pagar mais comissões mas é mais suportável (para mim) uma variação negativa. Prefiro ganhar pouco em cada uma das muitas transacções do que ganhar muito em poucas transacções. Isto devido à volatilidade do petróleo. E é como me sinto mais à vontade... e tem resultado.
Uso gráficos semanais e diários para ir me apercebendo da big picture e vou olhando com mais atenção para gráficos de 30m para tentar perceber dos pontos pivot diários.
Apenas uma nota... o dinheiro que tenho nesta conta para produtos alavancados é apenas uma pequena parte do meu património. Mesmo assim, tento não usar mais de 25% de margem desta conta.
Não posso deixar de dar sempre este aviso para quem está a ler. Cuidado com os produtos alavancados. Os ganhos podem ser fabulosos mas o reverso da medalha também é verdadeiro.
Paul deAlex Escreveu:e) Uma das coisas que corrobora a focalização em velas de 1 min é uma adaptação que fiz da avaliação de risco do Turtle Trading System. Este sistema para um ATR(20)=0.0279 em determinado ponto do gráfico (por exemplo), dá que se pode entrar com 5 contratos e stop-loss de $0.06. Contudo para uma conta pequena (digamos €10000 a €15.000), que só permite um contrato, o stop-loss de 2% pode atingir $0.29! - Ou seja, uma perda de $290. Ou seja ao entrarmos num produto alavancado, desde que haja volatilidade, o risco diminui se fizermos "zoom in" nos gráficos - por exemplo está completamente fora de hipótese olhar para um gráfico do CL numa base diária, onde oscilações de $2000-$4000 são relativamente comuns.
Eu não leio livros de trading. O meu conhecimento é de experiência feita. E posso dizer-te que me sinto mais confortável no intra day, neste activo. Como eu disse em posts anteriores, cada trader tem de se conhecer a si como trader e escolher o activo em que se dá melhor. Pela excelente descrição que fizeste, espero que se perceba do que se está aqui a falar.
Abraços e bons negócios
Paul deAlex Escreveu:Bem, este livro já está esgotado há muito.
Vamos lá a ver, não há na minha opinião nenhum livro que desvende o santo graal do trading!
Mas o livro é engraçado, porque não tem muita teoria. É só praticamente prática.
O tipo define os setups que quer encontrar, depois decide comprar, vender, faz imensas "jogadas" diárias.
É curioso ver o tipo a perder num dia $1000 e vê-lo sentir a necessidade de parar, ir à varanda, respirar fundo e decidir parar ou continuar.
Aliás o livro começa logo "bem": 1º dia não jogou nada porque não encontrou nenhum setup que o satisfizesse.![]()
Basea-se muito em comprar no suporte, e nunca joga curto por opção.
Outro aspecto curioso é que ele é da California e a diferença horária de 3h para NYC obrigava-o a levantar-se às 5 e tal da manhã.
Mas nem pensar que o livro valha tanto assim.
O problema maior de um trader que actue em prazos tão pequenos é gerir as suas emoções. Eu, por ex, tenho tendência a cometer erros idiotas a seguir a um trade em que tenha um lucro/perda acima da minha média normal. Quando ganhamos muito queremos mais. E quando perdemos muito abala a nossa confiança. Essas emoções interferem e muito com a nossa capacidade de discernimento. Curiosamente, esta segunda feira perdi bastante, coisa que já não estou habituado a fazer e a minha reacção foi redifinir a estratégia e continuar. Durante a semana recuperei 4/5 do que perdi na segunda. Considero que a minha reacção foi extremamente positiva apesar de ter acabado a semana negativa. Mas ganhar e perder faz parte desta vida.
Abraços e bons negócios
Atenção que eu não sou particularmente fã do day trade.
Sigo, sem negociar o futuro do petróleo CL, em velas de 1min, porque acho que na plataforma saxo, é um activo que tem tudo, para o bem e para o mal, para se fazer day trade:
a) volatilidade imensa, que com a alavancagem dos futuros, e para uma conta pequena, consegue ter ganhos (e perdas) de grande dimensão;
b) spreads baixíssimos - bid/ask = 115.00/115.02 é corrente. É porreiro. Quando a Nymex fecha e só há negociação electrónica na Globex, o spread sobe, mas não é nada por aí além.
c) Baixo custo de transacção: Na Best Pro (DEMO), aparece um custo de $6,67 por 1 contrato. Ora 1 contrato são 1000 barris, que dá $115,000.00, por exemplo, se tiver cotado a $115.00. Percentualmente dá 6.67/115000 = 0.0058%
d) Porque é que só olho em termos de 1min? É que se olhar numa escala diferente, por exemplo a 2h, os stops já têm de ter uma dimensão que se repercute numa perda de $500-$1500, o que não é saudável para uma pequena conta; Em escalas de 1min, perdas com stops entre os $150-$300, já são dijeríveis.
e) Uma das coisas que corrobora a focalização em velas de 1 min é uma adaptação que fiz da avaliação de risco do Turtle Trading System. Este sistema para um ATR(20)=0.0279 em determinado ponto do gráfico (por exemplo), dá que se pode entrar com 5 contratos e stop-loss de $0.06. Contudo para uma conta pequena (digamos €10000 a €15.000), que só permite um contrato, o stop-loss de 2% pode atingir $0.29! - Ou seja, uma perda de $290. Ou seja ao entrarmos num produto alavancado, desde que haja volatilidade, o risco diminui se fizermos "zoom in" nos gráficos - por exemplo está completamente fora de hipótese olhar para um gráfico do CL numa base diária, onde oscilações de $2000-$4000 são relativamente comuns.
Se querem que vos diga, neste momento estou a ponderar uma entrada a longo prazo num activo a definir, e aguentá-lo 3 ou 4 anos. Tenho a expectativa de, aos baixos preços actuais a que o mercado está a valorizar as acções, ao fim desse período termos valorizações de pelo menos 100%.
Sigo, sem negociar o futuro do petróleo CL, em velas de 1min, porque acho que na plataforma saxo, é um activo que tem tudo, para o bem e para o mal, para se fazer day trade:
e) Uma das coisas que corrobora a focalização em velas de 1 min é uma adaptação que fiz da avaliação de risco do Turtle Trading System. Este sistema para um ATR(20)=0.0279 em determinado ponto do gráfico (por exemplo), dá que se pode entrar com 5 contratos e stop-loss de $0.06. Contudo para uma conta pequena (digamos €10000 a €15.000), que só permite um contrato, o stop-loss de 2% pode atingir $0.29! - Ou seja, uma perda de $290. Ou seja ao entrarmos num produto alavancado, desde que haja volatilidade, o risco diminui se fizermos "zoom in" nos gráficos - por exemplo está completamente fora de hipótese olhar para um gráfico do CL numa base diária, onde oscilações de $2000-$4000 são relativamente comuns.
Se querem que vos diga, neste momento estou a ponderar uma entrada a longo prazo num activo a definir, e aguentá-lo 3 ou 4 anos. Tenho a expectativa de, aos baixos preços actuais a que o mercado está a valorizar as acções, ao fim desse período termos valorizações de pelo menos 100%.
Bem, este livro já está esgotado há muito.
Vamos lá a ver, não há na minha opinião nenhum livro que desvende o santo graal do trading!
Mas o livro é engraçado, porque não tem muita teoria. É só praticamente prática.
O tipo define os setups que quer encontrar, depois decide comprar, vender, faz imensas "jogadas" diárias.
É curioso ver o tipo a perder num dia $1000 e vê-lo sentir a necessidade de parar, ir à varanda, respirar fundo e decidir parar ou continuar.
Aliás o livro começa logo "bem": 1º dia não jogou nada porque não encontrou nenhum setup que o satisfizesse.
Outro aspecto curioso é que ele é da California e a diferença horária de 3h para NYC obrigava-o a levantar-se às 5 e tal da manhã.
Aliás o livro começa logo "bem": 1º dia não jogou nada porque não encontrou nenhum setup que o satisfizesse.

Paul,
Há aqui qualquer coisa que me escapa...
Este livro aparentemente vale centenas ou mesmo milhares de dollars.
Não sei porquê, só se encontram usados e o preço mínimo para um livro de 300 páginas é 135$.
Depois chegam a estar à venda por 1.795$?!
Fónix, mas isto é mesmo assim?
Como é que adquiriste o teu?
Foi assim tão caro?
Abraço e obrigado
PS: Em relação à tua dúvida de plataformas e daytrade, eu pessoalmente não faço daytrade, mas acho que a plataforma da saxo não deve de ser má para isso, apesar de com certeza se quiseres fazer daytrade no nasdaq o melhor será mesmo abrires conta numa corretora america, mas mais não te sei dizer...
Há aqui qualquer coisa que me escapa...
Este livro aparentemente vale centenas ou mesmo milhares de dollars.
Não sei porquê, só se encontram usados e o preço mínimo para um livro de 300 páginas é 135$.
Depois chegam a estar à venda por 1.795$?!
Fónix, mas isto é mesmo assim?
Como é que adquiriste o teu?
Foi assim tão caro?
Abraço e obrigado
PS: Em relação à tua dúvida de plataformas e daytrade, eu pessoalmente não faço daytrade, mas acho que a plataforma da saxo não deve de ser má para isso, apesar de com certeza se quiseres fazer daytrade no nasdaq o melhor será mesmo abrires conta numa corretora america, mas mais não te sei dizer...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, smog63, trilhos2006, TTM62, zulu404 e 55 visitantes